You are on page 1of 3

Corrida para o fundo?

Fbio Wanderley Reis A crise das bolsas deflagrada por Xangai evidencia e dramatiza de novo o aspecto de incerteza e risco envolvido num trao de crucial relevncia poltica da nova dinmica econmica: a financeirizao e a singular mobilidade dos capitais. Essa mobilidade talvez o principal fator a alterar os termos do conflito distributivo nos diferentes pases, com consequncias para a operao da democracia e eventualmente mesmo a possibilidade de sustentla, ou para sua implantao mais slida onde se mostre precria. Os estudos tm convergido, com discrepncias ocasionais de maior ou menor monta, em torno da conexo entre as perspectivas democrticas e a mobilidade de que dispe o capital, com o carter mais ou menos especfico dos recursos em que ele se traduz: o conflito distributivo ter feies diferentes conforme os trabalhadores, ou as foras pr-redistribuio em geral, devam defrontar-se com donos de terra, num extremo, ou, no outro, com proprietrios de capital financeiro facilmente deslocvel de um pas a outro tanto mais no ambiente tecnolgico da atualidade, em que nem Estados poderosos chegam a ter condies de controlar a movimentao dos recursos. Na anlise de Carles Boix, por exemplo, no premiado volume Democracy and Redistribution, de 2003, a sorte da democracia ligada ao jogo que a mobilidade do capital manteria com dois outros fatores: o grau de desigualdade existente na sociedade e os recursos polticos em poder dos estratos populares, em particular sua organizao e capacidade de mobilizao e ao. bem claro, porm, que esses trs fatores dificilmente poderiam ser tomados como agindo com independncia recproca. A mobilidade do capital e a globalizao afetam de maneira negativa as organizaes trabalhistas e populares e sua capacidade de ao, bem como a do prprio Estado como agente redistributivo. E, se essa mobilidade pode atuar de modo a diminuir, junto aos proprietrios, o temor de radicalismos e revolues e assim disp-los
1

a maior receptividade democracia eleitoral, ela tem tambm o efeito de cumular as causas autctones da antiga desigualdade de muitos pases, como o Brasil, com as causas da intensificao geral da desigualdade na dinmica nova e global da atualidade. A questo que surge a de se tais consequncias no acabam por mostrar-se, em sntese, hostis democracia em sentido mais exigente. Por certo, como aprendemos com a experincia do socialismo real, no se far democracia sem mercado, isto , sem a possibilidade de decises autnomas pelos cidados na fundamental esfera econmica. A promoo do mercado pela nova dinmica econmica pode, portanto, ser vista como afim democracia com a reserva de que se trata de um mercado de grandes corporaes e tendente a favorecer oligoplios, resultando, assim, em comprometer o contedo igualitrio que em princpio distingue a idia de mercado. H, seja como for, um outro aspecto. Mencionei na semana passada o eufemismo do mercado de trabalho flexvel, que redunda em recomendar a corrida para o fundo na qual, para que as pessoas trabalhem, as condies do mercado de trabalho devem piorar. notvel que, ao menos em parte, as discusses sobre democracia e redistribuio levem o componente cnico a contido ao prprio plano das instituies polticas. Assim, no volume citado de Boix, o autor, comeando por ligar com acerto a operao estvel da democracia acomodao do conflito distributivo (a qual, na linguagem de outros, surge como o cerne do compromisso democrtico), acaba por associar o prprio sucesso poltico dos Estados Unidos (a acomodao bem-sucedida) ao baixo comparecimento eleitoral e ao que visto como a fraqueza dos partidos americanos. Nessa linha, o papel crucial das instituies polticas, em geral, explicitamente descrito como sendo o de neutralizar as presses dos trabalhadores ou dos pobres, conter as suas demandas no obstante a inconsistncia de que tais posies venham junto da tentativa de distinguir instituies fracas e fortes e da definio de instituies fortes como aquelas que efetivamente alteram a balana de poder entre os atores polticos e redistribuem os recursos entre os agentes.
2

Claro, seria iluso pretender construir instituies estveis, no sentido ambicioso e constitucional da expresso, se se comeasse por ignorar sua correspondncia necessria, em alguma medida, com as relaes reais de poder entre os interesses subjacentes. Veja-se o acesso do PT Presidncia e a tese, que alguns andaram propondo, de que a moderao econmica do governo Lula impediria falar de um verdadeiro teste da democracia brasileira, com a implicao de que o teste s ocorreria caso tivssemos um governo de fato revolucionrio e a democracia resistisse. Ora, no h dvida de que a democracia, nessa hiptese, no resistiria. Mas o outro lado da medalha que as instituies democrticas no podem ser a mera projeo dos interesses e de sua fora e capacidade diferencial de presso. Alm do compromisso no sentido de moderao e concesses de parte a parte, elas exigem tambm compromisso em outro sentido da expresso, envolvendo o apego, com algum grau de firmeza, a normas e valores relevantes, ou seja, a vigncia de uma cultura democrtica. da que nasce a riqueza dos experimentos da socialdemocracia europia, com um Estado aberto e sensvel multiplicidade dos interesses agindo (paternalisticamente?) de modo a trazer contedo social idia de cidado. tambm dessa perspectiva que se pode apontar nos desdobramentos da nova dinmica econmica a atrofia inequvoca do ideal de cidadania. O fato de certas tendncias serem reais como tal no as torna mais desejveis: seria preciso, s vezes, lutar contra elas. Naturalmente, com o diagnstico lcido das foras e mecanismos em jogo.

Valor Econmico, 5/3/2007

You might also like