You are on page 1of 11

Estilstica discursiva: modos de presena do sujeito

Norma Discini*

Re sumo
Com o objetivo de refinar a descrio do estilo, segundo a perspectiva oferecida por uma estilstica discursiva, este artigo descreve mecanismos de construo do sentido concernentes a um modo recorrente de diz depreer, ensvel de uma totalidade de enunciados, o que remete imagem do enunciador como enunciao enunciada. Palavras-chave: Estilo. Enunciador. Narrador. Observador. Totalidade.

Estilo e imagem do sujeito


O sentido examinado como construo do sujeito e como efeito de sentido permite que se entenda o estilo como efeito de individualidade. O ponto de partida para esse raciocnio o princpio de que a todo enunciado est pressuposta a instncia da enunciao, dada a exame por meio da observao das marcas do enunciador espalhadas no prprio enunciado. Texto e enunciado so, portanto, noes equivalentes. Cotejado na relao com o sujeito, o texto passa a ser visto como indicativo de um lugar do sentido no mundo e, por isso, entendido como enunciado concreto. Tal pensamento permite que se entenda o estilo como um fato formal e diferencial: formal como imanncia e diferencial como transcendncia. O sujeito enunciador de um estilo ser recomposto pelo analista como enunciao enunciada e ser depreensvel de uma totalidade discursiva dita in*

Docente do Departamento de Lingstica da Faculdade de Filosofia, Letras e Cincias Humanas da USP , Doutora em Lingstica Aplicada pela USP .

202
Revista do Programa de Ps-Graduao em Letras da Universidade de Passo Fundo - v. 3 - n. 2 - p. 202-212 - jul./dez. 2007

tegral: um conjunto de textos ao qual subjaz o efeito de identidade obtido pelo exame da recorrncia de um modo de dizer. O estilo o homem, segundo Buffon. Como efeito de individualidade e correspondente ao enunciador da totalidade discursiva, esse homem descrito pelo exame dos mecanismos de instaurao da pessoa do discurso. Visto como instncia primeira da delegao de vozes, recuperado tanto como aquele que fala de determinado lugar como aquele obtido na interioridade do prprio texto. Temos, ento, um sujeito narrador, correspondente a cada enunciado e, conseqentemente, a cada enunciao, sempre nica e irrepetvel. Na totalidade integral observada para o entendimento do estilo, temos tambm o enunciador responsvel por julgamentos melhorativos e pejorativos, que determinam a semntica da totalidade como um sistema de valores ticos. O estilo corresponde a determinado thos. O enunciador obtido pelo exame feito dos mecanismos de construo do sentido da totalidade tambm pode ser compreendido no papel de narrador simblico da trajetria do homem no mundo, na medida em que os julgamentos morais recriam na totalidade considerada os sistemas de representaes, normas, regras e preceitos que procuram no s explicar a realidade como regular o comportamento dos homens: as formaes ideolgicas. No que tange a estas formaes, no se fala, ento, do narrador, actante da enunciao enunciada e depreensvel, portanto, de um enunciado.
203

O narrador simblico concerne tica de determinada totalidade e diz respeito ao sujeito feito na linguagem e por meio dela. Importa a competncia simblica para narrar o mundo feito enunciado. Esse narrador funda o observador social, relativo semntica global estabelecida. Assim, o prprio enunciador de uma totalidade pode ser visto como sujeito dialgico, logo responsivo a aspiraes e ideais ditados historicamente. O observador social respalda a funo ideolgica da voz que narra em cada enunciado da totalidade que ele representa. Entretanto, o julgamento do sujeito sobre o mundo pode ser entendido tambm como resultado da percepo sensvel. Dela resultam tanto mundo observado como sujeito observador sob variados aspectos, como o mais impactado e acelerado, ou menos; o mais concentrado e exttico, ou menos; o mais intenso ou o mais distenso. Pensa-se, ento, em estilo como um sujeito aspectualizado por meio da percepo, para o que levado em conta determinado campo perceptivo condizente com a totalidade de textos, recortada pelo analista. Por conseguinte, os textos considerados na relao estabelecida com o enunciador de uma totalidade remetem quer ao observador social, responsvel pelos valores axiologizados, quer ao observador, sujeito perceptivo, que cr e faz crer no simulacro de uma presena varivel segundo graus de percepo. Temos neste ltimo caso o respaldo para o ator da enunciao examinado segundo uma dinmica tensiva interna.

