You are on page 1of 24

stema Circulatrio

Sistema Circulatrio

a rede de transporte formado pelo corao e vasos sangneos. Por meio desse sistema, o corao bombeia sangue atravs do vasto sistema de vasos do corpo. O sangue carrega nutrientes, oxignio e substncias residuais das clulas. O sangue, sob presso alta, deixa o corao e distribudo pelo corpo atravs das artrias de parede espessa. Os vasos de distribuio final, arterolas, entregam sangue oxigenado para os capilares, que formam o leito capilar. Nos capilares, o sangue oferece oxignio e nutrientes para as clulas, retendo escrias e dixido de carbono. O sangue proveniente do leito capilar penetra nas vnulas de parede fina. As vnulas drenam para as pequenas veias que se anastomosam em grandes veias at retornarem ao corao, onde sero bombeadas para o pulmo para se re-oxigenarem.

Artrias Carregam sangue do corao para os rgos. Suas paredes tem 3 tnicas: - tnica adventcia; - tnica mdia; - tnica ntima (endotlio, subendotlio, membrana basilar e lmina elstica).

Existem trs tipos de artrias: - artrias elsticas ou de conduo: so as maiores; o corpo capaz de manter sua presso sangnea no sistema arterial por causa de sua elasticidade. Exemplo: aorta e ramos que se originam do arco da aorta. A elasticidade permite expandir-se quando o corao contrai e retornar ao normal entre as contraes cardacas. - artrias musculares ou de distribuio: distribuem o sangue para vrias partes do corpo. Suas paredes consistem principalmente de fibras musculares lisas dispostas circularmente. Regulam o fluxo de sangue para diferentes partes, conforme as necessidades do corpo. Exemplo: artria femoral. - arterolas: so as menores, tm lumens estreitos e paredes musculares espessas. O grau de presso arterial dentro do sistema vascular regulado principalmente pelo grau de tnus do msculo liso nas paredes arteriolares. Se o tnus est acima do normal, ocorre

hipertenso arterial.

1 Ramo arterial da curva da aorta: tronco braquioceflico arterial, que se subdivide em: a) Artria subclvia direita (vai para o encfalo, medula espinhal, pescoo e ombro); b) Artria cartida comum direita (vai para a cabea e pescoo). 2 Ramo arterial da curva da aorta: Artria cartida comum esquerda (vai para a cabea e pescoo). 3 Ramo arterial da curva da aorta: Artria subclvia esquerda (vai para o encfalo, medula espinhal, pescoo e ombro).

Distribuio das artrias dos membros superiores: Subclvia: distribui para encfalo, medula espinhal, pescoo e ombro. Axilar: distribui para ombro, msculos torcicos e escapulares e mero. Braquial: distribui para brao. Radial: distribui para face lateral do antebrao, punho e mo. Ulnar: distribui para face medial do antebrao, punho e mo. Arco Superficial Palmar: distribui para palma da mo e dedos. Arco Profundo Palmar: distribui para palma da mo e dedos.

Distribuio das artrias dos membros inferiores: Ilaca Comum: distribui para pelve, genitlia externa e membros inferiores. Ilaca Interna: distribui para pelve, ndegas, genitlia externa e coxa. Ilaca Externa: distribui para membros inferiores. Femoral: distribui para virilhas e msculos da coxa. Popltea: distribui para regio posterior da perna, joelho, fmur, patela e fbula. Tibial Anterior: distribui para joelho, msculos anteriores da perna e tornozelo.

Tibial Posterior: distribui para msculos, ossos e articulaes das pernas e dos ps. Fibular: distribui para msculos profundos da regio posterior da perna, msculos fibulares, fbula, tarso e face lateral do calcanhar. Dorsal do P: distribui para msculos e articulaes da face dorsal do p. Plantar Lateral: distribui para metatarsos e artelhos. Plantar Medial: distribui para flexor curto dos dedos, adutor do hlux e dedos.

Circulao colateral: So canais opcionais de fluxo sangneo que ocorrem no caso de obstruo de canais principais, garantindo o suprimento sangneo para as estruturas distais obstruo. Isso possvel devido existncia de anastomoses (comunicaes) entre os ramos das artrias, que servem como desvio para o fluxo sangneo. Quando uma artria principal ocluda por algum motivo (compresso, posio, ligadura cirrgica, mbolo sangneo, metasttico ou gorduroso), artrias opcionais de menor tamanho podem aumentar seu dimetro e suprir as estruturas irrigadas pela artria ocluda. Existem locais que no tm circulao colateral, ou onde essas so ineficientes. As artrias que no fazem anastomoses com outras adjacentes so denominadas artrias anatmicas ou artrias terminais verdadeiras.Isso ocorre na retina, cuja ocluso arterial resulta em cegueira. Artrias terminais funcionais so aquelas que cujas anastomoses so ineficazes. Por exemplo: as coronrias podem ter anastomoses eficientes ou no; isso pode depender de tempo para a circulao colateral ser criada; quando no conseguem, so chamadas artrias terminais funcionais.

Veias Trazem o sangue dos leitos capilares para o corao. As grandes veias pulmonares so atpicas porque carregam sangue bem oxigenado (arterial) dos pulmes para o corao.

Por causa da presso sangnea baixa no sistema venoso, as paredes das veias so mais finas do que aquelas de suas artrias companheiras. As menores veias so as vnulas. A presso sangnea dentro das veias baixa, o que no ajuda no fcil retorno venoso ao corao. As veias de tamanho mdio, nos membros e em outros locais onde o fluxo de sangue contrrio fora da gravidade, tm vlvulas laminares que no permitem o sangue retornar no sentido oposto. Existem duas bombas venosas responsveis por manter o fluxo sangneo venoso: a bomba arteriovenosa (onde a presso arterial impulsiona o sangue em direo ao corao) e a bomba msculo-venosa (a expanso externa dos ventres dos msculos esquelticos dos membros, limitados pela fscia profunda, comprime as veias ordenhando o sangue superiormente e os bombeiam ao corao). Uma veia grande, como por exemplo a veia cava superior, caracterizado por amplos feixes de msculo liso longitudinal e uma tnica adventcia bem desenvolvida. As veias podem ser duplas ou mltiplas. Aquelas que acompanham artrias profundas (veias acompanhantes) envolvem-nas em uma rede irregular de ramos. As veias acompanhantes ocupam uma bainha vascular relativamente inflexvel com as artrias que elas acompanham. Como resultado, elas so esticadas e achatadas medida que a artria se expande durante a contrao do corao, o que auxilia na conduo do sangue venoso em direo ao corao.

