You are on page 1of 3

Poltica cambial est no centro do debate, mas a ponta do iceberg dos descaminhos da economia

Taxa cambial efetiva estava 49% apreciada no fim de 2012 sobre a mdia de 2000-2005. Em relao a 2000-2010, baixou para 24%. Mas o gap ainda grande 5/2/2013 - 04:05 - Antonio Machado Os descaminhos entre a produo industrial rodando em marcha lenta e o consumo turbinado pelas importaes esto no centro das ltimas decises do governo, aflito com o baixo resultado dessa estratgia para promover o crescimento da riqueza nacional e com suas sequelas sobre a inflao e as contas externas. A sugesto que o arroz com feijo da poltica econmica j no basta, preciso algo novo. A ascenso da poltica cambial ao centro do debate econmico s a ponta do iceberg dos problemas, assim, no plural, pois no h um problema apenas. O baixo crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) um deles, assim como a inflao resistente, os dficits externos e a relutncia do empresariado para ampliar os investimentos. S que tais coisas so o resultado da somatria de descaminhos da direo da economia nas ltimas dcadas. Isoladamente, seria fcil, relativamente, a soluo de cada um dos problemas. Em conjunto, s muita viso apurada pode evitar que medidas corretas para certos problemas desencadeiem outros. A lista longa, indicando o quanto disfuncional se tornou a gesto da poltica econmica. Depreciar o real, para reduzir importao encarecendo o dlar, tem sequela inflacionria, sem a contrapartida do aumento da exportao num mundo com excesso de produo ociosa - e cria dificuldades para a indstria que pretende auxiliar, j que quase duas dcadas sem o arrimo cambial a fez dependente de importaes (final ou de partes da linha de produo) para aumentar a sua produtividade. Talvez j seja mais um problema estrutural a travar o crescimento acelerado. O aviso do Banco Central na ltima ata do Copom de que o problema do baixo crescimento se deve essencialmente a limitaes no campo da oferta tem grande significado, pois emitido depois de a Selic cair de 12,50% para 7,25%, sem

correspondncia no crescimento da PIB. Mas com a inflao acumulada em doze meses variando de 7,23%, no incio da distenso dos juros, a mais de 6% agora, e em alta. A troca da base de incidncia da contribuio patronal ao INSS, da folha de salrio para o faturamento, favorece o emprego, mas quando o fator escasso a mo-de-obra. A queda do custo, a meta da medida (j parcialmente anulada pelo aumento do salrio real), no chega a se concretizar, pois tal ao pressiona a demanda sobre o setor de servios, hoje, maior fonte de inflao e de sua resistncia. Consequncias complexas Na avaliao sempre ponderada do economista Fernando Montero, para recuperar a competitividade industrial preciso desinflacionar, em especial, o preo de servios, chamado de no transacionvel ou seja, imune concorrncia externa. Sem isso, as opes so muito reduzidas, diz. Se o juro alto derruba o cmbio, piorando o nexo entre o preo dos bens de exportao e de servios, alm de segurar o investimento, pior ser esperar que o cmbio segurasse a inflao em detrimento dos preos comercializveis (que caem) para favorecer os preos no comercializveis (que sobem). O ordenamento das consequncias soa complexo, e . Se fosse fcil, no haveria problemas, estariam resolvidos antes que acontecessem. S pensam nas eleies O prprio corte das tarifas de energia, com efeito de depreciao indireta do cmbio, acabou deturpado, ao servir de contrapeso para o aumento do preo dos combustveis, quando fora pensado no incio como um redutor de custos industriais. Fazer politica econmica de olho nas repercusses eleitorais cria contradies. mais isso que a crise externa o que embaa o crescimento: s pensar em eleio. Continuamos alimentando salrio, consumo e servios com cmbio, com desoneraes, com supervit primrio menor (fruto de maiores gastos fiscais), gerando mais dvida bruta e exposio dos bancos oficiais, diz Montero. Tudo isso, primeira vista, benfico sociedade, que aprova tal poltica. Mas focamos a demanda, que o cmbio leva a vazar para importaes, e alguns custos industriais, que a demanda inflaciona novamente. So os impasses do governo.

Para usar com moderao A camisa de fora enfiada pela execuo da poltica econmica, sobretudo a partir de meados de 2005, que faz da administrao do preo do dlar um dos poucos instrumentos mo. Mas para ser usado com moderao, como o BC mostrou ao induzir a apreciao do real de volta casa dos R$ 2, com receio da inflao - e talvez tambm do risco para as prprias cadeias industriais, sem gerar benefcios. Exportao equivale a 11% do PIB, pouco para o cmbio influenciar o crescimento. Na China, as exportaes correspondem a 40% do PIB. At nos EUA, um importador voraz, mais que aqui, 14%. Enfim, no se sabe bem se o cmbio sintoma ou causa dos problemas. Provvel que seja as duas coisas, como parece insinuar o BC. Mal durou tempo demais A questo que os governos petistas foram levados a crer que o aumento do consumo elevaria a oferta, que cresceu, mas, sobretudo, das importaes. A maioria das empresas aproveitou o real forte para importar, em vez de brigar pela melhora de sua produtividade. O mal durou tempo demais, entranhando-se na economia, para ser corrigido s ou principalmente pelo cmbio. A taxa cambial efetiva real, conforme ndice do BIS, que rene os bancos centrais das maiores economias, estava 49% valorizada no fim de 2012 frente mdia de 2000-2005. Melhorou um pouco em relao mdia de 2000-2010, baixando para 24% a diferena sobre a cesta das moedas dos principais parceiros do pas. Mas a distncia continua grande. E isso com a indstria gerando cada vez menos tecnologia - fator que o cmbio fraco no resolve (tema para outra coluna), s ajuda (pouco) o crescimento do PIB. Ele deve aumentar este ano. Mas uma indstria inovadora e competitiva tecnologicamente menos certa. Tanto na fotografia como no horizonte.

You might also like