You are on page 1of 18

5 2004

michel foucault, uma entrevista: sexo, poder e a poltica da identidade1

Voc sugere em seus livros que a liberao sexual no tanto o colocar em jogo as verdades secretas sobre si mesmo ou sobre seu desejo quanto um elemento do processo de definio e construo do desejo. Quais so as implicaes prticas desta distino? O que eu gostaria de dizer que, em minha opinio, o movimento homossexual tem mais necessidade hoje de uma arte de viver do que de uma cincia ou um conhecimento cientfico (ou pseudocientfico) do que a sexualidade. A sexualidade faz parte de nossa conduta. Ela faz parte da liberdade em nosso usufruto deste mundo. A liberdade algo que ns mesmos criamos ela nossa prpria criao, ou melhor, ela no a descoberta de um aspecto secreto de nosso desejo. Ns devemos compreender que, com nossos desejos, por meio deles, instauram-se novas formas de relaes, novas formas de amor e novas formas de criao. O sexo no uma fatalidade; ele uma possibilidade de aceder a uma vida criativa.

verve, 5: 260-277, 2004

260

verve
Michel Foucault, uma entrevista: sexo, poder e poltica...

No fundo, a concluso qual voc chega quando diz que devemos experimentar tornar-nos gays e no nos contentar em reafirmar nossa identidade de homossexual. Sim, isto. Ns no devemos descobrir que somos homossexuais.

Nem descobrir o que isto queira dizer? Exatamente, ns devemos, antes, criar um modo de vida gay. Um tornar-se gay.

E algo sem limites? Sim, claramente. Quando examinamos as diferentes maneiras pelas quais as pessoas tm vivenciado sua liberdade sexual a maneira que elas tm criado suas obras de arte, forosamente constatamos que a sexualidade tal qual a conhecemos hoje torna-se uma das fontes mais produtivas de nossa sociedade e de nosso ser. Eu penso que deveramos compreender a sexualidade num outro sentido: o mundo considera que a sexualidade constitui o segredo da vida cultural criadora; ela mais um processo que se inscreve na necessidade, para ns hoje, de criar uma nova vida cultural, sob a conduo de nossas escolhas sexuais.

Na prtica, uma das conseqncias dessa tentativa de colocar em jogo o segredo que o movimento homossexual no foi mais longe do que a reivindicao de direitos civis ou humanos relativos sexualidade. Isso quer dizer que a liberao sexual tem se limitado ao nvel de uma exigncia de tolerncia sexual.

261

5 2004

Sim, mas um aspecto que preciso afirmar, de incio, para um indivduo ter a possibilidade e o direito de escolher a sua sexualidade. Os direitos do indivduo no que diz respeito sexualidade so importantes, e mais ainda os lugares onde no so respeitados. preciso, neste momento, no considerar como resolvidos estes problemas. Desde o incio dos anos sessenta, produziu-se um verdadeiro processo de liberao. Este processo foi muito benfico no que diz respeito s mentalidades, ainda que a situao no esteja definitivamente estabilizada. Ns devemos ainda dar um passo adiante, penso eu. Eu acredito que um dos fatores de estabilizao ser a criao de novas formas de vida, de relaes, de amizades nas sociedades, a arte, a cultura de novas formas que se instaurassem por meio de nossas escolhas sexuais, ticas e polticas. Devemos no somente nos defender, mas tambm nos afirmar, e nos afirmar no somente enquanto identidades, mas enquanto fora criativa.

Muitas das coisas que voc diz lembram, por exemplo, as tentativas do movimento feminista, que deseja criar sua prpria linguagem e sua prpria cultura. Sim, mas eu no estou seguro de que ns devamos criar nossa prpria cultura. Ns devemos criar uma cultura. Devemos realizar criaes culturais. Mas a, devemos nos embater com o problema da identidade. Desconheo o que faramos para produzir essas criaes e desconheo quais formas tomam essas criaes. Por exemplo, eu no estou de todo certo de que a melhor forma de criao literria que possa atingir aos homossexuais sejam os romances homossexuais.

