You are on page 1of 21

CONCURSO PBLICO DOCENTE REA: QUMICA EDITAL No 06/2011-IFAL

SERVIO PBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAO, CINCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS PR-REITORIA DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL DEPARTAMENTO DE SELEO DE INGRESSOS EDITAL No 06/2011-IFAL

COPEMA
COMISSO PERMANENTE DO MAGISTRIO

CONCURSO PBLICO DOCENTE

REA:

QUMICA

SOBRE O CADERNO DE QUESTES: 01. S abra este Caderno de Questes aps ter lido todas as instrues e quando for autorizado pelo Fiscal da Sala; 02. Preencha os dados solicitados no final desta folha; 03. Autorizado o incio da prova, verifique se este Caderno contm 01 (uma) Prova Objetiva de Conhecimentos Especficos e Fundamentos em Educao, constituda por 40 (quarenta) questes, sendo 30 (trinta) questes especficas e 10 (dez) questes em educao e 01 (uma) Prova Subjetiva de Conhecimentos Especficos com 02 (duas) questes. Caso este Caderno no esteja completo, comunique imediatamente ao Fiscal da Sala e solicite outro Caderno de Questes; 04. Todas as questes objetivas da Prova Objetiva deste Caderno so de mltipla escolha, apresentando como resposta uma nica alternativa correta; 05. Assinale a resposta de cada questo objetiva no corpo da prova e, s depois, transfira para o Carto de Respostas. Utilize as folhas de rascunho para as questes subjetivas e depois transfira as respostas para a Folha de Respostas. 06. SOB NENHUMA HIPOTESE O FISCAL OU QUALQUER MEMBRO DA COPEMA ESTO AUTORIZADOS A EMITIR OPINIO OU PRESTAR ESCLARECIMENTOS SOBRE O CONTEDO DAS PROVAS, INCLUSIVE SOBRE POSSVEL ANULAO DE QUESTES. CABE NICA E EXCLUSIVAMENTE AO CANDIDATO INTERPRETAR E DECIDIR SOBRE O QUE DEVE SER RESPONDIDO. SOBRE O CARTO DE RESPOSTAS: 01. Ao receber o Carto de Respostas e Folha de Respostas, confira o seu nmero de inscrio, nome da rea e dados pessoais. Qualquer irregularidade comunique imediatamente ao Fiscal da Sala; 02. Confirmados os dados, assine no verso do Carto de Respostas; 03. Assinale com ateno as alternativas no Carto de Respostas, para evitar erros e/ou rasuras; 04. Marque somente uma resposta para cada questo; 05. Sob nenhuma hiptese, haver substituio do Carto de Respostas ou da Folha de Respostas; 06. No coloque seu numero de inscrio, nome ou assine em qualquer lugar da Folha de Respostas; 07. As respostas da prova subjetiva devem ser transcritas para a Folha de Respostas (mximo de 30 linhas para cada questo). INFORMAES GERAIS: 01. Esta prova tem durao mxima de quatro horas, com encerramento previsto para as doze horas (12:00); 02. O candidato s poder se retirar da sala aps 03 (trs) horas do incio da prova; 03. Ao terminar de responder a prova e preencher o Carto de Respostas e a Folha de Respostas, faa sinal para o Fiscal da Sala e solicite sua sada. S saia da sala depois de autorizado; 04. O Caderno de Questes e o Carto de Respostas e a Folha de Respostas devem ser entregues ao Fiscal da Sala no ato de sada do candidato; 05. Faltando 30 (trinta) minutos para o trmino da prova, soar um sinal, alertando sobre o tempo restante de prova. O mesmo ocorrer com o horrio final da prova; 06. S ser permitido levar o Caderno de Questes para o candidato que se retirar da sala s 12 horas; 07. Ser considerado eliminado do concurso o candidato que for surpreendido, usando ou tentando usar qualquer mtodo fraudulento.

NOME COMPLETO DO CANDIDATO:

. NO DE IDENTIDADE (RG):
1 rea: Qumica

ORGO EXPEDIDOR:

ESTADO:

INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS

CONCURSO PBLICO DOCENTE REA: QUMICA EDITAL No 06/2011-IFAL

PROVA OBJETIVA
1. Muitas das propriedades fsicas das molculas so afetadas por sua polaridade, tais como pontos de fuso e ebulio. Assinale a alternativa que contm apenas molculas apolares. Cl a.

Cl Cl

SO2

CS2
Cl

CF4
H

b.

Cl
H Cl H Cl H Cl Cl H

Cl

NCl3

PCl5

c.

Cl

Cl

SbCl5
Cl
d.

IF5
Cl Cl H

CF4

Cl H

PCl3

IF5
Cl

CS2
Cl

e.

Cl
H Cl Cl

SbCl5
H

SF6

BF3

Cl

2. Quando realizamos a reao do tolueno com cidos ntrico e sulfrico como catalisador, obtemos trs produtos nas seguintes propores relativas: 59%, 37% e 4%. De acordo com as caractersticas orientadoras do grupo metila em reaes de substituio no anel benznico, os produtos formados em ordem decrescente so a. m-Nitrotolueno, p-Nitrotolueno, o-Nitrotolueno. b. 1,2-Dimetilbenzeno, p-xileno e m-xileno. c. p-Nitrotolueno, o-Nitrotolueno e m-Nitrotolueno. d. 1,2-Nitrotolueno, 1,4-Nitrotolueno e 1,3-Nitrotolueno e. m-Nitrotolueno, p-Nitrotolueno e o-Nitrotolueno

.
2 rea: Qumica INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS

CONCURSO PBLICO DOCENTE REA: QUMICA EDITAL No 06/2011-IFAL 3. Os elementos qumicos esto agrupados de acordo com as configuraes eletrnicas de suas camadas mais externas, que so responsveis pelas semelhanas em suas propriedades qumicas. Acerca da periodicidade qumica, assinale a alternativa incorreta. a. O boro no tem qumica catinica e est ligado covalentemente em todos os seus compostos. b. A primeira energia de ionizao do oxignio, ao contrrio do esperado, menor que a do nitrognio. Isso acontece devido ao fato de que, no oxignio, o eltron removido de um orbital 2p que contm um segundo eltron. c. Apesar dos elementos do grupo 14 possurem a mesma configurao eletrnica da camada mais externa, existe uma variao nas propriedades qumicas desses elementos. d. Os actindeos so todos elementos radioativos. e. Os elementos do bloco f no possuem propriedades muito semelhantes, porque sua configurao eletrnica difere na populao dos orbitais f internos que, devido a sua forma, interferem significativamente na formao da ligao.

