You are on page 1of 32

Esquentadores de gua elctricos

2008 / 2009

a soluo inovadora para gua quente

Fabricado na Alemanha

Os esquentadores de gua instantneos so, hoje em dia, muito eficientes Produtos de qualidade de um lder no mercado alemo
A Clage tem uma tradio de 50 anos, especializada na pesquisa, desenvolvimento, produo e distribuio mundial de esquentadores elctricos para aquecimento instantneo de gua. A nossa equipa de especialistas tem como objectivo o constante desenvolvimento de produtos de qualidade superior bem como a pesquisa de melhorias nos consumos energticos para uma melhor eficincia ecolgica. Como resultado de to excepcionais nveis de qualidade, os produtos Clage obtiveram vrios prmios e so reconhecidos, hoje em dia, a nvel mundial, pelo seu desempenho e pelo seu design atractivo. Uma vez que os recursos naturais se tornam cada vez mais escassos, levando ao aumento de preos da energia e tornando os consumidores cada vez mais exigentes na busca de melhores solues, h maior necessidade de novas respostas e conceitos compatveis com requisitos ecolgicos. Ao contrrio de um sistema de fornecimento de gua quente centralizado, os esquentadores elctricos de aquecimento instantneo s aquecem a gua, quando h necessidade, directamente para a torneira. Este facto elimina a perda de calor e de energia, devido ao armazenamento prolongado, s longas canalizaes e circulao complexa. Estas so algumas das razes pelas quais o custo de gua quente de um esquentador elctrico instantneo to baixo. Este sistema poupa tambm gua potvel preciosa, que com um sistema centralizado seria enviada para o esgoto sem ter sido utilizada. Comparado com uma instalao sanitria com 10 metros de comprimentos poupa-se cerca de 3,2 litros, cada vez que se utiliza a gua quente. A contagem precisa atravs do contador de electricidade outra das vantagens para os proprietrios das casas, sem custos adicionais a serem contrados pela energia auxiliar, sem contagem extra nem facturao extra.

Custos de gua quente por m3 ao ano

Os esquentadores elctricos so mais econmicos!


Comparado com o sistema centralizado, o fornecimento de gua quente descentralizado tem benefcios significativos. Estes benefcios resultam da preveno de perda de gua, do baixo investimento e da potencial poupana de energia que oferecem. O aumento da conscincia ambiental e a diminuio dos cada vez mais caros combustveis fsseis, so argumentos a favor da descentralizao no fornecimento de gua quente.

Eur 12,15 Electricidade, descentralizada

Eur 17,98 gasleo, sistema central

Eur 17,98 gs natural, sistema central

Custo anual de gua quente por m3 numa casa familiar (custo de investimento e funcionamento, excluindo gua fria). Potncia disponvel: 1200 kWh/a (famlia de 3 pessoas) Consumo de gua quente: aprox. 30.000 l/a = 30 m3/a (Fonte: HEA 2007, baseado nas condies Alems)

CLAGE GmbH Pirolweg 1-5 21337 Lueneburg Alemanha Tel: +49 (0) 4131 89 01 38 Fax: +40 (0) 4131 832 00 Alguns dos esquentadores referidos neste catlogo no esto disponveis em todos os pases, devido a restries tcnicas. Por favor contacte o seu importador nacional para obteno de mais detalhes. nossa poltica melhorar o aspecto e especificaes dos nossos produtos e reservamo-nos o direito de alterar detalhes sem aviso prvio. As comparaes feitas neste catlogo relativas poupana de energia foram baseadas em clculos da CLAGE. Fotografias pessoais pp. 5 e 17 Photodistic Todas as outras fotografias: CLAGE Marca registada; os termos CLAGE e ZIP so marcas registadas

Numa vista de olhos


Mini esquentadores elctricos instantneos para lavatrio Pgina 4

Esquentadores monofsicos com elementos tubulares

Pgina 10

Esquentadores elctricos instantneos trifsicos para lava-loua

Pgina 12

Alta tecnologia para um fornecimento de gua quente confortvel e econmico

Pgina 14

Esquentadores electrnicos instantneos trifsicos para casa de banho

Pgina 16

Esquentadores instantneos trifsicos para casa de banho e chuveiro

Pgina 18

Informaes tcnicas Informaes gerais para aquecimento de gua Recomendaes

Pgina 20

Pgina 26 Pgina 27

Referncias
3

Pgina 28

Mini esquentador de gua instantneo

M3: Schne Lsung zum Hndewaschen

Com o mini esquentador elctrico de gua instantneo, no s se poupa espao, como se pode economizar at 65 % dos custos (energia e gua) consumidos por um pequeno termoacomulador.

ideal para lavatrio


Os esquentadores elctricos de gua instantneos so a forma mais eficiente de fornecimento de gua quente ao lavatrio. A gua no pr-aquecida, mas sim aquecida instantaneamente ao circular pelo aparelho. Consequentemente no usada energia em standby e o esquentador economiza 65 % da energia de um pequeno termoacumulador. gua quente instantnea, com economia de custos A gua quente est sempre pronta a utilizar sem limites Sem consumo de energia em standby Poupa energia e gua potvel, reduzindo custos de funcionamento Fcil instalao num pequeno espao Esquentador e torneira disponveis num conjunto Regulador de jacto sempre includo Disponvel em diferentes verses (sada aberta, sada fechadal, electrnico e hidrulico) em quatro potncias de 3.5 kW a 6.5 kW (Ficha tcnica pgs. 20 e 21)
52.3 kWh aquecimento efectivo

Termoacumulador convencional 5 litros


98.5 kWh desperdcio calor

Consumo de energia (kWh / ano)

Mini esquentaesquentaq dor instantneo instantneo a

Srie Srie M ie
Ex. MDX 3 MDX

MH 3 Art. 14003

O conceito e o design atractivo deste esquentador elctrico de gua instantneo extremamente compacto foram distinguidos com o Prmio Ecology Design Award.

Os grandes depsitos estragam a esttica do local de utilizao e consomem uma grande quantidade de energia desnecessria

O mini esquentador elctrico de gua instantneo foi desenhado de forma optimizada para os requisitos do lavatrio

Faa a escolha certa!