262

verve
Michel Foucault, uma entrevista: sexo, poder e poltica...

De fato, ns mesmos no concordaramos em dizer isso. Seria partir de um essencialismo que ns devemos precisamente evitar. verdade. O que se entende, por exemplo, por pintura gay? E, entretanto, eu estou certo que a partir de nossas escolhas sexuais, a partir de nossas escolhas ticas podemos criar algo que tenha uma certa relao com a homossexualidade. Mas esta coisa no deve ser uma traduo da homossexualidade no domnio da msica, da pintura o que sei eu, novamente? no penso que isso seja possvel.

Como voc v a extraordinria proliferao, depois dos dez ou quinze ltimos anos, das prticas homossexuais masculinas, a sensualizao, se voc prefere, de certas partes at ento negligenciadas do corpo e a expresso de novos desejos? Eu penso, claro, nas caractersticas mais surpreendentes daquilo que chamamos filmes gueto-porns, os clubes de S/M [sadomasoquismo] ou de fistfucking. isto uma simples extenso, em uma outra esfera, da proliferao geral dos discursos sexuais depois do sc. XIX, ou antes, tratam-se de desenvolvimentos de outro tipo, prprios do contexto histrico atual? De fato, o que gostaramos de falar aqui precisamente, penso eu, das inovaes que implicam essas prticas. Consideremos, por exemplo, a sub-cultura S/M, para retomar uma expresso cara nossa amiga Gayle Rubin2. Eu no penso que o movimento das prticas sexuais tenha a ver com colocar em jogo a descoberta de tendncias sado-masoquistas profundamente escondidas em nosso inconsciente. Eu penso que o S/M mais que isso, a criao real de novas possibilidades de prazer, que no se tinha imaginado anteriormente. A idia de que o S/M ligado com uma violncia profun-

263

5 2004

da e que essa prtica um meio de liberar essa violncia, de dar vazo agresso uma idia estpida. Ns sabemos muito bem que essas pessoas no so agressivas entre elas; que elas inventam novas possibilidades de prazer utilizando certas partes estranhas do corpo erotizando o corpo. Eu acredito que temos uma forma de criao, de depsito de criatividade, dos quais a principal caracterstica o que chamo de dessexualizao do prazer. A idia de que o prazer fsico provm sempre do prazer sexual e a idia de que o prazer sexual a base de todos os prazeres possveis, tem, penso eu, verdadeiramente algo de falso. O que essas prticas de S/M nos mostram que ns podemos produzir prazer a partir dos objetos mais estranhos, utilizando certas partes estanhas do corpo, nas situaes mais inabituais, etc.

A assimilao do prazer ao sexo , ento, ultrapassada. exatamente isso. A possibilidade de utilizar nossos corpos como uma fonte possvel de uma multiplicidade de prazeres muito importante. Se consideramos, por exemplo, a construo tradicional do prazer, constata-se que os prazeres fsicos, ou os prazeres da carne, so sempre a bebida, a comida e o sexo. a que se limita, penso eu, nossa compreenso dos corpos, dos prazeres. Frustra-me, por exemplo, que se examine sempre o problema das drogas exclusivamente em termos de liberdade ou de proibio. Eu penso que as drogas deveriam tornar-se elemento de nossa cultura.

Enquanto fonte de prazer? Enquanto fonte de prazer. Devemos estudar as drogas. Devemos experimentar as drogas. Devemos fabricar boas drogas suscetveis de produzir um prazer mui-

264

verve
Michel Foucault, uma entrevista: sexo, poder e poltica...

to intenso. O puritanismo, que coloca o problema das drogas um puritanismo que implica que se deve estar contra ou a favor uma atitude equivocada. As drogas j fazem parte de nossa cultura. Da mesma forma que h boa msica e m msica, h boas e ms drogas. E, ento, da mesma forma que no podemos dizer somos contra a msica, no podemos dizer que somos contra as drogas.

