You are on page 1of 9

Dicas de um Praticante: Grau I

por A. Anydoros E-mail: contato@bardonista.com H algumas medidas que eu identifiquei, nas minhas numerosas tentativas de comear e continuar o Grau I de CVA, que podem lhe ajudar a praticar o sistema de Franz Bardon e perseverar nele. I) MOTIVE-SE CONSTANTEMENTE A fonte para a prtica continuada a sua motivao. Baixe ou compre livros sobre Magia e Ocultismo e comprometa-se a l-los frequentemente. Leia e releia o Comentrio de Veos sobre IAH. Leia e releia o seu texto base, que O Caminho do Verdadeiro Adepto, de Franz Bardon. Nessa fase do treinamento, no errado aspirar aos poderes que Bardon descreve nos Graus posteriores - na verdade, at saudvel, porque faz com que o estudante prossiga no treinamento. No incio, o mago aspirante tem apenas uma noo grosseira do que a verdadeira unio com a divindade e precisa de metas mais concretas para se motivar, como, por exemplo, as habilidades mgicas como a clarividncia, a clariaudincia, a sensitividade, etc. Deve haver uma mudana na sua perspectiva. "Seja um mago que estuda e trabalha, no um cara normal que estuda, trabalha e faz um pouco de magia nas horas vagas", como Veos me disse uma vez. O praticante deve se estabelecer firmemente como um mago aspirante, que est destinado mais elevadas alturas e poderes espirituais - um mago que no deixa o mundo ao seu redor domin-lo, mas que o domina com uma vontade de ferro. Pode-se at recitar uma pequena frase, logo aps de acordar, ou uma prece reafirmando a si mesmo a importncia do treinamento e as recompensas possveis. Outra boa maneira de manter esse estado mental seria decorar o local de trabalho ou descanso com fotos, imagens ou objetos que lhe lembrem constantemente de Bardon e seu sistema. Voc deve posicionar esses objetos de modo a serem frequentemente notados em sua rotina diria. Isso seria ideal se voc tivesse um quarto ou lugar visitado apenas por voc mesmo. Caso a sua famlia no apoie ou acredite nas suas prticas, seria melhor no exibir tais objetos vista de todos os membros da sua casa. Pensamentos desfavorveis de outros podem negativar as suas prticas e desacelerar o seu progresso. por esse mesmo princpio que Bardon recomendou, em seu segundo livro, que o mago, quando estiver praticando a evocao mgica, esconda da vista dos "profanos" (pessoas que no so adeptos ou pessoas que no acreditam ou combatem a magia) os seus instrumentos e vestes, de modo a no serem influenciados negativamente.

Ao mesmo tempo, se atividades de lazer (Internet, filmes, jogos, msica etc.) atrapalharem com a sua motivao de praticar magia ou at mesmo subjug-la, voc deve reduzir ou cortar tais hbitos de modo que eles no interfiram mais e voc possa continuar a praticar. II) COMECE POR BAIXO Os exerccios do Grau I so demorados e difceis, principalmente se considerarmos a Instruo Mgica do Esprito. Bardon foi sbio ao colocar exerccios to difceis to cedo no treinamento, separando aqueles que querem "brincar de magia" daqueles estudantes srios. Voc se confrontar com muitas coisas que vo contra o seu atual estilo de vida e precisa se acostumar a elas de forma natural, sem correria. Se voc praticar durante longos perodos de tempo logo do incio, no importando a sua vontade e motivao, mais provvel que voc se canse e desista. " preciso aprender a andar antes de correr", diz o ditado. Desse modo, eu darei dicas que faro com que voc persevere, naturalmente, nas prticas - comeando com tempos muito pequenos de prtica por dia e com exerccios menos difceis, e aumentando lentamente a cada semana novos exerccios. Assim voc ter a certeza de estabelecer o hbito - o que mais importante, bem como Bardon disse - e se acostumar rotina. Dessa maneira, ter muito mais chances de ter sucesso com o passar do tempo. Quanto prtica mgica, voc no obrigado a comear com todos os exerccios simultaneamente como Bardon disse, ainda mais se voc j pegou e desistiu do Grau I vrias vezes. Eu proporei uma rotina que considero ser a mais fcil e simples para o praticante com dificuldades de disciplina. Aviso que, nos cronogramas que apresentarei a seguir, incorporei tudo que Prophecy disse em seu artigo "Prticas Mgicas Dirias" - de fato, sugiro que incorpore o que ele disse na sua rotina, em especial Japa e Sukha Purvaka. Tambm sugiro que pratique o exerccio de Controle do Corpo do Grau II j desde o incio do Grau I, como Veos e Prophecy recomendam. CRONOGRAMA DE EXEMPLO PARA O PRATICANTE COM FALTA DE DISCIPLINA Primeiro final de semana (sbado, domingo): Neste primeiro final de semana voc no vai praticar nada, mas sim planejar meticulosamente o que far: Obter um caderno ou computador no qual anotar diariamente as prticas. Sempre anote os resultados de suas prticas em grande detalhe. Sinta-se como um cientista entusiasmado que quer manter um registro completo de suas experincias - e na verdade isso mesmo que voc . A nica diferena que voc est fazendo experincias em si mesmo. S com esse registro completo voc saber onde est melhorando ou piorando, se est praticando demais ou de menos, e o que fazer para consertar problemas na sua prtica. 2. Conseguir um japa mala ou um cordo de ns, preferivelmente de 108 contas. Voc usar esse cordo tanto para o japa quanto para manter o registro
1.

