You are on page 1of 38

N 30 | 2 a 8 de Fevereiro de 2013

Regio Autnoma da Madeira

COMUNIDADES

ATUALIDADES

Plano abre um novo ciclo


O Presidente do Governo Regional, Alberto Joo Jardim, afirmou no ltimo dia 7 de Fevereiro, aquando da apresentao do Plano de Aco para a Investigao, Desenvolvimento Tecnolgico e Inovao da Regio Autnoma da Madeira (PIDTI) que o plano abre um novo ciclo terminada que foi a fase de infraestruturao. Anunciou tambm que o decreto que vai oficializar a aplicao do PIDTI ir ser aprovado no Conselho do Governo Regional do prximo dia 14 de Fevereiro. Segundo Jardim, o PIDTI tem um profundo significado na evoluo da vida da Madeira, terminada que foi a fase da infraestruturao do territrio, que coincidiu com uma situao de crise econmica escala mundial. Deste modo, acentuou que era necessrio agora criar e avanarmos para um novo ciclo, que a razo deste plano e que vai servir agora para potenciar aquilo que possvel fazermos c em termos de massa cinzenta. O Presidente do Governo Regional realou ver com muito agrado que se tem a conscincia de que no podemos ir investigar o que os outros esto a investigar, considerando ter havido um critrio muito inteligente em apontarmos para aquilo que podemos fazer com interesse internacional e com resultados que ns somos capazes, pois temos quadros para isso, de realizar. Esta opo pela especializao e a escolha dos campos de especializao que foram feitos no plano de felicitar, pois parece tambm ao Governo serem os mais adequados, realou, acrescentando que tal resulta j de uma feliz combinao das tais infraestruturas fsicas, que constitui o Madeira Tecnopolo, com uma ligao mais estreita Universidade, razo porque temos frente este presidente no Madeira Tecnopolo. Criou-se uma Universidade da Madeira, fizeram-se infraestruturas, e h que pr tudo isto a trabalhar, organizada e racionalmente, sublinhou ainda. Acentuando que os objetivos traados no PIDTI so o nosso futuro, Alberto Joo Jardim referiu que no se criou uma universidade e no se esteve a fazer o esforo que se fez para termos grandes percentagens de desemprego qualificado, pelo que temos de ter a coragem de encontrar as solues necessrias para termos emprego qualificado, e este plano aponta o caminho. Disse ainda que o plano apresentado corresponde quilo que foi sempre um sonho daqueles que se lanaram neste percurso da Autonomia, que fazer da Madeira uma regio de excelncia, que temos capacidade e meios humanos para ser que no podemos deixar perder na velha tragdia madeirense de todos gostarem de brigar uns com os outros.

ATUALIDADES

Desemprego qualificado merece maior ateno Questionado margem da apresentao do PIDTI sobre o aumento do desemprego, o Chefe do Executivo regional realou que um s desempregado preocupa, pelo que temos de encontrar solues para todos, considerando a situao sobretudo preocupante para os desempregados qualificados que acumularam um volume de expectativas legtimas que s vezes mais dramtico que um trabalhador no qualificado, que rapidamente se adapta a um outro tipo de actividade. O desemprego qualificado tem uma maior complexidade que o desemprego no qualificado, considerou, acrescentando que teremos de estar sobretudo concentrados no desemprego qualificado. O PIDTI um instrumento de planeamento para a rea da investigao, desenvolvimento tecnolgico e inovao da RAM para o perodo de 2014 a 2020. O plano foi coordenado desde Janeiro de 2012 pelo Madeira Tecnopolo no mbito das suas competncias e seguindo recomendaes da plataforma para a estratgica de especializao de IDT+I na RAM, bem como do seu potencial de especializao. Globalmente envolveu mais de 80 personalidades. O plano tem por objectivo colocar a RAM entre as quatro primeiras regies de Portugal em termos de intensidade de IDT+I, para que seja reconhecida como uma das principais regies da Europa na criao de conhecimento nas reas do turismo, bio sustentabilidade e envelhecimento populacional, pretendendo-se atingir 1,2 - 1,4% do PIB em atividades de I&D na RAM at 2020 (atualmente de 0,4%). De referir que na apresentao do plano estiveram presentes os Secretrios Regionais do Ambiente e Recursos Naturais e da Educao e Recursos Humanos, respetivamente Manuel Antnio Correia e Jaime Freitas.

ATUALIDADES

Jardim quer firmeza na Europa

O Presidente do Governo Regional, Alberto Joo Jardim, afirmou na passada sexta-feira que a posio da Madeira no que concerne aos fundos europeus para os prximo anos est mais que definida, porque em seu entender o Tratado Europeu reconhece as especificidades das 7 Regies Ultraperifricas e tem de ser cumprido. chegada de Bruxelas, onde participou em diversas reunies de trabalho, Jardim disse que neste quadro o Governo portugus tem por obrigao defender os interesses de todas as parcelas do territrio nacional, mais a mais, quando est escudado pelo prprio Tratado Europeu. Segundo afirmou, o Governo portugus tem de ser firme nas suas

relaes com a Unio Europeia e se habituar a dar murros na mesa, uma coisa que me lembre, s era dado no tempo do Professor Cavaco Silva. Alberto Joo Jardim fez esta observao a propsito do Conselho Europeu de 7 e 8 de Fevereiro que vai prosseguir as negociaes sobre o oramento comunitrio plurianual 2014 - 2020. Se a Unio Europeia d o exemplo de no cumprir o que est no Tratado e faz confuso com as regies que com o seu esforo atingiram o nvel mdio europeu e arranja isso um pretexto para no cumprir o Tratado da Unio Europeia, acho que alguma coisa est mal, destacou. Na opinio de Jardim, Portugal, para defender os interesses dos portugueses,

deve fazer tudo o que estiver ao seu alcance e os tratados europeus permitirem. Da mesma forma, como Presidente do Governo Regional, sempre defendeu os madeirenses. Sobre a Lei de Finanas Regionais, a ser discutida a 13 de Fevereiro, o presidente do Governo Regional reiterou que os deputados eleitos pela Madeira Assembleia da Repblica pelo PSD-M, vo votar contra, caso os pontos ali apresentados no sejam resolvidos. uma proposta absolutamente inaceitvel o que no me surpreende, rematou Jardim.

ATUALIDADES

Luta constante pela Madeira e pela Autonomia


O Presidente do Governo Regional da Madeira, Alberto Joo Jardim, completou no passado dia 8 de Fevereiro 70 anos de idade, e preparase para assinalar o 35. aniversrio da primeira tomada de posse como chefe do Executivo regional em 1978. Jardim tomou posse da Presidncia do Governo Regional da Madeira pela primeira vez a 17 de Maro de 1978, quando tinha 35 anos de idade, assumindo um cargo que nasceu da Autonomia e sucedendo a Ornelas Camacho. A Madeira ser o que os madeirenses quiseram, foi uma das frases proferidas nesse j longnquo ano de 1978, aquando da tomada de posse da Presidncia do Governo Regional, e que se mantm actual. Recusando j nessa altura fazer promessas que no poderia cumprir populao, Alberto Joo Jardim apontava como objetivos prioritrios da sua governao o aumento da produo regional, a criao de habitao social e o combate ao aumento do custo de vida dos madeirenses. Destacando o facto de a Regio possuir poucos recursos, Jardim apontava a necessidade de acorrer, j, satisfao de certas necessidades bsicas em cada stio ou freguesias, como forma de caminhar para o desenvolvimento do arquiplago, isto alm do necessrio crescimento econmico, que, realava, passa pelo Governo da Madeira ir procura de investimento fora do arquiplago.