O objetivo testar o prazer e suas possibilidades. Sim. O prazer tambm deve fazer parte de nossa cultura. muito interessante notar, por exemplo, que, depois de sculos as pessoas em geral mas tambm os mdicos, os psiquiatras e mesmo os movimentos de liberao tm sempre falado do desejo e nunca do prazer. Ns devemos liberar o nosso desejo, dizem eles. No! Devemos criar prazeres novos. Ento, pode ser que surja o desejo.

significativo que certas identidades se constituam em torno de novas prticas sexuais tais quais o S/M? Essas identidades favorecem a explorao dessas prticas; elas contribuem tambm para o direito do indivduo de entregar-se. Mas elas tambm no restringem as possibilidades do indivduo? Veja bem, se a identidade apenas um jogo, apenas um procedimento para favorecer relaes, relaes sociais e as relaes de prazer sexual que criem novas amizades, ento ela til. Mas se a identidade se torna o problema mais importante da existncia sexual, se as pessoas pensam que elas devem desvendar sua identidade prpria e que esta identidade deva tornar-se a lei, o princpio, o cdigo de sua existncia, se a questo

265

5 2004

que se coloca continuamente : Isso est de acordo com minha identidade?, ento eu penso que fizeram um retorno a uma forma de tica muito prxima da heterossexualidade tradicional. Se devemos nos posicionar em relao questo da identidade, temos que partir do fato de que somos seres nicos. Mas as relaes que devemos estabelecer conosco mesmos no so relaes de identidade, elas devem ser antes relaes de diferenciao, de criao, de inovao. muito chato ser sempre o mesmo. Ns no devemos excluir a identidade se pelo vis da identidade que as pessoas encontram seu prazer, mas no devemos considerar essa identidade como uma regra tica universal.

Mas at agora a identidade sexual tem sido muito til politicamente. Sim, ela muito til, mas uma identidade que nos limita e, penso eu que temos (e devemos ter) o direito de ser livres.

Queremos que algumas de nossas prticas sexuais sejam prticas de resistncia no sentido poltico ou social. Como isso possvel, sendo que a estimulao do prazer pode servir para exercer um controle? Podemos estar seguros de que no haver explorao desses novos prazeres? Estou pensando na maneira pela qual a publicidade utiliza a estimulao do prazer como um instrumento de controle social. No se pode nunca estar seguro de que no haver explorao. De fato podemos estar seguros de que haver uma, e que tudo o que se tem criado ou adquirido, todo o terreno que se tem ganho ser, em um momento ou outro, utilizado desta maneira. Parece ser assim na

266

verve
Michel Foucault, uma entrevista: sexo, poder e poltica...

vida, na luta e na histria dos homens. E eu no penso que isso seja uma objeo a todos esses movimentos ou a todas essas situaes. Porm, voc tem razo em assinalar que devemos ser prudentes e conscientes do fato de que devemos seguir adiante, ter tambm outras necessidades. O gueto S/M de So Francisco um bom exemplo de uma comunidade que tem a experincia do prazer e que se constitui em torno deste prazer. Esta segregao, esta identificao, este processo de excluso produz efeitos de retorno. Eu no ousaria usar a palavra dialtica, mas no est muito longe disso.

Voc escreve que o poder no somente uma fora negativa, mas tambm produtiva; que o poder est sempre presente; e que onde h poder, h resistncia, e que a resistncia no nunca uma posio de exterioridade em relao ao poder. Mas como no chegarmos concluso de que estamos presos no interior dessa relao e de que no podemos, de uma certa maneira, escapar? Na realidade, eu no penso que a palavra presos seja uma boa palavra. Trata-se de uma luta, mas o que quero dizer quando falo de relaes de poder que estamos, uns em relao aos outros, em uma situao estratgica. Por sermos homossexuais, por exemplo, estamos em luta com o governo e o governo em luta conosco. Quando temos negcios com o governo a luta, claro, no simtrica, a situao de poder no a mesma, mas participamos ao mesmo tempo dessa luta. Basta que qualquer um de ns se eleve sobre o outro, e o prolongamento dessa situao pode determinar a conduta a seguir, influenciar a conduta ou a no-conduta de outro. No somos presos, ento. Acontece que estamos sempre de acordo com a situao. O que quero dizer que temos a possibilidade de mudar a situao, que esta

267

5 2004

possibilidade existe sempre. No podemos nos colocar fora da situao, em nenhum lugar estamos livres de toda relao de poder. Eu no quis dizer que somos sempre presos, pelo contrrio, que somos sempre livres. Enfim, em poucas palavras, h sempre a possibilidade de mudar as coisas.