das suas interrupes nos exerccios, ou, se preferir, compre ou monte dois, um para cada coisa. 3. Conseguir um relgio ou um celular que possua despertador ou alarme - o ltimo prefervel, e, se possvel, o celular no deveria ter um alarme alto ou inconveniente. Eu uso na minha prtica um Nokia que desperta usando no o som, mas apenas a sua vibrao - que, se colocado no cho ou uma mesinha prxima, produz barulho na medida certa para me fazer abrir os olhos e parar meu exerccio. Para fazer o celular despertar apenas com vibrao, sem som, tente mexer nas configuraes do celular ou fazer download de um arquivo de som que seja completamente silencioso. No caso do Nokia, o celular vibra mesmo se o arquivo sendo tocado como alarme no tenha som e isso funciona muito bem. 4. Montar o cronograma da semana (preferivelmente, tambm de semanas seguintes). Isso pode levar bastante tempo para fazer, mas eu darei uma sugesto a seguir. (Ateno: ao fazer o cronograma seguinte, considerei duas sesses distintas de prtica no dia, uma de manh, logo depois de acordar, e outra noite, logo antes de dormir. Esse cenrio seria o melhor, porque distribui melhor as prticas e no cansa tanto o estudante quanto uma longa prtica uma vez s ao dia. Casos excepcionais devero ser adaptados.) 1 Semana (1 ao 7 dia) Sesso da manh: Japa, 108 repeties, logo aps acordar. No aumentar o nmero de repeties. Ao longo do dia, praticar a disciplina de pensamento quanto s tarefas do dia a dia (o segundo exerccio da Instruo Mgica do Esprito do Grau I). Tempo de prtica diria no fim da semana: mais ou menos 2 a 10 minutos. Geralmente no Japa comea-se demorando mais e acelerando depois quando se pega o jeito do exerccio e a concentrao fica mais slida. 2 Semana (8 ao 14 dia) Sesso da manh: Japa, 108 repeties logo aps acordar, durante toda a semana. Ao longo do dia, praticar a disciplina de pensamento quanto s tarefas do dia a dia (o segundo exerccio da Instruo Mgica do Esprito do Grau I). Sesso da noite: Introspeco (comeando com 5 minutos no 8 dia, aumentando 1 minuto por dia at chegar a 11 minutos no 14 dia. A introspeco introduzida na sesso da noite porque noite que se torna mais fcil pensar sobre que aes e que vcios se sobressaram durante o dia). No 14 dia, olhar os defeitos que ps na sua lista durante a Introspeco e, baseando-se nisso, comear a pensar em qual desejo usar em sua Assimilao Consciente de Nutrientes e Respirao Consciente. Japa, 108 repeties, antes de dormir.

Tempo total de prtica diria no fim da semana: de 15 a 30 minutos aprox. 3 Semana (15 ao 21 dia) Sesso da manh: Japa, 108 repeties logo aps acordar, durante toda a semana. Assimilao Consciente de Nutrientes durante todas as refeies. Ao longo do dia, praticar a disciplina de pensamento quanto s tarefas do dia a dia (o segundo exerccio da Instruo Mgica do Esprito do Grau I).