4. Considere as seguintes afirmaes sob presso de 1 atm. o o I. A presso de vapor da gua a 100 C a mesma que a 25 C. II. A presso de vapor de uma soluo aquosa de glicose 0,1 mol/L menor do que a presso de vapor de o uma soluo de cloreto de sdio 0,1 mol/L a 25 C. III. Quando 100 mL de uma soluo contendo 5,85 g de NaCl separada por uma membrana semipermevel de 100 mL de uma soluo contendo 8,88 g de KNO3, o solvente ir fluir da soluo de KNO3 para a soluo de NaCl. IV. Vidros comerciais apresentam uma concentrao de dixido de silcio igual a 100% (m/m). So INCORRETAS as afirmaes a. I e II. b. III e IV. c. I, II e III. d. I e IV. e. II, III e IV.

5. Assinale a alternativa incorreta sobre ligaes qumicas e teorias de ligao: a. A energia de rede de um slido inico aumenta quando as cargas dos ons aumentam e diminui quando os tamanhos dos ons aumentam. b. Na reao: BF3 + NH3 F3B-NH3, o tomo de boro sofre alterao no seu estado de hibridizao, 2 3 passando de sp para sp . c. Utilizando a teoria dos orbitais moleculares, podemos prever que a ordem de ligao para a espcie Be2 igual a 1. d. Os eltrons de ligao tm maior energia que os eltrons de ligao . e. Um tomo de carbono pode formar, no mximo, quatro e, no mnimo, dois orbitais hbridos.

.
3 rea: Qumica INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS

CONCURSO PBLICO DOCENTE REA: QUMICA EDITAL No 06/2011-IFAL 6. Considere as seguintes afirmaes: I. A qumica do hidrognio depende exclusivamente de trs processos eletrnicos: (a) Perda do eltron de valncia 1s, (b) Aquisio de um eltron e (c) Formao de uma ligao com par eletrnico. II. Os metais do bloco s so menos reativos que os metais do bloco p. III. Devido s posies relativas do magnsio e do brio, na tabela peridica, o xido de magnsio mais bsico que o xido de brio. IV. Devido ao seu poder extremamente oxidante, o flor o halognio mais reativo. V. Nos perodos 4, 5 e 6, o decrscimo nos raios atmicos, ao longo do perodo, acentuado pela interveno da srie dos elementos de transio. Quais afirmaes so verdadeiras? a. I, IV e V. b. II, III e V. c. I, III e V d. I e IV. e. I, III e IV.

7. Uma amostra de um metal M pesando 1,1717 g foi adicionada a 200 mL de uma soluo de cido clordrico 0,5 mol/L. Aps reao total do metal, o cido restante necessitou de 23,6 mL de soluo de NaOH 0,1 mol/L para completa neutralizao. Identifique o elemento metlico, sabendo-se que o mesmo forma ons bivalentes. a. Magnsio b. Clcio c. Zinco d. Titnio e. Brio

8. Leia as afirmaes sobre as propriedades peridicas: I. Todos os elementos direita no bloco p tm caracteristicamente alta afinidade eletrnica: eles tendem a ganhar eltrons para completar a camada de valncia. II. Os eltrons tornam-se menos capazes para penetrar no ncleo medida que seu momento angular orbital aumenta. III. O conhecimento dos nmeros qunticos n, 1, m1 e ms ajuda a entender algumas propriedades peridicas, e os conjuntos de nmeros qunticos, a seguir, so todos vlidos: (4, 2, -1, +1/2); (5, 0, 0, +1/2) e (4, 4, -1, +1/2). IV. O alumnio e o tlio so membros do mesmo grupo. O tlio o elemento mais pesado do grupo 13. A qumica do alumnio denominada pelo estado de oxidao +3. O tlio, entretanto, encontrado mais usualmente no estado de oxidao +1. Essa tendncia denominada efeito do par inerte. V. Os raios atmicos dos metais d da segunda srie (Perodo 5) so normalmente maiores do que os da primeira srie (Perodo 4). Entretanto os raios atmicos na terceira srie (Perodo 6), so da mesma ordem de grandeza que os da segunda srie (Perodo 5) e menores do que o esperado. Este decrscimo est relacionado com o aumento da carga nuclear efetiva (Zef), ao longo do perodo, acoplado pequena habilidade de blindagem dos eltrons d. Assinale a alternativa em que todas as proposies esto INCORRETAS. a. I, II e IV. b. I, III e V. c. II, IV e V. d. III, IV e V. e. IV e V.

.
4 rea: Qumica INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS

CONCURSO PBLICO DOCENTE REA: QUMICA EDITAL No 06/2011-IFAL 9. Um aparato consiste em um frasco de 8,00 L e contm xido ntrico gasoso a 27 C e 0,50 atm, unido por uma vlvula a um frasco de 4,00 L que contm oxignio gasoso a 27 C e 1,00 atm. Quando a vlvula aberta, os gases reagem rapidamente formando dixido de nitrognio gasoso. Qual(is) gs(es) estar(o) presente(s) na mistura aps o final da reao e quais so, aproximadamente, as suas respectivas presses parciais? -1 -1 Considere que a temperatura se mantm em 27 C. Dado R = 0,082 atm.L.mol .K . a. NO2; 0,33 atm. b. O2 e NO2; 0,50 atm e 0,50 atm. c. O2 e NO2; 0,17 atm e 0,33 atm. d. NO e NO2; 0,17 atm e 0,33 atm. e. NO e NO2; 0,25 atm e 0,25 atm.