Mecanismo de surgimento de varizes nos membros inferiores: Quando as paredes das veias perdem sua elasticidade, elas se tornam fracas. Uma veia enfraquecida dilata sob a presso da sustentao de uma coluna de sangue contra a gravidade. Isso resulta em veias varicosas, distendidas e edemaciadas. Isso observado com maior freqncia nas pernas devido a ser l que a presso ortosttica do sangue venoso maior, principalmente quando o paciente fica muito tempo de p. As veias varicosas possuem um calibre maior que a normal, e as vlvulas no impedem o sangue venoso de voltar, uma vez que esto destrudas pela inflamao ou outros fatores idiopticos. Devido a essas vlvulas incompetentes, a coluna de sangue retroage, aumentando ainda mais a presso sobre as paredes venosas e fazendo a varicosidade evoluir. A veia varicosa tambm ocorre na presena de degenerao da fscia muscular, devido a sua incapacidade de conter a expanso muscular, inativando assim a bomba msculo-venosa.

Distribuio das veias dos membros superiores: Superficiais:

Ceflica: drena a face lateral do membro superior. Baslica: drena a face medial do membro superior. Mediana: drena a palma da mo e antebrao. Profundas: Radial: drena a face medial do antebrao. Ulnar: drena a face lateral do antebrao. Braquial: drena o antebrao, cotovelo, brao e mero. Axilar: drena o brao, a axila e a parede torcica spero-lateral. Subclvia: drena o brao, o pescoo e a parede torcica.

Distribuio das veias dos membros inferiores: Superficiais: Safena magna: drena a face medial da perna e coxa, virilha, genitlia externa e parede abdominal. Safena parva: drena os ps e face posterior da perna. Profundas: Tibial posterior: drena o p e msculos do compartimento posterior. Tibial anterior: drena o tornozelo, joelho e face anterior da perna. Popltea: drena o joelho, msculos e ossos da perna e coxa. Femoral: drena os msculos da coxa, fmur e genitlia externa. Ilaca externa: drena o membro inferior e a parede abdominal. Ilaca interna: drena a coxa, a ndega, genitlia externa e pelve. Ilaca comum: drena a pelve, a genitlia externa e o membro inferior. Cava inferior: drena os membros inferiores, pelve e abdome.

Capilares So tubos endoteliais simples que ligam o lado arterial e venoso da circulao. Geralmente esto dispostos em rede, chamados leitos capilares, entre as arterolas e as vnulas. Em algumas regies, como nos dedos, existem conexes diretas entre artrias e veias pequenas prximas ao leito capilar que elas suprem e drenam. Os locais de tais comunicaes, anastomoses arterolovenulares (desvio AV) permite que o sangue passe diretamente do lado arterial para o venoso da circulao, sem passar pelos capilares. Os desvios AV na pele so numerosos, e possuem um papel importante na conservao do calor do corpo.

Na circulao terminal dos dedos no se deve usar anestesia com vasoconstrictor, pois no h circulao colateral; e se houver leses dos vasos, ocorrer necrose na ponta dos dedos.

Sistema Linftico parte do sistema circulatrio, composta de vasta rede de vasos linfticos que esto conectados com linfonodos, pequenas massas de tecido linftico. Tambm inclui rgos linfticos, como o bao. A linfa um lquido tecidual que entra e transportada por um vaso linftico. clara e aquosa, possuindo os mesmos componentes que o plasma sangneo. O sistema linftico constitudo de: - plexos linfticos: rede de vasos muito pequenos que se originam nos espaos intercelulares da maioria dos tecidos. - linfticos: rede de vasos linfticos que se originam dos plexos linfticos, ao longo dos quais os linfonodos esto localizados. - linfonodos: filtros atravs dos quais a linfa passa no seu caminho para o sistema venoso. - agregados de tecido linfide: esto nas paredes do canal alimentar, no bao e no timo. - linfcitos circulantes: clulas formadas no tecido linfide tais como linfonodos, bao e tecido mielide da medula ssea.

Aps atravessar em um ou mais linfonodos, a linfa entra nos vasos linfticos maiores (troncos linfticos) que se unem para formar o ducto torcico ou o ducto linftico direito. O ducto torcico comea no abdome como uma bolsa (a cisterna do quilo) e sobe atravs do trax e entra na juno das veias jugular interna e subclvias esquerdas, pelo ngulo venoso. O ducto linftico direito drena a linfa do lado direito da cabea e pescoo, do MSD e da metade direita da cavidade torcica. O ducto torcico drena a linfa do restante do corpo. Vasos linfticos superficiais esto na pele e no tecido subcutneo. Esses vasos drenam os vasos

linfticos profundos, situados na fscia profunda entre os msculos e o tecido subcutneo, que acompanham a maioria dos vasos sangneos.

Funes do sistema linftico: Drenagem do lquido, coleta do plasma linftico dos espaos teciduais e transporte da linfa para o sistema venoso. Absoro e transporte de gordura, no qual capilares linfticos especiais (lcteos) recebem toda a gordura absorvida do intestino, e conduzem o quilo atravs do ducto torcico para o sistema venoso. Formao de um mecanismo de defesa para o corpo.

Cncer e o sistema linftico: O cncer pode se disseminar por contigidade (crescimento para o tecido adjacente) ou por metstase (disseminao para locais distantes do tumor original). A metstase pode ocorrer por semeadura direta (das membranas serosas das cavidades corporais), por disseminao linfognica (atravs dos vasos linfticos) ou por disseminao hematognica (atravs dos vasos sangneos). Na disseminao linfognica (mais comum), a metstase filtrada e aprisionada pelos linfonodos, que se tornam locais de cncer secundrio. Assim, ao remover um tumor potencialmente metasttico, o cirurgio determina o estgio da metstase, removendo e examinando os linfonodos na ordem de passagem da linfa.