MH hidrulico sada aberta: para torneiras especiais com by-pass CLAGE


O mini esquentador elctrico de gua instantneo de sada aberta pode ser instalado rpida e facilmente. Dado que o produto no est exposto presso da rede, requer uma torneira especial para esquentadores de sada aberta (s compatvel com misturadoras ou torneiras CLAGE). Os sistemas completos CLAGE so ideais (ver pginas 8 e 9) e recomendados para novas instalaes.
MH 3 Art. 14003

MDH hidrulico sada fechada: para torneiras misturadoras j existentes (normais)


Se tenciona instalar uma torneira convencional com o eficiente mini esquentador elctrico, o tipo MDH sada fechada a escolha certa. O conjunto de ligao (acessrio T e bichas flexveis) est includo na gama de produtos europeus, simplificando a instalao.

MDH 6 Art. 12006

MDX electrnico:
O MDX est equipado com um sistema de controlo electrnico. Este sistema regula o consumo de potncia, para evitar que a temperatura de sada exceda o estabelecido. Juntamente com o ajuste de caudal, o produto garante mxima economia e funcionalidade, mesmo a baixas presses de gua. A temperatura da sada (30 C 50 C, estabelecida de fbrica aproximadamente 38 C) e o caudal podem ser estabelecidos no aparelho. O MDX particularmente apropriado para lavatrios em que requerida temperatura limite e para instalaes com torneiras temporizadas, que no permitem a mistura de gua quente e fria. O funcionamento com gua pr-aquecida at 60 C possvel.
MDX 7 Art. 13007

Mini esquentadores de gua instant

Instalao superior M3 / SMB Art. 14103

Instalao inferior M3 / SNM Art. 14203

Torneiras CLAGE para mini esquentadores elctricos de sada aberta:


ENM Misturadora monocomando, ideal para todos os lavatrios Art. 04240 SNM Misturadora com dois manpulos como opo standard AEB / AEN Torneira de sensor com controlo electrnico, para uma lavagem de mos higinica, Com bateria, Art. 04250 Ligao corrente, Art. 04255

Art. 04200

neos com torneira

Instalao inferior M3 / ENM Art. 14243

Os nossos sistemas completos so a escolha perfeita: Esquentadores elctricos de gua instantneos com torneira numa s embalagem. Fcil instalao, funcionamento seguro e excelente investimento.

SKM Misturadora, com dois manpulos e bica giratria para lavaloua Art. 04210

EKA Misturadora monocomando para lava-loua, chuveiro retrctil e giratrio extra longo Art. 04230

EKM Misturadora monocomando para lava-loua com bica giratria extra longa Art. 04220

Esquentadores

CRX 9 Art.. 24209

CRX 69 esquentadores de gua instantneos electrnicos


Controlados electronicamente, equipados com um micro computador, que assegura a manuteno exacta da temperatura da gua Teclas e LED permitem a seleco precisa da temperatura. O aparelho apenas aquece o necessrio para alcanar a temperatura prestabelecida Funcionamento muito econmico Disponvel em trs potncias: 6.6 kW, 7.2 kW e 8.8 kW / 230 V (ficha tcnica pg. 22)

com elemento tubular


Estes compactos esquentadores elctricos de gua instantneos monofsicos oferecem uma gama abrangente e completa de aplicaes. So ideais para o fornecimento de gua a lavatrios e lava-louas, em reas em que os elementos tubulares de aquecimento so exigidos. O CRX9, com classificao de alta potncia, pode fornecer duas sadas, tais como chuveiro e lavatrio, em pequenas casas de banho. O aparelho funciona automaticamente, logo que a torneira seja aberta. A caixa compacta tem um design agradvel e ao mesmo tempo muito prtica: muito espao para ligaes elctricas, conexes de gua ocultas e um s parafuso de aperto central para a tampa do aparelho tornam a sua instalao muito fcil.

CRH 69 esquentadores hidrulicos


Aquecimento instantneo controlado hidraulicamente O aparelho liga automaticamente, quando ultrapassada a presso mnima de caudal necessrio, usando, assim, a potncia de aquecimento total A temperatura da gua pode ser influenciada, atravs da torneira, aumentando ou diminuindo o caudal Um sensor termosttico previne o sobreaquecimento Disponvel em duas potncias: 6.6 kW e 8.8 kW / 230 V (Ficha tcnica pg. 22)

CRH 6 Art. 24106

Instalao para fornecimento de gua quente a mais do que um ponto

CXH chuveiro, recomendado para aplicao do CRX num chuveiro

UCX O conjunto de tubagem para instalao por baixo do lavatrio liga directamente tubagem da instalao sanitria

11

Esquentadores de gua instantneos

compactos para lava-loua


Estes esquentadores foram especialmente desenhados para instalaes por baixo do lava-loua, em pases onde existe o fornecimento de energia trifsica. Com a sua potncia, fornecem instantaneamente gua quente suficiente para lavar a loua. Em comparao com os usuais termoacumuladores, a gua nunca arrefece. Alm disso, evitam o consumo de energia quando em standby e o desperdcio de espao ocupado por baixo do lava-loua.
CBH 11 Art. 25111

CBH 7..11 esquentadores elctricos hidrulicos


Esquentadores trifsicos, hidraulicamente controlados, para instalao por baixo do lava-loua Pouco volumoso, compacto, mais espao livre de armazenamento por baixo do lava-loua Fcil instalao directamente torneira Dispositivo de circuito elctrico prioritrio, com segundo bloco de terminais, fcil de ligar a uma fonte de alimentao trifsica utilitria (ex.: fogo elctrico), desde que esta funcione a 400 V Disponvel em duas potncias: 6.9 kW e 11 kW / 400 V (Ficha tcnica pg. 23)

CBX 11..13-U esquentadores electrnicos


Esquentadores de gua instantneos trifsicos controlados electronicamente, para instalao por baixo do lava-loua O sistema electrnico mantm uma temperatura constante e um consumo mais econmico de energia Teclas de toque e visor LED para seleco de temperaturas entre 35 C e 55 C Tamanho pequeno, compacto, de modo a obter mais espao livre de armazenamento por baixo do lava-loua Disponvel em duas potncias: 11 kW e 13.5 kW / 400 V (Ficha tcnica pg. 23)
Termoacumulador convencional