Sesso da noite: Introspeco (Aconselho, quando chegar a 15 ou 20 minutos, parar de aumentar o tempo de durao deste exerccio.) Japa, 108 repeties, antes de dormir. Tempo total de prtica diria no fim da semana: de 15 a 30 minutos aprox. 4 Semana (22 ao 28 dia) Sesso da manh: Japa, 108 repeties logo aps acordar, durante toda a semana. Respirao Consciente, 7 respiraes, aumentando uma respirao a cada dia mximo: 30 respiraes. Use nesse exerccio, naturalmente, o mesmo desejo que usa na Assimilao de Nutrientes. Assimilao Consciente de Nutrientes durante todas as refeies. Ao longo do dia, praticar a disciplina de pensamento quanto s tarefas do dia a dia (o segundo exerccio da Instruo Mgica do Esprito do Grau I). Sesso da noite: Introspeco, 20 minutos. Japa, 108 repeties, antes de dormir. Tempo total de prtica diria no fim da semana: de 40 a 50 minutos aprox. 5 Semana (22 ao 28 dia) Sesso da manh: Japa, 216 repeties logo aps acordar, durante toda a semana. Respirao Consciente. Assimilao Consciente de Nutrientes durante todas as refeies. Ao longo do dia, praticar a disciplina de pensamento quanto s tarefas do dia a dia (o segundo exerccio da Instruo Mgica do Esprito do Grau I).

Sesso da noite: Introspeco, 20 minutos. Respirao Consciente tambm noite. Japa, 216 repeties, antes de dormir. Tempo total de prtica diria no fim da semana: de 50 a 70 minutos aprox. Proceda dessa maneira, de maneira bastante lenta, adicionando os exerccios no incio apenas na sesso da manh e depois na sesso da noite. Voc deve aumentar as sesses da maneira que achar correto de acordo com o seu progresso - eu acho que l pela 5 semana j seria apropriado aumentar o Japa, mas voc quem deve decidir. Existe tambm uma maneira para poder expandir a sua prtica de certos exerccios. No caso do Controle do Pensamento e do Controle do Corpo, o truque comear bem de baixo (eu sugiro 1 minuto para aqueles com dificuldade de continuar), parar o exerccio em 10 ou 15 minutos e tentar dominar esse tempo antes de estender o tempo de cada sentada. Se voc quiser aumentar o tempo de sua prtica nesses exerccios, simplesmente crie outra sentada, devidamente separada por outra prtica no meio. Por exemplo: Controle do Pensamento, 15 minutos, primeira sentada. Respirao Consciente, 30 respiraes. Controle do Pensamento, 15 minutos, segunda sentada. A prtica no meio serve para distrair ou at mesmo descansar o estudante da prtica anterior, e prepar-lo para a prxima. Lembre-se: Uma grande quantidade de prticas de curta durao melhor que uma pequena quantidade de prticas de longa durao. Dessa maneira, voc pode fazer vrias sentadas de um mesmo exerccio, e, quando dominar os 15 minutos do exerccio em questo, pode aumentar o tempo de cada sentada para 16 minutos, levar o tempo que precisar para dominar esse tempo e ir aumentando na medida em que progride no domnio do exerccio. No caso de exerccios como Sukha Purvaka, que mais difcil e extenuante para o iniciante, aconselho comear bem de baixo, com um ritmo de respirao 1-4-2 ou 2-8-4 (sempre seguindo a frmula x-4x-2x, sendo em sequncia inspirao-segurar o arexpirao. Ritmos possveis seriam, portanto, 1-4-2, 2-8-4, 3-12-6 (que Prophecy sugere em "Prticas Mgicas Dirias"), 4-16-8, 5-20-10 etc. Comece aumentar o seu volume de prtica em Sukha Purvaka no incio apenas criando uma ou duas sentadas novas com um mesmo ritmo, e somente mude para um ritmo mais longo caso esteja completamente confortvel com o anterior. Com uns dois ou trs meses adotando o cronograma que sugeri acima, voc ter estabelecido todas as prticas do Grau I. Caso domine uma das prticas completamente antes das outras, no pare de pratic-la; continue trabalhando nela e aperfeioando-a at que todas as outras prticas tambm sejam dominadas. Esse esquema s uma sugesto para aqueles com dificuldade de praticar e no se aplica necessariamente queles que j estejam praticando h um bom tempo e j passando para o Grau II. Nesse caso, a pessoa j estar habituada prtica e, segundo a sua prpria conscincia, pode comear a praticar de modo um pouco mais forte logo do incio.

