You are on page 1of 23

Materiais Refratrios

Componentes: Benete Silva Bruno Vinicius Joo Paulo Thiago Porto


Turma= 6821

Introduo
O entrelaamento histrico entre os processos trmicos de manufatura e a tecnologia dos refratrios comea com a descoberta do fogo. A natureza forneceu os primeiros refratrios, cadinhos de rocha onde metais eram amolecidos para a confeco das primeiras ferramentas primitivas. Quando o homem comeou a dominar o fogo logo descobriu que a queima de argilas permitia que formas estveis fossem obtidas com essa matria-prima, caracterizada por elevada resistncia mecnica. Objetos de formas variadas com diversas finalidades foram obtidos. Estava-se registrando o nascimento dos ancestrais dos refratrios. Estes materiais realmente nasceram com a metalurgia, tendo acompanhado passo a passo a evoluo do seu ramo siderrgico. Hoje, cinco mil anos mais tarde, os refratrios so manufaturados a partir de variado elenco de matrias-primas, em centenas de formatos e composies qumicas, viabilizando desta forma os processos de manufatura que utilizam altas temperaturas como os que praticamente envolvem a produo de todos os tipos de metais, aos, vidros, qumicos, petroqumicos e cermicos.

O que so Refratrios ? So refratrios aqueles materiais capazes de suportar elevadas temperaturas. Os materiais refratrios por excelncia , entre outros, so as cermicas. Por exemplo, a fabricao do primeiro avio supersnico de passageiros, o concorde, no teria sido possvel sem a utilizao de um metal raro no mundo, mas abundante no Brasil, o nibio: o mais leve dos metais refratrios.

Para se confinar as altas temperaturas dentro dos fornos, reatores e inmeros outros equipamentos necessrio revesti-los com materiais que, alm de apresentarem estabilidade, tanto fsica quanto qumica s temperaturas, devem possuir ainda outras propriedades. Assim, muitas vezes, tm que ter resistncia a quente, abraso, eroso, ao ataque qumico por slidos, lquidos ou gases e s variaes bruscas de temperatura. Seu emprego se faz necessrio em temperaturas acima de 500 C. Conhecidos sob o a designao de Refratrios, pertencem ao grupo das Cermicas que, juntamente com os Metais e Polmeros, constituem os trs grupos em que se dividem os materiais.

Caractersticas
Na condio de refratrio,os materiais devem possuir: Alta refratariedade, capacidade de suportar altas temperaturas sem deformar (acima de 1100C) Estabilidade mecnica Estabilidade qumica Estabilidade dimensional; Estabilidade ao choque trmico; Baixa condutividade trmica; Baixa permeabilidade

Aplicaes de Refratrios
Tijolos e placas de concreto de fornos e churrasqueiras.

Propriedades Mecnicas
Na condio de refratrio,os materiais devem possuir: Alta refratariedade capacidade de suportar altas temperaturas sem deformar(acima de 1100C); Estabilidade mecnica; Estabilidade qumica; Estabilidade dimensional; Estabilidade ao choque trmico; Baixa condutividade trmica; Baixa permeabilidade. Um exemplo de material refratrio a Alumina (xido de alumnio), que usada em revestimentos de fornos de altas temperaturas (cerca de 2000C) mantendo praticamente todas as suas caractersticas isolantes. Outro exemplo so os cimento ou concretos refratrios. Utilizados como revestimento de grandes caldeiras de usinas de acar e lcool, panelas de ao, servem para proteger o ao derretido de um lado e a prpria caldeira de ao slido do outro. A cromita ,em estado natural , empregada tambm como material refratrio, capaz de suportar altas temperaturas.