ATUALIDADES

Em 1978 o desenvolvimento da Autonomia era tambm uma prioridade e como tal Jardim reivindicava mais poderes regionais. O Presidente do Governo Regional sublinhava o objectivo de realizar o Plano para a Concretizao da Autonomia, um documento que abriria excelentes perspetivas para que o Arquiplago conquiste, finalmente, o reconhecimento, por parte do Governo da Repblica, da Autonomia constitucionalmente reconhecida. Foi a 12 de Abril de 1978 que esse plano foi entregue ao ministro da Repblica e em Junho Alberto Joo Jardim encontrava-se com o Presidente da Repblica, Ramalho Eanes, e o primeiro-ministro, Mrio Soares, para discutir a proposta que daria mais um grande passo na Autonomia regional. Logo depois, a 20 de Junho, o primeiro-ministro de ento negoceia a proposta com o Governo Regional. A 11 de Agosto publicado em Dirio da Repblica o decreto legislativo regional das insgnias da Regio. Quatro meses depois, a 1 de Novembro, iada pela primeira vez, no edifcio do Governo Regional, na Avenida Zarco, a Bandeira da Regio Autnoma da Madeira. 35 Anos passados, Jardim continua a manter vivo o objectivo delineado de desenvolvimento e defesa da Autonomia e a necessidade de mais poderes legislativos para a Regio, isto apesar dos obstculos colocados pela Repblica, principalmente por parte dos governos socialistas. Indo de encontro ao que disse no seu primeiro discurso de posse em 1978, Alberto Joo Jardim voltou a sublinhar aquando da tomada de posse do XI Governo Regional, em 9 de Novembro de 2011, que o futuro da Madeira e do Porto Santo s pode ser o que o Povo Madeirense quiser, e no o que os outros nos impuserem.

ATUALIDADES

Programa de privatizaes e reestruturaes avana


Foi publicado esta semana no Jornal Oficial da Regio Autnoma da Madeira o Programa de Privatizaes e Reestruturao do Setor Empresarial da RAM, que vai abranger duas dezenas de empresas, documento que o Conselho do Governo Regional aprovou na sua reunio de 31 de janeiro ltimo. Neste mbito, o Executivo tambm procedeu nomeao de uma Comisso de Acompanhamento do referido programa. No prembulo da resoluo n. 53/2013 l-se que a especial situao das finanas pblicas regionais trona imperiosa a execuo de um programa de privatizaes que, salvaguardando o desenvolvimento econmico e social integrado da Regio e que cumpra o desgnio de imprimir maior dinamismo economia regional, com o reforo da iniciativa econmica privada e potenciando a libertao de receitas que possam ser aplicadas na reduo da dvida e do dfice pblico regional e no reforo dos investimentos pblicos estratgicos e nucleares para a Regio. realado que as receitas e poupanas alcanadas atravs de um programa de privatizaes e reestruturaes permite cumprir com todos os compromissos assumidos, entre os quais se contam aqueles que resultam do Programa de Ajustamento Econmico e Financeiro da RAM. Assim, o programa de privatizaes e reestruturaes salienta a inteno de proceder alienao integral do capital detido nas Sociedades Annimas Desportivas da Madeira j em 2013. O Governo Regional pretende tambm, ainda este ano, sair do setor cimenteiro e dos transportes pblicos, vendendo as participaes que tem de 43% e 95%, respetivamente, nas empresas Cimentos Madeira e Horrios do Funchal.

ATUALIDADES

De acordo com o diploma, o Executivo regional, no setor da energia, vai promover, tambm em 2013, a diminuio da sua presena, alienando parcialmente participaes detidas na Empresa de Eletricidade da Madeira. Previstas, este ano, esto fuses nas quatro Sociedades de Desenvolvimento Regional e em algumas empresas existentes no setor das guas e resduos, envolvendo a ARM - guas e Resduos da Madeira, IGA Investimentos e Gesto de guas, IGH Investimentos e Gesto Hidroagrcolas, IGSERV - Investimentos, Gesto e Servios, e Valor Ambiente. Tambm em 2013 o Governo Regional determinou igualmente vender todo o

capital que detm na SILOMAD (Silos da Madeira) e proceder dissoluo e liquidao da VIA Madeira (concesso viria da Madeira). Quanto empresa RAMEDM - Estradas da Madeira, o objetivo integrla na administrao regional, alm de analisar a participao da RAM nas concessionrias VIAEXPRESSO e VIALITORAL. O executivo incluiu neste programa a reestruturao do Polo Cientfico e Tecnolgico da Madeira (Madeira Tecnopolo), da Administrao dos Portos da Madeira (APRAM) e do Jornal da Madeira em 2013, apontando para 2014 uma possvel reestruturao na (Madeira Parques Empresariais) e no

Centro de Abate da Madeira (CARAM). Avana tambm este ano a inteno de alienar o capital detido na ILMA Indstria de Laticnios da Madeira No setor aeroporturio, o Governo Regional pretende alienar o capital detido na Aeroportos da Madeira (ANAM) ANA, no contexto de privatizao desta e adaptar o atual contrato de concesso dos aeroportos Regio, a decorrer em 2013. No setor da habitao, o programa destaca ainda a inteno de promover a reestruturao do setor impulsionando a venda de imveis detidos pela IHM - Investimentos Habitacionais da Madeira.

COMUNIDADES

Curso de Vero

Por iniciativa conjunta da Secretaria Regional da Cultura, Turismo e Transportes e da Universidade da Madeira foi decidida a realizao de um Curso de Vero destinado a luso-descendentes universitrios. Prev-se que este curso venha a ter lugar no ms de Julho, com a durao de quatro semanas, sendo o alojamento e a formao acadmica por conta das entidades promotoras, ficando a deslocao responsabilidade dos interessados. Com este curso pretende-se alargar os horizontes culturais e aprofundar os conhecimentos da lngua portuguesa. O nmero de inscries limitado, pelo que se solicita aos interessados que contatem o Centro das Comunidades Madeirenses, atravs dos seguintes endereos: Secretaria Regional da Cultura, Turismo e Transportes Centro das Comunidades Madeirenses Vila Passos Rua Alferes Veiga Pestana n 15 9054-505 Funchal Tel.291203805 Fax.291225048 comunidadesmadeirenses.srt@gov-madeira.pt http://www.facebook.com/ComunidadesMadeirenses ccm.gov-madeira.pt

COMUNIDADES

Danando com a Diferena em Lige


No peito dos desafinados / no fundo do peito bate calado / que no fundo do peito dos desafinados tambm bate um corao. Desde julho de 2012, quando DESAFINADO foi apresentado pela ltima vez no Centro Cultural e de Congressos do Porto Santo, que o pblico no via/ouvia estes versos nos corpos/vozes daqueles que compem o elenco do Grupo Danando com a Diferena, nesta criao de Paulo Ribeiro. Chegou a hora deste trabalho voltar cena, para que os desafinanos do elenco desta criao possam continuar a cativar outros pblicos. No mbito fase de internacionalizao do Projeto Centro das Artes Global, promovido pela Sociedade de Desenvolvimento Ponta Oeste com apoio Intervir+ (FEDER), DESAFINADO ser apresentada na cidade de Lige (Blgica) no prximo dia 16 de fevereiro de 2013 no Rencontres Internationales du Crahm 2013. a segunda vez que o Danando com a Diferena recebe um convite para marcar presena neste festival, onde j esteve em 2007. Relembra-se que DESAFINADO foi considerada semanrio Expresso como a segunda melhor coreografia apresentada em Portugal em 2011 e a sua estreia aconteceu em junho de 2011 no local de residncia da companhia de Dana Inclusiva, o Centro das Artes Casa das Mudas. Desde a sua estreia esta criao foi vista por um total de 3309 pessoas em 12 diferentes teatros. No estrangeiro, DESAFINADO j passou por Berlim (Alemanha), Linz (ustria) e Cardiff (Reino Unido), na Madeira passou pela Calheta, Funchal e Machico, alm de outros teatros no continente portugues. Outras informaes sobre o Danando com a Diferena podem ser obtidas no site oficial da AAAIDD (www.aaaidd.com) na pgina Grupo Danando com a Diferena (no facebook). Relembra-se que DESAFINADO ser apresentado s 20h15 do prximo dia 16 de fevereiro de 2013 - Mange de la Caserne Fonck, Rue Ransonnet, 2 4020 Lige. Outras informaes sobre o evento esto disponveis em: http://www.creahm.be/ric/

