You are on page 1of 31

RESO DA GUA

Poluio do meio ambiente Conseqncia direta da deciso humana de viver em concentraes sociais. Ela tanto maior quanto maiores forem estas concentraes sociais e, portanto, quanto maiores forem as necessidades humanas destas concentraes

Poluio do meio ambiente

Populao mundial.
Atualmente aproximadamente 6 bilhes de pessoas, cresce por volta de 90 milhes de pessoas por ano, para o ano 2025 estima-se 10 bilhes de pessoas. Mais de 90% do aumento projetado para o ano de 2025 ocorrer em naes em desenvolvimento da frica, sia e Amrica Latina. Estes pases tero as populaes duplicadas em apenas 33 anos.

Poluio do meio ambiente


Crescimento populacional, 1 d.C. a 2100

Poluio do meio ambiente


Tempo de duplicao da populao por regies, aos nveis atuais de crescimento

Poluio do meio ambiente


Rpido crescimento populacional em cidades do Terceiro Mundo.

Poluio do meio ambiente

Nossos trs recursos naturais bsicos utilizveis.


Ar; Solo; gua.

intrnseco vida e ao desenvolvimento do homem, a produo de resduos que so de trs tipos: Slidos, Lquidos e Gasosos. Temos trs lugares para lanar esses resduos: nas guas, no ar e no solo.

Poluio do meio ambiente


Levando-se em conta que cada um dos recursos possui uma capacidade definida de auto depurao, limitada em tempo e espao, para evitar a saturao de uma parte do recurso, nossas chances resumem-se em:
minimizar a produo de resduos; definir e aplicar uma forma correta de disp-los; Desconcentrar os grupos e suas atividades na busca de maior parte do recurso para dar-lhe tempo de seu auto depurar.

Poluio das guas.


Poluio das guas qualquer alterao de suas caractersticas fsicas, qumicas ou biolgicas capaz de pr em risco a sade, a segurana e o bem-estar das populaes ou que possa comprometer a fauna e a utilizao das guas para fins agrcolas, comerciais, industriais e recreativos; Entende-se por CONTAMINAO um caso particular de poluio das guas, provocado pela introduo de elementos em concentrao nocivos sade humana, tais como organismos patognicos, substncias txicas e radioativas, em corpos de gua.

Poluio das guas. Elemento gua

Poluio das guas. Principais tipos de fonte de poluio


Poluio natural:

Chuvas; Eroso das margens dos rios; Salinizao; Decomposio de vegetais. Herbicidas; Fungicidas; Inseticidas; Fertilizantes ; Excremento de animais

Poluio agrcola:

Poluio das guas.


Poluio urbana:
Esgoto sanitrio; Chorume de disposio inadequada dos resduos

slidos urbanos.

Poluio industrial:

Fbrica de papel de celulose; Industrias alimentcias; Industrias qumicas; Industrias siderrgicas e metalurgias; Industrias txteis; Matadouros e frigorficos; Curtumes.

Poluio das guas. Equivalente populacional: contaminao da


gua em funo da quantidade mdia de detritos produzidos diariamente por uma pessoa. Equivalente animal: contaminao da gua em funo da quantidade mdia de detritos produzidos diariamente por um animal de 500 Kg de peso. Demanda Bioqumica de Oxignio DBO: quantidade de oxignio consumido por microorganismos at ocorrer a completa oxidao biolgica (decomposio) dos detritos orgnicos. DBO5 = demanda bioqumica de oxignio nos primeiros 5 dias.

Poluio das guas.

Comparao dos valores da DBO5 e dos resduos de substncias inorgnicas com o equivalente populacional (EP) e unidades correspondentes por cabea de gado (EA).
DBO5 NitrognioFosforo Potssio Homem Cabea de gado bovino (g de O2) 54 800 (N) 13,5 225 P2O5 (g) K2O (g) 5 8 80 300

Eutroficao e eutrofizao
Eutroficao resultante da despejos orgnicos domsticos resduos da agricultura, poluio vegetao em represas (processo fertilizao das guas por ou industriais, despejos de do ar ou por afogamento da desencadeado pelo homem);

Eutrofizao resultante da fertilizao das guas pelo escoamento das guas de chuva nos solos, que arrasta nutrientes para os corpos dgua (origem natural); Ambos os processos caracterizam-se pelo envelhecimento precoce de um corpo dgua, devido a grande quantidade de nutrientes.

Eutroficao e eutrofizao
Causa: lanamento de nutrientes na gua, principalmente nitrognio e fsforo (oriundos, principalmente, de esgoto domstico, efluentes industriais e fertilizantes); Reao em cadeia: crescimento excessivo de algas e plantas aquticas em um corpo dgua aumento de oxignio proliferao de pequenos proliferao de peixes que animais que utiliza as algas como alimentos se alimentam desses pequenos animais; Quebra do equilbrio ecolgico mais produo de matria orgnica do

que o sistema capaz de assimilar; Aumento das algas alteraes qualitativas surgimento de novas

espcies e desaparecimentos de outras; Estgio final (ecossistema agonizante) colches de algas. pouca profundidade, altos dficits

de oxignio, organismos mortos flutuantes e grande quantidade de

Eutroficao e eutrofizao
mais comum em guas paradas (lagos, lagoas represas), pois no serem favorecidas pelas condues de cursos dgua como a velocidade de escoamento e turbidez; Problemas devido a proliferao excessiva de algas:
Sabor e odor; Toxicidade; Turbidez e cor; Aderncia s paredes dos reservatrios e tubulaes (lodo); Prejuzos no tratamento da gua;

Uso de tcnicas modernas para controle e correo dos efeitos da eutroficao alto investimento.