Alto-Forno e o Ferro-Gusa
Outra aplicao dos materiais refratrios o Alto-forno, a construo, na siderurgia, de tamanho varivel, externamente revestido por metal e internamente com material refratrio, onde fundido o minrio de ferro, a fim de transform-lo em ferro-gusa. O alto-forno baseia-se no fato de que o silcio indesejvel e outras impurezas, so mais leves do que o ferro fundido, seu produto principal, designado por ferro gusa. O forno construdo na forma semelhante a uma chamin, numa estrutura alta feita com tijolos refratrios. Ao sair do alto forno, o gusa (com teor de carbono entre 3,0 e 4,5%) pode seguir um entre dois caminhos: pode ir para a fundio, para ser usado na fabricao de peas de ferro fundido, ou pode ir para a aciaria, onde pode ser misturado com sucata de ao ou, eventualmente, com outros metais, para se transformar em ao, ou seja, uma liga ferrosa com um teor de carbono de menos de 2,0%.

Exemplos de Alto-Forno
1. Fornalha Cowper 2. Zona de derretimento 3. Zona de reduo de xido ferroso 4. Zona de reduo de xido frrico 5. Zona de pr-aquecimento (garganta) 6. Alimentao de minrio, pedra calcria e coque siderrgico 7. Escapamento de gases 8. Coluna de minrio, coque e pedra calcria 9. Remoo de escria 10. Ferro-gusa 11. Chamin para escoamento dos gases liberados

O alto forno um reator metalrgico de contra corrente. O alto-forno baseia-se no fato de que o silcio indesejvel e outras.

Aplicaes na Industria
Siderurgia
- Alto forno a coque e carvo vegetal - Carro Torpedo - Panela de ao - Mastro e placa do lingotamento indireto - Sinterizao - VOD - Tanque de decapagem - Regenerador/duto de ar quente - Panela de gusa - Desgaseificador RH - Forno poo - Distribuidor - Forno de reaquecimento - Planta de cido clordrico e sulfrico - Coqueria - Forno eltrico a arco - Sistema de vlvula gaveta - Calcinao - Forno panela - Conversor - Misturador de gusa

Fundio
- Forno Cubilot - Forno eltrico a arco - Forno cadinho - Forno Easa - Forno a induo - Forno a leo - Panela

Ferro-Liga
- Forno eltrico de reduo - Conversor para refino - Panela - Forno rotativo - Forno de calcinao

A cermica
A Cermica um dos mais utilizados refratrios , qualquer classe de material slido inorgnico, no-metlico (no confundir com termo ametal) que seja submetido a altas temperaturas (aprox. 540C) durante manufatura ou uso. Geralmente uma cermica um xido metlico, boreto, carbeto, ou nitreto. As cermicas so comumente dividas em dois grandes grupos: Cermica Tradicional - Inclui cermica de revestimentos, como ladrilhos, azulejos e tambm potes, vasos, tijolos e outros objetos que no tem requisitos to elevados se comparados ao grupo seguinte. Cermica Avanada, ou de engenharia - Geralmente so materiais com solicitaes maiores e obtidos a partir de matria prima mais pura. Alguns exemplos so substratos para chips de microprocessadores, cordierita como suporte para catalisador automotivo, ferramentas de corte para usinagem, tijolos refratrios para fornos.

CLASSIFICAO O setor cermico amplo e heterogneo o que induz a dividi-lo em sub-setores ou segmentos em funo de diversos fatores como matrias-primas, propriedades e reas de utilizao. Dessa forma, a seguinte classificao, em geral, adotada. Cermica Vermelha Compreende aqueles materiais com colorao avermelhada empregados na construo civil (tijolos, blocos, telhas, elementos vazados, lajes, tubos cermicos e argilas expandidas) e tambm utenslios de uso domstico e de adorno. As lajotas muitas vezes so enquadradas neste grupo porm o mais correto em Materiais de Revestimento. Materiais de Revestimento (Placas Cermicas) So aqueles materiais, na forma de placas usados na construo civil para revestimento de paredes, pisos, bancadas e piscinas de ambientes internos e externos. Recebem designaes tais como: azulejo, pastilha, porcelanato, grs, lajota, piso, etc.

