You are on page 1of 10

Diagrama Tenso (s) x Deformao (e)

O diagrama s x e mostra uma relao entre estas duas grandezas atravs de uma linha definida em um grfico x/y onde o eixo x representa as deformaes e o eixo y representa as tenses. A obteno do diagrama tenso x deformao deve ser realizada para os diferentes tipos de material podendo ser feita atravs de um ensaio de trao. Realizao do ensaio de trao: 1. Toma-se uma barra circular de material homogneo, com uma determinada seo transversal A0. Sobre esta barra, marca-se dois pontos distantes L0 um do outro. Ensaio de Trao antes da Aplicao da Carga

2.Submete-se esta barra a uma fora normal N que aumenta gradativamente. 3. Para cada valor de N, calcula-se um dLP = L - L0 4. Para cada valor de N, mede-se as modificaes no dimetro. Ensaio de Trao aps da Aplicao da Carga

5. Para cada valor de N, calcula-se a tenso s = N / A0, ou seja, a medida que altera-se o valor da carga aplicada, altera-se o valor da tenso. 6. Para cada valor de N, calcula-se a deformao especfica e = dLP/L0 7. Marca-se em grfico os valores de s x e obtendo-se ento o diagrama tenso x deformao. A partir da relao entre tenso e deformao obtida com o ensaio anterior, pode-se definir dois tipos de materiais: Materiais dteis Materiais frgeis

Materiais dteis (ao estrutural e outros metais) Diagrama tenso x deformao

su: tenso ltima (mxima tenso que se atinge) sR: tenso de ruptura (tenso que, se atingida, provoca a ruptura do material) se: tenso de escoamento eR: deformao de ruptura (deformao que, se atingida, provoca a ruptura do material)

Fases de evoluo do diagrama 1. Aumento lento do comprimento (pequena deformao), diretamente proporcional a uma grande carga aplicada (trecho reto da origem at a tenso de escoamento - se), com grande coeficiente angular (reta "quase" na vertical). 2. Longa deformao com pouco aumento da carga aplicada, ou seja, pequena variao da tenso (escoamento). 3. Aumento da deformao proporcional ao aumento da carga aplicada, ou seja, da tenso. Este aumento ocorre at que a carga aplicada atinja um valor mximo, ou, uma tenso ltima - su (recuperao). 4. Diminuio do dimetro do corpo (estrico). Uma diminuio da carga aplicada suficiente para manter a deformao at a ruptura. (sR: tenso de ruptura; eR: deformao de ruptura).

Materiais frgeis (ferro fundido, vidro, pedra...) Diagrama tenso x deformao

su: tenso ltima (mxima tenso que se atinge) sR: tenso de ruptura (tenso que, se

atingida, provoca a ruptura do material) eR: deformao de ruptura (deformao que, se atingida, provoca a ruptura do material)

Fases da evoluo do diagrama Aumento da deformao proporcional ao aumento da carga aplicada at que se atinja a deformao de ruptura (eR) que corresponde tenso de ruptura (sR) que igual tenso ltima (su).

U B Y P

?1

Figura 1.a

Figura 1.b

Figura 1.c

PROPRIEDADES MECNICAS O diagrama tenso deformao permite caracterizar diversas propriedades do material, que se defini a seguir. LIMITE DE PROPORCIONALIDADE Muito prximo a P, existe um ponto na curva tenso-deformao, ao qual corresponde o limite de elasticidade; ele representa a tenso mxima que pode ser aplicada barra sem que apaream deformaes residuais, ou permanentes, aps a retirada integral da carga externa. Para muitos materiais os valores dos limites de elasticidade e proporcionalidade so praticamente iguais e esses termos so, ento empregados como sinnimos. Nos casos em que eles so diferentes, em geral o limite de elasticidade maior do que o de proporcionalidade. REGIO ELSTICA O trecho da curva tenso-deformao, compreendido entre a origem e o limite de proporcionalidade.

REGIO PLSTICA Chama-se regio plstica o trecho do diagrama compreendido entre o limite de proporcionalidade e o ponto correspondente ruptura do material.

