You are on page 1of 6

Guia de Segurana para Camas Hospitalares

Traduo Enf. Marcelo Syridakis Editor da pagina Enfermagem Intensiva News (facebook)

Contexto

Durante 20 anos, o FDA recebeu relatos de pacientes que sofreram leses associadas com camas hospitalares. Ao todo foram relatados 691 eventos, com 413 mortes (cerca de 60% de mortalidade), 120 casos de leses srias e 158 casos onde quase ocorreu uma leso (near-miss). difcil afirmar que este o real nmero de eventos que ocorreram nesses 20 anos, levando em conta que essas foram notificaes oficiais ao FDA. Alm disso no foi avaliada a incidncia de eventos pois no se sabe o nmero real de pacientes em risco. Apesar desses problemas, os nmeros sugerem uma situao ruim dentro desse campo to pouco explorado nas diferentes realidades de sade. Sendo assim, o FDA, em 1999 fundou um grupo de trabalho para lidar com essa questo. O Grupo de Trabalho para Segurana de Camas Hospitalares (Hospital Bed Safety Workgroup HBSW)) uma parceria entre o FDA, a indstria de camas hospitalares, organizaes ligadas a sade pblica e agncias federais norte-americanas, cujo objetivo estudar modos de reduzir o risco do paciente relacionado s camas hospitalares. Este guia que ser comentado o resultado dos trabalhos desse grupo. Ele aponta recomendaes aos fabricantes de camas e aos locais que usam camas hospitalares (no s hospitais, como clnicas, etc). No tendo aspecto legal, segue sendo apenas uma recomendao sobre esse assunto nos EUA.

Introduo
Este guia fornece informaes de segurana sobre camas e acessrios de camas hospitalares. O objetivo diminuir a chance de o paciente ficar preso ou se machucar na cama, em suas grades e reentrncias (isso envolve estudos com colches, grades, cabeceira e base da cama, alm de acessrios). Muitos aspectos esto envolvidos nesse campo: design das camas, como feita a assistncia e a monitorizao dos pacientes, necessidades do paciente, dos mdicos e dos familiares. necessrio que toda e qualquer instituio realize uma avaliao de sua realidade frente anlise desse guia. Alm disso, os fabricantes devem cada vez mais se envolver nesse processo. O que no est envolvido nesse guia so cmaras hiperbricas, camas baritricas, peditricas e de neonatologia, suportes de centro cirrgico e de centro obsttrico, aparelhos de radiologia e macas para exame clnico.

Dados
O HBSW identificou alguns dados interessantes. Os pacientes de maior risco so idosos e pacientes de longa permanncia, principalmente quando apresentam algum grau de confuso mental ou com problemas de controle motor. Os fatores de risco podem ser vistos na Tabela 1.
Tabela 1: Fatores de risco para leses em camas hospitalares

Problemas de Controle motor prejudicado memria Problemas de Dor sono Incontinncia Levantar da cama e andar sem assistncia (quando h necessidade de assistncia) Idosos Confuso mental H 7 potenciais locais, denominadas ZONAS, que podem gerar dano ao paciente em uma cama hospitalar. Essas leses podem ocorrer com a cama retificada ou com a cabeceira levantada, com as grades completamente levantadas ou em qualquer outra posio. As Zonas que mais relatos de leso tm so as de 1 a 4.

Veja a Figura 1 e a Tabela 2 para maiores detalhes.


Figura 1: Zonas de risco em camas hospitalares.

Zona 1: no meio da grade. Zona 2: abaixo da grade, entre seus suportes. Zona 3: entre a grade e o colcho. Zona 4: abaixo da borda da grade. Zona 5: entre as grades. Zona 6: entre a grade e a cabeceira. Zona 7: entre a cabeceira e o colcho.

Zona 1

Qualquer espao aberto dentro da grade

Zona 2

Abaixo da grade, entre seu limite inferior e o colcho

Zona 3

Qualquer ponto entre a grade e o colcho

Zona 4

Entre a extremidade da grade e o colcho

Zona 5

Entre as grades superior e inferior de um lado da cama

Zona 6

Entre o final da grade e a cabeceira (ou parte inferior) da cama

Zona 7

Entre o colcho e a cabeceira (ou parte inferior) da cama

Recomendaes
Um resumo das recomendaes do FDA publicada nesse guia, quanto s camas hospitalares, est na Tabela 4. Cabea Espaos < 120 mm Cabea Influenciada pela compressibilidade do colcho Espaos < 120 mm Cabea Influenciada pela compressibilidade do colcho Espaos < 120 mm Pescoo Influenciada pela compressibilidade do colcho Espaos < 60 mm e ngulo > 60 Pescoo Em estudo sem recomendaes Trax A angulao em V pode representar um risco Pescoo Em estudo sem recomendaes Trax A angulao em V pode representar um risco Em estudo sem recomendaes Compressibilidade e tamanho do colcho podem influenciar

Zona 1 Zona 2 Zona 3 Zona 4 Zona 5 Zona 6 Zona 7

Bibliografia
1. Hospital Bed Safety - FDA

You might also like