You are on page 1of 18

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO EDITAL UFRJ No 304, de 19 de DEZEMBRO de 2012

EDITAL DE CONCURSO PARA INGRESSO NA UFRJ POR TRANSFERNCIA EXTERNA FACULTATIVA E POR ISENO DE CONCURSO DE ACESSO PARA O PRIMEIRO SEMESTRE LETIVO DE 2013
O Reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, no uso de suas atribuies legais, torna pblico o presente Edital, aprovado pelo Conselho de Ensino de Graduao (CEG em sesso ordinria de 05 de dezembro de 2012 e, contendo todas as normas, rotinas e procedimentos necessrios realizao dos Concursos para Ingresso na UFRJ por Transferncia Externa Facultativa e Iseno do Concurso de Acesso para o primeiro semestre letivo de 2013.

TTULO I - DO NMERO DE VAGAS OFERTADAS POR CURSO


Art. 1. Sero ofertadas 749(setecentos e quarenta e nove) vagas para Transferncia Externa Facultativa e 535(quinhentos e trinta e cinco) vagas para matrcula com Iseno do Concurso de Acesso, exclusivamente nos cursos de graduao presenciais, discriminados nas Tabelas apresentadas no Anexo I.

TTULO II DAS CONDIES DE INSCRIO NOS CONCURSOS


Art. 2. Para concorrer s vagas previstas neste Edital o candidato dever se inscrever no endereo eletrnico http://www.acessograduacao.ufrj.br, em datas e horrios a serem divulgados no mesmo endereo. 1. A inscrio efetuada de forma diferente da estabelecida no caput deste artigo no ser considerada. 2. O candidato indicar apenas um curso/opo, entretanto ser permitida alterao da indicao do curso/opo durante o prazo de inscrio. Ser considerada a ltima alterao realizada. 3. O ato de inscrio, implica cincia e concordncia, por parte do candidato, com as condies expostas neste Edital e nas Normas Complementares para o curso pleiteado, devidamente aprovadas pelo CEG. 4. So de inteira responsabilidade do candidato as informaes prestadas no ato da inscrio bem como o acompanhamento dos resultados do processo seletivo, em observncia s normas e condies estabelecidas neste Edital, e nas instrues contidas no endereo eletrnico http://www.acessograduacao.ufrj.br sobre as quais no poder alegar desconhecimento.

5. O pedido de inscrio deve ser seguido pela entrega dos documentos necessrios nos locais e horrios previstos no Anexo III deste Edital; a no entrega dos documentos no prazo previsto corresponde ao cancelamento da inscrio.
1

6. As Normas Complementares de cada curso, a serem disponibilizadas no endereo eletrnico http://www.acessograduacao.ufrj.br, informaro: (i) a hora e o local de realizao do processo seletivo; (ii) o contedo programtico a ser abordado na parte especfica do processo seletivo; (iii) as condies adicionais especficas para o deferimento da inscrio. 7. No ser cobrada taxa de inscrio. 8. O candidato portador de necessidade especial poder requerer atendimento diferenciado para realizao das provas devendo caracterizar sua condio no momento da Inscrio, no campo Necessidades Especiais. 9. O candidato portador de doena com cdigo de Classificao Internacional de Doenas (CID) dever encaminhar Coordenao Executiva dos Concursos de Acesso aos Cursos de Graduao, via fax (21) 2598-9420, ou pessoalmente (no endereo: Rua Athos da Silveira Ramos, 274 Prdio do CCMN Cidade Universitria, RJ) ou por correio eletrnico acessograduacao@ufrj.br at o trmino do perodo das inscries, uma solicitao de auxlio anexando laudo mdico legvel em que conste o cdigo CID, o tipo de auxlio recomendado para realizao do teste e as informaes necessrias para receber o auxlio requerido. 10. A solicitao de auxlio ser analisada pela Coordenao Executiva dos Concursos de Acesso aos Cursos de Graduao da UFRJ. Art. 3. Podero candidatar-se Transferncia Externa Facultativa os alunos: a) Regularmente matriculados no ano letivo de 2012 em cursos de graduao no Brasil, em Instituies de Ensino Superior reconhecidas pelos rgos competentes (inciso II do Art. 44 da LDB 9394/96). b) Brasileiros regularmente matriculados em cursos de graduao no exterior congneres aos especificados no item a deste artigo. 1. O candidato Transferncia Externa Facultativa dever entregar, no prazo previsto no Anexo II deste Edital e no local e horrio previstos no Anexo III, os seguintes documentos: (a) Cpia do documento de identidade com a apresentao do original; (b) Cpia do CPF do candidato com a apresentao do original. (c) Duas fotos 3 x 4. (d) Comprovao de estar, poca da solicitao, regularmente registrado na IES de origem, ou seja, comprovar se sua matrcula est ativa ou trancada, dentro dos prazos regimentais. (e) Histrico Escolar (original) atualizado do seu curso de graduao, contendo nmero de horas-aula ou crditos de cada disciplina cursada, as notas ou menes obtidas, perodos de trancamento de matrcula e outros, assim como notas e classificao no Concurso de Acesso.

(f) Todos os documentos de alunos brasileiros no exterior tero que ser apresentados em originais, autenticados pelo cnsul brasileiro do lugar onde foram expedidos (exceto os da Frana, em virtude da Conveno Brasil - Frana, em vigor desde 02/04/85) e traduzidos, admitindo-se que sejam includas no processo apenas cpias autenticadas dos mesmos.
(g) Comprovante de realizao da inscrio.

