You are on page 1of 10

1

1.AmbientedeTrabalho

Ambiente de Trabalho

Ao nvel do ambiente de trabalho, depois de o Excel 2007 ter introduzido novos componentes (e.g., Boto Office e Friso) e eliminado alguns dos componentes histricos das verses anteriores (e.g., menus e barras de ferramentas tradicionais), o Excel 2010 apresenta algumas novidades mas constitui essencialmente uma verso melhorada de diversas funcionalidades. A alterao mais visvel ao nvel do ambiente de trabalho o abandono daquele que foi apresentado como uma das grandes novidades do Excel 2007, o Boto Office, que acabou por ser convertido num novo separador do Friso, o separador Ficheiro. O separador Ficheiro agrupa fundamentalmente os principais comandos de manipulao de ficheiros, acessveis atravs da designada Vista Backstage (consultar Seco 1.1.1). parte da criao do separador Ficheiro e da melhoria grfica e rearranjo de alguns separadores, grupos e comandos do Friso, no existem outras alteraes significativas ao nvel do ambiente de trabalho do Excel 2010. Assim, no ambiente de trabalho do Excel 2010 destacam-se essencialmente dois componentes: Friso: que agrupa, atravs de separadores, os comandos necessrios para aceder s diversas funcionalidades. Barra de Acesso Rpido: que permite o acesso simples e rpido (no topo da janela do Excel) aos comandos utilizados com maior frequncia. Para alm destes componentes, o Excel 2010 mantm no seu ambiente de trabalho alguns dos componentes mais tradicionais como a Barra de Frmulas (onde podero ser introduzidas e editadas as clulas), o Separador de Folhas (onde podero ser realizadas as operaes com as folhas de um livro), a Barra de Estado e as reas de Zoom e de Esquema de Pgina. A Figura 1.1 apresenta e identifica os principais componentes do ambiente de trabalho do Excel 2010.

FCA - Editora de Informtica

Utilizao do Excel 2010 para Economia & Gesto


Barra de Acesso Rpido Separadores Friso Friso

Barra de Frmulas Clula Activa

Comando Friso

Grupo Friso

Separador de Folhas

Barra de Estado

Modos de Visualizao

Zoom

Fig. 1.1: Ambiente de Trabalho do Excel 2010

1.1 FRISO
O Friso o principal meio no Excel 2010 para aceder s diversas funcionalidades, que podero ser aplicadas sobre um documento do Excel (designado por Livro), sendo constitudo pelos seguintes componentes (Figura 1.2): Separadores: agrupam os comandos relevantes por actividades ou tarefas. Grupos: organizam dentro de um separador os comandos relacionados. Comandos: representados por botes, caixas de listagem, caixas de verificao ou pequenos menus, executam uma determinada tarefa ou funcionalidade. Iniciadores de Caixa de Dilogo: representados pelo boto posicionado no canto inferior direito de alguns grupos, do acesso s caixas de dilogo associadas aos comandos desses grupos.
6 FCA - Editora de Informtica

Utilizao do Excel 2010 para Economia & Gesto 4.4 EXERCCIOS RESOLVIDOS (ER)
EXERCCIO ER 7 - OPERADORES, REFERNCIAS E FUNES

CONSIDERE A SEGUINTE FOLHA (FTEXCEL04.XLSX/ER7) COM DADOS DAS VENDAS:

ER 7.1

PREENCHA A COLUNA VALOR C/ DESCONTO, CONSIDERANDO A TAXA DE DESCONTO DE 20%.

Resoluo: Genericamente, o valor com desconto poder ser calculado da seguinte forma:
Valor c/ Desconto = Preo * Quantidade - Preo * Quantidade * Taxa Desconto

ou simplificando:
Valor c/ Desconto Desconto) = Preo * Quantidade * (1 Taxa

De acordo com esta expresso para o primeiro produto (clula E3), tendo em considerao que o Preo Unitrio est na clula C3, a Quantidade na D3 e a Taxa de Desconto de 20%, a frmula a introduzir dever ser:
=C3*D3*(1-20%)

Para completar as restantes clulas da coluna (E4:E10) no necessrio introduzir as frmulas uma a uma, para tal basta copiar a clula E3 para esse intervalo de clulas. O Copiar e Colar normal so suficientes, uma vez que as referncias relativas sero actualizadas automaticamente.

