You are on page 1of 46

O Templo Misterioso

Glenn Parrish
O Tenente Sagnier estava lutando na guerra. Treinar os legionrios, ensinlos a atirar e a sobreviver na selva era um trabalho rduo. Os vietnamitas tambm no eram adversrios fceis... Mas, e uma bela mulher... seria um adversrio fcil de vencer? Em meio guerra, descobrese que h um espio em meio aos legionrios... quem seria este traidor? Qual no seria a surpresa do tenente ao descobrir, alm deste, outros mistrios que envolviam seus legionrios e um misterioso templo na Indochina. Um livro surpreendente e com muitos tiros, como todo bom faoreste.

Disponibilizao: Lukka

Digitalizo: Marina Campos Reviso: Carol Romani Formatao: Edina

CAPTULO I O mdico usava uma pedra de esmeril, presente de um conhecido, empregado numa fbrica prxima do hospital. O esmeril fora previamente esterilizado e depois encaixado a um buril eltrico, com enorme velocidade de rotao. Levante o brao, Wolf ordenou o cirurgio ao homem, nu da cintura para cima, sua frente. Sim, doutor. O paciente era jovem, de uns vinte e poucos anos, alto, forte e cabelos e olhos castanhos. Ergueu o brao esquerdo e apoiando a mo na nuca, deixou duas sinistras iniciais e um outro sinal, indicando seu tipo de sangue, mostra. Passando um algodo embebido em lcool em toda a regio da tatuagem, o mdico apanhou o aparelho eltrico e o ligou. A pedra de esmeril rodou a uma velocidade espantosa. Doer um pouquinho! - avisou o cirurgio. O esmeril lixava a pele do rapaz, apagando os sinais a pouco e pouco. O mdico trabalhava com rara habilidade, e em poucos segundos as fatdicas iniciais desapareceram por completo. Ao terminar tudo, vendou cuidadosamente o brao do paciente, e desligando depois o aparelho, exclamou: Pronto, Wolf! A tatuagem no voltar, doutor? perguntou o jovem passando a lngua nos lbios de um modo apreensivo e nervoso. Daqui a duas semanas, nem com microscpio se notar. J fiz dezenas dessas operaes e nunca houve nenhuma reclamao posterior. Fique tranquilo, Wolf. Todavia o paciente no se satisfazia, e continuou: Apesar de tudo, doutor... Se me descobrirem, estou frito! Ora, voc mudou de nome o mdico sorriu e raspou a tatuagem... Descanse, no precisa ter medo. Alm disso, segundo minha opinio, voc no fez nada. A expresso do rapaz tornou-se carrancuda. Pertenci a essa maldita organizao. Eu no queria, no me agradava absolutamente... Mas fui obrigado... Eu e muitos outros... Marcaram nossos braos... No entanto, nem tomei parte na guerra... Permaneci todo o tempo num escritrio... Fume um cigarro, Wolf, e procure se acalmar... Est muito nervoso. O jovem apanhou o cigarro e o examinou com surpresa. Americano! exclamou vivamente. O mdico piscou-lhe o olho.

O supervisor do hospital um capito americano. Boa praa: Gosta de aprender coisas novas, mostra-se muito amigo, e vez ou outra distribui cigarros. Sim, claro... Wolf inalou o fumo com fora. No sei o que fazer, doutor. Se me pegassem, no ficaria numa situao muito agradvel... Mas se voc no fez nada... se durante toda a guerra, ficou num escritrio... Uma vez algum por minha culpa... Eu no... Se me apanharem, pediro contas dessa morte, doutor... passou a mo pelo pescoo como se estivessem a enforc-lo. Na realidade, no fiz nada... Mas ela morreu... E outra pessoa tambm. Se no as matou, no tem porque se preocupar. Dentro de duas semanas, repito, ningum saber de sua antiga filiao ao SS. Eles me enforcaro, doutor. No sei... Que aconteceria se eu contasse a histria tal como realmente sucedeu? Acredita que eles acreditariam em mim? O cirurgio sacudiu cuidadosamente a cinza do cigarro, e falou lento: Escute, Wolf: perdemos a guerra. Lembre-se disso. Estamos merc do vencedor. Para que aceitassem sua histria, seria necessrio muito boa vontade, e isso absolutamente impossvel, compreende? Os americanos... talvez os ingleses... sugeriu timidamente. Esto muito ocupados, no tero tempo para isso. Se quer um bom conselho, desaparea durante algum tempo. Essa situao no perdurar eternamente, mais dia, menos dia, terminaro os julgamentos dos criminosos de guerra. Criminosos de guerra? No bem o termo. Quem sabe! Desaparea, Wolf. Talvez com o tempo voc possa voltar novamente e comear vida nova. Enquanto isso, no lhe resta outro remdio a no ser permanecer na sombra. Sim, uma boa ideia. No entanto, onde esconderia, durante dois ou trs anos, doutor? O homem refletiu alguns momentos, dizendo finalmente: Voc fala francs como um parisiense, no , Wolf? Sim, falo. Ento, se quer seguir um bom conselho, v para Estrasburgo. Estrasburgo? exclamou o paciente apavorado. Fica na Frana, doutor! Que h l? Um escritrio de recrutamento da Legio Estrangeira.

