You are on page 1of 8

1

Para uma crtica ao Captulo 7 de GIAMBIAGI, 2011*: Estabilizao, Reformas e Desequilbrios Macroeconmicos: Os Anos FHC (1995-2002)
Jomar Fernandes Pereira Filho
Aluno de graduao em Cincias Econmicas UFMA

__________________________________________________________________________ RESUMO Este artigo uma crtica ao captulo 7 de GIAMBIAGI, 2011, que discute os aspectos centrais da poltica econmica nos chamados anos FHC, dando nfase luta pela estabilizao, que foi o eixo central de todo o perodo analisado. Os instrumentos de poltica econmica escolhidos para combater a inflao, como a ncora cambial e a elevao da taxa de juros, so comentados pelos seus aspectos positivos e negativos. O aumento da dvida pblica, agravado em parte pela poltica de juros elevados e aspectos conjunturais como as crises externas de 1994/95; 1997 e 1998 que precipitaram a crise cambial de 1999 terminam por fechar a base de dados histricos e econmicos usados na interpretao desse importante perodo da poltica econmica no pas. Palavras Chave: Inflao; Estabilizao; Juros; Dvida Pblica; Poltica Cambial. Classificao JEL: H10, E01 ___________________________________________________________________________

1. Introduo Os autores comeam o captulo (7) fazendo um retrospecto da histria do Brasil do aps-guerra at a redemocratizao (1945-1985). Um espao de 40 anos dividido ao meio em termos do tipo de regime dominante em cada perodo: democracia (1945-1964) e regime de exceo (1964-1984), que termina formalmente com a posse de Sarney em 1985. O texto destaca a instabilidade que marcou o perodo de 1945 aos dias de hoje, quando quatro presidentes civis no terminaram seus mandatos: Vargas, Jnio, Goulart e Collor. Isso porque os autores no destacaram os sombrios casos envolvendo presidentes militares que tambm no concluram seus mandatos: Castelo Branco e Costa e Silva.
___________________ * GIAMBIAGI, Fabio. et. al. Economia Brasileira Contempornea: 1945-2010. 2. Ed. Rio de Janeiro: Elsevier/Campus, 2011. (Captulo 7).

So Luis, Ma, 08 de novembro de 2012

A era FHC comea (isso no destacado pelos autores) em meio a uma gigantesca ofensiva das ideias neoliberais, institucionalizadas pelo Consenso de Washington. Formulado em novembro de 1989, passou a ser a receita do FMI, a partir de 1990, para promover ajustes macroeconmicos em pases em desenvolvimento. Esses ajustes significavam, na prtica, dar ampla mobilidade ao capital e capacidade de pagamento de compromissos externos aos pases, com prejuzo de suas polticas sociais.

2. A luta pela estabilizao: o primeiro governo FHC (1995-1998) 2.1. Antecedentes

Antes do Plano Real, em um espao de apenas seis (6) anos, o pas conheceu cinco (5) Planos de Estabilizao:

- Plano Cruzado, fevereiro de 1986; - Plano Bresser, junho de 1987; - Plano Vero, janeiro de 1989; - Plano Collor I, maro de 1990; - Plano Collor II, janeiro de 1991

O Plano real foi implantado ainda no governo Itamar, em junho de 1994. Quando FHC tomou posse no incio de 1995, a inflao mantinha certa resistncia queda, cabendo citar que, nos primeiros 12 meses do Plano Real (julho 2004 junho 2005) a variao dos preos medida pelo INPC foi de 33%. (GIAMBIAGI, 2011, p.167). A inflao alarmante do perodo anterior exigia do novo governo medidas fortes para dom-la de uma vez por todas.