10

COMUNIDADES

Memria quer construir o outro lado da Histria


Divulgar e construir o outro lado da Histria da Madeira, que no a Histria oficial o principal objectivo do projecto Memria (das histrias das gentes que fazem a Histria) , do Centro de Estudos de Histria do Atlntico (CEHA), que foi apresentado, ontem, no Ncleo Museolgico de Machico, Solar do Ribeirinho. Este era um sonho do professor Alberto Vieira, director do CEHA e coordenador deste projecto, apoiado por Cludia Faria e Graa Alves. E foi a escritora Graa Alves quem explicou que esta uma ideia que j se vai fazendo noutros pases e nalgumas universidades do Continente, mas que aqui ainda estava por fazer. Conferencista na apresentao desta quinta-feira, a par com Cludia Faria, Graa Alves adiantou que este projecto baseia-se, sobretudo, na salvaguarda e na recolha das memrias das pessoas, na sua vida comum, que vo contribuir para a memria da ilha. A responsvel revelou que j receberam alguns contributos, no muitos, porque o projecto comeou h pouco tempo, mas as pessoas comeam a chegar com coisas e com histrias para contar, disse. Entre cartas, fotografias e livros, h gente que vem contar a sua histria e so histrias de emigrantes, de gente que foi a frica, Guerra do Ultramar, exemplificou. As pessoas interessadas em participar neste projecto podem dirigir-se ao CEHA (Rua das Mercs, n. 8) ou entrar em contacto por via telefnica (291214970). Podem consultar ainda o bloque desta iniciativa: memoriadasgentes.blogspot.com.

11

COMUNIDADES

CR28

Nasceu a 5 de Fevereiro de 1985, h precisamente 28 anos. O menino de Santo Antnio, como muitas vezes apelidado e que cresceu na Quinta Falco, nasceu para o futebol no CF Andorinha, tendo passado posteriormente pelo Nacional, at que

o Sporting o levou para fora da Madeira. Seguiu-se a sua grande experincia em Manchester e a milionria transferncia para os espanhis do Real Madrid. Nos clubes por onde passou, conquistou ttulos coletivos e trofus individuais, mas a sua insatisfao continua a

ser to grande quanto a vontade e determinao que emprega em cada jogo. No dia do seu aniversrio, o COMUNIDADES decidiu render-lhe a devida homenagem.

12

COMUNIDADES

Nove jovens designers de moda portuguesa participam em exposio em Londres


Nove jovens designers de moda portugueses participam este ms numa exposio na embaixada de Portugal em Londres, que estar patente enquanto decorre a semana da moda da capital inglesa, foi ontem anunciado. De acordo com um comunicado ontem divulgado, esta exposio faz parte do International Fashion Showcase 2013 [mostra internacional de moda], um desafio lanado pelo British Council, em parceria com o British Fashion Council, a vrias embaixadas em Londres, como parte integrante da programao da London Fashion Week, no sentido de promover novos talentos do mundo da moda. Para representar Portugal foram escolhidos os designers Valentim Quaresma, Joo Pedro Filipe, Maria Ana Duarte Silva (Janis Dellarte), Ana Margarida Serpa da Silva, Ana Lebasi, Fernando Domingues, Cludia Garrido, Catarina Ferreira e Antnio Vaz. Na exposio, realizada em parceria com a Aicep Portugal Global, sero mostrados diversos estilos e materiais utilizados dentro das reas de moda feminina e masculina, joalharia, calado e chapelaria. A exposio estar patente entre os dias 14 e 19 de fevereiro, entre as 9h e as 17h, na Embaixada de Portugal em Londres.

13

COMUNIDADES

Carminho no Rio de Janeiro


Os dois espetculos da fadista Carminho, agendados para tera e quarta-feira, na Sala Miranda, no Rio de Janeiro, esto esgotados, anunciou no incio desta semana a discogrfica da artista. Alm destas duas datas, Carminho ir participar na abertura do Carnaval do Recife, nesta sexta-feira. Carminho foi convidada para participar na abertura do Carnaval da cidade nordestina pelo percussionista Nan Vasconcelos, que um dos homenageados da edio deste ano, e partilhar o palco com Milton Nascimento. A fadista ser acompanhada guitarra portuguesa por Lus Guerreiro, viola, por Diogo Clemente e, viola baixo, por Marino de Freitas. Carminho, com dois lbuns editados, atuou em Dezembro passado em vrias salas brasileiras, no Rio de Janeiro, e em virtude da procura de bilhetes, viu-se obrigada a realizar dois espetculos no mesmo dia no Rio de Janeiro, refere a discogrfica. O cartaz da sala brasileira anuncia: Devido ao grande sucesso, ela est de volta!, referindo-se intrprete de Escrevi o teu nome no vento. Em Maro do ano passado, Carminho editou o segundo lbum, Alma, que conheceu uma edio especial no final do ano passado no Brasil e em Portugal, incluindo duetos com Chico Buarque, Milton Nascimento e Nana Caymmi. Depois do Brasil, Carminho segue para a Letnia, atuando no dia 12 em Riga, no Centro de Congressos, e no dia seguinte na Estnia, em Valmiera, no Centro Cultural local, e fecha a digresso regressando Letnia, onde atua em Preili, no dia 14, e no dia 15 em Garkalne, nos respetivos Centros Culturais.

14

EDUCAO E CULTURA

Compadres julgados com style em Santana

A novidade em Santana, este ano, foi mesmo o facto de esta festa ter marcado o arranque do Carnaval 2013. Pela primeira vez esta festa faz parte do calendrio oficial da Secretaria Regional da Cultura, Turismo e Transportes, mas j h muitos anos que milhares de pessoas vo at Santana para assistir sentena que se inspira sempre na stira social e na vida poltica regional, nacional e internacional. Os cortes nos subsdios e a descida de rendimentos das famlias foram a tnica, mas a obrigatoriedade de passar

faturas tambm teve direito a um tempo de antena que no deixou de ser caricato, quanto o compadre agricultor se queixou de que j tinha gasto trs livros de fracturas das batatinhas que vende, espera que a mquina registadora chegue sua fazenda e assim, conseguir cumprir com as suas obrigaes para com o estado. O polcia, esse, no pode intervir se no for a p, porque os jipes da polcia esto todos a cair de podres e no se pode fazer mais nada do que trabalhar sem contar com isso.

O adultrio da comadre, que o marido disse ser o ltimo a ter conhecimento, as tropelias com os mosquitos, que queriam oferecer Angela Merkel para poderem morder-lhe a troika e outras piadas foram animando a tarde fria, com Santana a registar temperaturas muito baixas, volta dos dez graus, que nem por isso fizeram dissipar as milhares de pessoas que ouviram uma verso regionalizada do gangnam style para apoteose.

15

EDUCAO E CULTURA

Animao carnavalesca j chegou Placa Central

A Festa dos Compadres, no passado fim-de-semana, deu o mote para o arranque do Carnaval na Madeira. E, na passada quarta-feira, a folia carnavalesca comeou na Placa Central da Avenida Arriaga, no Funchal, com msica de Carnaval, com a animao dos alunos da Escola Profissional Atlntico e ainda com a atuao da Banda Filarmnica de Santo Antnio. Ao fim da tarde, foi a vez do Grupo Unidos pelo Samba fazer entoar as msicas alegres da poca de Carnaval. A animao, promovida pela Secretaria Regional da Cultura, Turismo e Transportes, teve incio pelas 14 horas e os folies atraram a curiosidade dos madeirenses e tambm dos turistas. Os palhaos fizeram vrias atuaes e interagiram com o pblico presente, conseguindo arrancar algumas gargalhadas com as suas trapalhadas. O grupo de folies constitudo por alunos dos cursos de tcnicos de apoio psicossocial e animadores socioculturais que vo animar a Placa Central at a prxima segunda-feira, como revelou o professor Carlos Aveiro, coordenador do curso e do grupo. Para os alunos uma forma de se desprenderem e de ter o contacto com o pblico, referiu o responsvel. Com o vontade dos alunos, estes tero acesso a uma boa nota neste estgio na rua, j que animavam de forma espontnea quem passava. Alm da msica, arruadas e dos espetculos com mimos e palhaos, na Placa Central h barracas com comes-e-bebes com iguarias da poca, a comear pelas malassadas. Depois, h venda as inovaes como o caso das malassadas de castanha e de noz. H tambm poncha e outras bebidas regionais que, at ao fim da poca de Carnaval vo fazer as delcias dos visitantes. No dia de hoje, a animao continua, na parte da tarde, com a atuao da Banda Municipal do Funchal e com a animao carnavalesca e arruada feita pelos alunos da Escola Profissional Atlntico e da Banda Municipal do Funchal. Amanh, logo de manh, as bandas vo estar a atuar naquela zona principal da cidade, havendo ainda a festa de Carnaval das Crianas, que leva centenas at baixa. tarde, a vez do evento Carnaval Solidrio, organizado pela Associao de Desenvolvimento Comunitrio do Funchal com o desfile nas placas centrais. No sbado de manh, h uma arruada entre o Mercado e a Avenida Arriaga e o grande cortejo noite.

