You are on page 1of 4

Jorqumica

Temas: Poluio Atmosfrica. Poluio na natureza. Poluio de interiores. Poluio industrial.

Sinergia dos produtor qumicos txicos. Amianto. PBC (Bifeni / Policlorinatado. Formol. Radnio. Fumaa do tabaco. Contaminao biolgica. Combusto. Produtos domsticos qumicos.

Pesticidas. Armas biolgicas.

1. O que Amianto?
Amianto uma fibra mineral natural sedosa que, por suas propriedades fsico-qumicas (alta resistncia mecnica e s altas temperaturas, incombustibilidade, boa qualidade isolante, durabilidade, flexibilidade, indestrutibilidade, resistente ao ataque de cidos, lcalis e bactrias, facilidade de ser tecida etc.), abundncia na natureza e, principalmente, baixa custo tem sido largamente utilizada na indstria. extrado fundamentalmente de rochas compostas de silicatos hidratados de magnsio, onde apenas de 5 a 10% se encontram em sua forma fibrosa de interesse comercial.

2. O que formadeildo ?
o formaldedo uma molcula altamente reativa, que pode ser irritante para os tecidos. Estudo em humanos e animais indicam que o formaldedo inalado a determinado nvel pode ser irritante para o sistema respiratrio e olhos, bem como para a pele e sistema gastrintestinal por via direta e oral respectivamente.

3. O que Tolueno?
o tolueno, uma substncia que serve como solvente nos esmaltes e pode afetar o sistema nervoso, pois facilmente absorvido pelos pulmes. O tolueno penetra rapidamente no organismo principalmente pela via respiratria, onde atua como irritante. Essa substncia tambm ficou conhecida como cola de sapateiro e portanto causa dependncia.

4. Qual o tipo de vapor emitido pelo pvc?


um processo verstil para construo de filmes slidos, revestimentos, fibras, componentes monolticos, entre outros materiais. Com a tcnica de CVD possvel fazer deposio de metais, elementos no metlico e ainda grande quantidade compostos como carbonetos, nitretos, xidos, compostos intermetlicos e muitos outros. Essa tecnologia fator essencial, por exemplo, para a indstria de semicondutores e outros componentes eletrnicos, em componentes ticos e opto eletrnicos, fotossensveis e revestimentos. 5.O que so compostos orgnicos volfeis? so compostos orgnicos que possuem alta presso de vapor sob condies normais a tal ponto de vaporizar significativamente e entrar na atmosfera. Uma grande variedade de molculas a base de carbono, tais como aldedos, cetonas, e outros hidrocarbonetos leves so COVs. 6.O que PBC ? 7. Decompor e estratificar os malficos dos compostos qumico do cigarro O cigarro uma grande engenharia de veiculao, disponibilizaro e entrega do alcalide de nicotina. Essa a grande responsvel pela sensao quase que imediata de prazer, facilitando a instalao da dependncia. Quanto mais rpida uma substncia psicoativa chega ao crebro, maior o seu potencial de criar a dependncia. A nicotina consegue em apenas 10 segundos fazer todo o percurso de ser inalada, absorvida pelo pulmo, passar para a corrente sangunea e desencadear um impacto cerebral, liberando a dopamina, uma substncia que propicia uma imensa sensao de prazer. Essa rapidez de impacto cerebral s comparada com a cocana.

A poluio atmosfrica refere-se a mudanas da atmosfera susceptveis de causar impacto a nvel ambiental ou de sade humana, atravs da contaminao porgases, partculas slidas, liquidas em [1] suspenso, material biolgico ou energia. A adio dos contaminantes pode provocar danos directamente na sade humana ou no ecossistema, podendo estes danos ser causados directamente [2] pelos contaminantes, ou por elementos resultantes dos contaminantes. Para alm de prejudicar asade, pode igualmente reduzir a visibilidade, diminuir a intensidade da luz ou provocar odores [3] desagradveis. Esta poluio causa ainda mais impactes no campo ambiental, tendo aco directa no aquecimento global, sendo responsvel por degradao de ecossistemas e potenciadora de chuvas cidas.

Poluio da natureza . O problema da poluio que lanamos na natureza uma sobrecarga. Materiais q estavam fora do ciclo de transformao. lgico q o plstico, metal, ir se transformar mas em quanto tempo? levam centenas de anos... No caso de gases e poluentes ns corremos o risco de alterar o equilbrio (por exemplo o buraco na camada de oznio e o aquecimento global.)

Poluio de interiores
Poluio das guas interiores. Nos pases industrializados, o elemento lquido contm propores alarmantes dos resduos slidos urbanos (lixo, poeira, lixo orgnico), agrcolas (fertilizantes e pesticidas) e industrial (metais pesados, hidrocarbonetos, leos, produtos qumicos), apesar que a gua tratada e submetida a uma legislao rigorosa. Outra preocupao o aumento nos detergentes gua, contendo fosfatos, a eutrofizao dos rios, ou seja, aumentar a proporo de nutrientes, o que leva ao crescimento excessivo de algas do fitoplncton.

Poluio Industrial.
A poluio no um problema atual que atinge o mundo, mas uma causa muito antiga que vem desde a Revoluo Industrial que foi o tempo onde ocorreram muitas mudanas tecnolgicas com grandes mudanas no processo produtivo. Os maquinrios comearam a superar o trabalho humano. Os principais equipamentos foram as mquinas vapor, a partir dai, outros tipos de equipamentos maiores e que precisassem de mais combustvel comearam a aparecer e isso acarretou aos poucos grandes mudanas no clima.

Armas Biolgicas:
Uma arma biolgica pode ser constituda por micro-organismos patognicos: bactrias, vrus, fungos ou por toxinas elaboradas por um desses agentes, tendo elas algum efeito direto sobre o organismo humano ou indireto, fazendo uso da contaminao pretendida, atingindo animais ou vegetais que iro causar efeitos nocivos ao homem.

Tain Santos, Paula Oliveira, Ana Paula Santos.

You might also like