CAPTULO II A patrulha se compunha de uns vinte homens sob o comando do tenente Frederic Sagnier. Os homens, levando s costas toda a equipe de combate, caminhavam pela selva indochinesa, suportando o pssimo estado do solo, cheio de charcos, e os mosquitos, zumbindo continuamente ao seu redor. Para qualquer direo que olhassem, deparavam sempre com a floresta impenetrvel, de onde subia uma tnue neblina amarelada. Caminhavam em silncio, atentos aos menores rudos da selva, de onde podiam partir, a qualquer momento, os disparos mortferos dos vietnamitas. Silenciosos, mas cada homem, no seu ntimo, sentia a presena invisvel e opressora da morte. Suavam copiosamente e respiravam enojados, o ar insalubre da regio, sem atrever-se a enxugar a transpirao para no ficarem desarmados.

Subitamente o Tenente Sagnier fez o sinal de parada. Dois homens se colocaram em posio de olhar para a direita, dois para a esquerda, e dois outros a retaguarda. Trs legionrios aproximavam-se correndo do oficial. Pararam a pouca distncia. Tenente, localizamos a aldeia. Longe? perguntou o oficial, homem jovem e simptico, de uns vinte e seis anos. A uns quatrocentos metros daqui, atrs daquele morro. Estudaram a localizao? Sim, senhor. A aldeia tem umas cinquentas cabanas, e est na margem de um riozinho, fcil de se vadear. Do outro lado, h algumas plantaes, formando uma espcie de curva, na margem do mesmo rio, do lado de c. Oeste! murmurou Sagnier aps um rpido clculo mental. Virou a cabea e pediu: O rdio! O soldado, encarregado do aparelho transmissor, apressou-se a alcanar o oficial. Ponha-me em contacto com o comandante! ordenou Sagnier. Sim, tenente! O soldado tirou a mochila dos ombros, e se ajoelhando no cho, desamarrou-a, retirou a antena e comeou a chamar. Um momento depois recebia resposta, e passou ento, o telefone para o oficial. O tenente Sagnier, j com o mapa da zona de operaes preparado, segurou o fone. Annete a Linda falou. Linda a Annete retrucou uma voz. Adiante. Localizamos a aldeia. Situada... consultou o mapa h uns quatrocentos metros do norte da quadrcula 5 S 4. Solicito instrues. Bom continuou o comandante. Esquadrinhe a aldeia, choa por choa, e procure fazer um ou dois prisioneiros, no caso de haver guerrilheiros, destruindo a povoao logo. Sagnier fez um movimento brusco ao ouvir a ordem. Mas, comandante... uma ordem, tenente. Cumpra-a. Sim, senhor. Mais alguma coisa? tudo. Sagnier devolveu o aparelho para o soldado que o guardou na mochila alando-a novamente aos ombros, e colocando-se atrs do oficial. Sargento Leducq! chamou Sagnier. Um homem apresentou-se no mesmo instante. Robusto, quase gordo, de olhar claro e franco, tinha uns trinta anos. Sagnier confiava muito no segundo oficial Leducq, que em diversas ocasies demonstrara sua habilidade e competncia. Tenente! Fique com o comando da metade da patrulha e rodeie a aldeia pelo norte. Ns iremos pelo sul e nos reuniremos na povoao. Sim, tenente. Leducq voltou-se, chamou nove legionrios pelo nome, e marchando frente do pequeno grupo, tomaram a direo do povoado. Agora ns! falou o tenente. Os soldados restantes seguiram Sagnier. O calor e os mosquitos continuavam e percorrer os quatrocentos metros que os separavam da aldeia, pareceu-lhes um verdadeiro suplcio.

