You are on page 1of 4

Psicologia Cognitiva

Aaron Beck e a Terapia Cognitiva

Considerado um dos cinco psicoterapeutas mais influentes de todos os tempos, Aaron Beck transformou a psiquiatria e psicologia ao redor do mundo. Sua terapia cognitiva demonstrou-se inestimvel no tratamento de uma ampla variedade de transtornos. Beck tambm ajudou a mudar o entendimento e tratamento psicolgicos de vrias condies difusas como a depresso, ansiedade e transtorno de pnico. Tambm desenvolveu instrumentos sofisticados para avaliar a severidade de sndromes especficas, fazendo ainda adies originais ao entendimento e preveno do suicdio. Aaron Beck nasceu em em 18 de Julho de 1921 nos Estados Unidos. Os pais de Beck eram judeus imigrantes da Rssia. Beck estudou na Brown University, graduando magna cum laude em 1942. Depois estudou na Yale Medical School, graduando em 1946. Em 1953, certificou-se em Psiquiatria, e, em 1954, tornou-se Professor de Psiquiatria da Escola de Medicina da Universidade da Pensilvnia. Nos anos 60, criou e dirigiu o Centro de Terapia Cognitiva da Universidade da Pensilvnia. Em 1995, afastou-se do Centro, fundando com sua filha Judith Beck o Beck Institute, em Bala Cynwid, um subrbio da Filadlfia. Em 1996, retornou Universidade da Pensilvnia como Professor Emrito, com um grande financiamento do NIMH - National Institute of Mental Health dos Estados Unidos. o criador da Escala de Ansiedade de Beck (BAI) e Escala de Depresso de Beck (BDI), um dos instrumentos mais utilizados de mensurao dos sintomas depressivos. Beck acreditava que a depresso causada devido a vises negativas irrealistas sobre o mundo. Pessoas deprimidas tem uma cognio negativa em trs reas, que so tidas como a trade depressiva. Elas desenvolvem vises negativas sobre: elas mesmas, o mundo e seu futuro. Utilizando uma base emprica para a teoria da melancolia de Freud, Beck desenvolveu estudos sobre a depresso. Beck (2006) diz que, ao descobrir que sua pesquisa invalidava conceitos psicanalticos de depresso, Aeron Beck descobriu que os sintomas da psicopatologia da depresso podiam ser melhor explicados atravs do exame dos pensamentos conscientes do paciente, no lugar de tentar trazer a tona (hipotticos) desejos reprimidos e motivaes inconscientes. Ele desenvolveu um tratamento para depresso baseado em auxiliar os pacientes a solucionar seus problemas atuais, mudar seus comportamentos disfuncionais e responder de forma adaptativa a seus pensamentos disfuncionais.

As descries dos pacientes sobre si mesmos e de suas experincias evidenciavam pensamentos e vises negativas de si mesmos, de suas experincias de vida, do mundo e do seu futuro. Beck deu a esses pensamentos o nome de pensamento automtico, visto que no precisam ser motivados pelas pessoas para vir tona. Esses pensamentos so o resultado da forma do indivduo interpretar as situaes do dia-a-dia, ou seja, o que fica gravado como importante no o que est acontecendo, mas a viso do indivduo sobre aquele fato. Tais vises demonstram distores cognitivas da realidade vivida. A partir do aprofundamento da origem desses pensamentos automticos, possvel chegar s crenas centrais do indivduo, que so as idias mais fixas e enraizadas, oriundas do processo de desenvolvimento, experincias e formao do individuo desde a infncia, aceitas por eles como verdades absolutas. As distores cognitivas influenciam a resposta emocional, comportamental e fisiolgica do indivduo. Pessoas com transtornos psicolgicos com freqncia interpretam erroneamente situaes neutras ou at mesmo positivas, ou seja, seus pensamentos automticos so tendenciosos. Surge, ento, o raciocnio terico subjacente da terapia cognitiva de que o afeto e o comportamento de um indivduo so amplamente determinados pelo modo como ele estrutura o mundo (cognies/pensamentos). Segundo Luy1, a terapia cognitiva uma abordagem estruturada, orientada para o presente, diretiva, ativa e breve, direcionada para resolver os problemas atuais e modificar os pensamentos e comportamentos disfuncionais. Uma das tcnicas iniciais da terapia cognitiva consiste em identificar, testar a realidade e corrigir as conceituaes distorcidas e crenas disfuncionais, substituindo-as por outras crenas e idias que possibilitem ao individuo experimentar novos comportamentos e emoes menos prejudiciais a ele mesmo e, como conseqncia, aos outros. As tcnicas para corrigir as distores utilizam a aplicao da lgica e de regras de evidncia e experimentos reais para testar as crenas errneas ou exageradamente negativas, buscando o ajustamento de informaes a realidade. Luy1, Atravs da psicoterapia cognitiva o indivduo aprende a dominar problemas e situaes vistas como insuportveis. As alteraes do contedo das estruturas cognitivas alteram o estado afetivo e o padro comportamental. Segundo Azeredo (2002) os axiomas formais da teoria cognitiva, postulados por Beck so:

O principal caminho do funcionamento ou da adaptao psicolgica consiste de estruturas de cognio com significado, denominadas esquemas. "Significado" refere-se interpretao da pessoa sobre um determinado contexto e da relao daquele contexto com o self. A funo da atribuio de significado (tanto a nvel automtico como deliberativo) controlar os vrios sistemas psicolgicos (p.ex., comportamental, emocional, ateno e memria). Portanto, o significado ativa estratgias para adaptao.

