You are on page 1of 55

PROFESSOR ROBSON SELEME GESTO DA PRODUO - 2009

CONTEDO DA AULA 01 - EVOLUO E CONCEITOS BSICOS DE PRODUO

Ao final desta aula o aluno dever ser capaz de:


Reconhecer a evoluo histrica da produo, as condies iniciais do processo de transformao; Identificar a evoluo dos parmetros da administrao no mbito da produo; Compreender o pensamento sistmico e sua relao com os elementos da produo industrial; Identificar os requisitos bsicos para a estruturao do processo produtivo;

EMENTA DESTA AULA


Evoluo histrica da produo, no mundo. A Administrao e a organizao industrial. O estudo das tarefas, o estudo da Organizao, o estudo do ser humano, a teoria geral dos sistemas. A produo como Sistema, o raciocnio sistmico, a teoria geral dos sistemas e a produo como um sistema complexo

EVOLUO DA PRODUO
O homem desde o incio dos tempos instintivamente preocupa-se em melhorar suas condies de vida. Para tal finalidade passou durante os sculos a aperfeioar elementos que lhe permitiam obter algum ganho. Vamos imaginar a situao de um homem pr-histrico, suas necessidades a serem atendidas eram as mais bsicas possveis. Necessidades fundamentais, como a de Pgina:1

PROFESSOR ROBSON SELEME GESTO DA PRODUO - 2009 sobrevivncia, traduzidas pela alimentao, segurana e perpetuao da espcie. Nesta situao pode-se imaginar que primeiramente vivia somente da obteno de frutos de arvores, sua sobrevivncia dependia de arranjar abrigos prontos na natureza e sua perpetuao de seus instintos para a manuteno da espcie. Nestas condies havia grande dificuldade na obteno destes elementos dada as condies de sua existncia. Entretanto passa a utilizar pequenas ferramentas para a obteno de alimentos, alm da extrao de frutos e outros vegetais, passa a realizar a atividade da caa, utiliza tambm essas ferramentas no preparo do alimento. Atravs das ferramentas tambm garantia sua segurana. O fator preponderante que o impulsiona o atendimento s suas necessidades mais bsicas, na busca pelo produto, em funo de sua grande dificuldade de obteno dada s condies da poca.

O ARTESANATO
Os sculos se passam e o homem melhora seus meios e suas condies de sobrevivncia. Utilizando cada vez melhor os recursos necessrios sua sobrevivncia e dos seus familiares. Utilizando muitas vezes sua fora de trabalho como meio de troca, entregando o que podia produzir em troca do que no podia obter com sua capacidade, realizando o escambo. Nesta evoluo alguns homens se destacam por sua habilidade em realizar, elaborar ou produzir determinado tipo de produto. Passa, pois a produzir produtos muitos especficos que lhe d um diferencial que outro homem no tem. O produto passa a ser objeto de desejo de outros que tambm querem um para si, focando no produto o cliente tem sua necessidade atendida. Pode-se considerar que esta fase d incio ao artesanato como uma forma de produo, pois, os produtos produzidos so exclusivos e especficos.

O ARTESO NA PRODUO

Pgina:2

PROFESSOR ROBSON SELEME GESTO DA PRODUO - 2009 O arteso passa a receber pedidos de diversas pessoas e encontra a necessidade de treinar outras pessoas na habilidade de realizar produtos de acordo com suas instrues. Nesta poca o ofcio era ensinado de tal forma que ao novo aprendiz eram transferidos todos os conhecimentos necessrios para a realizao do produto. Novamente reforado o foco no produto e o atendimento s necessidades especficas do cliente com a customizao deste.

REVOLUO INDUSTRIAL
Novamente damos um salto nos critrios de produo com o desenvolvimento da mquina a vapor por James Watt em 1769. A mquina a vapor revoluciona o meio produtivo uma vez que permite a substituio da fora humana pela fora mecnica. Entretanto, a rea e as necessidades de manuteno dos equipamentos mecnicos, no podiam ser reproduzidos em todos os lugares. Formaram-se assim comunidades especficas em torno de fbricas que continham a mquina a vapor para o desenvolvimento da produo. Houve a reduo da produo artesanal, as fbricas produziam em srie em larga escala, a padronizao tornou-se o foco da produo.

Projeto de Produto
Na mesma poca Eli Whitney (1790), percebendo a necessidade de melhorar a utilizao dos recursos produtivos, estabelece a necessidade de realizar o projeto do produto a fim de auxiliar os operrios na produo. O projeto do produto tem a finalidade de permitir que mais funcionrios, a partir de especificaes grficas possam produzir o mesmo produto. Entretanto, somente o projeto de produto no era suficiente para dar ao produtor uma garantia de que os produtos produzidos seriam iguais.

Projeto do Processo
A forma de produzir tambm era importante, assim como se iniciava o processo de produo seu desenvolvimento e sua finalizao tambm fizeram surgir o projeto do processo produtivo, como os produtos deveriam ser elaborados e em que ordem.

Pgina:3

PROFESSOR ROBSON SELEME GESTO DA PRODUO - 2009

Elaborao de novas ferramentas


Os produtos muitas vezes inovadores necessitavam tambm de ferramentas especficas e inovadoras para facilitar o desempenho do operrio na produo. So idealizados assim o projeto de ferramentas, que no deixam de ser um produto, mas agora com a finalidade de auxiliar a produo.

Padronizao dos processos de fabricao


Mesmo com o projeto do produto e o projeto do processo ainda ficava a lacuna de que cada funcionrio ainda poderia iniciar o produto por onde achasse conveniente deste que seguisse o projeto do processo. Tal situao no permitia realmente que os produtos fossem produzidos de forma similar. A padronizao dos processos de fabricao daria uma garantia maior ao processo produtivo na elaborao de produtos similares. Teramos, pois a produo em srie.

Qualificao de mo-de-obra
O volume necessrio de produo aumenta e com isto aumenta a necessidade de mo-de-obra, os proprietrios passam a ter a necessidade de treinar cada vez mais operrios para realizarem as tarefas da produo. Entretanto no poderiam treinar todos os funcionrios, uma vez que tinham que desempenhar outras funes. Escolhem daqueles mais habilidosos alguns para auxili-lo no treinamento e habilitao da mode-obra, criando e desenvolvendo assim os supervisores e gerentes.

LINHA DE MONTAGEM SERIADA


Esta situao evolui e se mantm at o incio do sculo 20, quando Henry Ford (1907) idealiza a linha de montagem e realizaria a produo em massa, com o conceito de grandes volumes de produo. Junto com o conceito e quando de sua aplicao surgem em funo da necessidade outras elementos que merecem ser analisados e estudados.

Pgina:4

PROFESSOR ROBSON SELEME GESTO DA PRODUO - 2009

Produto em Processo
O produto em processo que antes era exclusividade do arteso agora distribudo ao longo da linha de montagem, assim cada operrio recebia o produto em processo, realizava nele algum trabalho e passava ao posto de trabalho seguinte at que o produto ficasse pronto.

Manuteno Preventiva
Agora com a necessidade de se manter a produo sempre em andamento no era aceitvel que a linha parasse por problemas com equipamentos ou, at mesmo houvesse uma reduo no ritmo de trabalho. A manuteno preventiva surge para realizar os servios antes que a mquina ou o equipamento sofresse algum dano quando estivesse em operao. A Manuteno preventiva era realizada entre os turnos de trabalho, pois permitiam essa reviso/manuteno quando a linha estivesse parada.

Fluxograma de Processos
Se cada operrio executava sua operao especfica, inicialmente no tinha a viso do todo. At mesmo para os supervisores era complexa a imaginao de todo o processo de produo considerando a quantidade de operaes que deveriam ser controladas, surge a necessidade de se estabelecer uma forma de visualizao de todo o processo que foi obtida com o fluxograma de processos. O fluxograma uma representao grfica de todos os passos do processo produtivo, desde a realizao da primeira operao at a concluso do produto.

Balanceamento da Linha de Produo


A linha de produo para funcionar adequadamente no podia sofrer interrupes, atrasos ou adiantamentos, deveria se dar em uma velocidade constante. Assim cada operao executada em separado deveria ter o mesmo tempo que cada uma das demais. Ao realizar o balanceamento da linha de produo o gestor pode imprimir o ritmo, a velocidade de produo que necessita para obter uma capacidade de produo. Assim se o gestor que esta produzindo cinco mil unidades por ms e quer aumentar a produo, poder reduzir os tempos de operao do posto de trabalho, fazendo com que

Pgina:5

PROFESSOR ROBSON SELEME GESTO DA PRODUO - 2009 a linha produza mais rapidamente. evidente que existem limitaes humanas e tcnicas para tal procedimento que devem ser consideradas.

Controle Estatstico da Qualidade


Ainda neste contexto, a verificao de qualidade dos produtos produzidos era realizada em todos os produtos produzidos. Com o grande aumento de produo os custos com a verificao da qualidade do produto passaram a se tornar muito altos. Lanou-se mo do controle estatstico da qualidade para a sua verificao. Consistia em retirar uma amostra de produtos e baseados em sua anlise extrapolar para o restante da produo. Permite identificar os defeitos que deveriam ser corrigidos no processo de produo.