Linfangite a inflamao secundria dos vasos linfticos e linfadenite, a inflamao dos linfonodos. Isto ocorre quando o sistema linftico est envolvido no transporte qumico ou bacteriano aps um traumatismo grave ou uma infeco. So estriaes vermelhas na pele acompanhadas de linfonodomegalia. Uma infeco no contida pelos linfonodos pode tornar-se uma septicemia. O linfedema o acmulo localizado de lquido intersticial, e ocorre quando a linfa no drena uma rea do corpo. Por exemplo: pessoas operadas de cncer na axila, em que foram retirados os linfonodos, podem evoluir com um edema local (linfedema) de MS. Pessoas que tem cncer com metstase linfognica tambm podem apresentar linfedema, uma vez que as metstases podem formar mbolos nos vasos linfticos.
POSTADO POR ESCOLA DE MEDICINA S 11:37 UM COMENTRIO: MARCADORES: SISTEMA CIRCULATRIO

Corao e Sistema Circulatrio


O Corao e o Sistema Circulatrio

A posio anatmica do corao O corao localiza-se na cavidade torcica, no mediastino. Dois teros do seu volume esto situados esquerda da linha sagital mediana. Esta posio, chamada de levocrdica, a mais freqente. Variaes na posio do corao em relao ao trax podem ocorrer. A forma do corao aproximadamente cnica, com a base voltada para trs e para a direita, e o pice para a frente e para a esquerda. - Anteriormente, o corao relaciona-se com os pulmes, o esterno, costelas e msculos intercostais; - Inferiormente com o diafragma; - Posteriormente com a aorta descendente, esfago e veia zigos; - Lateralmente com os pulmes, hilos pulmonares, nervos frnicos e vagos.

Situado dentro do trax, num espao chamado de mediastino que fica entre os dois pulmes (limites laterais), por cima do diafragma (limite inferior), na frente da coluna vertebral, em sua poro torcica, e por trs do osso esterno.

A Grande e Pequena Circulao A Grande Circulao, ou circuito sistmico, a designao dada parte da circulao sangunea que se inicia no ventrculo esquerdo. Dali, o sangue (sangue arterial) bombeado pela contrao do ventrculo esquerdo para a aorta. Esta divide-se para os rgos principais do nosso corpo (com exceo dos pulmes), onde se utiliza o oxignio. O sangue venoso ou seja, o que pobre em oxignio, (nesta etapa da circulao, j que o mesmo no acontece na pequena circulao) volta ao coraopelas veias cavas, introduzindo-se assim no trio direito. Do trio o sangue passa para o ventrculo direito atravs do orifcio atrioventricular, onde existe a vlvula tricspide. Assim, a grande circulao comea no ventrculo esquerdo e termina no trio direito. Na Penquena Circulao, o sangue venoso que se encontra noventrculo direito vai para as artrias pulmonares dirigindo-se para os pulmes, onde se realiza a hematose pulmonar. O sangue arterial volta ao corao atravs das 4 veias pulmonares, entrando no trio esquerdo.

Divises do pericrdio e sua funo O corao est contido no pericrdio, que um saco fibro-seroso de parede dupla, atravs do qual relaciona-se com o corao e as razes de seus grandes vasos. O pericrdio constitudo por duas lminas: a parietal e a visceral. A primeira apresenta uma poro externa e resistente,

chamada de pericrdio fibroso, que praticamente inextensvel, sendo composta por uma densa camada de feixes colgenos e fibras elsticas. O pericrdio parietal revestido internamente por uma serosa. Ele envolve o corao como se fosse uma bolsa desde o pice at a base, onde se funde com a adventcia dos grandes vasos. Inferiormente, o pericrdio fibroso confunde-se com o centro tendneo do diafragma, ao qual est firmemente aderido formando o ligamento frenopericrdico. O pericrdio fibroso, posteriormente, fixado por tecido conectivo frouxo s estruturas do mediastino superior, relacionando-se com a aorta torcica e com o esfago. Em suas faces laterais adere pleura mediastinal, exceto quando dela separado pelos nervos frnicos, formando a membrana pleuropericrdica.

A lmina visceral ou epicrdio, est densamente aderida superfcie das cmaras cardacas. O pericrdio seroso um saco fechado e invaginado, sendo normalmente virtual a cavidade delimitada entre suas duas lminas, a qual contm lquido pericrdico que lubrifica as superfcies, diminuindo o atrito durante os movimentos cardacos. As lminas do pericrdio fundem-se prximo aos vasos da base, refletindo-se para o corao. No interior da cavidade pericrdica encontram-se dois recessos ou seios: o seio transverso, que se apresenta como um tnel entre a superfcie dos trios e a superfcie posterior das grandes artrias, e o seio oblquo, localizado junto ao trio esquerdo e limitado pela reflexo do pericrdio em torno das veias pulmonares e da veia cava inferior. A vascularizao do pericrdio realizada pelos ramos pericardicofrnicos das artrias torcicas internas e atravs dos ramos pericardacos das artrias brnquicas, esofgicas e frnica superior. Esses vasos apresentam anastomoses extracardacas com as artrias coronrias. O pericrdio seroso, em sua lmina visceral ou epicrdio, irrigado pelas artrias coronrias. A inervao do pericrdio faz-se pelos nervos de ramos oriundos do nervo frnico que contm fibras vasomotoras e sensitivas.

Conhecer as relaes anatmicas das cavidades cardacas

TRIO DIREITO: O trio Direito recebe a veia cava superior e inferior e o seio coronrio. As veias cavas canalizam o sangue venoso sistmico e o seio coronrio retorna sangue das coronrias. A parede medial e posterior do trio direito o septo interatrial que separa o trio esquerdo do direito. O assoalho do trio direito a valva tricspide, que se abre no ventrculo direito. Visto pelo lado direito, o septo atrial apresenta uma estrutura caracterstica, a fossa oval, a qual exibe contorno saliente e regio central constituda por uma lmina delicada. A poro mais

anterior dessa lmina pode no estar completamente aderida borda da fossa oval, constituindo o chamado forame oval patente. Esta comunicao, patente na vida intra-uterina, pode tambm ser encontrada em at 1/4 dos adultos normais, no levando a uma passagem de fluxo da direita para a esquerda, em virtude da presso mais elevada existente no trio esquerdo. Deve-se observar que a poro mais baixa do trio direito est separada do ventrculo esquerdo, por uma poro de tecido fibroso que se continua com o septo interventricular, chamada de septo fibroso. Isso ocorre devido os diferentes nveis de implantao das valvas tricspide e mitral. A valva tricspide tem insero mais apical. Isso resulta na rea conhecida como septo atrioventricular. A desembocadura do seio venoso coronrio situa-se posteriormente e medialmente desembocadura da veia cava inferior, junto transio atrioventricular. Nessa regio podem ser encontrados remanescentes de valvas venosas, sendo a de Eustquio junto cava inferior e a de Thebesius relacionada ao seio coronrio. A aurcula direita (ou apndice atrial) uma projeo da cavidade atrial em dedo de luva, que recobre o sulco AV direita. A superfcie interna da aurcula direita, possui traves musculares paralelas que se estendem posteriormente, a chamada musculatura pectnea, terminando em uma banda muscular transversa e bastante proeminente chamada de crista terminal.