As influncias entre sistemas cognitivos e outros sistemas so interativas. Cada categoria de significado tem implicaes que so traduzidas em padres especficos de emoo, ateno, memria e comportamento. Isto denominado especificidade do contedo cognitivo. Embora os significados sejam construdos pela pessoa, em vez de serem componentes preexistentes da realidade, eles so corretos ou incorretos em relao a um determinado contexto ou objetivo. Quando ocorre distoro cognitiva ou pr-concepo, os significados so disfuncionais ou mal adaptativos (em termos de ativao de sistemas). As distores cognitivas incluem erros no contedo cognitivo (significado), no processamento cognitivo (elaborao de significado), ou ambos. Os indivduos so predispostos a fazer construes cognitivas falhas especficas (distores cognitivas). Estas predisposies a distores especficas so denominadas vulnerabilidades cognitivas. As vulnerabilidades cognitivas especficas predispem as pessoas a sndromes especficas; especificidade cognitiva e vulnerabilidade cognitiva esto inter-relacionadas. A psicopatologia resulta de significados mal adaptativos construdos em relao ao self, ao contexto ambiental (experincia), e ao futuro (objetivos), que juntos so denominados de trade cognitiva. Cada sndrome clnica tem significados mal adaptativos caractersticos associados com os componentes da trade cognitiva. Todos os trs componentes so interpretados negativamente na depresso. Na ansiedade, o self visto como inadequado (devido a recursos deficientes), o contexto considerado perigoso, e o futuro parece incerto. Na raiva e nos transtornos paranides, o self visto como sendo maltratado ou abusado pelos outros, e o mundo visto como injusto e em oposio aos interesses da pessoa. A especificidade do contedo cognitivo est relacionada desta maneira trade cognitiva.H dois nveis de significado: (a) o significado pblico ou objetivo de um evento, que pode ter poucas implicaes significativas para um indivduo; e (b) o significado pessoal ou privado. O significado pessoal, ao contrrio do significado pblico, inclui implicaes, significao, ou generalizaes extradas da ocorrncia do evento. O nvel de significado pessoal corresponde ao conceito de "domnio pessoal".

Desde o incio da dcada de 60, Beck e outros colaboradores vem adaptando essa terapia, desenvolvida inicialmente para o tratamento da depresso, para um conjunto diverso de populao e desordens psiquitricas. A Terapia Cognitiva baseia-se na idia que pessoas com estresse tm freqentemente o pensamento distorcido e/ou disfuncional. Este pensamento negativo tem um impacto negativo em seu humor, em seu comportamento e, freqentemente, em sua fisiologia. As sesses de terapia cognitiva so habitualmente estruturadas e direcionadas para auxiliar o paciente a solucionar seus problemas atuais. Neste contexto, o paciente aprende habilidades de soluo de problemas, pensamento e

comportamento que ele utiliza no s durante o tratamento, mas tambm no futuro, para permanecer bem. Uma importante parte do tratamento auxiliar pacientes a aprender como avaliar a validade e a utilidade de seus pensamentos negativos e como responder a eles de uma forma realista. Os pacientes, quando aprendem a fazer isso, se sentem melhor e tornam-se capazes de comportar-se mais funcionalmente. O tratamento sensvel em relao ao tempo de durao e freqentemente mais curto do que outras psicoterapias, devido ao fato de que um dos objetivos principais do tratamento ensinar os pacientes a serem seus prprios terapeutas. (Beck, 2006) Segundo Dattilio & Freeman (1998), a terapia cognitiva tem tido um enorme impacto sobre o campo da sade mental demonstrando eficcia na compreenso e no tratamento de uma ampla extenso de distrbios emocionais e comportamentais. A terapia cognitiva, conforme desenvolvida e refinada por Aaron Beck singular no sentido de que um sistema de psicoterapia com uma teoria da personalidade e da psicopatologia unificadas, apoiadas por evidncias empricas substanciais. Ela tem uma terapia operacionalizada com uma ampla gama de aplicaes tambm apoiadas por dados empricos, que so prontamente derivados da teoria.

Referncias:
Publicado em 20 Abril 2009

Fonte: http://artigos.psicologado.com/abordagens/psicologia-cognitiva/aaron-beck-e-aterapia-cognitiva#ixzz2Ea16fkjq Psicologado - Artigos de Psicologia Siga-nos: @Psicologado no Twitter | Psicologado no Facebook

You might also like