You are on page 1of 26

Diagnstico intEgRaDo

Em oRtopEDia

Prezado(a) Colega, Mais uma vez, o Lmina Medicina Diagnstica vem reafirmar seu compromisso com a inovao e com a qualidade dos servios prestados em sade preventiva. A publicao Diagnstico Integrado em Ortopedia um exemplo claro disso. Desenvolvido pelo Lmina, constitui um novo conceito em atendimento, cujo foco est na rea de Ortopedia. O objetivo garantir mais qualidade aos exames realizados nessa especialidade, por meio de uma equipe mdica altamente capacitada e por equipamentos de ltima gerao. Os exames expostos nesta publicao esto disposio de seus pacientes nas MegaUnidades Barra da Tijuca, Arpoador e Clnica So Vicente. Conte com o que h de mais moderno em medicina diagnstica.
MegaUnidade Barra da Tijuca Av. das Amricas, 1.701 MegaUnidade Arpoador R. Francisco Otaviano, 96 Clnica So Vicente R. Joo Borges 204 - Gvea

Lmina Medicina Diagnstica

NDICE

Raios-X Ultrassonografia Tomografia Computadorizada Ressonncia Magntica Equipe Mdica Referncia em Sade Canal do Mdico

5 9 12 18 21 23 24

RaIos-x
Alm dos exames radiolgicos bsicos, esto disposio de seus pacientes:

Radiografias com Carga


Exames feitos com os pacientes em posio ortosttica ou com apoio, para avaliar alteraes de alinhamento e de espaos articulares. Na coluna vertebral para avaliar escoliose, espondilolistese, espondilopatia degenerativa entre outras indicaes. No p para avaliao de alteraes do arco longitudinal do p no adulto e na criana, metatarso varo e halux valgo.

Figura A: Perfil com carga do p evidenciando reduo do arco longitudinal. Figuras B e C: Estudo da coluna vertebral evidenciando pedculos estreitos e largos que podem estar associados a reduo do canal vertebral.

Radiografias Panormicas Coluna Vertebral (Tele espondilograma)


Esta radiografia realizada com chassis especial de 90 cm de comprimento permite avaliao de todos os segmentos da coluna vertebral em uma nica exposio. A principal indicao avaliao de alteraes do eixo da coluna no plano frontal (coronal) - Escoliose e das curvas no plano lateral (sagital).

Figuras A e B: Tele espondilograma evidenciando acentuao da cifose torcica.

Incidncias Especficas Idade ssea


Radiografia frontal das mos ou da mo esquerda, para avaliao da maturao esqueltica, sendo realizada atravs do mtodo de Greulich e Pyle, que inclui avaliao da poca do surgimento de determinados ncleos de ossificao, da morfologia dos mesmos e da espessura da placa fisria. Figura A: Radiograma de um menino com maturao esqueltica normal correspondente ao padro masculino de Greulich e Pyle para 15 anos.
6

Estudo em boca aberta da transio crnio-vertebral


Principal indicao: avaliao da estrutura ssea das vrtebras de C1 e C2 e de alteraes das respectivas articulaes interapofisrias em artropatias inflamatrias (AR), degenerativas entre outras. Figura B: Estudo da transio C1-2 evidenciando aspecto normal da morfologia destes corpos vertebrais, do odontide e das respectivas articulaes interapofisrias.

Estudo axial dos sesamides do p


Principal indicao sesamoidite, fraturas por estresse e osteonecrose dos sesamides. Figura C: Aspecto normal dos sesmides do Halux, observar contornos e textura ssea preservados.

Radiografias Dinmicas
As radiografias dinmicas da coluna vertebral, realizadas em hiperflexo e hiperextenso permitem melhor avaliao de espondilolisteses e instabilidades da coluna vertebral.

Figuras A, B e C: Rx de perfil da coluna cervical. A. Neutro B. Em hiperflexo C. Em hiperextenso

UltRassoNogRafIa
Os exames de ultrassonografia (USG) so realizados em equipamentos de ltima gerao e com alta resoluo. Conhea a tecnologia utilizada pelo Lmina para garantir mais preciso aos resultados:

Extended Field of View


Permite exames com campo de viso ampliado. Com esta tecnologia possvel obter imagens ultrassonogrficas de estruturas longas, de forma abrangente incluindo todo eixo longitudinal da estrutura avaliada.

Figura A: USG do dedo da mo demonstrando tendes flexores normais, desde o nvel da articulao metacarpo-falngica at a falange distal. Figura B: USG de joelho demonstrando ligamento patelar normal desde sua origem na patela at sua insero na tuberosidade anterior da tbia. Figura C: USG com Doppler do antebrao demonstrando cobertura ampla e aspecto normal da artria radial.