Revista do Programa de Ps-Graduao em Letras da Universidade de Passo Fundo - v. 3 - n. 2 - p. 202-212 - jul./dez. 2007

Lembremos a mdia paulista. O estilo dos editoriais do jornal O Estado de So Paulo inclui-se no mbito da presena impactante. Nesses editoriais, a diminuio da distncia entre o sujeito e o objeto de melhorao ou pejorao alia-se presena compacta, do que resultam paixes intensas, as quais respaldam denncias voltadas para o mais-do-mais da emoo e (des)afeto (DISCINI, 2004). Diferentemente do que acontece no Estado, nos editoriais da Folha possvel reconhecer maior distncia entre o sujeito enunciador e o objeto valorado, o que radica uma presena distensa. Nesse caso, a pgina-suporte do editorial, viabilizadora do dilogo do texto verbal com o sincrtico (charge), confirma a presena mais difusa do que aquela concernente ao Estado. Radica-se nos editoriais da Folha um thos eufemstico, mediante a recorrncia de um modo de dizer que se mostra como afastado da cena enunciativa, criada a cada exemplar e na totalidade deles. O Estado, por meio do uso da norma lingstica tendente a sinuosos volteios sintticos, com hiprbatos freqentes e sobrecarga de hipotaxe distribuda nos extensos perodos e pargrafos, constri uma presena orientada para a proximidade na relao entre sujeito e objeto, este que pode ser tomado como os atores da cena enunciada: figuras da cena poltica brasileira, vinculadas a escndalos relatados e discutidos por editoriais do Estado, so exemplares de atores sociais julgados sob a certeza e no sob a suspeita do enunciador.

Para a Folha, por meio de recursos lingsticos como o recorrente uso da voz passiva sem agente explcito, fato que deixa de nomear o agente da passiva da orao formulada, diluindo o sujeito do enunciado e, conseqentemente, encaminhando o sujeito da enunciao para uma presena de menor impacto, temos um tom de voz no to mordaz nas crticas feitas ao desempenho dos mesmos atores sociais figurativizados nos editoriais do outro jornal. No lugar da tica da convico e da triagem, prpria ao Estado, solta-se a Folha no simulacro da aptido, que modaliza o sujeito como o que no cr no poder dizer algo: imagem atenuada em relao ao sujeito da competncia, que cr poder dizer tudo (Estado). Acresce Folha o simulacro de um sujeito da probabilidade, isto , aquele que no cr no dever dizer algo: outra atenuao em relao ao sujeito da certeza, que cr dever dizer tudo, tal como se d no Estado, segundo anlises desenvolvidas (DISCINI, 2004).

Gnero e estilo
No mecanismo de delegao de vozes encontramos, inevitavelmente, o narrador como sucedneo imediato do enunciador, ainda que estejamos diante de enunciados que materializam gneros das mais diversas esferas de comunicao. Sempre haver um eu-narrador, quer implcito, quer explcito. O primeiro pode ser reconhecido na estratgia argumentativa que seleciona o narrador em terceira pessoa em