VENTRCULO DIREITO: A cavidade ventricular direita possui um formato triangular e possui 3 pores bem distintas: a via de entrada, que compreende o aparelho valvar atrioventricular, a poro trabecular ou apical, e a via de sada. No ventrculo direito, as trabculas so grosseiras, ocupando toda a parede livre e a superfcie septal, dando um aspecto esponjoso parede. Uma trabcula em particular, se sobressai das demais, pela forma e localizao. a trabcula septomarginal, em forma de "Y", que se situa no septo ventricular, no limite entre a poro trabecular e a via de sada. Na extremidade mais apical da trabcula septomarginal existe uma banda muscular que une o msculo papilar anterior ao septo ventricular, chamada de banda moderadora. Entre os dois "braos" da trabcula septomarginal situa-se o septo infundibular que, em continuidade com uma prega muscular situada na parede livre, constitui a chamada crista supraventricular. Esta estrutura separa a via de entrada da via de sada, distanciando a valva tricspide da pulmonar. O tronco da artria pulmonar emerge, portanto, suportado por um infundbulo completamente muscular e liso. A via de sada termina na valva pulmonar, que separa o VD da artria pulmonar. O Ventrculo direito contm 3 msculos papilares, que se projetam para a cavidade e suportam as cordas tendneas que se ligam as bordas dos folhetos da valva tricspide. Os folhetos por sua vez se ligam a um anel fibroso que sustenta o aparelho valvar entre o trio e o ventrculo.

TRIO ESQUERDO: O septo atrial, visto pelo lado esquerdo, no mostra pontos marcantes. As paredes do trio esquerdo tambm so mais espessas e mais lisas, estando as trabculas restritas ao apndice atrial que possui um formato diferente da aurcula direita, geralmente de borda chanfrada, com projeo digitiforme de sua extremidade, alm de uma base mais estreita com um colo, separando mais nitidamente a aurcula do resto da cavidade atrial, ao contrrio do que ocorre direita. Quatro veias pulmonares desguam no trio esquerdo.

VENTRCULO ESQUERDO: A cavidade ventricular esquerda possui uma forma cnica e trabculas mais finas de aspecto entrelaado e concentradas prximo ao pice. A face septal mais lisa, desprovida de trabculas. A espessura das paredes ventriculares 3 vezes maior que a do ventrculo direito. Outra caracterstica a difcil delimitao das pores ventriculares, j que a via de entrada, formada pelo aparelho valvar mitral contguo via de sada, sendo o tecido da valva artica praticamente uma continuao do folheto anterior da valva mitral. A cmara ventricular contm 2 msculos papilares grandes. As cordas tendneas tambm so mais espessas, apesar de menos numerosas. Em seces cardacas transversais ao nvel dos ventrculos podemos observar que o perfil do ventrculo esquerdo circular e que, portanto, o septo ventricular mostra convexidade em direo ao ventrculo direito. Topograficamente, as vias de sada ventriculares no so paralelas, de tal forma que, ao se cortar longitudinalmente o infundbulo ventricular direito secciona-se a aorta perpendicularmente. Do mesmo modo, cortes que mostrem a raiz e a poro inicial da aorta ascendente em seu maior eixo exibem o infundbulo subpulmonar em transversal.

ESTRUTURA DO CORAO: as paredes dos trios so mais membranceas e muito delgadas, enquanto que as dos ventrculos so evidentemente constitudas por fibras musculares e bastante espessa. As fibras musculares do corao so estriadas, porm so inervadas pelo sistema nervoso autnomo e por isso funcionam independentes da vontade. Interiormente, nas paredes dos trios e dos ventrculos, encontramos trabculas crneas (feixes de fibras musculares), que fazem salincia na superfcie interna das cavidades. Essas trabculas crneas podem ser de trs tipos: 1-Trabculas crneas de primeira ordem: so os msculos papilares.2- Trabculas crneas de segunda ordem: so os msculos pectneos, que so encontrados nos trios, principalmente nas

aurculas.3- Trabculas crneas de terceira ordem: so as colunas colocadas paralelamente superfcie interna das cavidades e apenas fazem salincia nessas paredes. Deve-se recordar que todos esses acidentes so recobertos por uma fina membrana, praticamente transparente, que o endocrdio. Por outro lado, deve-se ter presente que a parede do ventrculo esquerdo sempre mais espessa que a do direito.

Endocrdio: lmina interna fina ou mebrana de revestimento do corao q tambm cobre suas valvas. Miocrdio: lmina mdia espessa composta de msculo cardaco. Epicrdio: lmina externa fina formada pela lmina visceral do pericrdio seroso.

Os vasos da base do corao

Sistema do tronco pulmonar: O tronco pulmonar sai do corao pelo ventrculo direito e se bifurca em duas artrias pulmonares, uma direita e outra esquerda. Cada uma delas se ramifica a partir do hilo pulmonar em artrias segmentares pulmonares.Este sistema leva sangue venoso para os pulmes para que ocorra a troca de gs carbnico por oxignio. Sistema da aorta (sangue oxigenado): A artria aorta sai do ventrculo esquerdo e se ramifica na poro ascendente em duas artrias coronrias, uma direita e outra esquerda que vo irrigar o corao. Logo em seguida a artria aorta se encurva formando um arco para a esquerda dando origem a trs artrias (artrias da curva da aorta) sendo elas: 1- Tronco braquioceflico arterial;2- Artria cartida comum esquerda;3- Artria subclvia esquerda.

O tronco braquioceflico arterial origina duas artrias:1- Artria cartida comum direita;2Artria subclvia direita.