Eutroficao e eutrofizao
Problemas devido s plantas aquticas:

Prejuzos aos usos navegao e recreao; Assoreamento; Reduo gradual do reservatrio; Cobertura da gua com diminuio da penetrao da luz solar; Entupimento de canalizaes e grades; Danos bombas e turbinas hidreltricas.

Tratamento do esgoto
Remoo de matria orgnica

Remoo de slidos em suspenso

Por que tratar os esgotos?

Remoo de nutrientes

Remoo de organismos patognicos

Principais doenas associadas gua


Doenas transmitidas diretamente atravs da gua:
clera, febre tifide, febre paratifide, desinteria bacilar, amebase ou desinteria amebiana, hepatite infecciosa, poliomelite;

Doenas transmitidas indiretamente atravs da gua:


esquistossomose, fluorose, malria, febre amarela, bcio, dengue,

tracoma, leptospirose, perturbaes gastro-intestinais de etiologia escura, infeces dos olhos, ouvidos, gargantas e nariz.

Organismos patognicos mais comuns


Bactrias responsveis pela transmisso de doenas como a

leptospirose, febre tifide, febre paratifide, clera; Protozorios responsveis pela transmisso de doenas como

amebase e a girdia; Vrus responsveis pela transmisso de doenas como a hepatite

infecciosa e a poliomielite; Helmintos responsveis pela transmisso de doenas como a

esquistossomose e a ascaridase.

Tratamento do esgoto
Objetivo: Remover as impurezas fsicas, qumicas e biolgicas, principalmente os organismos patognicos.

Tratamento preliminar

Tratamento primrio

Tratamento secundrio

Classifica-se em funo do tipo de impurezas retiradas e o do seu grau de remoo.

Tratamento tercirio ou pstratamento

Tratamento preliminar
O esgoto sujeito aos processos de separao dos slidos mais grosseiros (slidos suspensos: trapos, escovas de dente, tocos de cigarro e excretas) e os slidos decantveis (como areia e gordura).
Sistema de gradeamento. Peneira autolimpante.

Caixa de gordura (detalhe da escuma).

Tratamento primrio
Objetiva remover o material em suspenso, no grosseiro, que flutue ou decante, mas que requer o emprego de equipamentos com tempo de reteno maior que no tratamento preliminar.
Decantador circular.

Flotao (injeo de ar).

Tratamento secundrio
Aps tratamento primrio, o esgoto contm slidos dissolvidos e finos slidos suspensos que no decantam; Para remover essas partculas utilizam-se microrganismos que se alimentam dessa matria orgnica suspensa ou solvel; Os microrganismos mais importantes para o tratamento dos esgotos so as bactrias; Fornecer condies para que as bactrias sobrevivam e utilizem o esgoto da forma mais eficiente possvel; Exemplos de tratamento: lagoas de estabilizao.

Tratamento tercirio
Empregado para a obteno de um efluente final de alta qualidade ou quando necessria a remoo de substncias especficas do efluente lquido gerado na linha de processos de indstria; Exemplos: clorao; remoo de nutrientes; absoro em carvo ativado; filtrao em areia; resinas trocadoras de ons; osmose reversa; eletrodilise.

Lagoas de estabilizao
Opo tecnolgica para se alcanar plenamente o objetivo da ausncia de patgenos; Elevada eficincia na remoo de parasitos (ovos de helmintos e cistos de protozorios), vrus e bactrias patognicas; Nenhum sistema convencional pode competir com a eficincia de remoo de microorganismos das lagoas de estabilizao (exceto que se adicione algum produto qumico ao processo de desinfeco).

Caractersticas: lagoas de estabilizao


Grandes tanques que armazenam guas residurias; As guas residurias brutas so tratadas por processos naturais, envolvendo algas e bactrias; Objetivo: melhorar as caractersticas sanitrias do esgoto; Construdas, na maioria dos casos, com pouca profundidade (2 a 4 m) e tm tempo de deteno relativamente elevado (alguns dias); Parmetros efluentes: DBO, que caracteriza a carga orgnica; Nmero mais provvel (NMP) de coliformes termotolerantes, que indica a contaminao microbiolgica; mais relevantes no processo de avaliao do

comportamento das lagoas de estabilizao e a qualidade de seus

Caractersticas: lagoas de estabilizao


Remoo de ovos de helmintos ocorre atravs do processo fsico da sedimentao (diretamente ligado ao tempo de deteno hidrulico do sistema); Sistema de lagoas de estabilizao com 3 clulas e tempo de deteno hidrulico de 30 a 40 dias: capaz de produzir um efluente contendo menos de 1000 CTer/100 ml e livre de ovos de helmintos (Strauss, 1986 apud Cavalcante, 1997).

Remoo de patgenos
Eficincia na remoo de patgenos em lagoas de estabilizao e em processos convencionais de tratamento.

Patgeno Bactrias Ovos de helmintos

Lagoas de estabilizao 99,9999% 100%

Tratamento convencional 90 99% 90 99%

Remoo de microorganismos patognicos das guas residurias: n dos que sobrevivem mais importante do que o nmero dos que morrem; Valores infectiva. de 1 e 0,01% de patgenos sobreviventes podem ser

significativos se o nmero correspondente se aproxima do valor da dose

Vantagens e desvantagens
Adequada para regies tropicais e subtropicais, onde h disponibilidade de terrenos a custos baixos, com condies climticas favorveis ao processo de biodegradao (temperatura elevada e luz solar abundante durante todo o ano); Requerem cuidados mnimos para uma boa operao e manuteno (seus processos biolgicos so naturais e no necessitam de equipamento eletromecnico, combustvel nem de energia eltrica); Limitaes: o custo e a disponibilidade de grandes extenses de terrenos; Necessidades de terreno podem ser minimizadas em sistemas de lagoas de estabilizao em srie.

You might also like