You are on page 1of 3

REQUERIMENTO DE ABONO DE FAMLIA PR-NATAL E ABONO DE FAMLIA PARA CRIANAS E JOVENS

INFORMAES E INSTRUES DE PREENCHIMENTO DO MODELO RP 5045-DGSS

O requerimento pode ser preenchido informaticamente. Para este efeito utilize o ficheiro que se encontra disponvel em w w w . s e g - s o c i a l . p t na opo formulrios e na categoria Prestaes Familiares. O requerimento pode, ainda, ser apresentado online, no servio Segurana Social Direta (SSD) em www.seg-social.pt.
Nota: Os requerentes de Abono de Famlia para Crianas e Jovens que tiverem requerido o Abono de Famlia Pr-Natal, no precisam de apresentar requerimento. O requerimento de Abono de Famlia para Crianas e Jovens, se requerido pela me, no prazo de seis meses aps o nascimento, considera-se vlido para atribuio do Abono de Famlia Pr-Natal, se este no tiver sido requerido no perodo de gestao.

Para que possa preencher o requerimento, mais facilmente, deve seguir as informaes, que a seguir se indicam, por referncia aos ttulos dos quadros do requerimento, Mod. RP 5045-DGSS.
1 ELEMENTOS RELATIVOS AO REQUERENTE

Quem pode requerer o Abono de Famlia Pr-Natal? Pode requerer esta prestao, a mulher grvida que atingiu a 13. semana de gestao, desde que tenha residncia em territrio nacional ou residncia equiparada (1).
(1)

Considera-se residente em Portugal o cidado nacional com domiclio habitual em territrio nacional, o cidado estrangeiro, refugiado ou aptrida com ttulo vlido de autorizao de residncia legal em Portugal, sem prejuzo de outras situaes decorrentes do que esteja estabelecido em instrumento internacional a que Portugal se encontre vinculado ou legislao aplicvel.

Quem pode requerer o Abono de Famlia para Crianas e Jovens? Podem requerer esta prestao, as pessoas que residam em territrio nacional ou em situao equiparada (2), que a seguir se referem: o prprio titular do direito prestao se for maior de 18 anos; pais, pessoas equiparadas por situao de unio de facto e representantes legais, desde que o titular da prestao esteja inserido no seu agregado familiar; pessoa idnea que viva em comunho e mesa com o titular do direito prestao; pessoa a quem o titular do direito prestao esteja confiado, administrativa ou judicialmente; entidade que tenha a criana ou jovem sua guarda e cuidados e que, comprovadamente, lhe preste ou se disponha a prestar-lhe assistncia.
(2)

Considera-se residente em Portugal o cidado nacional com domiclio habitual em territrio nacional, o cidado estrangeiro, refugiado ou aptrida com ttulo vlido de autorizao de residncia legal em Portugal, sem prejuzo de outras situaes decorrentes do que esteja estabelecido em instrumento internacional a que Portugal se encontre vinculado ou legislao aplicvel.

2 ELEMENTOS RELATIVOS CRIANA OU JOVEM

Quais so as crianas ou jovens? Neste quadro deve indicar os elementos de identificao da criana ou jovem e assinalar se o mesmo est a trabalhar.
3 ELEMENTOS SOBRE O VALOR DO PATRIMNIO MOBILIRIO DO REQUERENTE E DO AGREGADO FAMILIAR DATA DE APRESENTAO DO REQUERIMENTO

Qual o limite do valor do patrimnio mobilirio do agregado familiar que permite ter acesso prestao? Neste quadro deve indicar se o valor total do patrimnio mobilirio (valores depositados em contas bancrias, aes obrigaes, certificados de aforro, ttulos e unidades de participao em instituies de investimento coletivo e outros ativos financeiros) de todos os elementos do agregado familiar, ultrapassa 100.612,80 EUR. Caso o valor do patrimnio mobilirio do agregado familiar seja superior a 240 vezes o valor do Indexante dos Apoios Sociais - IAS (no ano de 2012 corresponde a 419,22 EUR), no tem acesso prestao.
Importante: Deve ter em ateno que as falsas declaraes tm como consequncia a inibio do acesso, durante um perodo de 24 meses, s Prestaes por Encargos Familiares, ao Subsidio Social de Desemprego, assim como aos subsdios sociais no mbito da Parentalidade.