2. Os candidatos Transferncia Externa Facultativa que necessitem de aprovao em disciplinas que cursaram no segundo perodo letivo de 2012 para satisfazer os requisitos do Art. 5 devero anexar ao Histrico Escolar documento de sua Instituio de Ensino comprovando inscrio no referido perodo nestas disciplinas. 3. O candidato que entregar o documento de inscrio em disciplinas descrito no pargrafo 2o deste artigo, caso seja classificado, dever apresentar no ato da matrcula Histrico Escolar atualizado com as disciplinas cursadas no segundo perodo letivo de 2012. 4. No caso de entrega de documentao feita por procurao (por meio de instrumento particular com reconhecimento de firma), o procurador dever entregar cpias devidamente autenticadas dos documentos do candidato citados nas alneas (a), (b), (d) e (e). Art. 4. Podero candidatar-se Iseno do Concurso de Acesso os portadores de diploma de curso de graduao realizado no Brasil ou no exterior devidamente revalidado. 1. O candidato Iseno do Concurso de Acesso dever entregar, no prazo previsto no Anexo II deste Edital e no local e horrios previstos no Anexo III, os seguintes documentos: (a) Cpia do documento de identidade com a apresentao do original; no caso de estrangeiro, cpia do visto permanente. (b) Cpia do CPF do candidato com a apresentao do original. (c) Duas fotos 3 x 4. (d) Histrico Escolar do curso de graduao atualizado, contendo nmero de horas-aula ou crditos de cada disciplina cursada, as notas ou menes obtidas, perodos de trancamento de matrcula e outros (original), assim como notas e classificao no Concurso de Acesso. (e) Cpia do diploma ou certificado de concluso de curso de graduao, com apresentao dos respectivos originais; para a solicitao de inscrio, o diploma poder ser substitudo por declarao de colao de grau na Instituio de Ensino de origem, especificando o curso. (f) Comprovante de realizao da inscrio. 2. Em caso de inscries feitas por procurao (atravs de instrumento particular com reconhecimento de firma), o procurador dever entregar cpias devidamente autenticadas dos documentos do candidato citados nas alneas (a), (b), (d) e (e).

3. Para efeitos deste Edital, so equiparados aos graduados em curso superior os candidatos que tiverem concludo, em academias e escolas militares, curso considerado de nvel superior. 4. Os cursos sequenciais de curta durao e os de tecnlogos no esto contemplados neste Edital. 5. O candidato que est com previso de concluso de curso ao final do segundo perodo letivo de 2012 deve apresentar declarao da Instituio de origem com a especificao do curso e da previso de concluso do mesmo at o final do segundo perodo letivo de 2012. 6. O candidato que na poca da matrcula na UFRJ, no apresentar o documento previsto no item (e) do pargrafo 1o deste artigo perder a vaga em carter irrevogvel.

TTULO III - DAS CONDIES PARA DEFERIMENTO DA INSCRIO


Art. 5. Para Transferncia Externa Facultativa, sero aceitas as inscries dos candidatos que satisfizerem cumulativamente s condies a seguir: (a) o candidato dever estar aprovado em disciplinas no Curso de origem que correspondam, em equivalncia, a pelo menos 70% (setenta por cento) da carga horria das disciplinas dos 2 (dois) primeiros perodos da grade curricular do curso pleiteado; (b) o candidato no poder ter, em equivalncia, cursado na Instituio de origem mais de 75% (setenta e cinco por cento) da carga horria total exigida para integralizao do curso pleiteado na UFRJ; (c) o nmero de perodos cursados pelo candidato na IES de origem dever ser inferior ao nmero de perodos recomendados para integralizao do curso na UFRJ. 1. A correspondncia em equivalncia para o deferimento da inscrio referida das alneas (a) e (b) no implica na dispensa automtica das disciplinas na UFRJ; essa dispensa ser analisada aps a matrcula dos aprovados, segundo procedimentos da UFRJ. 2. O candidato que apresentou o documento previsto no pargrafo segundo do Art.4o poder ter a matrcula cancelada caso no seja comprovado o cumprimento das exigncias contidas das alneas (a), (b) e (c) deste artigo. Art. 6. - Para Iseno do Concurso de Acesso, sero aceitas exclusivamente as inscries dos candidatos que puderem ser dispensados de pelo menos 20% (vinte por cento) da carga horria total do curso pleiteado. Pargrafo nico. A correspondncia em equivalncia para o deferimento da inscrio referida no caput do Art. 6 no implica na dispensa automtica das disciplinas na UFRJ; essa dispensa ser analisada aps a matrcula dos aprovados, segundo procedimentos da UFRJ. Art. 7. Sero liminarmente indeferidas pelas Instncias Acadmicas responsveis pelo curso pleiteado as inscries dos candidatos que no satisfaam a todas as condies especificadas
4

neste Edital e nas Normas Complementares para o curso, devidamente aprovadas pelo CEG, cabendo recurso Instncia Acadmica responsvel pelo curso no prazo previsto no Anexo II a este Edital. Pargrafo nico. O resultado dos recursos relativos homologao das inscries ser divulgado, no prazo definido no Anexo II, nas pginas www.acessograduacao.ufrj.br, nesta ltima para consulta pelo candidato por meio de acesso com senha pessoal.