Sagnier e os homens alcanaram o fim da floresta, e esperaram um pouco numa enorme tenso. A aldeia parecia deserta, mas em todo caso, no seria bom confiar inteiramente, talvez, por detrs das paredes de palha e bambu das cabanas, olhos atentos os espionassem, e mos acostumadas, se preparassem para atirar. Bom resolveu finalmente o oficial. Nada adiantava permanecer espera, e em todo caso, precisavam revistar as choas. Vamos! Saram da selva, e separados uns dos outros por trs ou quatro metros, com os dedos nos gatilhos das armas, avanaram. Vadearam o rio, cujas guas, negras e pestilentas, alcanavam-lhe apenas os joelhos. As primeiras cabanas estavam a uns trinta passos de distncia. A tremenda quietude se rompeu bruscamente com um seco estampido. Um dos legionrios girou sobre os calcanhares e tombou pesadamente com o peito atravessado por um balao. Os demais soldados se dispersaram rapidamente, e algum jogou uma granada. No! gritou Sagnier encolerizado. A bomba explodiu a dez passos de uma das cabanas, provocando uma nuvem de fumaa negra. Mais disparos soaram e um outro legionrio caiu, gemendo freneticamente. Sagnier ento avanou com a metralhadora apontada. Disparou para diversos pontos. De repente, de uma das choas, saiu um homem. Olhou o jovem por um segundo e tombou para o cho. Um outro soldado mandou novamente uma granada, acertando o interior de uma cabana. Gritos de dor soaram depois da terrvel exploso. Enquanto isso, o tenente Sagnier continuava a avanar at uma casa, e mudando a metralhadora de mo, apanhou uma granada, arrancou o anel com os dentes e jogou-a no interior, atirando-se, em seguida, no cho. A detonao foi forte. Nem bem terminara, Sagnier levantou e foi at a porta. Vrios corpos se achavam estendidos no cho. Um vietnamita fez um esforo desesperado para pr-se em p e apontar o fuzil. Sagnier no lhe deu tempo, atirou logo e o homem caiu de costas. O tiroteio continuava. Os legionrios avanavam e em cada choa atiravam uma granada. Nesse nterim, um jorro de projteis levantou, repentinamente, uma nuvem de poeira quase junto aos ps de Sagnier. Sagnier pulou para o lado, e ao mesmo tempo em que se ajoelhava, procurava abrigo por detrs de uma rvore. Escondido, ousou espiar. O rebelde que fizera fogo estava em dificuldade com sua metralhadora. O tenente ento apontou a sua, mas no teve tempo de atirar. Algum, vindo por trs do vietnamita, cravara-lhe uma faca nas costas. Do outro lado da aldeia vinha o som de vrios disparos e de exploses de granadas, e um nativo, enlouquecido pelo pnico, passou correndo na frente do oficial. Sagnier esticou o p e passou-lhe uma rasteira. O vietnamita caiu ao solo com estrondo. Ainda aturdido pelo golpe, tentou levantar-se e escapar, no entanto, Sagnier, com vivacidade, socou-lhe a culatra da arma no estmago derrubando-o outra vez, mas agora, desfalecido. O tiroteio diminura bastante de intensidade, quando, de repente, de uma das choas em chamas saram dois homens com as mos para o alto. Cabo Milfz, tome conta desses dois ordenou Sagnier. H tambm um outro, desmaiado. Vigie-os bem.

