You are on page 1of 5

Palavra que transforma Material: uma bolinha de isopor, um giz, um vidrinho de remdio vazio, uma esponja e uma vasilha

com gua. Desenvolvimento: Primeiro se explica que a gua a palavra de Deus e que o objeto somos ns, depois se coloca a gua na vasilha, e algum mergulha o isopor, aps ver o que ocorre com o isopor, mergulhar o giz, depois a vidro de remdio e por ltimo a esponja. Ento refletimos: Como a Palavra de Deus age na minha vida? Eu estou agindo como o isopor que no absorve nada e tambm no afunda ou aprofunda? Ou estou agindo como o giz que guarda a gua para si sem partilhar com ningum? Ou ainda agimos como o vidrinho que tinha gua s para passar para os outros, mas sem guardar nada para si mesmo? Ou agimos como a esponja absorvendo bem a gua e mesmo espremendo continuamos com gua? Iluminao Bblica: Is 40,8; Mt 7,24; 2Tm 3,16. O barco Participantes: Indefinido. Tempo Estimado: 10 a 15 minutos. Material: Uma folha em branco para cada um. Descrio: Somos chamados por Deus vida, e esta nossa vida ns podemos representar como um barco que navega em alto mar. (fazer o barco de papel). H momentos da nossa vida que este mar se mostra calmo, mas em muitos momentos ns navegamos por entre tempestades que quase nos leva naufragar. Para no corrermos o risco de naufragar precisamos equilibrar bem o peso de nosso barco, e para isso vejamos o que pode estar pesando dentro desse barco. O barco pesa do lado direito. So as influncias do mundo. Ex: Ambio, drogas, televiso, inveja, etv. Vamos tirar de dentro do nosso barco tudo isso para que ele se equilibre novamente. (Cortar a ponta do lado direito do barco)

Navegamos mais um pouco e de repente percebemos que o outro agora que est pesado, precisamos tirar mais alguma coisa deste barco. Deste lado do barco est pesando: Egosmo, infidelidade, impacincia, desamor, falta de orao, etc. (Cortar a ponta do lado esquerdo do barco) Percebemos agora que existe uma parte do barco que aponta pr cima, a nossa f em Jesus que ns queremos ter sempre dentro do nosso barco, esta nossa f ns vamos guardar e cuidar com carinho para nos sustentar na nossa jornada. (Cortar a ponta de cima do barco e colocar em algum lugar visvel) Vamos abrir este nosso barco e ver como ficou (Abrindo parece uma camisa) Est a camisa do Cristo, somos atletas de Cristo, e como bom atleta que somos temos que usar muito essa camisa para que nosso time sempre vena (colocar alguma coisa sobre o nosso dever de ser cristo) Depois de suarmos esta camisa, ns podemos ter certeza disto (Abrir a camisa e mostrar a cruz sinal da certeza da nossa Salvao) S conseguiremos esta salvao se assumirmos a proposta de Cristo (Olhando atravs da cruz podemos ver nosso prximo e entender suas necessidades) Como vamos nos manter firmes nesta caminhada de cristo no deixando que nosso barco afunde. Temos que nos alimentar, e aui est o nico e verdadeiro alimento para nossa alma, que nos faz fortes e perseverantes (Esta pontinha do barco que guardamos - mostrar e perguntar o que , resposta: eucaristia - est a certeza que Jesus estar sempre dentro do nosso barco para enfrentar conosco qualquer tempestade). Obs.: Os quatro pedaos de papel que retiramos da ponta do barco so os remos. Ns usamos dois remos e os outros dois remos so de Jesus que est sempre em toda nossa caminhada nos ajudando. (leitura Mt 8, 23 - 27). Cheios do Esprito Santo.

Objetivo: Perceber a presena do Esprito Santo em nossa vida. Participantes: indefinido. Tempo Estimado: 15 minutos. Material: bexigas para todos os participantes. Palavra de Deus: 1 Cor 3,16 "No sabeis que sois templo do Esprito e que o Esprito de Deus habita em vs?" Preparao:Antes de entregar as bexigas aos participantes e com as bexigas ainda vazias pegue uma agulha faa um pequeno furo em algumas bexigas sem que ningum veja, pode at fazer dois ou trs furos em algumas bexigas. Desde modo quando eles forem encher acontecer o seguinte: - As bexigas sem furo, iro encher normalmente. - As bexigas com um furo apenas iro encher, mas iro esvaziar-se - As bexigas com mais de um furo, podem ate no encher pq a pessoa no ter fora para encher, ou ento enche, mas se esvazia muito mais rpido que as outras. Desenvolvimento: Entregar as bexigas e pedir que cada um encha as bexigas e esperar a todos os outros terminarem de encher. Qdo todos encherem pedir para que eles soltem as bexigas, desde modo as bexigas iro realizar uma trajetria, podendo ir longe, ou entao ir alto e depois cair perto de quem a lanou, isso nao importa. Concluso: Aqueles que estao cheios do Esprito Santo, vo mais longe, evangelizam os outros. Os que esto vazios no espalham a palavra de Deus, pq qdo ouvem a Palavra rapidamente se esvaziam e porque se esvaziam? Porque suas vidas esto cheias de "buracos" que impedem que Deus entre em sua vida e ali permanea, o prazer imediato oferecido pelo mundo, o pecado etc. No podemos ser como as bexigas furadas, precisamos fechar esses buracos para que possamos deixar Deus habitar em ns. Dinmica: COMPRIMIDO PARA A F Material a ser usado: Trs copos com gua. Trs comprimidos efervescentes. (aqueles com envelope tipo sonrisal) Utilidade pastoral: Ns, Templo do Esprito Santo. A graa de Deus na vida do cristo.

1. Colocar trs copos com gua sobre a mesa. 2. Pegar trs comprimidos efervescentes, ainda dentro da embalagem. 3. Pedir para prestarem ateno e colocar o primeiro comprimido com a embalagem ao lado do primeiro copo com gua. 4. Colocar o segundo comprimido dentro do segundo copo, mas com a embalagem. 5. Por fim, retirar o terceiro comprimido da embalagem e coloc-lo dentro do terceiro copo com gua. 6. Pedir que os participantes digam o que observaram.

Tema: F e testemunho. Durao: 15 min. Pblico: todos; mnimo 4 participantes. Material: Trs copos com gua. Trs comprimidos efervescentes (com envelope individual, tipo "Sonrisal") Coloque trs copos com gua sobre a mesa. Pegue trs comprimidos efervescentes, ainda dentro da embalagem. Pea a ateno do grupo e coloque o primeiro comprimido com a embalagem ao lado do primeiro copo com gua. Coloque o segundo comprimido dentro do segundo copo, mas com a embalagem fechada. Por fim, retire o terceiro comprimido da embalagem e coloque-o dentro do terceiro copo com gua. Estimule a discusso com o grupo, com questes como: Qual dos trs comprimidos+copos faria mais efeito caso voc estivesse passando mal e o bebesse? Com qual dos trs se parece a minha relao com Deus? Eu permito que ele aja "sem embalagem" ou eu o deixo do lado de fora? Com qual dos trs eu me pareo quando levo minha f para fora da igreja? etc.. Textos bblicos que voc pode relacionar: Parbola do semeador (Mc 4.1-9; Mt 13.1-9; Lc 8.4-8) Parbola da candeia (Mc 4.21-25; Lc 8.16-18) "Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura" (Mc 16.15)

"Vs sois o templo onde habita Deus" "Eis que estou a porta e bato" (Ap. 3.20)

You might also like