You are on page 1of 8

SOUTHERN AFRICA MISSION

Devocional dirio 1Timteo


Simo Macunge

2/22/2011

Com intuido de ajudar na compreeno de cada um que tem responsabilidades no Reino De Deus (na igreja) ou sonha com, preparou-se este pequeno manual de devocional diario com Deus. Oro que Deus ilumina o corao de quem estiver lendo, assim como iluminou na elaborao do mesmo. E para Deus vai a GLORIA...

Timteo foi uma ajuda constante, leal, fiel e essencial no trabalho missionario de Paulo. Eles estabeleceram um relacionamento de amizade e confiana, que nem o tempo, a distancia ou os problemas puderam quebrar. As passagem de (At 17.14-15; 18.5; 19.22; 20.4) so registos que deixam claro o bom relacionamento entre eles. Oito das trezes cartas de Paulo tambm do o mesmo testemunho (Rm 16.21; 1Co 4.17; 16.10; 2Co 1.1; Fp 2.19; Cl 1.1; 1Ts 1.1; 3.2,6; 2Ts 1.1; Fm 1). A Timteo Paulo dirigiu duas cartas nas quais o chama de verdadeiro filho na f (1Tm 1.2) e amado filho (2Tm 1.2; 2.1). Quando, na sua segunda viagem, Listra, conheceu Timteo, que vivia ali. aproximadamente vinte anos de idade, filho de de pai grego (At 16.1) isto , a sua me, Eunice, origem judaica, e o seu pai, pago. o apstolo chegou a Era um jovem de uma judia crente, mas era crist (2Tm 1.5) de

Paulo inclui Timteo no seu grupo missionrio que partiria para Europa para annciar o evangelho de Cristo. Anos depois, Timteo receberia o encargo de zelar pela boa doutrina na sia Menor e de impedir possveis desvios em direo a outros ensinamentos, falsos e destrutivos (1.3-4; 4.6,9,13,16; 6.3-5), que haviam comeado a penetrar nas comunidades crists (1.3-11). A aluso aos mestres da lei, assim como a nfase colocada nos valores autnticos da lei de Moiss (1.6-10) denunciam a atividade que os judaizantes estavam desenvolvendo nas igrejas asiticas. Paulo tinha uma sria preocupao com a organizao da igreja. Isso esta patente na narrao de normas de vida e de conduta, vlidas tanto para cada membro individualmente como para a edificao e o crescimento espiritual das congregaes crists em conjunto. Por isso, a carta contm instrues sobre diversos temas: a necessidade da orao e a boa ordem na comunidade (2.1-15), as bases para se chegar a uma eficiente organizao da igreja (3.1-13), a vigilncia frente ao erro doutrinrio (4.1-5; 6.3-5) e a ateno administrao congregacional e ao exerccio do ministrio pastoral (3.14-15; 5.16.2). No posso deixar de mencionar 1 Timteo 3:16. Onde um breve poema formado por trs pares de versos, aponta o caminho da exaltao de Jesus Cristo, desde a sua manifestao humana at a sua ascenso e glorificao nos cus. Paulo chama de grande mistrio da

piedade a esta bela afirmao de f que o centro de gravidade do ensino de 1Timteo (1Tm).

Aviso Contra Os Falsos Mestres


Leitura: 1 Timoteos 1:1-11 Abrir:
1. 2.

Qual foi ou a ocupao de seu pai? E de sua me? Como que eles resolviam ou resolvem as brigas entre irmos?

Estudo: 1. Como voc se sentiria se voc fosse deixado para trs para lidar com uma igreja com problemas onde esta sendo ensinado falsa doutrina e especulaes que mantem a igreja em crise? 2. Como Paulo diferencia a "falsa doutrina" da "s doutrina" (vv. 3, 10-11)? 3. Por que Paulo adverte contra os professores que gostam de estudar "mitos e genealogias interminveis"? 4. No entanto, Paulo descreve o objetivo de ensinar (v.5) O que estava faltando nos falsos mestres? 5. O que Paulo diz sobre o propsito da Lei? Aplicao: 1. Quem foi o "Paulo" em sua vida que se tornou como uma direo espiritual para voc? 2. Como voc descreveria sua vida espiritual agora?

