You are on page 1of 6

RECICLAGEM

O SMBOLO INTERNACIONAL DA RECICLAGEM. A reciclagem termo genericamente utilizado para designar o reaproveitamento de materiais beneficiados como matria-prima para um novo produto. Muitos materiais podem ser reciclados e os exemplos mais comuns so o papel, o vidro, o metal e o plstico. As maiores vantagens da reciclagem so a minimizao da utilizao de fontes naturais, muitas vezes no renovveis; e a minimizao da quantidade de resduos que necessita de tratamento final, como aterramento, ou incinerao. O conceito de reciclagem serve apenas para os materiais que podem voltar ao estado original e ser transformado novamente em um produto igual em todas as suas caractersticas. O conceito de reciclagem diferente do de reutilizao. O reaproveitamento ou reutilizao consiste em transformar um determinado material j beneficiado em outro. Um exemplo claro da diferena entre os dois conceitos, o reaproveitamento do papel. O papel chamado de reciclado no nada parecido com aquele que foi beneficiado pela primeira vez. Este novo papel tem cor diferente, textura diferente e gramatura diferente. Isto acontece devido a no possibilidade de retornar o material utilizado ao seu estado original e sim transform-lo em uma massa que ao final do processo resulta em um novo material de caractersticas diferentes.

Outro exemplo o vidro. Mesmo que seja "derretido", nunca ir ser feito um outro com as mesmas caractersticas tais como cor e dureza, pois na primeira vez em que foi feito, utilizou-se de uma mistura formulada a partir da areia. J uma lata de alumnio, por exemplo, pode ser derretida de voltar ao estado em que estava antes de ser beneficiada e ser transformada em lata, podendo novamente voltar a ser uma lata com as mesmas caractersticas. A palavra reciclagem difundiu-se na mdia a partir do final da dcada de 1980, quando foi constatado que as fontes de petrleo e de outras matrias-primas no renovveis estavam se esgotando rapidamente, e que havia falta de espao para a disposio de lixo e de outros dejetos na natureza. A expresso vem do ingls recycle (re = repetir, e cycle = ciclo).

Como disposto acima sobre a diferena entre os conceitos de reciclagem e reaproveitamento,em alguns casos, no possvel reciclar indefinidamente o material. Isso acontece, por exemplo, com o papel, que tem algumas de suas propriedades fsicas minimizadas a cada processo de reciclagem, devido ao inevitvel encurtamento das fibras de celulose. Em outros casos, felizmente, isso no acontece. A reciclagem do alumnio, por exemplo, no acarreta em nenhuma perda de suas propriedades fsicas, e esse pode, assim, ser reciclado continuamente.

ILUSTRAO RECICLAGEM.

DE

UM

CESTO

CONTENDO

SMBOLO

DA

NO BRASIL OS RECIPIENTES PARA RECICLVEIS SEGUEM O SEGUINTE PADRO:

RECEBER

MATERIAIS

Azul: papel/papelo Vermelho: plstico Verde: vidro Amarelo: metal Preto:madeira Laranja: resduos perigosos Branco: resduos ambulatoriais e de servios de sade Roxo: resduos radioativos Marrom: resduos orgnicos Cinza: resduo geralmente no reciclvel, misturado ou contaminado, no sendo passvel de separao.

Vantagens da reciclagem

CESTOS DE RECICLAGEM DE LIXO

Os resultados da reciclagem so expressivos tanto no campo ambiental, como nos campos econmico e social. No meio-ambiente a reciclagem pode reduzir a acumulao progressiva de lixo a produo de novos materiais, como por exemplo o papel, que exigiria o corte de mais rvores; as emisses de gases como metano e gs carbnico; as agresses ao solo, ar e gua; entre outros tantos fatores negativos. No aspecto econmico a reciclagem contribui para a utilizao mais racional dos recursos naturais e a reposio daqueles recursos que so passveis de reaproveitamento. No mbito social, a reciclagem no s proporciona melhor qualidade de vida para as pessoas, atravs das melhorias ambientais, como tambm tem gerado muitos postos de trabalho e rendimento para pessoas que vivem nas camadas mais pobres.

No Brasil existem os carroceiros ou catadores de papel, que vivem da venda de sucatas, papis, latas de alumnio e outros materiais reciclveis deitados para o lixo. Tambm trabalham na colecta ou na classificao de materiais para a reciclagem. Como um servio penoso, pesado e sujo, no tem grande poder atrativo para as fatias mais qualificadas da populao.