Cermica Branca Este grupo bastante diversificado, compreendendo materiais constitudos por um corpo branco e em geral recobertos por uma camada vtrea transparente e incolor e que eram assim agrupados pela cor branca da massa, necessria por razes estticas e/ou tcnicas. Com o advento dos vidrados opacificados, muitos dos produtos enquadrados neste grupo passaram a ser fabricados , sem prejuzo das caractersticas para uma dada aplicao, com matrias-primas com certo grau de impurezas, responsveis pela colorao. Dessa forma mais adequado subdividir este grupo em: loua sanitria loua de mesa isoladores eltricos para alta e baixa tenso cermica artstica (decorativa e utilitria). cermica tcnica para fins diversos, tais como: qumico, eltrico, trmico e mecnico.

Cermica de Alta Tecnologia/Cermica Avanada O aprofundamento dos conhecimentos da cincia dos materiais proporcionaram ao homem o desenvolvimento de novas tecnologias e aprimoramento das existentes nas mais diferentes reas, como aeroespacial, eletrnica, nuclear e muitas outras e que passaram a exigir materiais com qualidade excepcionalmente elevada. Tais materiais passaram a ser desenvolvidos a partir de matrias-primas sintticas de altssima pureza e por meio de processos rigorosamente controlados. Estes produtos, que podem apresentar os mais diferentes formatos, so fabricados pelo chamado segmento cermico de alta tecnologia ou cermica avanada. Eles so classificados, de acordo com suas funes, em: eletroeletrnicos, magnticos, pticos, qumicos, trmicos, mecnicos, biolgicos e nucleares. Os produtos deste segmento so de uso intenso e a cada dia tende a se ampliar. Como alguns exemplos, podemos citar: naves espaciais, satlites, usinas nucleares, materiais para implantes em seres humanos, aparelhos de som e de vdeo, suporte de catalisadores para automveis, sensores (umidade, gases e outros), ferramentas de corte, brinquedos, acendedor de fogo, etc.

A Produo de Cermica no Brasil


O Brasil dispe de importantes jazidas de minerais industriais de uso cermico, cuja produo est concentrada principalmente nas regies sudeste e sul, onde esto localizados os maiores plos cermicos do Pas. Dentre as diversas substncias minerais consumidas, destacam-se, em face ao volume de produo atingido, as argilas de queima vermelha ou argilas comuns que respondem pelo maior consumo, sendo especialmente utilizadas na cermica vermelha e de revestimento, s vezes constituindo a nica matria-prima da massa. Tais argilas so caracterizadas como matrias-primas de baixo valor unitrio, fato este que no viabiliza o seu transporte a grandes distncias, condicionando a instalao de unidades industriais cermicas o mais prximo possvel das jazidas. No tocante ao mercado consumidor, destaca-se a cermica vermelha pelo consumo da ordem de 70 milhes de toneladas por ano (tpa), atravs de cerca de 11.000 empresas de pequeno porte distribudas pelo pas, sobressaindo os estados de So Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paran, Santa Catarina e Bahia, como os principais produtores.

Aplicaes

Produo Artesanal

Tratamentos Trmicos
No que diz respeito ao tratamento trmico para a produo de refratrios pode-se destacar dois processos: o processo de sinterizao e o de eletrofuso.
O processo de eletrofuso envolve o refratrio a composio refratria levada fuso parcial ou completa das matrias primas atingindo temperaturas da ordem de 2000 a 2500C. Posteriormente o produto fundido vertido em moldes, dando origem s peas refratrias, que em um estgio posterior ter o seu formato e acabamento ajustado segundo as especificaes da aplicao com o auxlio de equipamentos de corte e abraso. Por se tratar de uma pea monoltica obtida a partir de um lquido, este refratrio apresenta elevada densidade e baixos nveis de porosidade. A porosidade aliada composio mineralgica e microestrutural destes refratrios garantem um excelente desempenho destes produtos frente corroso, no entanto, seu custo de produo, e em alguns casos sua densidade, representam um agravante para a sua aplicao generalizada.