TTULO IV - DO PROCESSO DE SELEO


Art. 8. Os candidatos Transferncia Externa Facultativa e Iseno do Concurso de Acesso com inscrio deferida sero submetidos a processo de seleo de carter eliminatrio e classificatrio, constitudo de duas etapas, com provas que podem ocorrer nas mesmas datas. (a) Primeira etapa ser constituda por uma Prova de Redao (PRed), sob responsabilidade da Comisso Executiva dos Concursos de Acesso aos Cursos de Graduao, gerando uma nota (NPRed) de 0(zero) a 10(dez) e ser realizada na data e horrio previstos no Anexo II deste Edital. (b) A segunda etapa ser a Etapa Especfica (EEsp), realizada sob responsabilidade da Instncia Acadmica responsvel pelo curso, envolvendo necessariamente pelo menos uma prova escrita, gerando tambm uma nota (NEEsp) de 0(zero) a 10(dez) e ser realizada na data e horrio previstos no Anexo II deste Edital. 1. O candidato dever estar presente no local de realizao das Provas Especfica e de Redao pelo menos 30 minutos antes da hora marcada para o seu incio; no ser permitido o acesso ao local das provas aps o seu incio. 2. Cada Instncia Acadmica responsvel pelos cursos definir, nas Normas Complementares, a(s) prova(s) que compem a Etapa Especfica, os contedos a serem avaliados em cada uma dessa(s) prova(s), as notas mnimas de cada uma da(s) prova(s) e a forma de composio da Nota da Etapa Especfica. 3. Os candidatos que no obtiverem nota final igual ou superior a 5,0 (cinco) na Etapa Especfica sero considerados eliminados. Art. 9. Caber s Instncias Acadmicas responsveis pelos cursos, at a data prevista no Anexo II do presente Edital, encaminhar Coordenao Executiva dos Concursos de Acesso Aos Cursos de Graduao a Nota final (NPEsp) obtidas por todos os candidatos na Etapa Especfica por eles realizada. 1. Fica assegurada a todos os candidatos, aprovados e no aprovados, a informao de seus resultados na prova de Redao e na Etapa Especfica, a ser divulgados nas Instncias Acadmicas responsveis pelos cursos, nos locais indicados no Anexo III, e nas pginas eletrnicas www.acessograduacao.ufrj.br. 2.O candidato que desejar vista da prova de redao dever fazer a solicitao por escrito na Coordenao Executiva dos Concursos de Acesso aos Cursos de Graduao (no endereo: Rua Athos da Silveira Ramos, 274 Prdio do CCMN Cidade Universitria, RJ), no prazo previsto no Anexo II deste Edital
5

3.O candidato que desejar vista da(s) prova(s) da Etapa Especfica dever fazer a solicitao por escrito na Instancia Acadmica responsvel pelo curso (endereo no Anexo III), no prazo previsto no Anexo II deste Edital. 4. O candidato poder, quando for o caso, solicitar recurso ao resultado da prova Redao por escrito na Coordenao Executiva dos Concursos de Acesso aos Cursos de Graduao (no endereo: Rua Athos da Silveira Ramos, 274 Prdio do CCMN Cidade Universitria, RJ), no prazo previsto no Anexo II deste Edital. 5. O candidato poder, quando for o caso, solicitar recurso da(s) prova(s) da Etapa Especfica por escrito na Instancia Acadmica responsvel pelo curso (endereo no Anexo III), no prazo previsto no Anexo II deste Edital. 6.O resultado do recurso ser divulgado www.acessograduacao.ufrj.br na data prevista no Anexo II. no endereo eletrnico

Art. 10. Caber Comisso Executiva de Acesso aos Cursos de Graduao da UFRJ a organizao e correo da prova de Redao, a ser aplicada pelas Instncias Acadmicas responsveis pelo curso na data prevista no Anexo II deste Edital e nas Normas Complementares. 1. Sero eliminados os candidatos cuja nota na Prova de Redao (NPRed) for inferior a 5,0 (cinco). 2.O candidato que desejar vista da prova de redao dever fazer a solicitao por escrito na Coordenao Executiva dos Concursos de Acesso aos Cursos de Graduao (no endereo: Rua Athos da Silveira Ramos, 274 Prdio do CCMN Cidade Universitria, RJ), no prazo previsto no Anexo II a este Edital. 3.O candidato que desejar vista da(s) prova(s) da Etapa Especfica dever fazer a solicitao por escrito na Instancia Acadmica responsvel pelo curso (endereo no Anexo III), no prazo previsto no Anexo II deste Edital. . 4. O candidato poder, quando for o caso, solicitar recurso ao resultado da prova Redao por escrito na Coordenao Executiva dos Concursos de Acesso aos Cursos de Graduao (no endereo: Rua Athos da Silveira Ramos, 274 Prdio do CCMN Cidade Universitria, RJ), no prazo previsto no Anexo II deste edital. 5. O candidato poder, quando for o caso, solicitar recurso da(s) prova(s) da Etapa Especfica por escrito na Instancia Acadmica responsvel pelo curso (endereo no Anexo III), no prazo previsto no Anexo II deste Edital. 6.O resultado do recurso ser divulgado www.acessograduacao.ufrj.br na data prevista no Anexo II. no endereo eletrnico

Art. 11. A nota final do candidato (NF) no eliminado, a ser utilizada no processo de classifi6

cao para ocupao das vagas, ser calculada pela relao NF = (NPRed + 2 NEEsp)/3 e divulgada pela Coordenao Executiva dos Concursos de Acesso aos Cursos de Graduao, no prazo previsto no ANEXO II, no endereo eletrnico www.acessograduacao.ufrj.br. 1 - O preenchimento das vagas oferecidas ser feito pelos candidatos no eliminados, alocados em ordem decrescente de sua classificao, at o limite das vagas fixadas. 2 - O desempate dos candidatos com igual nota final obedecer s seguintes prioridades: (1) maior nota na prova especfica, NPEsp; (2) maior idade. Art. 12. As Instncias Acadmicas responsveis pelos cursos podero requerer ao CEG o remanejamento das vagas no preenchidas entre este Edital e o Edital de Mudana de Curso. Art. 13. Em nenhuma hiptese haver segunda chamada de qualquer etapa do processo de seleo, sendo eliminado o candidato que no comparecer s etapas determinadas. Art. 14. Os recursos dos candidatos, os casos omissos ou situaes no previstas na Etapa Especfica sero resolvidos pela Congregao da Unidade responsvel pelo curso ou Colegiado do Curso, em caso de Cursos Multi-Unidades ou no Colegiado do Campus Maca, cabendo recurso ao Conselho de Ensino de Graduao da UFRJ. Art. 15. Os recursos dos candidatos, os casos omissos ou situaes no previstas na Etapa de Redao sero resolvidos pela Comisso de Acesso do Conselho de Ensino de Graduao da UFRJ, cabendo recurso ao Conselho de Ensino de Graduao.