204
Revista do Programa de Ps-Graduao em Letras da Universidade de Passo Fundo - v. 3 - n. 2 - p. 202-212 - jul./dez. 2007

enunciados como os que concretizam gneros da esfera cientfica e jurdica. O enunciador, sujeito discursivo, ao escolher o gnero e, portanto, a esfera de comunicao pressuponente, recria de modo prprio as coeres sociais com as quais interage e que convencionam a orientao do ser no mundo. O contexto social e histrico pulsa na imanncia de todo texto. Emparelhado ao narrador e, portanto, tambm como actante da enunciao est o observador correspondente ao sujeito cognitivo: um sujeito visto predominantemente sob o ngulo da inteligibilidade. Est a, oferecido para a descrio, o saber exercido sob vrios prismas em relao ao contedo narrado. O saber a respeito dos acontecimentos pode variar ao longo da narrativa, mesmo sendo encarregado dela um nico narrador (FIORIN, 1996, p. 105). Tal fato implica a variao de perspectiva das prprias narraes, apresentadas sob o par sujeito do fazer cognitivo e sujeito do fazer narrativo (FIORIN, 1996). Voltando ao fazer cognitivo do observador, destacam-se para exemplo aquelas narraes em que o narrador cria o simulacro de saber menos do que aquilo que ele mesmo relata: acontecem fatos cuja causa lhe escapam; o observador sabe mais. Vem a a possibilidade de desvelamento de algum mistrio, tal como se d em certas tramas da fico de temtica policial. A cena enunciativa costuma, ento, apresentar como sujeito cognitivo um observador cujo saber mantido em segredo ser esclarecido em algum momento pelo leitor.
205

Destaca-se, entretanto, para alm do papel de sujeito da cognio, o papel do observador como o que respalda o thos, segundo um sujeito social e responsivo aos julgamentos morais e culturais. O enunciador de uma totalidade, como direo imprimida escolha recorrente de determinados gneros textuais e confirmada no tratamento dado s coeres genricas, ratifica o prprio gnero como constitutivo do sentido de cada enunciado. Olhemos um pouco mais para o gnero textual, que se organiza segundo uma composio, uma temtica e um estilo. Um narrador apresentado sob o simulacro de primeira ou de terceira pessoa orienta determinado contrato de fidcia entre enunciador e enunciatrio em qualquer texto. Tal contrato respalda outro simulacro: aquele da cena enunciativa de maior ou menor cumplicidade entre os sujeitos da comunicao; l, temos a discursivizao da pessoa segundo a relao eu/tu; c, a imagem da assepsia da subjetividade viabilizada por meio do uso no-pessoa (ele). Tais escolhas respondem a regras do gnero, seja para ratific-las, o que costume em textos de funo utilitria como as legendas de fotos jornalsticas da pgina de rosto dos jornais de grande circulao j citados; seja para desestabiliz-las, o que costume em legendas de fotos pertencentes aos Cadernos de Turismo da Folha de S. Paulo, que, diferentemente do que ocorre na pgina de rosto, conclamam o tu e, ao faz-lo, fortalecem o eu. O efeito de subjetividade ou de objetividade, resultante da escolha do narrador em primeira ou em terceira

Revista do Programa de Ps-Graduao em Letras da Universidade de Passo Fundo - v. 3 - n. 2 - p. 202-212 - jul./dez. 2007

pessoa, concerne s expectativas relativas aos gneros textuais e s esferas de comunicao em que circulam. Lembremos o editorial, que apresenta como previso o efeito de objetividade, o que faz excluir-se da cena genrica a possibilidade do uso das pessoas do discurso: a primeira (eu) e a segunda (tu/voc). No caso do emprego da primeira pessoa do plural, entendida como ampliao de sentido em relao primeira do singular, temos uma pessoa discursivizada na vasta extenso semntica compatvel ao gnero. Ns, no editorial, tender para um ns misto (eu, mais tu, mais eles), no para um ns inclusivo (eu mais tu), de mbito restrito subjetividade enunciativa (FIORIN, 1996, p. 124). Como figura discursiva, o ns do editorial apresenta rarefao de traos particularizantes. Considerado em situao de comunicao, por conseguinte observado na funcionalidade discursiva, o pronome pessoal reto passa, ento, a ser exemplo de um fato lingstico visto como recurso para a construo do estilo de determinada cena genrica: aquela correspondente ao editorial. Os recursos da gramtica da lngua no escapam presso da semntica do gnero. Um ns de um editorial , em princpio e como previso genrica, mais extensivo e menos concentrado do que aquele usado em cartas e dirios ntimos. Entende-se o termo extensivo em relao ao intensivo e ambos como noes condizentes ao sujeito sensvel a certo modo de percepo do que se lhe apresenta como o que .
206