10. So dadas as seguintes afirmaes sobre reaes: I. A oxidao de um lcool secundrio pode produzir uma cetona. II. O etanol, sendo oxidado pelo oxignio em excesso, produz um cido carboxlico. III. A propanona no oxidada pelo oxignio, pois resiste aos agentes oxidantes no muitos poderosos. IV. O composto ter etil etlico, quando em refluxo com cido bromdrico concentrado em excesso, produz brometo de isopropila e brometo de etila como produtos. V. O cloro benzeno pode ser obtido atravs de uma reao nas condies padro entre hidroxibenzeno e cido clordrico. Assinale a opo que indica as afirmaes INCORRETAS. a. I e III. b. II, III e V. c. III e V. d. IV e V. e. Todas esto corretas

11. Considere as afirmaes abaixo. I. O termo sobreposio orbitalar depende inversamente da diferena de energia entre os orbitais envolvidos, sendo predominante na interao entre as espcies quando a diferena de energia entre o HOMO-LUMO for pequena, o que ocorre na interao entre cidos e bases duros. II. Os supercidos mais comuns so formados quando o SbF5 dissolvido em cido fluorossulfnico, HSO3F, ou HF anidro. Outros pentafluretos tambm formam supercidos em HSO3F e HF, e a acidez destes compostos diminui na ordem SbF5 > TaF5 > AsF5 > NbF5 > PF5. 3+ 3+. III. Os ctions de zinco esto na fronteira dos cidos duros, sendo mais duro do que o Al e o Cr . IV. As estalactites so formaes rochosas sedimentares que apresentam frequentemente formas tubulares ou cnicas e que se originam no teto de grutas ou cavernas e que crescem em direo ao cho pela precipitao de carbonato de clcio. -3 V. Um estudante do IFAL preparou uma soluo de hidrxido de platnio com uma concentrao de 1,5.10 -3 mol/L. Ento sua concentrao de ons hidroxila 6.10 mol/L. Assinale a opo que indica as afirmaes INCORRETAS. a. I, III e IV. b. II, III e V. c. I, III e V. d. II, IV e V. e. I, II e III.

.
5 rea: Qumica INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS

CONCURSO PBLICO DOCENTE REA: QUMICA EDITAL No 06/2011-IFAL 12. Dos trs estados da matria, o estado gasoso o de mais fcil compreenso, sendo mais simples buscar uma conexo entre as partculas e a matria como um todo. Muitos gases so teis na medicina, no combate a incndios, como combustveis etc.. Vivemos imersos em uma camada gasosa e nossa vida depende do gs oxignio. Baseado no estudo dos gases, incorreto afirmar que a. uma mistura contendo gs oxignio e gs hlio, comporta-se como um nico gs puro. 2 2 b. na equao de van der Waals para gases reais: (P + an /v ) (V-nb) = nRT, os parmetros a e b so nicos para cada gs. O parmetro a representa o papel de foras atrativas e o parmetro b est relacionado com o volume de uma molcula individual. Substncias que se liquefazem mais facilmente tm os maiores valores para as constantes a de van der Waals. c. de acordo com a distribuio de Maxwell, para uma dada temperatura constante, quanto maior a massa molar de um gs, mais baixa a sua velocidade mdia e mais largo o intervalo de velocidades entre as suas molculas. d. quando um recipiente aberto, contendo um gs a 27 C, aquecido a 927 C, apenas 25% das molculas iniciais permanecem no recipiente. e. ao reagir com excesso de cido clordrico, 0,25 mols de um metal M produziu 7,45 L de gs hidrognio a 25 C e 0,82 atm. Com base nesses dados, podemos afirmar que o metal M forma ons bivalentes. Dado R -1 -1 = 0,082 atm.L.mol .K .

13. Temos um pequeno nmero de elementos em nosso universo, mas esse pequeno nmero capaz de formar milhes de compostos pela ligao de diferentes maneiras de uns com os outros. Sobre algumas caractersticas das ligaes qumicas, so feitas as seguintes afirmaes: I. A energia requerida para formao de ligaes inicas fornecida, em sua maior parte, pela atrao coulmbica entre os ons de cargas opostas; o modelo inico uma boa descrio para a ligao entre no-metais e metais do bloco p. II. Os ons fosfato so ons poliatmicos, entretanto so aproximadamente esfricos e ajustam-se, no cristal, da mesma maneira que o fariam ons monoatmicos com carga -3. 2 III. O quadrado da funo de onda de um eltron ( ) d a distribuio de probabilidade para o eltron na molcula. Um eltron em um orbital molecular provavelmente encontrado onde o orbital tem uma grande amplitude e ser encontrado em qualquer local de seus ndulos. IV. As substncias incolores ou brancas geralmente tm uma lacuna HOMO-LUMO grande, de maneira que a luz visvel no tem energia suficiente para excitar um eltron a um nvel mais alto. V. Em molculas diatmicas, os orbitais moleculares ocorrem como pares de OMs degenerados ligante e antiligante. Supe-se que o OM ligante 2p tem menor energia que os OM 2p ligante devido maior superposio. Essa ordem invertida em B2, C2 e N2 por causa da interao entre os orbitais atmicos 2s e 2p. Verifica-se que esto INCORRETAS: a. I, II e V. b. II, IV e V. c. III e IV. d. I e III. e. II e V.

.
6 rea: Qumica INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS

CONCURSO PBLICO DOCENTE REA: QUMICA EDITAL No 06/2011-IFAL 14. O KMnO4 utilizado como agente oxidante em muitas reaes qumicas no laboratrio e na indstria. Tem aplicaes como: desinfetante em desodorantes, no tratamento da gua para torn-la potvel, reagente na sntese de muitos compostos qumicos e em qumica analtica, sendo utilizado como uma soluo padro nas anlises titulomtricas. A seguir so dadas as semi-equaes qumicas e os respectivos potenciais eltricos, tomados em referncia ao eletrodo padro de hidrognio. Equao 1: 2MnO4 (aq) + 8 H
+ + (aq)

+ 6e
-

3MnO2(s) + 4H2O(l)
2+

Equao 2: 3MnO2(s) + 12H (aq) + 6e 3Mn (aq) + 6H2O(l) Dadas as afirmaes: I. A constante de equilbrio (K) nas condies ambientes em uma clula galvnica para a reao 2MnO4 (aq) + 3Mn
2+ (aq) +

MnO 4 / MnO2 = +1,70 V 2+ 0 MnO2 / Mn E = +1,23 V

2H2O(l)

5MnO2(S) + 4H
2MnO4 (aq)

(aq)

de, aproximadamente, 10
2+

47,8

.
+ 47,2

+ 3Mn (aq) + 2H2O(l) 5MnO2(S) + 4H (aq), K10 e a reao ocorre II. Para a equao qumica em meio neutro. III. O Nox do mangans, no permanganato de potssio, +7 e, no dixido de mangans, +4. IV. Considerando-se a equao qumica 2MnO4 (aq) + 3Mn (aq) + 2H2O(l) atinge o equilbrio, a diferena de potencial (ddp) observada ser zero. So corretas as afirmativas: a. III, IV. b. II, III e IV. c. I e III. d. I, II, III e IV. e. I, III e IV.
2+

5MnO2(S) + 4H

(aq)

, quando se

15. A reao que ocorre em uma clula nicad (nquel-cdmio), usada como bateria em laptops : Cd(s) + 2Ni(OH)3(s) Cd(OH)2(s) + 2Ni(OH)2(s), e o potencial da bateria 1,25 V. Com relao a essa reao so feitas as seguintes afirmaes: -1 4 -1 I. A energia livre da reao igual a -241 kJ.mol . Dado constante de Faraday: F = 9,65 x 10 C.mol .
II.