LIMITE DE ESCOAMENTO A tenso corresponde ao ponto Y tem o nome de limite de escoamento. A partir deste ponto aumentam as deformaes sem que se altere, praticamente, o valor da tenso. Quando se atinge o limite de escoamento, diz-se que o material passa a escoar-se. Alguns materiais apresentam dois pontos para os quais aumentam as deformaes sob tenso constante. Esses pontos, em geral muito prximos um do outro, recebem os nomes de limites de escoamento superior e inferior. LIMITE DE RESISTNCIA OU RESISTECIA A TRAO A tenso correspondente ao ponto B recebe o nome de limite de ruptura; a que corresponde a ruptura do corpo de prova. MDULO DE RESILINCIA a energia que o corpo armazena, por unidade de volume, quando a partir de zero, se eleva o valor da tenso at o limite de proporcionalidade. Seu valor pode ser obtido calculando-se a rea hachurada na fig.1.a, evidente que a dimenso do mdulo de resilincia a de um trabalho. Assim, a resilincia de um material e a capacidade de absorver energia na regio elstica. MDULO DE TENACIADADE energia que o corpo armazena, por unidade de volume, quando, a partir de zero, se eleva o valor da tenso at o limite de ruptura. Seu valor pode ser obtido, no diagrama tenso-deformao, com clculo da rea limitada pela curva, os eixos coordenados e a ordenada correspondente ao ponto de ruptura. A tenacidade de um material a capacidade de absorver energia na regio plstica. REDUO PERCENTUAL DE REA A relao, em percentagem, entre a diminuio da rea da seco transversal ( relativamente a rea inicial), por ocasio da ruptura, e a rea inicial, recebe o nome de reduo percentual da rea da seco transversal. Observa-se que a trao axial, ou trao simples, a rea da seco transversal diminui, mas nos clculos de introduz-se, sempre, a rea original. Por esse motivo que a curva tenso-deformao tem o aspecto indicado na fig.1.a. Quanto mais crescem as deformaes, mais importante considerar os valores correspondentes da rea da seo transversal (que diminui) e, se levar isso em conta, obtm-se um diagrama real, em lugar do convencional. Esse diagrama tem o aspecto da curva que se representa, em verde, na fig.1.a. ALONGAMENTO PERCENTUAL Exprimi-se, em porcentagem, o acrscimo de comprimento (de referncia), depois da ruptura, em relao ao comprimento inicial, tem-se o alongamento percentual. Quer a reduo percentual da rea, quer o alongamento percentual, servem para caracterizar, tambm, a ductibilidade do material.

TENSO ADMISSVEL As propriedades mecnicas, relativa a resistncia, permite que se fixe a tenso admissvel do material. Todas as tenses admissveis esto na regio elstica. Obtm-se essa tenso dividindo-se ou o limite de escoamento ou o limite de resistncia por um nmero, maior que a unidade, denominado coeficiente de segurana. A fixao do coeficiente de segurana feita nas normas de clculo e, algumas vezes, pelo prprio calculista, baseado em experincias e de acordo com o seu critrio. ENDURECIMENTO DE DEFORMAO Se um material dctil pode ser tensionado consideravelmente alm do limite de escoamento, sem ruptura, dizemos que endurece sob deformao. Isto se verifica para metais estruturais. A curva tenso-deformao de um material frgil, isto , no linear, como se indica na fig1.b, caracteriza diversas outras propriedades, que se distinguem daquelas que correspondem ao diagrama linear e que a seguir se define. LIMITE D ESCOAMENTO Denomina-se, agora, limite de escoamento a tenso que corresponde a uma deformao permanente, pr-fixada, depois do descarregamento do corpo de prova. Essa deformao permanente , s vezes, em 0,0035cm/cm. Esses valores so arbitrrios mas, em geral, fixados nas especificaes. Na fig.1.b fixou-se a deformao permanente 1; para determinar o limite de escoamento, traa-se a reta OY paralela tangente curva que passa pela origem. Sua interseco, com a curva, determina o ponto Y que corresponde ao limite de escoamento procurado. MDULO TANGENTE A tangente trigonomtrica, do ngulo de a tangente a curva tensodeformao, na origem, forma com o eixo dos ,recebe o nome de mdulo tangente. Existem outras caracterstica do material, que so utilizadas no calculo e no dimensionamento das peas.

Aplicao: 1) Uma barra de 3m de comprimento tem seco transversal retangular de 3cm por 1cm. Determinar o alongamento produzido pela fora axial de 6Kg, sabendo que E = 2000t / cm2.

2) A barra de ao da figura abaixo tem seco transversal de rea S = 10cm 2 e est solicitada pelas foras axiais que a se indicam. Determinar o alongamento da barra, sabendo que E = 2100t / cm2.

10000Kg
10000Kg

B 2000Kg 3000Kg

D 9000Kg

3) A trelia Howe parte integrante de um dos blocos do Navio Rainha Ipojuca e suporta a fora de 54t. Determinar as reas da seco transversal das barras DE e AC, sabendo que a tenso admissvel do material, sob trao, de 1400 kg/cm2. sendo de 2m o comprimento da barra DE, pergunta-se qual seu alongamento admitido, para mdulo de elasticidade do material, o valor E = 2,1x106.

ED AB B 5 3 A 1,5 m C 1,5 m E 1,5 m G 1,5 m H 27 t 4 D F

2m

AC EC

D EG

54 t 54 t

4) O Navio Ifpe possui um suporte de molinete em forma de duas barras prismticas, rigidamente ligadas entre si, suportando a carga axial de 4500kg, como indicada na figura. A barra superior de ao, tem 10m de comprimento e seo transversal de 65m2 de rea. A barra inferior de lato, tem 6m de comprimento e seo transversal de 52cm2 de rea. Tendo-se, para o ao, = 7800kg/m3 e E = 2,1x106kg/cm2 e, para o lato, = 8300kg/m3 e E = 0,9x106kg/cm2, pedem-se as tenses normais mximas, em cada material.

10 m

B 6 m

4500 kg

. =P/S

You might also like