Speckle Reduction Imaging (SRI)


Tecnologia que diminui os artefatos de imagem e melhora a deteco de bordas dos tecidos, melhorando o diagnstico e conduta em at 17,6% dos casos.
9

Tissue Harmonic Imaging


Tecnologia que melhora a resoluo das imagens, permitindo melhor definio dos limites da estrutura ou leso que est sendo abordada.

Figura A: USG de ombro demonstrando tendo do supraespinal normal nos planos longitudinal e transversal. Figura B: USG de cotovelo demonstrando a anatomia normal do tendo comum dos flexores, ao nvel de sua origem no epicndilo medial. Figura C: USG de Joelho demonstrando ligamento patelar normal no plano sagital.

USG com Doppler de Pequenas Articulaes


O estudo com Doppler tem como principais indicaes a avaliao de ocluses e semi-ocluses vasculares, diferenciao entre tumores slidos ou csticos e avaliao de processos inflamatrios sinoviais como nas artropatias inflamatrias.

A
10

Figura A: USG com Doppler de dedo, demonstrando tenossinovite com aumento da vascularizao sinovial na bainha dos flexores.

Estudos Ultrassonogrficos Dinmicos


A avaliao dinmica em tempo real permite diagnsticos mais precisos pois fornece imagens durante a realizao do movimento especfico que causa o problema.

11

tomogRafIa CompUtaDoRIzaDa
O Lmina Medicina Diagnstica possui tomgrafo multi-slice de 16 canais de ltima gerao, equipamento que permite a realizao de todos os tipos de exames de tomografia computadorizada (TC) pertinentes s especialidades ortopdica e reumatolgica.

Exames com qualidade excepcional em todos os planos


A Tomografia Multi-slice permite a obteno de imagens com qualidade em qualquer plano desejado, semelhantes qualidade no plano de aquisio. Isto contribui muito na avaliao de fraturas, tumores e processos degenerativos: avaliao em mltiplos planos permite um diagnstico anatmico mais preciso e detalhado. A Figura A: Imagem sagital de TC de joelho normal, demonstrando fmur distal, tbia proximal e patela com grande resoluo. Figura B: Imagem coronal de joelho normal demonstrando fmur distal e tbia proximal. Note a melhor caracterizao das superfcies articulares femoro-tibiais neste plano. B Figura C: Imagem sagital de TC de coluna toracolombar. Fratura do corpo vertebral de T11. A anlise neste plano permite definir melhor a relao da fratura com o canal vertebral.

C
12

Exames com reconstrues tridimensionais, sem perda de qualidade

B A Tomografia Multi-slice permite a obteno de imagens 3D de excelente qualidade, permitindo compreenso global das patologias, especialmente das fraturas, luxaes e tumores. Figura A: Imagem 3D de bacia normal. Figura B: Imagem 3D de ombro normal. Figura C: Imagem 3D de costelas normal.

Reconstrues tridimensionais da face por TC multi-slice (suspeita de fratura). Figura A: Viso frontal Figura B: Viso oblqua anterior Figura C: Viso lateral

13

Exames Ps-Operatrios
Os artefatos metlicos provenientes de prteses prejudicam e s vezes impossibilitam a avaliao de imagens de TC convencional ou helicoidal. Com a tecnologia multi-slice obtm-se imagens com reduo expressiva de artefatos metlicos, possibilitando avaliao por TC em pacientes portadores de prteses metlicas.

Figura A: Imagem coronal do quadril direito em paciente com prtese metlica. Reduo de artefatos metlicos, que no atrapalham a avaliao da prtese. Figura B: Imagem 3D do mesmo paciente. Figura C: Imagem coronal do ombro de paciente com ncora metlica na cavidade glenide. A presena da ncora no atrapalha a avaliao das estruturas adjacentes ou do espao articular.

TC multi-slice da coluna lombosacra, evidenciando material metlico de cirurgia posterior. Os artefatos so pequenos mas no atrapalham a avaliao.
14

Figura A: Viso lateral mediana Figura B: Viso lateral paramediana Figura C: Viso posterior

Artro-Tomografia Computadorizada
A artro-TC o melhor mtodo para a avaliao da cartilagem articular. Pode ser utilizada como alternativa RM convencional ou artro-RM na avaliao das estruturas articulares internas, quando h contra-indicao RM como claustrofobia, clipes de aneurisma cerebral ou marca-passo cardaco.

Figura A: Imagem sagital de artro-TC de joelho em paciente submetido a meniscectomia. Note a ausncia do corno posterior do menisco medial e a boa caracterizao das superfcies articulares femoro-tibiais. Figura B: Imagem coronal de artro-TC de punho: Note a boa caracterizao do complexo da fibrocartilagem triangular e da cartilagem articular do rdio, ulna e ossos do carpo. Figura C: Imagem coronal de artro-TC do ombro. Note a boa caracterizao de lbio glenoidal normal e cartilagem articular normais.