Sim, tenente. O sargento Leducq aparecia agora, seguido de todos os seus homens. Sem novidade, tenente informou. Ns temos um morto e um ferido. Mande o cabo Briason averiguar isso direito. Precisamos revistar a aldeia. Sim, senhor! Leducq transmitiu a ordem e voltou para o lado do oficial, justamente quando um grito soava. Aqui, tenente! Sagnier e Leducq correram ao lugar de onde vinha o berro, e depararam com um legionrio porta de uma cabana maior que as outras. Enfaram e l dentro Leducq lanou um assovio: Puxa! Um arsenal! exclamou ao ver montes de caixas de fuzis e outras com munies de toda espcie. Uma verdadeira fbrica retrucou pensativo. E isso explica o fato do povoado encontrar-se vazio. Os indgenas foram obrigados a sair. O cabo Briason entrava naquele momento. Um morto, Vankaert; e dois feridos, Lpez e Delay. Delay pode caminhar. Est bem, Briason falou o tenente. Encontramos tambm os seis cadveres dos vietnamitas, e temos quatro prisioneiros. Muito possivelmente havia mais gente, todavia, conseguiram escapar. . Chame o rdio. Sim, tenente! Briason afastou-se para chamar o companheiro e nesse instante um legionrio entrou, participando a notcia de outra cabana cheia de munies. Leducq! mandou o oficial depois de ouvir a nova. Termine a revista na aldeia e volte para informar. Sim, tenente. Chegou o radiotcnico e quando conseguiu contacto, Sagnier chamou o comandante. Annete a Linda! Linda a Annete! Adiante! Tivemos uma ligeira refrega com os guerrilheiros, matamos seis e fizemos quatro prisioneiros. De nossa parte, perdemos um homem e h dois feridos. Est bem respondeu o comandante. Enviarei um helicptero para recolh-los. O que encontraram na aldeia? Duas cabanas abarrotadas de armas e munies, comandante. Provavelmente um centro de armamento dos guerrilheiros. Apanhe um exemplar de cada arma, bem assim como um pacote de cartuchos e destrua o resto, No se esquea de incendiar tambm as choas. Sim, comandante! Quando terminarem, dirijam-se para o sudoeste. A doze quilmetros encontraro um caminho que os trar ao quartel-general. tudo. tudo! afirmou tambm Sagnier, devolvendo o fone para o legionrio. Acendeu um cigarro, e pensativo, contemplou seus homens trabalhando. Daqui a pouco chegaria o sargento Leducq. No havia mais pessoas nas cabanas, nem tampouco mais armas, tenente avisou. Obrigado, Leducq ofereceu-lhe um cigarro. Uma misria essa guerra, hein?

Sim, senhor. Nojenta! No se sabe nunca quando se vai encontrar um desses asiticos. So como serpentes, escondendo-se no cho, e quando menos se espera eles aparecem. Leducq soltou a fumaa. , mas desta vez ns os surpreendemos. Possivelmente no nos esperavam, ou no acreditavam na nossa valentia, porque do contrrio teramos srios aborrecimentos. Pelo menos essa regio ficar tranquila durante algum tempo... Oxal! exclamou sem entusiasmo. E com um sorriso amarelo, atirou o cigarro no cho, continuando: Somos uma equipe de legionrios muito diferente da contada nas lendas. Quepes e protetores de sol brancos, palet azul, calas claras, botas negras, mochila quadrada, as baionetas triangulares... hein, Leducq? O sargento sorriu tambm. No estamos no Saara, tenente, preciso adaptar a farda s circunstncias. E o homem tambm, Leducq? O sargento vacilou antes de responder, e quando o fez foi em voz insegura: Eu creio que sim, tenente! CAPTULO III A aldeia, onde o regimento tinha seu quartel-general, era grande, quase uma cidade. Algumas construes de alvenaria somente, o restante eram a base de materiais mais ligeiros: Madeiras, bambu, fibras vegetais... Uma das casas De alvenaria era a taberna preferida peLos legionrios: "Le Coq Jaune," e diziam na cidade que o galo ficara amarelo1 , no em consequncia do forte sol asitico, mas de tanto beber as infernais beberagens preparadas pelo proprietrio do bar. Pierrot Duquesne, mestio franco-chins, o dono, protestava irritado toda vez que ouvia a piada e mais de um legionrio fora expulso do "Le Coq Jaune" por vilipendiar as bebidas feitas especialmente por ele. Mesmo assim o estabelecimento gozava de grande prestgio entre os membros da Legio Estrangeira, servindo na Indochina. E ainda mais que Duquesne aumentara a atrao do lugar, contratando uma bonita pequena para servir os fregueses. A moa, de uns vinte e tantos anos, tinha os cabelos compridos, castanhos, e os olhos verdes. Seu nome era Nadine, alegre, sempre de bom humor e pronta para mostrar sua bem feita dentadura. E no era s o rosto bonito, o corpo tambm. Pescoo comprido, claro, braos rolios, ainda os ressaltava usando blusa vermelha decotada. Cinturinha fina os quadris bem marcados, e pernas longas e redondas. Nadine nunca tinha um "no" definitivo para os legionrios, todavia, seus "sim" tampouco eram definitivos. Ningum a vira chegar aldeia e ningum a vira antes. Simplesmente, numa noite, surgira por detrs do balco, como se por obra de um passe de mgica. O tenente Sagnier entrou, naquela noite, no "Le Coq Jaune". Deteve-se durante alguns minutos na entrada, observando o interior. Logo um garom nativo aproximouse, fazendo uma reverncia. Se o senhor oficial dignar-se seguir-me... H alguns companheiros seus num reservado. Obrigado, Heeng respondeu o tenente. Hoje, vestia uniforme caqui, camisa de mangas curtas e calas tambm curtas. Na cintura, um cinturo preto e o coldre.
1

Le Coq Jaune: O Galo Amarelo.