TTULO V DA PR-MATRCULA E DA MATRCULA DOS CANDIDATOS APROVADOS E CLASSIFICADOS


Art. 16. Os candidatos aprovados e classificados nos diversos cursos/opes devero acessar o endereo eletrnico http://www.acessograduacao.ufrj.br para realizar o ato da pr-matrcula, nas datas, horrios e locais determinados pela UFRJ, a serem informadas quando da divulgao da classificao. Art. 17. Os candidatos aprovados e classificados no processo seletivo de Transferncia Externa Facultativa e de Iseno do Concurso de Acesso devero apresentar, no ato da pr-matrcula, os seguintes documentos: (a) Para os classificados no Processo de Iseno do Concurso de Acesso, cpia do diploma de graduao devidamente registrado no MEC, com apresentao do original. (b) A documentao original ainda no apresentada, no caso do candidato ter realizado a inscrio por procurao com cpias autenticadas da documentao individual. (c) Documento indicando estar em dia com as obrigaes militares (para homens maiores de 18 anos). (d) Ttulo de eleitor, para maiores de 18 anos.

1. A obrigatoriedade definida no item (a) no se aplica aos alunos da UFRJ, que devero apresentar Histrico Escolar com a devida informao de colao de grau. 2. O diploma obtido no exterior dever estar revalidado por IES brasileira e devidamente autorizada. 3. No caso do candidato ter se inscrito necessitando a apresentao de declarao de inscrio em disciplina(s) em 2012/2, conforme especificado no artigo. 4, alnea (e) deste edital, dever apresentar documento da Instituio de Ensino comprovando a aprovao nas disciplinas presentes na declarao; a no apresentao desse documento implicar na perda da vaga. Art. 18. Os candidatos devero apresentar no ato de inscrio em disciplinas (confirmao de matrcula), os seguintes documentos fornecidos pela Instituio de origem: (a) Programas das disciplinas cursadas, com aprovao, e as respectivas cargas horrias.; quando as disciplinas tiverem sido cursadas na UFRJ, o candidato poder ser dispensado de apresentar os programas, a critrio da Instncia Acadmica do curso; (b) Discriminao das disciplinas do Curso de origem por perodo ou fluxograma. Art. 19. Perder o direito de matrcula na UFRJ o candidato que no comparecer no(s) dia(s) marcado(s) neste Edital para pr-matrcula e matrcula (inscrio em disciplinas), e cujos documentos naquela data no estejam completos.

TTULO VI DISPOSIES FINAIS E INFORMAES COMPLEMENTARES


Art. 20. As Grades Curriculares dos cursos da UFRJ esto disponveis na pgina eletrnica da Pr-reitoria de Graduao (www.pr1.ufrj.br), seguindo a seguinte ordem: Cursos de Graduao / Grade Curricular. Art. 21. Esclarecimentos adicionais sobre este Edital podem ser obtidos na pgina eletrnica www.acessograduacao.ufrj.br ou no telefone 2598-9430. Art. 22. Todos os casos omissos e todos os recursos a este Edital sero objeto de anlise e deliberao final pelo Conselho de Ensino de Graduao da UFRJ.

Rio de Janeiro19 de dezembro de 2012 Carlos Antonio Levi da Conceio Reitor

ANEXO I QUADRO DE VAGAS Sempre que no especificado, o curso Bacharelado e a localizao na cidade do Rio de Janeiro.

Nome Matemtica Licenciatura em Matemtica Licenciatura em Matemtica Estatstica Matemtica Aplicada Cincias Atuariais Bacharelado em Cincia da Computao Fsica Licenciatura em Fsica Fsica - Fsica Mdica Licenciatura em Qumica Geografia Licenciatura em Geografia Geologia Meteorologia Astronomia Cincias Matemticas e da Terra Arquitetura e Urbanismo Gravura Pintura Composio Paisagstica Artes Cnicas - Indumentria Artes Cnicas - Cenografia Licenciatura em Ed Artstica - Desenho Licenciatura em Ed Artstica - Artes Plast Desenho Industrial - Projeto do Produto Histria da Arte Comunicao Visual Design Conservao e Restaurao Artes Visuais - Escultura Msica - Piano Msica - Violino Msica - Canto Musica - Clarineta Msica - Flauta Msica - Trompa Msica - Trombone Msica - Contrabaixo Msica - Violoncelo Msica - Harpa Msica - rgo

Unidade Instituto de Matemtica Instituto de Matemtica Instituto de Matemtica Instituto de Matemtica Instituto de Matemtica Instituto de Matemtica Instituto de Matemtica Instituto de Fsica Instituto de Fsica Instituto de Fsica Instituto de Qumica Instituto de Geocincias Instituto de Geocincias Instituto de Geocincias Instituto de Geocincias Observatrio do Valongo Obs. Valongo/Inst Fs/Inst Mat/Inst Geocincias Facul de Arquitetura e Urbanismo Escola de Belas Artes Escola de Belas Artes Escola de Belas Artes Escola de Belas Artes Escola de Belas Artes Escola de Belas Artes Escola de Belas Artes Escola de Belas Artes Escola de Belas Artes Escola de Belas Artes Escola de Belas Artes Escola de Belas Artes Escola de Msica Escola de Msica Escola de Msica Escola de Msica Escola de Msica Escola de Msica Escola de Msica Escola de Msica Escola de Msica Escola de Msica Escola de Msica

Turno Integral Integral Noite Integral Integral Integral Integral Integral Noite Integral Noite Integral Noite Integral Integral Integral Integral Integral Integral Integral Integral Integral Integral Integral Integral Integral Integral Integral Integral Integral Integral Integral Integral Integral Integral Integral Integral Integral Integral Integral Integral

Centro / Localizao CCMN CCMN CCMN CCMN CCMN CCMN CCMN CCMN CCMN CCMN CCMN CCMN CCMN CCMN CCMN CCMN CCMN CLA CLA CLA CLA CLA CLA CLA CLA CLA CLA CLA CLA CLA CLA CLA CLA CLA CLA CLA CLA CLA CLA CLA CLA