Gratido Pela Misericrdia de Deus


Leitura: 1 Timoteo 1:12-20 Abrir: Qual o momento marcante da tua vida? Como tens comemorado este momento? Estudo: Paulo condena os falsos mestres no versculo 3-13, mas ele relembra Timoteo, do seu (Paulo) passado.

1. 2. 3. 4.
5.

O que Paulo diz sobre si mesmo (vv.13-14)? De acordo com o versculo 15, por que Jesus veio ao mundo? Porque que algum como Paulo um bom testemunho para os descrentes (v. 16)? Quando voc compartilha seu erro do passado, qual o resultado? O que Paulo desafia Timteo a fazer? Como voc explicaria isso?

1.

2.

Aplicao: Pensando na sua vida espiritual, qual foi a ocasio mais prxima que voc chegou para ser um "naufrgio na f"? O que causou isto?

Instrues Sobre O Culto


Leitura: 1 Timteo 2:1-15 Abrir: Como eram os culto em sua igreja, enquando voc estava crescendo? E como na sua igreja hoje? Estudo: 1. Gostarias de estar na pele de Timteo? 2. Por que Paulo queria que as igrejas que se reuniam em casa orassem pelos "reis e por todos aqueles que tm autoridade"? 3. O que voc acha que os falsos mestres estavam ensinando sobre a orao que faz com que Paulo escreva os versos 3-7? 4. Porque voc acha que Paulo d instrues sobre como as mulheres devem vestir? O que o tipo de vesturio tem a ver com o que estava acontecendo na cultura deles? 5. No verso 11, Paulo fala sobre o silncio e submisso. Que tipo de submisso devemos todos ns ter (1Pedro 2:13-21; 3:1-7)? Porque que Paulo abordar o papel que as mulheres devem ter na igreja? 1. Aplicao: Voc j fez parte da implatao de uma igreja?

Bispos e diconos
Leitura: 1 Timteo 3:1-16

Abrir:
1.

2.

Enquanto criana, quem cuidava de ti? Como voc tratava essa pessoa? Como essa pessoa tratava voc? Voc gosta de cuidar de crianas?

Estudo: 1. Se voc precisria remover um lder (bispo, dicono) da igreja, porque esta pessoa estava ensinando falsas doutrinas, a beber demais e ou envolvido em relaes inapropriadas com o sexo oposto, o que voc faria? 2. Qual o titulo na igreja mais prximo de um bispo? 3. Compare as qualificaes nos versos 2-7 com este titulo? 4. O que quer dizer quando um lider tem um filho rebelde? 5. Porque uma "boa reputao" com os de fora importante? 6. O que vocs chamam de dicono na igreja? 7. Como voc compara a sua qualificao para tal? 8. Voc acha que Timteo ter problemas para encontrar os lderes da igreja, se ele insiste nesses padres elevados? Aplicao 1. Como a igreja esta indo a cerca de levantar lderes para os diversos grupos da igreja? 2. Se estamos crescendo crescendo o nmero de grupos na igreja, esto esses grupos a se multiplicarem?

Instrues a Timteo
Leitura: 1 Timteo 4:1-16 Abrir: O que voc faz para manter a forma? Em quo boa forma

fsica estas?

Estudo: O foco nesta passagem em dois estilo de vida: o estilo de vida dos falsos mestres e do estilo de vida recomenda a Timteo para um cristo. 1. Nos versos 2-3, o que se pode assumir como estilo de vida dos falsos mestres (6:3-4, 90-10)?

2. 3.

4.

5. 6.

Em contraste, Qual o estilo de vida recomendado a Timteo para um cristo (6, 7, 10, 12, 16)? Ser que Paulo est colocando para baixo o condio fsica ou simplesmente us-o como uma maneira de enfatizar o exerccio espiritual (piedade)? Qual o bom conselho que Paulo d a Timteo nos versculos 11-16 que seria bom para qualquer lder espiritual nas igrejas de hoje? Que tal para voc? Qual o equilbrio e a prtica que Paulo recomenda a Timteo (v.16)? Se Paulo vivesse entre ns hoje, o que ele diria aos lderes sobre o seu estilo de vida? E a ti o que Paulo diria?