O sujeito da enunciao, visto como sustentado pela perspectiva passional com que assimila o mundo, no s sustentado pela ao performativa do ato de enunciar, ser reconhecido pelo analista se se mantiver o exame a ser feito do observador no apenas na sua funo cognitiva. Um observador, afetivo e afetado pelo que sente, aglutina-se sombra de um sujeito que permeia todo o processo de construo do sentido: nas cartas ntimas a previso genrica a de um observador mais afetivo, em relao quele depreensvel dos editorias. Falamos do sujeito passional, aquele visto segundo certos movimentos da alma. Todo enunciador se enuncia como um sujeito apaixonado, no somente por expressar raiva, suplcio, regozijo amoroso, entre outros sentimentos, mas por apresentar-se como o que sofre a relao perceptiva desencadeada por ele mesmo sobre o mundo e estabelecida por ele mesmo com esse mundo.
Paixo: Do latim passione, sofrimento. Do sentido de suplcio, que ainda se acha vivo nas expresses sexta-feira da paixo, paixo de Cristo, passou ao de movimento da alma, especialmente como sofrimento amoroso (NASCENTES, 1966, p. 544).

H um sistema patmico fundante de um estilo. No editorial jornalstico, o eu constitutivo do ns abstrai-se no simulacro do enunciador coletivo que analisa, comenta e discute fatos miditicos e da vida pblica. Por sua vez o ns identificado numa carta ou dirio ntimo ganha em intensidade e em foco particularizante. Tais formulaes

Revista do Programa de Ps-Graduao em Letras da Universidade de Passo Fundo - v. 3 - n. 2 - p. 202-212 - jul./dez. 2007

dizem respeito ao olhar do observador, no papel de sujeito do afeto. Desse modo, a assinatura autoral, inerente ao estilo de um autor, para o estilo de um gnero passa a expressar uma presena com ares de inanidade. Mas, cotejadas entre si, duas totalidades genricas, como a do editorial e a das cartas ntimas, poder ser dada como previso a presena de impacto na carta ntima, no no editorial jornalstico. Ainda dentro da totalidade genrica do editorial, podem ser recortadas totalidades autorais. A partir do estilo do gnero editorial, podem ser recortadas pelo analista outras totalidades, como aquela do Estado e da Folha. O mesmo se d em relao totalidade genrica da carta ntima. Falamos, ento, de estilos autorais e de estilo de gneros. Os fatos da vida pblica (editorial) ou privada (carta e dirio ntimos) montam a temtica. O uso da categoria de pessoa, concernente sintaxe discursiva, diz respeito composio. O tipo textual, dissertativo predominantemente no editorial, tambm diz respeito composio do gnero. As peculiaridades semnticas que perpassam o uso da categoria de pessoa fazem dela, se for o ns, uma figura com menor densidade de presena se estiver de acordo com o estatuto da cena genrica de um editorial, comparada de uma carta ntima. A imagem do sujeito ou o estilo de um gnero confirma-se como estabilidade e previso. Entretanto, a estabilidade entendida em relao instabilidade, para que o gnero confirme a natureza de enunciado relativamente
207

estvel. A prpria cena enunciativa de cada editorial ou de um conjunto deles, reunidos sob o efeito de identidade, garante a tendncia no absolutamente estvel do gnero.

