You are on page 1of 3

Gerao Ananias e Safira: que lstima!

Parte 1

Estamos vivendo a gerao Ananias e Safira. Uma gerao que absorveu daquele mesmo esprito que levou Ananias e Safira morte. No captulo 4 do livro de Atos voc l uma narrativa tremenda! A igreja primitiva tinha um s corao, um s pensamento, uma s mente. O Senhor fazia milagres, sinais e prodgios por meio dos apstolos. Atos 4:32 diz que existia uma multido que cria, que acreditava, que recebia, que tinha generosidade; era uma gerao benvola. A igreja estava descobrindo a sua prosperidade. A igreja comeou a crescer e a ficar rica. No havia necessidade alguma entre os fiis. Responda-me: Voc precisa que alguma necessidade na sua vida seja suprida? Seja sincero! Voc conhece algum na igreja que est passando uma necessidade?

A igreja primitiva ficou rica e no havia entre eles nenhum necessitado. Chegar o dia que na clula no haver nenhum necessitado. Chegar o dia que nos doze no haver necessitados. O que mais precisamos hoje? De emprego e de um emprego que nos d condio de sobrevivncia. Isso s ser possvel se a gerao for generosa e benvola; se a gerao for fiel no pouco. Se voc for fiel no pouco, o Senhor lhe colocar no muito (Mt 25:21). Se voc quiser entrar no muito do Senhor, honre-O no pouco. Voc diz que no d porque tem pouco, mas precisa aprender a ser fiel no pouco para adquirir o muito. Voc um dizimista e ofertante fiel? A igreja nasceu com um carter generoso e benvolo e zerou a necessidade do povo. Havia entre eles uma uno de suprimento.

Benevolncia e generosidade fazem parte do currculo de quem quer ser prspero. A pessoa benvola algum que tem a graa e a pessoa generosa tem misericrdia e socorro. A igreja nasceu e a sua necessidade no incio era sinais, milagres, prodgios e maravilhas. Isso era o que a igreja queria. Mas, Deus lhes deu muito mais. O Senhor lhes deu riquezas. A Bblia fala que da multido dos que criam, todos tinham o mesmo sentimento. Quando todos tiverem o mesmo sentimento, as necessidades sero supridas. Voc pode dizer: Ah, pastor! Isso difcil. Mas, a Bblia diz que era uma multido com o mesmo sentimento (At. 4:32). O sentimento pode ser individual, pode ser coletivo e pode ser de uma multido.

Voc ver que o resultado desse ministrio personificado numa pessoa chamada Barnab ou Jos da Consolao. A igreja comeou a ser consolada, pois no havia dentre o povo um necessitado sequer. Porm, Satans entrou no contra-ataque e pegou numa equipe pessoas conhecidas dos apstolos para minarem a essncia do sagrado, para contaminarem os dzimos e as ofertas que estavam sendo trazidas. O Esprito Santo disse a Pedro: Ananias e Safira mentem a ti (At. 5:3). Era tanta oferta que Pedro poderia apenas admoestar o casal. Quando algum rouba a Deus, quem denuncia? O Esprito Santo. O Esprito Santo no quer um templo sujo e o que mantm o templo limpo a fidelidade. O nosso templo s ficar limpo pela fidelidade. Voc dizimista? Voc ofertante? No adianta mentir, pois o Esprito Santo lhe conhece.

O nome Ananias no significa infidelidade, mas nesse contexto, ele personificava essa infidelidade. Ao mesmo tempo que existia Jos da Consolao que personificava a igreja generosa, benvola, dos milagres, existia Ananias, a personificao da infidelidade. O captulo 4 de Atos fala das vitrias, e o captulo 5 fala do contra-ataque. Satans vai sempre trabalhar para fazer com que voc minta acerca dos dzimos e das ofertas, que no lhe pertencem, mas pertencem ao Senhor. O inimigo vai tentar lhe enganar, porque se ele conseguir fazer com que voc no entregue o dzimo, ou entregue apenas uma parte - o que no adianta - ele estar lhe prendendo na infidelidade. Se voc financia um carro em 12 vezes e diz que vai pagar apenas a primeira, a quinta, a dcima e a dcima segunda prestaes, voc no pode dizer que quitou o seu carro. Nesse momento j haver oficial de justia atrs de voc. O oficial de justia espiritual est atrs de voc (Ml. 3). O anjo mensageiro da aliana observa essas coisas. Voc pode enganar ao lder de clula, a quem quer que seja, mas no cu, s existem duas definies: ou fiel, ou ladro (Ml. 3:7-8). E, lugar de ladro na cadeia. por isso que muita gente vive em prises. Mas, o livro de Naum nos diz que o Senhor ser uma fortaleza no dia da angstia, romper nossas cadeias e no sofreremos a mesma angstia duas vezes (Na 1). Mas, para sair da priso, preciso pagar a fiana. Nesse caso, pagar a fiana se reconciliar com a fidelidade, para que a escrita "ladro" que est nos cus da nossa cabaa, seja apagada. Se eu lhe chamar de ladro, voc pode me processar por calnia e difamao. Mas, se Deus lhe chama de ladro, outra histria. Voc vai coloc-lO na justia? Deus no quer nos penalizar, porque muita coisa fizemos por ignorncia. Creio que estamos comeando um novo tempo. Veremos a casa do tesouro com todos os seus suprimentos em dia.