A resistncia est, ento, no interior dessa dinmica da qual se pode retir-la? Sim. Veja que se no h resistncia, no h relaes de poder. Porque tudo seria simplesmente uma questo de obedincia. A partir do momento que o indivduo est em uma situao de no fazer o que quer, ele deve utilizar as relaes de poder. A resistncia vem em primeiro lugar, e ela permanece superior a todas as foras do processo, seu efeito obriga a mudarem as relaes de poder. Eu penso que o termo resistncia a palavra mais importante, a palavra-chave dessa dinmica.

Politicamente falando, o elemento mais importante pode ser, quando se examina o poder, o fato de que, segundo certas concepes anteriores, resistir significa simplesmente dizer no. somente em termo de negao que se tem conceitualizado a resistncia. Tal como voc a compreende, entretanto, a resistncia no unicamente uma negao. Ela um processo de criao. Criar e recriar, transformar a situao, participar ativamente do processo, isso resistir. Sim, assim eu definiria as coisas. Dizer no constitui a forma mnima de resistncia. Mas, naturalmente, em alguns momentos muito importante. preciso dizer no e fazer deste no uma forma decisiva de resistncia.

268

verve
Michel Foucault, uma entrevista: sexo, poder e poltica...

Isso suscita a questo de saber de qual maneira, e em qual medida, um sujeito ou uma subjetividade dominado pode criar seu prprio discurso. Na anlise tradicional do poder, o elemento onipresente sobre o qual se funda a anlise o discurso dominante, as reaes a este discurso ou, no interior desse discurso, apenas os elementos subsidirios. Entretanto, se por resistncia no seio das relaes de poder entendemos mais que uma simples negao, no se pode dizer que certas prticas o S/M lesbiano, por exemplo so verdadeiramente a maneira na qual sujeitos dominados formulam sua prpria linguagem. De fato. Eu penso que a resistncia um elemento das relaes estratgicas nas quais se constitui o poder. A resistncia se apia, na realidade, sobre a situao qual combate. No movimento homossexual, por exemplo, a definio mdica de homossexualidade constituiu-se em um instrumento muito importante para combater a opresso da qual era vtima a homossexualidade no fim do sculo XIX e incio do XX. Esta medicalizao, que foi um meio de opresso, tem sido tambm um instrumento de resistncia, j que as pessoas podem dizer: se somos doentes, ento por que nos condenam, nos menosprezam?, etc. claro que este discurso nos parece hoje bastante ingnuo, mas para a poca ele foi muito importante. Eu diria tambm, no que diz respeito ao movimento lsbico, em minha perspectiva, que o fato de que as mulheres tenham sido por sculos e sculos isoladas na sociedade, frustradas, desprezadas de vrias maneiras lhes proporcionou uma possibilidade real de constituir uma sociedade, de criar um certo tipo de relao social entre elas, fora de um mundo dominado pelos homens. O livro de Lillian Faderman, Surpassing the love of men3, , a este respeito, muito interessante. Ele le-

269

5 2004

vanta uma questo: Que tipo de experincia emocional, quais tipos de relaes podem ser estabelecidas num mundo onde as mulheres no tm poder social, legal ou poltico? E Faderman afirma que as mulheres utilizaram esse isolamento e essa ausncia de poder.