Mod. RP 5045/2/2012DGSS - verso www.seg-social.pt

Pg. 1/3

4 COMPOSIO DO AGREGADO FAMILIAR

Quais so as pessoas que compem o agregado familiar do requerente e que devem ser indicadas no requerimento? So considerados elementos do agregado familiar, as pessoas que vivem em economia comum (em comunho de mesa e habitao, que tenham estabelecido entre si uma vivncia comum de entreajuda e partilha de recursos) e que, data da apresentao do requerimento, tenham, com o requerente, as seguintes ligaes familiares: cnjuge ou pessoa que viva com o requerente, em unio de facto h mais de dois anos; parentes e afins maiores, em linha reta e em linha colateral, at ao 3. grau (estes parentes so por exemplo: os filhos, os netos, os bisnetos, os irmos; os pais, os tios, os avs e os bisavs); parentes e os afins menores em qualquer grau da linha reta e da linha colateral; adotantes, tutores e pessoas a quem o requerente esteja confiado por deciso judicial ou administrativa de entidades ou servios legalmente competentes para o efeito; adotados e tutelados pelo requerente ou qualquer um dos elementos do agregado familiar e crianas e jovens confiados por deciso judicial ou administrativa de entidades ou servios legalmente competentes para o efeito ao requerente ou a qualquer dos elementos do agregado familiar. Considera-se que a situao de economia comum se mantm nos casos em que o titular ou algum dos elementos do agregado familiar se desloque por um perodo igual ou inferior a 30 dias ou por um perodo superior a 30 dias, por motivo (1) de sade, estudo, formao profissional ou de relao de trabalho que revista carter temporrio . No inclua na composio do agregado as crianas e jovens, consideradas pessoas isoladas, quando estejam numa das seguintes situaes de internamento em: estabelecimentos de apoio social, pblicos ou privados sem fins lucrativos, cujo funcionamento seja financiado pelo Estado ou por outras pessoas coletivas de direito pblico ou de direito privado e utilidade pblica; centros de acolhimento, centros tutelares educativos ou de deteno.
(1).

Sem prejuzo de a referida ausncia se reportar a uma data anterior data de apresentao do respetivo requerimento

5 RENDIMENTOS DO AGREGADO FAMILIAR

Quais os rendimentos que so tidos em conta para atribuio das prestaes? Os rendimentos a declarar so os relativos a todas as pessoas que compem o agregado familiar e referentes ao ano anterior ao da entrega do requerimento. Deve indicar todos os rendimentos conforme est indicado nos quadros. Para alm dos rendimentos que declara no requerimento, os servios da Segurana Social consideram oficiosamente outros rendimentos, quer os verificados atravs da troca de informao entre os servios da Administrao Fiscal e os servios da Segurana Social, quer os correspondentes ao valor das prestaes sociais pagas pela Segurana Social.
6 VALOR DO PATRIMNIO MOBILIRIO DO AGREGADO FAMILIAR EM 31 DE DEZEMBRO DO ANO ANTERIOR AO DA APRESENTAO DO REQUERIMENTO

Qual o valor do patrimnio mobilirio que considerado como rendimento do agregado familiar? Deve indicar o valor do patrimnio mobilirio conforme est descrito neste quadro. Se os elementos do agregado familiar possurem patrimnio mobilirio (valores depositados em contas bancrias, aes, obrigaes, certificados de aforro, ttulos e unidades de participao em instituies de investimento coletivo e outros ativos financeiros), os servios da Segurana Social consideram como rendimentos de capitais, o maior dos seguintes valores: o total de juros dos depsitos bancrios, dos dividendos de aes ou dos rendimentos dos certificados de aforro e de outros ativos financeiros, cuja informao obtida atravs de troca de informao com os servios da Administrao Fiscal; o correspondente a 5% do total do patrimnio mobilirio.
Nota: Caso um bem pertena a duas ou mais pessoas do agregado familiar (ex: conta bancria) divida o valor total pelo nmero de pessoas a quem ele pertence e mencione o valor que cabe a cada uma dessas pessoas na linha do quadro que lhe corresponde. 7 HABITAO SOCIAL DO REQUERENTE

Para que efeito deve indicar a habitao social? Neste quadro deve indicar se o requerente e o seu agregado familiar residem em casa de habitao social. Em caso afirmativo, considera-se que existe um rendimento e que este deve ser somado ao valor dos outros rendimentos. O valor a (1) ter em conta como rendimento, de 46,36 EUR (no ano de 2012). Consideram-se apoios habitao os subsdios de residncia, os subsdios de renda de casa e todos os apoios pblicos no mbito da habitao social, com carter de regularidade, incluindo os relativos renda social e renda apoiada.
(1).

