You are on page 1of 4

COLGIO ESTADUAL ZACARIAS DE GIS - LICEU ALUNO(A) : SRIE : TURNO: RE : DATA :/ /

DISCIPLINA GEOGRAF :

PROFESSORESJUCLIO /SAMMUEL : 3 PROVA BIMESTRAL /GEOGRAFIA /1 ANO/ ENSINO MDIO /2012

I N S T R U E S
possvel afirmar que, nesta projeo, 01 os meridianos e paralelostodos os dados formando ngulos de 90, o que promove um aumento das massas continentais em latitudes a) Preencha corretamente no se cruzam da prova. Prova .: elevadas. 02 os meridianos atentamente.Acruzam formando ngulos de 90, o que distorce mais as pores terrestres prximas aos_____e menos b) Leia a prova e paralelos se interpretao pessoal das questes faz parte da prova. plos as pores prximas ao equador. 03 Utilize somente caneta azul ou preta para responder s questes.Sendo est respondida a lpis ou com uso de Quali .: c) no h no podernas massas de reclamao. distores ser objeto continentais e oceanos em nenhuma latitude, possibilitando o uso deste mapa para a navegao martima corretivo _____ at os dias atuais. d) Ser excludo paralelos aluno que utilizar meios ilcitos para sua 90, o que possibilita a de qualquer modo a 04 os meridianos eda prova ose cruzam formando ngulos perfeitos de execuo ou incomodar representao da Terra sem deformaes.
realizao da prova.

4) Observe :

05 Responda a prova em silncio.A avaliao valer dez(10 pontos)Boa prova!

Trab .: _____

1) Localizar-se no espao geogrfico sempre foi uma necessidade para os seres humanos. Todos eles e talvez at alguns animais possuem os seus mapas mentais, que so esquemas de orientao.(1,0) Fonte: VESENTINI, J. W. Geografia: Srie Brasil. So Paulo: tica, 2003. Considerando o texto e seus conhecimentos sobre cartografia, assinale a alternativa incorreta. a) A inveno da bssola pelos ingleses foi um importante marco para a cartografia, pois permitiu encontrar as coordenadas geogrficas do lugar onde se est. b) As inovaes tecnolgicas do final do sculo XX permitiram o uso dos mapas digitais, ou seja, o mapa visualizado em computadores. c) A elaborao deeumtigre Haroldo usam necessidade de ter informaes sobreviagem a ser mapeada nos Estados Unidos, para o Na tirinha, Calvin o mapa pressupe a um globo terrestre para orientar sua a rea da Califrnia, e os fenmenos a representar. d) O tamanho da escala extremo norte do Canad. Considerando as reas dee, tambm, do nvel de detalhamento quenota-se que o tigre territrio do Yukon, no de um mapa depende do tamanho da rea mapeada origem e destino da viagem pretendida, se quer alcanar. comete um erro de interpretao no ltimo quadrinho. 2) erro mostra que Haroldo no sabe que o globo terrestre elaborado com base no seguinte elemento da linguagem cartogrfica: (1,0) Esse Observe a imagem e a legenda abaixo: (1,0) a) escala pequena b) projeo azimutal c) tcnica de anamorfose d) conveno equidistante 5) A questo refere-se s imagens abaixo.(1,0)

As afirmativas abaixo mantm relao com a imagem e a legenda apresentada, EXCETO: a) Essas tecnologias associam-se aos satlites artificiais. b) As informaes sobre a localizao do veculo so transferidas para um mapa digitalizado. c) O GPS funciona somente no ambiente urbano, devido presena de torres de telefonia. d) Esse sistema de localizao tem como princpio o uso das coordenadas geogrficas. 3) Abaixo reproduzido um mapa-mndi na projeo de Mercator.(2,0) Em relao s figuras, correto afirmar que a) expressam tipos de projees bsicas da tcnica cartogrfica, das quais se derivam a maioria dos mapas conhecidos. As afirmativas abaixo mantm relao com a imagem e a legenda apresentada, EXCETO: b) apresentam uma construo complexa de modelagem matemtica da Terra, transformando a parte plana em um mapa bidimensional. a) Essas tecnologias associam-se aos satlites artificiais. c) geram distores lineares no cilindro, no cone e no plano, respectivamente, considerando determinadas propriedades geogrficas. b) As informaes sobre a localizao do veculo so transferidas para um mapa digitalizado. d) caracterizam-se pela propriedade de deformao das reas representadas, mantendo uma relao constante com a superfcie terrestre. c) O GPS funciona somente no ambiente urbano, devido presena de torres de telefonia. e) demonstram um plano de referncia geodsica representado pela base dos levantamentos horizontais e verticais de determinao d) Esse sistema de localizao tem como princpio o uso das coordenadas geogrficas. altimtrica e planimtrica.

6) Os sistemas de projeo so indispensveis para a elaborao de qualquer tipo de mapa. Com relao a esse assunto, observe o mapa a seguir e assinale o sistema de projeo correspondente. (1,0)

a) Projeo Poligonal. b) Projeo Azimutal Equidistante Polar. c) Projeo Cilndrica. d) Projeo Policnica. e) Projeo Ortogonal. 7) Analise as informaes e as ilustraes seguintes: (2,0) A transferncia de uma imagem da superfcie curva da esfera terrestre para o plano da carta sempre produz deformaes, isoladas ou conjuntas, de vrias naturezas: na forma, em rea, em distncias e em ngulo. As projees cartogrficas foram desenvolvidas para tentar oferecer uma soluo conveniente para essas dicotomias.

Considere os conceitos, a seguir, que relacionam as informaes do texto com as ilustraes 1, 2 e 3, acima. Depois, assinale a alternativa que aponta a sequncia correta dessa relao. ( ) os meridianos convergem para os plos e os paralelos so arcos concntricos situados a igual distncia uns dos outros. ( ) a projeo deforma as superfcies nas altas latitudes, mantendo as baixas latitudes em forma e dimenso mais prximas do real. ( ) a construo se organiza em volta de um ponto central chamado centro de projeo. Est CORRETA a relao sequencial indicada em : a) 1 2 3 b) 2 3 1 c) 3 1 2 d) 3 2 1 8)O sensoriamento remoto uma tcnica utilizada pela Cartografia para analisar e interpretar o espao geogrfico. Marque a alternativa que indica corretamente o material utilizado por esta tcnica. (1,0) a) Telescpio, bssola e clinmetro. b) Astrolbio, satlites e altmetro. c) Fotos areas, imagens de radar e de satlites. d) Cartas martimas, cartas nuticas e radares. e) Termgrafos, bssolas e curvmetros.

No se mede o valor de um homem pelas suas roupas ou pelos bens que possui. O verdadeiro valor do homem o seu carter, suas idias e a nobreza dos seus ideais. Charlie Chaplin

You might also like