Da esfera literria de comunicao


Pensemos na escolha do narrador vinculada a enunciados pertencentes esfera literria de comunicao. Tal escolha, se condizente com um contrato veridictrio que privilegia a subjetividade, pode tornar-se recurso de favorecimento confirmao de determinada esttica. Esse, alis, o caso do romantismo, conforme estudo desenvolvido por Fiorin (2003). Se, ainda, aliada conotao voltada para metforas grandiloqentes, tal escolha resulta num eu tanto mais intenso quanto mais emocionalmente evocado o tu, como acontece nestes versos: Por que foges assim, barco ligeiro,/ Por que foges do pvido poeta?/ Oh, quem me dera acompanhar-te a esteira/ Que semelha no mar - doudo cometa! (ALVES, 1960).1 O tu figurativizado por meio da interseco metafrica entre o barco e o cometa adquire a compactao necessria para o fortalecimento crescente da emoo na cena enunciativa pressuposta. Rastreada pelo olhar de um observador enunciativo que percebe o mundo segundo o maisdo-mais, a figura do interlocutor passa a confirmar a imagem do enunciador como uma voz condoreira. Vimos que recursos da gramtica da lngua so examinados na sua funo

Revista do Programa de Ps-Graduao em Letras da Universidade de Passo Fundo - v. 3 - n. 2 - p. 202-212 - jul./dez. 2007

discursiva. No caso de O navio negreiro, temos o efeito de subjetividade apresentado consoante a imagem de um sujeito tenso e centrado em si; um sujeito de socialidade restrita, devido ao foco concentrado de observao, o que se d revelia do percurso temtico da denncia social. Para a depreenso do tom de voz inclui-se o uso reiterado de exclamaes e reticncias, estas que, na semntica da totalidade posta em pauta, mais prolongam e menos abrandam gritos ou sussurros. Tanto em O navio negreiro como em Vozes dfrica privilegia-se o forte apego do observador pelo objeto da percepo: o trfico negreiro. Acontece que o recorrente modo de dizer reitera o mesmo tom de voz, com apoio nos percursos temticos, sejam os de denncia social, sejam os da vida amorosa. recorrente o lugar enunciativo de proeminncia euforizada. So os altos eufricos que interessam para a topologizao enunciativa. Mas h que ser destacado esse lugar enunciativo como representativo de uma profundidade intensa de fixao perceptiva, a qual correlata inversamente socialidade ampliada ou profundidade extensa da socialidade. Eis um thos que tende fixidez de modo de presena, sejam priorizadas declaraes de amor, sejam enfatizados gritos contra injustias sociais. Ao considerar a profundidade intensa ou extensa da percepo, falamos de valncias que imprimem um estilo a determinada presena: valncias tensivas, relacionadas ao sistema axiolgico de valores e no desligadas dele. Para

o entendimento do estilo, o sujeito, como observador social e como sujeito passional, ambos pressupostos a qualquer enunciado e totalidade integral correspondente, no se fundamenta em tomos de expressividade acrescentados segundo o a-mais sobreposto a certa norma, grau zero de expresso. Tudo tem estilo. Voltemos importncia do exame do sistema lingstico para tal descrio. No caso da esttica condoreira, o sujeito, para alm da escolha sinttica do narrador em primeira pessoa, firmado como o thos esbravejador tambm por meio da escolha lexical e sistemtica de nomes, verbos e advrbios sobrecarregados semanticamente de afetividade impactante e nela concentrados: Fatalidade atroz que a mente esmaga/ Extingue nesta hora o brigue imundo,/ o trilho que Colombo abriu nas vagas/ como um ris no plago profundo! Cruza-se a abertura da vogal a (vagas; esmaga) com o fechamento do u nasalizado (imundo; profundo), para que o paralelismo das rimas reforce a aproximao de foras contrrias, dadas na profundidade, seja aquela do repdio sentido pelo poeta, seja aquela do prprio abismo ocenico, o plago. Emparelham-se fonologicamente o profundo e o imundo, para que se entenda a figura do navio negreiro. invocao do interlocutor, qualificado figurativamente como atroz e que a mente esmaga, acrescentam-se a escolha de termos da orao, como o vocativo, e o contnuo uso de exclamaes e interrogaes. Firma-se a tica do impacto. Os recursos lingsticos