Transf. Externa Iseno

9 6 19 6 9 6 6 12 15 4 10 5 4 4 8 5 16 10 6 10 2 2 2 10 10 3 6 5 5 10 2 2 2 3 1 2 2 1 3 1 2

8 6 10 11 2 6 3 12 13 3 7 2 12 3 7 5 11 10 4 10 5 2 4 17 11 2 5 1 5 10 1 1 3 2 0 2 1 1 1 2 2 9

Nome Msica - Composio Msica - Viola Msica - Obo Msica - Fagote Msica - Violo Msica - Percusso Msica -Tuba Msica - Saxofone Msica - Cravo Msica - Regncia Coral Msica - Regncia Orquestral Msica - Bandolim Msica - Regncia de Banda Licenciatura em Msica Letras: Portugus-Alemo (NC) Letras: Portugus-rabe (NC) Licenciatura em Letras: Portugus-rabe Letras: Portugus-Espanhol (NC) Licenciatura em Letras: Portugus-Espanhol Letras: Portugus-Francs (NC) Letras: Portugus-Grego (NC) Letras: Portugus-Grego Letras: Portugus-Hebraico (NC) Letras: Portugus-Ingls (NC) Licenciatura em Letras: Portugus-Ingls Letras: Portugus-Italiano (NC) Letras: Portugus-Japons (NC) Letras: Portugus-Latim (NC) Letras: Portugus -Literaturas (NC) Licenciatura em Letras: Portugus -Literaturas Letras: Portugus-Russo (NC) Cincias Sociais Filosofia Licenciatura em Filosofia Licenciatura em Cincias Sociais Comunicao Social (Bsico) Comunicao Social (Bsico) Artes Cnicas - Direo Teatral Pedagogia Pedagogia Pedagogia Servico Social Servico Social Histria Histria Nome Cincias Econmicas Cincias Econmicas - N

Unidade Escola de Msica Escola de Msica Escola de Msica Escola de Msica Escola de Msica Escola de Msica Escola de Msica Escola de Msica Escola de Msica Escola de Msica Escola de Msica Escola de Msica Escola de Msica Escola de Msica Faculdade de Letras Faculdade de Letras Faculdade de Letras Faculdade de Letras Faculdade de Letras Faculdade de Letras Faculdade de Letras Faculdade de Letras Faculdade de Letras Faculdade de Letras Faculdade de Letras Faculdade de Letras Faculdade de Letras Faculdade de Letras Faculdade de Letras Faculdade de Letras Faculdade de Letras IFCS IFCS IFCS IFCS Escola de Comunicao Escola de Comunicao Escola de Comunicao Faculdade de Educao Faculdade de Educao Faculdade de Educao Escola de Servio Social Escola de Servio Social Instituto de Histria Instituto de Histria Unidade Instituto de Economia IE/CCJE Instituto de Economia IE/CCJE

Turno Integral Integral Integral Integral Integral Integral Integral Integral Integral Integral Integral Integral Integral Integral Integral Integral Integral Integral Integral Integral Integral Integral Integral Integral Integral Integral Integral Integral Integral Noite Integral Integral Integral Integral Noite Noite Tarde I* Manha Noite Tarde Manha Noite Integral Noite Turno Integral Noite

Centro / Localizao CLA CLA CLA CLA CLA CLA CLA CLA CLA CLA CLA CLA CLA CLA CLA CLA CLA CLA CLA CLA CLA CLA CLA CLA CLA CLA CLA CLA CLA CLA CLA CFCH CFCH CFCH CFCH CFCH CFCH CFCH CFCH CFCH CFCH CFCH CFCH CFCH CFCH Centro / Localizao CCJE CCJE

Transf. Externa

Iseno

4 1 1 2 1 1 2 3 1 0 1 1 1 10 2 1 1 4 1 7 2 1 5 3 1 5 4 8 5 2 6 10 2 1 8 1 1 3 5 2 5 10 10 12 12
Transf. Externa

2 2 1 2 1 1 2 2 2 1 1 1 1 5 5 0 0 1 0 5 0 0 4 4 0 4 3 9 1 2 4 5 5 5 6 0 1 1 1 1 1 2 3 7 6
Iseno

15 8

3 1 10

Administrao Cincias Contbeis Cincias Contbeis - Cid Univ Biblioteconomia e Gesto de Unid Informao Biblioteconomia Gesto Unid Inform - Cid Univ Gesto Pblica Desenv Econmico e Social Fisioterapia Fonoaudiologia Terapia Ocupacional Odontologia Farmcia Farmcia - N Enfermagem e Obstetrcia Cincias Biolgicas - Modalidade Mdica Cincias Biolgicas: Biofsica Cincias Biolgicas: Microbiol e Imunologia Nutrio Gastronomia Educao Fsica Educao Fsica Licenciatura em Educao Fsica Dana Teoria da Dana Licenciatura em Dana Licenciatura em Cincias Biolgicas Cincias Biolgicas - Biologia Marinha Cincias Biolgicas - Ecologia Cincias Biolgicas - Gentica Cincias Biolgicas - Zoologia Cincias Biolgicas - Biologia Vegetal Sade Coletiva Engenharia (Bsico) Engenharia Civil Nome Engenharia Mecnica Engenharia Metalrgica Engenharia de Produo Engenharia de Materiais