III. IV. V.

No ctodo ocorre a semi-reao: 2Ni(OH)3(s) + +3 A espcie Ni sofre oxidao. O cdmio metlico o agente oxidante.

2e 2Ni(OH)2(s) + 2OH-(aq).

No nodo ocorre a seguinte semi-reao: Cd(s)+ 2OH (aq) Cd(OH)2(s) +

2e

So verdadeiras as afirmaes: a. I, II e V. b. II e V. c. II e III. d. I e II. e. I, IV e V.

.
7 rea: Qumica INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS

CONCURSO PBLICO DOCENTE REA: QUMICA EDITAL No 06/2011-IFAL 16. Os compostos A e B foram produzidos atravs de uma determinada reao qumica e apresentou um excesso enantiomrico de 95% de A em relao a B: CH3 CH3 CH2 CH2 CH3 CH3 Cl H H Cl

Sobre esses compostos, analise as seguintes afirmaes: I. O composto A o (R)-2-clorobutano e o composto B o (S)-2-clorobutano, e o percentual de A na mistura corresponde a 97,5 %. II. Podemos dizer que o composto B dextrgiro. III. Os compostos A e B so estereoismeros e, nesta proporo, no constituem um mistura racmica. IV. Podemos dizer que o composto A a imagem especular do composto B e so ismeros constitucionais. V. O composto A o (S)-2-clorobutano e o composto B o (R)-2-clorobutano, e o percentual de B 2,5%. So corretas as afirmaes: a. I e III. b. II, IV e V. c. I, II e III. d. III, IV e V. e. II e IV.

17. Exatamente 0,3 faraday passado por trs clulas eletrolticas em srie. Cada uma contm, respectivamente, ons de prata, ons de cobre e ons de ferro. Admita que a nica reao catdica possvel, em cada clula, a reduo do on ao metal. Quantos gramas, aproximadamente, de cada metal (prata, cobre e ferro, nesta ordem) sero depositados? a. 32,4; 9,5; 5,6 b. 4,3; 28,3; 15,8 c. 12,8; 31,2; 21,3 d. 20,5; 8,7; 7,5 e. 18,7; 43,3; 2,4

18. A glicose conhecida como acar do sangue. Nas clulas, ela reage com o oxignio em uma srie de etapas, produzindo gs carbnico, gua e energia:

C6H12O6(s)+ 6O2(g) 6CO2(g) + 6H2O(l)


Quando 3,60 g de glicose so queimados em uma bomba calorimtrica de capacidade calorfica 6,229 kJ/ C, a temperatura do calormetro aumenta de 25,00 C para 34,00 C. O calor de combusto da glicose por grama igual a a. -56,06 kJ. b. -0,31kJ. c. -201,82 kJ. d. -2803 kJ. e. -15,57 kJ.
o

.
8 rea: Qumica INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS

CONCURSO PBLICO DOCENTE REA: QUMICA EDITAL No 06/2011-IFAL 19. Sobre cidos e bases incorreto afirmar que a. carboctions so cidos de Lewis. b. reaes cido-base sempre favorecem a formao do cido mais fraco e da base mais fraca. c. H2S um cido mais fraco que H2Se porque a acidez aumenta medida que descemos uma coluna vertical da tabela peridica. d. ons com carga positiva pequena so melhores cidos de Lewis que os ons de carga maior. +2 +3 e. a espcie Al(H2O)5OH a base conjugada da espcie Al(H2O)6 .

20. Sobre aspectos eletroqumicos, julgue os itens: I. A corroso uma reao de interface em que ocorrem reaes de oxidao e de reduo entre o metal e um agente oxidante. II. Em uma reao eletroqumica genrica, o agente redutor, em contato com o agente oxidante, formar o produto de corroso, e o oxidante reduzido. III. Um condutor um sistema no interior do qual se encontram cargas eltricas livres e podem ser de trs classes: condutores eletrnicos, condutores inicos e condutores moleculares. IV. A massa de uma substncia eletrolisada inversamente proporcional quantidade de eletricidade aplicada soluo, assim como a mesma quantidade de eletricidade ir eletrilisar massas de substncias diferentes, que sero proporcionais aos respectivos Equivalentes-gramas de oxirreduo (E). So corretas as afirmaes: a. I, II e IV. b. I e II. c. I, III e IV. d. III e IV. e. II, III e IV.

21. Sobre os gases, analise as alternativas: I. II. III. Podemos dizer que difuso, condutividade trmica e viscosidade so propriedades de transporte dos gases. O volume de todas as molculas do gs no desprezvel comparado ao volume total no qual o gs est contido. Na deduo terica da equao de estado dos gases ideais, desprezam-se os efeitos do volume molecular e da atrao molecular e supe-se que as molculas deslocam-se independentemente em um gs baixa presso. A energia pode ser transferida entre as molculas durante colises, e a energia cintica mdia das molculas varia com o tempo, desde que a temperatura do gs permanea constante. A energia cintica mdia das molculas proporcional temperatura absoluta. Para certa temperatura, as molculas de todos os gases tm a mesma energia cintica mdia.

IV. V.

Das afirmaes acima, esto CORRETAS a. I, II e IV. b. I, III e V. c. II, IV e V. d. II e IV. e. I, III e IV.

.
9 rea: Qumica INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS

CONCURSO PBLICO DOCENTE REA: QUMICA EDITAL No 06/2011-IFAL 22. O bromo lquido pode ser obtido atravs da reao entre cloro gasoso e brometo de sdio em soluo aquosa. Sobre essa reao, INCORRETO afirmar que a. o cloro atua como agente oxidante. b. o bromo sofre oxidao. c. o cloro sofre reduo. d. quando 125 mL de brometo de sdio a 0,25 mol/L reagem quantitativamente, so necessrios, aproximadamente, 1,11 g de bromo lquido. e. quando 2,13 g de cloro gasoso reagem quantitativamente, so formados 0,6 mols de bromo lquido.