A ADMINSITRAO CINETFICA DE TAYLOR


Frederick W. Taylor surge na mesma poca e aproveitando-se da idia de Henry Ford para realizar seus estudos sobre produtividade no sistema que mais produzia at ento, a linha de montagem. Taylor realiza seus estudos avaliando na produo as variaes de produtividade que poderiam ser encontradas. Define a relao de produtividade onde a medida quantitativa das sadas do processo produtivo deveria ser maior que a medida quantitativa das entradas do processo produtivo considerado pela equao seguinte.
Pr odutividade = Medida sadas >1 Medida entradas

Taylor trabalha os conceitos de produtividade do material, mo-de-obra, energia e outros que direcionam os sistemas produtivos at os dias de hoje. Realiza tambm o estudo de tempos e alguns mtodos associados a eles.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

Pgina:6

PROFESSOR ROBSON SELEME GESTO DA PRODUO - 2009 PARANHOS, Moacyr, Gesto da Produo Industrial. Editora IBPEX: Curitiba, 2007; MARTINS, Petrnio G.,LAUGENI, Fernando Piero, Administrao da Produo,Editora Saraiva, So Paulo, 2005; SLACK, Nigel; JOHNSTON, Robert; CHAMBERS, Stuart. Administrao da produo. 2. ed. So Paulo: Atlas, 2002. SELEME, Robson; PAULA, Alessandra de. Projeto de produto: desenvolvimento e gesto de bens, servios e marcas. Curitiba: Ibpex, 2006. SCHIER, Carlos Ubiratan da Costa. Gesto de custos. Curitiba: Ibpex, 2006.

Pgina:7

PROFESSOR ROBSON SELEME GESTO DA PRODUO - 2009

CONTEDO DA AULA 02 - ORGANIZAO INDUSTRIAL E TECNOLOGIAS DE PRODUO

Ao final desta aula o aluno dever ser capaz de:


Identificar e reconhecer a estrutura organizacional industrial; Identificar e reconhecer tecnologias da produo; Reconhecer os processos de transformao utilizao atravs da organizao da produo;

Compreender os processos de transformao e a classificao dos tipos de produo;

Reconhecer as tecnologias envolvidas no processo produtivo nas diversas reas da gesto da produo;

EMENTA DESTA AULA


A produo e processos os produtivos. A estrutura organizacional do setor produtivo. Caractersticas fundamentais do processo de transformao. Tecnologias envolvidas no processo de transformao. Tipos e classificao dos processos de transformao da gesto da produo.

VISO GERAL O PROCESSO DE PRODUO


Os processos produtivos obedecem a uma lgica de produo que funcionam como um sistema. Este sistema ordena as aes dos gestores que nele deve reconhecer as diversas fases do trabalho da produo. Pode-se, portanto dividir o sistema em trs grandes partes: A primeira delas as entradas consideradas aqui como, os recursos necessrios ao incio do processo de produo. A segunda, aquela que transforma as entradas atravs de alguma alterao

Pgina:8

PROFESSOR ROBSON SELEME GESTO DA PRODUO - 2009 fsica, qumica ou de percepo chamada de processo de transformao. E a terceira, as sadas que representam o resultado do processo de transformao das entradas, resultado no produto final.

Entrada

Processo

Sada

Fonte: O autor Pode-se ampliar o espectro de anlise considerado at ento para idealizar como deveriam ser realizados cada um deles em termos de expectativas do cliente quando queremos garantir que nosso cliente efetivamente adquira nosso produto.

Fornecedor

Empresa

Cliente

Produtos

Insumos

REQUISITOS E EXPECTATIVAS DA EMPRESA

REQUISITOS E EXPECTATIVAS DO CLIENTE

Fonte: O autor Pela figura apresentada fica evidente a necessidade de estabelecer as expectativas da empresa e as expectativas do cliente pois, o ordenamento de ambas permitir que se tenha sucesso na elaborao do produto com a utilizao de insumos aceitos e aprovados pelas empresas, traduzidos em produtos que atendas as necessidades e expectativas do cliente, sempre considerando uma abordagem cliente-

Pgina:9

PROFESSOR ROBSON SELEME GESTO DA PRODUO - 2009 fornecedor, onde o cliente, empresa ou consumidor final, estabelece as caractersticas necessrias que devem ser traduzidas no produto. Ao se aprofundar ainda mais a anlise do sistema pode-se verificar que para se realizar a produo deve-se conhecer elementos gerenciadores do processo produtivo, sua ordenao e relao de prioridades.

Processos Diretores Produtos Produtos Insumos Insumos


Cliente Mercado Fornecedor

Processos -Chave Processos de Apoio

Cliente Sociedade

Fonte: O autor Na figura acima, inicia-se com a considerao de que devemos analisar nosso mercado fornecedor e trat-lo em uma relao de ganha-ganha com nosso fornecedor de tal forma que se possa considerar estrategicamente. No outro extremo considera-se efetivamente o cliente, que pode ser um cliente individual ou a sociedade atravs do fornecimento de servios pblicos. Restaram, portanto no processo de transformao a determinao dos processos diretores que, so aqueles que determinam estrategicamente os caminhos da produo, aqueles que avaliam o mercado e trazem deles suas necessidades. Os processos chave so aqueles destinados realizao do processo de transformao da matria-prima, so os processos que agregam valor ao produto quando de sua aplicao. Finalmente os processos de apoio que so aqueles utilizados para suportar os processos chave, tais como a manuteno dos equipamentos, os ajustes do projeto do produto e outros. Pode-se considerar para sistemas, que trabalhem como sistemas abertos, aqueles que interagem com o meio ambiente, dele extraindo suas idias e tambm expondo suas

Pgina:10

PROFESSOR ROBSON SELEME GESTO DA PRODUO - 2009 idias ao mercado. Este sistema reservado para a alta administrao e para os ajustes necessrios que devem ser realizados pelo nvel gerencial. Tem-se em contrapartida o sistema fechado trabalho dentro de parmetros restritos, no permitindo a interao com o ambiente externo, sendo protegido das variaes. Nesta abordagem a preocupao a utilizao das tcnicas e mtodos j determinados, ficando assim na rea das coisas, aquilo eu realmente deve ser realizado, ficando este encargo no nvel operacional.
Sistema Aberto Alta Admin. Nvel Gerencial Idias Coisas

Sistema Fechado

Nvel Operacional

Fonte: Adaptado de Paranhos, (2007 pg 48) A figura acima traduz a idealizao de um sistema aberto e um sistema fechado que traduz as necessidades de execuo dos sistemas produtivos.

MACRO FLUXOS E FLUXOS FUNCIONAIS


Hoje, na maioria das empresas, os departamentos atuam no sentido vertical da estrutura da empresa e os processos principais (chave) ocorrem horizontalmente.

Pgina:11

PROFESSOR ROBSON SELEME GESTO DA PRODUO - 2009

Fluxos Funcionais

Cliente compra

Plan. Plan.

Prod.

Insp. Insp.

Macro Fluxo Processo Chave

Cliente recebe

Vendas

Entrega

Fonte: Adaptado de Paranhos, (2007 pg 51)

Considera-se que o sistema produtivo o cerne, o centro da organizao e em funo dele que devem ser ordenados os departamentos. O macro fluxo aquele que contm os processos chave que d sentido organizao. Percebe-se tambm que todo o processo deve ser iniciado com o cliente na realizao de sua compra ou pela venda realizada pela empresa, at que o processo se repita novamente.

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL INDUSTRIAL


A maioria das organizaes industriais tem uma estrutura organizacional mnima que compreendida por uma diretoria de produto, uma diretoria de marketing ou de comercializao, uma diretoria administrativa e financeira e uma diretoria industrial. Nosso foco se traduz na diretoria Industrial conforme figura a seguir.

Presidente

Diretoria de Produto

Diretoria de Marketing

Diretoria de Adm/Fin

Diretoria Industrial

Fonte: Adaptado de Paranhos, (2007 pg 57)

Pgina:12

PROFESSOR ROBSON SELEME GESTO DA PRODUO - 2009 diretoria Industrial so reservadas diversas gerencias ou supervises que traduzem as necessidades do sistema produtivo. Assim tem-se a gerencia de manufatura que se ocupa de realizar a produo do produto, aplicar as tcnicas e os mtodos determinados pela gerencia de Engenharia Industrial.

Diretoria Industrial
Gerencia de Manufatura Gerencia de Materiais Gerencia de Qualidade Gerencia Engenharia Industrial

Fonte: Adaptado de Paranhos, (2007 pg 57)

reservada gerencia de materiais, o controle de quantidades, o controle de distribuio, estocagem e transporte de todos os materiais envolvidos na fabricao do produto. Estes materiais tm a determinao da gerencia de Engenharia Industrial em funo do projeto do produto. E, finalmente a gerencia da qualidade que deve cuidar da qualidade necessria dos materiais, dos processos de fabricao e da qualidade do produto final. Adequando as necessidades do produto s expectativas do cliente. As gerencias devem se estruturar para realizar suas atividades atravs da contratao de pessoas envolvidas no processo produtivo. Assim podem ser contratados funcionrios de diversas formas, de acordo com lei e que impactam em uma determinada e especfica estrutura de custos para a organizao. Pode-se ter mo-de-obra horista, contratada por hora e paga mensalmente, podese ter mo-de-obra mensalista, contratada mensalmente. Pode-se tambm dividir com relao a utilizao de mo-de-obra em alocao direta ao produto ( neste caso o operrio) ou indireta (aquele que trabalha por exemplo no departamento pessoal).

Pgina:13

PROFESSOR ROBSON SELEME GESTO DA PRODUO - 2009

Direto Horista Mo-de-obra Mensalista


Fonte: o autor Tais relaes so importantes e devem ser consideradas quando da alocao dos custos aos produtos, pois determinam adequadamente o preo de venda.

Indireto

FATORES DETERMINANTES DO PROCESSO PRODUTIVO


O processo produtivo deve estabelecer alguns parmetros que devem ser seguidos quando de sua execuo. Esses parmetros so determinantes do sucesso da organizao, pois criam condies competitivas para o produto em seu mercado. So eles, o custo, a qualidade, a produtividade, a confiabilidade na entrega e a flexibilidade.

