You are on page 1of 4

Como fazer fertilizante orgnico

Crditos Imagem Licena: CC Attribution-NonCommercial-ShareAlike 2.0 Autor: GregoryH O fertilizante orgnico ou composto feito de materiais naturais com vista a fertilizar e a enriquecer a terra. Saiba como fazer fertilizante orgnico, plante o seu jardim e veja-o a florescer de uma forma natural.

Os componentes principais do fertilizante orgnico


O fertilizante orgnico composto por 5 elementos essenciais e cada um deles desempenha um papel fundamental na produo de nutrientes no solo de um jardim. So eles:

Uma camada verde (produz nitrognio) Uma camada castanha (produz carbono) Ar gua Um pouco de terra de jardim

Estes materiais so fceis de obter e preparar e encontram-se disposio de qualquer pessoa. Deve reuni-los e utilizar um recipiente de compostagem para os misturar de modo a formar um fertilizante orgnico.

O recipiente de compostagem
O recipiente de compostagem deve ter uma dimenso considervel para que seja criado fertilizante orgnico suficiente para um jardim inteiro. Como tal, deve escolher ou construir um recipiente com bastante profundidade, de preferncia com tampa e pequenas aberturas para a entrada de ar. muito importante que esse recipiente tenha uma construo robusta para suportar as reaes qumicas que ocorrem no seu interior.

A camada verde
A camada verde a fonte de nitrognio do fertilizante orgnico e, como tal, tem a misso de prender o calor, o que vai provocar o desenvolvimento de nutrientes de outros componentes. Para formar uma boa camada verde, necessrio reunir os materiais seguintes: excrementos de galinha, borras de caf, folhas de ch, restos de frutas e vegetais, plantas e aparas de relva; no deve juntar restos de carnes ou peixes. Depois de os adquirir, deve junt-los numa pilha. Pode ir fazendo isto ao longo do tempo, reaproveitando os restos biolgicos do seu lixo domstico.

A camada castanha
A camada castanha a fonte de fibra do fertilizante orgnico. As fibras so os reagentes principais quando a camada verde produz calor. Os materiais utilizados na camada castanha so: cascas de ovos, plantas mortas, ervas daninhas, flores murchas, serrim, papelo, feno, palha e outros itens semelhantes.

O processo de compostagem
Depois de reunir os materiais necessrios para fazer a camada verde e castanha, necessrio mistur-los num recipiente de compostagem. Para o fazer corretamente, deve colocar trs partes da camada castanha e apenas uma da camada verde de forma a obter o melhor fertilizante orgnico. Acrescente gua aos componentes da camada verde e castanha e, em seguida, adicione terra. Repita o processo at que todos os materiais fiquem dentro do recipiente de compostagem, misture-os diariamente e acrescente gua com regularidade. Ao faz-lo desta forma, a mistura vai-se decompondo e assim conseguir formar o fertilizante orgnico para lanar mos terra.

Os mtodos utilizados na formao do fertilizante orgnico


O processo de fazer o fertilizante orgnico pode envolver dois mtodos distintos: a compostagem a frio e a quente.

A compostagem de fertilizante orgnico a frio


O mtodo de compostagem de fertilizante orgnico a frio divide-se em quatro partes fundamentais:

A maneira mais fcil de fazer composto e utiliz-lo como um fertilizante orgnico ou cobertura morta, passa por fazer uma pilha de compostagem no seu jardim ou num recipiente de compostagem; Nessa mesma pilha de compostagem deve colocar aparas de relva, todo o tipo de folhas e ervas daninhas; Deve aguardar durante um perodo de 6 a 24 meses para que o composto se comece a decompor por ele prprio;

Se, ocasionalmente, virar a pilha de compostagem, isso vai acelerar o processo de decomposio, uma vez que as minhocas, os insetos e os micro-organismos vo-se espalhar e os materiais orgnicos sero mais facilmente dissolvidos. Deve ter em considerao que a madeira um material que oferece uma decomposio mais lenta, por isso, se quiser acelerar todo o processo conveniente que ela fique de fora.

A compostagem de fertilizante orgnico a quente


O mtodo de compostagem de fertilizante orgnico a quente pode ser realizado de duas maneiras distintas. So elas: Sem adubo: para manter o calor, a pilha de composto deve ter uma massa crtica de composto. Comece por misturar uma parte de matria orgnica verde com trs partes de matria orgnica castanha. Coloque vegetais, frutas e restos de comida no centro. Continue a adicionar ingredientes sua mistura de matria orgnica durante algumas semanas at que ela tenha cerca de 1,5 metros de largura no fundo e 1 metro de largura no topo. A temperatura interna da pilha de compostagem deve atingir cerca de 49 a 66 graus centgrados. aconselhvel que vire a pilha de compostagem pelo menos uma vez por semana, pois ao faz-lo conseguir produzir fertilizante orgnico num perodo de 6 a 8 semanas. Com adubo: este um mtodo de compostagem que conhecido por utilizar vrias camadas diferentes. Num local quadrado, comece por colocar a palha no cho ou na base de um recipiente de compostagem. Em seguida, como segunda camada, utilize restos de comida, adubo ou plantas. A terceira camada composta por todo o tipo de folhas, que tm uma decomposio mais rpida que os demais. Depois, s tem de repetir as camadas e terminar com uma camada de palha. recomendvel que mexa a pilha de compostagem com regularidade para que o processo de decomposio seja o mais rpido possvel. No Vero, pode precisar de gua para manter a pilha de compostagem hmida.

A aplicao do fertilizante orgnico no solo


Durante a decomposio, aplique uma camada de adubo orgnico no seu jardim. Deve espalhar o preparado de uma forma uniforme e em pouco tempo obter os melhores resultados. A terra do seu jardim ficar muito mais frtil e rica em nutrientes e a prova disso mesmo ser o florescimento de plantas fortes e coloridas. No que diz respeito ao composto no utilizado, deve armazen-lo no interior do seu recipiente de compostagem. Posteriormente, deve continuar a mexer e a regar o seu fertilizante orgnico de modo a aumentar-lhe a vida til.

Os benefcios do fertilizante orgnico


Fazer o seu prprio fertilizante orgnico, permitir-lhe- obter inmeros benefcios. Dos principais, destacam-se os seguintes:

Fazer composto mais barato ou at mesmo gratuito; O composto melhora a estrutura do solo, textura e aerao;

Como cobertura morta, a compostagem ajuda a reter a gua no solo; O composto um fertilizante orgnico que melhora o solo e as plantas; O composto estimula o desenvolvimento saudvel da raiz; Uma pilha de compostagem um excelente meio de eliminao de detritos orgnicos, folhas, restos de comida, aparas de relva, entre outros elementos; O composto orgnico melhora o ambiente; O composto orgnico aumenta a produo de alimentos num jardim de vegetais.

You might also like