You are on page 1of 38

Reso de gua.

Tratamento de guas residurias.

Processo de alto depurao

Processo de auto depurao Um fator importante na auto depurao a chamada vazo de diluio.

Cj = (CM x QM + CE x QE) / QE + QM

Tratamento do esgoto
Remoo de matria orgnica

Remoo de slidos em suspenso

Por que tratar os esgotos?

Remoo de nutrientes

Remoo de organismos patognicos

Tratamento de guas residurias.


Objetivos do tratamento:
Esgotos domsticos: remoo de matria orgnica, slidos em suspenso e organismos patognicos. Eventualmente, em processos de tratamento mais sofisticados, processa-se a remoo de nitrognio e fsforo (nutrientes). Esgotos industriais, ou mistura de esgotos domsticos e industriais (dependendo do tipo de indstria que contribui ao sistema de esgotamento sanitrio): matria orgnica, slidos em suspenso, nitrognio e fsforo, compostos txicos e compostos no biodegradveis.

Tratamento do esgoto
Objetivo: Remover as impurezas fsicas, qumicas e biolgicas, principalmente os organismos patognicos.

Tratamento preliminar

Tratamento primrio

Tratamento secundrio

Classifica-se em funo do tipo de impurezas retiradas e o do seu grau de remoo.

Tratamento tercirio ou pstratamento

Tratamento de guas residurias.


Nveis do tratamento:
Preliminar: objetiva apenas a remoo dos slidos grosseiros (materiais de maiores dimenses e areia); Primrio: visa a remoo de slidos sedimentveis e parte da matria orgnica. Predomina os mecanismos fsicos de remoo de poluentes. Secundrio: objetiva-se a remoo de matria orgnica e eventualmente nutrientes. Predominam mecanismos biolgicos. Tercirio (ou polimento): objetiva a remoo de poluentes especficos (usualmente txicos ou compostos no biodegradveis) ou ainda, a remoo complementar de poluentes no suficientemente removidos no tratamento secundrio.

Tratamento de guas residurias. Tratamento preliminar.


Principais finalidades da remoo dos slidos grosseiros:
Proteo de unidades de tratamento subseqentes; Proteo dos dispositivos de transporte dos esgotos (bombas e tubulaes) Proteo dos corpos receptores (aspctos estticos.

Principais finalidades da remoo de areia:


Evitar abraso nos equipamentos e tubulaes; Eliminar ou reduzir a possibilidade de obstruo em tubulaes e demais unidades do sistema; Facilitar o transporte do lquido.

Tratamento de guas residurias. Tratamento preliminar.

Tratamento preliminar

Sistema de gradeamento.

Peneira autolimpante.

Caixa de gordura (detalhe da escuma).

Tratamento de guas residurias. Tratamento primrio.


Os esgotos, aps passarem pelas unidades de tratamento preliminares, contm ainda os slidos em suspenso no grosseiros, os quais podem ser parcialmente removidos em unidades de sedimentao. Com a remoo de uma grande parcela dos slidos em suspenso, remove-se tambm parte da matria orgnica. A massa slida decantada denominada de lodo primrio bruto. Materiais flutuantes, como graxas e leo, tendo uma menor densidade, tendem a flutuar, sendo removidos na superfcie.

Tratamento de guas residurias. Tratamento primrio

Tratamento primrio

Decantador circular.

Flotao (injeo de ar).

Tratamento de guas residurias. Tratamento secundrio.


Destina-se principalmente remoo dos seguintes poluentes:
Matria orgnica em suspenso fina, remanescente do tratamento primrio (DBO suspensa ou particulada); Matria orgnica na forma de slidos dissolvidos (DBO solvel), a qual no removida no tratamento primrio.

Em termos de eficincia o nico capaz de produzir um efluente de acordo com o padro de lanamento da legislao ambiental. Tenta reproduzir os fenmenos naturais de estabilizao da matria orgnica, que ocorrem no corpo receptor, com a vantagem de ser realizado mais rapidamente (ocupando menos espao), e em condies controladas.

Tratamento de guas residurias. Tratamento secundrio.