16

EDUCAO E CULTURA

Cortejo alegrico abre com A Magia da Lua Cheia


A Magia da Lua Cheia vai pintar de prata a abertura do cortejo alegrico de Carnaval, que sai amanh noite. Joo Egdio volta a abrir o desfile, desta feita com um carro alegrico prateado, que ter uma iluminao direta por projetores, mangueira de luz e bambolinas brancas. Ilumina, de Ivete Sangalo, vai acompanhar a viagem da lua pela Avenida do Mar. No carro alegrico, nove figurantes (quatro homens e cinco mulheres) daro corpo s transformaes de flores, objetos de arte, talhas, quadros, nomeadamente. A flora e a fauna vo transformar-se em belssimos seres humanos, vou embelez-los ainda mais. Ser tudo em tons de prata, que a luz da lua, revelou o criador. Os nove elementos estaro trajados com tecidos, pedrarias, adereos, objetos diversos, na representao do grande esplio de beleza que a nossa ilha oferece. Uma das figurantes ser Cludia Monteiro de Aguiar, deputada do PSD/M na Assembleia da Repblica, como fez ainda questo de anunciar. Em termos gerais, a inspirao de Joo Egdio para o projecto referente ao Carnaval 2013 foi partilhada pelas trs mulheres da minha vida: a minha me, a Nini Andrade e a cantora Chavela Vargas, cujo tema preferido Luz de Luna e que tambm inspirou o artista na conceo do projecto. Sobre Nini de Andrade, Joo Egdio diz que ambos partilham a mesma adorao pela lua cheia, sendo que, independentemente do local onde se encontram, na Madeira ou pelo mundo, os dois amigos tm o gesto de ligar ou de enviar mensagem um ao outro quando a lua est nesse estado. Joo Egdio admite que, pela sua adorao pela lua e pelas mulheres em que se inspirou, este projecto mais marcante e pessoal. O criador considera que o carro e os figurantes vo atrair muito o pblico. O prateado no um tom frio, tem a particularidade de refletir outras cores, faz de espelho e adquire outros tons das luzes e at das roupas dos espectadores. Ser um carro que se ir transformar num carro muito colorido, com uma dimenso de doze metros por quatro.

17

EDUCAO E CULTURA

Entrudo festejado por crianas de vrios concelhos


A folia de Carnaval continua esta sextafeira, num dia que ficar marcado pela alegria e animao das crianas de diversas escolas, um pouco por toda a Regio, em desfiles promovidos pelas cmaras municipais, juntas de freguesia e instituies de ensino. Em Cmara de Lobos, a junta de freguesia local organiza, esta manh, a partir das 10h, o Carnaval das Escolas, que ir reunir cerca de mil meninos das escolas do 1. Ciclo e jardins-de-infncia da freguesia, acompanhadas por utentes dos centros de dia. A Ribeira Brava outro concelho que ser engalanado pelos disfarces dos mais pequeninos, igualmente pelas 10h, num cortejo com as escolas do 1. Ciclo deste municpio. Esta sexta-feira ainda, a partir das 10h30, as ruas da vila de So Vicente sero animadas por um desfile com 800 figurantes, composto por alunos das escolas do concelho, utentes dos lares de 3. Idade e associaes de solidariedade social. J a Escola do Loreto, no Arco da Calheta, ir celebrar o Entrudo, esta sexta-feira, com um Desfile Trapalho desde a escola at praceta do Loreto, que contar com a participao de cerca de 100 alunos (dos 3 aos 10 anos), acompanhados por docentes e no docentes da escola. A sada da escola est prevista para as 10h15h e, por volta das 11h, haver oportunidade de toda a comunidade escolar provar as tradicionais malassadas. A Cmara Municipal do Porto Santo tambm reservou a sexta-feira para os folies mais pequenos que, em representao das escolas da Ilha Dourada, vo desfilar, a partir das 10h, pelas principais artrias da cidade at ao Largo das Palmeiras, onde est reservada uma manh muito animada com as Amigas da Pequenada.

18

EDUCAO E CULTURA

Escolas de toda a Madeira acolhem mostra 24 Horas BD

A Escola Secundria de Francisco Franco foi a primeira instituio escolhida para acolher a exposio 24 Horas BD, que ir percorrer todas as escolas do 2., 3. Ciclos e secundrio da Regio Autnoma da Madeira, at ao fim do ano. Isso mesmo anunciou, na passada tera-feira tarde, o Secretrio Regional de Educao e Recursos Humanos, que inaugurou esta mostra, que resulta do evento 24 Horas de Banda Desenhada, levado a efeito pela Direo Regional de Juventude e Desporto, em parceria com a Livraria Stima Dimenso, h j sete anos. Jaime Freitas enalteceu a qualidade dos trabalhos que viu, tendo em conta que foram realizados dentro de uma certa presso (em 24 horas), que faz parte da lgica do concurso, e tambm constitui, em si prprio, um incentivo para a participao. Lembrando que a ltima edio envolveu quase 50 artistas, explicou que seria um pouco limitador a iniciativa ficar por a, tendo em conta o esforo que foi desenvolvido pelos artistas que aderiram mesma, e que merecia ter mais visibilidade e projeo. Dessa forma e tendo tambm como objectivo interessar outros jovens artistas que frequentam as escolas madeirenses, o governante adiantou que decidiram levar esta exposio s diferentes escolas do 2., 3. Ciclos e secundrio, e esta a primeira escola, a Escola Secundria de Francisco Franco, que tem uma grande tradio no domnio das artes, frisou. Por seu turno, o proprietrio da Livraria Stima Dimenso, Roberto Macedo Alves, parceira desta iniciativa, realou o crescente interesse e adeso 24 Horas BD, apontando que a primeira vez que realizaram o evento, h sete anos, contabilizaram 13 participantes, com a edio de 2012 a chegar aos 50. O criativo estima que no evento deste ano vo ter um limite superior mais elevado, tendo em conta o entusiasmo e o burburinho que j vi que tem sido gerado entre os participantes e os colegas. Referiu ainda que esta exposio integra uma mostra dos trabalhos produzidos nas vrias edies realizadas, at data, numa seleo que tentaram que inclusse, no s os melhores, mas tambm tcnicas diversas, para mostrar que no h limitao de tcnicas e que possvel fazer uma histria com interesse, com qualquer tipo de material, rematou.

19

EDUCAO E CULTURA

Comeou Ciclo de Documentrios


Teve incio o Ciclo de Documentrios ... com os comentrios dos realizadores que promovido pelo Governo Regional da Madeira, atravs da Secretaria Regional de Recursos Humanos e Educao, no auditrio da Direco de Servios de Educao Artstica e Multimdia. A primeira apresentao reportouse ao documentrio Rota da Cal, com os comentrios do realizador Eduardo Costa. O processo de extrao, transporte e produo da cal uma actividade h dcadas j extinta, mas foi perpetuada com este documentrio, rodado na Rota da Cal, em So Vicente. So cerca de 15 minutos que retratam a actividade que se extinguiu nos anos 70 e que foi apenas recuperada para a gravao do documentrio. Depois, a 25 de Fevereiro, a vez das Ilhas de Darwin, com comentrios do realizador, Paulo Gouveia. A 4 de Maro a vez de Sissi, uma imperatriz na Madeira com a apreciao do prprio realizador, Antnio Plcido. O final deste ciclo de documentrios ser feito a 22 de Abril, por Filipe Ferraz que foi o realizador de Rock on Tchaikovsky.

