You are on page 1of 4

Jornal de Umbanda Sagrada

Ano I N2 Distribuio Gratuita Bauru, Maio de 2000

Editorial
Esta a primeira edio que conseguimos editar em dia. Isso se deve pela boa repercusso que tem causado nos leitores. Agradecemos aos comerciantes de materiais umbandsticos de Bauru, em especial a Casa So Benedito que recebeu com carinho e nos incentivou para este trabalho. muito gratificante ver os resultados positivos de um trabalho suado e feito com muito amor e considerao aos nossos queridos irmos de f, que labutam para um bom rumo da religio e muitas vezes se deparam com muitas dificuldades e encontram foras atravs de Zmbi para continuar sua caminhada. Desejamos que este Jornal sirva como aprendizado a quem o receber. Muitos irmos acostumados com lendas e histrias prprias da mente conturbada de muitos praticantes mais velhos do ritual, podem no entender este rumo que segue o Jornal, achando que se trata de uma mistificao os ensinamentos aqui revelados. Isso porque mostramos sem vus o que os Divinos Orixs e mentores nos tem ensinado. Que os irmos de bom senso reflitam e com certeza chegaro a concluso de que estamos no caminho certo. Boa Leitura!!! Sarav!!! A equipe.

Doutrina Queirz Religiosa Rodrigo


A doutrina de Umbanda tem carter universalista e absorveu conceitos e fundamentos de outras religies que tm se mostrado positivos e universais, descartando os dogmas e o ocultismo. Os dogmas foram descartados porque paralisam a evoluo dos fiis e petrificam, no tempo, as religies. J o ocultismo foi descartado porque s se adapta a ordens fechadas e seletivas. Como a Umbanda no seletiva, mas sim universalista e aberta a todos, sem distino de qualquer espcie, ento o ocultismo seria um entrave livre manifestao da religiosidade dos mdiuns, que se veriam impossibilitados de tecerem comentrios sobre suas prticas religiosas. Por isso a doutrina de Umbanda universalista e est aberta incorporao de conceitos j consagrados como de interesse da maioria e estimuladores da religiosidade livre do fanatismo e do sectarismo. Muitos so os conceitos incorporados religio de Umbanda. Foram absorvidos de outras doutrinas pois so vistos e tidos como verdadeiros e indiscutivelmente tm servido para alavancar a evoluo da humanidade como um todo . E, porque o Ritual de Umbanda Sagrada realiza em seus trabalhos muitas prticas religiosas j antiqussimas, j que seus idealizadores espirituais so oriundos de muitas religies, algumas j extintas no plano material, nada mais correto do que incorporar os conceitos verdadeiros que auxiliaram os mentores a evoluir quando, tambm eles, viveram suas muitas encarnaes. Como todas as outras religies, a Umbanda adotou o simbolismo como um vu difano e ocultador dos mistrios divinos que se manifestam durante os trabalhos prticos. O simbolismo o meio mais prtico de salvaguardar os mistrios divinos que, se no forem velados, logo so profanados por pessoas inteligentssimas, mas usadas por interesses sombrios, tal como as que tentam negar a origem superior e divina de Jesus Cristo, s porque o nosso amado mestre divino se humanizou e nasceu para a carne atravs do ventre bendito de Maria. Por isso esse simbolismo visa preservar as divindades que sustentam linhas ou correntes espirituais de alcance planetrio, que atuam em todas as religies. Recorrendo a ele, a Umbanda oculta as divindades que, a exemplo de Jesus Cristo, se consagram humanidade e tm atuado no amparo e na evoluo dos espritos a eles confiados por Deus. As razes visavam preservar as divindades que atuariam no Ritual de Umbanda Sagrada, e tambm a hierarquizar as manifestaes dos espritos que atuariam no nvel vibratrio terra atravs da incorporao nos mdiuns de Umbanda.

Mande sua carta para Jornal de Umbanda Sagrada, com suas sugestes, dvidas ou relatos. Contamos com a sua participao. Vamos nos unir numa s corrente! R: Monsenhor Claro 3-53 Centro Bauru-SP CEP 17015-130

E-mail jus7@bol.com.br

Jornal de Umbanda Sagrada

Bauru, Maio de 2000- Pgina 2 -

Salve os Pretos Velhos!