208
Revista do Programa de Ps-Graduao em Letras da Universidade de Passo Fundo - v. 3 - n. 2 - p. 202-212 - jul./dez. 2007

subsidiam as paixes de perplexidade e de revolta, enfatizadas pelo valor altamente ou maximamente abjetal, com que se apresenta o algoz, que diz: Vibrai rijo o chicote, marinheiros!/ Fazei-os mais danar!... A tica da triagem define de modo prprio o percurso temtico da injustia social. Quanto mais se convoca o interlocutor, mais presente se torna quem faz a convocao. Sai fortalecida a voz que desmonta o status quo, enquanto protesta contra ele. Sob a tenso conjugada ao apego, dilui-se num amlgama a intersubjetividade, do que resulta o eu indiviso, base da socialidade restrita e do modo intenso de ser apaixonado. Fundamenta-se a coerncia estilstica. figura do mar emparelha-se a de Deus como o destinatrio da prescrio. Ao recurso do uso do vocativo, somada a recorrncia do polissndeto (se eu deliro... se verdade), que, encadeado pela alternativa (ou) recrudesce o grito com a contoro do corpo, voltado para uma ou outra alternativa: Senhor Deus dos desgraados,/ Dizeime vs, senhor Deus/, se eu deliro, ou se verdade, tanto horror perante os cus?/ mar, por que no apagas, com a esponja de tuas vagas,/ do teu manto este borro? No sistema de restries semnticas estabelecido pela totalidade, a recorrncia do imperativo confirma o campo de presena ditado pela dixis da indiviso: a convocao feita em relao ao mar, a Deus, aos astros, robustece a imagem do enunciador, aglutinada do interlocutor: Astros! noites! tempestades!/ Rolai das imensidades!,/ Varrei os

mares, tufo! A partir da intensidade da tenso entre o sujeito contemplador e o objeto contemplado, configura-se o estilo. Acrescenta-se que a intensidade concentrada da figurativizao radica o tom grandiloqente tambm para o lirismo de um poema, em que o vaivm da rede embala o corpo da mulher adormecida, que tem quase aberto o roupo e o p descalo do tapete rente (ALVES, 1960). sempre com o mesmo estilo perceptivo que o observador se torna entregue, seja ao barco negreiro, seja ao corpo da mulher cobiada. Vale a salincia perceptiva para que, entre o arrebatado e exttico, se firme o thos de Castro Alves. O sujeito, seja do embevecimento diante do corpo da mulher desejada, seja da clera diante do poro sujo, infecto, imundo, d-se a ver jamais como desligado do objeto da prpria percepo. Por isso temos um sujeito no afeito distenso. A distenso se manifesta pela distncia estabelecida e mantida entre o sujeito e o objeto, ainda quando benfico [o objeto] (FONTANILLE; ZILBERBERG, 2001, p. 137). Os versos examinados remetem a um thos embriagado, entendido como o sujeito tenso ao mximo. Segundo as restries semnticas impostas pela totalidade, recursos lingsticos, como o hiprbato recorrente, acabam por contribuir para a maximizao da presena emocionada.

209
Revista do Programa de Ps-Graduao em Letras da Universidade de Passo Fundo - v. 3 - n. 2 - p. 202-212 - jul./dez. 2007

Notas finais
Para a descrio de um estilo confirma-se como necessrio o exame de mecanismos de construo do sentido dos textos, os quais, como totus e unus, remetem ao simulacro do sujeito pressuposto. A descrio a ser feita deve amparar-se no exame do algoritmo da percepo, desenvolvido por um observador, sujeito do afeto. Para uma totalidade discursiva como a de Castro Alves, um contrato veridictrio subjetivizante, desenvolvido de modo a no se desmontarem iluses de contornos da realidade, faz com que no se ponha em dvida o mundo criado. Preserva-se a fidcia segundo a doxa: as figuras finalizam-se todas conforme o que deve ser (BERTRAND, 2003). Explodem emoes no julgamento do mundo, que, como referente dado no e por meio do discurso, conserva-se ao abrigo dos borres de contornos. Na semntica discursiva, temas e figuras se voltam ao simulacro de representao fiel da realidade; na sintaxe discursiva, preservam-se as diferenas entre as instncias de delegao de vozes. No h lugar para a dvida quanto ao prprio ato de enunciar. Se compete ao narrador, assumido como eu, ou dissimulado como um noeu (ele), delegar vozes s instncias enunciativas instaladas no enunciado, deduz-se, como marca da totalidade, a convocao contnua feita ao tu/ interlocutor, recurso que, no sistema estabelecido, refora o simulacro de quem governa o prprio dizer. Esse efeito aliado daquele sujeito da pre-