Custo
O custo permite a organizao ter o maior diferencial competitivo de mercado se o seu produto for atingir grandes massas da populao. certo que um dos primeiros critrios de tomada de deciso da maioria da populao o custo mais baixo que o do concorrente. Normalmente o cliente somente avalia outros parmetros aps considerar o custo do produto. Ainda o sistema produtivo deve reduzir ao mximo seu custo independentemente do estabelecimento do preo aceito pelo mercado.

Qualidade
A qualidade na maioria dos produtos no mais um diferencial competitivo uma obrigao da organizao. Em processos produtivos mais avanados o item qualidade traz diferencial competitivo uma vez que ao invs de acrescentarem custos ao processo acaba por reduzi-los. A qualidade tambm diz respeito ao estabelecimento adequado das necessidades do consumidor do produto a produzir. Um produto bem Pgina:14

PROFESSOR ROBSON SELEME GESTO DA PRODUO - 2009 ajustado mais vendvel, conseqentemente favorece a organizao. O sistema produtivo deve trabalhar com os conceitos de padro, de evoluo da qualidade e atendimento ao cliente.

Produtividade
A produtividade, realizar mais com a mesma quantidade de recursos, um dos maiores objetivos do sistema produtivo. Assim deve-se produzir pensando em como se pode aumentar a produtividade que pode ocorrer com a melhora da mo-de-obra, com a utilizao de novos e melhores equipamentos e com o aperfeioamento das tcnicas produtivas.

Confiabilidade na entrega
O consumidor deve receber o produto que lhe foi vendido com todas as caractersticas que foram estabelecidas, a qualidade, a quantidade, o local de entrega e no tempo certo. Faz parte do processo produtivo fazer chegar ao cliente o produto ajustado.

Flexibilidade
As organizaes produtoras devem ser flexveis no projeto e elaborao de seus produtos. Hoje em dia os consumidores querem cada vez mais produtos personalizados. Mesmo que o produto seja comum deve poder ser entregue ao consumidor com a sua cara, ou seja, com as caractersticas estticas necessrias a atender ao consumidor. Tal situao permite que a organizao atinja uma faixa de pblico maior dentre de uma famlia de produtos.

TECNOLOGIA DE MANUFATURA
A tecnologia empregada na manufatura tem dois grandes componentes: 1. Os materiais a serem transformados, que so representados pelos bens fsicos, insumos e matria prima e, 2. Pelos processos de transformao que so representados pelas aes, aquelas pelas quais os materiais so alterados. Pgina:15

PROFESSOR ROBSON SELEME GESTO DA PRODUO - 2009

MATERIAIS A SEREM TRANSFORMADOS


Diversos so os materiais que podem ser transformados, materiais metlicos, madeiras, plsticos, energia e outros elementos que ao serem transformados devem agregar valor, ou seja, devem valer mais aps o processo de transformao.

PROCESSOS DE TRANSFORMAO
Fatores que influenciam na escolha do processo de fabricao, so aqueles que permitem que a organizao agregue valor no processo de transformao:

Material Forma e dimenses Quantidade a ser produzida Taxa de produo Grau de preciso e acabamento Como exemplo tem-se na figura a seguir alguns processos de transformao para

materiais metlicos.

Fundio
Conformao

Usinagem Principais Processos Soldagem

e Corte

Metalurgia do p

Pgina:16

PROFESSOR ROBSON SELEME GESTO DA PRODUO - 2009 Fonte: O autor Cada um dos itens acima indica um processo de transformao, exemplificando a Usinagem e o processo de desbaste de um bloco metlico, at transform-lo em um produto especfico, tal como uma engrenagem.

TIPOS DE PRODUO
Durante os sculos percebe-se como o apresentado no captulo anterior que surgem diversos modelos de produo. A seguir apresentamos esses diversos modelos e algumas de suas caractersticas.

Produo Artesanal
A produo artesanal a produo onde seu objetivo principal o aproveitamento das habilidades especiais do arteso. Visa a criatividade do arteso, como o mesmo realizando o produto baseado em seus critrios estticos e quase sem a preocupao com nenhum dos fatores determinantes do processo produtivo, Assim sua produtividade baixa, no h prazos claramente definidos, nem to pouco controle de processos ou de materiais.

Produo Unitria Sob Projeto


A produo unitria ou sob projeto aquela realizada por um sistema produtivo mvel, ou seja, como o produto nico deve-se montar um sistema produtivo especificamente para realizar a produo. Um exemplo ideal de produto sob encomenda a construo de uma residncia para um cliente especfico. A caracterstica fundamental desde processo a alta qualidade na gerao do produto e os equipamentos e a mo-de-obra eu se dirigem ao local da produo.

Produo em Lotes Sob Encomenda


A produo em lotes sob encomenda se caracteriza pela produo em um mesmo sistema produtivo de lotes de produtos diferentes. Um bom exemplo desde sistema produtivo o da grfica que produz diversos tipos de produtos ou, da indstria de autopeas que pode produzir diversos tipos de peas. As caractersticas mais marcantes

Pgina:17

PROFESSOR ROBSON SELEME GESTO DA PRODUO - 2009 para esse sistema o adequado clculo das distncias entre os diversos equipamentos e a grande flexibilidade na produo.

Produo em Massa
A produo em massa originria do inicio do sculo vinte, quase vira modismo, mas tem suas limitaes. Alem de ter como sua caracterstica mais importante a alta produtividade, deve ser cuidada em termos de qualidade que a sua fragilidade. Os problemas com as doena por trabalhos repetitivos tambm se tornou base para grandes estudos sobre os movimentos do ser humano, permitindo uma compreenso profunda das caractersticas humanas no ambiente do trabalho.

Produo por Processamento contnuo


Os produtos por processamento contnuo, como por exemplo, o fornecimento de gua, fornecimento de energia, fornecimento de gs e outros, se caracterizam por ter uma infraestrutura muito cara e que necessita de pessoal altamente especializado para permitir um fluxo contnuo de produtos. Sua caracterstica principal ter sua produo oferecida continuamente, sendo assim os equipamentos no devem parar sob pena de no realizar a entrega do produto. Existem ainda combinaes dos sistemas produtivos que so utilizados atualmente. Um deles que aproveita o potencial da produtividade da produo em massa e aproveita tambm a flexibilidade da produo em lotes sob encomenda e aproveitamento parcial da qualidade do sistema por produo unitria sob projeto o modelo utilizado pelo layout celular. Pode ser utilizada ainda a combinao de diversos sistemas, potencializando assim a utilizao dos recursos organizacionais e as caractersticas que distinguem cada um dos tipos de produo.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
PARANHOS, Moacyr, Gesto da Produo Industrial. Editora IBPEX: Curitiba, 2007; MARTINS, Petrnio G.,LAUGENI, Fernando Piero, Administrao da Produo,Editora Saraiva, So Paulo, 2005; Pgina:18

PROFESSOR ROBSON SELEME GESTO DA PRODUO - 2009 SLACK, Nigel; JOHNSTON, Robert; CHAMBERS, Stuart. Administrao da produo. 2. ed. So Paulo: Atlas, 2002. SELEME, Robson; PAULA, Alessandra de. Projeto de produto: desenvolvimento e gesto de bens, servios e marcas. Curitiba: Ibpex, 2006. SCHIER, Carlos Ubiratan da Costa. Gesto de custos. Curitiba: Ibpex, 2006.

Pgina:19

PROFESSOR ROBSON SELEME GESTO DA PRODUO - 2009

CONTEDO DA AULA 03 - CUSTOS E CUSTEIO NA PRODUO INDUSTRIAL

Ao final desta aula o aluno dever ser capaz de:

Identificar e reconhecer quais so os elementos de custos Industriais envolvidos na gesto da produo;

Identificar e reconhecer quais so os elementos custos tributrios envolvidos na gesto da produo;

Identificar e reconhecer quais so os princpios de custeio envolvidos na gesto da produo;

Identificar e reconhecer quais so os mtodos de custeio envolvidos na gesto da produo;

Identificar e reconhecer quais so os tipos controles contbeis envolvidos na gesto da produo;

EMENTA DESTA AULA


Os elementos e estrutura dos custos industriais. Os elementos e estrutura dos custos tributrios. Os elementos e estrutura dos princpios de custeio. Os elementos e estrutura dos mtodos de custeio. Os elementos e estrutura dos controles contbeis.

CUSTOS INDUSTRIAIS
Um dos principais elementos que devem ser avaliados na produo o custo. No se deve confundir preo do produto com custos industriais. Muitas vezes o preo aceito pelo mercado no corresponde s necessidades de recursos da organizao. Essas necessidades devem ser atendidas em termos de: a) Cobertura dos custos de produo incidentes;

Pgina:20

PROFESSOR ROBSON SELEME GESTO DA PRODUO - 2009 b) Atendimento s necessidades de investimento da organizao e, c) Remunerao sobre a atividade da organizao.