Faculdade de Administrao e Cincias Contbeis/CCJE Faculdade de Administrao e Cincias Contbeis/CCJE Faculdade de Administrao e Cincias Contbeis/CCJE Faculdade de Administrao e Cincias Contbeis/CCJE Faculdade de Administrao e Cincias Contbeis/CCJE FACC / FND / IE / IPPUR / NEI Faculdade de Medicina Faculdade de Medicina Faculdade de Medicina Faculdade de Odontologia Faculdade de Farmcia Faculdade de Farmcia Escola de Enfermagem Instituto de Cincias Biomdicas Instituto de Biofsica Carlos Chagas Filho Instituto de Microbiologia Instituto de Nutrio Instituto de Nutrio Escola de Educao Fsica e Desportos Escola de Educao Fsica e Desportos Escola de Educao Fsica e Desportos Escola de Educao Fsica e Desportos Escola de Educao Fsica e Desportos Escola de Educao Fsica e Desportos Instituto de Biologia Instituto de Biologia Instituto de Biologia Instituto de Biologia Instituto de Biologia Instituto de Biologia Instituto de Estudos de Sade Coletiva Escola Politcnica Escola Politcnica Unidade Escola Politcnica Escola Politcnica Escola Politcnica Escola Politcnica

I* I* I* Tarde I* Noite Integral Integral Integral Integral Integral Noite Integral Integral Integral Integral Integral Integral Integral Noite Integral Noite Noite Noite Noite Integral Integral Integral Integral Integral Integral Integral Integral Turno Integral Integral Integral Integral

CCJE CCJE CCJE CCJE CCJE Multiunidades CCS CCS CCS CCS CCS CCS CCS CCS CCS CCS CCS CCS CCS CCS CCS CCS CCS CCS CCS CCS CCS CCS CCS CCS CCS CT CT Centro / Localizao CT CT CT CT

10 8 1 3 1 6 2 6 2 1 7 6 6 9 5 2 8 1 4 2 8 6 6 4 0 0 0 0 0 2 3 10 7
Transf. Externa

6 3 0 3 1 1 0 1 1 1 5 5 4 5 2 1 2 0 13 7 4 2 2 2 5 5 2 5 3 5 7 0 3
Iseno

7 6 3 4

2 3 2 1 11

Engenharia Eletrnica e de Computao Engenharia Ambiental Engenharia Eltrica Engenharia Naval e Ocenica Engenharia Nuclear Engenharia de Computao e Informao Engenharia de Controle e Automao Engenharia de Petrleo Engenharia Qumica Qumica Industrial Engenharia de Alimentos Engenharia de Bioprocessos Engenharia Qumica - N Qumica Industrial - N Licenciatura em Cincias Biolgicas - M Bacharelado em Qumica - M Licenciatura em Qumica - M Farmcia - M Enfermagem e Obstetrcia - M Nutrio - M Engenharia (Ncleo Comum) - M Nanotecnologia - X Cincias Biolgicas: Biotecnologia - X Relaes Internacionais Nanotecnologia Defesa e Gesto Estratgica Internacional

Escola Politcnica Escola Politcnica Escola Politcnica Escola Politcnica Escola Politcnica Escola Politcnica Escola Politcnica Escola Politcnica Escola de Qumica Escola de Qumica Escola de Qumica Escola de Qumica Escola de Qumica Escola de Qumica Colegiado de Ensino de Graduao Maca Colegiado de Ensino de Graduao Maca Colegiado de Ensino de Graduao Maca Colegiado de Ensino de Graduao Maca Colegiado de Ensino de Graduao Maca Colegiado de Ensino de Graduao Maca Colegiado de Ensino de Graduao Maca Colegiado de Ensino de Graduao Colegiado de Ensino de Graduao IFCS / NEPP-DH / FND / IE / NEI / FL IF / POLI / IMA / IBCCF NEI / COPPEAD / IESC

Integral Integral Integral Integral Integral Integral Integral Integral Integral Integral Integral Integral Noite Noite I* Noite I* I Integral Integral Integral Integral Integral Noite Integral Noite

CT CT CT CT CT CT CT CT CT CT CT CT CT CT Polo Maca Polo Maca Polo Maca Polo Maca Polo Maca Polo Maca Polo Maca Xerem Xerem Multiunidades Multiunidades Multiunidades

6 2 10 2 1 2 2 2 2 9 7 6 1 2 6 1 10 13 16 24 10 4 2 6 5 4

2 1 5 0 1 0 0 2 2 7 5 6 0 1 3 1 10 8 1 8 7 0 2 5 2 5

*: As vagas de Transferncia Externa para o curso de Nutrio em Maca (curso em implementao) so distribudas igualmente entre os segundo, terceiro, quarto e quinto perodos (5 vagas em cada).

12

ANEXO II CALENDRIO
EVENTO Inscries PERODO das 10 h do dia 16/01/2013 at as 16horas do dia 24/01/2013, no endereo eletrnico www.acessograduacao.ufrj.br

Entrega da documentao nos locais de 16/01/2013 at 25/01/2013 previstos no Anexo III para o curso pleiteado Anlise das inscries Coordenadores de Curso por parte dos de 16/01/2013 at 30/01/2013

Divulgao da homologao das inscries e 31/01/2013 divulgao dos locais de prova Recurso para candidatos com inscrio no de 01/02/2013 exclusivamente na homologada inscrio. Resultado dos recursos homologao das inscries Realizao da Prova Processo Seletivo de relativos Redao 07/02/2013 do Dia 20/02/2013 as 09 horas 20, 21 e 22 de fevereiro de 2013 05/03/2013 no endereo www.acessograduacao.ufrj.br eletrnico at pgina 04/02/2013, eletrnica da

Realizao da Prova Especfica Divulgao do resultado da prova de Redao Divulgao do resultado da Etapa Especfica

05/03/2013, no endereo eletrnico www.acessograduacao.ufrj.br Solicitao de vista e interposio de recursos Dias 06 e 07 de maro de 2013 a solicitao dever ser feita por escrito na da prova de Redao Diviso de Registro de Estudantes - DRE, localizada na Av.Athos da Silveira Ramos, 274- -Ilha do Fundo, Cidade Universitria, Prdio do CCMN,Rio de Janeiro, RJ. Solicitao de vista e interposio de recursos Dias 06 e 07 de maro de 2013 da(s) prova(s) da Etapa Especfica nos locais previstos no Anexo III para o curso pleiteado Resultado dos recursos e Resultado Final 13/03/2013 Informaes sobre data, horrios e locais dos 13/03/2013 procedimentos de matrcula e inscrio em disciplinas no endereo eletrnico WWW.acessograduacao.ufrj.br