Escanometria Digital
A escanometria digital uma alternativa escanometria convencional por Rx. Permite a obteno de imagem nica da articulao dos quadris s articulaes do tornozelo, e posteriores medies computadorizadas.
15

Figura A: Escanometria digital com medida do comprimento dos membros inferiores direito e esquerdo.

Estudo dinmico dos joelhos com medida TAGT (estudo de instabilidade patelo-femoral)
Este exame permite a avaliao das instabilidades fmoro-patelares, situao clnica prevalente no dia-a-dia. A medida da distncia entre o sulco da trclea femoral e a tuberosidade anterior da tbia pode ter implicao na escolha do tratamento desta condio.

Figuras A e B: Medida TAGT por TC. Figura C: Filme demonstrando a posio da patela em relao ao fmur, em extenso e primeiros graus de flexo do joelho.

16

Medidas da verso acetabular, de toro femoral e tibial


As medidas de verso acetabular, toro femoral e toro tibial contribuem na avaliao e programao cirrgica dos alinhamentos rotatrios anormais das crianas.

Figura A: Medida da verso acetabular Figura B: Medida da toro femoral Figura C: Medida da toro tibial

17

REssoNNCIa magNtICa
O Lmina dispe de equipamento de alto campo magntico de ltima gerao, com acessrios (bobinas) especficos para cada articulao, permitindo realizar uma variada gama de exames nas especialidades de Ortopedia e Reumatologia.

Exames com alta qualidade de imagem e resoluo


A ressonncia magntica (RM) o melhor mtodo de imagem para a avaliao das estruturas internas da articulao e de partes moles de forma geral. Permite avaliao de ligamentos, tendes, msculos, cartilagem articular e estruturas internas como os meniscos do joelho. Tambm excelente mtodo para a avaliao das artropatias degenerativas ou inflamatrias, tumores sseos e de partes moles, e fraturas ocultas.

Figura A: Imagem sagital de RM de joelho demonstrando leso do ligamento cruzado anterior. Figura B: Imagem coronal de RM de ombro normal demonstrando tendo do supraespinhoso intacto. Figura C: Imagem coronal de RM de articulao sacroilaca demonstrando articulaes normais.

18

Exames de pequenas articulaes com qualidade excepcional


Com os equipamentos mais modernos, mesmo pequenas estruturas ou articulaes podem ser avaliadas por RM.

Figura A: Imagem coronal de punho normal demonstrando aspecto normal dos ligamentos escafo-lunar, luno-piramidal e complexo da fibrocartilagem triangular. Figura B: Imagem coronal de polegar demonstrando aspecto normal dos ligamentos colaterais ulnares das articulaes metacarpo-falngica e inter-falngica. Figura C: Imagem axial de antep demonstrando articulaes metatarso-falngicas normais.

Artro-Ressonncia Magntica
A introduo intra-articular de contraste aumenta a acurcia da RM para a avaliao das estruturas articulares internas. As principais indicaes so a avaliao de leses osteocondrais, instabilidades do ombro, leses ligamentares e da fibrocartilagem triangular do punho, leso do lbio glenoidal ou acetabular e avaliao ps-operatria do ombro e joelho.

19

Figura A: Imagem coronal de artro-RM do ombro demonstrando complexo labialbicipital normal. Figura B: Imagem axial de artro-RM do ombro demonstrando pores anterior e posterior do lbio glenoidal normais. Figura C: Imagem coronal de artro-RM de punho demonstrando ligamentos escafolunar, lunopiramidal e complexo da fibrocartilagem triangular normais.

20

EqUIpE mDICa
Dra. Carmen Lcia Arantes Pereira Azevedo
Mdica formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1979. Residncia mdica em Radiologia e Diagnstico por Imagem no Hospital Universitrio Clementino Fraga Filho da Universidade Federal do Rio de Janeiro, com trmino em 1982. Mdica do Servio de Diagnstico por Imagem do HUCFF da Universidade Federal do Rio de Janeiro, atuando nos setores de Ultrassonografia e Mamografia, desde 1987, sendo atualmente chefe da Unidade de Diagnstico Mamrio. Mdica concursada do Ministrio da Sade desde 1982. Especialista e Membro Titular do Colgio Brasileiro de Radiologia desde 1985. Membro Titular da Sociedade Brasileira de Radiologia desde 1985.