O primeiro governo FHC foi dominado pelo tema da estabilizao, em funo da memria dos planos fracassados nos 10 anos prvios, j citados. O ano de 1995 e o prprio governo empossado em 1 de janeiro se iniciaram sob intensa presso, por diversas razes. Em primeiro lugar, a economia se encontrava em claro processo de superaquecimento, o que trazia memria o fantasma do Plano Cruzado, em que um boom de consumo mal administrado tinha provocado o colapso da estabilidade (...). Em segundo, estava em curso a crise do Mxico, na qual a situao do balano de pagamentos (BP) de final de 1994 levou a uma drstica desvalorizao (...), o que comeava a alimentar a suspeita de que regimes

de cmbio rgido poderiam no acabar bem e de que o Brasil pudesse ser o prximo pas a ser afetado por uma crise similar. (pp. 166-167).

Os autores denotam clara admirao pelas polticas implementadas pelo governo FHC. Afirmam que, ao contrrio dos planos anteriores, o Real foi um experincia bem sucedida. (p.167), mas o aquecimento da economia e a deteriorao do balano de pagamentos levou a adoo de duas medidas significativas: a) uma desvalorizao cambial de 6%, para depois s promover microdesvalorizaes nos limites de uma banda muito estreita; b) um aumento nominal da taxa de juros que, ao mesmo tempo em que atraia capitais especulativos, aumentava o custo de carregamento da dvida.

Poucos meses depois do fim da crise mexicana, houve uma recomposio da liquidez internacional. Isso permitiu que a poltica de juros altos atrasse capital externo, aumentando as reservas e permitindo manter a poltica da ncora cambial. Os autores so categricos ao afirmar que:
[...] nas difceis circunstncias de 1995, o Plano Real foi salvo por dois fatores: a poltica monetria, pois sem os juros altos daquela poca dificilmente ele teria escapado de sofrer o mesmo destino que os planos que o antecederam; e a situao do mercado financeiro internacional, pois se esse no tivesse retornado ampla liquidez e busca pela lucratividade nos mercados emergentes, a poltica monetria per se provavelmente teria sido incapaz de assegurar o xito do Plano. (p.168).

Os autores encerram a avaliao do primeiro governo FHC, informando que a inflao anual caiu continuamente entre 1995 e 1998, mas isso teve um custo deveras elevado: o desequilbrio externo e uma grave crise fiscal.

3. O segundo governo FHC (1999-2002)

3.1. Apreciao do cmbio e a poltica de elevao da taxa de juros . A forte apreciao do cmbio no primeiro governo FHC causou danos profundos na indstria nacional e na balana comercial do pas, que ajudou a aumentar o desequilbrio no balano de pagamentos, com a colaborao da elevada taxa de juros. A situao em 1998 se

tornou insuportvel, com o governo tendo que queimar reservas para enfrentar ataques especulativos ao Real. Assim, em 1999, ocorreu a grande desvalorizao do cmbio. Os autores assim se expressam sobre esse perodo:
Hoje sabemos que a desvalorizao brasileira de 1999 foi bem sucedida, mas no comeo do Plano Real havia o medo de que, se o Brasil deixasse o cmbio desvalorizar mais, repetiria a experincia do Mxico, onde a forte desvalorizao cambial experimentada anos antes tivera grande impacto inflacionrio. (pp. 170-171).

O texto informa com destaque que a poucas semanas das eleies presidenciais de 1988, o governo comeou a negociar um acordo com o FMI. O Brasil acumulava, ento, dficits preocupantes em conta-corrente e o resto do mundo comeava a desconfiar da capacidade de pagamento do pas. O acordo com o Fundo resultou num emprstimo de 42 bilhes de dlares e veio junto com a citada desvalorizao do incio de 1999. O temor do impacto dessa desvalorizao no aumento dos preos internos era muito grande. Foi ento nomeado para o Banco Central, um experiente operador do mercado financeiro internacional, o Sr. Armnio Fraga.

