You are on page 1of 5

Certeza de que a Bblia est falando a verdade?

entenas de livros j foram escritos

sobre as evidncias da inspirao divina da Bblia. Estas evidncias so muitas e variadas. Infelizmente, esses livros no so to lidos atualmente o quanto seria desejvel. Na verdade, a maioria das pessoas que questionam a veracidade da Bblia nunca a leram! Estas pessoas tendem a aceitar a crena popular de que a Bblia est cheia de erros e que no mais importante em nosso mundo moderno. Entretanto, os escritores da Bblia afirmam repetidas vezes que eles estavam transmitindo a prpria Palavra de Deus: infalvel e tendo autoridade em si prpria no mais alto grau possvel. Este uma afirmao muito forte para um escritor e se os cerca de quarenta homens que escreveram as Escrituras estavam errados em faz-la, ento eles estavam ou mentindo, ou eram loucos, ou as duas coisas. Mas, por outro lado, se o maior e mais influente livro de todas as pocas - um livro que contm a mais bela literatura e o mais perfeito cdigo moral j imaginado - foi escrito por um bando de fanticos, ento h alguma esperana de encontrar sentido e prposito neste mundo? Se algum investigar seriamente as evidncias bblicas, esta pessoa ir descobrir que a afirmao de ser divinamente inspirada (declarada cerca de 3000 vezes na Bblia de diversas formas) amplamente justificada.
Profecias cumpridas

Uma das mais incrveis evidncias para a inspirao divina da

Bblia so as profecias que se cumpriram. Centenas de profecias feitas na Bblia vieram a se cumprir at o ltimo detalhe. E a maioria delas foi cumprida quando o seu escritor j havia morrido. Por exemplo: Em cerca de 538 AC (Daniel 9:24-27), Daniel, o profeta, predisse que Jesus viria como o Salvador e Prncipe prometido para Israel exatamente 483 anos depois que o imperador persa desse aos judeus permisso para reconstruir a cidade de Jerusalm que estava em runas nesta poca. Essa profecia foi clara e definitivamente cumprida no tempo exato. A Bblia tambm contm uma grande quantidade de profecias tratanto de naes e cidades especficas ao longo da histria, todas as quais foram literalmente cumpridas. Mais de 300 profecias foram cumpridas pelo prprio Jesus Cristo durante a sua primeira vinda. Outras profecias lidam a difuso do Cristianismo pelo mundo, falsas religies e muitos outros assuntos. No h outro livro, antigo ou moderno, como a Bblia. As profecias vagas e geralmente errneas, feitas por pessoas como Jeanne Dixon, Nostradamus, Edgar Cayce e outros como eles, no podem, nem de longe, serem colocadas na mesma categoria das profecias bblicas. Nem outros livros religiosos como o Alcoro, os escritos de Confcio e literatura religiosa similar. Somente a Bblia manifesta esta evidncia proftica e ela a faz em uma escala to gigantesca que torna absurda qualquer outra explicao que no a sua inspirao divina.
Uma acurcia histrica nica

A acurcia histrica das Escrituras tambm uma classe de evidncias por si s, infinitamente superior aos registros escritos deixados pelo Egisto, Assria e outras naes antigas. As confirmaes arqueolgicas do registro bblico so quase inumerveis. O Dr. Nelson Glueck, a maior

autoridade em arqueologia israelita, disse: Nenhuma descoberta arqueolgica jamais contradisse qualquer referncia bblica. Dezenas de achados arqueolgicos foram feitos que confirmam em exato detalhe as declaraes histricas feitas pela Bblia. E, da mesma maneira, uma avaliao prpria de descries bblicas tem geralmente levado a fascinantes descobertas no campo da arqueologia moderna.
Acurcia cientfica

Uma outra espantosa evidncia da inspirao divina da Bblia o fato de que muitos princpios da cincia moderna foram registrados como fatos da natureza na Bblia muito antes que qualquer cientista os confirmasse experimentalmente. Uma amostra destes fatos inclui:

A redondeza da terra(Isaas 40:22) A quase infinita extenso do universo (Isaas 55:9) A lei da conservao de massa e energia (II Pedro 3:7) O cclo hidrolgico (Eclesiastes 1:7) O vasto nmero de estrelas (Jeremias 33:22) A lei do aumento da entropia (Salmo 102:25-27) A suma importncia do sangue para a vida (Levtico 17:11) A circulao atmosfrica (Eclesiastes 1:6) A campo gravitacional (J 26:7) e muitos outros

Estes fatos obviamente no so declarados no jargo da cincia moderna, mas em termos da experincia bsica no homem no dia-a-dia. Ainda assim, eles esto completamente de acordo com o fatos modernos da cincia. significativo tambm que nenhum erro jamais foi demonstrado na Bblia, seja em cincia, histria ou qualquer outro assunto. Muitos erros foram de fato declarados, mas eruditos bblicos conservadores sempre foram capazes de encontrar solues para esses problemas.

Estrutura nica

A incrvel estrutura da Bblia deve ser colocada em perspectiva tambm. Embora ela seja uma coleo de 66 livros, escritos por cerca de quarenta homens ao longo de um perodo de cerca de 2000 anos, a Bblia ainda assim um s Livro, em perfeita unidade e consistncia. Os escritores individuais, na poca em que escreviam, no tinha idia de que, eventualmente, seus escritos seria incorporados em um s livro. Entretanto, cada um desses escritos individuais preenche perfeitamente o seu lugar e serve a um nico propsito. Qualquer pessoa que estude diligentemente a Bblia ir encontrar padres estruturais e matemticos cuidadosamente bordados em seu tecido com uma intrinccia e simetria que no so passveis de explicao atravs do acaso ou coincidncia. E o tema que a Bblia desenvolve consistente e grandiosamente de Gensis ao Apocalipse o majestoso trabalho de Deus na criao do universo e a redeno de todas as coisas atravs de seu nico filho, o Senhor Jesus Cristo.
O efeito nico da Bblia

A Bblia tanbm nica em seu efeito sobre homens em individual e sobre a histria das naes. Ela o livro mais vendido de todas as pocas, tocando coraes e mentes, amada por pelo menos uma pessoa em qualquer raa, Descobrindo a Bblia Extremamente nao ou tribo para a qual foi levada. recomendado! Ricos ou pobres, educados ou simples, reis ou plebeus, homens de qualquer origem ou modo de vida j forma atingidos por esse livro. Nenhum outro livro jamais teve tal apelo universal ou produziu efeitos to duradouros.

Uma evidncia final de que a Bblia verdadeira o testemunho dos que acreditaram nela. Multides de pessoas, no passado e no presente, descobriram por experincia prpria que suas promessas so verdadeiras, seu conselho confivel, seus comandos e restries so sbios e que sua maravilhosa mensagem de salvao vai ao encontro de qualquer necessidade para todo o tempo e eternidade.

Leia A Bblia tem a reposta

Autores: Henry Morris e Martin Clark, adaptado do livro dos mesmos A Bblia tem a resposta, publicado por Master Books, 1987. Texto suprido para a Films for Christ com a permisso de Master Books.
Copyright 1995, Master Books, Todos os direitos reservados - exceto como notado na pgina Usos e Copyright que granjeia aos usurios da ChristianAnswers.Net direitos generosos de usarem esta pgina em suas casas, em seu testemunho pessoal, em suas escolas e igrejas.

You might also like