You are on page 1of 20

PRODUTO VETORIAL Conforme mencionado anteriormente, a formulao de momento no espao (em trs dimenses) mais conveniente quando utilizamos

s o produto vetorial. O momento de uma fora em relao a um ponto pode ser determinado atravs da aplicao das regras de produto vetorial.

M R = rOA F

Regras do produto vetorial. O produto vetorial de dois vetores A e B produz o vetor C e matematicamente a operao escrita do seguinte modo:
Desenhar sem a mo!!

C = A B

Mdulo: o mdulo de C definido como o produto dos mdulos de A, B e o seno do ngulo entre os dois vetores, considerando suas origens em um mesmo ponto (0 180).

C = ABsen
Direo e sentido: o vetor C tem uma direo que perpendicular ao plano contento os vetores A e B de forma que seu sentido definido pela regra da mo direita, isto , circulando os dedos da

mo direita no sentido do vetor A para o vetor B; nesta situao o dedo polegar indicar o sentido de C.

Agora conhecendo o mdulo, a direo e o sentido do vetor C, podemos escrever: onde o escalar ABsen define o mdulo de C, e o vetor unitrio uC define a direo e o sentido do vetor C. Podemos ilustrar essas percepes no seguinte esquema:

C = A B = ( ABsen ).uC

Colocar o ngulo de 90 entre os eixos CA e CB

uC

C = ABsen

A
Algumas propriedades. A lei comutativa no vlida.

A B B A A B = B A
Multiplicao por um escalar:

a ( A B ) = aA B = A aB = ( A B ) a
A lei distributiva:

A ( B + D) = ( A B) + ( A D)
Formulao atravs de vetores cartesianos. Podemos utilizar a equao do produto vetorial com um par de vetores unitrios cartesianos. Por exemplo, para obtermos i x j, o mdulo do vetor resultante (i).(j).(sen90)=1.1.1=1. E sua direo e sentido so determinados utilizando a regra da mo direita. O vetor resultante aponta na direo de k, positivo.

i j =k j k = i k i = j

i k = j j i = k k j = i

i i = 0 j j =0 k k = 0

Ateno: No memorizar, entender como cada um foi obtido pela regra da mo direita. Vamos considerar agora um vetor de dois vetores quaisquer A e B expressos na forma de vetores cartesianos. Neste caso teremos:

A B = ( Ax i + Ay j + Az k ) ( Bx i + By j + Bz k )

= Ax Bx (i i ) + Ax By (i j ) + Ax Bz (i k ) + Ay Bx ( j i ) + Ay By ( j j ) + Ay Bz ( j k ) + Az Bx (k i ) + Az By (k j ) + Az Bz (k k )
Efetuando as operaes do produto vetorial e combinando os termos, podemos escrever:

A B = ( Ay Bz Az B y )i ( Ax Bz Az Bx ) j + ( Ax B y Ay Bx )k
Esta equao tambm pode ser escrita na forma mais compacta de um determinante como:

i A B = Ax Bx

j Ay By

k Az Bz

Assim para determinarmos o produto vetorial entre quaisquer dois vetores cartesianos A e B, necessrio desenvolver um determinante cuja primeira linha formada pelos vetores unitrios i, j e k, e a segunda e terceiras linhas contm as componentes x, y e z dos dois vetores A e B.

DICA:

A B = Ax Bx i A B = Ax Bx i

j Ay By j Ay By j Ay By

k Az Bz k Az Bz k Az Bz

= i ( Ay Bz Az B y )

= j ( Ax Bz Az Bx )

A B = Ax Bx

= k ( Ax B y Ay Bx )

De posse destes conceitos vamos agora para definir realmente o momento de uma fora, atravs de uma formulao vetorial. O momento de uma fora F em relao a um ponto O ou, mais realisticamente, em relao ao eixo que passa pelo ponto O e perpendicular ao plano contento O e F,

pode tambm ser expresso utilizando o produto vetorial, isto :

MO = r F
Neste caso, r representa um vetor localizao (vetor posio) com origem em O e extremidade em qualquer ponto sobre a linha de ao da fora F. Veremos, agora que de fato o momento MO, ao ser expresso pelo produto vetorial, tem seu mdulo, sua direo e seu sentido bem determinados. MDULO

M O = rFsen

Se d = r.sen, temos:

M O = Fd

DIREO E SENTIDO regra da mo direita

Lembrando que a notao muito importante, e diz-se, r vetorial F, girando os dedos da mo direita no sentido de r para F, o polegar ser direcionado para cima, isto , perpendicular ao plano contento r e F, e estar ma mesma direo e sentido do MO, momento em relao ao ponto O. FORMULAO CARTESIANA Ao estabelecermos coordenadas cartesianas, x, y, z, o vetor localizao ou posio r e a fora F, podem ser expressos como vetores cartesianos, assim teremos:

M O = r F = rx

j ry Fy

k rz Fz

Fx

M O = (ry Fz rz Fy )i (rx Fz rz Fx ) j + (ry Fy ry Fx )k


MOMENTO RESULTANTE DE UM SISTEMA DE FORAS Se um corpo est sob a ao de um conjunto de foras, o momento resultante das foras em relao ao ponto O pode ser determinado pela soma vetorial resultante de sucessivas aplicaes da equao do momento (produto vetorial) e pode ser escrita como:

M O = (r F )

Exerccio 1 Determine o momento da fora F em relao ao ponto O. Expresse o resultado como um vetor cartesiano.

Exerccio 2 O poste mostrado est sujeito a uma fora de 60N na direo de C para B. Determine a intensidade do momento criado por essa fora em relao ao suporte no ponto A.

Exerccio 3 O basto curvado se estende no plano x-y e tem uma curvatura de 3m, sabendo que a fora F igual a 80N, determine o momento dessa fora em relao ao ponto O.

Exerccio 4 O basto curvado se estende no plano x-y e tem uma curvatura de 3m, sabendo que a fora F igual a 80N, determine o momento dessa fora em relao ao ponto B.

Exerccio 5 A fora N, atua na extremidade da viga. Determine o momento dessa fora em relao ao ponto A.

Exerccio 6 A estrutura mostrada na figura est sujeita a uma fora de 80N. Determine o momento dessa fora em relao ao ponto A.

Exerccio 7 A fora F atua na extremidade da mo-francesa mostrada. Determine o momento dessa fora em relao ao ponto O. Resolva este exerccio utilizando as duas tcnicas da anlise escalar e da anlise vetorial.

MOMENTO DE UMA FORA EM RELAO A UM EIXO ESPECFICO. Em algumas ocasies mais interessante definir o momento em relao a um eixo auxiliar, seja para encontrar elementos especficos de interesse, seja para entender o porqu ocorreu determinada falha na regio de interesse. Para determinar o momento em relao a um eixo o primeiro passo determinar o momento da fora em relao a um ponto do sistema e depois se realiza a projeo sobre o eixo que se deseja a partir do produto escalar. A soluo contempla duas etapas, um produto vetorial seguido de um produto escalar. VISUALIZAO
b Eixo auxiliar

rOA

FORMULAO

M y = u a rOA F = u a i + u a j + u a k rx Fx

) (

j ry Fy

k rz Fz

Resumindo:

M y = rx Fx

u ax

u ay ry Fy

u az rz Fz

Substituindo os valores que temos:

M y = 0,3 0,4 0 0,3 0,4 = 6 j Nm 0 0 20 0 0


Ateno: Neste caso no possvel utilizar a dica apresentada em aula para calcular o determinante, afinal a primeira linha no representa mais apenas uma direo. Podemos encontrar esse mesmo resultado se utilizarmos a formulao escalar e a regra da mo direita:

M y = F .d = 20 N .0,3m = 6 Nm
O vetor j, no resultado vetorial est atuando apenas como um localizador, indicando a direo, como sabemos que ele um vetor unitrio, ou seja, vale 1, no ir alterar o resultado.

Exerccio 1 A fora F atua no ponto A mostrado na figura. Determine os momentos dessa fora em relao ao eixo x.

MOMENTO DE UM BINRIO Um binrio definido como duas foras paralelas de mesma intensidade, sentidos opostos e separadas por uma distncia d. O efeito de um binrio proporcionar rotao ou tendncia de rotao em um determinado sentido.

Formulao escalar:

M = F .d

Formulao vetorial:

M =rF

BINRIOS EQUIVALENTES Dois binrios so ditos equivalentes se produzem o mesmo momento. O momento resultante de dois binrios obtido pela soma dos binrios.

Formulao escalar:

M R = ( F .d )
Formulao vetorial:

MR = r F

Exerccio 2 Um binrio atua nos dentes da engrenagem mostrada na figura. Substitua esse binrio por um equivalente, composto por um par de foras que atuam nos pontos A e B.

You might also like