20

EDUCAO E CULTURA

Navio-escola espanhol regressa 41 anos depois

O Navio-Escola da Armada Espanhola Juan Sebastian de Elcano esteve no Funchal, onde ficou atracado at ltima segunda-feira. Chegado na passada sexta-feira ao porto da capital madeirense, o comandante da embarcao, Alfonso Fernndez de Crbora, enalteceu o facto desta ser a 15 visita ao Funchal, sendo que a anterior tinha ocorrido em 1972. Ou seja, h 41 anos. Esta a 46 presena deste navio-escola em Portugal. A embarcao foi inaugurada em 1928. Desde a primeira viagem, a 28 de Fevereiro desse ano, j efetuou mais de

1,5 milhes de milhas nuticas, visitou mais de 152 portos em 70 pases. A tripulao composta atualmente por 19 oficiais, 21 suboficiais, 140 alistados e quatro civis. A actual misso do navio-escola uma viagem de instruo para a formao de 68 aspirantes da Marinha e de 37 estudantes alistados na Escola da Marinha. Os alunos esto a ter aulas prticas, no mbito do curso de Marinheiro, relacionadas com navegao, marinha, astronomia, meteorologia e ingls, para alm da experincia da vida no mar, neste caso por um perodo superior a um ms,

j que o incio da viagem foi a 9 de Janeiro. Depois da escala no Funchal, o navio segue para Ferrol, como explicou o comandante Alfonso Fernndez de Crbora, naquela que a sua primeira visita Madeira. Esta viagem mais curta do que as anteriores, explicou o responsvel pelo navio-escola. Contudo, no incio de Maro, o Juan Sebastian de Elcano estar no mar por quatro meses em nova viagem de instruo. A actual misso termina no porto de Cdis, a 21 de Fevereiro.

21

ECONOMIA E FINANAS

Otimismo na Fitur
A Secretria Regional da Cultura, Turismo e Transportes fez um balano bastante positivo da participao do destino Madeira na 33. edio da Fitur - Feira Internacional de Turismo, em Madrid. Segundo Conceio Estudante, que regressou no final da semana passada Regio, a presena da Madeira na Fitur, foi uma participao com resultados muito favorveis, que permitem olhar para o Vero com bastante otimismo e com a certeza que vai reagir to bem como no ano passado. Assim, adiantou que todas as operaes criadas o ano passado para o mercado espanhol mantm-se este ano, considerando que em 2012 este mercado teve um comportamento positivo em relao Madeira e isso que se espera venha a acontecer este ano. Salientou tambm ter havido contactos com outros mercados, sublinhando que confirma-se a expetativa relativamente ao mercado ingls neste Inverno e em relao s previses de ocupao para os tempos mais prximos. Isto criou na comitiva madeirense um clima de conforto e de esperana no futuro.

22

ECONOMIA E FINANAS

Mais passageiros em 2013


O Aeroporto Internacional da Madeira registou ao longo do ms de Janeiro um acrscimo de cinco por cento de passageiros, relativamente ao perodo homlogo de 2012. So mais 6845 passageiros transportados, nmero que alimenta as expectativas positivas para o ano de 2013. Entre os mercados que mais cresceram encontram-se origens Schengen e No Schengen, sendo que mesmo o mercado nacional obteve um comportamento satisfatrio. Crescimentos assinalveis dos principais mercados emissores de turismo para a Madeira so de registar, durante o ms de Janeiro, nomeadamente da Alemanha que cresceu 22.1% (+ 3.810 pax) e do Reino Unido que cresceu 5.1% (+1.361 pax). No primeiro caso, o crescimento acima dos dois dgitos deve-se ao aumento superior a 10% do nmero de movimentos e passageiros transportados pela companhia area Condor (+107% pax) e pela TuiFly (+13,1% pax) e pela operao da Lufthansa, que teve inicio j em 2012. Quanto ao Reino Unido o bom desempenho deve-se operao da Monarch, igualmente iniciada em 2012, e ao reforo dos voos da EasyJet com origem no mercado britnico, bem como a boa performance de outras companhias a operar neste mercado. De registar tambm os crescimentos positivos dos mercados francs (+60.7% pax), finlands (+25.9%), sueco (+27.1%). O conjunto dos mercados escandinavos viu, igualmente, os seus valores reforados em consequncia da realizao de operaes charter por parte da Finnair, Primera e Thomas Cook. Quanto ao mercado nacional, e apesar das circunstncias que se vivem, a quebra de passageiros, no ms de Janeiro, foi de apenas 1.498 passageiros, o que significa um decrscimo de 2,1 % no total das rotas (Lisboa, Porto, Ponta Delgada e Porto Santo).

23

ECONOMIA E FINANAS

Manuel Antnio diz que Vinho Madeira pode crescer mais no Japo
O Japo , em termos globais, o terceiro mercado importador de Vinho Madeira e o principal fora da Europa. Consciente da sua importncia, o Instituto do Vinho, Bordado e Artesanato da Madeira convidou um grupo japons de peritos e jornalistas especializados em vinhos que, no dia 6 de Fevereiro, foram recebidos pelo Secretrio Regional do Ambiente e dos Recursos Naturais, Manuel Antnio Correia. Aps o encontro, que decorreu no Edifcio Golden, o Secretrio Regional avanou que o mercado japons vale j um milho e meio de euros. No ano passado, houve um aumento de 20 por cento, relativamente ao ano anterior, o que indica que est em forte progresso, mas ns acreditamos, e foi dito pelos visitantes, que temos condies para ir mais alm, garantiu o governante. Manuel Antnio Correia destacou que o Japo e os Estados Unidos so os maiores mercados fora da Europa e a Rssia, com a entronizao do Danny, j se nota alguma ebulio, no bom sentido. Numa altura em que o vinho Madeira est a vender menos do que est a produzir, estas campanhas diretas so importantes para aumentar o volume de exportao, dada a qualidade do vinho. Em termos de eficincia no h nada como dar a provar para cativar as pessoas, alm de poderem atestar a qualidade do produto Vinho Madeira, acrescenta o governante. A comitiva est bem impressionada em relao ilha e o representante da Associao Japonesa de Sommelier, Shinji Yoshikawa, destacou o facto de o Vinho Madeira ser muito conhecido no Japo. O perito de vinhos garantiu tambm que ainda h um potencial muito grande para este produto. A Madeira tem 1.800 produtores de vinho, alm da indstria, por isso as campanhas diretas so importantes para a dinamizao deste produto de qualidade.