1.

2. 3.

Aplicao: Seja sincero consigo mesmo, com Deus, com o proximo. Voc anda mais preocupado com a sua sade fsica ou com a sua sade espiritual? Que regime voc adoptou para te manter espiritualmente apto? Que areas voc precisa de um pouco de ajuda?

Conselhos sobre vivas, pessoas idosas e Escravos


Leitura: 1 Timteo 5:1-6:2 Abrir: 1. Onde gostarias de te aposentares? 2. Voc gostaria de ficar vivendo perto de seus filhos ou em uma agradvel comunidade de idosos? Estudo: Alm dos problemas de liderana que Paulo j abordou, Paulo insroi Timteo nesta passagem em trs problemas internos: As vivas na igreja? Disciplina da Igreja? Desrespeito dos escravos com os seus proprietrios? 1. Quando Timteo aproxima as pessoas, como ele deve tratar os dois generos e e as diferentes idades (vv.1-2)? 2. Quais so os dois tipos de vivas nestas passagens (vv.5-6)? Para as vivas que esto "realmente necessitadas", como essa pessoa deve ser cuidada? Que condies so necessrias para essa pessoa (v.9-10)?

3. 4.

5. 6. 7.

Por que as vivas jovens no devem ser cuidadas pela Igreja (vv.11-15)? Por que os idosos devem receber "dupla honra" (v.17)? Se um idoso abusa de suas responsabilidades, quais so os passos para ser usado para disciplin-lo? Do que voc precisa ter cuidado (v.21)? Por problemas de sade, o que Paulo recomenda a Timteo? Qual a diferena entre esse conselho e 3:3,8? Qual o princpio nas instrues de Paulo com relao aos escravos que se aplicam hoje na relao empregador / empregado? Se voc fosse Timteo, qual dos trs problemas encontrarias mais dificuldade para lidar: as vivas? Elder disciplina? Escravos?

Aplicao: 1. Voc ou conheces algum que de repente ficou sozinho? Como foi esse momento? Quem na igreja precisa de alguma ajuda que voc ou o seu grupo pode oferecer? 2. Qual deve ser a resposta de um cristo ou da Igreja quanto questo social?

Amor por Dinheiro


Leitura: 1 Timteo 6:3-10 Abrir:
1.

Quando voc se casou, quanto dinheiro voc tinha no bolso ou quanto dinheiro voc acha que precisas para casares?

Estudo: A motivao dos falsos mestres esta clara. 1. Como voc compararia a motivao dos falsos mestres com os seguidores de Cristo hoje? 2. O que est errado em querer ser rico? Qual a diferena entre usufruir do dinheiro e de amar o dinheiro? Aplicao: 1. Quando voc olhar para trs para os dias mais felizes da sua vida, quanto em dinheiro voc tinha? 2. Com o que voc esta lutando agora?

O Bom Combate
Leitura: 1 Timteo 6:11-21 Abrir: Como voc aprende a lidar com seu dinheiro? Estudo: Paul terminou de lidar com os problemas da igreja. Agora, ele volta para dar ao seu "filho na f" um desafio pessoal. 1. Com quem Paulo parece nos versculos 11-16? Do que Timteo desafiado a fazer (v.11)? 2. Na passagem anterior (vv.1-10), Paulo foca no perigo do amor ao dinheiro. Nesta passagem, ele lida com as responsabilidades a ter com o dinheiro. O que Paulo diz no versculo 17-19 sobre a riqueza? Se Paulo estivesse entre ns hoje, qual seria o desafio para os seguidores de Cristo neste pas? 3. Se voc fosse o jovem Timteo, como estarias se sentindo aps a leitura desta carta? Aplicao: 1. Ao pensar sobre sua jornada espiritual, onde voc foi empurrado/a para uma posio para a qual voc se sentiu totalmente inadequado/a? O que Deus te ensinou a partir dessa experincia? 2. Qual a verdade mais importante que voc tenha aprendido com este estudo?

You might also like