23. Em a. b. c. d. e.

qual dos processos abaixo no ocorrer precipitao? Todas as solues so aquosas. Misturar uma soluo aquosa de nitrato de prata com uma soluo de cloreto de sdio. Misturar uma soluo de sulfeto de amnio com uma soluo de cloreto de sdio. Misturar uma soluo de cloreto de brio com uma soluo de sulfato de potssio. Misturar uma soluo de sulfeto de sdio com uma soluo de acetato de chumbo. Misturar uma soluo de nitrato de prata com uma soluo de fosfato de potssio.

24. A sequncia obtida, ao se correlacionarem os pares de compostos com o tipo de isomeria que existe entre eles, (...) trimetilamina e metil-etil-amina 1- Ismeros de cadeia (...) 3-fenil-propanal e 3-fenil-prop-1-en-1-ol 2- Tautmeros (...) metil-ciclobutano e ciclopentano 3- Ismeros de compensao (...) o-cresol e lcool benzlico 4- Ismeros de funo a. 2, 3, 1, 4. b. 1, 2, 4, 3. c. 3, 2, 1, 4. d. 4, 1, 2, 3. e. 4, 2, 3, 1.

25. Uma reao qumica a converso de uma ou mais substncias em outras substncias. Muitas reaes que acontecem ao nosso redor e em nosso organismo ocorrem em soluo aquosa. Trs tipos principais de reaes qumicas so as reaes cido-base, as reaes de precipitao e as reaes de oxirreduo. So feitas as seguintes afirmaes acerca de reaes qumicas. I. Todas as reaes de combinao so reaes de oxirreduo. II. III. Para converter

ClO3(aq ) ClO3-(aq) em ClO2(g) necessrio um agente redutor.

A reao entre 1 mol de Na2CO3(aq) e 2 mols de HCl(aq) uma reao cido-base com formao de gs.

Quais afirmaes esto corretas? a. Apenas I. b. Apenas I e II. c. Apenas II. d. Apenas II e III. e. I, II e III.

.
10 rea: Qumica INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS

CONCURSO PBLICO DOCENTE REA: QUMICA EDITAL No 06/2011-IFAL 26. Analise as afirmativas e indique a que est INCORRETA. a. A lei de Henry diz que a concentrao de um gs em um lquido, a uma dada temperatura, diretamente proporcional presso total do gs sobre a soluo. b. Devido ao abaixamento da presso de vapor, o ponto de ebulio da soluo elevado e o ponto de congelamento abaixado, quando comparada com o solvente puro. c. O ponto de congelamento de uma soluo sempre inferior ao ponto de congelamento do solvente puro. d. A Lei de Raoult explicada pela hiptese de que molculas de soluto na superfcie lquida interferem com o escape de molculas para a fase de vapor. e. Quando um soluto se dissolve em um solvente, as variaes de entropia e entalpia so determinadas pela natureza das interaes soluto-solvente.

27. O conceito de cido e base muito importante tanto na qumica inorgnica quanto na qumica orgnica. As principais definies para classificar os cidos e as bases so: definio de Arrhenius, definio de BronstedLowry e definio de Lewis. Sobre cidos e bases de Lewis, correto afirmar que a. os cidos de Lewis so nuclefilos. b. (CH3)2S uma base de Lewis mais forte que (CH3)2O. c. na reao NH3 + BF3 H3N-BF3, a espcie NH3 atua como cido de Lewis. d. BCl3 um cido de Lewis mais fraco que AlCl3. e. Uma reao cido-base de Lewis envolve a doao de um par de eltrons do cido para a base.

28. Considere a reao A(g) + B(g) 3C(g) ocorrendo num cilindro com um pisto de massa desprezvel que se desloca sem atrito. Mantendo-se constantes no sistema a presso de 1 atm e a temperatura de 25C, so feitas as seguintes afirmaes: I. Se no houver variao de temperatura, a variao de energia interna ser nula. II. A variao de energia de Gibbs igual variao de entalpia. III. A variao da energia interna menor do que a variao da entalpia. IV. O calor trocado na reao igual variao de entalpia. V. A variao da energia interna igual a zero. Das afirmaes acima, esto CORRETAS a. apenas I, II e IV. b. apenas I e III. c. apenas II e V. d. apenas III e IV. e. apenas II, III e IV.

.
11 rea: Qumica INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS

CONCURSO PBLICO DOCENTE REA: QUMICA EDITAL No 06/2011-IFAL 29. Dados os compostos: I)
CH3

II)
CH3

III)
H H

Br

H
H Br

CH3
CH3

IV)
Cl
H

CH 3

CH3

Cl

V)

Qual(is) (so) opticamente ativo(s)? a. I e IV b. I, III e IV c. I, III, IV e V d. III, IV e V e. II, IV e V

30. Quando benzenos substitudos sofrem ataque eletroflico, os grupos substituintes afetam tanto a reatividade como a orientao nas substituies eletroflicas aromticas. Sobre a orientao dos grupos substituintes, incorreto afirmar que a. o grupo nitro um orientador meta. b. o grupo hidroxila um orientador orto-para. c. o grupo metila um orientador orto-para. d. o grupo amino um orientador meta. e. os grupos cloro e bromo so orientadores orto-para.

.
12 rea: Qumica INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS

CONCURSO PBLICO DOCENTE REA: QUMICA EDITAL No 06/2011-IFAL 31. A lei n 11.892, de 29 de dezembro de 2008, alm de instituir a Rede Federal de Educao Profissional, Cientfica e Tecnolgica, cria tambm os Institutos Federais de Educao, Cincia e Tecnologia. Sobre os Institutos Federais, analise as afirmativas abaixo. I. Os Institutos Federais so instituies de educao superior, bsica e profissional, multicurriculares e unicampi, especializadas na oferta de educao profissional e tecnolgica nas diferentes modalidades de ensino. II. Uma das finalidades dos Institutos Federais ministrar cursos de formao inicial e continuada de trabalhadores, objetivando a capacitao, o aperfeioamento, a especializao e a atualizao de profissionais, em todos os nveis de escolaridade, nas reas da educao profissional e tecnolgica. III. Cabe aos Institutos Federais ministrar a educao profissional tcnica de nvel mdio, prioritariamente na forma de cursos integrados, para os concluintes do ensino fundamental e para o pblico da educao de jovens e adultos. IV. Os Institutos Federais devero ofertar cursos de licenciatura, bem como programas especiais de formao pedaggica, com vistas melhoria da educao bsica, sobretudo nas reas de cincias e matemtica, e para a educao profissional. V. No desenvolvimento da sua ao acadmica, o Instituto Federal dever garantir o mnimo de 50% (cinquenta por cento) de suas vagas para atender ao nvel tcnico e o mnimo de 50% (cinquenta por cento) de suas vagas para atender aos cursos de licenciatura, bem como programas especiais de formao pedaggica. A alternativa em que todas afirmativas esto CORRETAS a. I, II e V. b. II, III e IV. c. I, II e III. d. II, III e V. e. III, IV e V.