86

FCA - Editora de Informtica

Introduo a Frmulas e Funes


ER 7.2

NA CLULA E12 INTRODUZA A FRMULA QUE CALCULE O SUBTOTAL DA COLUNA VALOR C/ DESCONTO.
A forma mais trabalhosa ser utilizando apenas operadores e referncias:
=E3+E4+E5+E6+E7+E8+E9+E10

Resoluo: A frmula para o clculo do subtotal poder ser construda de duas formas:

A mais rpida ser utilizando a funo matemtica SOMA (a estudar no Captulo 5):
=SOMA(E3:E10)

ER 7.3

NA CLULA E13 CALCULE O VALOR DO IVA, CONSIDERANDO A TAXA DE IVA DE 5%.

Resoluo: Genericamente a frmula de clculo do Valor do IVA a seguinte:


Valor IVA = Subtotal * Taxa IVA

Tendo em considerao que o Subtotal j se encontra calculado na clula E12 e a Taxa IVA de 5%, a frmula a introduzir em E13 dever ser:
=E12*5%

Ou ento,
=E12*0,05

ER 7.4

COMPLETE A CLULA E14 COM A RESPECTIVA FRMULA DE CLCULO DO TOTAL DE VENDAS.

Resoluo: Genericamente o total de vendas poder calculado da seguinte forma:


Total Vendas = Subtotal + Valor IVA

Dado o Subtotal j ter sido calculado em E12 e o valor do IVA em E13, a frmula em E14 dever ser:
=E12+E13

ER 7.5

CONSIDERE QUE A TAXA DE DESCONTO, UTILIZADA NO CLCULO DO VALOR C/ DESCONTO, PODE SER ALTERADA COM ALGUMA FREQUNCIA. ALTERE A FOLHA DE CLCULO E A FRMULA DE CLCULO DA COLUNA VALOR C/ DESCONTO, DE MODO A GARANTIR QUE OS VALORES NA TABELA SO

FCA - Editora de Informtica

87

7
7.FunesFinanceiras

Funes Financeiras

As funes financeiras do Excel permitem realizar diversos tipos de clculos financeiros como, por exemplo, determinar o pagamento de um emprstimo, o valor final de um depsito ou o capital inicial de um investimento. Ao utilizar funes financeiras necessrio compreender alguns conceitos-chave de matemtica financeira, nomeadamente os conceitos: Valor actual: representa o capital ou valor inicial de um investimento ou de um emprstimo. Num depsito a prazo, este valor representa o valor inicial do depsito. No caso de um emprstimo, o valor actual representa o valor contratualizado com a instituio de crdito. Valor futuro: representa o valor final de um investimento ou emprstimo depois de terem sido efectuados pagamentos. No caso de um depsito a prazo o valor futuro ser igual, no final do prazo, ao capital inicial mais os juros entretanto capitalizados. No caso de um emprstimo, o valor futuro corresponde ao valor em dvida ao fim de um determinado perodo, no limite este valor ser 0 (zero). Prazo: representa o tempo total que durar determinado investimento ou emprstimo. Perodos: representam a unidade de tempo na qual o prazo de um investimento ou emprstimo poder ser dividido. Por exemplo, no caso dos emprstimos comum a periodicidade dos pagamentos ser mensal. Nos depsitos a prazo poderemos ter, por exemplo, uma periodicidade mensal, trimestral, semestral ou anual. Os perodos podero ser definidos em termos de dias, semanas, meses, trimestres, semestres, anos ou outro perodo de tempo especificado pelo utilizador. Pagamento: representa o montante pago em cada um dos perodos estabelecidos para um investimento ou emprstimo. Taxa: representa a taxa de juros de um emprstimo ou investimento. Para alm destes conceitos, aquando da utilizao das funes financeiras necessrio considerar e respeitar duas regras bsicas: Manter a consistncia das unidades de tempo utilizadas, principalmente na especificao das taxas e do nmero de perodos.
FCA - Editora de Informtica 133