Se a resistncia o processo que consiste em liberar as prticas discursivas, parece que o S/M lesbiano seja uma das prticas que, a uma primeira vista, pode-se declarar mais legitimamente prticas de resistncia. Em que medida essa prticas e essas identidades podem ser percebidas como uma contestao ao discurso dominante? O que me parece interessante, no que diz respeito ao S/M lesbiano que ele permite se liberar de um certo nmero de esteretipos da feminilidade que so utilizados no movimento lesbiano essa estratgia se funda sobre a opresso de que foram vtimas as lsbicas, e o movimento a utilizou para lutar contra essa opresso. Mas possvel que hoje essas ferramentas, essas armas estejam ultrapassadas. claro que o S/M lesbiano tenta se liberar de todos os velhos esteretipos da feminilidade, das atitudes de rejeio dos homens, etc.

Em sua opinio, o que se pode aprender a respeito do poder e alm do mais tambm, do prazer com a prtica do S/M que no fundo uma erotizao explicita do poder? Pode-se dizer que o S/M a erotizao do poder, a erotizao das relaes estratgicas. O que me choca no S/M a maneira como difere do poder social. O poder se caracteriza pelo fato de que ele constitui uma relao estratgica que se estabeleceu nas instituies. No seio das relaes de poder, a mobilidade o que limita, e certas fortalezas so muito difceis de derrubar por

270

verve
Michel Foucault, uma entrevista: sexo, poder e poltica...

terem sido institucionalizadas, porque sua influncia sensvel no curso da justia, nos cdigos. Isso significa que as relaes estratgicas entre os indivduos se caracterizam pela rigidez. Dessa maneira, o jogo do S/M muito interessante porque, enquanto relao estratgica, sempre fluida. H papis, claro, mas qualquer um sabe bem que esses papis podem ser invertidos. s vezes, quando o jogo comea, um o mestre e, no fim, este que escravo pode tornar-se mestre. Ou mesmo quando os papis so estveis, os protagonistas sabem muito bem que isso se trata de um jogo: ou as regras so transgredidas ou h um acordo, explcito ou tcito, que definem certas fronteiras. Este jogo muito interessante enquanto fonte de prazer fsico. Mas eu no diria que ele reproduz, no interior de uma relao ertica, a estrutura de uma relao de poder. uma encenao de estruturas do poder em um jogo estratgico, capaz de procurar um prazer sexual ou fsico.

Em que esse jogo estratgico diferente na sexualidade e nas relaes de poder? A prtica do S/M desencadeia sobre a criao do prazer e existe uma identidade entre o que acontece e essa criao. a razo pela qual o S/M verdadeiramente uma subcultura. um processo de inveno. O S/M a utilizao de uma relao estratgica como fonte de prazer (de prazer fsico). Esta no a primeira vez que as pessoas utilizam as relaes estratgicas como fonte de prazer. Havia, na Idade Mdia, por exemplo, a tradio do amor corteso, com o trovador, a maneira que se instauram as relaes amorosas entre uma dama e seu amante, etc. Tratava-se, tambm, de um jogo estratgico. Este jogo retomado, hoje, entre os garotos e

271

5 2004

garotas que vo danar sbado noite. Eles colocam em cena relaes estratgicas. O que interessante que, na vida heterossexual, essas relaes estratgicas precedem o sexo. Elas existem seguindo a finalidade de obter o sexo. No S/M, por outro lado, essas relaes estratgicas fazem parte do sexo, como uma conveno de prazer no interior de uma relao particular. Em um dos casos, as relaes estratgicas so puramente sociais e o ser social que objetivado; enquanto que no outro caso, o corpo o implicado. E essa transferncia de relaes estratgicas que passam do ritual da corte ao plano sexual, o que particularmente interessante.