O segundo processo de produo bastante difundida nas indstrias refratrias o de sinterizao convencional em fornos contnuos ou intermitentes. A sinterizao envolve temperaturas mais baixas, mas para isso faz uso da utilizao de aditivos mineralizadores, para auxiliar na sinterizao das partculas e agregados refratrios. No caso dos refratrios de slica, o mineralizador mais utilizado o xido de clcio. No processo de sinterizao alm das variveis tais como: distribuio de partculas, empacotamento, presso de compactao etc, a composio qumica e tempo e temperatura so essenciais para a obteno de produtos refratrios mais (ou menos) resistentes corroso. Em se tratando de refratrios de slica, dependendo da temperatura final de queima, taxas de resfriamento e da quantidade de mineralizadores, a composio mineralgica do produto varia significativamente. Dependendo do nvel de transformaes mineralgicas resultantes deste tratamento pode-se inclusive levar a perda completa da integridade estrutural do refratrio, ou resultar em danos parciais como microtrincamento - o que acarreta na criao de porosidade e consequentemente levar a um baixo desempenho do refratrio.

Refratrios e preocupao com o Meio Ambiente


Cada vez mais preocupadas com a questo ambiental, as empresas esto tomando medidas para amenizar os problemas relacionados ao aquecimento global e poluio. Uma prova disso so as medidas de se racionar o uso da gua no processo.

A indstria cermica, principalmente as que empregam o processo de moagem por via mida, possuem um elevado consumo de gua. O uso racional desta gua torna-se no somente uma medida de garantir o abastecimento da indstria como se destacar no mercado como uma empresa capaz de reutilizar os recursos sem agredir o planeta. No processo cermico pode-se encontrar o uso da gua em vrias etapas: no processo de moagem inserida na formulao de massa ou esmalte em 35% por cento, alm de ser utilizada para lavagem dos moinhos; no processo de esmaltao para a lavao dos equipamentos sempre quando a troca de referncias e conseqentemente troca de esmaltes e tintas e no processo de corte e polimento, pois os abrasivos necessitam de constante lubrificao para facilitar o corte e aumentar o tempo de vida til de equipamentos. Incluem-se nesse grupo as empresas que usam o corte por hidrojato.

Objetos como pilhas e baterias so extremamente agressivos ao meio ambiente e sade do homem, j que so compostos de produtos qumicos de alto nvel txico. Depois de usados, se jogados no lixo comum, podem causar danos. O Instituto Tringulo, organizao no-governamental localizada em Santo Andr, recebe pilhas e baterias para reciclagem. Para reaproveit-las, so desencapadas e levadas para fornos industriais em alta temperatura. Depois, os metais que so liberados servem de matria-prima na produo de refratrios, vidros, tintas, cermicas e qumicas em geral. Outra preocupao que deve existir com o uso de materiais refratrios so os danos na poluio do ar, uma fez que a fuligem liberada nos fornos altamente prejudicial a sade e tem seus impactos aumentados se as exposio as esses poluentes for longa, que prejudica seriamente os funcionrios da empresa e populao vizinha. Deve-se utilizar filtros de ar nas fabricas para a conteno desses poluentes.

Principais normas Tcnicas


NBR 6113: Materiais refratrios densos conformados Determinao da resistncia flexo temperatura ambiente (1997); NBR 6114 : Materiais refratrios conformados - Mtodo para inspeo por atributos (1997); NBR 6115: Materiais refratrios isolantes - Determinao da densidade de massa aparente (1996); NBR 6220: Materiais refratrios densos conformados Determinao da densidade de massa aparente, porosidade aparente, absoro e densidade aparente da parte slida (1997); NBR 8382: Materiais refratrios no-conformados - Preparao de corpos-de-prova de concretos para projeo, concretos isolantes, densos e de fluncia livre (2001).

Bibliografia
http://www.togni.com.br/ http://pt.wikipedia.org/wiki/Material_refrat% C3%A1rio http://www.abceram.org.br/asp/abc_51.asp http://www.inovacaotecnologica.com.br/not icias/noticia.php?artigo=010160040217 http://pt.wikipedia.org/wiki/Alto-forno

You might also like