sena indivisa e plena (FONTANILLE; ZILBERBERG, 2001). Tais formulaes se referem ao estilo de Castro Alves. Poderia ocorrer ao analista a opo de recortar uma totalidade de outra natureza, como aquela concernente a determinado gnero. Para explicar o estilo de um gnero seria necessrio atentar para efeito diverso de identidade: aquele depreensvel de um conjunto de textos que materializam determinado modo de estar no mundo desenvolvido segundo certa inanidade de presena. Para a descrio do estilo de um gnero considera-se o efeito de identidade como forma de ausncia. Na cena genrica privilegiada para anlise o sujeito ser apresentado, em princpio, na ordem da inanidade, o que supe perda de densidade existencial. Chegamos a essa concluso em virtude da diferena existente entre a cena genrica e a cena enunciativa de uma totalidade integral. Enquanto para o estilo de uma totalidade de enunciados cotejados segundo a cena enunciativa correspondente totalidade integral temos a presena plena, relativa ao sujeito realizado como unus e totus, o mesmo no se d na considerao do estilo de um gnero. Se, a ttulo de ilustrao, formos para a esfera religiosa de comunicao, podemos lembrar a prece. Tal gnero prev um contrato veridictrio subjetivizante, que privilegia, portanto, a relao discursivizada segundo o eixo ditico eu/tu, com a segunda pessoa discursiva convocada insistentemente. Viabilizado tanto pela composio, que

210
Revista do Programa de Ps-Graduao em Letras da Universidade de Passo Fundo - v. 3 - n. 2 - p. 202-212 - jul./dez. 2007

rene recursos de textualizao como pela temtica, em que se enfeixam temas e figuras correspondentes transcendncia mstica, o estilo do gnero se confirma por meio do modo recorrente de tratar composio e temtica. diferente o estilo de uma cena jornalstica. O analista obter o estilo do gnero prece ao colocar sob exame enunciados em que se contemplam no s composio e temtica recorrentes, mas tambm o modo de tratar esses itens constitutivos de todo gnero. A fim de diferenciar estilos de gneros mister a ateno voltada composio. A so descritos tipos textuais dominantes, como o opinativo, que, sobreposto ao expositivo, orienta o estilo do editorial jornalstico. Ainda quanto anlise da composio, ressaltam-se mecanismos de delegao de vozes na sintaxe do discurso. Um editorial supe um narrador que simula a prpria ausncia, ou que, se disser ns, no o far sob a restrio do eixo eu/tu. A temtica, que o assunto de que trata o gnero, ao trazer luz no a vida privada dos atores sociais do enunciado, tambm norteia o estilo. Quanto maior a previsibilidade, maior a estabilidade e mais radicada a inanidade da presena do sujeito. Em se tratando do estilo de um gnero, temos uma presena configurada como a de um sujeito distante no que tange espacialidade perceptiva, isto , aquela estabelecida entre sujeito e objeto da percepo. A cena enunciativa contemplada como cena genrica mantm para o sujeito o lugar de distncia. Esse lugar oposto ao da cena enunciativa subjacente totalidade

