You are on page 1of 8

Hellen de Andrade Lira Mrcia Maria de Carvalho

Este livro no pretende trazer uma viso ontolgica

sobre o currculo, tendo em vista que segundo o autor as definies nos revelam o que determinada teoria compreende sobre o currculo e no revelam a sua suposta essncia. O currculo portanto, ser abordado atravs de uma panorama histrico das teorias do currculo. Etimologia da palavra currculo vem do latim curriculum, que significa pista de corrida. Compreenso sobre o currculo nas teorias.

Teorias
Teorias Tradicionais:

Conceitos
nfase nos conceitos pedaggicos de ensino, aprendizagem, avaliao, metodologia, didtica, organizao, planejamento, eficincia e objetivos.

Questo Norteadora
O que ensinar? Como ensinar?

Teorias Crticas:

nfase nos conceitos de ideologia, poder, reproduo cultural e social, classe social, capitalismo relaes sociais de produo, conscientizao, emancipao e libertao, currculo oculto e resistncia.
nfase nos conceitos de identidade, alteridade, diferena, subjetividade, significao e discurso, saber-poder, representao, cultura, gnero, raa, etnia, sexualidade, multiculturalismo.

Por que esse conhecimento e no outro?

Teoria Pscrticas:

Por que privilegiar um determinado tipo de subjetividade ou identidade e no outra?

Os estudos sobre currculo como campo

especializado nascem nos Estados Unidos na dcada de 1918 com o livro The curriculum de Bobbit que lanou as bases da teoria tradicional. Bobbitt e Tyler buscavam igualar o sistema educacional ao sistema industrial, dessa forma o currculo era estruturado nas idias de organizao, desenvolvimento e eficincia. John Dewey se preocupava com a construo da democracia e enfatizava que no currculo deveria ser considerado os interesses das crianas e jovens.

Tendncias
Conservadora

Currculo

Formao Humana

Finalidade da Educao

Estruturado com: objetivos, resultados esperados, mtodos, e formas de mensurao.

Tcnica

Proporcionar a qualificao exigida na profisso .

Progressista

Deveria considerar os Expressiva Defesa de uma interesses e livre expresso escola pblica, do pensamento das obrigatria e crianas e dos jovens. laica. Centrado no ensino das matrias clssicas, obras literrias e artsticas das heranas clssicas grega e latina, domnio das lnguas. Idealista Proporcionar familiaridade com a arte e a literatura clssica

Clssico Humanista

A crtica ao modelo tradicional inicia com Althusser

enfatizando a escola enquanto propagadora da ideologia dominante atravs das disciplinas e contedos de seu currculo. Bowles e Gintis defendiam que a incorporao da ideologia capitalista, ocorria atravs da vivncia das relaes sociais da escola, das atitudes necessrias para a qualificao enquanto trabalhador capitalista. Para Bourdieu e Parsseron a reproduo social ocorre por meio da cultura, pela transmisso da cultura dominante como nica, desprezando os costumes e valores das classes dominadas.

Autores Louis Althusser Bowles e Gintis

Ideologia Capitalista

Escola

As disciplinas e contedos do currculo escolar. Correspondncia das relaes sociais da escola e das relaes sociais do local de trabalho.

A escola garante a disseminao da ideologia e da fora de trabalho atravs dos mecanismos seletivos H escolas destinadas a formao dos trabalhadores obedientes para os cargos de produo. E escola destinada a formao dos lderes para cargos de chefia. O currculo da escola est baseado na cultura dominante: ele se expressa na linguagem dominante, ele transmitido atravs do cdigo cultural dominante.

Bourdieu e Cultura Parsseron dominante

O autor se prope neste livro a delinear os estudos

sobre currculo desde a sua origem at os dias atuais, navegando desde as teorias tradicionais, que compreendiam que teorizar o currculo resumiase em discutir as melhores e mais eficientes formas de organiz-lo, passando pelas teorias crticas que questionavam aquilo que de fato deveria ser pensado no currculo os interesses e as relaes de poder que privilegiam determinados conhecimentos sobre outros e chegando a teoria atual ps-crtica que colabora no sentido de pensar o currculo enquanto conexo entre identidade e poder , tendo em vista que forma aquilo que somos: nossa identidade, nossa subjetividade.

You might also like