13

ANEXO III LOCAIS E HORRIOS DE ENTREGA DE DOCUMENTAO


Centro Endereo Av.HorciodeMacedo,2030EdifciodoCentro deTecnologia,BlocoE,Sala202Secretaria EscoladeQumica(EngenhariaQumica, AcadmicadeGraduaoHorrio:10s15h. EngenhariadeBioprocessos,Engenharia CidadeUniversitriaCEP21941909Riode deAlimentos,QumicaIndustrial) Janeiro/RJ CT Av.AthosdaSilveiraRamosEdifciodoCT, BlocoA/2AndarSeodeEnsinodaEscola EscolaPolitcnica(demaisEngenharias) Politcnica Centro InstanciaAcadmicaResponsvel(Curso) Endereo LadeiradoPedroAntonio,43BairroSade Horrio:13s20hTel.(21)22630685CEP ObservatriodoValongo(Astronomia) 20080090RiodeJaneiro. RuaAthosdaSilveiraRamosEdificiodoCT, BlocoA3andarSala328Secretariade EnsinoHorrio9s16hTel.(21)25627270, InstitutodeFsica(Fsica,FsicaMdicae 25627273CEP21945970Cidade LicenciaturaemFsica) UniversitriaRJ RuaAthosdaSilveiraRamosEdificiodoCT, InstitutodeMatemtica(Matemtica, BlocoCSalaC103SecretariaAcadmica MatemticaAplicada,Licenciaturaem Horrio:9s17hTel.(21)25627036CEP Matemtica,Estatstica,CinciasAtuariais, 21945970RJCidadeUniversitriaRJ CinciadaComputao) CCMN RuaAthosdaSilveiraRamos,EdifciodoCT, BlocoACEP21945970Sala524A InstitutodeQumica(Qumica,Licenciatura SecretariaAcadmicaHorria:10s17hTel. emQumica) (21)25627001CidadeUniversitriaRJ RuaAthosdaSilveiraRamos,PrdiodoCCMN, 274BlocoFSala026SecretariaAcadmicade InstitutodeGeocincias(Geografia, GraduaoHorrios:10s12h;14s16hedas LicenciaturaemGeografia,Geologia, 18s20hCidadeUniversitriaRJ Meteorologia) Av.AthosdaSilveiraRamos274CEP21945970 PrdiodoCCMNBlocoD(Trreo)Seode CinciasMatemticasedaTerra(Curso EnsinodoCCMNDecaniadoCCMNHorrio Multiunidades 10s16hCidadeUniversitriaRJ PrdiodoIFCSSecretariaAcadmicaLargodo IFCS(CinciasSociais,Licenciaturaem SoFranciscodePaula,1CentroTel.(21)2224 CFCH CinciasSociais) 8125Horrio:10s16h
14

InstanciaAcadmicaResponsvel(Curso)

Centro

Centro

CCS

Endereo PrdiodoIFCSSecretariaAcadmicaSala310 LargodoSoFranciscodePaula,1Tel.(21) IFCS(Filosofia,LicenciaturaemFilosofia) 22248125Horrio10hs16h. PrdiodoIFCSLargodoSoFranciscodePaula, 01DireoAdjuntadeGraduaoeExtenso InstitutodeHistria(Histria,Licenciatura CEP20051070Sala231Horrio9s15hTel. emHistria) (21)22210034Ramal162 Av.Pasteur,250SecretariaAcadmicade GraduaoSala8Horrio9s13;16:30s EscoladeServioSocial(ServioSocial) 21:30hPraiaVermelha22.290240RJTel. (21)38735432 EscoladeComunicao(Comunicao Social,ComunicaoSocialJornalismo, Av.Pasteur250,FundosServiodeApoioao ComunicaoSocialRadialismo, Estudante(SAE)Sala135Horrio:10s16h. ComunicaoSocialPublicidadee Tel.(21)38735066CEP22.290240Praia Propaganda,ComunicaoSocial VermelhaRJ. ProduoEditorial,ArtesCnicasDireo Teatral) FaculdadedeEducaoAv.Pasteur,250 fundossala229PraiaVermelhaRJ. FaculdadedeEducao(Pedagogia) Horrio:10hs18h Av.Pasteur250PraiaVermelhaCEP22.290 240SecretariadoCursodeGraduao3andar RelaesInternacionais AnexoCFCHSala22Horrio:15hs20h.Tel.: (CursoMultiunidadesCFCH/CCJE) 38735176 Endereo InstanciaAcadmicaResponsvel(Curso) PrdiodoCCSSecretariaAcadmicadeEnsino deGraduaoBlocoASala44Tel.(21)2562 InstitutodeBiologia(CinciasBiolgicas, 6332Horrio:9s18h. LicenciaturaemCinciasBiolgicas) PrdiodoCCS,BlocoK2andarSala40 CoordenaodoCursoHorrio10s14h.Tel. EscoladeEnfermagemAnaNery (21)25601461e25606687Cidade (EnfermagemeObstetrcia) UniversitriaRJ Av.CarlosChagasFilho,373Secretaria AcadmicaHorrio9s14h.CEP21.949900 CidadeUniversitriaSalaG1002Tel.(21) IBCCF(CinciasBiolgicas:Biofsica) 25626524RJ Av.CarlosChagasFilho,373BlocoK2andar InstitutodeCinciasBiomdicas(Cincias SalaK2027Tel.(21)25626674Horrio8s 11:30CidadeUniversitriaRJ Biolgicas:ModalidadeMdica) EscoladeEducaoFsicaeDesporto Av.CarlosChagasFilho,540Departamentode
15