3.2. Juros mais altos e origem do regime de Metas de Inflao Armnio tomou duas providncias bsicas: elevou ainda mais a taxa de juros (lembremo-nos que o objetivo central da poltica econmico do governo era conter a inflao) e, desprovido da ncora cambial, comeou os estudos para adoo do reme de Metas de Inflao. Bem ou mal, a inflao foi contida no sentido de no retornar aos dois dgitos. O regime de Metas de Inflao d ao Conselho Monetrio Nacional o poder de definir uma meta, que os autores chamam de alvo, para a variao do IPCA. Assim o Conselho de Poltica Monetria (Copom) do Bacem passa a decidir a taxa selic com base em um modelo que relaciona a taxa de juros e a cotao do cmbio com a inflao. 4. O centro da poltica econmica de FHC e suas aes. 4.2. As reformas O governo FHC teve o mrito de derrubar a inflao, dos nveis absurdos em que se encontravam nos anos 1980 e incio dos anos 1990, para ndices abaixo de dois dgitos ao ano.

Os mecanismos usados, como dito acima, foram a ncora cambial e a poltica monetria calcada nos juros altos. Se houve sucesso no combate a inflao, as consequncias para a economia como um todo foram desastrosas. Podemos destacar, pinando extratos do texto, o aumento brutal da dvida pblica, interna e externa; o aumento do custo de carregamento dessa dvida, pela prtica oficial da elevao recorrente da taxa de juros; o retraimento da indstria nacional em funo dos juros e de um cmbio sobrevalorizado que provocou a queda das exportaes e o aumento das importaes com as conhecidas consequncias no desequilbrio do balano de pagamentos, o que aumentava a necessidade de juros mais altos para atrair mais capital externo, para financiar o dficit desse balano um ciclo vicioso. H, contudo, um reconhecimento. No curto prazo esses efeitos foram extremamente graves, mas no longo prazo, o pas conseguiu sair do ciclo inflacionrio e, com as medidas tomadas no governo seguinte (tema do Artigo sobre o captulo 8), tornou-se a sexta economia do mundo, ampliando a incluso social. Os autores destacam ainda as reformas implantadas no perodo (p. 181): - Privatizaes; - Fim dos monoplios estatais nos setores de petrleo e telecomunicaes; - Saneamento do mercado financeiro; - Renegociao das dvidas estaduais; - aprovao da Lei de Responsabilidade Fiscal; - Ajuste Fiscal, a partir de 1999; - Criao de agncias reguladoras, entre outras medidas. 4.2. As privatizaes Para os autores, a privatizao transferiu para o setor privado empresas deficitrias ou empresas superavitrias com nveis inadequados de investimento. (p. 181). Mas eles no aprofundaram a anlise sobre os efeitos danosos do ajuste fiscal para o nvel de vida da populao, principalmente para os mais pobres. Para gerar supervits primrios cada vez maiores, foram feitos cortes drsticos na despesa e assim, para citar s um exemplo, o grosso

do funcionalismo passou praticamente oito (8) anos sem um reajuste sequer. Houve como sempre no capitalismo, um sacrifcio da maioria da populao e uma generosa ajuda ao capital financeiro (Proer), que premiou a m gesto de bancos que no conseguiram se adaptar a uma economia sem inflao. 5. Concluso Os autores defendem com vigor as privatizaes aspecto mais discutido poca , mas fazem uma distino entre o papel que elas exerceram no primeiro e no segundo governo:
Em particular, durante o primeiro governo FHC, marcado por um dficit primrio das contas pblicas e por dficits em conta-corrente expressivos, a privatizao era funcional poltica econmica, pois ela, como j foi dito, simultaneamente: permitia que os elevados dficits pblicos do perodo no pressionassem mais ainda a dvida pblica; e garantia financiamento firme para parte do desequilbrio da conta-corrente. [...] Quando, a partir de 1999, a desvalorizao cambial e o ajuste fiscal corrigiram o rumo da economia, a privatizao deixou de ser urgente, dando origem a uma nova atitude oficial, claramente mais relaxada a esse respeito. (pp. 185-186).