24

ECONOMIA E FINANAS

Vinho Madeira no Porto


O Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira, IP (IVBAM) semelhana de anos anteriores, est presente na feira Essncia do Vinho 2013, em representao do sector do Vinho Madeira. Neste ano a presena ainda reforada com a representao e presena de Vinhos de Mesa Madeirenses. Esta 10 edio da Feira Essncia do Vinho, destinada a profissionais do sector e pblico em geral, teve incio ontem e terminar no prximo dia 10 de Fevereiro. Esta feira realiza-se, como habitualmente, no Palcio da Bolsa no Porto e conta com a presena de cerca 350 produtores de vinho, nacionais e estrangeiros, com aes paralelas como provas temticas e comentadas de vinho, harmonizaes entre vinhos e gastronomia e wine talks. Neste evento onde esto mais de 3.000 vinhos em prova, a Madeira far-se- representar com mais de 20 tipos de Vinho Madeira das empresas exportadoras: Madeira Wine Company, S.A., Henriques & Henriques, Vinhos S.A., Vinhos Barbeito (Madeira), Lda., H. M. Borges, Succrs., Lda., Justinos Madeira Wines, S.A. e Pereira dOliveira (Vinhos), Lda. No que se refere aos Vinhos de Mesa Madeirenses, Octvio Ascenso e Quinta do Barbusano sero as empresas presentes neste evento que daro a conhecer os seus vinhos, nomeadamente: Palmeira & voltas; Xavelha e Quinta do Barbusano Tinto, Branco e Ros, entre outros. Ainda como reforo da promoo dos Vinhos da Madeira, na Essncia do Vinho, o IVBAM em conjunto com a organizao da feira, ir promover um jantar, totalmente harmonizado com Vinho Madeira e Vinhos de Mesa Madeirenses. O jantar, que ter lugar no dia 8 do corrente, no Restaurante Palco no Hotel Teatro, ser totalmente dirigido a jornalistas, chefs, sommeliers, crticos e lderes de opinio. Em representao do Instituto est Paula Cabao, Presidente do IVBAM, Rubina Vieira, Chefe da Cmara de Provadores e Brbara Spnola, da Diviso de Promoo. A presena do Vinho Madeira em feiras deste tipo fundamental para a sedimentao do nosso produto no mercado nacional, junto do consumidor final. Em termos econmicos o consumo de Vinho Madeira em Portugal Continental representou, em 2012, cerca de 321.587,70 euros, traduzindo-se em 50.308,20 litros. No que se refere aos Vinhos de Mesa Madeirenses a aposta em Portugal Continental ainda muito recente, mas estamos crentes que a presena nesta feira ser uma mais-valia e uma alavanca na promoo dos nossos vinhos neste mercado.

25

ECONOMIA E FINANAS

PE aprova apoio adicional de mais de 1 milho de euros

O Secretrio Regional do Ambiente e dos Recursos Naturais louvou a posio favorvel tomada esta semana pelo Parlamento europeu quanto concesso adicional de 40 milhes de euros aos diferentes produtores europeus de banana. Manuel Antnio Correia sublinhou aos jornalistas que, destes 40 milhes de euros, cerca de 1 milho e 140 mil euros vir para a Madeira. Verba que diz respeito a uma compensao adicional por via da entrada em vigor do novo regime de exportao de banana de pases terceiros, nomeadamente da Amrica Latina. , portanto, um momento positivo,

quase culminante, que vai levar que, durante este ano, seja processado ao sector, mais de um milho de euros dado que, para o pas, vem um milho e 200 mil, mas para a Madeira e Aores, a nossa quota superior e dar-nos- um valor superior a um milho e cem mil euros. Isto, no entender de Manuel Antnio Correia, a prova de que o sector est bem e a par do rendimento dos agricultores, que temos conseguido sustentar, existe uma boa frente de batalha que tem conseguido bons resultados. O Secretrio Regional do Ambiente e dos Recursos Naturais lembrou que, politicamente, mais forte a corrente

que defende a liberalizao e a entrada de pases terceiros no sector, porque os consumidores querem preos baixos. Mas o que sempre defendemos que se abrem as portas a pases terceiros, tero de nos compensar com as perdas de rendimento por parte dos nossos produtores e do sector que sejam provocadas por essa abertura, acrescentou ainda Manuel Antnio Correia em reao, aos jornalistas, a esta aprovao do Parlamento europeu com base no acordo alcanado com o Conselho de Ministros da Unio Europeia em Novembro do ano passado.

26

ECONOMIA E FINANAS

Biosfera comea a germinar


Desde que obteve da UNESCO o galardo Reserva Mundial da Biosfera, em Junho de 2011, Santana tem vindo a ganhar uma nova dinmica. Considerando que esta classificao de reserva da biosfera pretende conciliar a conservao da diversidade natural e cultural com o desenvolvimento social e econmico local, o Presidente da Cmara Municipal de Santana (CMS) diz que o galardo uma semente que comea a germinar pois, alm do envolvimento de alguns servios locais e das escolas, comeam a surgir propostas de investimento nas reas da hotelaria e agricultura. A CMS tem recebido vrias propostas de investimentos ao nvel dos servios, da hotelaria e turismo para o municpio, contou Rui Moiss, referindo que essas propostas s no avanam neste momento, porque o Plano Director Municipal (PDM) de Santana est previsto ficar concludo no final do ano. Um instrumento fundamental que indica aos investidores como que podem investir. Alm do PDM no estar concludo, o autarca fez notar que a recesso tem feito arrefecer o investimento: H vrios empresrios que tm vindo c manifestar a inteno de investir, mas numa altura de recesso as pessoas aguardam. No obstante h j sinais claros e objetivos de que isto vai melhorar num futuro prximo com estes investimentos, tanto na rea dos servios como da hotelaria, salientou. Propostas para investimentos agrcolas tambm comeam a ser feitas. Rui Moiss diz a propsito que h vrias propostas de empresrios para investimentos agrcolas e que, nesse mbito, a Associao Santana Cidade Solidria vai fazer parcerias com a Associao de Jovens Agricultores para a realizao de cursos especficos para potenciar esta rea. J tenho visto propostas muito concretas para isso e, portanto, vai haver criao direta de postos de trabalho nessas reas, sublinhou o presidente Autarquia de Santana. Rui Moiss diz que os agricultores devem ver o galardo Santana - Reserva da Biosfera como uma forma direta de ganharem dinheiro: O que ns queremos exatamente isso, que o galardo sirva para que as pessoas possam, de alguma forma, ter rentabilidade. por isso que, referiu o edil, que a Autarquia de Santana a nica da Regio que tem o projecto Madeira Agrcola, para escoamento direto dos produtos agrcolas, atendendo que se trata de um dos sectores mais preponderantes do concelho. Alm disso, foi lanada no ms passado a Feira Agrcola de Santana, destinada venda direta de produtor agrcolas e pecurios, que se realiza s Sextas-feiras, Sbados e Domingos. Verificou-se, j no primeiro dia, que as pessoas esto contentes e j temos mais inscritos para participar nesta feira, avanou.

27

ECONOMIA E FINANAS

Biosfera j tem site e muitas visitas Santana - Reserva da Biosfera j tem o seu espao online. No dia 23 de Janeiro foi lanado site http:// santanamadeirabiosfera.com/pt/, em duas lnguas (portugus e ingls) e no dia 26 do mesmo ms j tinha 1.200 visitas. No site possvel fazer uma visita virtual aos principais destaques das vrias vertentes da reserva, so tambm feitas sugestes de caminhadas, bem como tambm d conta, entre outros, de vrios projectos no mbito da reserva. Qualquer pessoa pode envolver-se, atravs de passatempos, envio de fotografias e do voluntariado. O surgimento de propostas de investimentos no concelho levam consequentemente criao de postos de trabalho e alojamento, para que as pessoas fiquem em Santana, disse o Edil de Santana. Essa a pretenso que Rui Moiss quer ver concretizada e, no mbito da Reserva da Biosfera, referiu que Santana j tem programas alternativos, diferentes daqueles que habitualmente so vendidos, para que as pessoas passem dias na Reserva da Biosfera.

28

ECONOMIA E FINANAS

Ovo Giro associa-se doaria conventual

A empresa Ovo Giro associou-se Ponto de Acar, marca que se dedica confeo de doaria conventual e mais tradicional da Regio. De acordo com Denise Nunes, administradora da marca Ovo Giro, a ideia foi a de apresentar no mercado regional um novo produto, essencialmente virado para a rea da restaurao e que servir como alternativa s habituais sobremesas apresentadas pelos restaurantes. A trabalhar neste momento numa produo caseira, feita no Santo da Serra, a Ovo Giro prepara-se tambm para dar a conhecer algumas das receitas porque, como do conhecimento geral, a doaria conventual feita basicamente com ovos e acar. J Andreia Freitas explicou que, nesta fase inicial, a marca Ponto de Acar est a participar em feiras, como aquela que est a acontecer at quinta-feira no Mercado dos Lavradores da responsabilidade de algumas casas do povo da Regio. O objectivo seguinte ser partir para a produo de doces conventuais com maior fabrico e de forma mais industrial, adiantou a responsvel pela marca que j tem pgina no Facebook e um site onde se podem fazer encomendas.