Esquent tador de gua instantneo comp compacto

Esquent tador de gua instantneo compacto

CBX 13-U Art. 25313

Comparao do consumo de energia

13

Alta tecnologia para fornecimento de


Esquentadores de gua instantneos para uma fonte de energia trifsica
Ter gua quente corrente, sempre que necessrio, uma caracterstica da vida moderna no entanto, no estamos todos satisfeitos, de igual modo, com o fornecimento de gua quente! Longas esperas, desagradveis flutuaes da temperatura e caudais, bem como os altos custos da energia, podem diminuir consideravelmente o prazer de ter gua quente. aqui que entra em aco a alta tecnologia, na sua forma mais atractiva: a nova gama de esquentadores elctrnicos de gua instantneos destaca-se atravs do seu design atractivo e sofisticada tecnologia. Controlo electrnico inteligente, fcil utilizao e modo de funcionamento em poupana de energia, tudo contribui para o puro prazer de ter gua quente. gua quente imediata e constante, sempre que o deseje, temperatura exacta pretendida. O aparelho s aquece a quantidade de gua realmente necessria A gua s aquecida at temperatura desejada no se torna necessrio juntar gua fria para temperar. Poupa a valiosa gua potvel, minimizando, por isso, os custos de funcionamento Para instalaes que forneam gua quente em simultneo a vrios pontos Apropriado para gua pr-aquecida, por exemplo, em combinao com o sistema de energia solar Esta srie compreende trs tipos de modelos diferentes: o modelo de alta tecnologia DSX, passando pelo modelo de luxo DEX e o bsico DBX. Excelentes perspectivas de futuro para gua quente mais conveniente.

DSX SERVOTRONIC MPS

DEX ELECTRONIC MPS

DBX BASITRONIC

14

gua quente

15

Esquentadores de gua instantneos

Prmio Internacional:

DSX SERVOTRONIC MPS Art. 34327

para casas de banho


A CLAGE fornece uma gama completa de esquentadores elctricos de gua instantneos para cada nvel de conforto desejado. O novo modelo de alta tecnologia o DSX SERVOTRONIC MPS. Com este aparelho, os engenheiros Alemes da CLAGE desenvolveram o aparelho ideal para fornecimento de gua quente com o mximo de conforto e eficincia.

DSX SERVOTRONIC MPS Esquentador de gua instantneo completamente electrnico


Temperaturas de sada precisas entre 20 C e 60 C, em qualquer altura, devido ao uso do TWIN TEMPERATURE Control TTC e do controlo dinmico de caudal SERVOTRONIC Visor multifunes de fcil utilizao, para programar e memorizar as temperaturas preferidas, com luz de fundo do visor dependente da temperatura seleccionada, monitor de energia e vrias mensagens de funcionamento Quatro teclas selectoras de temperatura com smbolos, para facilitar a sua utilizao Design atractivo e muito elegante Sistema de aquecimento por resistncia IES garante mxima eficincia Sistema de segurana electrnico, com termstato de temperatura e presso Compatvel com sistemas de aquecimento solar Fcil instalao com possibilidade de vrias ligaes Disponvel com controlo remoto opcional Sistema de Mltiplas Potncias MPS: Potncia 27 kW / 400 V pode ser limitada a 24, 21 ou 18 kW ao instalar o aparelho (Ficha tcnica pg. 25)

Inspiring: DSX-multifunctional display

Visor com texto de fcil compreenso e iluminao colorida Acabaram-se os cdigos incompreensveis. Texto de fcil entendimento, com iluminao do fundo colorida, de acordo com a temperatura escolhida (desde azul = frio a vermelho = quente). Monitor de energia O monitor mostra precisamente a forma econmica como este esquentador electrnico instantneo funciona. Informao detalhada Para todos aqueles que gostam de detalhes tcnicos: atravs das teclas, o monitor mostra diferentes informaes sobre o funcionamento, por exemplo, temperatura de entrada da gua fria, caudal e consumo de energia elctrica.

Quatro teclas programveis Tecla de servio Tecla de programao

Escolha temperatura Menu seleco

17

Esquentadores de gua instantneos


Em alternativa ao modelo de alta tecnologia DSX descrito na pgina anterior, foram estudados e concebidos trs modelos: os esquentadores elctricos de gua instantneos DEX e DBX, com equipamento reduzido, fornecem facilidades electrnicas a um preo atractivo. O DB, hidraulicamente controlado, a soluo convencional standard.

DEX ELECTRONIC MPS esquentadores electrnicos


Temperaturas de sada exactas, at capacidade do aparelho, devido ao uso do TWIN TEMPERATURE Control TTC, Painel de controlo com grande visor LCD para temperaturas de sada, entre os 20 C e 60 C Dois botes de programao para o estabelecimento de valores individuais, activao da temperatura limite, para proteco das crianas, bem como indicao do funcionamento e menu de servio Compatvel com sistemas de aquecimento solar Fcil instalao com vrias possibilidades de ligao Mdulo de controlo remoto opcional Sistema de Mltiplas Potncias: Potncia 27 kW / 400 V pode ser limitada a 24, 21 ou 18 kW ao instalar o aparelho (Fica tcnica pg. 25)

DEX Art. 34227

DBX BASITRONIC esquentadores electrnicos de gua instantneos


A potncia automaticamente ajustada ao caudal mdio e temperatura de entrada Temperatura estabelecida de fbrica de 50 C, sendo ajustvel internamente entre 30 C e 60 C Sistema electrnico de segurana com controlo de temperatura e presso Fcil instalao, com possibilidade de vrias ligaes Disponvel em quatro potncias desde 18 kW a 27 kW / 400 V (Ficha tcnica pg. 24)

DB 13..24 Esquentadores de gua instantneos hidrulicos


O aparelho utiliza automaticamente a potncia total de aquecimento Programa econmico para reduo da potncia de sada at 66 % da taxa de potncia nominal, regulado atravs do boto frontal Sistema de instalao fcil e flexvel Disponvel em quatro potncias de 13 kW a 24 kW / 400 V (Ficha tcnica pg. 24)

DBX 24 Art. 34124

DB 24 Art. 31124

18

para casas de banho


Se no for possvel a instalao dos nossos esquentadores de gua instantneos de alta tecnologia, com potncia desde 18 a 27 kW, o esquentador de gua instantneo compacto CBX 13 pode ser uma alternativa para pequenas casas de banho.