Vamos, entre logo, homem convidou o Subtenente Marquand. Tome um copo conosco. Como se saiu em sua operao, tenente? perguntou o capito Danielly, um corso mido, de cabelos pretos e olhos vivos. O tenente Lyon apanhou uma garrafa sobre a mesa, e encheu um copo. Sente, Fred convidou. Obrigado respondeu o jovem. Tivemos um morto e dois feridos, capito, no entanto, arrasamos uma aldeia e destrumos um importante depsito de munies. O capito Danielly sorveu um gole de seu copo, inteiramente desatento ao que fazia. Tem graa; nos tempos da Resistncia, bastava-me uma meia dzia de franceses para manter todo um batalho de alemes distncia. Quem diria, que, cinco anos depois, iria me encontrar na mesma situao, s que na posio contrria? Vamos, vamos, capito apaziguou Marquand. A coisa no to importante como parece. Dentro de uns meses, liquidaremos esse pessoal todo, e... O tenente Lyon observando pensativo o fundo do copo, atalhou: Fred, h uma coisa que invejo em voc. Sim? retrucou o jovem oficial enquanto acendia um cigarro. Sim. O sargento Leducq. Se se pudesse comprar os sargentos, eu daria por ele, agora mesmo, o meu saldo de um ano inteiro... Marquand soltou uma risadinha. Eu lhe vendo o sargento Perrifond por um selo postal usado e ainda dou de quebra dois cartuchos vazios. tudo quanto ele vale. Lyon fingiu no ouvir a brincadeira. Um bom sargento vale o seu peso em ouro disse. Praticamente o brao direito do oficial e... O burburinho do bar cessou repentinamente. Soou uma voz de mulher, doce, lnguida, insinuante. Quem ? perguntou Sagnier. Marquand levantou e puxando as cortinas do reservado para o lado espiou. No palco diminuto, uma mulher cantava, acompanhada de um pianista nativo. Atrado pela voz, o tenente Sagnier tambm levantou, o copo numa das mos, o cigarro na outra. Os legionrios contemplavam e escutavam a moa num silncio embevecido, quase religioso. Era alta, esbelta, os cabelos escuros caindo sobre os ombros alvos, contrastando maravilhosamente com os olhos ligeiramente oblquos e a leve salincia das mas do rosto. Cantava suavemente, num tom bastante natural. Repentinamente desceu do pequeno estrado e passou a cantar ao longo das mesas, sempre sorrindo. Chegou entrada do reservado e olhou fixo para Sagnier. Ele sentiu a atrao daquelas pupilas, aparentemente, sem fundo, e quando a moa, acompanhando a cano, levantou um dos braos, Sagnier, num gesto impulsivo, segurou-lhe a mo, e levou-as aos lbios. A pequena no se afastou, pelo contrrio, pareceu gostar da carcia. Voltou a sorrir, e com delicadeza, soltando a mo, continuou seu caminho. Pouco mais adiante, junto mesa, onde se encontrava o sargento Leducq, parou e terminou a cano. Quebrando o silncio, repentinamente o pblico estourou numa salva de palmas. A cantora agradecia os aplausos com graciosas inclinaes de cabea, sorrindo para todo mundo. Em seguida, com passo lento, retirou-se. Puxa! disse Marquand, dando uma palmada no ombro do amigo. Tive a impresso exata de que voc iria derreter-se como sorvete, de um momento para outro.