A artria subclvia (direita ou esquerda), logo aps o se incio, origina a artria vertebral que vai auxiliar na vascularizao cerebral, descendo em direo a axila ela, a subclvia, recebe o nome de artria axilar, e quando finalmente atinge o brao seu nome muda de novo mas agora para artria braquial (umeral). Na regio do cotovelo ela emite dois remos terminais que so as artrias radial e ulnar que vo percorrer o antebrao. Na mo essas duas artrias se anastomosam formando um arco palmar profundo que origina as artrias digitais palmares comuns e as artrias metacarpianas palmares que vo se anastomosar. As artrias digitais

palmares originam as artrias digitais palmares prprias para cada dedo. Artria cartida comum (esquerda ou direita): esta artria se ramifica em: 1- Artria cartida interna (direita ou esquerda);2- Artria cartida externa (direita ou esquerda). Artria cartida interna: penetra no crnio atravs do canal carotdeo dando origem a trs ramos colaterais: artria oftlmica, artria comunicante posterior e artria coridea posterior. E mais dois ramos terminais: artria cerebral anterior e artria cerebral mdia.

Artria cartida externa: irriga pescoo e face. Seus ramos colaterais so: artria tireode superior, a. lingual, a. facial, a. occipital, a. auricular posterior e a. farngea ascendente. Seu ramos terminais so: artria temporal e artria maxilar. Artria aorta poro torcica: Aps a curva ou arco atico, a artria comea a descer do lado esquerdo da coluna vertebral dado origem aos ramos:

Viscerais (nutrem os rgos): 1- Pericrdicos;2- Bronquiais;3- Esofgicos;4Mediastinais;Parietais (irrigam a parede dos rgos): 5- Intercostais posteriores;6- Subcostais7Frnicas superiores.

Artria aorta parte abdominal: Ao atravessar o hiato artico do diafragma at a altura da quarta vrtebra lombar, onde termina, a aorta representada pela poro abdominal. Nesta poro a aorta fornece vrios ramos colaterais e dois terminais.

Veias da circulao pulmonar (ou pequena circulao): As veias que conduzem o sangue que retorna dos pulmes para o corao aps sofrer a hematose (oxigenao), recebem o nome de veias pulmonares. So quatro veias pulmonares, duas para cada pulmo, uma direita superior e uma direita inferior, uma esquerda superior e uma esquerda inferior. As quatro veias pulmonares vo desembocar no trio esquerdo. Estas veias so formadas pelos veias segmentares que recolhem sangue venosos dos segmentos pulmonares.

Veias da circulao sistmica (ou da grande circulao): duas grandes veias desembocam no trio direito trazendo sangue venoso para o corao so elas veia cava superior e veia cava inferior. Temos tambm o seio coronrio que um amplo conduto venoso formado pelas veias que esto trazendo sangue venoso que circulou no prprio corao.

Veia cava superior: origina-se dos dois troncos braquioceflicos (ou veia braquioceflica direita e esquerda).

Cada veia braquioceflica constituda pela juno da veia subclvia (que recebe sangue do membro superior) com a veia jugular interna (que recebe sangue da cabea e pescoo). A veia cava inferior formada pelas duas veias ilacas comuns que recolhem sangue da regio plvica e dos membros inferiores. O seio coronrio recebe sangue de trs principais veias do corao: veia cardaca magna, veia cardaca mdia e veia cardaca parva ou menor ou pequena.

Conhecer os sulcos e septos do corao

As partes lisas e rugosas da parede do trio so separadas externamente por um SULCO vertical raso, o sulco terminal, e, internamente, por uma crista vertical, a crista terminal. H um sulco terminal na veia cava inferior, um sulco coronrio e outro interventricular posterior. (veias) O SEPTO INTERATRIAL separa os trios e possui uma depresso oval do tamanho da impresso digital do polegar, o forame oval e sua vlvula no feto no trio direito.

O SEPTO INTERVENTRICULAR composto de partes membrancea e muscular, uma partio forte situada obliquamente entre os ventrculos direito e esquerdo, formando parte das paredes de cada um. - A parte spero-posterior do septo fina e membrancea e contnua com o esqueleto fibroso do corao, q forma a maior parte do septo. onde ocorrem defeitos do septo interventricular. - A parte muscular espessa e salienta-se na cavidade do ventrculo direito por causa da presso sangunea, mais alta no ventrculo esquerdo. A trabcula septomarginal (faixa moderadora) um fascculo muscular curvo q corre da parte inferior do septo interventricular para a base do msculo papilar anterior. Esta trabcula importante porque carrega parte do ramo direito do fascculo atrioventricular, uma parte do complexo estimulante do corao para o msculo papilar anterior.

O SEPTO ATRIVENTRICULAR separa o trio do ventrculo (ver questo acima sobre trios).

Conhecer o mecanismo valvar do corao

VALVAS ATRIOVENTRICULARES As valvas tricspide c mitral esto inseridas cada uma em um anel fibroso que usualmente no contnuo ao nvel da transio atrioventricular, principalmente direita. So constitudas por cspides de tamanho e extenso variveis, as quais esto presas por cordas tendneas aos msculos papilares, ou, como observado na tricspide, diretamente na superfcie do septo

ventricular. As cspides so constitudas por tecido conjuntivo frouxo. com varivel quantidade de colgeno, proteoglicanos e fibras elsticas. A partir da face atrial, identificam-se histologicamente duas camadas: a esponjosa, mais frouxa, e a fibrosa. As cordas tendneas so classificadas de acordo com a regio de sua inserso na cspide, a saber: cordas da borda livre, cordas da zona rugosa e cordas basais. As cordas mais espessas so geralmente as da zona rugosa, uma regio da face ventricular das cspides que fica entre a borda livre e a rea mais lisa (basal), junto insero no anel fibroso. H, na valva mitral, duas cordas que se salientam pela sua espessura, sendo denominadas cordas estruturais. H, ainda, as chamadas cordas comissurais, que apresentam-se em forma de leque e definem o local das comissuras, tanto na tricspide como na mitral. A linha de fechamento valvar no coincide com a borda livre das cspides, mas situa-se a uma distncia que varia de 2mm a 8mm dela, na face atrial. No local, observa-se uma pequena proeminncia linear, que costuma salientar-se com a idade.

O permetro da valva tricspide varia normalmente de 10 a 12 cm. A cspide anterior a mais longa, seguida em extenso pela cspide posterior e depois pela septal. O nome das cspides deriva de sua relao espacial com as paredes do ventrculo direito. Os msculos papilares do ventrculo direito mostram variao quanto ao nmero. H, entretanto, um que constante e em geral o mais desenvolvido situado na parede livre do ventrculo direito, denominado msculo papilar anterior, j citado anteriormente. Por vezes observa-se, entre os braos da trabcula septomarginal, a presena de um pequeno msculo papilar, o chamado "msculo de Lancisi", onde se inserem as cordas da comissura ntero-septal da valva tricspide. Quando ausentes, as cordas comissurais convergem diretamente para a musculatura septal, um achado alis encontrado em diversos pontos ao longo das cspides septal e posterior, e que ajuda a caracterizar a valva como tricspide e o ventrculo como morfologicamente direito.