Sugiro tambm que adotem os tempos de domnio que Veos d em seu "Comentrio sobre IAH". Quanto melhor se dominam os exerccios do Grau I, mais rpido ser o progresso do estudante mais tarde nos outros Graus. III) APRIMORE-SE Eu disse antes que magos controlam o mundo ao seu redor. Por que no comear na sua vida diria, que a mais prxima a voc? Existem decises simples que voc pode tomar que podem mudar no s a viso e o impacto de sua atuao no mundo, mas tambm a viso que as outras pessoas tm sobre voc. Eu enumerei vrias coisas: Como e o quanto voc fala. Investigue o contedo e quantidade da sua fala (se tem expresses chulas ou inteis, se voc conversa muito ou pouco demais etc.). Preste ateno tambm na tonalidade da sua voz. J encontrou algum que fala de jeito arrastado, insolente ou preguioso? Voc pode ser uma dessas pessoas, mas pode nem perceber. Fale sempre com uma voz firme, segura, e fale apenas o que for necessrio. No fale mal de outras pessoas, nem expresse sua opinio quando no for perguntado. Diminua ou, o que melhor, elimine as crticas negativas sobre as coisas ao seu redor. Tente falar sobre coisas boas e interessantes, e no sobre coisas negativas e mal-feitas. Sempre fale sobre coisas e histrias proveitosas. Controle-se para no doutrinar ningum e passar a sua opinio como se ela fosse a verdadeira e absoluta. Sua postura, seja em p, sentado ou deitado. Esforce-se para manter a coluna reta em todas as situaes, seja em p ou sentado. Pesquise no Google como dormir na posio certa - geralmente a posio de lado, com um travesseiro entre as pernas, a mais correta - e reeduque-se para no ter problemas de coluna mais tarde. Alm disso, uma pessoa com um porte reto e imponente causa uma impresso muito melhor do que algum todo encolhido e torto. Tenha uma forte ateno e seja perfeccionista. Ao fazer as suas tarefas dirias, tanto na casa quanto na escola, concentre toda a sua energia mental e ateno para elas. Sempre que puder, aplique a Magia da gua nos banhos e lavagens e a Assimilao Consciente nas refeies. Isso far com que voc faa as coisas muito mais rpida e eficientemente, e, alm disso, de forma muito mais perfeita. Esforce-se para ser o melhor em tudo que se propor fazer. Um mago no deve ser preguioso nem descuidado. Fique sempre alerta! No permita a sua mente viajar em pensamentos inteis. Adote uma agenda para anotar os seus compromissos de modo que voc no precise pensar constantemente neles. Evite ao mximo o uso de fones de ouvido e msica, porque essas msicas grudam no fundo da sua mente, atrapalhando as suas prticas. Permita-se raramente excees a essa regra, claro. Atente para a sua alimentao. Leia no Google noes bsicas de nutrio e faa um plano alimentar balanceado para voc. Se voc no controlar o que entra na sua cozinha, tome suplementos vitamnicos - Centrum uma boa escolha at mesmo para as pessoas que tenham uma alimentao balanceada. Centrum no precisa de receita e no oferece riscos, oferecendo todas as vitaminas necessrias no dia-a-dia. Fora de casa, tente comer coisas mais saudveis, como sanduches naturais, saladas etc. Faa atividades fsicas. Segundo o Centers for Disease Control and Prevention, um centro de sade ligado ao governo americano, adultos precisam de pelo menos 150 minutos de uma atividade aerbica de intensidade moderada (por exemplo, caminhada)