Em uma entrevista concedida h um ou dois anos revista Gay Pied, voc dizia que o que mais perturbava s pessoas nas relaes homossexuais no tanto o ato sexual em si, mas a perspectiva de ver as relaes afetivas se desenvolverem fora dos quadros normativos.4 Os lugares e as amizades que se atam imprevisveis. Voc acha que esse potencial desconhecido que as relaes homossexuais portam, ou voc diria que essas relaes so percebidas como uma ameaa direta em oposio s instituies sociais? Se h uma coisa que me interessa hoje o problema da amizade. No decorrer dos sculos que se seguiram Antiguidade, a amizade se constituiu em uma relao social muito importante: uma relao social no interior da qual os indivduos dispem de uma certa liberdade, de uma certa forma de escolha (limitada, claramente), que lhes permitia tambm viver relaes afetivas muito intensas. A amizade tinha tambm implicaes econmicas e sociais o indivduo devia auxiliar seus amigos, etc. Eu penso que, no sc. XVI e no

272

verve
Michel Foucault, uma entrevista: sexo, poder e poltica...

sc. XVII, foi desaparecendo esse tipo de amizade, no meio da sociedade masculina. E a amizade comea a tornar-se outra coisa. A partir do sc. XVI, encontramse textos que criticam explicitamente a amizade, que considerada como algo perigoso. O exrcito, a burocracia, a administrao, as universidades, as escolas, etc. no sentido que assumem essas palavras nos dias de hoje no podiam funcionar diante de amizades to intensas. Podemos ver em instituies um esforo considervel por diminuir ou minimizar as relaes afetivas. Neste caso, em particular, nas escolas. Quando se inauguraram as escolas secundrias que acolheram alguns jovens rapazes, um dos problemas foi o de saber como se podia no somente impedir as relaes sexuais, claramente, mas tambm impedir as amizades. Sobre o tema da amizade, pode-se estudar, por exemplo, as estratgias das instituies jesutas eles estavam cientes da impossibilidade de supresso da amizade, eles tentaram ento utilizar o papel que tinha o sexo, o amor, a amizade e de limitlos. Deveramos agora, depois de estudar a histria da sexualidade, tentar compreender a histria da amizade. uma histria extremamente interessante. E uma de minhas hipteses a qual no apresentaria, se eu tentasse prov-la, nenhuma dificuldade que a homossexualidade (pelo que eu entendo a existncia de relaes sexuais entre homens), torna-se um problema a partir do sc. XIX. A vemos tornar-se um problema com a polcia, com o sistema jurdico. Penso que se ela tornou-se um problema, um problema social, nessa poca, porque a amizade desapareceu. Enquanto a amizade representou algo de importante, enquanto ela era socialmente aceita, no era importante que os homens mantivessem entre eles relaes sexuais. No se pode simplesmente dizer que eles no as tinham,

273

5 2004

mas que elas no tinham importncia. Isso no tinha nenhuma implicao social, as coisas eram culturalmente aceitas. Que eles fizessem amor ou que eles se abraassem no tinha a menor importncia. Absolutamente nenhuma. Uma vez desaparecida a amizade enquanto relao culturalmente aceita, a questo colocada: o que fazem, ento, dois homens juntos? Neste momento o problema apareceu. Em nossos dias, quando os homens fazem amor ou tm relaes sexuais, isso percebido como um problema. A este respeito penso que a desapario da amizade enquanto relao social e o fato da homossexualidade ser declarada como problema social, poltico e mdico fazem parte do mesmo processo.

Se o que importa hoje explorar as novas possibilidades da amizade, preciso frisar que em um sentido amplo, todas as instituies sociais so feitas para favorecer as amizades e as estruturas heterossexuais, com o menosprezo s amizades e estruturas homossexuais. O verdadeiro trabalho no instaurar novas relaes sociais, novos modelos de valores, novas estruturas familiares etc.? Todas as estruturas e as instituies que caminham juntas com a monogamia e com a famlia tradicional so uma das coisas que os homossexuais no tem facilmente acesso. Que tipo de instituies devemos comear a instaurar com a finalidade no somente de defender-nos, mas tambm de criar novas formas sociais que constituiro uma soluo efetiva? Quais instituies? No tenho uma idia precisa. Claramente, penso que seja totalmente contraditrio aplicar para esse fim e esse tipo de amizade o modelo da vida familiar ou as instituies que caminham junto com a famlia. Mas verdade que, em funo de algumas relaes que existem na sociedade serem formas

274

verve
Michel Foucault, uma entrevista: sexo, poder e poltica...

protegidas de vida familiar, constata-se que algumas variantes no so protegidas, so ao mesmo tempo, mais ricas, mais interessantes e mais criativas do que essas relaes. Mas, naturalmente, elas so tambm bem mais frgeis e vulnerveis. A questo de saber quais tipos de instituies devemos criar uma questo capital, mas eu no posso trazer a resposta. Nosso trabalho, penso eu, tentar elaborar uma soluo.