A valva mitral tem sua circunferncia variando entre 8 e 10 cm, apresentando duas cspides. A anterior a maior, mostrando formato grosseiramente triangular e apresentando grossas cordas de sustentao, conforme j descrito. A cspide posterior dividida em trs bolses proeminentes, separados entre si por pequenas fendas tambm guarnecidas por cordas em leque. Caracteristicamente, as cordas da mitral convergem para o topo dos msculos papilares do ventrculo esquerdo, com exceo de poucas cordas basais da cspide posterior, que se inserem diretamente na musculatura da via de entrada ventricular. O septo ventricular , no entanto, sempre livre de inseres cordais. H dois grupos de msculos papilares, um situado ntero-lateralmente e o outro pstero-medialmente. Na sua base, esses dois grupos musculares so contguos, embora haja a falsa impresso de que eles so separados, em virtude da maneira como habitualmente se abre o corao para estudo anatmico.

VALVAS ARTERIAIS

Tanto a valva da aorta quanto a do tronco pulmonar apresentam trs vlvulas ou folhetos semilunares, cada um deles inserindo-se em uma linha com formato de "U", superiormente na tnica mdia da grande artria correspondente e inferiormente no miocrdio da via de sada do ventrculo. A valva artica, em particular, apresenta uma rea onde contnua com a cspide mitral anterior, conforme j descrito, e tambm com o septo membranoso, o que torna sua insero inferior no muscular, mas fibrosa nos pontos citados. O conceito de "anel" das valvas arteriais fica, portanto, comprometido, pois no existe uma linha circular contnua de insero valvular, como ocorre com as valvas atrioventriculares. Do ponto de vista cirrgico, entretanto, costuma-se considerar como "anel" da valva artica uma circunferncia que passa pelo limite inferior da insero de cada um dos folhetos semilunares. Em cada distole, os folhetos semilunares abalam pelo enchimento com sangue, formando os seios de Valsalva. Dois a dois, os folhetos encontram-se nas comissuras, que se prendem na parede arterial. A linha de fechamento das valvas arteriais tambm no coincide com a borda livre, a exemplo do que ocorre nas valvas atrioventriculares. No ponto mdio da borda de cada folheto h, na face ventricular, um pequeno ndulo, chamado ndulo de Arantius. Os folhetos da valva do tronco pulmonar recebem nomes de acordo com sua distribuio topogrfica. H um anterior e dois posteriores, dos quais um direito e outro esquerdo. J os folhetos da valva aorta so designados conforme os seios de Valsalva correspondentes e de acordo com a origem das artrias coronrias (coronariano direito, coronariano esquerdo e no coronariano). importante conhecer as relaes topogrficas de cada um dos seios de Valsalva. A estrutura histolgica das valvas artica e pulmonar semelhante. Na face ventricular de cada vlvula h tecido conjuntivo frouxo, com aspecto mixomatoso, e na face arterial uma camada mais densa, a fibrosa, delimitada por fibras elsticas.

ESQUELETO FIBROSO DO CORAO A funo do esqueleto fibroso do corao sustentar as valvas atrioventriculares e ancor-las massa ventricular. O esqueleto fibroso do corao compe-se de tecido fibroso ou fibrocartilaginoso. Fazem parte do esqueleto fibroso os anis das valvas mitral, tricspide e artica, o corpo fibroso central, o septo membranoso, o tendo do cone e os trgonos fibrosos anterior e posterior. A valva pulmonar, cujas vlvulas apiam-se diretamente na musculatura do trato de sada do ventrculo direito, no apresenta suporte fibroso, mas est unida ao esqueleto fibroso pelo tendo do cone. importante ressaltar que o conceito clssico pelo qual os anis valvares so estruturas

circulares bem definidas, situadas ao redor dos orifcios atrioventriculares ou no ponto de insero das valvas arteriais imprprio, do ponto de vista anatomofisiolgico. Assim, o termo anel usado neste estudo refere-se a uma estrutura que est longe de ser circular contnua perfeita. Entre os anis das valvas mitral e artica encontra-se a regio mais resistente do esqueleto, na continuidade fibrosa mitro-artica, que apresenta em suas margens espessamentos adicionais que constituem os trgonos fibrosos anterior e posterior. A unidade mitro-artica apresenta um prolongamento que a une ao anel valvar tricspide, constituindo o corpo fibroso central que inclui o trgono fibroso posterior e o septo membranoso. Embora existam padres mais freqentes, h variaes no posicionamento dos anis valvares em coraes normais, que via de regra no acarretam maiores problemas, sobretudo quando relacionadas funo e ao desempenho cardaco. So as chamadas chamadas variaes da normalidade, cujo conhecimento importante para identific-las em situaes de diagnstico por imagem e tratamento cirrgico.

Vascularizao do corao e sua importncia clnica Os vasos sanguneos do corao compreendem as artrias coronrias e as veias cardacas, q conduzem sangue para e proveniente da maior parte do miocrdio, q recebem tanto inervao simptica qt parassimptica.

ARTRIAS CORONRIAS: primeiros ramos da aorta, suprem, o miocrdio e o epicrdio do corao. As coronrias direita e esquerda originam-se dos seios correspondentes da parte ascendente da aorta, imediatamente superior valva da aorta. Elas suprem ambos os trios (so mt peq e quase no aparecem) e ventrculos.

ARTRIA CORONRIA DIREITA (ACD) origina-se no seio direito da parte ascendente da aorta e corre no sulco coronrio ou atrioventricular. Ela emite um ramo prximo a sua origem, q o ramo do n sinoatrial (AS) ascendente q supre o nodo sinoatrial. E na cruz do corao, o ramo q supre o n atrioventricualr. Emite um ramo marginal direito q supre a margem direita do corao em direo ao pice do corao, mas no o alcana. Emite a grande artria interventricular posterior q desce no sulco interventricular posterior em direo ao pice do corao. Esse ramo supre ambos os ventrculos e envia ramos septais interventriculares perfurantes para o septo interventricular. Prximo do pice do corao, a artria coronria direita anastomosa-se com os ramos cincunflexo e interventricular anterior da

artria coronria esquerda.

