You are on page 1of 2

ESCOLA SECUNDRIA DE FRANCISCO RODRIGUES LOBO

DEPARTAMENTO DE EXPRESSES

GRUPO DE RECRUTAMENTO DE ARTES VISUAIS


Ano lectivo de 2012 / 2013 CRITRIOS DE AVALIAO E DE CLASSIFICAO
CURSO PROFISSIONAL DE TCNICO DE DESIGN DE INTERIORES E EXTERIORES DISCIPLINA: GEOMETRIA DESCRITIVA
OBJECTO DA AVALIAO

ANOS DE ESCOLARIDADE: 2 e 3
CRITRIOS

CONCEITOS Neste campo, objecto da avaliao a aplicao dos conceitos decorrentes dos contedos do programa: os implcitos no conhecimento dos fundamentos tericos dos mtodos de representao didrica e axonomtrica; os implicados nos processos construtivos de representaao; os implicados no conhecimento da normalizao.

Conhecimento dos fundamentos tericos: Interpretao de representao de formas; Identificao dos mtodos de representao utilizados; Distino entre as aptides especficas de cada mtodo, com vista sua escolha na resoluo de cada problema concreto de representao; Relacionamento de mtodos e/ou processos. Conhecimento dos processos construtivos: Interpretao de dados ou de descries verbais de procedimentos grficos; Aplicao dos processos construtivos na representao de formas; Economia nos processos usados; Descrio verbal dos procedimentos grficos para a realizao dos traados. Conhecimento relativo normalizao: Interpretao de desenhos normalizados; Aplicao das normas nos traados. Utilizao dos instrumentos: Escolha dos instrumentos para as operaes desejadas; Manipulao dos instrumentos; Manuteno dos instrumentos. Execuo dos traados: Cumprimento das normas; Rigor grfico; Qualidade do traado; Legibilidade das notaes. Utilizao da Geometria Descritiva como instrumento de comunicao ou registo: Recurso representao de formas, para as descrever; Legibilidade e poder expressivo das representaes; Pertinncia dos desenhos realizados. Capacidade de representao de formas imaginadas ou reais: Representao grfica de ideias; Reproduo grfica de formas memorizadas.

TCNICAS Neste campo so objecto de avaliao: a utilizao dos instrumentos de desenho e a execuo dos traados.

REALIZAO Neste campo, so objecto de avaliao: competncias implicadas na utilizao imediata da Geometria Descritiva em situaes de comunicao ou registo; competncias que actuam na capacidade de percepo e de visualizao.

ATITUDES Responsabilidade ( assduo e pontual, esfora-se na realizao das tarefas, organiza o Neste campo consideram-se caderno dirio ou porteflio, auto avalia-se, cuidadoso com a higine e segurana no as atitudes manifestadas no trabalho);

ESCOLA SECUNDRIA DE FRANCISCO RODRIGUES LOBO


DEPARTAMENTO DE EXPRESSES

GRUPO DE RECRUTAMENTO DE ARTES VISUAIS


Ano lectivo de 2012 / 2013 CRITRIOS DE AVALIAO E DE CLASSIFICAO
CURSO PROFISSIONAL DE TCNICO DE DESIGN DE INTERIORES E EXTERIORES DISCIPLINA: GEOMETRIA DESCRITIVA
OBJECTO DA AVALIAO

ANOS DE ESCOLARIDADE: 2 e 3
CRITRIOS

trabalho: At

Cooperao (colabora e solidrio com os colegas, no provoca incidentes


perturbadores, aguarda que lhe seja dada a palavra, receptivo diversidade cultural, respeita as regras);

Participao (est atento, responde quando solicitado, intervm espontaneamente, participa em actividades de projecto e/ou complemento curricular); Esprito crtico (analisa os resultados de forma crtica, fundamenta as opinies, no aceita concluses sem reflexo e discusso); Autonomia (toma iniciativa para a resoluo de tarefas, realiza o trabalho de pesquisa extra-aula, organiza o seu plano de trabalho, procura solues para situaes novas) ;

INSTRUMENTOS DE AVALIAO Trabalhos da Aula ou dela decorrentes - 1 trabalho por mdulo: T1 Um teste por mdulo: T2

VALOR PERCENTUAL 20% (conceitos, tcnicas e realizao) 80% (conceitos, tcnicas e realizao)

CRITRIOS DE CLASSIFICAO POR MDULO (frmula de clculo)

75%(20%T1+80%T2)+25%At

Observaes: A avaliao em Geometria Descritiva contnua e integra duas componentes: uma, ora
formativa, ora sumativa, baseada no desenrolar dos trabalhos, desde os primeiros ensaios at aos produtos finais; outra, sumativa, assente em provas criadas expressamente para esse efeito: testes e/ou trabalhos prticos.

You might also like