Custos em funo da forma


Dentre as categorias de custos, tem-se aquela que representa a forma como os custos so atribudos aos produtos. Assim tem-se: Custos diretos: So aqueles que podem ser diretamente atribudos ao produto, ou seja, fica evidente que o valor integra o produto, pode-se exemplificar atravs da fabricao de uma cadeira onde o assento desta e feito de pano, assim o pano objeto de atribuio direta de custo, pois sabemos que integra sem nenhuma dvida a cadeira. Ao se realizar o procedimento de atribuir os custos desta forma, diz-se que alocamos os custos ao produto. Custos indiretos: So aqueles que no podem ser atribudos diretamente ao produto, pois geram dvidas quanto sua utilizao. Considere o caso anterior onde se constri a cadeira, nosso sistema produtivo pode construir tambm guarda-roupas. Assim fica difcil dizer se a energia eltrica gasta naquele perodo um custo da cadeira, um custo do guarda-roupa ou, de ambos. O procedimento a se adotar nesta situao nos diz que deve-se transferir para do custo da energia para a cadeira e parte do custo para o guarda-roupa. Neste caso necessitamos utilizar um critrio, um parmetro, uma base que permita este procedimento, ao se estabelecer o critrio diz-se que se tem uma base de rateio;

Custos em funo do volume


Outra classificao muito utilizada na produo diz respeito ao volume de produo. Assim o critrio base de anlise o volume de produo. Assim pode-se ter: Custos Fixos: So aqueles que no se alteram com o aumento ou a diminuio da quantidade produzida. Por exemplo, os guardas de segurana da fbrica custam para a organizao a importncia de R$.10.000,00/ms. Ora os custos sero os

Pgina:21

PROFESSOR ROBSON SELEME GESTO DA PRODUO - 2009 mesmos se a organizao produzir uma unidade ou um milho de unidades, portanto este custo considerado fixo. Pode-se ainda considerar o aluguel da fbrica, o imposto incidente sobre o terreno, etc.. Custos Variveis: So aqueles que se alteram de acordo com o aumento ou a diminuio da quantidade produzida. Assim a matria-prima, a mo-de-obra utilizada na produo so custos variveis. No caso acima so custos variveis da cadeira, o pano do assento, estrutura de madeira da cadeira, o verniz utilizado no acabamento, a mo-de-obra do operrio que fabrica o produto.

TRIBUTOS
Outra grande preocupao da estrutura de custos de produo o grau de incidncia de tributos. Para que se possa analisar tributos deve-se considerar sua definio. Assim tributos corresponde a: Receita derivada instituda pelas entidades de direito pblico, compreendendo: impostos, taxas e contribuies nos termos da Constituio e Leis destinando-se ao custeio das atividades Dicionrio Jurdico As organizaes devem ter a necessidade de realizar um planejamento tributrio, uma vez que a legislao brasileira confusa e deficitria em muitos pontos. Isto se d em funo das diversas normas elaboradas para um mesmo assunto e ainda mantidas em vigor causando um conflito entre elas. Neste caso especfico deve o gestor da produo considerar a norma mais favorvel no caso de dvidas, uma vez que ningum obrigado a pagar mais imposto do que devido (neste caso aquele que for menor). Deve-se, portanto realizar um planejamento tributrio dos impostos, taxas e contribuies que incidem sobre o setor produtivo para compor o custo do produto. O planejamento tributrio implica em se realizar a Eliso Fiscal e no a Sonegao Fiscal, veja a seguir: Eliso Fiscal: A reduo lcita no pagamento de tributos atravs do planejamento tributrio.

Pgina:22

PROFESSOR ROBSON SELEME GESTO DA PRODUO - 2009 Sonegao Fiscal: A omisso, no pagamento ou uso de fraude para furtar-se ao pagamento de dvidas fiscais. A incidncia de impostos no Brasil atinge a proporo absurda de 40% (quarenta por cento) de todas as riquezas produzidas no Pas. E, apesar da alterao dos clculos do PIB (Produto interno Bruto) serem revistos nos ltimos anos, a arrecadao crescente. Indicando assim que os sistemas produtivos privados produzem mais, entretanto o governo gerencia mal, gastando muito e gastando mal os recursos advindos dos tributos recolhidos, sem retorno adequado populao. A arrecadao no Brasil tambm penaliza as cidades em favor da unio pois, a maior fatia dos impostos esto direcionados Unio enquanto que a menor fatia s cidades. Assim aproximadamente 69% (sessenta e nove por cento) da arrecadao passa pelo governo federal, 29% (vinte e nove por cento) pelo governo estadual e apenas 5% (cinco por cento) para o governo municipal. Esta distribuio permite que a Unio redistribua os impostos de forma desequilibrada transferindo recursos de acordo com sua vontade. Tem-se listados a seguir os principais impostos:
Impostos FEDERAIS

IPI PIS COFINS Contribuio Social II IOF CPMF


Impostos ESTADUAIS

ICMS - Imposto sobre Circulao Mercadorias


Impostos MUNICIPAIS

ISS - Imposto sobre Servios Pela simples observao da quantidade de impostos incidentes sobre as operaes de produo, operaes de vendas e servios, verifica-se o montante transferido aos cofres pblicos.

Pgina:23

PROFESSOR ROBSON SELEME GESTO DA PRODUO - 2009

SISTEMAS DE CUSTOS E CUSTEIO


O esquema abaixo apresenta os princpios de custeio mais utilizados para realizar as anlises de custos de produo bem como os mtodos utilizados para a determinao dos custos de produo.

Sistemas de Custos
OBJETIVOS Princpios
Custeio Varivel Custeio Integral Custeio por absoro Avaliao/estoques Avalia Auxlio ao controle Aux Tomada de decises

M todos
Custo Padro

Centros de Custo Unidade de esforo esfor de produo - UEP Custeio ABC

Estrutura do sistema de custos Fonte: o autor

Os grandes objetivos da utilizao de um sistema de custos permitir ao gestor a avaliao de sua estrutura de custos produtiva, permite tambm avaliar o nvel de utilizao dos estoques envolvidos na produo e finalmente permitir o auxilio ao controle e a tomada de decises. Os sistemas de custos muitas vezes permitem analises parciais da estrutura de custos da produo. Isto muito til quando se quer analisar parcialmente o esforo da produo com relao sua distribuio de custos.

Pgina:24

PROFESSOR ROBSON SELEME GESTO DA PRODUO - 2009 A figura acima representa a utilizao dos princpios de custos aplicados juntamente com os mtodos de custeio, a unio da utilizao de uma combinao de ambos, define o sistema de custos utilizados para a determinao dos custos do sistema de produo.

Margem de contribuio
Outro conceito relevante para se considerar nos custos de produo a chamada margem de produo. A margem de produo representa a parcela do preo de venda que resta para a cobertura dos custos e despesas fixos e para a gerao do lucro, por produto vendido. Tem-se como margem de contribuio a seguinte relao:
Mc = P Cv , onde

Margem de contribuio = Mc Preo = P Custos Variveis = Cv

Ponto de equilbrio
Ponto de equilbrio, ou ponto de ruptura, o nvel de vendas onde o lucro nulo. Assim a produo ao atingir o ponto de equilbrio consegue cobrir seus custos. O ponto de equilbrio dado em funo do nmero de unidades vendidas em relao margem de contribuio, verifique a equao a seguir;
Pe = Cf , onde Mc

Margem de contribuio = Mc Ponto de equilbrio = Pe Custos fixos = Cf

Pgina:25

PROFESSOR ROBSON SELEME GESTO DA PRODUO - 2009 Exemplificando: Se um determinado sistema produtivo tem seus custos fixos na ordem de R$.100.000,00 e margem de contribuio de R$.4,00 (quatro reais) para uma receita unitria de R$.7,00 (sete reais). Calcular o ponto de equilbrio de produo.
Pe = Cf 100.000 = = 25.000un Mc 4

O figura a seguir apresenta graficamente o comportamento dos custos em funo da variao da quantidade produzida.

Ponto de equilibrio Fonte: o autor O ponto de equilbrio calculado e representado no grfico de 25.000 unidades produzidas e vendidas, assim neste ponto a organizao no tem lucro, entretanto paga todas as suas contas.

MTODOS DE CUSTO
Mtodo do Custo Padro
Consiste em fixarem-se quais os padres de custo so esperados e confront-lo com o real verificando as variaes.

Mtodos dos centros de custos


Ou RKW (alemo) ou das Sees Homogneas (francs), consiste em dividir a organizao em centros de custos e estabelecer bases de rateio primria (fundamentais) e bases de rateio secundrias. A seqncia de eventos indica que os itens de custos

Pgina:26

PROFESSOR ROBSON SELEME GESTO DA PRODUO - 2009 devem ser elaborados aps a diviso da organizao e com as bases aloc-los aos produtos. Na diviso dos centros de custos e em sua classificao pode-se ter:

Fatores de Determinao
Organizao Localizao Responsabilidade Homogeneidade

Classificao dos Centros de Custo


Produtivos Auxiliares da produo De venda Comuns a toda a organizao

Principais Bases de Rateio e Bases Primrias


Principais Bases de Rateio:Hora de mo-de-obra direta Horas-mquina Custo de mo-de-obra Bases de Rateio Primrias:Potncia Instalada no centros, para energia eltrica rea, para aluguis Valor das mquinas e equipamentos, para seguro e depreciao Requisies, para materiais de consumo

Bases de Rateio Secundrias


rea, para vigilncia

Pgina:27

PROFESSOR ROBSON SELEME GESTO DA PRODUO - 2009


Requisies, para compras Ordens de manuteno, para manuteno Nmero de empregados, para recursos humanos

Mtodo da UEP - Unidade de esforo de produo


O mtodo da UEP considera que a medida do desempenho da empresa feita atravs de custos e medidas fsicas de eficincia, eficcia e produtividade. Assim estabelecem-se equivalentes de produtos definindo-se qual o esforo de produo para os produtos em anlise. O mtodo cria um produto base fundamentado no esforo realizado pela produo. Assim ao se produzir um produto base X, outros produtos tero esforos considerados em funo deste, ou seja para um produto que tenha o esforo uma vez e meia o base a representao para distribuio de custos de 1,5X.