InstanciaAcadmicaResponsvel(Curso)

Centro

InstanciaAcadmicaResponsvel(Curso) Endereo (EducaoFsica,Dana,Licenciaturaem ArteCorporalSaladoCursodeDana.Horrio Dana,TeoriadaDana) 14s21hCEP21941599CidadeUniversitria

LicenciaturaemEducao Fsica

Av.CarlosChagasFilho,540,Sala231,Escolade EducaoFsica. Av.CarlosChagasFilho,373PrdiodoCCS BlocoK1andarSalas13e15Secretariade GraduaoHorrios:seg,ter.quin,sex:10s20; quartafeira13s20hTel.(21)25626444CEP 21944580CidadeUniversitriaRJ Av.CarlosChagasFilho,373PrdiodoCCS BlocoKsala38CoordenaodeGraduao Horrio:desegundaquinta,de10s15h CidadeUniversitriaRJ RuaCarlosChagasFilho,373BlocoISala01 SecretariadeGraduaoHorrio8s14hTel. (21)25626734CEP21941000Cidade UniversitriaRJ Av.HorcioMacedo,s/nsala9prximo PrefeituraUniversitriaPraaJorgeMachado MoreiraHorrio:10s14Cidade Universitria Av.CarlosChagasFilho,373Secretaria AcadmicaHorrio9s14h.CEP21.949900 CidadeUniversitriaSalaG1002Tel.(21) 25626524RJ

FaculdadedeFarmcia(Farmcia)

InstitutodeNutrio(Nutrio, Gastronomia)

IMPPG(CinciasBiolgicas:Microbiologia eImunologia)

InstitutodeEstudosdeSadeColetiva (SadeColetiva)

Nanotecnologia (MultiunidadesCCS/CT/CCMN)

Centro InstanciaAcadmicaResponsvel(Curso) Endereo BiblioteconomiaeGestodeUnidadede InformaoAv.Pasteur,250Fundosanexo FACC(Administrao,Biblioteconomiae doCCJESala246CongregaoHorrio:10s GestodeUnidadesdeInformao, 12hTel.(21)38735218CEP22290240Praia CinciasContbeis) Vermelha Av.Pasteur250CEP22.290240Praia CCJE VermelhaRJTel.(21)38735254Secretaria InstitutodeEconomia(Cincias AcadmicadeGraduaoHorrio9s19h. Econmicas) PrdiodaReitoriaAv.PedroCalmon,550Sala GestoPblicaparaoDesenvolvimento 530Tel.(21)2598174125981826Horrio EconmicoeSocial(CursoMultiunidades) 10s18h.
16

Centro

CLA

Endereo FaculdadedeLetrasAv.HorrioMacedo,Bloco DefesaeGestoEstratgicaInternacional E,1AndarHorriodas14h18hCEP 21941590CidadeUniversitriaRJ (CursoMultiunidades) EscoladeBelasArtes(ArtesCnicas Cenografia,ArtesCnicasIndumentria, Av.PedroCalmon,500PrdiodaReitoria7 ArtesVisuaisEscultura,Composiode andarSala720Tel.(21)25621652Horrio:9 Interior,ComposioPaisagstica, s13hCEP21.944596CidadeUniversitria ConservaoeRestaurao,Comunicao RJ. VisualDesign,DesenhoIndustrial,Gravura, HistriadaArte,Pintura) RuadoPasseio,98CentroCEP20021290RJ SecretariaAcadmicadeGraduaoHorrio EscoladeMsica(MsicaeLicenciatura 10s16hTel.(21)22401391 emMsica) Av.PedroCalmon,500PrdiodaReitoria TrreoSecretariaAcadmicaHorrio10s FaculdadedeArquiteturaeUrbanismo 15hTel.(21)25621890CEP21.941909 (ArquiteturaeUrbanismo) CidadeUniversitriaRJ Av.HorrioMacedo,PrdiodaFLSalaD114 FaculdadedeLetras(todasashabilitaes Horrioapartirdas10hTel.(21)25989784 emLetras) CEP21941590CidadeUniversitriaRJ Endereo RuaAloisiodaSilvaGomes,50Granjados CavaleirosCEP27930560MacaTel.(22) 27962563Horri8o10s15h RuaAloisiodaSilvaGomes,50Granjados CavaleirosCEP27930560MacaSecretaria AcadmicadaUFRJTel.(22)27962539 Horrio:10s13hedas14s16h RuaAloisiodaSilvaGomes,50Granjados CavalheirosCEP27930560Secretaria AcadmicaTel.(22)27962539Horrio:10s 13e14s16h RuaAloisiodaSilvaGomes,50Granjados CavalheirosCEP27930560Secretaria AcadmicaTel.(22)27962563Horrio:9s 17h RuaAloisiodaSilvaGomes,50Granjados CavalheirosCEP27930560Secretaria AcadmicaTel.(22)27962563Horrio:9s 17h RuaAloisiodaSilvaGomes,50Granjados
17

InstanciaAcadmicaResponsvel(Curso)

CursosdoCampusMaca NutrioMaca

EngenhariaMaca

EnfermagemeObstetriciaMaca

LicenciaturaemCinciasBiolgicas Maca

FarmciaMaca

QumicaMaca

Centro

InstanciaAcadmicaResponsvel(Curso)

Endereo CavalheirosCEP27930560Secretaria AcadmicaTel.(22)27962563Horrio:9s 17h Endereo EstradadeXerm,27ComplexoEsportivo TamoioXermRJTel:(21)26796441 EstradadeXerm,27ComplexoEsportivo TamoioXermRJTel:(21)26796441 EstradadeXerm,27ComplexoEsportivo TamoioXermRJTel:(21)26796441

InstanciaAcadmicaResponsvel(CursosdoPolo Xerm) CinciasBiolgicas:BiotecnologiaXerm NanotecnologiaXerm CinciasBiolgicas:BiofsicaXerm

18

You might also like