32. A atual Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional (LDB), lei n. 9.394/1996, disciplina a educao escolar, que se desenvolve, predominantemente, por meio do ensino, em instituies prprias. Em relao a essa legislao, analise os itens a seguir. (...) Os docentes incumbir-se-o de ministrar os dias letivos e horas-aula estabelecidos, alm de participar integralmente dos perodos dedicados ao planejamento, avaliao e ao desenvolvimento profissional. (...) O sistema federal de ensino compreende: as instituies de ensino mantidas pela Unio, as instituies de educao superior criadas e mantidas pela iniciativa privada e os rgos federais de educao. (...) A educao bsica, nos nveis fundamental e mdio, ser organizada de acordo com as seguintes regras comuns: a carga horria mnima anual ser de setecentas e vinte horas, distribudas por um mnimo de cento e oitenta dias de efetivo trabalho escolar, excludo o tempo reservado aos exames finais, quando houver. (...) O currculo da educao superior deve ter uma base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e instituio escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas caractersticas regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e da clientela. (...) A educao de jovens e adultos (EJA) uma modalidade educacional que visa a atender queles que no tiveram acesso ou continuidade de estudos. A essa modalidade assegurado o acesso, no nvel fundamental, para os maiores de 15 anos e, no nvel mdio, para os maiores de 18 anos. Indique a alternativa correta. a. V,V,V,F,F. b. F,V,V,V,F. c. V,V,F,F,V. d. F,V,V,F,V. e. V,F,F,V,F.

.
13 rea: Qumica INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS

CONCURSO PBLICO DOCENTE REA: QUMICA EDITAL No 06/2011-IFAL 33. Diversas tendncias pedaggicas orientaram e orientam a formao de professores e, por extenso, o trabalho docente. Identifique as tendncias pedaggicas e suas caractersticas, relacionando a segunda coluna de acordo com a primeira. TENDNCIA CARACTERSTICA 1. Liberal Tradicional (...) A relao professor e aluno objetiva em que o professor transmite informaes e o aluno vai fix-las. 2. Liberal Renovadora (...) Parte de uma relao direta da experincia do aluno confrontada com o Progressiva saber sistematizado. 3. Liberal Tecnicista (...) Os contedos so estabelecidos a partir das experincias vividas pelos alunos frente s situaes problemas. 4. Progressista Crtico- (...) A aprendizagem receptiva e mecnica, sem se considerar as Social dos Contedos caractersticas prprias de cada idade. Assinale a sequncia de associao CORRETA, de cima para baixo. a. 3, 1, 4 e 2 b. 1, 4, 2 e 3 c. 4, 3, 1 e 2 d. 3, 2, 4 e 1 e. 2, 4, 1 e 3

34. Sobre a relao entre trabalho e educao, NO correto afirmar que a. a relao trabalho e educao condio do homem. Tal afirmao pauta-se na ideia do trabalho enquanto intrnseco na constituio do homem como ser coletivo que organiza a produo dos bens necessrios para sua sobrevivncia, e a educao, portanto, elemento fundamental para a reproduo da fora de trabalho enquanto capacidade tcnica de exercer o trabalho. b. a educao um importante elemento de reproduo das condies de produo, qualificao para o trabalho e reproduo das relaes de produo, processo persuasivo de legitimao das relaes de produo dominantes numa determinada formao social. c. o trabalho o processo de produo da base material da sociedade pela transformao da natureza. Sendo assim, a capacidade de dominao sobre a natureza no diferencia homens de animais. d. a necessidade do capital de uma nova qualificao dos trabalhadores no se refere apenas aos empregados para que esses possam operar os novos instrumentos de trabalho, mas a exigncia de qualificar os trabalhadores desempregados para que estes cumpram o papel de exrcito de reserva da fora de trabalho. e. nas sociedades divididas em classes sociais o Estado mediador na relao trabalho e educao, organizando, ou no, a formao dos trabalhadores com o objetivo de reproduzir as condies de produo, mas sempre organiza a educao como reprodutora das relaes de produo buscando justificar, como legitimas, as relaes de dominao e explorao das classes dominantes.

.
14 rea: Qumica INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS

CONCURSO PBLICO DOCENTE REA: QUMICA EDITAL No 06/2011-IFAL 35. As TICs na educao no se restringem apenas a promover o acesso tecnologia e automatizar prticas tradicionais. Podem integrar os processos educacionais e, assim, valorar as atividades realizadas tanto por alunos quanto por professores. As alternativas abaixo so referentes ao que se faz necessrio para que a integrao tecnolgica ocorra, com EXCEO de: a. Implantar mudanas em polticas, concepes, valores, crenas, processos e procedimentos que so centenrios e que certamente exigiro um grande esforo por parte dos educadores e da sociedade como um todo. b. Alterar a estrutura dos espaos e do tempo da escola, como as salas multiatividades e a flexibilizao das tradicionais aulas de 50 minutos. c. Reestruturar o tempo do professor para que ele possa organizar-se a fim de estudar, planejar e dialogar com os alunos para alm do tempo e do espao da sala de aula, o que implica polticas pblicas de valorizao desse profissional. d. Repensar o currculo, entender o que significa aprender e como a escola pode ser geradora (e no s consumidora) de conhecimento, espao de dilogo, solidariedade, articulao entre o conhecimento local e o global e de intolerncia com a diferena. e. Investir na formao dos professores para que possam atuar como agentes de aprendizagem.