Rodrigo Queirz No dia 13 de Maio comemora-se o dia dos Pretos Velhos no Ritual de Umbanda Sagrada. Neste dia feito na maioria dos terreiros, festas maravilhosas onde a corrente africana se manifesta para receber a homenagem de seus devotos e seguidores da religio. Humildade, Luz, Caridade Suprema um resumo do que so Pretos Velhos, seres de maior evoluo no ritual. Curandeiros e conselheiros esto sempre prestes e atentos a atender quem os procuram. Manifestam em sua maioria corcundas, com dificuldade para andar e muito cansados, falam em tom baixo e um linguajar precrio e antigo, mas sabem como ningum como tocar dentro de nossos coraes. Neste dia, que todos irmos de f se unam em um s pensamento e agradeam a Zmbi por permitir que entidades to iluminadas e evoludas possam se manifestar em qualquer lugar sempre precisarmos de socorro nas dificuldades mais diversas. Oremos aos pais, avs, avs, tios e tias da corrente africana em louvor. Aqui deixo minha manifestao de f e devoo. Salve Pai Joo de Angola! Salve Pai Jos do Toco! Salve Pai Cipriano! Sarav os Pretos Velhos!

Pontos Cantados de Saudao aos Pretos Velhos

Prece ao Preto Velho


Assim Seja, Preto Velho que ests em nosso corao. Abenoado seja o seu nome no cu, assim como foi de redeno o seu sofrimento na terra. Benditas sejam suas agonias fsicas, assim como para sempre sejam louvadas as tuas angstias morais. Intercede por ns junto ao Pai Misericordioso. Tu que j galgaste as escaladas luminosas da espiritualidade, e comunica-nos essa fora inquebrantvel que te elevou o esprito aos pramos celestiais, onde te encontras. Anima-nos a prosseguir impvidos e serenos atravs dos obstculos da vida e combate em ns o desnimo traioeiro que, como o banzo fatdico, nos aniquila o ser. Ajuda-nos a vencer na vida material, assim como quando em vida tu ajudaste com teu labor escravo, o seu senhor. Ensina-nos a ter com tua experincia milenar, a calma, a resignao, a compreenso que muito necessitamos e que estejamos sempre contigo, assim como Jesus te tem na Santa Glria. A Ti, bondoso Preto Velho, oferecemos esta prece, reafirmando nossa f, nossa crena e a nossa esperana na tua fora espiritual, sempre a servio do bem. Protege-nos querido Preto Velho que tanto sofreste, d-nos a coragem que as vezes nos falta para poder prosseguir na nossa jornada, e que algum dia tenhamos merecimento para receber as graas de Deus. Assim seja!

***
L vem vov descendo a serra com sua sacola, com sua rosria com seu patu ele vem de Angola. *** Quando eu andava pelo deserto, ouvi uma voz de longe me chamar, quando eu andava pelo deserto, ouvi uma voz de longe me chamar, quando eu andava preso no pecado, meu Pai Joo me aconselhou, quando eu andava preso no pecado, meu Pai Joo me aconselhou. *** Meu Preto Velho de batalha, faz de mim um batalhador, meu Preto Velho de batalha, faz de mim um batalhador, abenoe os Pretos Velhos, Santas Almas do Senhor. Preto Velho de batalha faz de mim um batalhador, abenoes os Pretos Velhos Santas Almas do Senhor. Preto Velho de batalha, faz de mim um batalhador, abenoe os Pretos Velhos Santas Almas do Senhor.

Adquira j a Apostila de Estudos vol. I, do Grupo de Estudos Umbandsticos Caboclo Tupinamb. Os pedidos podem ser feitos por correspondncia e ns entraremos em contato. Entre em contato conosco j!

Estudar o Ritual de Umbanda Sagrada o melhor caminho para entend-la.

