You are on page 1of 10

QUESTO 01

D) Apenas ondas transversais podem ser polarizadas. E) Apenas ondas

QUESTO 02 longitudinais se propagam no vcuo

(Cesgranrio 97) Considere um espelho esfrico cncavo, de foco F e centro de curvatura C, como QUESTO representado abaixo. 04

(UFC-08) Usando seus conhecimentos sobre ondas longitudinais e transversais, assinale a alternativa correta. A) Ondas longitudinais so aquelas para as quais as vibraes ocorrem numa direo que ortogonal direo de propagao da onda. B) Ondas transversais so aquelas para as quais as oscilaes coincidem com a direo da propagao. C) Ondas luminosas e ondas de rdio so exemplos de ondas longitudinais. Objetos colocados nas regies 2, 3 e 4 tero imagens formadas, respectivamente, nas regies:

a) 8, 6 e 7 b) 7, 6 e 5 c) 5, 8 e 7

d) 5, 7 e 6 e) 1, 8 e 7

QUESTO 03

d) nos centros de curvatura de E1 e E2. e) no foco de E1 e no centro de curvatura de E2.

(Fuvest -97) Uma corda de comprimento L e densidade linear encontra-se distendida, com as QUESTO extremidades fixas, e 05 ressoa, no seu segundo harmnico, com freqncia f.Nessa situao, a corda apresenta: (1) configurao de onda estacionria. (Fuvest- 97) Um holofote constitudo por dois espelhos esfricos cncavos E1 e E2, de modo que a quase totalidade da luz proveniente da lmpada L seja projetada pelo espelho maior E1, formando um feixe de raios quase paralelos. Neste arranjo, os espelhos devem ser posicionados de forma que a lmpada esteja aproximadamente: (2) oscilao com freqncia fundamental. (4) dois pontos onde a amplitude de vibrao mxima. (8) ondas de comprimento igual a L. (16) ondas de velocidade igual a (1|2) L f. (32) tenso igual a f 2L2.

a) nos focos dos espelhos E1 e E2. b) no centro de curvatura de E2 e no vrtice de E1. c) no foco de E2 e no centro de curvatura de E1.

(UFMG-97) Um menino caminha pela praia arrastando uma vareta. Uma das pontas da vareta encosta na areia e oscila, no sentido transversal direo do movimento do menino, traando no cho

uma curva na forma de uma onda, como mostra a figura.

QUESTO 06

QUESTO vareta encostada na areia de 08 1,2 Hz e que a distncia entre dois mximos consecutivos da onda formada na areia de 0,80 m. A pessoa conclui ento que a velocidade do menino :

a) 0,67 m/s. b) 0,96 m/s. c) 1,5 m/s. d) 0,80 m/s.

Uma pessoa observa o menino e percebe que a freqncia de oscilao da ponta da

(UFMG) O princpio bsico de funcionamento de uma fibra ptica consiste em colocar um material X, com ndice de refrao nX, no interior de outro material Y, com ndice de refrao nY. Um feixe de luz que incide em uma extremidade de X atravessa para a outra extremidade, sem penetrar no material Y,

devido a mltiplas reflexes totais. Essa situao est ilustrada na figura.

corresponde a esse objeto se forma do ponto N.

O objeto ento retirado do ponto M e colocado no ponto N, conforme mostra a figura II.

QUESTO 07 As dimenses nas figuras so proporcionais s dimenses reais. A imagem formada nessa nova situao melhor representada por:

Para que isso acontea, necessrio que a) nX < nY b) nX = 0 c) nX = nY nY d) nX >

(UFMG) A figura I mostra um objeto situado no ponto M, prximo a uma lente de distncia focal F. A imagem

(UFMG) O diagrama apresenta o espectro eletromagntico com as identificaes de diferentes regies em funo dos respectivos intervalos de comprimento de onda no vcuo.

uma envia um pulso na direo da outra. Os pulsos tm o mesmo formato, mas esto invertidos como mostra a figura:

Pode-se afirmar que os pulsos a) passaro um pelo outro, cada qual chegando outra extremidade. b) se destruiro, de modo que nenhum deles chegar s extremidades. QUESTO 09 c) sero refletidos, ao se encontrarem, cada um mantendo-se no mesmo lado em que estava com relao horizontal. d) sero refletidos, ao se encontrarem, porm invertendo seus lados com relao horizontal.

correto afirmar que, no vcuo, a) os raios se propagam com maiores velocidades que as ondas de rdio. b) os raios X tm menor freqncia que as ondas longas. c) todas as radiaes tm a mesma freqncia. d) todas as radiaes tm a mesma velocidade de propagao.

