You are on page 1of 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA DEPARTAMENTO DE ARTES CENICAS PR-PROJETO DE PESQUISA TITULO: CONSIDERAES INICIAIS DA TRAGDIA EM ARISTTELES VIA DIPO

REI DE SFOCLES AUTOR (A): ANGLICA CAROLINA LEMOS SILVA DE ALBUQUERQUE INTRODUO O trabalho proposto nessa explanao pretende versar sobre as idias de Aristteles, com relao tragdia e suas partes presentes em sua obra Arte Potica, traando um paralelo entre a forma de tragdia proferida por Aristteles e a composio textual da obra dipo rei de Sfocles. Far-se- tambm necessrio para compreender e embarcar nas idias contidas em Arte Potica de Aristteles tratar dos acontecimentos essenciais da vida do filsofo, estabelecendo o momento da composio desta obra e sua incontestvel importncia no estudo do desenvolvimento da arte literria. No entanto preciso destacar que para centrar esta pesquisa nas opinies de Aristteles sobre a tragdia deve-se compreender que Arte Potica trata da eloqncia visto que a eloqncia era a arte literria de maior prestigio na poca em que Aristteles lecionava onde Aristteles com inegvel habilidade, ensina ao orador como agir para obter o domnio do espectador. Para Aristteles a poesia uma imitao pala voz. A partir dessa linha de pensamento, o filsofo estabelece diferentes formas poticas, dentre elas, a tragdia. Para tratar da definio da tragdia, dos seus fins e dos seus elementos este trabalho ter como base anlise detalhada da obra trgica dipo Rei de Sfocles, a qual, Aristteles toma para si como a tragdia perfeita por obedecer estrutura idealizada por ele. Aristteles profere que a tragdia uma imitao de uma ao com inicio, meio e fim, de extenso determinada e que seu objetivo obter por efeito moral a emoo incitando a compaixo e o temor, causando uma espcie de purificao. Seus elementos so: a fbula, o carter, o pensamento, a elocuo, a melopia e o espetculo, pois, a tragdia que em sua natureza intima for tecida com estas caractersticas possuir a capacidade de conduzir e transportar o espectador ou o leitor fazendo-o voltar-se inteiramente para a obra.

JUSTIFICATIVA Este trabalho relevante, pois atravs desta analise minuciosa da obra dipo Rei de Sfocles com relao forma Aristotlica de tragdia pode-se compreender como se deve conduzir a tessitura de uma obra trgica e sua perfeita interpretao, contemplando assim aos interessados pela forma potica da tragdia. A analise poder servir como base para a construo de uma trama, estruturalmente coerente, capaz de envolver e conduzir e conduzir o leitor ou o espectador a se integrar a tal contexto levando-o ao arrebatamento dos sentidos. Aristteles em sua obra Arte Potica, como professor por excelncia, traa todos os pontos chaves para a escrita, conduo e interpretao de uma tragdia perfeita. OBJETIVO GERAL: Compreender os conceitos da obra Arte Potica de Aristteles e sua relao com a obra dipo Rei de Sfocles. ESPECFICOS: Descrever quem foi Aristteles; Interpretar os conceitos de Aristteles em sua obra Arte Potica; Detectar em Arte Potica de Aristteles os conceitos e partes da tragdia; Transcrever a obra dipo Rei de Sfocles; Confrontar os conceitos sobre tragdia contidos na obra Arte Potica com dipo Rei de Sfocles.

METODOLOGIA O trabalho ter como base coleta bibliogrfica em visita a bibliotecas, dados colhidos em sites de busca na internet, entrevistas com pesquisadores seja de competncia no mbito histrico ou no mbito artstico, filmes e peas teatrais, neste caso para verificar in loco como se desenvolve o espetculo trgico, e ainda laboratrio de montagem onde sero realizados debates, leituras dramticas e montagem de peas com a finalidade de caracterizar, confrontar, analisar, descrever e compreender a forma de tragdia constituda por Aristteles que se encontra presente em dipo Rei de Sfocles. CRONOGRAMA

Ago. a Set./2009: Visita biblioteca e sites para levantamento bibliogrficos, incio de laboratrio para anlise prtica;

Out. a Nov./2009: Fazer entrevistas, assistir filmes e peas teatrais; Dez./2009 a Abr./2010: Transcrio de fitas das entrevistas, trmino do laboratrio de anlises prticas, sistematizao dos dados, incio da redao do trabalho; Mai. a Jun./2010: Trmino e correo da redao do trabalho final; Jul./2010: Apresentao do trabalho final.

REFERNCIAS INICIAIS CARVALHO, A. P. de.Clssicos de Bolso: Aristteles, Arte Retrica e Arte Potica. Rio de Janeiro: Ediouro, 2005. SQUILO. Os Persas. Rio de Janeiro: BookeBooksBrasil.com, 2005. Disponvel em: everaldovasconcelos.googlepages.com/index. Acesso em: 16 ago. 09. SQUILO. Prometeu Acorrentado. Rio de Janeiro: BookeBooksBrasil.com, 2005. Disponvel em: everaldovasconcelos.googlepages.com/index. Acesso em: 16 ago. 09. SQUILO. Agamenon. Disponvel em: everaldovasconcelos.googlepages.com/index. Acesso em: 16 ago. 09. SQUILO. Coforas. Disponvel em: everaldovasconcelos.googlepages.com/index. Acesso em: 16 ago. 09. SQUILO. Eumenedes. Disponvel em: everaldovasconcelos.googlepages.com/index. Acesso em: 16 ago. 09. EURPIDES. As Bacantes. Disponvel em: everaldovasconcelos.googlepages.com/index. Acesso em: 16 ago. 09. EURPIDES. Medeia. Disponvel em: everaldovasconcelos.googlepages.com/index. Acesso em: 16 ago. 09. EURPIDES. Alceste. Disponvel em: everaldovasconcelos.googlepages.com/index. Acesso em: 16 ago. 09. EURPIDES. Ion. Disponvel em: everaldovasconcelos.googlepages.com/index. Acesso em: 16 ago. 09. EURPIDES. Hiplito. Rio de Janeiro: BookeBooksBrasil.com, 2006. Disponvel em: everaldovasconcelos.googlepages.com/index. Acesso em: 16 ago. 09. SFOCLES. dipo Rei. Disponvel em: everaldovasconcelos.googlepages.com/index. Acesso em: 16 ago. 09. SFOCLES. Antgone. Disponvel em: everaldovasconcelos.googlepages.com/index. Acesso em: 16 ago. 09. SFOCLES. Eletra. Disponvel em: everaldovasconcelos.googlepages.com/index. Acesso em: 16 ago. 09.

You might also like