You are on page 1of 7

Democracia na gesto da escola

Saiba como os Conselhos Escolares funcionam e porque voc deve aderir ao da sua escola

O Conselho Escolar cria uma relao entre a instituio e os pais, o que estimula a participao dos mesmos na vida escolar dos filhos

A participao das famlias na educao formal dos estudantes pode ir muito alm do acompanhamento de boletins e de conversas com professores. O envolvimento direto dos pais no dia a dia da escola, acompanhando questes ligadas administrao e ao ensino, pode ser vital para a melhoria da educao - e os conselhos escolares so timas formas de fazer isso acontecer. Por meio do conselho possvel envolver a comunidade e estimul-la a acompanhar os estudos dos seus filhos e o que est acontecendo na escola, conta Maria Luiza Martins Alssio, diretora de Fortalecimento Institucional e Gesto Educacional do Ministrio da Educao. Um exemplo bem sucedido o da escola de educao infantil Sarah Victalino Gueiros, no municpio de Vila Velha (ES). Com o estmulo da secretaria de Educao do municpio, os professores do colgio tomaram a iniciativa, convocaram a comunidade e criaram um Conselho Escolar no colgio. Mais de 200 pais participaram das primeiras votaes. Agora, os integrantes do conselho deliberam juntos sobre questes que vo do plano pedaggico merenda servida no colgio. Sem um conselho, impossvel ter uma escola pblica de qualidade, diz a diretora da escola, Lidia de Vargas Araujo. No sei como eu conseguiria trabalhar sem o conselho lado a lado comigo. O Conselho formado por representantes de todos os grupos envolvidos com a educao: funcionrios e professores da escola, pais e outros membros da comunidade. Ao trazer todos os interessados para discusso e tirar as decises da mo de poucos, ele transforma a escola

em um ambiente mais democrtico e transparente. A seguir, entenda como os Conselhos Escolares funcionam, porque eles so essenciais para uma boa gesto escolar e porque voc deve aderir.

1. Quais as funes do Conselho Escolar? O Conselho monitora dirigentes escolares, assegurando a qualidade do ensino. Pode estabelecer metas, planos educacionais, o calendrio escolar e aprovar o projeto pedaggico da escola. Tambm cuida da situao financeira da escola, definindo planos de aplicao de recursos e normas para a prestao de contas. Apesar de possurem essas linhas gerais, suas funes variam: os Estados so os responsveis por estabelecer as atribuies gerais dos Conselhos. Mas nem todas as unidades da federao tm legislao sobre o assunto. 2. Quem pode participar dos Conselhos Escolares? Pais, representantes de alunos, professores, funcionrios, membros da comunidade e diretores da escola.

3. Quantos so e como os membros so eleitos? A forma de escolha e o nmero de membros variam de escola para escola. Como so autnomas, as instituies devem estabelecer suas prprias regras de eleio e o tamanho dos mandatos, dentro do previsto na legislao estadual. Na maioria dos Estados com regras, os mandatos so fixados entre um e dois anos. Os representantes so eleitos por suas prprias categorias e o diretor um membro nato do Conselho.

4. De quanto em quanto tempo o Conselho deve se reunir? O MEC sugere reunies mensais dos Conselhos. Alm dessas reunies, tambm so importantes as assemblias-gerais, que contam com a participao de todos da comunidade escolar e no somente dos membros eleitos.

5. Os Conselhos Escolares so obrigatrios? No h a obrigatoriedade da existncia deles em nvel nacional e estadual. Em alguns municpios, porm, eles so obrigatrios. Normalmente, as eleies dos diretores nessas cidades s podem ser feitas pelo Conselho - como o MEC sugere em seus materiais. Apesar de a eleio do diretor pelo Conselho ser uma prtica comum, h excees, pois os municpios e as escolas so autnomos.

6. Por que os Conselhos so necessrios? As escolas so autnomas na gesto dos seus recursos e na elaborao dos seus projetos pedaggicos. Para estimular essa autonomia, cada vez mais o Governo Federal repassa recursos e materiais diretamente para as escolas. Assim, elas podem resolver problemas especficos de cada comunidade. E a melhor maneira de saber o que a comunidade precisa traz-la para a gesto administrativa e pedaggica da escola por meio dos Conselhos. A prtica ainda pouco comum no pas. O Brasil tem um regime democrtico desde o fim da ditadura militar em 1985, mas a gesto das escolas pblicas mudou de forma lenta desde ento. As congregaes formadas exclusivamente por professores continuam a gerir a maioria das escolas. Muitas vezes, sem ouvir a comunidade ao seu redor. Com a formao do Conselho, o cidado vira um sujeito participante no destino de sua Educao e da sua sociedade. 7. Desde quando a formao dos Conselhos estimulada?

A gesto democrtica do ensino pblico e a autonomia pedaggica e administrativa das unidades escolares esto previstas na Lei de Diretrizes e Bases da Educao (LDB), de 1996. Uma das metas do Plano Nacional de Educao, aprovado em 2000, "promover a participao da comunidade na gesto das escolas, universalizando, em dois anos, a instituio de Conselhos escolares ou rgos equivalentes". Nove anos depois, os Conselhos ainda no foram implantados em larga escala no pas. Desde 2004, o MEC tenta estimular a criao e o aperfeioamento deles por meio do Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares. 8. Como posso implantar um Conselho na minha escola? A atitude de formar um Conselho pode partir dos educadores, dos alunos ou da comunidade ligada escola. Pode haver legislao municipal ou estadual que estabelece regras para a criao dos Conselhos. Por isso, importante procurar a orientao da Secretaria de Educao da sua cidade ou Estado. O MEC ajuda diretamente as escolas por meio do Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares da Secretaria de Educao Bsica. No site oficial do programa, h13 cadernos h materiais disponveis para download. Voltados para diversos aspectos da formao dos Conselhos, eles explicam as diferentes possibilidades para o funcionamento e as diversas reas de atuao deles. Pais com vontade de participar do Conselho devem procurar a direo da escola para se informar sobre as regras e o perodo para a eleio dos seus membros. Os Conselhos tambm costumam fazer reunies abertas para aqueles que desejam se envolver sem participar das eleies.