(UFMG) Duas pessoas esticam uma corda, puxando por suas extremidades, e cada

QUESTO 10

QUESTO 11

(UFPA) A figura abaixo representa uma lente convergente de distncia focal igual a 16 cm e um objeto distante 80 cm da mesma. Pede-se:

a) Construir graficamente, sem escala, a imagem do objeto b) Determinar a distncia, em cm, da imagem ao objeto. c) A ampliao linear da imagem.

(UFPE) Um objeto O colocado 30 cm esquerda de uma lente convergente, cuja distncia focal de 10 cm. A que distncia, em cm, da lente ser formada a imagem?

QUESTO 12

a figura abaixo. O raio refletido formar o ngulo , em graus, considerando que = 37.

QUESTO 14

(UFPE) Uma camada fina de lquido com ndice de refrao igual a 1,39 reveste a superfcie horizontal de um semicilindro de vidro, cujo ndice de refrao de QUESTO 1,60. Qual o ngulo crtico 13 de reflexo total interna, em graus, para incidncia de luz, conforme indicado na figura?

(UFRGS) Considere as afirmaes abaixo: I - O som se propaga no ar com uma velocidade de aproximadamente 340 m/s. II - As velocidades de propagao do som no ar e no vcuo so aproximadamente iguais.

(UFPE) Considere um raio de luz contido em um plano perpendicular aos dois espelhos planos, conforme

QUESTO III - O eco devido 17 reflexo do som. Quais delas so corretas? a) Apenas I Apenas II e III b) Apenas I e II I, II e III c) Apenas I e III d) e)

QUESTO 15

(UFRGS) Considere as afirmaes abaixo: I - As ondas luminosas so constitudas pelas oscilaes de um campo eltrico e de um campo magntico. II - As ondas sonoras precisam de um meio material para se propagar. III - As ondas eletromagnticas no precisam de um meio material para se propagar. Quais delas so corretas? a) Apenas I III b) Apenas I e II c) Apenas I e III d) Apenas II e e) I, II e III

QUESTO 16

III - Luz emitida por uma fonte luminosa percorre o interior de fibras ticas, propagando-se de uma extremidade outra.

(UFRGS) Selecione a alternativa que preenche corretamente as lacunas do seguinte texto.Uma pessoa v nitidamente um objeto quando a imagem desse objeto se forma sobre a retina.Em pessoas mopes, a imagem se forma frente da retina. Em pessoas hipermtropes, os raios luminosos so interceptados pela retina antes de formarem a imagem (dizse, ento, que a imagem se forma atrs da retina).Pessoas mopes devem usar culos com lentes ________ e pessoas hipermtropes devem usar culos com lentes _________ . a) convergentes - biconvexas b) convergentes - divergentes c) plano-convexas - divergentes d) divergentes - bicncavas e) divergentes convergentes

Os fenmenos ticos melhor exemplificados pelas afirmaes I, II e III so, respectivamente, os seguintes: a) refrao, difrao e reflexo total. b) refrao, interferncia e polarizao. c) espalhamento, difrao e reflexo total. d) espalhamento, interferncia e reflexo total. e) disperso, difrao e polarizao.

(UFRGS) Considere as afirmaes abaixo: I - A distncia focal de uma lente depende do meio que a envolve. II - A luz contorna obstculos dimenses semelhantes ao comprimento de onda, com seu

invadindo a regio de sombra geomtrica.

QUESTO 18

(UNB) As ondas, perturbaes em um meio, que implicam a transmisso de energia e de momento linear, sem que haja transporte de matria, so um dos assuntos fascinantes da Fsica. Instrumentos de corda, transmisso de TV e radares so algumas das muitas aplicaes desse tipo de conhecimento. Com relao a esse assunto, julgue os seguintes itens. (0) A velocidade de propagao de uma onda em uma corda depende da trao a que est sujeita essa corda. (1) Se a velocidade de uma onda, em uma corda esticada, de 170 m/s, quando a trao de 120 N, aumentando-se a trao para 180 N, a velocidade da onda passar a ser de 255 m/s.

Para um mesmo ngulo de incidncia diferente de zero, o maior desvio na direo de um raio de luz que se propaga no ar ocorrer quando penetrar

a) na gua. cristalino. b) no lcool etlico. comum. c) na glicerina.

d) no quartzo e) no vidro

BONS ESTUDOS!!!

QUESTO (2) Supondo-se que Tristo 19 sopre um apito e que Isolda escute o som, ela o ouvir em uma freqncia maior, se estiver correndo ao encontro de Tristo.

(UNESP) Analise a tabela e responda.

You might also like