Custeio Baseado em atividades - ABC


O custeio baseado em atividades objetiva relacionar os custos das atividades e verificar como variam, estabelecendo a partir da critrios que permitam representar as relaes entre estes custos e a execuo das atividades. . Todos os mtodos de custeio se preocupam em alocar devidamente os custos aos produtos, uma vez que os custos variveis / diretos so de fcil atribuio. O foco reside em se estabelecer direcionadores de custo que servios para indicar, alm do tipo de custo a quantidade a ser alocada. Deve-se considerar tambm os custos de complexidade, ou seja, quo complexo o estabelecimento dos direcionadores para o custeio ABC, deve-se considerar uma relao de custo versus benefcio em utilizar o mtodo. Os direcionadores de custos so elementos que indicam a origem dos esforos realizados para determinada operao e que podem ser transferidos para o custo do produto. Assim o grau de detalhamento e ordenao dos custos ao produto mais real e traduz uma melhor base para anlise dos gestores da produo.

Pgina:28

PROFESSOR ROBSON SELEME GESTO DA PRODUO - 2009

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
PARANHOS, Moacyr, Gesto da Produo Industrial. Editora IBPEX: Curitiba, 2007; MARTINS, Petrnio G.,LAUGENI, Fernando Piero, Administrao da Produo,Editora Saraiva, So Paulo, 2005; SLACK, Nigel; JOHNSTON, Robert; CHAMBERS, Stuart. Administrao da produo. 2. ed. So Paulo: Atlas, 2002. SELEME, Robson; PAULA, Alessandra de. Projeto de produto: desenvolvimento e gesto de bens, servios e marcas. Curitiba: Ibpex, 2006. SCHIER, Carlos Ubiratan da Costa. Gesto de custos. Curitiba: Ibpex, 2006.

Pgina:29

PROFESSOR ROBSON SELEME GESTO DA PRODUO - 2009

CONTEDO DA AULA 04 - CONTROLE E PROCESSO DE TRANSFORMAO

Ao final desta aula o aluno dever ser capaz de:

Identificar e reconhecer quais so os tipos controles contbeis envolvidos na gesto da produo;

Reconhecer os controles atravs da contabilidade de custos, contabilidade gerencial japonesa, contabilidade do ganho;

Identificar e reconhecer os elementos da produo enxuta; Identificar customizada e reconhecer as caractersticas da produo

.Reconhecer os elementos que compem as estratgias e traduzem a competitividade na gesto da produo

Reconhecer os diversos processos de transformao da gesto da produo;

EMENTA DESTA AULA


O controle contbil, a contabilidade de custos, a contabilidade gerencial Japonesa e a contabilidade do ganho. As caractersticas da produo enxuta e da produo customizada. As estratgias competitivas aplicadas ao setor da gesto da produo. Os processos de transformao industrial e de servios.

CONTROLES CONTBEIS
Para que o gestor da produo possa administrar adequadamente seus custos e objetivos deve conhecer as diversas ferramentas contbeis utilizadas para realizar este controle. Destacamos a contabilidade de custos, a contabilidade do ganho e a contabilidade gerencial japonesa, no se pode esquecer dos diversos modelos de

Pgina:30

PROFESSOR ROBSON SELEME GESTO DA PRODUO - 2009 contabilidade gerencial utilizada nas indstrias brasileiras, muitas vezes com base nos registros contbeis legais impostos pelo governo brasileiro.

Contabilidade de Custos
A contabilidade de custos objetiva somente o estudo dos custos das entradas e sadas do sistema de produo e uma confrontao com as receitas auferidas na venda destes produtos ao mercado Surgiu com o aparecimento das empresas industriais. Os itens de anlise e algumas relaes so transcritas a seguir:

Item = Relao de Custo das mercadorias vendidas Item = Relao de Custo dos Produtos vendidos Item = Custo dos produtos fabricados Item = Lucro da empresa Itens de anlise Lucro = Receita Despesa

Relaes mais utilizadas

Pgina:31

PROFESSOR ROBSON SELEME GESTO DA PRODUO - 2009

Contabilidade do Ganho ou (throughput accounting)


Utiliza-se das tcnicas que permitem avaliar condies especiais de produo, atuando em sua reduo para a melhoria do desempenho produtivo. So elas: Teoria da Restries (Theory of Constrains TOC) Medidas utilizadas pela TOC Ganho: Representa o dinheiro gerado pela empresa. Inventrio: Define o dinheiro investido para o funcionamento da empresa Despesa operacional: Todo dinheiro que a empresa gasta para transformar o estoque em ganho A Teoria das restries visa principalmente melhorar o ganho, reduzir o nvel de estoques e reduzir a despesa operacional. Tecnologia da produo otimizada (Optimized Production Technology OPT) Tem como objetivo principal, encontrar as restries que limitam o ganho da empresa e gerenciar eficazmente a utilizao destas restries garantindo a maximizao do lucro

Contabilidade gerencial Japonesa


Criada com a finalidade de fomentar o desenvolvimento competitivo dos meios de produo, estabelece metas com enfoque estratgico, dando ao gestor da produo possibilidade de estabelecer estratgias de custos voltadas a produo. Algumas caractersticas apresentadas pela contabilidade gerencial japonesa so: Target Cost Custo alvo: O custo alvo d ao gestor um objetivo a ser atingido, fazendo com que este crie as condies para que isto ocorra; Maior enfoque no longo prazo pois uma das caractersticas do planejamento estratgico o estabelecimento de metas a longo prazo;

Pgina:32

PROFESSOR ROBSON SELEME GESTO DA PRODUO - 2009 Utilizam o ROI (Return on Investiment): A avaliao financeira agora considerada, o custo dos investimento no equipamento bem como o seu uso til e quanto ele agrega na operao produtiva Overhead Os custos e despesas que no podem ser alocados diretamente

aos produtos so considerados atravs desta estimativa.

PRODUO ENXUTA LEAN PRODUCTION


A partir de meados da dcada de 1.960, surgem novas tcnicas e filosofias produtivas, novos conceitos que so utilizados pela empresas trazendo diferenciais competitivos para as organizaes que puderam reduzir seus custos otimizando recursos. Cuidando melhor das necessidades dos clientes. Algumas destas tcnicas e filosofias so apresentadas a seguir. Just-in-time Clulas de Produo Engenharia simultnea Comarkership Tecnologia de grupo Benchmarking Consrcio Modular Sistemas flexveis de manufatura(FMS) Desdobramento da funo qualidade (QDF) Manufatura Integrada por Computador (CIM)

Produo Customizada
Com o avano dos sistemas produtivos e suportado pela tecnologia da informao, hoje j possvel customizar o produto para o consumidor objetivo geral

Pgina:33

PROFESSOR ROBSON SELEME GESTO DA PRODUO - 2009 do sistema produtivo assim temos a volta ao artesanato atravs do fornecimento do produto sob encomenda. Pode-se, portanto idealizar uma empresa que possa trabalhar em qualquer lugar do mundo, a chamada empresa de Classe mundial que a empresa voltada ao cliente, com caractersticas de empresa enxuta, e com os melhores indicadores de produtividade. Percebe-se, portanto que as empresas com estas caractersticas passaram por todas as fases da evoluo da produo aproveitando o melhor de cada uma delas.

ESTRATGIAS DA PRODUO E COMPETITIVIDADE


Com relao ao atendimento do mercado a produo poder atuar de duas formas. A primeira delas considerando que a demanda suporta qualquer aumento de produo, focando assim seus esforos na melhoria da produtividade, executando mais com a mesma quantidade de recurso, tem-se assim a chamada estratgia Product Out. De outra forma, quando a demanda de mercado dita o ritmo da produo, necessitando que o cliente se manifeste para que o produto seja elaborado, customizando o produto para o cliente ou verificando primeiramente o que o mercado necessita, considera-se que a estratgia adotada a do Market in. Pode-se ainda ter variaes entre as duas estratgias de modo que a organizao possa obter o mximo de informaes e o mximo possvel de utilizao de seu sistema produtivo sem que isto comprometa o atendimento da demanda. Muitos produtos so lanados no mercado e grande parte deles no tm xito em funo de no traduzirem as reais necessidades dos clientes. Entretanto, o lanamento de novos produtos no mercado poder estar revestidas de vantagens competitivas aceitas e avaliadas pelo mercado. Pode-se considerar que a vantagem competitiva uma distino que nenhum outro produto concorrente ou no tm e que amplamente aceita pelo mercado. Levando-se em considerao que um produto inovador, tem para si todo o mercado pode-se considerar que a vantagem competitiva neste caso muito grande uma

Pgina:34

PROFESSOR ROBSON SELEME GESTO DA PRODUO - 2009 vez que tem para si todo mercado. Entretanto, somente com este diferencial um produto no se manter, pois poder ser copiado por um futuro concorrente. Assim dever o gestor adicionar fatores distintivos para que ele se mantenha no mercado, quanto melhores sero estes fatores, maior ser o tempo de aceitao e permanncia no mercado. O diferencial competitivo pode ser obtido em qualquer uma das reas da empresa: Administrativa, financeira, Marketing, Produo e outras. A Vantagem competitiva implementada atravs do plano estratgico, algumas estratgias competitivas so listadas a seguir: Informatizao Desmobilizaes Qualidade Total Aquisies Incentivos Projeo da demanda Robotizao

PROCESSOS DE TRANSFORMAO
Dentro do sistema de produo, considera-se que existam entradas, o processamento realizado pela organizao com a realizao do conseqente produto a ser entregue ao cliente. Entende-se assim que podem existir processamentos nos materiais, nas informaes e nos consumidores. Lista-se a seguir a forma de processamento de cada um deles.