Ela supre: trio direito A maior parte do ventrculo direito Parte do ventrculo esquerdo (fase diafragmtica) Parte do septo atrioventricular (tero posterior) O n sinoatrial (aproximadamente 60% das pessoas) O n atrioventricular (aproximadamente 80% das pessoas)

ARTRIA CORONRIA ESQUERDA (ACE) origina-se do seio esquerdo da parte ascendente da aorta e passa entre a aurcula esquerda e o tronco pulmonar no sulco coronrio. Ela divide-se em 2 ramos, um ramo interventricular anterior (ramo descendente anterior esquerdo, vai em direo ao pice do corao, supre ambos os ventrculos e o septo interventricular) e um ramo circunflexo. Em muitas pessoas o ramo interventricular anterior origina-se de um ramo lateral (diagonal). O ramo circunflexo menor da artria coronria esquerda segue o sulco coronrio em torno da margem esquerda at a face posterior do corao. A artria marginal esquerda, um ramo circunflexo, supre o ventrculo esquerdo.

Ela supre: trio esquerdo A Maior parte do ventrculo esquerdo Parte do ventrculo direito A maior parte do septo interventricular O n sinoatrial (em +- 40% das pessoas)

O corao drenado principalmente pelas veias que desembocam no seio coronrio e parcialmente pelas pequenas veias q desembocam no trio direito.

O SEIO CORONRIO, a principal veia do corao, um canal venoso amplo que corre da esquerda para a direita na parte posterior do sulco coronrio. Ele recebe a veia interventricular anterior ou veia cardaca magna na sua extremidade final. A veia ventricular esquerda posterior e a veia marginal esquerda tambm se abrem no seio coronrio.

VEIA CARDACA MAGNA: a tributria principal do seio coronrio. Comea prximo do pice

do corao e sobe com o ramo interventricular anterior da artria coronria esquerda. Ela se curva para a esquerda e corre com o ramo circunflexo, drenando a maioria das reas supridas pela artria coronria esquerda.

VEIAS CARDACAS MDIA E PARVA: drenam a maioria das reas supridas pela artria coronria direita.

VEIA OBLQUA DO TRIO ESQUERDO: insignificante nos adultos e importante no perodo fetal, um vaso pequeno e um vestgio da veia cava superior esquerda embrionria.

VEIAS CARDACAS MNIMAS: so vasos diminutos q comeam nos leitos capilares do miocrdio e abrem-se diretamente nas cmaras do corao, principalmente nos trios. Embora chamadas veias, elas so destitudas de comunicaes por vlvulas com os leitos capilares do miocrdio e podem conduzir sangue das cmaras do corao para o miocrdio. Elas tambm podem fornecer uma circulao colateral para partes na musculatura do corao.

VEIAS CARDACAS ANTERIORES: so diversas pequenas veias q comeam na face anterior do ventrculo direito e termina no trio direito aps cruzar o sulco coronrio.

Definio infarto do miocrdio Infarto do miocrdio est relacionado a uma rea do miocrdio que sofreu necrose. A causa mais comum da doena isqumica do corao (ausncia de suprimento sanguneo adequado) a insuficincia coronria que resulta da aterosclerose das artrias coronrias. A aterosclerose o resultado do acmulo de lipdios nas paredes internas das artrias coronrias. A medida que a aterosclerose coronria progride, os canais colaterais que ligam uma artria coronria a outra se expandem, permitindo que a perfuso adequada do corao continue. A despeito do mecanismo de compensao, o miocrdio pode no receber oxignio suficiente quando o corao precisa realizar quantidades maiores de trabalho. A insuficincia do suprimento sanguneo para o corao (isquemia miocrdica) pode resultar em uma rea de necrose do miocrdio.

Inervao do corao A inervao do msculo cardaco de duas formas: extrnseca que provm de nervos situados fora do corao e outra intrnseca que constitui um sistema s encontrado no corao e que se localiza no seu interior. A inervao extrnseca deriva do sistema nervoso autnomo, isto , simptico e parassimptico. A inervao intrnseca ou sistema de conduo do corao, no constituda s por fibras nervosas, mas sim por um tecido diferenciado conhecido por tecido

nodal. O corao suprido pelas fibras nervosas autnomas provenientes dos plexos cardacos superficial e profundo. Estas redes nervosas situam-se anteriores bifurcao da traquia, posteriores parte ascendente da aorta e superiores bifurcao do tronco pulmonar.

SUPRIMENTO SIMPTICO: proveniente das fibras pr e ps-ganglionares. O estmulo simptico do tecido nodal aumenta a freqncia cardaca e a fora de suas contraes. Esse estmulo, indiretamente, produz dilatao das artrias coronrias inibindo sua constrio. Isto fornece mais oxignio e nutrientes para o miocrdio durante perodos de atividade aumentada. SUPRIMENTO PARASSIMPTICO: proveniente das fibras pr-ganglionares do nervo vago. As psganglionares tambm terminam nos ns sinoatrial e atrioventricular e diretamente nas artrias coronrias. O estmulo dos nervos parassimpticos diminui a freqncia cardaca, reduz a fora do batimento cardaco e constringe as artrias coronrias, economizando energia entre perodos de demanda aumentados.

O sistema de conduo do corao Sistema de conduo do corao ou inervao intrnseca um complexo estimulante do corao, que coordena o ciclo cardaco. Consiste em clulas musculares cardacas e fibras de conduo altamente especializadas para os impulsos iniciais e os conduzem rapidamente atravs do corao. Esse tecido nodal est distribudo por quatro formaes: 1- N sinoatrial: situa-se nas proximidades do stio da veia cava superior.2- N atrioventricular: situa-se abaixo do stio da veia cava inferior.3- Fascculo atrioventricular: origina-se do n atrioventricular e se dirige para o septo interventricular, ao nvel do qual se bifurca em dois ramos, um direito que desce pelo lado direito do septo interventricular, e outro esquerdo que perfura o septo, para descer pala sua face esquerda.4- Plexo subendocrdio: os ramos direito e esquerdo do fascculo atrioventricular, fornecem inmeros ramos colaterais e terminais, que constituem uma verdadeira rede situada logo abaixo do endocrdio, que o plexo subendocrdio.