Em que medida queremos ou temos necessidade de que o projeto de liberao dos homossexuais seja um projeto que, longe de se contentar em propor um percurso, pretenda abrir caminhos? Dito de outra forma, sua concepo de poltica sexual recusa a necessidade de um programa a ser seguido, em funo de preconizar a experimentao de novos tipos de relao? Penso que uma das grandes constataes que temos feito desde a Primeira Guerra essa do fracasso de todos os programas sociais e polticos. Percebemos que as coisas no se produzem nunca como os programas polticos querem descrever; e que os programas so sempre, ou quase sempre, conduzidos seja a abusos, seja a uma dominao poltica por parte de um grupo, quer sejam tcnicos, burocratas ou outros. Mas uma das realizaes dos anos sessenta e setenta que considero como realizaes benficas que certos modelos institucionais tm sido experimentados sem programas. Sem programa no quer dizer cego enquanto cegueira de pensamento. Na Frana, por exemplo, nos ltimos tempos, tem-se criticado bastante o fato de que os diferentes movimentos polticos em favor da liberdade sexual, das prises, da ecologia, etc., no tm um programa. Mas, penso, no ter programa pode ser ao mesmo tempo, muito til, muito original e muito criativo, se

275

5 2004

isso no quer dizer no ter reflexo real sobre o que acontece ou no se preocupar com o que impossvel. Depois do sculo XIX, as grandes instituies polticas e os grandes partidos polticos confiscaram o processo de criao poltica, quero dizer com isso que eles tm tentado dar criao poltica a forma de um programa poltico, com a finalidade de se apoderar do poder. Penso que necessrio preservar o que se produziu nos anos sessenta e no incio dos anos setenta. Uma das coisas que preciso preservar, em meu ponto de vista, a existncia, fora dos grandes partidos polticos, e fora do programa normal e comum, uma certa forma de inovao poltica. um fato que a vida cotidiana das pessoas tem mudado entre o incio dos anos sessenta e agora; minha prpria vida testemunho disso. Essas mudanas, evidentemente, no as devemos aos partidos polticos, mas aos numerosos movimentos. Esses movimentos tm verdadeiramente transformado nossas vidas, nossa mentalidade e nossas atitudes, assim como as atitudes e a mentalidade de outras pessoas as pessoas que no pertencem a esses movimentos. E isso algo de muito importante e muito positivo. Eu repito, no so essas velhas organizaes polticas tradicionais e normais que permitem esse exame.

Traduzido do francs por Wanderson Flor do Nascimento.

276

verve
Notas
Michel Foucault, une interview: sexe, pouvoir et la politique de la identit. (Michel Foucault, an interview: sex, power and the politics of identity; entrevista com B. Gallagher e A. Wilson, Toronto, junho de 1982; trad. F. Durant-Bogaert). The advocate, no 400, 7 de agosto de 1984, pp. 26-30 e 58. Esta entrevista estava destinada revista canadense Body politic.
1

Gayle Rubin. The Leather Menace: Comments on Politics and S/M, in Samois (ed.), Coming to power. writings and graphics on lesbian S/M. Berkeley, 1981, p. 195.
2 3 4

L. Faderman. Surpassing the love of men. New York, William Morrow, 1981.

Ver De lamiti comme mode de vie [Da amizade como modo de vida]. Entrevista de Michel Foucault a R. de Ceccaty, J. Danet e J. le Bitoux, publicada no jornal Gai Pied, n 25, abril de 1981, pp. 38-39.

Indicado para publicao em 10 de fevereiro de 2004.

277

You might also like