CBX 13 Art. 25213

CBX 11..13 Esquentadores electrnicos de gua instantneos


Esquentador de gua instantneo trifsico, controlado electronicamente A componente electrnica mantm uma temperatura constante e um consumo econmico de energia Teclas e visor LED para seleco de temperatura entre 35 C e 55 C Tamanho pequeno e compacto, para fcil instalao em pequenas casas de banho Disponveis em duas potncias 11 kW e 13.5 kW / 400V (trifsico) (Ficha tcnica pg. 23)

M6/BGS mini chuveiro para instalaes com limitaes no fornecimento de energia


Este mini esquentador elctrico para chuveiro oferece um duche de gua quente, a qualquer hora, mesmo que tenha apenas uma fonte de energia monofsica (220 V) Com requisitos econmicos e de conforto elevado: numa casa de vero, num sto ou numa cave, esquentador elctrico completo com jogo de chuveiro, uma soluo prtica Disponvel em trs potncias 4.4 kW ou 5.7 kW / 230 V monofsico ou 6.5 kW / 400 W bifsico (Ficha tcnica pg. 21)
M6/BGS Art. 14306

19

Informaes Tcnicas
MDX 37 kW (presso normal) Mini esquentadores electrnicos de gua instantneos

Modelo
N artigo Aplicao Tipo de instalao Dimenses Ligaes ao sistema de gua Aumento mximo da temperatura potncia e caudal nominal Lavatrio Lava-loua inferior (ligaes no topo) altura x largura x profundidade cm ligaes de roscas 2.0 l/min 2.5 l/min 3.3 l/min 3.7 l/min l/min approx. l/min

MDX 3
13003

MDX 4
13004 /1 (10)

MDX 6
13006 /1 (10)

MDX 7
13007 /1 (10)

Para fornecimento de um ponto presso nominal MPa (bar) /1 (10)

No esquecer o regulador de jacto!


S os mini esquentadores Clage so fornecidos com o regulador de jacto que optimiza o jacto de gua, para a potncia nominal do aparelho. Para assegurar o funcionamento ptimo do esquentador, o regulador de jacto deve ser inserido no perlator. CSM regulador de jacto Para aparelhos com potncia inferior a 5 kW CSP regulador de jacto

13.2 x 18.7 x 8.0 G 3/8 25 K 20 K1) 15 K1) 14 K1)


1)

G 3/8 31 K 25 K1) 19 K1) 17 K1)


1)

G 3/8 41 K 33 K1) 25 K1) 22 K1)


1)

G 3/8 46 K1) 37 K1) 28 K1) 25 K1) 3.7 1.5 / 1.3

Caudal de gua quente @ t = 25 K2) Activao sensor de caudal p/ aquecimento Equipamento

2.0 1.2 / 1.0

2.5 1.5 / 1.3

3.3 1.5 / 1.3

regulador de jacto especial 30 50 C / 1300 3.5 1/N/PE~230 15 1.5 /IP24 30 50 C / 1000 4.4
4)

sistema de controlo electrnico com sensor de temperatura e caudal


temperatura seleccionvel internamente (estabelecido de fbrica aprox. 38 C)

30 50 C / 1000 5.7
4)

30 50 C / 1300 6.54) 2/PE~400 2 x 16 2.5 /IP24

Para aparelhos com potncia superior de 5 kW

sistema de resistncias IES / cm3) cartucho de aquecimento substituvel cabos elctricos e acessrio T com bichas

c ompatvel com painis solares (temperatura de entrada < 60 C) Informao elctrica potncia nominal kW voltagem V taxa de potncia A dimetro mnimo do cabo em mm2 Aprovao VDE / Classe de proteco
sim

1/N/PE~230 19 2.5 /IP24

1/N/PE~230 25 2.5 /IP24

CSM

CSP

1) Aumento da temperatura (Kelvin) + temperatura gua fria (C) = temperatura mxima gua quente (C) 50 C 2) Aumento temperatura, por exemplo, de 15 a 40 C

3) Resistncia mnima admissvel da gua a 15 C

4) As regulaes variam de acordo com a autoridade que fornece electricidade. Deve ser ligado apenas por um electricista qualificado.

Instalao de sada aberta (MH)


Estes esquentadores podem ser montados rpida e facilmente, numa instalao de baixa presso e so particularmente fiveis. Para prevenir a pressurizao do artigo, deve ser utilizada uma torneira especial de sada aberta (ver pgs. 8 e 9). Recomenda-se para todas as novas instalaes.

Instalao de sada fechada (MD)


Os mini esquentadores MDH e MDX podem tambm ser instalados em redes de sada fechada. O jogo de ligao fornecido com o artigo (acessrio T e bichas) simplifica o encaixe nas torneiras de circuito fechado j existentes.

20

Monofsicos Mini esquentadores elctricos de gua instantneos hidrulicos MH 3 7 kW (baixa presso) MDH 3 7 kW (presso normal)

Modelo
Conjuntos completos com misturadora monocomando com misturadora de dois manpulos sada aberta sada fechada Lavatrio Lava-loua inferior superior Dimenses altura x largura x profundidade cm ligaes de rosca
2)

MH 3

MH 4

MH 6

MH 7

MDH 3

MDH 4

MDH 6

MDH 7

M3/SNM M3/SMB 14003 MH 3-O

M4/SNM M4/SMB 14004 MH 4-O 14006 MH 6-O M7/SMB 14007 MH 7-O 13.2 x 18.7 x 8.0 G 3/8 3.7 2.4 / 2.0 G 3/8 2.0 1.6 / 1.2 G 3/8 2.5 1.8 / 1.4 G 3/8 3.3 2.1 / 1.7 G 3 / 8 3.7 2.4 / 2.0 12003 12004 12006 12007

com torneira especial montagem por cima lava-loua N artigo do aparelho sem acessrio Para fornecimento simples Aplicao Tipo de instalao

13.2 x 18.7 x 8.0 G 3/8 2.0 1.6 / 1.2 G 3/8 2.5 1.8 / 1.4 G 3/8 3.3 2.1 / 1.7

Ligaes ao sistema de gua Caudal de gua quente @ t = 25 K

l / min

Activao sensor de caudal p/ aquecimento ca. l / min Equipamento regulador de jacto especial

sistema de resistncias IES / cm1) cartucho de aquecimento substituvel cabos elctricos acessrio T com bichas potncia nominal kW voltagem V taxa de potncia A dimetro mnimo do cabo mm2

/ 800 3.5 1/N/PE~230 15 1.5

/ 800 4.4
3)

/ 800 5.7
3)

/ 800 6.5
3)

/ 800 3.5 1/N/PE~230 15 1.5

/ 800 4.4
3)

/ 800 5.7
3)

/ 800 6.53) 2/PE~400 2 x 16 2.5 / IP24

Informao elctrica

1/N/PE~230 19 2.5

1/N/PE~230 25 2.5

2/PE~400 2 x 16 2.5

1/N/PE~230 19 2.5 /IP24

1/N/PE~230 25 2.5 /IP24

Aprovao VDE / Classe de proteco


sim 1) Resistncia mnima admissvel da gua a 15 C

/IP24
4)

/IP24
4)

/IP24
4)

/IP24

4)

/IP24

2) Aumento temperatura por exemplo, de 15 a 40 C

3) Resistncia mnima admissvel. As regulaes variam de acordo com a autoridade que fornece electricidade.