Processos biolgicos de tratamento:
Reator anaerbico de manta de lodo: uma unidade de fluxo ascendente que possibilita o transporte das guas residurias atravs de uma regio que apresenta elevada concentrao de microorganismos.

Tratamento de guas residurias. Tratamento secundrio.


Sistema de lodos ativados convencional:
Baseia-se em processos biolgicos aerbicos, retm parte das bactrias ativas, recirculando-as mantendose a maior parte de microorganismos ativos no reator aerado. Os microorganismos produzem flocos que podem ser removidos por sedimentao em decantador secundrio (ou flotador por ar dissolvido), parte do lodo recirculado ao reator aerbico e parte descartada para tratamento e destino final. Apresenta alta eficincia e ocupa espaos relativamente pequenos, porm, a operao exige consumo de energia eltrica bastante elevado.

Tratamento de guas residurias. Tratamento secundrio.


Sistema de lodos ativados com reator de mistura completa:
Este sistema uma variao da proposta anterior, sofrendo uma maior aerao com mistura bastante intensa, para se conseguir uma maior homogeneizao.

Tratamento de guas residurias. Tratamento secundrio.

Tratamento de guas residurias. Tratamento secundrio.

Tratamento de guas residurias. Tratamento secundrio.


Lagoa Facultativa: uma soluo simples de baixo
custo, quando se dispe de rea com topografia adequada e de custo acessvel. Exige operao simples, sem qualquer necessidade de se contratar operador especializado. Quando bem dimensionada raramente produz maus odores, porm recomenda-se que no sejam construdas junto a reas com residncias. Deve-se levar em considerao o sentido dos ventos predominantes e localiz-las a pelo menos 500 metros de residncias. Podem apresentar remoo de patognicos da ordem de 99,99%.

Tratamento de guas residurias. Tratamento secundrio. Esquema de uma lagoa facultativa.

Tratamento de guas residurias. Tratamento secundrio.


Lagoa anaerbica + lagoa facultativa:
O uso de lagoa anaerbica seguida por facultativa (sistema australiano) uma das melhores solues tcnicas que existem e tambm uma das mais econmicas, quando se dispe de rea adequada e de baixo custo. Na primeira lagoa ocorre a reteno e a digesto anaerbia do material sedimentvel e na segunda ocorre preponderadamente a degradao dos contaminantes solveis e contidos em partculas suspensas muito pequenas. Na segunda lagoa, atribui-se s algas a funo da produo e a introduo da maior parte de oxignio consumido pelas bactrias.

Tratamento de guas residurias. Tratamento secundrio.


Sistemas de lagoas tipo australiano.

Tratamento de guas residurias. Tratamento secundrio.


Lagoa aerada + lagoa de sedimentao de lodo.
Quando no se dispe de rea suficiente para se implantar sistemas de estabilizao naturais, pode-se utilizar um sistema constitudo por lagoa aerada seguida por lagoa de sedimentao de lodo. Nesse caso j se tem a necessidade de efetuar a aerao, na primeira lagoa, empregando-se aeradores superficiais ou difusores instalados no fundo da unidade . Na aerao h a produo de lodo biolgico que tem de ser removido antes do lanamento dos efluentes no corpo receptor. Por este motivo emprega-se uma segunda lagoa que tem por objetivo a reteno e a digesto desse resduo.

Tratamento de guas residurias. Tratamento secundrio.


Esquema de sistema constitudo por lagoa aerada seguida por lagoa de sedimentao de lodo.

Tratamento de guas residurias. Tratamento secundrio.


Associao de processos biolgicos:
Os sistemas aerbios convencionais (lodos ativados), envolvem grande consumo de energia eltrica e grande produo de lodo, porm apresentam elevada eficincia. Por outro lado, os sistemas anaerbios apresentam eficincia da ordem de 70% (remoo de matria orgnica degradvel), porm no envolvem consumo de energia eltrica e produzem pouco lodo. A associao desses dois processos tem resultado em sistemas de elevada eficincia e produo de lodo aceitvel, a a custos baixos de operao e manuteno.