Dra. Cia Maria Delbos Bastos Araujo Guimares


Mdica formada pela Faculdade de Medicina de Campos. Residncia mdica em Diagnstico por Imagem do Instituto Estadual Manuel de Abreu. Mdica Responsvel do Servio de Ultrassonografia da Diagnsticos da Amrica Rio de Janeiro. Membro Titular da Sociedade Brasileira de Radiologia.

Dr. Leonardo Velloso Santos


Mdico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Residncia Mdica em Radiologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Especialista em Radiologia e Diagnstico por Imagem pelo Colgio Brasileiro de Radiologia e Associao Mdica Brasileira. Membro titular do Colgio Brasileiro de Radiologia.

Dr. Luiz Felipe C. B. Bandeira de Mello


Mdico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Residncia Mdica em Radiologia e Diagnstico por Imagem pelo Instituto Nacional do Cncer, HC I, Rio de Janeiro. Especialista em Radiologia e Diagnstico por Imagem pelo Colgio Brasileiro de Radiologia e Associao Mdica Brasileira. Membro titular do Colgio Brasileiro de Radiologia. Membro titular da Radiologic Society of North America e do American College of Radiology. Research Fellow em Radiologia abdominal no Massachusetts General Hospital , Boston, EUA. Visiting Fellow em Radiologia abdominal no New York Hospital Cornell University Medical Center, New York, EUA. Conselheiro da Sociedade de Medicina e Cirurgia.
21

Dra. Vanessa Dino


Mdica formada pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense, Niteri, Rio de Janeiro. Residncia Mdica em Radiologia e Diagnstico por Imagem pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense. Especialista em Radiologia e Diagnstico por Imagem pelo Colgio Brasileiro de Radiologia e Associao Mdica Brasileira. Professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Membro titular da Radiologic Society of North America e do American College of Radiology. Demais mdicos: Amine Amorim Ramos de Oliveira Ana Luiza de Carvalho Hartann Andr Gustavo de Lima e Silva Alencar Cristiane Al Campos Cristiane Lemos Cardoso Eduardo F. Carossielo de Castro Elisa de Arajo Pereira Apa Fernanda Philadelpho Arantes Pereira Gabriela Ribeiro Costa Gisele Esteves DAnnunciao Janana de Freitas Seixas Jos Carlos da Silva Ktia Henrique Secco Mrcia Pereira Braga Fernandes Mrcio Bustamante de S Rodrigues Marcos Shigueru Nakajima Maria Cecilia Heluy Dantas Maria Cristina Couto Lamy Mariana Athanasio Strieder Patrcia Martins e Souza Rachel Espindola Maia de Andrade Valria Ribeiro de Carvalho Vernica de Moraes Castello Branco

22

REfERNCIa Em saDE
O Lmina integra o grupo Diagnsticos da Amrica, empresa referncia no segmento de sade, que atua em todas as regies do pas por meio de 20 conceituadas marcas. Hoje o Lmina conta com as certificaes ISO 14001 e OHSAS 18001. Todos os processos e procedimentos so reconhecidos pelos mais respeitados rgos nacionais e internacionais, como ISO 9001:2000, e as acreditaes pelo Programa de Acreditao de Laboratrios Clnicos da Sociedade Brasileira de Patologia Clnica (PALC) e pelo College of American Pathologists (CAP), a mais antiga instituio certificadora de laboratrios clnicos em todo o mundo. Alm disso, o Lmina disponibiliza em unidades de atendimento, estrategicamente localizadas, modernos equipamentos que oferecem rapidez e preciso aos resultados de seus pacientes. Mais uma garantia de qualidade na realizao de exames.

23

CaNal Do mDICo
O Canal do Mdico formado por uma equipe mdica de diversas especialidades com ampla experincia em Assessoria Medicina Diagnstica. Disponibilizamos um elo entre as reas Tcnico-Operacionais e o Mdico, nosso principal cliente, para atend-lo em todas as suas necessidades como obter resultados de exames de seus pacientes, discutir laudos com a nossa equipe mdica, fornecer informaes sobre novas metodologias utilizadas em exames e sobre a adoo de novos valores de referncia, entre outros.

Como e quando entrar em contato


Estamos sempre sua disposio para fornecer total suporte aos diagnsticos, esclarecendo dvidas sobre exames e preparos ou prestando quaisquer outras informaes relacionadas Medicina Diagnstica.

Rio de Janeiro (21) 2227 8090


Segunda a Sexta: 8h s 21h Sbados: 8h s 13h

24

Graphic Designers

04/09 Verso 1

Responsvel Tcnica: Dra. Andra Neto Lamosa - CREMERJ: 5248796-0

Lmina Medicina Diagnstica Rua Francisco Otaviano, 96 - Arpoador Rio de Janeiro RJ


www.lamina.com.br

You might also like