Como se arranjou para conquist-la, Fred? perguntou Lyon, rindo. Selene j est aqui h umas duas semanas e at agora... Tanto tempo assim? indagou o jovem surpreso. a primeira vez que a vejo. Voc tambm nunca aparece por essas bandas... ... atalhou Lyon. Mas Nadine est perdidinha por ele. Olhe-a, Marquand, olhe! A copeira perdera seu sorriso habitual e dirigia olhares furiosos para o reservado, com as faces em fogo. Marquand empurrou o amigo. Fred, precisa apresentar suas desculpas Nadine. Do contrrio ela misturar cianureto de potssio nossa bebida. Tenho o estmago muito delicado, no suportaria, sabe? Ela se chama Selene? perguntou Sagnier distrado. Sim, sim, mas ande depressa, j vejo o cianureto no meu copo. V falar com Nadine, no quero uma operao de estmago to cedo... Irritado, de m vontade, Sagnier foi at o balco, sentando-se num dos bancos. Nadine dirigiu-lhe um olhar aborrecido e terminou de servir uns legionrios. Logo se aproximou com uma garrafa e um copo na mo. Muito bonito falou zangadssima. Ausenta-se uma poro de dias, demora dois ou trs em vir ao "Le coq" depois de sua chegada... e a primeira coisa que faz beijar a mo "desse bacalhau de porta de venda"! Quem pensa que eu sou? Nadine, eu... Estive ocupado, creia-me. As vinte e quatro horas do dia? V contar isso a sua vovozinha! A mim no me engana, entendeu? Mas, Nadine, eu... Ser cimes? possvel? Sabe que eu gosto muito de voc e... Sim, conheo os militares tornou ela, mais irritada ainda. Muito mel, muitas palavrinhas bonitas at conseguir alguma coisa, e depois... at loguinho, j vou... Mas comigo no acontecer. Eu... Nadine! Os fregueses esperando! trovejou a voz do proprietrio. Encontre-se comigo, amanh no lugar de costume murmurou a pequena. Sagnier contemplou-a alguns minutos, admirando-lhe a presteza em servir, ao mesmo tempo que ria e conversava animadamente com os legionrios. Aparentemente toda sua ira fora por gua abaixo. Segurou o copo com ar preocupado. Nadine era uma garota estranha. Seu tom de voz, suas palavras correspondiam a uma pessoa de educao superior, no entanto, esforava-se por ocultar essa faceta, debaixo de uma capa de empregadinha alegre, disposta a rir de qualquer dito, por mais forte que fosse. Quais seriam os motivos para uma mulher assim vir parar numa espelunca numa pequena aldeia da Indochina, s margens do Rio Vermelho? Em todo caso, no era da sua conta, e alm disso, talvez Nadine tivesse razes. Gostava dela, mas seu amor seria to forte a ponto de cometer uma loucura por ela? Ou no? Selene apareceu novamente no estrado. Vestia agora uma roupa verde. Sagnier girou nos calcanhares, e apoiando os cotovelos no balco, disps-se a escut-la. E a contempl-la. * * Tenente, apresento-lhe o sargento Altpert falou o comandante Barran, aproximando-se.

Sagnier apertou a mo do homem. Um homem magro, loiro, de olhos azuis, estatura mediana, e tremendamente forte. Prazer em conhec-lo, tenente cumprimentou o sargento. O prazer meu, sargento O sargento Altper entrar para sua companhia, Sagnier falou o comandante. Sua folha de servios indica-lhe capacidade e vrias aes meritrias na guerra. Ser de imensa ajuda para voc, tenente, garanto. A satisfao em t-lo na minha companhia enorme atalhou o jovem. Espero grandes frutos de nossa colaborao terminou, dirigindo-se ao suboficial. O senhor muito amvel, tenente disse Altpert com voz grossa, rouca, estranha. O comandante exagerou minhas qualidades. No entanto, espero que o senhor me distinga com suas ordens. Assim ser cortou o comandante Barran. Amanh mesmo sairo os dois, com uma pequena fora para realizar uma explorao em torno da aldeia... Vejam o mapa...

CAPTULO IV O sargento Leducq examinava os documentos no pequeno escritrio da companhia, quando soaram umas batidas na porta. Entre! O cabo Briason assomou a cabea. Sargento! anunciou. Um novo legionrio para a Companhia: Karl Kraniss. Est bem. Mande entrar respondeu Leducq indiferente, continuando no exame dos papis, sem levantar a cabea sequer. Ouviu o som dos passos do recmchegado e captou vagamente o movimento de sua mo direita, batendo continncia. Descanse falou sem fit-lo. Sim, sargento. A voz estalou aos ouvidos de Leducq como o estrondo de uma bomba. Levantou a cabea e instintivamente ia levantar-se mas, reagindo, sentou-se novamente, mordendo os lbios de arrependimento. Ainda no se esquecera de seu hbito, mesmo depois de tantos anos. O recm-chegado sorria. Como vai meu antigo subordinado na SS, o tenente...? Por favor pediu Leducq, plido como um defunto. No pronuncie nomes aqui, meu Coronel... legionrio Kraniss resmungou temeroso e zangado ao mesmo tempo. O homem rompeu num riso convulso. Relativamente jovem, trinta e cinco a quarenta anos, cabelos loiros e olhos muitos azuis, traos bem pronunciados e lbios finos, continuamente curvados numa expresso sardnica. E, sargento Leducq? No tem nada a me dizer? perguntou. Leducq levantou-se e comeou a medir o pequeno escritrio com largas passadas. Como diabos apareceu aqui? Por que se lembrou de alistar-se na Legio? indagou finalmente.