Tratamento de guas residurias. Tratamento secundrio.


Exemplos de associaes de processos biolgicos:
Reatores anaerbio de manta de lodo seguido de lodos ativados; Reatores anaerbio de manta de lodo seguido de lagoa facultativa; Reatores anaerbio de manta de lodo seguido de filtro biolgico aerbio; Reatores anaerbio de manta de lodo seguido de lagoa aerada e lagoa de sedimentao; Lagoa anaerbia seguida por lagoa aerada e lagoa de sedimentao; Lagoa anaerbia, seguida por: Filtro biolgico aerbio ou lodos ativados, ou lagoa facultativa.

Tratamento de guas residurias. Tratamento tercirio.


Tratamento de polimento utilizado quando se deseja a reduo de nutrientes (nitrognio e fsforo) ou substncias consumidoras de oxignio. No deve ser soluo para eficincia insatisfatria dos tratamentos primrio e secundrio. O tipo de tratamento mais utilizado a lagoa de maturao (ou polimento) que retm parte dos slidos sedimentveis ainda contidos nos efluentes tratados e funcionam como decantador, como tanque de homogeneizao e como tanque biolgico, possibilita maior reduo de organismos patognicos.

Tratamento de guas residurias. Tratamento tercirio.


Esquema de lagoa de maturao

Tratamento de guas residurias. Tratamento tercirio. Disposio no solo:


Os esgotos so aplicados ao solo, fornecendo gua e nutrientes necessrios para o crescimento das plantas. Parte do lquido evaporado, parte pode infiltrar pelo solo, e parte absorvida pelas plantas. Em alguns casos, quando a infiltrao no solo baixa, aparece efluente tratado na extremidade oposta do terreno. Os sistemas de disposio no solo requerem reas superficiais bastante elevadas.

Tratamento de guas residurias. Tratamento tercirio. Infiltrao no solo (escoamento superficial).

Tratamento de guas residurias. Caractersticas tpicas dos principais sistemas de tratamento de esgotos:

Tratamento de guas residurias.

Tratamento de guas residurias.

Tratamento de guas residurias.

guas residurias das indstrias.


Na industria, de modo geral, a gua pode ser matria-prima que se junta a outras para cria produtos acabados, ou ser utilizada como meio de transporte, como agente de limpeza em sistemas de refrigerao, como fonte de vapor e produo de energia. Atualmente, os poluentes industriais que mais preocupam so os orgnicos, especialmente os sintticos e os metais pesados. A quantidade e a concentrao dos despejos de uma determinada industria variam dentro de amplos limites, dependendo dos processos de fabricao empregados e dos mtodos de controle dos dejetos. Cada industria um caso distinto e , entre industrias do mesmo tipo, existem despejos diferentes.

guas residurias das indstrias.


As indstrias cuja rede de esgoto pode ser ligada rede de coletores urbanos por via de regra devem lanar nesta seus dejetos sem qualquer pr-tratamento, pois a maior parte dos resduos lquidos industriais s pode receber tratamento eficiente e econmico quando misturada com esgoto domstico. Entretanto necessrio remover desses resduos as substncias de valor comercial bem como aquelas que possam prejudicar os coletores pblicos ou as estaes de tratamento. Devem ser removidos e recuperados materiais, tais como moinha de carvo, alcatro, leos minerais, fibras de celulose, lanolina, fenis, benzina, sais de ferro.

guas residurias das indstrias.


Tambm devem ser eliminados certos elementos txicos, como sais de cobre, arsnico, cianetos, cromo, os quais inibem o tratamento biolgico e a digesto do lodo. Uma das condies normalmente impostas para o recebimento de despejos industriais na rede pblica a limitao da temperatura, que no deve ser superior a 35C. Outra condio a da neutralizao dos cidos. Quando no h possibilidade de ligao da indstria rede urbana, deve-se prever a segregao dos despejos dentro do estabelecimento, sendo as guas servidas coletadas em dois sistemas separadamente (guas relativamente limpas e guas que necessitam de tratamento).

You might also like