You are on page 1of 4

Movimento diurno aparente do Sol

A variao diurna da temperatura consequncia do movimento de rotao da Terra. Ao nascer do Sol os raios solares incidem de forma mais oblqua (Fig.1 A), sendo tambm maior a espessura de atmosfera por eles atravessada. A temperatura do ar relativamente baixa pois a energia solar dispersa-se por uma rea maior (Fig.1 Q; Fig.2). Ao meio-dia, a radiao emitida pelo sol incide com a menor obliquidade ao longo de todo o dia (Fig.1 B; Fig.2) e atravessa uma espessura de atmosfera mais pequena. A temperatura mais elevada, mas no a mxima diria. Ao pr-do-sol, os raios solares voltam a estar oblquos (Fig.1 C), sendo, mais uma vez, grande a espessura de atmosfera atravessada pelos raios solares. Assim, a temperatura volta a baixar. Ao longo da noite, a ausncia de radiao solar juntamente com a libertao de energia calorfica da Terra para o espao, a temperatura vai baixando gradualmente.

Fig.1 Movimento diurno aparente do Sol.

Fig.2 Relao entre o ngulo de incidncia dos raios solares, a espessura da atmosfera atravessada e a superfcie aquecida

CURIOSIDADE
Os relgios de Sol tm como princpio o movimento anual aparente. Os relgios de sol so usados desde a Antiguidade. Um relgio de sol egpcio, de 1500 a.C., a evidncia mais antiga da diviso do dia em partes iguais. As marcas na escala associam o comprimento da sombra do gnmon a uma unidade padronizada. Antes da diviso do perodo dianoite dividido em 24 horas iguais ter se tornado uma prtica aceita, o nmero de horas contadas em qualquer perodo diurno era constante em todas as estaes do ano. Deste modo, uma hora no vero era mais longa que uma no inverno porque os perodos diurnos eram mais longos.

Fig. 3 Variao da tempetratura ao longo do dia

A temperatura aumenta ao longo do dia em direco tarde e vai diminuindo gradualmente at madrugada. A amplitude trmica diurna , assim, a diferena entre a temperatura mxima e a temperatura mnima (Fig.3). A temperatura mdia diria a mdia entre a mxima e a mnima: Temp.Mdia = (TMAX+Tmin)/2 Ao longo do dia o Sol faz um percurso aparente no horizonte. No entanto, as variaes da temperatura no seguem de forma perfeita as variaes da intensidade da radiao solar ao longo do dia. A temperatura mxima no se regista ao meio-dia, quando a intensidade da radiao solar mxima, em virtude de, a esta hora, os raios de sol incidirem de forma menos oblqua. A temperatura mxima ocorre, em mdia, duas a quatro horas aps o meio-dia. Duas horas aps o meio-dia no Inverno e quatro horas aps, no Vero. A Terra ao receber a radiao solar regista um certo atraso no seu aquecimento. H, ento, um certo arraso entre o mximo de radiao solar e o mximo de emisso de radiao terrestre (calor) por parte da Terra. A temperatura mxima regista-se quando se conjuga uma radiao solar ainda intensa (mas a diminuir) e o mximo de emisso de calor por parte da Terra (Fig.4).

Fig. 4 relao entre a variao da temperatura ao longo do dia e a variao da radiao solar.

O tamanho do dia e, consequentemente, o percurso que o Sol faz no seu movimento aparente, no sempre o mesmo ao longo do ano. No hemisfrio Norte o Sol faz sempre um caminho no quadrante Sul e, por isso, ao meio-dia, o Sol indica precisamente o Rumo de 180, ou seja, o Sul. No Inverno, quando est mais frio, o Sol faz um caminho mais curto no cu (os dias so mais pequenos do que as noites) e a radiao solar mais oblqua. Nos equincios (Maro e Setembro), os dias so iguais s noites. O Nascer do Sol indica o Oriente (Leste), ao Meio-dia, o Sul e ao Pr-doSol, o ocidente (Oeste). No Vero o Sol faz um caminho mais longo no cu (os dias so maiores) e a radiao solar mais intensa, pois incide de forma menos oblqua (Fig.5).

Fig. 5 O caminho do Sol no horizonte em trs perodos diferentes do ano

A exposio e a orientao do relevo tambm so importantes para explicar o porque de alguns lugares prximos terem temperaturas to diferentes

As vertentes expostas a Sul registam maiores valores de insolao e, por isso, registam temperaturas mais elevadas do que as vertentes expostas a Norte, mais frias e sombrias.

You might also like