29

ECONOMIA E FINANAS

Reforo de 50 levadeiros no sistema de rega da Regio


O Secretrio Regional do Ambiente e Recursos Naturais anunciou que o Governo Regional vai fazer um reforo de 50 levadeiros no sistema de rega da Regio, j dentro dos prximos dias. Face s condies climatricas que temos tido, a Secretaria Regional est a preparar um reforo de levadeiros de maneira a diminuir os impactos na agricultura dos efeitos do tempo. Queremos ajudar os agricultores a enfrentar esta situao, disse Manuel Antnio Correia. O Secretrio falava aos jornalistas depois de uma visita que efetuou freguesia do Jardim da Serra para tomar conhecimento do desenrolar da campanha Tempos de fruticultura 2013, que decorre at 16 de Fevereiro. Depois de felicitar a junta de freguesia por mais esta iniciativa, o governante sublinhou que a aco mais uma que acrescenta rea, d qualidade e rigor tcnico a uma produo tradicional, o que tem dado frutos. Temos aumentado as reas, temos aumentado a produo e temos aumentado o rendimento dos agricultores, sublinhou ainda o Secretrio Regional do Ambiente e dos Recursos Naturais. Na ocasio, Manuel Antnio Correia afirmou que a qualidade dos produtos e o aumento do rendimento faz-se com a melhoria do apoio tcnico. Considerando que rendimento a palavra-chave, o Secretrio Regional do Ambiente e dos Recursos Naturais adiantou que, para os agricultores se interessarem pelo sector, tm de ver recompensado o seu trabalho.

30

RELIGIO

Iniciativas para jovens


A Diocese do Funchal vai realizar um encontro de reflexo para o Dia dos Namorados, a 14 deste ms. Trata-se de uma iniciativa do Secretariado Diocesano da Pastoral das Vocaes (SDPV) que tem como misso promover na Diocese uma cultura da vocao e ajudar os jovens a descobrir a sua vocao. A finalidade de celebrar o Dia dos Namorados mostrar aos jovens que o matrimnio uma vocao e que o namoro uma etapa de preparao, de conhecimento, de descoberta, de gradualidade, de compromisso e de respeito, informa aquele Secretariado. O objectivo reafirmar que a f transforma o concreto das nossas vidas e todas as dimenses da existncia humana. Trata-se de afirmar que nesta etapa to bonita e importante para a vida podemos sempre contar com Deus e construir a vida e viver o amor com os valores que nos caraterizam como filhos de Deus, l-se num comunicado do SDPV. O programa para esse Dia o seguinte: s 19h00, missa na igreja do Colgio com bno para os pares de namorados; s 20h00, conferncia sobre Viver o Namoro, pelo Doutor Marco Gomes (director pedaggico da APEL), seguida de animao musical, convvio e jogo para pares de namorados. Entretanto, o SDPV est tambm a preparar retiros, em Maro, sobre as vocaes (um para rapazes, outro para raparigas); inscries abertas atravs do e-mail: vocare@sapo.p.

31

RELIGIO

Alegria e o sofrimento podem harmonizar-se

A alegria no incompatvel com o sofrimento, pelo contrrio, pode aliviar ou fazer esquecer o sofrimento, porque do ponto de vista da f, aceitamos que o sofrimento e a alegria podem viver na mesma pessoa, ainda que sejam experincias diferentes, disse o Pe. Aires Gameiro, capelo da Casa de Sade de So Joo de Deus, a propsito da festa de Carnaval realizada esta semana. A iniciativa teve o mrito de permitir que os utentes desta Casa se exprimam de forma espontnea, livre, saudvel, atendendo a que tm os mesmos

direitos como os outros, explicou. Por outro lado, a festa insere-se na dignidade da pessoa, desde que seja um divertimento so, honesto, e esteja de acordo com uma pastoral, uma animao dentro da Igreja, porque esta tem pontes para a cultura, desde que esta se harmonize e no ultrapasse as barreiras morais, acrescentou o Pe. Aires Gameiro que tambm membro da Ordem Hospitaleira e psiclogo. Por seu lado, o director da Casa de Sade de S. Joo de Deus, Joo Lemos, referiu que a festa foi um momento de convvio intergeracional com muita

alegria e boa disposio, e cumpriu a sua finalidade, ou seja, promover a qualidade de vida das pessoas institucionalizadas, dando assim a oportunidade de reforar as suas relaes familiares e com a comunidade em geral. O evento contou com 8 trupes de folies, sendo 5 de instituies locais convidadas e 3 oriundas de unidades de internamento, a Associao de Animao Geringona, e ainda o cantor Paulo do Grupo Cu Azul.

32

DESPORTO

CAB com brilhante trofu


Com um grupo de apenas nove atletas, a equipa feminina do CAB-Madeira, contra tudo e contra todos, escreveu, esta semana, mais uma pgina de ouro no seu j rico historial de 33 anos de existncia. As madeirenses conquistaram - de forma brilhante e meritria - a 4. edio da Taa da Liga feminina de Basquetebol, ao derrotar na final as lisboetas do Quinta dos Lombos, por 66-58. Trs dias intensos na zona Centro do Pas, onde o tcnico Paulo Freitas soube potenciar ao mximo os recursos das madeirenses, que ultrapassaram todos os obstculos, no s os desportivos, mas outros de ndole mais complicada, como sejam a falta de apoios. Mesmo assim, fazendo das fraquezas foras, o CAB consegue trazer mais um trofu para a Regio e para o desporto da ilha, justificando todos os esforos do grupo de trabalho e, sobretudo, do empenho e da dedicao de uma direco que, a muito custo, tem, dia-aps-dia, remado contra a mar. A perder por dois pontos ao intervalo (30-32) e por cinco (41-46) antes dos ltimos 10 minutos, as Amigas - com muito corao e esprito de sacrifcio - deram a volta a mais esta dificuldade, de uma poca incrvel. Eis as guerreiras de mais uma taa: Ftima Silva (7 pontos), Slvia Lopes (2), Jheri Booker (13), Marta Bravo (13), Maria Joo Correia (5), Carmen Reynolds (22), Catarina Freitas; Carla Relva e Carolina Escrcio (4).

33

DESPORTO

O CAB j um grande Clube da Regio


Estamos aqui, simbolicamente, para testemunhar, no ante mim, mas ante o povo da Regio, com orgulho, os vossos feitos desportivos. Sucessos que so de cada um, de pessoas e uma sociedade tanto mais rica quanto as pessoas que a compem tenham sucessos, tanto no plano desportivo, profissional, educativo... Portanto, todas vs so orgulho da Regio Autnoma da Madeira, que uma pequena parcela do territrio nacional, mas onde a poltica desportiva tem sido desenvolvida no sentido de com este trabalho, pese embora a pequena percentagem de populao, os ttulos vm bater Regio. A todos vs, o meu muito obrigado, em nome do povo que represento. Espero continuar a ter o prazer, enquanto eu aqui estiver, de continuar a receber o CAB. Palavras do presidente do Governo Regional na receo equipa feminina do Clube Amigos do Basquete, ontem tarde, na Quinta Vigia, depois de a coletividade ter ganho, domingo, em Aveiro, a Taa da Federao da Liga de Basquetebol. De acordo com Alberto Joo Jardim, aquela instituio desportiva um projecto da famlia do presidente da Assembleia-Geral (Sidnio Fernandes) de muito valor. Comeou com o empenho de uma famlia e de mais alguns colaboradores que, em boa hora, conseguiram levar por diante o projecto e, agora, j um grande Clube da Regio, hoje muito bem continuado na pessoa do presidente da direco, Francisco Gomes, que tem, de facto, feito um grande trabalho. A todos os que comearam este projecto e os que agora continuam h que enaltecer o que foi conseguido. O lder do Executivo madeirense no esqueceu os tempos difceis que a Regio atravessa, uma vez que os vossos resultados tm muito mais mrito, porque so obtidos numa altura de fortes constrangimentos financeiros, em que o CAB tambm vem sentindo muito duramente. E deu a justificao para o que tem acontecido: fazem-se os acordos com Lisboa, mas depois h atrasos nos cumprimentos. Aqueles senhores de Lisboa - que vivem a 20 hora, enquanto ns aqui costumamos andar a 100 hora -, no vem que a repercusso no diz apenas respeito ao Governo Regional (GR), mas com todas as entidades com quem o GR tem os seus compromissos que, tambm, tem o dever de honrar. No seu discurso, de improviso, ao plantel, dirigentes e equipa tcnica do CAB, Jardim disse que, esta fase de dificuldades nacionais, implicava que houvesse um forte sentido de solidariedade. Quando temos organismos que, se calhar, se sentem incomodados, pelo facto de o trofu vir para a Madeira, comeam a exercer represlias, porque houve atrasos de pagamento, que por sua vez resultaram de, a tempo, o Clube no ter recebido o subsdio do Governo, que no pde ainda pagar, quando vemos organismos nacionais que deviam, no contexto da situao actual que se vive no Pas e nas regies autnomas, ter uma certa compreenso, so os primeiros a atuar, contrariamente solidariedade nacional, isto claramente condenatrio.