Este montante corresponde ao valor mais elevado do subsdio de renda de casa.

Mod. RP 5045/2/2012DGSS - verso www.seg-social.pt

Pg. 2/3

8 MODO DE PAGAMENTO

Como se efetua o pagamento? O pagamento efetuado por depsito na conta bancria cujo NIB deve indicar no requerimento.
9 CERTIFICAO DO REQUERENTE

A certificao importante? A certificao, que tem lugar quando assina o requerimento, importante e obrigatria. A atribuio da prestao depende, de entre outras condies de atribuio, daquela certificao. O requerente fica vinculado s declaraes e autorizaes inscritas neste quadro depois de assinar e entregar o formulrio nos servios da Segurana Social.
DOCUMENTOS A APRESENTAR

Deve entregar, conjuntamente com o requerimento, os documentos que a seguir se indicam. Para Abono de Famlia Pr-Natal e Abono de Famlia para Crianas e Jovens Fotocpias dos seguintes documentos relativos ao requerente, no caso de ainda no possuir o Nmero de Identificao de Segurana Social (NISS): documento de identificao vlido (Carto do Cidado, Bilhete de Identidade, Certido de Identificao Civil, Passaporte, etc.); carto de Identificao Fiscal, no caso de no entregar fotocpia do Carto do Cidado; documento comprovativo de residncia legal em territrio nacional, no caso de cidado estrangeiro; documento da instituio bancria comprovativo do NIB, no caso de ter indicado no requerimento que o pagamento deve ser efetuado por depsito em conta bancria. Fotocpias de documentos comprovativos de residncia legal em territrio nacional dos elementos do agregado familiar, no caso de cidados estrangeiros. Boletim de Identificao do Agregado Familiar, Mod. RV 1013-DGSS ou Mod. RV 1014-DGSS, respetivamente para cidados nacionais ou para cidados estrangeiros, no caso de ainda no possurem Nmero de Identificao de Segurana Social (NISS). Para o Abono de Famlia Pr-Natal Certificao Mdica do Tempo de Gravidez, Mod. GF 44-DGSS.
Nota: Este certificado dispensado se o Abono de Famlia Pr-Natal for requerido em simultneo com o Abono de Famlia para Crianas e Jovens.

Para o Abono de Famlia para Crianas e Jovens Documento comprovativo da relao do requerente com a criana ou jovem, caso este no seja a me, o pai ou o prprio jovem (exemplo: documento comprovativo de que representante legal da criana/jovem ou de que a criana/jovem vive e est guarda e cuidados do requerente). Fotocpia do carto de estudante ou documento comprovativo da matrcula passado pelo estabelecimento de ensino ou declarao do mesmo comprovativa da impossibilidade de matrcula, no caso de jovens dos 16 aos 24 anos. Requerimento de Bonificao por Deficincia, Mod. RP 5034-DGSS, no caso de crianas/jovens portadores de deficincia.
LOCAL DE ENTREGA

O requerimento e os documentos que o acompanham devem ser apresentados: nos servios da Segurana Social ou enviados por correio, para o centro distrital do Instituto da Segurana Social, I.P. da sua rea de residncia; nos servios do Instituto para o Desenvolvimento Social dos Aores ou do Centro de Segurana Social da Madeira, no caso das regies autnomas.
Nota: Deve ter em ateno que os servios da Segurana Social podem solicitar que apresente outros documentos. PRAZO DE ENTREGA

O Abono de Famlia Pr-Natal deve ser, preferencialmente, requerido durante o perodo de gestao, ou no prazo de seis meses contados a partir do ms seguinte ao do nascimento; O Abono de Famlia para Crianas e Jovens deve ser requerido no prazo de seis meses contados a partir do ms seguinte quele em que se verificou o facto determinante da concesso.
Nota: No caso de entrega do requerimento fora do prazo indicado, o Abono de Famlia para Crianas e Jovens ser pago, apenas, a partir do ms seguinte ao da apresentao do requerimento.

As alteraes verificadas posteriormente entrega do requerimento devem ser comunicadas, aos servios da Segurana Social, atravs do formulrio Pedido de Alterao de Elementos, Mod. GF 37-DGSS. Todos os modelos referidos nos pontos anteriores esto disponveis na INTERNET, em www.seg-social.pt na opo formulrios, podendo ser preenchidos informaticamente
Mod. RP 5045/2/2012DGSS - verso www.seg-social.pt

Pg. 3/3

You might also like