36. As discusses acerca de uma educao inclusiva, em nossa sociedade, remontam aos anos 40, do sculo passado, com a Declarao Universal dos Direitos Humanos (1948) e vem se intensificando nas ltimas dcadas. So fruto de um processo de luta rumo consolidao de uma sociedade inclusiva na qual toma assento a ressignificao dos valores e o respeito pessoa humana em todas as suas dimenses. Analise as seguintes proposies. I. Corroborando com a Declarao Universal dos Direitos Humanos (1948), a Conveno sobre os Direitos das Pessoas com Deficincia, referendada no Brasil pelo Decreto 6.949/2009, est alicerada nos princpios de no discriminao, respeito diferena, dignidade e ao direito de preservar sua identidade, bem como a plena participao e incluso na sociedade. II. No sentido de atender ao princpio da educao inclusiva, tem se percebido nas ltimas dcadas na sociedade brasileira, um movimento no sentido de reconfigurao das aes escolares, sejam elas curriculares, metodolgicas, de formao de professores, entre outras, buscando atender ao que preconiza a CF de 1988, quando da compreenso da educao como direito de todos, bem como da LDB 9.394/96, quando afirma que os sistemas de ensino asseguraro o necessrio organizao do atendimento a esta modalidade preferencialmente na rede regular de ensino. III. A Declarao de Salamanca (1994), resultante da Conferncia Mundial sobre Necessidades Educacionais Especiais, se constitui hoje principal referncia no desenvolvimento de polticas educacionais em mbito nacional e internacional e est pautada pelo princpio da no-segregao das pessoas com deficincia. IV. Pode-se afirmar que, a Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional (LDBEN), embora priorizando o atendimento integrado s classes comuns, perpetua o processo de segregao quando prev a manuteno das classes, escolas ou servios especializados. V. A concretizao de uma sociedade e de uma escola inclusiva, perpassa pela afirmao do direito e respeito a pessoa humana, materializando-se no somente em polticas e prticas educacionais, mas em aes humanas que numa relao de interdependncia vo alicerando no meio social tal concepo. CORRETO afirmar que a. todas as alternativas so verdadeiras. b. apenas a alternativa I verdadeira. c. as alternativas I , II, III e V so verdadeiras. d. as alternativas III e IV so falsas. e. as alternativas III, IV e V so falsas.

.
15 rea: Qumica INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS

CONCURSO PBLICO DOCENTE REA: QUMICA EDITAL No 06/2011-IFAL 37. Considerando-se a organizao e a gesto do trabalho escolar como processo resultante das lutas sociais em busca da consolidao de um modelo de escola pautado nos princpios democrticos, possvel afirmar que I. o movimento de redefinio das prticas administrativas, no interior das escolas, um processo inerente ao prprio movimento de redefinio da sociedade que, partindo de um modelo de escola tradicional, se redefine em busca de prticas que superem as relaes de trabalho horizontalizadas e rigidamente prescritas. II. a concepo de gesto vai alm da ideia de administrao escolar j que prima pela valorizao da ao do gestor como o fio condutor dos processos administrativos e pedaggicos na escola. esse gestor, como lder, tem a condio de definir os rumos da organizao escolar. III. o princpio da gesto democrtica tem tomado flego na educao brasileira a partir da Constituio Federal de 1988 e da LDB 9.394/96, quando institucionalizam tal princpio como prprio das instituies pblicas. No entanto, tais discusses acerca da escola pblica e democrtica remontam aos anos de 1930 com o Movimento dos Pioneiros da Educao Nova. IV. o modelo de gesto educacional, tendo em vista a construo da escola necessria contemporaneidade, deve ter como inspirao a perspectiva de que os objetivos institucionais so determinados a partir de um processo estabelecido pelos lderes, orientados por uma hierarquia necessria e pautados na racionalidade na tomada de decises, bem como na definio das responsabilidades de cada um no grupo. V. o Projeto Poltico Pedaggico surge como expresso maior dos interesses dos sujeitos que fazem parte da escola. So eles que, em uma ao conjunta, partilhada e democrtica buscam a leitura da escola como um todo, definem suas necessidades e deixam a cargo do diretor o processo de deciso final, visto ser ele o represente maior desse colegiado. Nesse sentido, podemos afirmar que no esto CORRETAS as afirmativas a. II, III e V. b. I, II e III. c. II e IV. d. III, IV e V. e. II, IV e V.

38. A Didtica, enquanto reflexo sobre o processo de ensino-aprendizagem, consiste em um processo multidimensional pautado nas dimenses tcnica, humana e poltica. Em cada momento da histria de nossa educao, a didtica tomou formatos diferenciados a depender da tendncia pedaggica em voga em cada cenrio. A partir das vrias concepes acerca da atuao do professor e das contribuies da didtica formao do professor, identifique a questo verdadeira com a letra V e a questo falsa com a letra F e, em seguida, marque a sequncia CORRETA. (...) A supervalorizao de uma didtica instrumental em detrimento de uma didtica fundamental foi a responsvel pela perpetuao do modelo de educao tradicional na histria da educao brasileira. (...) Na perspectiva da didtica fundamental a formao dos educadores, sempre foi concebida como desvinculada da situao poltico-social e cultural do pas, visualizando o professor como um especialista de contedo, um facilitador da aprendizagem, um organizador das condies de ensino-aprendizagem ou um tcnico da educao. (...) A didtica, no seio das tendncias de cunho progressista, tem o papel de buscar uma formao de professores voltada para a construo de um sujeito reflexivo e crtico, capaz de contestar o modelo social e contribuir para formao de alunos conscientes e transformadores de sua prpria realidade. (...) As tendncias liberais foram as responsveis pela formao de professores com nfase na tcnica, pautada na racionalidade e na eficincia do processo de ensino-aprendizagem, desvinculada de qualquer contestao do modelo social. (...) A dimenso humana presente no fazer docente, na contemporaneidade, constitui-se basilar no processo de formao do professor. No entanto, tem sido contestada no modelo social vigente, visto que acaba inviabilizando as aes em sala de aula por conta da horizontalizao das relaes entre professor e aluno.

.
16 rea: Qumica INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS

CONCURSO PBLICO DOCENTE REA: QUMICA EDITAL No 06/2011-IFAL Com base nas afirmaes acima, podemos afirmar que a sequncia correta a. V,V,V,V,F. b. V,F,V,V,V. c. F,F,V,V,F. d. V,F,V,V,F. e. V,F,F,V,F.