34

DESPORTO

Anglica Lopes sagra-se campe nacional de Cadetes

A judoca Anglica Lopes, do Clube Naval do Funchal, sagrou-se Campe Nacional de Cadetes, na categoria (-57 kg). A judoca navalista foi a mais forte das 17 participantes naquela categoria de peso, no Campeonato Nacional que se disputou em Odivelas, vencendo todos os combates que realizou. Na meia-final, a navalista venceu por ippon Ins Fernandes (Judo Castelo

Branco), que havia eliminado a campe de 2012. Na final bastante disputada, frente a Ana Neves (Algs e Dafundo), Anglica Lopes pontuou primeiro, mas consentiu o empate, at ganhar nova vantagem, com um yuko, que soube defender at final. Destaque ainda para o estreante Leonardo Azevedo (CNF), que entre os 20 concorrentes na categoria (-81kg),

conquistou o bronze. Da restante comitiva madeirense, Joo Neves (CNF) foi 5. em (-66Kg), a mesma posio que ficou Henrique Ferreira (JCM) na categoria (-73kg), enquanto Catarina Figueira (CNF) foi 7. em (-52kg) e Rodrigo Lopes (CNF) 9. nos (-55kg).

35

DESPORTO

Verde-rubros no resistiram eficcia

Quem no esteve no passado do mingo no Municipal de Barcelos, e tenha apenas sabido o resultado final entre Gil Vicente e Martimo, poder pensar que o 4-2 final espelha uma superioridade clara dos locais num jogo em que o Martimo ter sido manietado. Puro engano, a derrota sofrida pelos verde-rubros tem, antes de mais, contornos numricos exagerados, num jogo em que o Martimo controlou em termos territoriais e em oportunidades de golo, mas acabou por ser castigado pela sua falta de eficcia e, sobretudo, por um Gil Vicente tremendamente eficaz, que nas cinco situaes de golo que criou, concretizou quatro. A partida comeou logo de forma avessa para os madeirenses, que se viram em desvantagem a partir dos sete minutos. No primeiro lance de perigo do encontro, o rbitro, por indicao do fiscal de linha, assinalou uma alegada falta de Roberge sobre Hugo Vieira, que Joo Vilela, na cobrana do castigo, no desperdiou. contrariedade inicial, o Martimo reagiu bem, tomando o controlo o desafio e instalando-se no meio campo dos barcelenses, revelando-se mais afoito na procura do empate. Suk e Kukula mostravam-se como os mais inconformados, criando algumas oportunidades de perigo, mas sem pontaria condizente. O Gil Vicente, com algumas dificuldades, ia pondo cobro s iniciativas maritimistas, tentando, depois, armar o contra ataque, explorando a subida defesa madeirense. Na sequncia de uma dessas investidas, que resultou em canto, os gilistas, contra a corrente do jogo, acabaram por ampliar a vantagem. O ex-maritmista Paulo Jorge deu sequncia bola parada, para e Lus Carlos surgir na rea dos verde-rubros e rematar sem hiptese para Ricardo, fixando o 2-0 com que se chegou ao intervalo. A falta de sorte que faltou ao Martimo no incio do jogo, acabou por ser compensada no arranque da etapa complementar, quando logo aos 50 minutos David Simo arrancou uma grande penalidade, aps um remate que ter batido na mo de um jogador dos nortenhos. Na cobrana do penlti o prprio David Simo reduziu para 2-1, e relanou o jogo. Motivados com o tento, os madeirenses voltaram a instalar-se na rea do Gil Vicente, revelando um tremendo caudal ofensiva mas que, invariavelmente, pecava na finalizao. Ora com esse desacerto nos momentos decisivos e com uma equipa demasiado subida no terreno, os madeirenses acabaram por oferecer ao adversrio a forma de jogar que os gilistas mais gostam: o contra-ataque. Em duas subidas no terreno, praticamente as nicas no segundo tempo, os minhotos mataram o jogo. Hugo Vieira foi o elemento chave na eficcia local, dando a melhor sequncia a duas jogadas esboadas por Paulo Jorge e Joo Vilela. O Martimo ainda tentou reagir nos instantes finais, mas o melhor o que conseguiu, j nos descontos, foi reduzir para 4-3, por Rafael Miranda, num resultado, ainda assim, demasiado pesado para a turma da Regio.

36

DESPORTO

Marcar em momentos-chave foi determinante


O Nacional sofreu, no passado dia 3 de fevereiro, a sua terceira derrota da poca no Estdio da Madeira, perdendo (2-1) de forma algo surpreendente com o ltimo classificado, o Moreirense, cuja nica vitria at ontem tinha sido conseguida tambm frente aos alvinegros na primeira volta. Augusto Incio, que durante a semana substituiu Jorge Casquilha no comando dos cnegos, teve uma estreia auspiciosa na Choupana, sobretudo quando a equipa marcou os seus golos no ltimo minuto da primeira parte e no primeiro da segunda. Contudo, o triunfo dos minhotos no pode ser atribudo sorte, j que a equipa bateu-se bem frente aos alvinegros, estes sim em tarde de menor inspirao. No que diz respeito tabela, o Moreirense continua a ser o ltimo classificado, agora com 11 pontos somados, enquanto o Nacional manteve a 11. posio e os mesmos 18 pontos. O jogo comeou com um lance individual de Ghilas, que passou por dois adversrios, valendo ento o corte providencial de Mexer, na hora em que o avanado se preparava para visar a baliza insular. Mais decididos, os minhotos, passaram os primeiros minutos no meio-campo adversrio, enquanto o Nacional se mostrava intranquilo e surpreendido com o incio de jogo atrevido do adversrio. O Nacional esboou a primeira reao, aos 13, num livre cobrado por Maral que Mexer aproveitou para cabecear ao lado. Aos 29 minutos, o Nacional reclamou uma grande penalidade, por um pretenso derrube a Pedro Moreira, mas o arbitrou no atendeu aos protestos dos jogadores da casa. Contudo, no ltimo lance da primeira parte, aos 45+1, o Moreirense chegou vantagem: Ghilas ganhou um ressalto e, frente a Gottardi, bateu o guarda-redes do Nacional. Logo no incio da segunda parte o Moreirense voltou a marcar, num lance em que Ghilas deixou para trs dois defesas do Nacional, e assistiu Renatinho que finalizou com o calcanhar. O tento alvinegro conseguido num lance confuso, aos 68 minutos, resultou de um autogolo de Filipe Gonalves.

37

www.visitmadeira.pt srt.gov-madeira.pt

comunidadesmadeirenses.srt@gov-madeira.pt Tel. 00 351 291 203 800

REGIO AUTNOMA DA MADEIRA


GOVERNO REGIONAL

SECRETARIA REGIONAL DA CULTURA, TURISMO E TRANSPORTES


CENTRO DAS COMUNIDADES MADEIRENSES

38

You might also like