4) Unidade instalao inferior: Classe de proteco IP25

Sistemas completos com torneiras de baixa presso


Unidades para instalao inferior com torneira monocomando
M3/ENM as mesmas informaes tcnicas que o MH 3, ficha ligao corrente

Unidades para instalao inferior com torneira misturadora


M3/SNM as mesmas informaes tcnicas que o MH 3, ficha ligao corrente M4/SNM as mesmas informaes tcnicas que o MH 4, l igao fixa

Unidades para instalao superior com torneira misturadora


M3/SMB as mesmas informaes tcnicas que o MH 3, , ficha ligao corrente M4/SMB as mesmas informaes tcnicas que o MH 4, , ligao fixa M7/SMB as mesmas informaes tcnicas que o MH 7, ligao fixa

Unidades para instalao superior com torneira misturadora


M4/BGS as mesmas informaes tcnicas que o MH 4, , ligao fixa M6/BGS as mesmas informaes tcnicas que o MH 6, , ligao fixa M7/BGS as mesmas informaes tcnicas que o MH 7, , ligao fixa

21

Informaes Tcnicas
Monofsicos Esquentadores elctricos de gua instantneos compactos 6 9 kW
com elementos tubulares de aquecimento Modelo
N. do artigo Para fornecer sadas Aplicao Tipo de instalao Dimenses nmero lavatrio lava-loua chuveiro inferior (ligaes no topo) superior (ligaes no fundo) altura x largura x profundidade cm kg ligaes de rosca l / min sada fechada / presso MPa (bar)

CRH 6
24106 uma / 1 (10) com UCX 33 x 21 x 9 2.4 G 1/2 4.3 2.9 / 1.9

CRH 9
24109 uma / 1 (10) 1) com UCX 33 x 21x 9 2.4 G 1/2 6.3 3.5 / 2.5

CRX 6
24206 uma / 1 (10) com UCX 33 x 21x 9 2.4 G 1/2 4.3 2.0 / 1.8 35 55

CRX 7
24207 uma / 1 (10) 1) com UCX 33 x 21 x 9 2.4 G 1/2 5.1 2.0 / 1.8 35 55 33 6 /IP25

CRX 9
24209 uma ou duas / 1 (10) 1) com UCX 33 x 21 x 9 2.4 G 1/2 6.3 2.0 / 1.8 35 55 38 6 / IP25

Peso aproximado (cheio de gua) Ligaes ao sistema de gua Caudal de gua quente @ t = 20 K2)

Activao sensor de caudal p/ aquecimento aprox. l / min Especificaes elemento tubular de aquecimento controlado electronicamente temperatura pr seleccionvel de a C Informao elctrica potncia nominal kW
3)

9 46 /IP25

38 6 /IP25

29 46 /IP25

dimetro mnimo do cabo mm2 Aprovao VDE / Classe de proteco


sim 1) CXH manete de chuveiro ajustvel recomendada, Art. 00866 2) Aumento da temperatura por exemplo de 20 a 40 C

3) As regulaes variam de acordo com a autoridade que fornece electricidade. Deve ser ligado apenas por um electricista qualificado. 4) Ver quadro da pgina 26 para converso da potncia

Termostato de segurana trmico

Visor com selector de temperatura

Quadro electrnico para controlo de potncia e temperatura Elemento tubular de aquecimento em cobre

rea de canalizao c/ ligaes de p / instalaes exteriores ou interiores

22

Trifsicos Esquentadores elctricos de gua instantneos compactos 6 9 kW


com elementos tubulares de aquecimento Modelo N. do artigo Para fornecer sadas Aplicao nmero lavatrio lava-loua chuveiro superior (ligaes no fundo) kg l / min sada fechada / presso MPa (bar) CBH 7 25107
uma

CBH 11 25111
uma

CB 11 25110
uma

CBX 11-U 25311


uma

CBX 13-U 25313


uma

CBX 11 25211
uma

CBX 13 25213
uma ou duas

/ 1 (10) 33 x 21 x 9 1.9 G 3 / 8 3.5 2.6 / 2.2 / 1100 6.9 3 x 10 1.5 / IP24

/ 1 (10) 33 x 21 x 9 1.9 G 3 / 8 5.6 3.7 / 3.0 / 1100 11.0 3 x 16 2.5 / IP24

/ 1 (10) 33 x 21 x 9 1.9 G 3 / 8 1/2 5.6 3.8 / 3.0 / 1100 11.0 3 x 16 2.5 / IP25

/ 1 (10) 33 x 21 x 9 1.9 G 3 / 8 5.6 2.0 / 1.8 / 1100 35 55 11.0 3 x 16 2.5 / IP24

/ 1 (10) 33 x 21 x 9 1.9 G 3 / 8 6.9 2.0 / 1.8 / 1100 35 55 13.5 3 x 20 4.0 / IP24

/ 1 (10) 33 x 21 x 9 1.9 G 1/22) 5.6 2.0 / 1.8 / 1100 35 55 11.0 3 x 16 2.5 / IP25

/ 1 (10) 1) 33 x 21 x 9 1.9 G 1/22) 6.9 2.0 / 1.8 / 1100 35 55 13.5 3 x 20 4.0 /IP25

Tipo de instalao inferior (ligaes no topo) Dimenses altura x largura x profundidade cm Peso aproximado (cheio de gua) Ligaes ao sistema de gua Caudal de gua quente @ t = 28 K3) ligaes de rosca

Activao sensor de caudal p/ aquecimento aprox. l/min

Especificaes sistema de resistncias IES / cm5) Informao elctrica equipamento integrado de destribuio controlado electronicamente temperatura pr seleccionvel de a C potncia nominal kW4) voltagem 3/PE~ 400 V taxa de potncia A dimetro mnimo do cabo mm2 Aprovao VDE / Classe de proteco
sim 1) CXH manete de chuveiro ajustvel recomendada, Art. 00866

2) Montagem exterior ou interior 3) Aumento temperatura, por exemplo, de 12 a 40 C.