por semana e atividades de fortalecimento de msculos em 2 ou mais dias por semana que trabalhem em todos os grupos maiores de msculos (pernas, quadris, costas, abdmen, peito, ombros e braos). Os efeitos da atividade fsica na vida diria no precisam nem ser enumerados, porque so evidentes a todos. Mais informaes voc pode encontrar nesse site (em ingls):http://www.cdc.gov/physicalactivity/everyone/guidelines/adults.html Pare de comer carne vermelha. Carne vermelha (bovina e suna) destrutiva para o seu corpo, ruim para o meio ambiente, uma injustia quanto aos animais (que, segundo a doutrina hermtica e teosfica, so to filhos de Deus quanto ns, mas em estados diferentes de evoluo) e ela atrapalha at mesmo suas prticas espirituais, tornando o progresso muito devagar. Retire a carne vermelha da sua alimentao aos poucos, se voc tiver dificuldade de se abster dela. Pare de fumar e de beber. Alm de serem hbitos destrutivos, eles tambm desaceleram o seu progresso nas prticas espirituais. Se voc no conseguir parar imediatamente, pare pouco a pouco, atravs de etapas. Busque na Internet mtodos para parar de fumar ou de beber, ou procure ajuda em instituies para esse fim. Controle a atividade sexual. Quando em uma relao estvel e monogmica, o sexo deve ser controlado. Uma ou duas vezes por semana um bom nmero. O celibato seria a melhor opo de todas. A masturbao e a autoestimulao sexual devem ser totalmente proibidas para quem deseja obter um sucesso mais rpido e completo. O sexo pode constituir um vcio tanto quanto as outras coisas, e portanto as regras de parar pouco a pouco aplicam-se aqui tambm. Seja uma pessoa culta. Os magos desta cincia devem aspirar sempre perfeio - o intelecto tambm est na lista. Tente obter um conhecimento geral das cincias materiais, da histria, literatura, artes e espiritualidade (incluindo os sistemas religiosos do mundo). Para saber como o meio acadmico trata da magia e da espiritualidade, seria interessante ler sobre a Antropologia da Religio (ou Religiosa). A maioria das pessoas sai do Ensino Fundamental e Ensino Mdio e esquece totalmente de tudo que aprendeu. Claro, coisas so ensinadas que no tm nenhum valor prtico para grande parte das pessoas, como frmulas e teorias complexas da Fsica, Matemtica e Qumica, mas til manter pelo menos um conhecimento geral sobre essas cincias. Tudo isso facilmente acessvel hoje atravs da Internet, ainda mais se voc souber ingls - o que nos leva ao prximo tpico. Aprenda pelo menos uma lngua estrangeira. Eu definitivamente posso falar por minha experincia: se voc quiser aprender uma lngua estrangeira, aprenda o ingls. Isso vai lhe abrir um campo extremamente grande de informao sobre tudo que voc desejar saber. Grande parte do conhecimento do mundo est disponvel ou traduzido para o ingls. Alm disso, voc poder se comunicar com muito mais pessoas ao redor do mundo e isso ser muito til em possveis viagens para o exterior. Ingls , definitivamente, uma lngua mais fcil que o portugus brasileiro - o vocabulrio extenso e a pronncia desafiadora no comeo, mas quando voc aprender as palavras mais usadas os textos se abriro pra voc e voc ser capaz de compreend-los. Existem muitos cursos por a, mas para a pessoa sem tempo nem dinheiro, eu aconselho o seguinte:

Baixe o programa Rosetta Stone. Pesquise o termo "rosetta stone" no Orkut e voc encontrar uma comunidade sobre esse programa de aprendizado de lnguas que fantstico. Contudo, apesar de ajudar imensamente, ele no tudo. Alm de fazer lies do Rosetta sempre que puder, traduza textos do seu interesse para o portugus - o seu vocabulrio vai aumentar imensamente e voc ganhar fluncia muito mais rapidamente. Na Internet tudo pode ser feito fcil e sem pagar absolutamente nada. Quando voc tiver bastante fluente no ingls, voc ficar impressionado com a quantidade de contedo que vai capar de absorver, sem contar que a maioria dos livros de esoterismo e magia est em ingls. S quando ganhar fluncia no ingls, prossiga para outras lnguas, se tiver o interesse de se tornar poliglota. Controle o que voc aprende pela Internet. fcil se engajar em assuntos fteis, discusses que chegam a lugar algum e conhecimentos inteis caso voc no tenha discernimento disso. Passe a fazer o tempo que voc passa na frente do computador um pouco mais instrutivo de agora em diante. IV) EXERA O SILNCIO SEMPRE "Quanto mais [o mago] se calar sobre as prprias experincias e conhecimentos, sem se isolar das outras pessoas, tanto mais poderes ele obter da fonte primordial." Franz Bardon, CVA No tpico I, falamos do efeito negativo que parentes e amigos podem ocasionar em nossas prticas caso sejam desfavorveis ou descrentes quanto ao caminho que estamos trilhando. A primeira e mais essencial maneira de evitar esse efeito no dizer absolutamente nada aos seus pais, seus membros da famlia ou at mesmo seus melhores amigos sobre a sua prtica na magia. Eu posso falar da minha prpria experincia, e posso dizer qual ser a reao deles em 99,9% dos casos quando voc os contar: 1) Eles no acreditaro em magia e, consequentemente... 2) ... Se voc for jovem, diro que uma "fase". Se for mais velho, acharo que voc um imbecil por acreditar nisso. Em alguns casos, eles vo achar ambas as coisas. 3) No lhe apoiaro, mesmo que voc tente explicar que a magia na verdade uma cincia divina e vlida tanto quanto as outras religies. No importa o quanto voc escreva, fale ou mostre a eles, no espere que eles entendam ou aceitem o que voc diz. No fique com falsas esperanas de que eles vo aceitar o que voc diz, porque elesNO VO. No importa o que voc disser, e isso a coisa mais verdadeira de todas, os seus amigos e parentes sempre estaro certos de suas opinies, geralmente infectadas no pela pesquisa ou estudo deles prprios sobre o que voc diz, mas por preconceito, ignorncia e (at mesmo) de materialismo. Em alguns casos, eles podem at no dizer nada sobre isso, como se aceitassem calados, mas na menor oportunidade vo mostrar o quanto eles no acreditam nem lhe apoiam. 4) O que pior, eles podero rir de voc quando ouvirem voc dizer alguma coisa sobre o assunto. Imagine todos na sua famlia, na hora do almoo aos domingos, vo discutir sobre o "bobo" e nas "bobeiras" que ele diz. Dependendo de como voc reage a isso, voc pode quebrar laos e piorar a sua relao com eles.

Nos casos mais extremos, de pais de religies crists como o Catolicismo e o Protestantismo, pode acontecer o seguinte: 4) Eles proibiro voc de fazer essas coisas e passaro a vigi-lo mais de perto. Talvez at lhe mandem confessar isso num padre ou chamaro uma "autoridade de religio" para conversar ou consertar o seu problema fora. por isso que digo que melhor voc deixar a sua prtica para si mesmo. O melhor seria se manter totalmente calado e, se eles descobrirem acidentalmente, diga que apenas uma espcie de prece ou de meditao bem simples. Planeje as suas prticas de modo que eles no percebam o que voc est praticando exatamente. Tranque sempre a porta do seu local de prtica e pratique em horrios em que eles estejam fora ou dormindo, se possvel. evidente o impacto negativo que as opinies e sensaes de outras pessoas podem causar em suas prticas. Esse impacto ocorre invisivelmente, sem mesmo a conscincia deles prprios, e de repente voc no est conseguindo progredir nem mais um milmetro na sua prtica. por isso que Bardon adverte sobre isso em seu livro. A humanidade ainda no est pronta para aceitar certas verdades - segundo Emil Stejnar, o prprio Bardon dizia constantemente que tinha escrito O Caminho do Verdadeiro Adepto 600 anos mais cedo do que deveria. Seria melhor confiarmos no que o mestre diz em sua obra do que acreditarmos em nossas falsas (e ingnuas) esperanas. V) PREMIE-SE E PUNA-SE Uma outra prtica que pode lhe ajudar seria um sistema de auto-recompensa pelo seu esforo na magia. Parece irnico, mas o mundo material pode lhe ajudar no comeo a manter sua perseverana. Escolha algo que voc goste muito de fazer ou de ter e prometa a si mesmo que, se voc continuar a praticar por um perodo determinado, vai se dar o que voc tanto deseja. Ao mesmo tempo, tambm obrigue-se a passar por certas "provaes" caso a sua determinao diminua. A sua prpria personalidade lhe dir do que voc gosta ou desgosta, e assim voc pode criar punies e recompensas de acordo. REFERNCIAS OBRIGATRIAS Para um sucesso maior e mais rpido, aconselho consultar os seguintes artigos disponveis aqui no site, que achei muito vlidos para minha prtica: MURPHY, Daniel. Prticas Mgicas Dirias. MURPHY, Christopher. Comentrio sobre IAH.

You might also like