9. O que essencial para o funcionamento do Conselho Escolar? Como cada escola tem suas particularidades, o primeiro passo para o funcionamento do Conselho a elaborao de um regimento interno e de um regimento escolar que atenda as necessidades da comunidade e dos educadores locais. O regimento interno tratar da organizao do Conselho. Ele determina a forma como so eleitos os membros, as suas atribuies e a regularidade das reunies. No regimento escolar, esto as normas que regem a escola como um todo. Eles podem ser redigidos na assemblia-geral, onde todos os membros da comunidade podem ser ouvidos e votar.

Instncias Colegiadas - Conselho Escolar


Este espao tem como objetivo a divulgao de material de apoio para estudo e conhecimento sobre o conselho escolar, sua constituio e funcionamento. Pensando os processos formativos na perspectiva da gesto democrtica da escola pblica, a Coordenao de Gesto Escolar tem como atribuio propor, organizar e realizar encontros de formao continuada, reunies tcnicas com os Ncleos Regionais de Educao, seminrios, conferncias entre outras possibilidades de debates e discusses com a comunidade escolar a fim de fundamentar e dar suporte s aes deste colegiado. Disponibilizamos materiais sobre a histria da instituio dos Conselhos Escolares, concepo de instncias colegiadas, legislao, material produzido e veiculado pelo MEC, material produzido por esta Coordenao, informaes sobre formao continuada, eventos com instituies conveniadas, alm se ser um espao de interao entre a SEED, os NREs e as escolas. Entendendo a importncia do Conselho Escolar na gesto da escola pblica, o material aqui disponibilizado permitir comunidade escolar conhecer e compreender a necessidade de participar nas decises e definies do processo educativo desenvolvido no estabelecimento de ensino ao qual est vinculada. Neste sentido, queremos explicitar as questes relativas ao Conselho Escolar de modo a fortalecer a representao dos vrios segmentos da comunidade escolar, tornando sua participao efetiva e no apenas nominal ou burocrtica.

Conselho Escolar

Conceito e Funes: A escola um espao fundamental para o desenvolvimento da democracia participativa, onde ocorre a construo de uma cidadania emancipadora e, basicamente, da qualidade cognitiva e operativa das aprendizagens. Dessa forma, para que haja uma gesto democrtica na escola fundamental a existncia de espaos propcios para que novas relaes sociais entre os diversos segmentos escolares possam acontecer. Um dos instrumentos de construo desses espaos o Conselho Escolar que tem como foco principal, acompanhar o desenvolvimento da prtica educativa do processo ensino-aprendizagem. Portanto, a funo do Conselho Escolar poltico pedaggica, definido como rgo Colegiado que representa a comunidade escolar, bem como gerir coletivamente a escola, conhecendo e participando da realidade e indicando caminhos que levem a uma prtica democrtica comprometida com a qualidade socialmente referenciada. O poder e as responsabilidades so compartilhados. Nesta perspectiva, o Conselho Escolar um rgo colegiado que tem funo consultiva e deliberativa com a caracterstica de parceiro em todas as atividades da escola. Na sua funo consultiva, em sintonia com a administrao da escola, envolve-se nas decises coletivas relacionadas com as questes administrativas, financeiras e poltico pedaggicas. Quanto funo deliberativa, prope-se a tomada de decises referentes s linhas gerais da escola, incluindo o gerenciamento dos recursos pblicos. Alm disso, esse colegiado desempenha o papel de mobilizar toda a comunidade em busca da melhoria da qualidade do ensino, do acesso, da permanncia e da aprendizagem dos estudantes, na inteno de assegurar o cumprimento da legislao em vigor. Lembre-se: Todas as aes da escola e os resultados obtidos sero divulgados nas reunies dos professores e pais / responsveis de alunos e nas entidades da comunidade

Atribuies: A gesto colegiada, no cumprimento de sua funo socioeducativa, acompanha e avalia a escola na observncia dos seus propsitos, em obedincia s polticas pblicas do Estado e da legislao em vigor. Dessa forma, o Conselho Escolar tem a competncia de : - Analisar o Plano de Trabalho Anual da escola; - Participar ativamente das reunies semestrais para construo de planejamento, avaliao e replanejamento; - Acompanhar e fiscalizar: - Merenda escolar, livros e materiais didticos; - Servio de reforma e ampliao do prdio escolar; - Plano de aplicao e prestao de contas dos recursos financeiros;

- Participar ativamente dos eventos escolares e da divulgao da chamada da populao; - Acompanhar o desempenho dos alunos e propor medidas para superar as dificuldades; - Mobilizar as comunidades escolar e local na participao das aes escolares; - Elaborar e encaminhar SEE documentos que proponham alternativas de soluo, visando a melhoria dos trabalhos; - Desenvolver atividades correlatas

You might also like