4) As regulaes variam de acordo com a Autoridade que fornece electricidade. Deve ser ligado apenas por um electricista Qualificado.

5) Resistncia mnima admissvel da gua a 15 C

Opes de instalao
ex. CB 11

ex. CBX 13

ex. CBH 11 ex. CBX 11-U 400 V ex. CBX 13

Instalao de montagem inferior Simples e seguro! Ideal para uma sada (exemplo lava-loua). necessrio uma torneira de sada aberta com by-pass CLAGE (ver pg. 8 e 9)

S para CBH instalao com equipamento de distribuio de carga Dispositivo de circuito elctrico prioritrio, com segundo bloco de terminais, fcil de ligar a uma fonte de alimentao trifsica utilitria (ex.: fogo elctrico), desde que esta funcione a 400 V.

Instalao de montagem inferior Para fornecimento de um ponto de gua com instalao embebida na parede, e sada aberta para trabalhar com torneiras normais

Instalao de montagem superior Para fornecimento de vrios pontos com torneiras. Contudo, devido baixa potncia de 7 13 kW, estas torneiras no podem ser usadas simultaneamente.

23

Informaes Tcnicas
Trifsicos Esquentadores de gua instantneos bsicos 18 27 kW
Modelo
N. do artigo Para fornecer uma ou mais sadas Aplicao Tipo de instalao Dimenses lavatrio lava-loua chuveiro banheira montagem na parede altura cm largura cm profundidade cm Peso aproximado (cheio de gua) Ligaes gua roscadas kg montagem exterior ou interior l / min sada fechada / presso MPa (bar)

DB 13
31113 / 1 (10) 47 24 14 3.5 G 1/2 6.7 3.6 6.5 / 1300 13.2 3 x 19 4.0 /IP25

DB 18
31118 / 1 (10) 47 24 14 3.5 G 1/2 9.2 4.0 7.0 / 1300 18 3 x 26 4.0 /IP25

DB 21
31121 / 1 (10) 47 24 14 3.5 G 1/2 10.7 4.6 8.0 / 1300 21 3 x 30 4.0 /IP25

DB 24
31124 / 1 (10) 47 24 14 3.5 G 1/2 12.3 5.0 9.0 / 1300 24 3 x 35 4.0 / 6.0 /IP25

DBX 18
34118 / 1 (10) 46.6 23.1 9.7 3.7 G 1/2 9.2 2.5 7.0 / 1300 30 60

DBX 21
34121 / 1 (10) 46.6 23.1 9.7 3.7 G 1/2 10.7 2.5 8.0 / 1300 30 60

DBX 24
34124 / 1 (10) 46.6 23.1 9.7 3.7 G 1/2 12.3 2.5 8.0 / 1300 30 60

DBX 27
34127 / 1 (10) 46.6 23.1 9.7 3.7 G 1/2 13.8 2.5 9.0 / 1300 30 60

Caudal de gua quente @ t = 28 K1) M)

Activao sensor de caudal p/ aquecimento4) aprox. l / min Especificaes Informao elctrica sistema de resistncias IES / cm 3) controlado hidraulicamente controlado electronicamente temperatura ajustvel internamente de a C interruptor de potncia parcial potncia nominal kW2) voltagem 3/PE~ 400 V taxa de potncia A dimetro mnimo do cabo mm2 Aprovao VDE / Classe de proteco
sim Misturada com gua fria
M)

18 3 x 26 4.0 /IP25

21 3 x 30 4.0 /IP25

24 3 x 35 4.0 / 6.0 /IP25

27 3 x 39 6.0 / IP25

1) Aumento de temperatura, por exemplo, de 12 a 40 C

2) As regulaes variam de acordo com a autoridade que fornece electricidade. Deve ser ligado apenas por um electricista qualificado.

3) Resistncia mnima admissvel da gua a 15 C


214 78 78
22 19

4) Caudal limitado de modo a obter um aumento ptimo da temperatura

Instalao de sada fechada


Os esquentadores de gua instantneos com potncia entre 18 27 kW podem fornecer vrias sadas de gua quente. Tm de ser instaladas como sistemas de presso normal. Quando aplicvel, seguir as instrues em separado do fornecedor das torneiras.

Temperatura ajustvel com o DBX


Alternativer Kabeleingang
25

Kabeleingang

328 243

G 1/2

100

Posio alternativa ao nvel dos olhos

A temperatura de sada da gua quente do DBX , sada de fbrica, de 50 C. O seu tcnico qualificado poder ajustar este valor para a temperatura pretendida, entre 30 C a 60 C.

24

Trifsicos Esquentadores de gua instantneos de Alta Tecnologia 18 27 kW


Modelo
N. do artigo Para fornecer uma ou mais sadas Aplicao Tipo de instalao Dimenses lavatrio lava-loua chuveiro banheira montagem na parede altura cm largura cm profundidade cm Peso aproximado (cheio de gua) kg Ligaes gua roscadas montagem exterior ou interiorG 1/2 Caudal de gua quente @ t = 28 K 1) M) Activao sensor de caudal p/ aquecimento Painel de controlo com visor LCD (seleco da temperatura de 20 C a 60 C) l / min aprox. l / min sada fechada / presso MPa (bar)

DEX ELECTRONIC MPS


34227 / 1 (10) 46.6 23.1 9.7 3.7 G 1/2 9.2 / 10.7 / 12.3 / 13.85) 2.5 8.0
6)

DSX SERVOTRONIC MPS


34327 / 1 (10) 46.6 23.1 9.7 4.2

O desenho inovador com painel LCD num suporte com dobradia elimina o aborrecimento dos fios, entre a tampa e o aparelho e torna muito mais fcil a instalao e manuteno.

9.2 / 10.7 / 12.3 / 13.85) 2.5 automtica

Teclas Luz de fundo dependente da temperatura Texto compreensvel no visor sobre o estado actual Monitor de energia Especificaes
2)

2 sistema de resistncias IES / cm controlado electronicamente controlo dinmico do caudal Controlo Duplo da Temperatura TTC Sistema de Mltiplas Potncias MPS compatvel com instalaes de painis solares4) / 1100 Opcional 18 / 21 / 24 / 27 3 x 26 / 3 x 30 / 3 x 35 / 3 x 39 5) 4.0 / 6.03) /IP25

4 / 1100 Opcional 18 / 21 / 24 / 27 3 x 26 / 3 x 30 / 3 x 35 / 3 x 39 5) 4.0 / 6.03) /IP25


4) Temperatura entrada 70 C 5) Dependendo das ligaes de corrente seleccionadas 6) Caudal limitado de forma a obter um aumento de temperatura ptimo

Foi tambm assegurado muito espao entre a ligao dos tubos de gua e a ligaes elctricas.