O texto mostra, com ufanismo, que as privatizaes geraram uma receita de cerca de US$ 100 bilhes. Na poca, a discusso apontava que esse valor foi bem abaixo do valor real de mercado das empresas privatizadas e que parte desse dinheiro veio do prprio BNDES e das chamadas moedas podres, ttulos sem lastro e de origem duvidosa. Essa crtica no est no texto, pois os autores defendem as privatizaes. Eles elencam, na p. 186, quatro importantes pontos positivos das privatizaes e do lado negativo, apenas que o governo no atendeu a expectativa de que o dinheiro oriundo das mesmas poderia ter ser aplicado no social. Alm disso, s acrescentam que houve srios problemas regulatrios que afetaram, sobretudo, o setor eltrico, que ficou sem investimentos e isso levou ao apago. Para os autores, houve considervel diferena entre os dois governos FHC:
[...] o primeiro, caracterizado por uma poltica cambial rgida, crescente dependncia do financiamento externo e um desequilbrio fiscal agudo; e o segundo, marcado pelo cmbio flutuante, reduo do dficit em contacorrente e forte ajuste fiscal. Como denominador comum a ambos governos, a justa preocupao com o combate inflao e, do lado negativo, a contnua

expanso do gasto pblico [...] a consolidao da estabilizao e o fim de um processo histrico de 30 anos de indexao (1964-1994) so a parte boa do balano de um perodo que, por outro lado, esteve associado a baixo crescimento, aumento da carga tributria e uma pesada herana de elevado endividamento externo e fiscal. (pp. 192-193).

A concluso que tiramos do perodo FHC, concordando em parte com os autores , de um lado, o controle da inflao e, de outro, uma estagnao da renda e do emprego com a moldura da taxa de juros elevada que reprimia a inflao, deprimia o investimento e encarecia os servios da dvida. Em sntese: PIB e emprego estagnados; juros elevados; dvida crescente elevao da carga tributria e investimento em queda. A recuperao s viria no segundo ano do governo Lula que, segundo Maria da Conceio Tavares (em entrevista ao Congresso em Foco no final do ano passado), no pode ser considerado mera continuao do governo FHC. O governo Lula aproveitou fundamentos do perodo anterior estabilidade dos preos e busca da austeridade fiscal, mas mudou a qualidade do gasto, tendendo mais ao social e tomou medidas que resultaram: na volta do crescimento das exportaes; num maior crescimento do produto e do emprego, numa reduo significativa da taxa de juros; no aumento do salrio real e do consumo de largas parcelas da populao, antes colocadas margem do mercado consumidor. Embora o investimento ainda permanea baixo, hoje ele bem maior que no perodo FHC. Tudo isso foi feito, mantendo o controle da inflao, mas isso tema do outro artigo, que vai tratar do captulo 8.

REFERNCIAS

GIAMBIAGI, Fabio. et. al. Economia Brasileira Contempornea: 1945-2010. 2. Ed. Rio de Janeiro: Elsevier/Campus, 2011. (Captulo 7).

BIBLIOGRAFIA DE APOIO

ARAJO, Carlos R. V. Histria do Pensamento Econmico. So Paulo: Atlas, 1995. CARVALHO, F. J. Cardim de. et. al. Economia Monetria e Financeira. 2. ed. Rio de janeiro: Elsevier, 2007. GNEREUX, Jacques. Introduo Poltica Econmica. Td. Maria S. Gonalves e Adail U. Sobral. So Paulo: Edies Loyola, 2000. GIAMBIAGI, F. e ALM, A. C. D. Finanas Pblicas: teoria e prtica no Brasil. Rio de Janeiro: Campus, 1999. HUNT, E. K e SHERMAN, H, J. Histria do Pensamento Econmico. So Paulo: Vozes, 1997. OLIVEIRA, Fabrcio Augusto de. Economia e Poltica das Finanas Pblicas no Brasil: um guia de leitura. So Paulo: Hucitec, 2009. REZENDE, F. A. Finanas Pblicas. 2. ed. So Paulo: Atlas, 2006.

You might also like