Jornal de Umbanda Sagrada


Rua: Monsenhor Claro 3-53 Centro Bauru - SP CEP: 17015-130

Jornal de Umbanda Sagrada

Bauru, Maio de 2000- Pgina 3 -

O uso de objetos materiais III


Charutos e Cachimbos
A Umbanda muito criticada e defamada pelo fato de suas entidades usarem o fumo nas sesses, os detratores aproveitam-se disto para taxarem as entidades de atrasadas ou primitivas (ainda hoje em dia !). A grosso modo, o fumo prestar-se-ia a agir como uma defumao direcionada, ou seja, certas cargas mais pesadas seriam destrudas pelas baforadas do cachimbo ou do charuto, alm de outras funes mais complexas s conhecidas e manipuladas pelas entidades, as quais, inclusive aconselham os mdiuns a no fumarem. As entidades no tragam o fumo, alm de conseguirem, por meios prprios de conhecimentos deles, no deixarem seqelas em seus aparelhos. Quando a entidade aspira a fumaa ela a envolve com seus fluidos benficos transformando aquela nuvem de fumaa numa nuvem de fluidos que ir beneficiar o necessitado. Como a Umbanda o ritual que manipula as foras da natureza, ento nada mais normal que usar o fumo, pois uma erva de grande valor energtico quando queimado ou quando usado em banhos. Peo aos incrdulos e detratores que antes de criticar qualquer coisa na Umbanda ou em qualquer outra religio que v estudar e buscar fundamentos. Garanto que na Umbanda encontrar respostas e fundamentos para tudo que quiser.

O que isso!?!
Caro leitor, o objetivo deste jornal levar o Ritual de Umbanda Sagrada aos seus praticantes de forma simples e concreta, sem vus e mistificaes. Mas vimos que para explic-la temos usado palavras e nomes desconhecidos para muitos, ento est sendo criada a seo O que isso!?!, onde voc encontrar explicaes para os termos e nomes usados. Esperamos que desta maneira possamos facilitar ao mximo o entendimento desta complexa religio. Qualquer dvida s entrar em contato com o jornal. Vamos l! Coroa Divina: sistema que formado pelas sete irradiaes de Zmbi que so chamados de Orixs, onde esto localizados os Tronos; Tronos: planos e faixas vibratrias da evoluo. Tronos Intermedirios: so Tronos regidos por Orixs intermedirios. Orixs Intermedirios: so seres que j desceram a Terra e esto no grau de intermedirios dos Orixs Divinos que so divindade essenciais. Jesus Cristo um Orix Intermedirio na linha de Oxal. Pontos cantados: so louvores entoados com acompanhamento de atabaques e palmas. Pontos riscados: o ato da entidade de riscar smbolos no cho.

Pontos Cantados
Rodrigo Queirz

Os pontos cantados so uma das primeiras coisas que afloram a quem vai a um terreiro de Umbanda pela primeira vez. Os pontos cantados so, dentro dos rituais de Umbanda, um dos aspectos mais importantes para se efetuar uma boa gira. Os verdadeiros pontos cantados so os chamados de raiz (so os pontos ensinados pelas prprias entidades). Apesar disso, h uma gama infinita de pontos desconexos sendo entoados por a. Um verdadeiro ponto evoca imagens fortes e atingem l dentro do corao e da emoo a verdadeira f, pura e simples. Os pontos cantados servem para impregnar certas energias e desimpregnar outras, de acordo com o ponto. Uma vez que cada linha representa uma imagem, o ponto traduz um sentimento inerente vibrao daquela entidade que o canta, ou que o traz, existindo por trs deles uma freqncia vibratria toda especial, que se modifica de acordo com a Linha Espiritual. Os pontos so de efeitos teraputicos. A musicoterapia hoje muito utilizados por psiclogos em casos de pessoas surdas, usa a vibrao de cada som, por isso cada linha tem um toque ou tom especfico a ser entoado: Oxal - sons msticos; Ogum - sons vibrantes; Oxssi - sons afinados com a natureza e sua harmonia; Xang - sons graves; Yorim - sons melanclicos; Yori - sons alegres, predispondo ao bom nimo; Yemanj - sons suaves, destinados renovao afetiva e emocional; Oxum sons ritmados induzindo as pessoas a danar, sempre alegres. Os pontos cantados devem ser sempre entoados com muito respeito e concentrao, pois so oraes em louvor ao Orixs e Guias.

Creio em Deus, no seu poder, sa sua luz, e no seu perdo. Creio nos Orixs amparando as nossas vidas. Na comunicao dos Guias, encaminhando-nos para a caridade e a prtica do bem. Nas falanges espirituais influenciando os homens na vida terrena. Creio na reencarnao da alma, na justia divina do retorno como doutrina espiritual Na invocao, na prece e na oferenda, como atos de f. E na Umbanda como misso e caminho para seguir a evoluo! Assim Seja.