10

Meu querido sargento, pela simples razo de que h aqui milhares de homens na mesma situao que ns. E eu seria uma exceo? Os alemes iguais a ns, so uma minoria, e o senhor sabe disto muito bem, legionrio Kraniss. A imensa maioria constituda de pessoas decentes que s entraram para a Legio por motivos financeiros seus olhos brilharam. E a prova que antes se indaga sobre o passado poltico do futuro legionrio. E se se pertenceu a SS vai-se preso e submetido a julgamento, no ? Todavia, existem muitos que conseguiram burlar essa vigilncia, gente como eu, como voc, sargento... De todos os Regimentos da Legio Estrangeira, de todas as Companhias, voc, justamente, voc, cairia logo na minha! Considera isso azar, sargento? perguntou Kraniss numa risada debochada. Sim! atalhou Leducq sem hesitar. No se pode evitar o inevitvel. E agora, quando nos encontramos aps cinco anos de separao, o que pensa fazer comigo? Essa indagao pertence a mim, no? Acabemos com isso de uma vez, Kraniss. Agora voc um legionrio, convm no se esquecer e os olhos de Leducq brilharam. No mais o coronel da SS. No lhe seria de utilidade ressuscitar o passado. No existem provas... meu sargento Kraniss continuava sorrindo. Em troca, todo mundo, na Frana, conhece a histria da mulher violentada e morta por um... No! saltou Leduc. No verdade. Admito, as aparncias so contra mim, todavia no fui o culpado, juro! E quem acreditaria? E ainda h a circunstncia da morte do jovem francs, testemunha do caso. O rosto do sargento tornara-se sombrio, Quanto a isso verdade. Eu o matei, mas em legtima defesa, ele nem queria me ouvir, eu no fizera nada. E o senhor no pode afirmar o mesmo, Kraniss. Deveras? Ento, por que no me denuncia? Faamos um pacto, sargento: voc no me denunciar, e nem eu falarei nada a seu respeito. Mesmo que me enforcassem, eu morreria com a conscincia muito mais tranquila que a sua, Kraniss. Nunca assassinei ningum, no combati na guerra, tambm. E que fazia na organizao? O senhor sabe muito bem: permaneci, durante toda a guerra, num escritrio, e salvo a morte da mulher, no intervi em nenhuma ao. De todas as formas, a voc melhor calar a boca, e acrescentou com dureza, recordar-se sempre de nossa posio atual: voc um legionrio, eu, um sargento. Meta isso na cabea e aja de acordo, entendido? O sorriso irnico de Kraniss desapareceu dos seus lbios finos. Est bem concordou. Eu me portarei como se no o conhecesse, mas cuidado, no se porte com muita dureza comigo, sargento. Seus superiores poderiam receber, a qualquer hora, uma denncia annima. Se tal acontecer, iremos juntos para a cadeia retrucou Leducq contundente. E agora, saia e apresente-se ao cabo Gonzlez, a cuja companhia pertencer. Ah, e esquea-se da sua antiga graduao de coronel... agora um simples legionrio. Sim. Sim, no. Sim, meu sargento,