Informao elctrica

potncia nominal kW

3)

voltagem 3/PE ~ 400V taxa de potncia A dimetro mnimo do cabo mm2

Aprovao VDE / Classe de proteco


sim M) Misturada com gua fria 1) Aumento de temperatura, por exemplo, de 12 a 40 C

2) Resistncia mnima admissvel da gua a 15 C 3) As regulaes variam de acordo com a autoridade que fornece electricidade. Deve ser ligado apenas por um electricista qualificado.

Inovao: um artigo para todas as instalaes


Os esquentadores DSX e DEX esto ambos equipados com o Sistema de Mltiplas Potncias MPS. Com este sistema a potncia mxima pode ser determinada na instalao, de acordo com a fonte de energia. Potncias seleccionveis: 18 kW, 21 kW, 24 kW ou 27 kW.

Controlo remoto
O controlo remoto disponvel opcional (Art. 34000), permite ajustes fceis, mesmo quando os esquentadores DSX e DEX esto montados no interior de um armrio da casa de banho ou em qualquer outro lugar.

25

Informaes gerais
Guia para utilizao de gua quente
Temperatura requerida Lavatrio Lava-loua Chuveiro Limpeza Banho 35 C 38 C 45 C 55 C 37 C 40 C 45 C 55 C 37 C 40 C Caudal requerido 2* 4 l/min 3* 5 l/min 4* 8 l/min 4 6 l/min 8 10 l/min Volume por utilizao exigido 0.5 3 1l 8l Tempo em minutos para aquecer gua

Formulas teis
Clculos de tempo e de taxas (excluindo perdas de calor) =
Litros x Aumento Temp. C Gales x Aumento Temp. F = taxa kW x 14.3 taxa kW x 5.7

15 30 l 5 10 l 100 150 l

* recomenda-se a utilizao de reguladores de jacto ou difusores de chuveiro especiais para a obteno de um caudal satisfatrio

Taxa kW necessria Litros x Aumento Temp. C GalesxAumento Temp F = = para aquecer gua Tempo em minutos x 14.3 Tempo em minutos x 5.7

Clculos de desempenho instantneo


taxa kW x 5.7 taxa kW x 14.3 Aumento temp. F = Aumento temp. C = caudal gales por minuto caudal litros por minuto taxa kW x 14.3 Caudal litros/min = aumento de temperatura C taxa kW x 5.7 Gales / min = aumento de temperatura F

Temperatura mdia da gua misturada


Temperatura mdia

= =

(Litros quentes xTemp. quente) + (Litros frios x Temp. fria) Total (quente e fria) Litros (Gales quentes xTemp. quente) + (Gales frios x Temp. fria) Total (quente e fria) Gales

Grfico de desempenho instantneo


60 50 40 30 20 10 24 kW 18 kW 13 kW 9 kW 6 kW 3 kW Aumento da temperatura C

Constantes Fsicas
Temperatura: Volume: Presso: C = (F 32) x 5/9 1 Gal. (GB) = 4.54 L 1 Gal. (US) = 3.78 L F = (C x 9/5) + 32 1 L = 0.22 Gal. (GB) 1 L = 0.27 Gal. (US)

1 bar = 0.1 MPa = 14.5 psi = 100 kN/m2 1 ft p de gua = 0.434 psi 1 m de gua = 9.8 kN/m2

10

11

12

13

Caudal l/min

Tabela de converso da potncia


220 V 3.2 kW 4.0 kW 5.2 kW 6.0 kW 8.0 kW 230 V 3.5 kW 4.4 kW 5.7 kW 6.6 kW 8.8 kW 240 V 3.8 kW 4.8 kW 6.2 kW 7.2 kW 9.6 kW 380 V 12.2 kW 16.2 kW 19.0 kW 21.6 kW 24.4 kW 400 V 13.5 kW 18.0 kW 21.0 kW 24.0 kW 27.0 kW 415 V 14.5 kW 19.4 kW 22.6 kW 25.8 kW 29.0 kW

Sistema de Segurana Elctrico Integrado

SYSTEM

IES

O sistema de Segurana Elctrico Integrado um sistema de aquecimento inovador, incorporado em inmeros esquentadores elctricos de gua instantneos Clage, que aquece a gua de forma particularmente rpida e eficiente. No entanto, o sistema de resistncias requer uma certa condutncia na gua, para que possa ser utilizado. Ver fichas tcnicas do modelo requerido.

Requisitos do local
Observe as normais legais do respectivo pas, bem como as das companhias de electricidade e de gua. O local de instalao deve ser afastado de geadas. Para evitar perdas trmicas, a distncia entre o esquentador e o ponto de sada de gua deve ser a menor possvel (< 2m). obtido um melhor desempenho com uma presso de fluxo de 2 bar/30 psi, evitando presses estticas que excedam 6 bar/90 psi. Os esquentadores de gua instantneos devem estar permanentemente ligados fonte de alimentao elctrica, atravs de um interruptor duplo com plos isolados, com uma folga de contacto mnima de 3mm em ambos os plos. O interruptor deve ser de acesso fcil, mas deve ficar fora do alcance de uma pessoa que esteja a utilizar a banheira ou o chuveiro, excepto no caso de um interruptor operado por um cordo de puxar. A cablagem deve ser ligada ao interruptor, sem utilizao de uma ficha ou tomada. O cabo de alimentao seleccionado para a instalao deve estar em conformidade com as normas I.E.C. Os esquentadores elctricos devem ser sempre ligados ao condutor de proteco terra! Com vista segurana elctrica, deve ser instalado um ELCB (Disjuntor de Circuito de Fuga de Terra) 30mA em todos os circuitos de aquecimento de gua. Deve ser instalada uma vlvula de seccionamento em posio conveniente na canalizao de entrada de gua para o esquentador, de modo a que este tenha fornecimento de gua contnuo e seja possvel cortar a gua em caso de avaria.