CREDO

Jornal de Umbanda Sagrada

Bauru, Maio de 2000- Pgina 4 -

OBALUAIY
Obaluaiy o Orix que atua na Evoluo e seu campo preferencial aquele que sinaliza as passagens de um nvel vibratrio ou estgio da evoluo para outro. O Orix Obaluaiy o regente masculino da linha da Evoluo, que surge a partir da projeo do Trono Essencial do Saber ou Trono da Evoluo. O Trono da Evoluo um dos sete Tronos essenciais que formam a Coroa Divina regente do planeta, e em sua projeo faz surgir, na Umbanda, na linha da Evoluo, est assentado o Orix Natural Obaluaiy, que o Orix que cuida das passagens dos estgios evolutivos. Obaluaiy estabelece o cordo energtico que une o esprito ao corpo (feto), que ser recebido no tero materno assim que alcana o desenvolvimento celular bsico (rgos fsicos). o mistrio Obaluaiy que reduz o corpo plasmtico do esprito at que fique do tamanho do corpo carnal alojado no tero materno. Nesta reduo, o esprito assume todas as caractersticas e feies do seu novo corpo carnal, j formado. Muito associam o divino Obaluaiy apenas com o Orix curador, que ele realmente , pois cura mesmo! Mas Obaluaiy muito mais do que j o descreveram. Ele o Senhor das Passagens de um plano para outro, de uma dimenso para a outra, e mesmo do esprito para a carne e vice-versa. Espero que os Umbandistas deixem de tem-lo e passem a am-lo e ador-lo pelo que ele realmente : um Trono Divino que cuida da evoluo dos seres, das criaturas e das espcies, e que esqueam as abstraes dos que se apegaram a alguns de seus aspectos negativos e os usam para assustar seus semelhantes. Estes manipuladores dos aspectos negativos do Orix Obaluaiy certamente conhecero os Orixs csmicos que lidam com o negativo dele. Ao contrrio dos tolerantes Exs da Umbanda, estes Obaluaiys csmicos so intolerantes com quem invoca os aspectos negativos do Orix maior Obaluaiy para atingir seus semelhantes. E o que tem de supostos pais de Santo apodrecendo nos seus plos magnticos negativos s porque deram mau uso aos aspectos negativos de Obaluaiy... Bem, deixemos que eles mesmos cuidem de suas lepras emocionais. Certo? Oferenda: Velas brancas e brancas/pretas; vinho ros licoroso, gua potvel; coco fatiado coberto com mel e pipocas; rosas, margaridas e crisntemos, tudo depositado no cruzeiro do cemitrio, a beira-mar ou a beira de um lago.

Alvio...
O alvio espiritual est em superar-te a ti mesmo. A vida te d muitas situaes para que aprimores o teu ser. H que estar atento para perceberes nas entrelinhas o que est sendo ensinado, para que possas alar vos cada vez mais altos, cada vez mais velozes. As dificuldades so, por vezes, nossos mestres. As formas mudam, mas o aprendizado sempre ser o mesmo: tens que encontrar o caminho de volta para Casa. Dificuldades servem apenas para fazer lembrar-te de quem s, onde ests e o que deves fazer para trabalhar melhor teu medo, a insegurana que tu mesmo criaste. No sabes que ests protegido. No sabes que teu ser foi criado somente para estar na paz, em comunho com Deus. Mas virs a saber, no tenhas dvida. Por mais que tentes criar novos mundos, percebers que h algo que Deus desejou que ficasse intocvel por toda a eternidade e este algo s tu, puro, feito de amor e alegria, e assim permanecers. Deus sabe a pacincia e espera por ti. Passars por dificuldades, sim, dificuldades estas que tero um nico propsito: mostrar a ti que no s feito de barro e sim de luz. Portanto, aprende a no temer, aprende a confiar. H algum que cuida de ti e se deres teu corao, sabers que sempre esteve em completa segurana.

Leia Rubens Saraceni O Cavaleiro da Estrela da Guia I

E-mail jus7@bol.com.br

Expediente: Diretor: Rodrigo Queirz; Jornalista responsvel: Salete D. Marini MTB - 15.094; Publicidade: Ricardo Barreira; Reviso geral: Ndia Duarte Marini;

You might also like