O esprito que regia Ananias que veio para plantar a infidelidade est no ar. O resultado do esprito de Ananias a morte. A Bblia no diz que Ananias morreu porque no entregou o dzimo ou a oferta, mas porque mentiu ao Esprito Santo. Muitos de ns fazemos algumas coisas e, cinicamente, mentimos ao Esprito Santo, porque o nosso corao ainda no liberto. Precisamos honrar o Esprito Santo. Quando no entregamos o dzimo e a oferta, estamos mentindo ao Esprito e no ao nosso lder. Essa gerao Ananias e Safira uma lstima, porque vem infidelidade e morte como resultado por mentir ao Esprito Santo. Mas, graas ao Pai pelo sangue do Cordeiro. Ele est disponvel para voc, para trazer a revelao ao seu entendimento e lhe libertar. Numa igreja fiel, h sinais, prodgios, maravilhas, consolao, benevolncia e generosidade. Tudo isso caracterstica de uma multido curada, que conhece o Messias. Mas, a gerao Ananias e Safira sai da fidelidade e atrai o esprito de morte.

No brinque com o Esprito Santo. No entregar dzimos e ofertas no zelar pelo patrimnio de Deus, que somos ns, templo do Esprito Santo. A nossa gerao est com a sndrome de Ananias e Safira. Est faltando o Barnab, o Jos da Consolao. Um dia ns ouviremos por todos os nossos discpulos: a minha necessidade est suprida. Voc pode at ter alguns alvos pessoais, mas necessidades bsicas sero supridas. Quando nos tornamos dizimistas fiis, Deus fecha nosso caminho para a farmcia, para o hospital, para a oficina, para todos os lugares pelos quais o diabo quer sugar nossas finanas. Satans procura as brechas para enfermar o povo quando descobre uma gerao infiel. Mas, eu creio que o Senhor estar levantando mais Barnabs e a nossa gerao ser curada e ser um referencial de fidelidade.

Atos 5, 1-12
Mas um certo homem chamado Ananias, com Safira, sua mulher, vendeu uma propriedade, E reteve parte do preo, sabendo-o tambm sua mulher; e, levando uma parte, a depositou aos ps dos apstolos. Disse ento Pedro: Ananias, por que encheu Satans o teu corao, para que mentisses ao Esprito Santo, e retivesses parte do preo da herdade? Guardando-a no ficava para ti? E, vendida, no estava em teu poder? Por que formaste este desgnio em teu corao? No mentiste aos homens, mas a Deus. E Ananias, ouvindo estas palavras, caiu e expirou. E um grande temor veio sobre todos os que isto ouviram. E, levantando-se os moos, cobriram o morto e, transportando-o para fora, o sepultaram. E, passando um espao quase de trs horas, entrou tambm sua mulher, no sabendo o que havia acontecido. E disse-lhe Pedro: Dize-me, vendestes por tanto aquela herdade? E ela disse: Sim, por tanto. Ento Pedro lhe disse: Por que que entre vs vos concertastes para tentar o Esprito do Senhor? Eis a porta os ps dos que sepultaram o teu marido, e tambm te levaro a ti. E logo caiu aos seus ps, e expirou. E, entrando os moos, acharam-na morta, e a sepultaram junto de seu marido. E houve um grande temor em toda a igreja, e em todos os que ouviram estas coisas. E muitos sinais e prodgios eram feitos entre o povo pelas mos dos apstolos. E estavam todos unanimemente no alpendre de Salomo.

You might also like