26

Recomendaes de produto
Fornecimento de gua quente descentralizado: O que significa?
Num sistema de aquecimento de gua descentralizado ou distribudo, a gua aquecida directamente no ponto de utilizao. As perdas de calor ao longo das tubagens so, por isso, reduzidas. Cada torneira tem o seu esquentador individual, que est de acordo com as necessidades mais relevantes. Desta forma, o conforto de ter gua quente assegurado, em qualquer altura, com baixo consumo de energia e menor desperdcio de gua.
4

1 2

As nossas unidades recomendadas


Padro 1 Lavatrio
ca. 2 4 l/min 38 C

Conforto
MDH 6

Qualidade superior
MDX 6

M3/SMB M3/ENM

Ele

ctr

ni

co

2 Cozinha
ca. 3 5 l/min 50 C

MDH 6

CBH 11

CBX 13-U

Ele

ctr

ni

co

3 Chuveiro
ca. 4 8 l/min 40 C

M6/BGS

CRX 9

CBX 13

Ele

ctr

ni

co Ele

ctr

ni

co

4 Casa de banho
( lava-loua, chuveiro, banheira )

DBX 24

DEX

DSX

ca. 8 10 l/min 40 C

Ele

ctr

ni

co Ele

ctr

ni

co Ele

ctr

ni

co

27

Referncias na Europa

Mircosoft Munique, Alemanha 100x M3, 39x CBH 11, 30x CB 11

Aeroporto Hamburgo, Alemanha 197x MDH 6

Museu Mercedes-Benz Estugarda, Alemanha 58x MDH 7, 16x CBH 11, CBX 13

Kranzler-Eck Berlin, Alemanha 177x MDH 6

Edifcio Paul Lbbe Berlin, Alemanha 985x MD3

Main Tower Frankfurt, Alemanha 297x M3

Airbus Alem Hamburgo, ca. 200 M 3/ENM, CBH 11, CB 11, KA 1

Sprinkenhof Hamburgo, Alemanha 133x MD 3, 64 S10-O

Estdio Olmpico Berlin, Alemanha 240x MDH 6, 125x MDH 3, 75x CBX 13, 6x DX 21

Uptown-Tower Munique, Alemanha 360x MDH 7

Daimler-Crysler Hamburgo, Alemanha 150x M3, 80x S5-U, 10x DX

Banco Dresdner Frankfurt, Alemanha 22x ZIP Hydroboil KA 3

BKK Mobil Oil Hamburgo, Alemanha 77x MH

28

Edifcio do Governo Viena, ustria 40x CB 11, 191x MDH 7, 38x CBX 11

Centro Porsche Porto, Portugal 3x CRX 9

Moura Star Albufeira, Portugal 30x DB 13

Apartamentos Terragona City Costa Dourada, Espanha 14x DB 18, 10 DB 24

Galeria Vankovka Brno, Repblica Checa 43x S5-U, 4x DB 24

Escandinvia e Finlndia Vrios milhares de unidades: MDH 3, CBH 11, DB 18

Moscovo, Rssia vrios milhares de unidades: MDH 6, CRX 9, DLX 24, DB 13-24

Inglaterra vrios milhares de unidades: CRH 6..9, CRX 6..9, DLX 24, DX 24

Lloyd Alem Hamburgo, Alemanha 20x MDX 6, 7x CBX 13-U

Torre Channel Hamburgo, Alemanha 62x MDH 4, 22x CBX 11

Automotor Daimler Chrysler Varsvia, Polnia 76x MH 3

Apartamentos Cracvia, Polnia 60x DX 24, 60x CBH 7

Coca Cola Poznan, Polnia 10x CBX 13, 30x MD3

Centro de Logstica Lidl Pozanan, Polnia 40x M3/SMB

Casas Geminadas Torun, Polnia 25x DX 24, 33x M-Serie

Bungalows de fim de semana, Sucia vrios milhares de unidades: CBX 11, 20x MDX 6, 7x CBX 13-U

29

Referncias Mundiais

Times Square Shanghai 150x DLX 21

Ging Hong Xangai 27x MDH 4C

Grand Gateway Xangai 50x MDH 6, 6x CBX 11

Torre de Cristal do Sculo Xangai 50x MDH 4

Cosco HQ Xangai 10x MDH 4 (perodo avaliao)

Pujiang Intelligence Valley Xangai MDH 3 (todos lavabos)

Edifcio Municipal, CBD Xangai CBX 11

Apartamentos Estatais Modernos Hangzhou 40x DEX, 40x CBX 13, 40x MDH 6

Instncia Jardim Diana Tailndia 70x CRH 6

Aeroporto de Manila Manila, Filipinas 15x CRX 6

Mahogany Place Manila, Filipinas vrios CRH/CRX 6 + M

Crestview Heights Manila, Filipinas 26x CRH 6

30

Parque da Cincia Hong Kong 18x M5 (MDH 6), 26x DB 18

Universidade de Cincias e Tecnologia, Hong Kong 20x M5

Google HQ Pequim CBX 13, MDH 6

Centro Comercial IFC Centro Esttico, Hong Kong 15x DB 18

Vivendas Sai Kung Hong Kong 48x M5 (MDH 6), 48x DB 18

Aeroporto Centro Exposies Hong Kong 18x DB-18, 30x MDH 6

Instituto de Educao Hong Kong 36x DEX, 36x FX 2

Parque de Cincia e Tecnologia, Hong Kong Cerca de 100 esquentadores MPS electrnicos DEX + vrias centenas mini esquentadores GPI-M5

SPA Santurio Bem-Estar Hong Kong 20x M5 (MDH 6), 17x DB 18

Escola de Gesto Knight Court Hong Kong 80x DB 18

Casino StarWorld Macau 25x MDH 5, 15x DB 18

vrios locais na Nova Zelndia vrias centenas de unidades: M3/SNM, MDH 6, CRH 9, CRX 9, CBX 13, DX 24

vrios locais na Lbia vrias centenas de unidades: CRX 9, DX 27, DSX

Parque St. Michel Nambia 127x MDH 6

31

Agente Exclusivo em Portugal

a soluo inovadora para gua quente

Rua do Outeiro, Lt 24 Zona Industrial da Maia I Sector I Gemunde 4475-150 Maia Tel.: +351 229 43 89 80 Fax: +351 229 43 89 89 / +351 229 41 65 04 geral@indimante.pt www.indimante.pt

Sujeito a alteraes sem aviso prvio. Ressalva-se erros e omisses. GP BA 9100-92193 01.08 3

You might also like