39. Segundo a LDB 9.394/96, em se tratando da Educao Profissional, pode-se afirmar que: I. Na Seo IV-A, acrescida LDB pela Lei n. 11.741 de 2008, est posto que a educao profissional tcnica de nvel mdio dever observar os objetivos e definies das diretrizes nacionais, as normas dos respectivos sistemas bem como as exigncias de cada instituio de ensino. II. Em se tratando da educao de jovens e adultos, segundo a LDB 9.394/96, em seu Artigo 37, 3, dever articular-se, preferencialmente, com a educao profissional. III. Segundo a LDB 9.394/96, o artigo 36-A preconiza que o Ensino Mdio, atendida a formao geral do educando, poder repara-lo para o exerccio de profisses tcnicas. J no Artigo 39, a LDB 9.394/96 trata que a educao profissional e tecnolgica, no cumprimento dos objetivos da educao nacional, integra-se aos diferentes nveis e modalidades de educao e s dimenses do trabalho, da cincia e da tecnologia. IV. A educao profissional vem se reconfigurando, ano aps ano, no cenrio nacional, e hoje se apresenta como um modelo de educao que busca a integrao curricular ancorada nas questes de formao geral e nas questes especficas da formao. Essas duas grandes reas vivem na perspectiva do currculo integrado, um momento mpar nos Institutos Federais, isto porque j no paira, sobre os docentes, uma resistncia seja velada ou explicitada entre essas duas reas. V. A LDB 9.394/96 aponta no artigo 36-C, que a educao profissional tcnica de nvel mdio ser desenvolvida de forma integrada e concomitante, sendo que a educao profissional e tecnolgica (Art. 39, 2, incisos I, II e III) abranger os cursos de formao inicial e continuada ou qualificao profissional, de educao profissional, tcnica de nvel mdio e de educao profissional tecnolgica de graduao e ps-graduao. Assim sendo, podemos afirmar que a. todas as afirmativas esto verdadeiras. b. todas as afirmativas esto falsas. c. a nica alternativa falsa a V. d. as alternativas I,II,III e V so verdadeiras. e. as alternativas III e IV so falsas.

.
17 rea: Qumica INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS

CONCURSO PBLICO DOCENTE REA: QUMICA EDITAL No 06/2011-IFAL 40. Em se tratando das questes concernentes prtica docente, podemos afirmar que I. o planejamento, na ao educativa, constitui-se um momento de reflexo sobre a prtica docente, sendo elemento norteador do fazer do professor e materializa-se nos planos de ensino. II. na perspectiva contempornea, rediscute-se o papel da avaliao no espao escolar, ultrapassando a dimenso meramente quantitativa rumo dimenso qualitativa, levando em considerao o processo e no apenas o produto. Nesse sentido, tem carter terminal e no necessita ser retomada, pois, por si s, garante o sucesso do processo ensino-aprendizagem. III. o currculo, com base nas teorias ps-crticas, tem a finalidade de instrumentalizar os estudantes a partir de prticas pautadas na tcnica e na racionalidade, desvinculando-se das questes alheias escola. Sua ao consiste em dar ao sujeito as competncias necessrias a sua insero no mundo do trabalho. IV. a avaliao, como processo contnuo, constitui-se instrumento que retroalimenta o processo de planejamento, possibilitando ao professor as condies necessrias para observao tanto do andamento de suas aes quanto das aprendizagens efetivadas. V. o modelo e concepo de planejamento, a partir da perspectiva tradicional, acarretou grandes problemas ao processo de ensino-aprendizagem dada a ausncia de uma crtica mais rigorosa sobre esse modelo que, transposto do mundo industrial, foi inserido nas escolas, tornando-as espaos fechados e produtoras de planos tcnicos e rigidamente determinados. Assim sendo, possvel afirmar que esto CORRETAS as questes a. II, III e IV. b. I, II e III. c. III, IV e V. d. I, IV e V. e. I, III e V.

.
18 rea: Qumica INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS

CONCURSO PBLICO DOCENTE REA: QUMICA EDITAL No 06/2011-IFAL

PROVA SUBJETIVA
1. Leia, com ateno, os itens a seguir e responda ao que se pede: a. O reagente de Grignard tem uma importante aplicao em sntese orgnica para a obteno de lcoois. Para a sequncia de reaes a seguir, indique o nome do intermedirio A e do reagente B envolvidos na reao, indique tambm o nome do lcool produzido conforme as regras da IUPAC. Proponha um mecanismo reacional para a reao.
OH Br

Mg, THF

THF

b. Uma das reaes mais valiosas envolvendo a ligao C-O a reao de desidratao de alcois para o formao de alcenos. Para a reao de desidratao do lcool, descrito no item anterior, a 25 C, utilizado cido sulfrico como catalisador e THF como solvente. Escreva um possvel mecanismo reacional indicando a estrutura e o nome, conforme a IUPAC dos produtos majoritrios e minoritrios formados nessa reao. D uma explicao plausvel para a formao do produto que voc considera majoritrio. c. A reao de Wolff-Kishner um mtodo importante para converter um aldedo ou cetona em um alcano. Essas condies reacionais so observadas quando dimetilsulfxido (DMSO) utilizado como solvente. Dada a reao a seguir, proponha um mecanismo reacional.
O
NH2NH2 , KOH, D MSO

, H3O+

2. O anticongelante automotivo consiste em etilenoglicol (C2H6O2), um eletrlito no-voltil. a. Uma soluo aquosa foi preparada, dissolvendo-se 6,5 g de etilenoglicol em 143,5 g de gua. Calcule a porcentagem em massa e a frao em quantidade de matria de etilenoglicol. b. Estime o ponto de congelamento e o ponto de ebulio de uma soluo formada pela adio de 400 mL de etilenoglicol (d = 1,12 g/mL) a 600 mL de gua (d = 1,00 g/mL). Dados Kc = 1,86C.mol/kg e Ke = 0,51C.mol/kg. c. Indique a ordem crescente de solubilidade do etilenoglicol nos solventes: hexano, ter etlico e etanol. Explique essa relao.

.
19 rea: Qumica INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS

CONCURSO PBLICO DOCENTE REA: QUMICA EDITAL No 06/2011-IFAL

RASCUNHO PARA A PROVA SUBJETIVA NO TEM VALIDADE TRANSCREVA SEU RASCUNHO PARA AS FOLHAS DE RESPOSTAS
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30

RASCUNHO

.
20 rea: Qumica INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS

CONCURSO PBLICO DOCENTE REA: QUMICA EDITAL No 06/2011-IFAL

RASCUNHO PARA A PROVA SUBJETIVA NO TEM VALIDADE TRANSCREVA SEU RASCUNHO PARA AS FOLHAS DE RESPOSTAS
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30

RASCUNHO

.
21 rea: Qumica INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS

You might also like