Processamento de materiais
Transformao das propriedades fsicas (manufatura) Mudana de localizao (correio) Mudana na posse/propriedade (atacado-varejo) Pgina:35

PROFESSOR ROBSON SELEME GESTO DA PRODUO - 2009 Estocagem ou armazenamento (Centro de Distribuio)

Processamento de Informaes Alterar a Forma da informao (contadores) Alterar a posse da informao (empresas de pesquisa) Estocam ou acomodam (bibliotecas, arquivos) Mudam a localizao das informaes ( Empresas de telecomunicao)

Processamento de consumidores Transformao das propriedades fsicas (cabelereiros-Cir.Plst) Estocam ou acomodam (hotis) Localizao (linhas areas, nibus, etc) Estado fisiolgico (hospitais, clnicas) Estado psicolgico (msica, teatro, televiso

Sadas do Processo de Transformao


As sadas e o propsito do processo de transformao so bens e servios. Algumas caractersticas distintivas entre bens e servios so necessrias compreenso do processo de fornecimento, assim tem-se: Tangibilidade: bens tangveis; servios intangveis; Estocabilidade: bens estocveis; servios No; Transportabilidade: bens transportveis; servios No; Simultaneidade: bens produzidos antes do consumo; servios

produzidos simultaneamente ao consumo

Pgina:36

PROFESSOR ROBSON SELEME GESTO DA PRODUO - 2009 Contato com o consumidor: bens baixo nvel de contato na produo; servios alto nvel de contato na produo do servio; julgaro qualidade com base nos prprios bens;

Qualidade: bens servios

julgaro qualidade pela percepo.

No ambiente turbulento em que a maioria das organizaes fazem negcios tem significado que a funo produo tem que se ajustar continuamente s circunstncias mutantes. A produo fica vulnervel s incertezas ambientais, em termos de oferta e demanda. Em uma indstria de processamento de alimentos a incerteza na colheita, deixa a empresa vulnervel Uma forma dos gerentes tentarem minimizar problemas ambientais, proteger a produo de alguma forma isto significa isolar a funo produo do ambiente externo. Pode-se isolar a produo das variaes do ambiente externo com a utilizao de estoques de entrada e estoques de sada. Assim tem-se a chamada Proteo fsica que a manuteno de estoque de recursos, seja input para o processo de transformao ou output. Outra proteo muito pouco utilizada a chamada proteo organizacional onde a produo no responsvel e no deve se preocupar com tais variaes. Cabedo esta tarefa aos outros departamentos da organizao.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
PARANHOS, Moacyr, Gesto da Produo Industrial. Editora IBPEX: Curitiba, 2007; MARTINS, Petrnio G.,LAUGENI, Fernando Piero, Administrao da Produo,Editora Saraiva, So Paulo, 2005; SLACK, Nigel; JOHNSTON, Robert; CHAMBERS, Stuart. Administrao da produo. 2. ed. So Paulo: Atlas, 2002. SELEME, Robson; PAULA, Alessandra de. Projeto de produto: desenvolvimento e gesto de bens, servios e marcas. Curitiba: Ibpex, 2006. SCHIER, Carlos Ubiratan da Costa. Gesto de custos. Curitiba: Ibpex, 2006.

Pgina:37

PROFESSOR ROBSON SELEME GESTO DA PRODUO - 2009

CONTEDO DA AULA 05 - PROJETO DE PRODUTO E ADMINISTRAO DE MATERIAIS

Ao final desta aula o aluno dever ser capaz de:

Identificar os tipos e os elementos dos sistemas produtivos atravs das operaes de produo;

Reconhecer e identificar as fases do ciclo de vida do produto e seu impacto na gesto da produo;

Reconhecer as tcnicas para a realizao de projeto de produtos, inclusive sua idealizao;

Identificar as relaes da administrao de materiais dentro do sistema produtivo e sua gesto;

EMENTA DESTA AULA


As operaes de produo e o projeto e a gesto da produo. O projeto do produto e ferramentas para sua idealizao. O conceito de ciclo de vida do produto e suas conseqncias. Tcnicas para o desenvolvimento de Produtos. A administrao de materiais na gesto da produo.

OPERAES DE PRODUO
As organizaes produtoras trabalham controlando algumas variveis

consideradas fundamentais. Medidas que traduzem as condicionantes de mercado e definem a estrutura de produo. H quatro medidas importantes que podem ser usadas para distinguir diferentes operaes. Medidas do volume de sada da produo, medida da variedade de sada da produo, medida de variao de demanda e medida do grau de contato com o consumidor envolvido na produo.

Pgina:38

PROFESSOR ROBSON SELEME GESTO DA PRODUO - 2009 A dimenso volume de sada se caracteriza pela quantidade de produtos produzidos em um determinado espao de tempo. Alguns elementos devem ser controlados. O primeiro deles o grau de repetio, quanto maior a repetio maior a necessidade de utilizao de equipamentos especiais. A segunda o grau de especializao onde, quanto maior o volume tambm maior a necessidade de especializao de pessoal. A sistematizao, como terceiro elemento mais necessria em grandes volumes de produo do processo produtivo. A necessidade por equipamentos especiais traz o quarto elemento que a necessidade de maior capital para a compra de equipamentos. Um bom exemplo de como isto acontece o sistema de produo do MacDonalds onde a estrutura e o sistema modelado para atender uma grande quantidade de demanda, suas operaes visam a reduo do custo unitrio do produto fabricado. A dimenso variedade de sada, diz respeito a quantidade de produtos diferentes resultantes do processo produtivo. A dimenso variedade pode ser exemplificada pela prestao do servio de txi onde a flexibilidade de rotas no transporte de pessoas, permite que se forneam diversos trajetos. Portanto, a flexibilidade neste caso traz vantagem competitiva produo. A variao da demanda de sada do processo produtivo caracteriza a dimenso variao. Existem diversos servios que tem demanda sazonal, ou seja, somente so necessrios em determinadas pocas como o caso de hotis em poca de temporada. Caractersticas como a capacidade de mudana da capacidade e a flexibilidade na alterao do processo produtivo podem dar a organizao um posicionamento melhor, pois no ficando ociosa melhora seu desempenho. Propor alternativas de utilizao que atendam as necessidades, no caso do hotel, em poca de baixa temporada podem ser estimuladas as convenes ou reunies de empresas e outros eventos para ocupar o processo produtivo. No esquecer que todos os sistemas produtivos tm necessidade de alta utilizao. O grau de contato com o consumidor envolvido na produo traduz a quarta dimenso que o contato com o consumidor na realizao da produo. Alguns produtos, tais como a TV, geladeira ou processos como a vendas por catlogo no

Pgina:39

PROFESSOR ROBSON SELEME GESTO DA PRODUO - 2009 necessitam de contato com o consumidor da sua produo, nestes casos o processo produtivo dimensionado somente para atender a produo, com um menor rigor esttico. Quando o contato alto necessitamos considerar a participao do consumidor, assim para o cabeleireiro a apresentao do local de trabalho fundamental bem como as opinies acerca do servio prestado ao consumidor. Existem operaes de produo que so combinadas, ou seja, prestam servios na presena do consumidor e ao mesmo tempo no. So chamadas de operaes mistas ou operaes de alto e baixo contato. Assim quando se tem dentro da mesma macro operao, micro operaes de alto e baixo contato. Pode-se exemplificar atravs da realizao do check in em uma viagem de avio. Os funcionrios do aeroporto atendem o cliente, identificam-no e emitem a passagem caracterizando uma operao de -alto contato, neste caso tambm chamada de linha de frente. Outra atividade prestada tem baixo contato, outros funcionrios transportam a bagagem at o avio, servio prestado sem o contato com o consumidor, chamadas de operaes de baixo contato, ou operaes de retaguarda.

PROJETO NA GESTO DE PRODUO


Todos os sistemas produtivos so idealizados para realizar a produo de um produto ou de produtos especficos. Assim antes de se pensar em construir a fbrica deve-se saber exatamente o que ser produzido. Deve-se considerar primeiramente a realizao do produto, e a quem ele deve atender e qual o seu mercado, ou seja, diversos elementos que o caracterizem. Basicamente o que se deve procurar quando idealizamos um produto o seu conceito, pode-se definir projeto como sendo: o processo conceitual atravs do qual algumas exigncias funcionais de pessoas, individualmente ou em massa, so satisfeitas atravs do uso de um produto ou de um sistema que deriva da traduo fsica do conceito.(SLACK et.Al. 1997)

Pgina:40

PROFESSOR ROBSON SELEME GESTO DA PRODUO - 2009 Assim, produtos individuais, satisfazem uma necessidade pblica ou de mercado so exemplos o automvel, a televiso, o celular etc. Para produtos originrios de sistemas, o servio de telefonia, a ferrovia, a rodovia, o supermercado e outros. Em servios pblicos, o fornecimento de gs, gua e eletricidade. Ao se projetar um produto deve-se ter cuidados redobrados pois uma falha neste acarreta uma falha no processo produtivo. Estudos demonstram que a maioria, at 80% dos problemas de qualidade decorre do projeto do produto e no dos processos produtivos. Pode-se considerar que todos os gerentes de produo so projetistas pois, suas decises afetam e formam o projeto do processo e atravs de feed back influenciam o projeto dos produtos e servios. Ao se projetar um produto deve-se levar em considerao fatores que atendam os anseios dos consumidores. Os produtos devem ser: Funcionais: deve ser de fcil utilizao, ter esttica, considerar os aspectos de sua utilizao; Manufaturveis: Ter a capacidade de ser reproduzido atravs de uma tecnologia, ser fabricvel; Vendveis: O produto deve agradar aos clientes e ter a possibilidade de atribuio de preos.