Utilizao do Excel 2010 para Economia & Gesto


Utilizar valores negativos para pagamentos e depsitos e valores positivos para receitas e levantamentos. Em relao primeira regra, considere, por exemplo, que pretende calcular o valor mensal a receber por um investimento a N anos a uma determinada taxa de juro anual. Independentemente da funo financeira a aplicar neste caso, para que o Excel calcule correctamente o valor mensal imprescindvel que a taxa anual seja convertida para uma taxa mensal, dividindo a taxa anual por 12 meses, e o nmero de perodos sejam definidos em meses, multiplicando os N anos por 12 meses. Se esta regra no for cumprida, as funes financeiras acabaro por devolver valores incorrectos. No que diz respeito utilizao de valores negativos e valores positivos, tal como para a regra anterior, as funes financeiras podero devolver valores incorrectos que, por sua vez, podero conduzir a interpretaes erradas. Em qualquer funo financeira, sempre que se pretende referir o valor de um depsito ou pagamento, o valor introduzido dever ser negativo, indicando de certa forma uma sada de dinheiro. Por outro lado, para referir os valores de levantamentos ou receitas dever ser introduzido um valor positivo, indicando dessa forma que se trata de uma entrada de dinheiro. Da mesma forma, se uma funo financeira devolver um valor positivo, significa que um valor a receber e, se devolver um valor negativo, significa que se trata de um valor a pagar.

7.1 CLCULO DE VALOR INICIAL E VALOR FINAL


Para determinar o valor inicial ou o valor final de um investimento ou de um emprstimo com pagamentos e taxa de juro constantes, o Excel disponibiliza duas funes: a funo VA para o clculo do valor inicial e a funo VF para o clculo do valor final. As sintaxes destas duas funes so as seguintes:
VA(taxa; nper; pgto; vf; tipo) taxa: taxa de juro por perodo. nper: nmero total de perodos. pgto: pagamento feito em cada perodo. vf: valor futuro ou saldo que se pretende obter depois do ltimo pagamento. Se vf for omitido, ser considerado o valor 0 (zero).

134

FCA - Editora de Informtica

Utilizao do Excel 2010 para Economia & Gesto


ER 23.3 ALTERE A MARCA DA SRIE DE DADOS PARA BOLAS (EM VEZ DE LOSANGOS) COM TAMANHO 8.

Resoluo: Para alterar a marca da srie de dados: 1) Faa clique sobre um dos pontos de dados da srie de dados Tempo (em dias) at esta ficar toda seleccionada. 2) No separador contextual Esquema (ou Formatar), grupo Seleco Actual, seleccione o comando Formatar Seleco. 3) Na caixa de dilogo Formatar Srie de Dados: 3.1) Seleccione Opes de Marcador. 3.2) No grupo Tipo de Marcador escolha a opo Incorporado e altere os campos: * Tipo: com uma marca em formato de bola. * Tamanho: 8. 3.3) Termine fazendo clique no boto Fechar.
EXERCCIO ER 24 - CRIAO E FORMATAO DE GRFICOS SPARKLINE

CONSIDERE A SEGUINTE FOLHA (FTEXCEL13.XLSX/ER24) COM A EVOLUO TRIMESTRAL DOS PREOS DO PETRLEO:

240

FCA - Editora de Informtica

Grficos
ER 24.1 CONSTRUA QUATRO SPARKLINE DE COLUNAS PARA OS SEGUINTES DADOS: * * * * Cotaes USD clula I3. Val. USD clula I4. Cotaes EUR clula I5. Val. EUR clula I6.

Resoluo: Uma vez que os Sparkline desejados so do mesmo tipo (Linha) e iro ficar em clulas contguas, possvel e mais expedito construir todos em simultneo, no entanto, se os grficos no ficassem em clulas contguas no seria aconselhvel faz-lo. Nesse caso, deveriam ser criados individualmente. Assim sendo, para criar todos os Sparkline simultaneamente: 1) Seleccione as clulas I3:I6 (onde os Sparkline iro ser criados). 2) No separador Inserir, grupo Grficos Sparkline, seleccione o comando Coluna. 3) Na caixa de dilogo Criar Grficos Sparkline: 3.1) No campo Intervalo de Dados introduza o intervalo de clulas onde esto colocados os dados, ou seja, B3:H3. 3.2) No campo Intervalo da Localizao verifique se o intervalo de clulas apresentado onde so pretendidos os grficos, ou seja, I3:I6. 3.3) Faa clique no boto OK.