Catadores de reciclveis em lixo. (foto: Marcello Casal Jr./Agncia Brasil) Assim, para muitas das pessoas que trabalham na reciclagem (em especial os que tm menos educao formal), a reciclagem uma das nicas alternativas de ganhar o seu sustento. O manuseio de lixo deve ser feito de maneira cuidadosa, para evitar a exposio a agentes causadores de doenas. No Brasil, a cidade que mais recicla seu lixo Curitiba: atualmente, 20% de todo o lixo produzido - cerca de 450 toneladas por dia - so reciclados na capital paranaense.

Tipos de reciclagem

Reciclagem de ao Reciclagem de alumnio Reciclagem de papel Reciclagem de plstico Reciclagem de embalagens longa vida Reciclagem de papelo Reciclagem de pilhas Reciclagem de vidro Reciclagem de equipamentos eletrnicos

SIGNIFICADO DOS SMBOLOS DE RECICLAGEM Qual o significado do smbolo que normalmente encontrado no fundo das embalagens plsticas? A norma NBR 13230 da ABNT - Associao Brasileira de Normas Tcnicas padroniza os smbolos que identificam os diversos tipos de resinas plsticas utilizadas. O objetivo facilitar a etapa de triagem dos diversos resduos plsticos que sero encaminhados reciclagem. Os tipos so classificados por nmeros, a saber:
Tereftalato de polietileno PET. Os plsticos de tereftalato de polietileno so transparentes, inquebrveis, impermeveis e leves. O PET utilizado, principalmente, na fabricao de garrafas de gua mineral e refrigerante, embalagens para produtos alimentcios, como leos e sucos, de limpeza, cosmticos e farmacuticos. Tambm est presente em bandejas para microondas, filmes para udio e vdeo, fibras txteis, entre outros.

Polietileno de alta densidade PEAD.


Embalagens para alimentos, produtos txteis, cosmticos e embalagens descartveis so produzidas a partir do polietileno de alta densidade. Resistente a baixas temperaturas, leve, impermevel, rgido e com resistncia qumica, o PEAD tambm usado na fabricao de tampas de refrigerante, potes para freezer e garrafes de gua mineral, alm de brinquedos e eletrodomsticos, cerdas de vassoura e escovas, sacarias (revestimento e impermeabilizao), fitas adesivas, entre outros.

Cloretos de polivinila PVC.


Por suas caractersticas como rigidez, impermeabilidade e resistncia temperatura, os cloretos de polivinila so usados principalmente em tubos, conexes, cabos eltricos e materiais de construo como janelas, portas, esquadrias e cabos de energia. O PVC tambm pode ser aplicado na fabricao de brinquedos, alguns tipos de tecido, chinelos, cartes de crdito, tubos para mquinas de lavar roupa e caixas de alimentos.

Polietileno de baixa densidade - PEBD e Polietileno de baixa densidade linear PEBDL.


So flexveis, leves, transparentes e impermeveis. O polietileno de baixa densidade (PEBD) utilizado na produo de filmes termocontrolveis, como caixas para garrafas de refrigerante, fios e cabos para televiso e telefone, filmes de uso geral, sacaria industrial, tubos de irrigao, mangueiras, embalagens flexveis, impermeabilizao de papel (embalagens tetrapak), entre outros. O polietileno linear de baixa densidade (PEDBL) aplicado, principalmente, na produo de embalagens de alimentos, fraldas, absorventes higinicos e sacaria industrial.

Polipropileno PP.
Embalagens para alimentos, produtos txteis e cosmticos, tampas de refrigerante, potes para freezer e garrafes de gua mineral so alguns dos produtos fabricados com polipropileno. Esses plsticos conservam o aroma e so resistentes a mudanas de temperatura, brilhantes, rgidos e inquebrveis. Tambm so utilizados em produtos hospitalares descartveis, tubos para gua quente, autopeas, fibras para tapetes, fraldas, absorventes higinicos, entre outros.

Poliestireno PS.
Entre os produtos fabricados com o poliestireno esto os copos descartveis, eletrodomsticos, produtos para construo civil, autopeas, potes para iogurte, sorvete e doces, frascos, bandejas de supermercados, pratos, tampas, aparelhos de barbear descartveis, brinquedos etc. As principais caractersticas do PS so a impermeabilidade, rigidez, leveza e transparncia.

Copolmero de etileno e acetato de vinila EVA/Outros.


O copolmero de etileno e acetato de vinila (EVA) empregado principalmente na fabricao de calados, colas, adesivos, peas tcnicas, fios e cabos. Outros se enquadram todos os demais materiais plsticos que no se enquadram nas simbologias anteriores.
Fonte: ABIQUIM - Associao Brasileira da Indstria Qumica

You might also like