Conceito De Ciclo De Vida


Todo o produto tem um determinado tempo de vida, uns mais longos outros curtos, existem tambm aqueles com morte prevista, traduz o conceito de obsolescncia planejada. A forma como a empresa desenvolve novos produtos faz parte de sua estratgia empresarial e pode ser de trs formas: Vender o que fabrica a empresa desenvolve seus produtos com base na

tecnologia que possui-product out Fabricar o que pode vender a empresa ouve a voz do mercado, fabrica o

que o mercado quer- market in

Pgina:41

PROFESSOR ROBSON SELEME GESTO DA PRODUO - 2009 Estratgia mista A empresa utiliza as duas estratgia anteriores,

procurando maximizar seus recursos produtivos e desenvolvimento de novos produtos

DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS
Algumas tcnicas de desenvolvimento de produto auxiliam as organizaes em sua elaborao. Tcnicas que economizam recursos em desenvolvimento de tecnologias, tcnicas que se utilizam de estratgias junto ao mercado a fim de aumentar a probabilidade de sucesso.

Engenharia Reversa
Consiste no melhoramento de um produto concorrente atravs de sua anlise, atravs dos seguintes passos bsicos: Desmonta-se um produto do concorrente Realiza-se anlise minuciosa de seus componentes Desenvolve-se um novo produto Permite incorporar novos materiais/funcionalidades Permite melhorar o processo

Processo criativo em etapas


Consiste em estabelecer um sistema em que se possa utilizar a criatividade interna da organizao atravs de brainstorming e outras tcnicas e a criatividade externa organizao (do consumidor, ou da pesquisa de mercado). Os passos principais so:
Gerao da idia; Estabelecimento das especificaes funcionais; Seleo do produto; Projeto preliminar;

Pgina:42

PROFESSOR ROBSON SELEME GESTO DA PRODUO - 2009


Construo do prottipo; Testes; Projeto Final; Introduo; Avaliao final (mercado).

Os passos consideram desde a gerao da idia at o teste final que a avaliao pelo mercado consumidor.

Engenharia Robusta
Genichi Taguchi e Don Clausing atravs de uma publicao na Harward Business Review de janeiro/fevereiro em 1990, afirmam que qualidade uma virtude do projeto e, que a robustez do produto mais uma funo de um bom projeto do que de controles na linha de produo. Super dimensionar algumas caractersticas de projetos de tal forma que se obtenha um ganho. Por exemplo, considere que voc poder executar uma placa de circuito integrado sem o papelo prensado que lhe d rigidez. A primeira considerao se possvel realizar a produo da placa, sim possvel entretanto exige um grande esforo da produo, ao passo que adicionando o papelo, as operaes ficam mais simples de serem executadas.

Engenharia do Valor
A utilizao de tcnicas de anlises de valor e de Engenharia do Valor que foram idealizadas na 2 guerra mundial e foram formalizadas aps a guerra entre 1947 a 1952por empresas comerciais em funo de seus significativos ganhos. Importava na pesquisa de novos materiais de custo mais baixo e que, tinham grande disponibilidade para substituir outros mais raros e de custo mais elevado. De acordo com Laugeni e Martins (2005) a primeira empresa a perceber de forma empresarial a utilizao foi a General Eletric Company, atravs de Lawrence D.Miles em 1947 que sistematizou a tcnica e desenvolveu uma metodologia. Alguns resultados da aplicao do mtodo podem ser traduzidos atravs de um exemplo: A

Pgina:43

PROFESSOR ROBSON SELEME GESTO DA PRODUO - 2009 motorola reduziu as peas de seu 1 telefone celular de 3200 peas para 400 peas e o tempo para produzir foi de 40 para duas horas ocasionando uma grande economia em recursos de produo.

Projeto Modular
Atravs de projetos que se utilizam de um mesmo mdulo funcional para diversos produtos obtm-se melhorias com qualidade, reduo de prazos, aumento da funcionalidade. So projetados a partir da diversas aplicaes. Pode-se exemplificar atravs da produo de um nico motor para atender a diversos produtos, como por exemplo, a batedeira, o liquidificador, o ventilador porttil e outros.

GESTO DE MATERIAIS
A administrao de materiais tem grande valor nos sistemas produtivos. atravs de uma adequada gesto de materiais que se tm as grandes economias geradas nos ltimos anos na rea da produo. O ciclo da administrao de materiais inicia-se juntamente com o pedido do cliente, passando por todas as fases de pedidos, setores de compras, recebimento, armazenagem, expedio e transporte at que o produto chegue ao consumidor. As organizaes estruturam as reas de materiais de diversas formas, com uma tendncia forte de agrup-las junto logstica, integrando agora uma rea especfica na organizao. Organizaes maiores e que realizam compras intensivas, geralmente tem grandes estruturas reservadas gesto de materiais. Enquanto que as pequenas agrupam esta funo junto a rea de produo. As principais atribuies da rea de materiais so: Aquisio de materiais: responsvel pelo processo de compras incluindo seleo de fornecedores Programao da produo: responsvel pelo planeja-mento e controle dos materiais no sistema Armazenamento: formas de estocagem, locais de estocagem e controles

Pgina:44

PROFESSOR ROBSON SELEME GESTO DA PRODUO - 2009 Distribuio: forma de tratamento e colocao dos materiais (definido como logstica interna de distribuio) Logstica externa: cuida do transporte de materiais para a produo e produtos acabados para os fornecedores

Anlise e reposio dos materiais


A anlise tem inicio com um sinal de demanda gerado pelo processo produtivo ou consumidor. Podem ser realizados atravs de um MRP, de um sistema produtivo como o JIT, Pedido de compras, caixeiro viajante, e contratos de fornecimento A reposio de materiais feita pelo setor de compras, os principais passos so: Seleo de fornecedores; Emisso do pedido; Acompanhamento do pedido; Armazenagem Materiais; necessria pelas seguintes razes: Para reduzir custos de fretes e pedido; Para reduzir custos de produo; Para um melhor atendimento aos clientes;

Objetivos de um bom armazenamento


Permitir o Sistema PEPS (FIFO) primeiro a entrar primeiro a sair (passaporte) e, UEPS(LIFO) ltimo a entrar e primeiro a sair (elevador). Outro objetivo a ser

considerado para manter a qualidade dos materiais, para manter a identificao clara dos materiais e para manter o controle sobre a quantidade estocada.

Inventrio dos materiais


Tem a finalidade de assegurar que as quantidades fsicas existentes no almoxarifado estejam de acordo com as listagens e os relatrios contbeis dos estoques

Pgina:45

PROFESSOR ROBSON SELEME GESTO DA PRODUO - 2009 e produo. O inventrio de materiais realizado fisicamente e visualmente, assim as constataes das quantidades evitam erros.

Inventrio Peridico
Realiza a contagem de todos os itens de estoque de uma s vez. Sua necessidade fundamental para a organizao por que permite que controle as perdas no perodo. Normalmente paralisam-se as operaes e todos os setores atravs de seus funcionrios realizam a contagem dos itens estocados de uma s vez. Contam-se todos os itens estocados.

Inventrio Rotativo
No inventrio rotativo a contagem fsica realizada, entretanto no se contam todos os itens de estoque, contam-se aqueles estabelecidos pelo gestor que utiliza um critrio de importncia ou de valor reduzindo a uma classificao chamada ABC. Onde A so os itens mais importantes e sero contados todas as vezes. A classificao C reservada aos itens de mais baixo valor e somente parte pequena deles contada. Quando se quer contar todos o itens de estoque deve-se realizar pelo menos uma vez a contagem de todos os itens da classe C.

Sistema de endereamento de materiais


O sistema de endereamento de materiais constitudo de dois elementos fundamentas, o endereamento no armazm e o endereamento atravs de cdigo de barras. O endereamento no armazm semelhante ao endereamento residencial. Divide-se, portanto a rea de estocagem em bairros, ruas com nmeros e pra o endereamento do item nas prateleiras, pode-se utilizar andare apartamento, para exemplificar. O cdigo de barras constitudo por uma srie de linhas e de espao de larguras diferentes, no Brasil utiliza-se o sistema EAN (European Article Numbering) e nos EUA e Canad utiliza-se o sistema UPC (Universal Product Code) No Brasil o EAN Brasil responsvel pela implantao e administrao do Cdigo Nacional de Produtos (Cdigo de Barras EAN).( http://www.eanbrasil.org.br/)

Pgina:46

PROFESSOR ROBSON SELEME GESTO DA PRODUO - 2009 A estrutura do cdigo de barras muito simples da o seu sucesso. Cada nmero representado por 2 barras + 2 espaos. O tamanho padronizado e mede 37,29 x 25,87 x 22,80mm, que o tamanho padro utilizado pelo EAN.

Evoluo do relacionamento cliente/fornecedor


Na administrao de materiais o setor de compras evolui da chamada abordagem convencional para a realizao de parcerias estratgicas com fornecedores para melhorarem a posio competitiva do produto final na organizao. So quatro as fases da evoluo: Abordagem convencional - prioriza-se o preo e inspecionam-se todos os produtos; Melhoria de qualidade - prioriza-se a qualidade do produto (inicio da confiana mtua); Integrao operacional - participao do fornecedor no projeto do produto e do processo, investimentos comuns em Pesquisa & Desenvolvimento; Integrao estratgica - Parceria real nos negcios. Atinge-se o comakership, onde o fornecedor decide estrategicamente junto com o fabricante o posicionamento do produto no mercado.

Desenvolvimento de fornecedores
Existem alguns passos bsicos no desenvolvimento do fornecedor. Evidentemente as organizaes no realizam o desenvolvimento de todos os seus fornecedores, entretanto naqueles itens especiais pode a organizao principal optar por desenvolv-lo. Considere a seguir alguns passos a este desenvolvimento. Avaliao prvia; Diretrizes para programa de melhoria; Treinamento e acompanhamento; Interaes constantes para melhoria de processos.