Nota: Ao criar simultaneamente os quatro Sparkline estes ficaro agrupados, o que significa que, sempre que um deles for reconfigurado, automaticamente os outros tambm o sero. ER 24.2 ALTERE O TIPO DOS SPARKLINE DOS DADOS VAL. USD E VAL. EUR PARA O TIPO LINHA. Resoluo: Dado no exerccio anterior todos os Sparkline terem sido criados ao mesmo tempo e, consequentemente, terem ficado agrupados, para evitar que todos sejam alterados para o tipo Linha, antes de mais, ser necessrio proceder ao desagrupamento dos Sparkline que iro ser alterados. Para o efeito: 1) Seleccione as clulas dos Sparkline do Val. USD (I4) e Val. EUR (I6).
FCA - Editora de Informtica 241

Anlise de Hipteses
EXERCCIO ER 36 - CENRIOS E ATINGIR OBJECTIVO

CONSIDERE A SEGUINTE FOLHA (FTEXCEL17.XLSX/ER36) COM A INFORMAO SOBRE UM CONJUNTO DE FUNDOS DE INVESTIMENTO NEGOCIADOS EM DLARES:

ER 36.1 CONSTRUA TRS CENRIOS QUE PERMITAM ANALISAR E AVALIAR O IMPACTO QUE A VARIAO DA TAXA DE CMBIO DO EURUSD (CLULA K14) PODER TER NOS RESULTADOS DOS FUNDOS. OS TRS CENRIOS SO OS SEGUINTES: * Cenrio EURUSD Actual: valor 1,4787. * Cenrio EURUSD Val. EURO: valor 1,5400. * Cenrio EURUSD Val. DOLAR: valor 1,4200. Resoluo: Para criar o cenrio EURUSD Actual: 1) No separador Dados, grupo Ferramentas de Dados, no comando Anlise de Hipteses escolha a opo Gestor de Cenrios. 2) Na caixa de dilogo Gestor de cenrios faa clique no boto Adicionar. 3) Preencha a caixa de dilogo Adicionar cenrio de acordo com o seguinte: * Nome do cenrio: insira o texto EURUSD Actual. * Clulas variveis: insira a referncia da clula que contm o cmbio EURUSD, ou seja, K14. * Comentrio: coloque um texto qualquer. 3.1) Faa clique no boto OK. 4) Na caixa de dilogo Valores de cenrio: 4.1)Na caixa de entrada referente clula varivel $K$14, insira o valor 1,4787. 4.2)Faa clique no boto OK.

FCA - Editora de Informtica

353

Utilizao do Excel 2010 para Economia & Gesto


Para criar os dois cenrios em falta, EURUSD Val. EURO (1,5400) e EURUSD Val. DOLAR (1,4200), repita os passos seguidos para a criao do cenrio EURUSD Actual.

Criados os trs cenrios, para verificar e analisar o impacto de cada um destes cenrios na caixa de dilogo Gestor de cenrios, seleccione o cenrio desejado e faa clique no boto Mostrar. Nota: Para analisar o impacto dos cenrios, no se esquea de observar a prpria folha. Termine este exerccio, fechando a caixa de dilogo Gestor de cenrios, fazendo clique no boto Fechar. ER 36.2 ALTERE O VALOR DA TAXA DE CMBIO PREVISTA NO CENRIO EURUSD VAL. DOLAR PARA 1,4500. Resoluo: Para alterar os valores de um cenrio j criado: 1) No separador Dados, grupo Ferramentas de Dados, no comando Anlise de Hipteses escolha a opo Gestor de Cenrios. 2) Na caixa de dilogo Gestor de cenrios: 2.1) Seleccione o cenrio EURUSD Val. DOLAR. 2.2) Faa clique no boto Editar. 3) Na caixa de dilogo Editar cenrio mantenha as definies, fazendo clique no boto OK. 4) Na caixa de dilogo Valores de cenrio introduza o novo valor: 1,4500. 4.1) Faa clique no boto OK.

354

FCA - Editora de Informtica

You might also like