integral, estabelecida segundo a complementaridade entre os termos totus e unus. Vimos tomando para base analtica certa distncia mtrica (FONTANILLE; ZILBERBERG, 2001, p. 140), desdobrada na categoria prximo vs. distante para o efeito de sentido correspondente espacialidade perceptiva. Segundo os autores, ainda nessa espacialidade perceptiva pode ser examinada a categoria familiar vs. estranho, falando agora de uma distncia afetiva. Prximo e familiar, de um lado; distante e estranho, de outro, relacionam-se por complementaridade. Cumpre, finalmente, destacar que no temos para a cena genrica, tal como acontece com a cena enunciativa correspondente a uma totalidade integral, um fiador discursivo responsvel pelos julgamentos melhorativos ou pejorativos, ou responsvel pela moralizao do que parece que h. Por conseguinte, a presena torna-se frouxa. O observador, seja considerado na funo social, seja visto na funo perceptiva, restringe-se a certo lugar de expulso da prpria cena, ou dixis da expulso (FONTANILLE; ZILBERBERG, 2001). A cena genrica correspondente ao estilo de um gnero define-se segundo a ausncia de um fiador. Por isso se entende que est cravada numa espacialidade perceptiva definida segundo o distante, para o valor mtrico; segundo o estranho, para o valor afetivo. Entretanto, no podemos esquecer que tais valores de prximo e de distante, de familiar e de estranho, podem

211
Revista do Programa de Ps-Graduao em Letras da Universidade de Passo Fundo - v. 3 - n. 2 - p. 202-212 - jul./dez. 2007

ser cotejados no sistema estabelecido por determinada cena genrica, identificvel na relao de diferena estabelecida com outros gneros. A cena genrica das histrias em quadrinhos (HQ) no apresenta o mesmo grau de expulso do enunciador, se comparada cena genrica de uma lista telefnica. No esqueamos tambm que, se o ponto de vista do analista se voltar para um estilo de autor, ou de poca, poder ocorrer a vinculao do estilo a uma presena mais prxima ou menos; mais familiar ou menos, o que preparar o ator da enunciao como um sujeito concentrado, exaltado, em xtase, em grau mxima, mediana ou minimamente exacerbado. Que o diga Castro Alves.

N ota
1

Com a finalidade de manter o fluxo da leitura optou-se por no apresentar indica de pginas dos versos de es Castro Alves, extra dos, seja, aqui, do poema navio O negreiro seja, mais adiante, do poema , Adormecida , ambos pertencentes obra citada.

Referncias
BERTRAND, Denis. Cam i nhos da se i ti m ca li r i Bauru:Edusc, 2003. te ra. CASTRO Alves. Poe as com ple 2 ed. So si tas. . Paulo:Saraiva, 1960. DI NI Norma. O e lo nos te tos.2. ed. SCI , sti x So Paulo:Contexto, 2004. FI ORI Jos Luiz As astci da e N, . as nunci a o. So Paulo:tica, 1996. _ _ _ . O contrato de veridico no romance. ___ I BARROS, Diana LuzPessoa de; ESPAR, n: Teresa (Org.). Gr i as e Am rca Lati em n i na: bifurcaciones. M rida, Venez uela:Universidad de Los Andes, Ediciones del Rectorado, (Gis), 2003. p. 137-152. FONTANI LLE, Jacques; ZI LBERBERG, Claude. Te nso e si fca gnii o.So Paulo: Humanitas, 2001. NASCENTES, Antenor. Di onr o e m oci i ti l co r sum i Rio de Janeiro:I gi e do. nstituto Nacional do Livro/ inistrio da Educao e M Cultura, 1966.

Rsum

Stylistique discursive: faons de la prsence du sujet


Avec l objectif d affiner la description du sty second la perscpetive le, propose pour une Sty listique discursive, cet article dcrit mcanismes de construction du sens en ce qui concerne a une faon de dire, dductible d une totalit des noncs, ce qui remmet a l image du enonciateur comme nonciation nonce Mots-cl: Enonciateur. Narrateur. Observateur. Sty Totalit. le.

212
Revista do Programa de Ps-Graduao em Letras da Universidade de Passo Fundo - v. 3 - n. 2 - p. 202-212 - jul./dez. 2007

You might also like