Pgina:47

PROFESSOR ROBSON SELEME GESTO DA PRODUO - 2009 O contrato resultante entre eles deve materializar todos os avanos e novos conceitos atingidos, pode-se citar entre eles: Exclusividade de fornecimento; Compromisso de abertura de planilhas; Repasse de ganhos com melhoria do processo; e Penalidades do no cumprimento de prazos A gesto de materiais desempenha importante papel no suporte aos sistemas de produo, hoje so vistos de forma estratgica, trazendo grande diferencial.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
PARANHOS, Moacyr, Gesto da Produo Industrial. Editora IBPEX: Curitiba, 2007; MARTINS, Petrnio G.,LAUGENI, Fernando Piero, Administrao da Produo,Editora Saraiva, So Paulo, 2005; SLACK, Nigel; JOHNSTON, Robert; CHAMBERS, Stuart. Administrao da produo. 2. ed. So Paulo: Atlas, 2002. SELEME, Robson; PAULA, Alessandra de. Projeto de produto: desenvolvimento e gesto de bens, servios e marcas. Curitiba: Ibpex, 2006. SCHIER, Carlos Ubiratan da Costa. Gesto de custos. Curitiba: Ibpex, 2006.

Pgina:48

PROFESSOR ROBSON SELEME GESTO DA PRODUO - 2009

CONTEDO DA AULA 06 - LOCALIZAO DE EMPRESAS E IDENTIFICAO DE PROBLEMAS

Ao final desta aula o aluno dever ser capaz de:

Identificar os fatores de localizao para empresas industriais e empresas de servios;

Reconhecer e identificar os possveis problemas de produo em empresas industriais e de servios;

Reconhecer e identificar as possveis causas nos problemas de produo;

.Identificar os esquemas de produo na rea industrial;

EMENTA DESTA AULA


Os fatores de localizao para empresas industriais e de servios. As caractersticas para as empresas industriais. As caractersticas para as empresa de servios. Os problemas e suas possveis causas nos sistemas produtivos e os esquemas de produo.

LOCALIZAO DE EMPRESAS INDUSTRIAIS


Todas as organizaes industriais necessitam escolher um local para realizar suas atividades de produo. Existem fatores especficos para os diversos tipos de empresas. Empresas que necessitam estarem mais perto do consumidor, empresas que necessitam estar mais perto do mercado fornecedor, entre outros fatores para localizao. Assim deve-se determinar esses elementos para definir a localizao, A capacidade produtiva necessria e para tal deve-se determinar a forma de medir a capacidade necessria, estabelecendo uma forma de medi-la;

Pgina:49

PROFESSOR ROBSON SELEME GESTO DA PRODUO - 2009 Quando esta capacidade vai ser necessria, deve-se determinar alem da demanda atual a demanda para os prximos anos, atravs de mtodos estatsticos de projeo de demanda A localizao dessa capacidade Medida da Capacidade: A medida da capacidade de uma organizao a quantidade mxima que se pode produzir em um determinado perodo de tempo. Na determinao da capacidade de produo devemos estabelecer os critrios para realizar a medio, como esta relacionada a um perodo de tempo podemos ter: ton /dia, n lugares disponveis em avies etc. Considerar os aspectos em empresas de multiprodutos; (montadoras, diversos modelos) Verificar as horas de trabalho ( 8 homens/hora diferente de 8 horas de trabalho); Determinar se deve ou no ser considerado o pico da capacidade pode-se definir a capacidade de um restaurante pelo pico, ento ficar ocioso o restante do perodo, se calcular pelo mnimo deixa-se de atender a demanda. Determinao da demanda: Determinao da quantidade necessria do produto ou servio que se quer colocar (vender); Determinao da Capacidade a Instalar: Depender efetivamente da preciso da previso da demanda, do Share (parcela) de mercado que deseja-se atender e de uma avaliao econmico-financeira dos recursos a disposio para as instalaes da indstria. Aps Identificar e Avaliar as Alternativas deve-se selecionar a alternativa mais adequada e consistente analisando e estabelecendo os seguintes itens: Objetivos obrigatrios objetivos obrigatrios; Objetivos desejveis atenda s necessidades; Pgina:50 Devero ser definidos atravs de um modelo que Todas as alternativas devem atender os

PROFESSOR ROBSON SELEME GESTO DA PRODUO - 2009

Fatores Importantes para localizao de empresa industrial


Podem ser quantificveis: Custos envolvidos o Custo do Pessoal o Custo do terreno, construo o Custo dos equipamentos o Custo dos transportes o Custo das utilidades: gua, energia o Custo das taxas e impostos o De mercado o Distncias de transporte

Podem ser estratgicos, ou tticos Podem ser subjetivos No Quantificveis o Atitude do pessoal e dos sindicatos o Atitude da comunidade o Restries ambientais e governamentais o Qualidade de vida o Fatores de PessoalDisponibilidade de pessoal qualificado,sindicato o Proximidade c/mercados consumidores e rede de transporte o Qualidade de vida e servios: Aspectos culturais, escolas igrejas, hospitais, bancos, clima etc.. o Materiais e fornecedores:

Pgina:51

PROFESSOR ROBSON SELEME GESTO DA PRODUO - 2009 Existncia de suprimentos com qualidade, quantidade e preos competitivos. o Servios pblicos: gua, energia, telecomunicaes o Facilidades: Isenes de taxas / impostos etc... o Outros fatores: Proximidade de empresas de mesmo tipo, custo do terreno, da construo, regulamentos ambientais, atitudes da comunidade, existncia de servios de suporte (vigilncia limpeza)

Fatores importantes p/localizao de uma empresa de servios:


Rede de transporte Rede de comunicaes Proximidade com o mercado Facilidade de comunicao com os clientes Localizao dos concorrentes * Aspectos locais ( estacionamento, restaurante, etc.)

PROBLEMAS DA PRODUO
Sistemas produtivos tm problemas caractersticos devem ser estudados. Esses problemas normalmente ocorrem por problemas de gesto, conhec-los permite ao gestor realizar estudos bsicos para que possa evit-los. Alguns problemas podem ser traduzidos da seguinte forma: 1. Nvel de produo inadequado seja devido falta ou excesso de itens (aspecto quantitativo); 2. Elevado ndice de refugos (aspecto qualitativo); 3. No atendimento a prazos de entrega;

Pgina:52

PROFESSOR ROBSON SELEME GESTO DA PRODUO - 2009

Possveis Causas
Podem estar em diversas reas, que devem ser avaliadas com cuidado dentro dos parmetros aceitveis para a produo: a) Planejamento, Programao e controle; b) Gesto de Pessoal; c) Engenharia de produto ou processo; d) Instalaes equipamentos e ferramentas; e) Gesto do cho de fbrica; f) Gesto de materiais; A gesto da produo pode e deve ser considerado o centro das atividades industriais e empresariais. Se o sistema produtivo falhar dentro de uma organizao, a organizao falha, pela no entrega do produto, por entregar um produto de qualidade duvidosa ou at mesmo sem qualidade. O sistema de produo deve prover o elemento necessrio para o desempenho das outras atividades empresariais. O marketing ser sacrificado pela falha da produo e no fornecer o produto prometido, as finanas empresariais pelo desperdcio ou pela produo inadequada de produtos, acabando por comprometer a organizao. O gestor de produo deve ser capaz de atuar em diversas frentes ao mesmo tempo. Na gesto do pessoal no sentido de obter deste os melhores servios fornecendo as melhores condies de trabalho. A correta e produtiva utilizao dos materiais e equipamentos colocados na maioria das vezes a seu pedido e a sua disposio. A melhor utilizao das tecnologias produtivas existentes relativas ao seu processo produtivo.

PLANEJAMENTO DA PRODUO
Ao se considerar as atividades do gestor da produo deve-se ter em mente o pensamento sistmico proposto nos ensinamentos iniciais. As atividades executadas so complexas em funo do nmero de variveis, que deve ser gerenciada de forma clara e precisa. Pgina:53

PROFESSOR ROBSON SELEME GESTO DA PRODUO - 2009 A figura a seguir detalha os relacionamentos entre as diversas atividades e setores da organizao que esto mais prximos do setor produtivo.

Fonte: O Autor. Nosso caminho pode se iniciar pelo setor de marketing da organizao e no estabelecimento das previses de demanda que sero objeto do estabelecimento da localizao, atravs dos fatores quantitativos e fatores qualitativos, e da determinao da capacidade produtiva, que determina os tempos padres de produo, a quantidade de equipamentos e funcionrios, que daro futuramente origem ao oramento da produo. capacidade tambm esto ligadas diretamente a logstica de distribuio e a determinao dos canais de distribuio que permitem que a organizao entregue a quantidade correta de produto ao cliente. Ao se definir a localizao podem-se estabelecer os padres necessrios para a logstica industrial que cuida dos elementos da logstica internos ao sistema produtivo. O produto dar origem s necessidades de materiais que por sua vez necessitaro dos fornecedores para prove-los, assim sua escolha fundamental. Os produtos juntamente com outros elementos da produo permitiro que seja estabelecido o seu preo bsico considerando os encargos organizacionais e a remunerao do acionista ou proprietrio

Pgina:54

PROFESSOR ROBSON SELEME GESTO DA PRODUO - 2009

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
PARANHOS, Moacyr, Gesto da Produo Industrial. Editora IBPEX: Curitiba, 2007; MARTINS, Petrnio G.,LAUGENI, Fernando Piero, Administrao da Produo,Editora Saraiva, So Paulo, 2005; SLACK, Nigel; JOHNSTON, Robert; CHAMBERS, Stuart. Administrao da produo. 2. ed. So Paulo: Atlas, 2002. SELEME, Robson; PAULA, Alessandra de. Projeto de produto: desenvolvimento e gesto de bens, servios e marcas. Curitiba: Ibpex, 2006. SCHIER, Carlos Ubiratan da Costa. Gesto de custos. Curitiba: Ibpex, 2006.

Pgina:55

You might also like