Ciclo cardaco O ciclo cardaco constitui as aes de bombeamento simultneo das duas bombas (cmara direita e esquerda) atrioventriculars (AV), ou melhor, a seqncia de fatos que acontece a cada batimento cardaco. Resumidamente, o corao ciclicamente se contrai e relaxa. Quando se contrai, ejeta o sangue em direo dasartrias, na fase chamada de sstole. Quando relaxa, recebe o sangue proveniente das veias, na fase chamada distole.

Sstole a contrao do msculo cardaco, temos a sstole atrial que impulsiona sangue para os ventrculos. Assim as valvas atrioventriculares esto abertas passagem de sangue e a pulmonar e a artica esto fechadas. Na sstole ventricular as valvas atrioventriculares esto fechadas e as semilunares abertas para a passagem de sangue.

Distole o relaxamento do msculo cardaco, quando os ventrculos se enchem de sangue, neste momento as valvas atrioventriculares esto abertas e as semilunares esto fechadas. O ciclo cardaco compreende: 1- Sstole atrial;2- Sstole ventricular;3- Distole ventricular.

Locais de ausculta das bulhas cardacas

FOCOS DE AUSCUTA - Foco MITRAL: 5 espao intercostal esquerdo medialmente a linha hemiclavicular; - Foco TRICSPIDE: 5 espao intercostal direito rente ao esterno, podendo variar para o 5 espao intercostal esquerdo rente ao esterno ou para a regio do processo xifide; - Foco ARTICO: 2 espao intercostal direito rente ao esterno; - Foco PULMONAR: 2 espao intercostal esquerdo rente ao esterno.

Derrame pericrdio Derrame pericrdico quando h um aumento da quantidade de lquido pericrdico, comprimindo o corao e dificultando seus batimentos. Quando a quantidade de lquido grande, ocorre importante perda de capacidade do corao, numa situao chamada de tamponamento cardaco, que uma condio potencialmente letal porque o pericrdio fibroso se torna consistente e sem elasticidade. O tamponamento cardaco tambm pode resultar de hemorragia no interior da cavidade da cavidade do pericrdio aps operao do corao; de ferimentos a faca que perfuram o corao fazendo com que o sangue entre na cavidade do pericrdio. O excesso de lquido pericrdico no permite ao corao expandir-se completamente, limitando assim o influxo de sangue para os ventrculos.

A pericardiocentese a drenagem do lquido da cavidade do pericrdio, que normalmente necessria para aliviar o tamponamento cardaco. Para remover o excesso de lquido, uma agulha de grande calibre pode ser inserida atravs do 5 ou 6 espao intercostal esquerdo prximo do esterno. Esta abordagem do saco pericrdico possvel porque a incisura cardaca no pulmo esquerdo e a incisura mais rasa situada no saco pleural esquerdo deixam parte do

saco pericrdico exposta a rea nua do pericrdio. O saco pericrdico tambm pode ser alcanado, penetrando-se no ngulo infra-esternal e passando a agulha spero-posteriormente. Neste local, a agulha evita o pulmo e as pleuras e penetra na cavidade pericrdica. Entretanto, deve-se tomar cuidado para no puncionar a artria torcica interna. Em pacientes com pneumotrax (ar na cavidade pleural) o ar pode separar-se ao longo dos planos do tecido conectivo e penetrar no saco pericrdico, produzindo um pneumopericrdio.

Mecanismo da dor referida do corao O corao insensvel ao toque, corte, frio e calor, contudo, a isquemia e o acmulo de produtos metablicos estimulam as terminaes da dor no miocrdio. As fibras aferentes da dor correm centralmente nos ramos cervicais mdios e inferiores e, especialmente, nos ramos cardacos torcicos do tronco simptico. A DOR REFERIDA CARDACA um fenmeno por meio do qual estmulos nocivos que se originam no corao so percebidos pelo paciente como dor que se origina de uma parte superficial do corpo (a pele no membro superior esquerdo, por exemplo). A dor visceral transmitida pelas fibras aferentes viscerais que acompanham as fibras simpticas e tipicamente referida s estruturas somticas ou reas como, por exemplo, o membro superior, que tem fibras aferentes com corpos da clula no mesmo gnglio espinal e processos centrais que penetram na medula espinal atravs das mesmas razes dorsais. A dor de angina conhecida como dor no peito, dor de constrio como um aperto no peito. Ela comumente sentida como se irradiando das regies subesternal e peitoral esquerda para o ombro esquerdo e a face medial do membro superior esquerdo. Esta parte do membro suprida pelo nervo cutneo medial do brao. Freqentemente os ramos cutneos laterais do 2 e 3 nervos intercostais unem-se ao nervo cutneo medial do brao. Conseqentemente, a dor cardaca referida ao membro superior porque os segmentos da medula espinal destes nervos cutneos (T1, T2 e T3) tambm so comuns s terminaes aferentes viscerais para as artrias coronrias.

Circulao fetal O sistema circulatrio do feto diferente, j que o feto no usa pulmo, mas obtm nutrientes e oxignio pelo cordo umbilical. Aps o nascimento, o sistema circulatrio fetal passa por diversas mudanas anatmicas. O feto possui o ligamento arterial, que passa da raiz da artria pulmonar esquerda para a face inferior do arco da aorta. O nervo larngeo recorrente curva-se abaixo do arco da aorta adjacente ao ligamento arterial e sobre entre a traquia e o esfago. Esse ligamento permanece aps o nascimento como um vestgio, sem funo, porque seno haveria a mistura do sangue oxigenado com o no oxigenado.

POSTADO POR ESCOLA DE MEDICINA S 11:33 NENHUM COMENTRIO: MARCADORES: CORAO E SISTEMA CIRCULATRIO

Postagens mais antigasIncio

Assinar: Postagens (Atom)

SEGUIDORES

ARQUIVO DO BLOG

2008 (24) o Dezembro (24) Introduo Anatomia Humana Osteologia Crnio e Coluna Vertebral Articulaes Sistema Muscular Sistema Circulatrio Corao e Sistema Circulatrio Sistema Nervoso Pescoo Trax Vias Areas Superiores Vias Areas Inferiores Pulmo Corao Trato Digestrio Esfago Cavidade Abdominal Estmago Intestino Delgado Intestino Grosso Fgado Pncreas

Bao Sistema Urinrio

QUEM SOU EU

ESCOLA DE MEDICINA VISUALIZAR MEU PERFI L COMPLETO

You might also like