11

Os dentes de Kraniss apertaram-se uns contra os outros no momento, de tanta raiva. Sim, meu sargento. Agora, cumprimente segundo a regra. E Kraniss bateu continncia, tremendo de clera. Saiu ento do gabinete, pensando na melhor vingana a fazer, todavia, por mais tratos a bola que desse, no encontrou nenhuma sada. Quanto ao sargento, ao ficar a ss, sentou-se na poltrona, com os cotovelos na mesa, segurando a cabea. Ao cabo de cinco anos, quando j imaginava o passado esquecido, ele surgia novamente, como um,fantasma acusador, implacvel. * * * Os aplausos estouraram ao final da cano de Selene. A cantora agradeceu e lanando beijos para o pblico, nas pontas do dedos, retirou-se para o camarim. Sagnier, ainda ficou alguns minutos no "Le Coq Jaune". Viera muita gente, hoje, e ele nem tivera tempo de conversar direito com Nadine. No que se incomodasse, nunca gostara de mulheres ciumentas, e Nadine o era, e muito at. Alm disso, sua paixo pela pequena no era das maiores. Nadine era uma pequena bonita, agradvel, sentira-se atrado por ela, mas no a ponto de am-la. Quem sabe seria Selene a culpada? De fato, nunca nem conversara com a cantora, somente na primeira noite beijara-lhe a mo e nunca mais acontecera isso. Mas Selene o atraa, talvez por ela, seu amor por Nadine diminura. Sacudiu a cabea, atirou o cigarro fora e consertou o quepe. Precisava ir embora, descansar; o comandante Barran pedira-lhe que comparecesse ao seu escritrio logo de manhzinha, e a julgar pela seriedade com que falara, tratava-se de alguma coisa grave. Saiu do bar para a rua, a brisa vinda da floresta acariciou-lhe o rosto. Caminhava lentamente, desfrutando da beleza da noite. Dois legionrios passaram ao seu lado, cantando uma velha cano. Mais adiante, um outro, com uma pequena muito pintada ao lado. Numa esquina, mais cinco, ouvindo, num silncio religioso, um companheiro solfejando "La Violetera". Pouco depois, um grupo de belgas entoando, em coro, uma melodia popular. Continuou a caminhar e encontrou um subalterno cantando, a plenos pulmes, "Lili Marlene". Assim era a Legio Estrangeira; uma confusa mistura de caracteres e nacionalidades, no entanto, todos unidos por um denominador comum: a aventura, a luta, e na maioria dos casos, o af de esquecer o passado. De repente, viu uma figura feminina diante de si, e seu corao bateu mais depressa. Selene caminhava sua frente com passo vivo. Sagnier franziu o cenho. Onde iria a artista a tal hora? Era perigoso, andar sozinha, por aquelas ruas escuras. Seria muito fcil topar com um ladro, iludido pelo brilho falso de seu colar de vidro, imitando brilhante. E o assalto, se acontecesse, no seria precedido de nenhum aviso: um leno na garganta, um puxo no colar, e o corpo sem sentidos de uma mulher no cho. Movido por uma curiosidade instintiva, caminhou logo atrs, procurando no fazer barulho. Bruscamente, aps uns cem metros caminhados, a moa parou ao mesmo tempo que uma silhueta de homem se destacava, vinda das sombras. Sagnier abrigou-se no vo de uma porta, a pistola engatilhada par qualquer eventualidade. Selene e o homem trocaram algumas palavras em tom baixo e rapidamente. Sagnier distinguiu, embora no pudesse afirmar com certeza, um uniforme de legionrio. No obstante, observou a voz cantante do homem, enquanto Selene limitavase a mover a cabea em sinal de assentimento.

12

Histrias de espionagem vieram mente do oficial. Selene seria um agente secreto a servio dos vietnamitas? Pouco depois os dois se separaram. O homem desapareceu ligeiro na escurido de uma viela prxima e Selene continuou em frente, j sem pressa, todavia. Sagnier hesitou em segui-la, mas sua vacilao durou pouco. No entanto, quando comeou a andar, viu, talvez um outro homem, ou o mesmo, correr at a cantora, com o brao erguido. O brilho de uma luz prxima refletiu-se na lmina afiada de um punhal.

CAPTULO V Os ps do assassino batiam levemente sobre a terra da rua. Selene voltou-se ao ouvir o rudo, e retrocedeu, o espanto pintado em suas feies. Mais um segundo e a faca lhe atingiria. Sagnier percebeu, no teria tempo de salv-la. Somente poderia fazer uma nica coisa. E gritou: Ei! Sua voz assustou realmente o sujeito, fazendo-o diminuir a carreira e obrig-lo a virar-se instintivamente. Sagnier ganhou um precioso segundo. No entanto o assassino no abandonou seu desgnio. Levantou novamente a faca e lanou-se sobre Selene, petrificada pelo medo. A pistola do oficial, ento, disparou. A bala acertou em cheio o assassino, lanando-o para o cho, depois de dar duas voltas sobre si mesmo. Todavia no morrera, e disposto a rematar sua obra, levantou-se. Selene percebeu a arma do tenente preparada para atirar novamente. No, no! gritou. J era tarde. O segundo projtil atravessara o crnio do bandido. O sujeito ainda ficou de p, durante alguns segundos, lanando-se para um lado e outro, mas em seguida, dobrou os joelhos e caiu. Seus movimentos tornaram-se, pouco a pouco, mais dbeis, at cessarem por completo. Sagnier correu at a cantora. Est bem, senhorita? perguntou aflito. Sim respondeu olhando-o perspicaz. Mas, como...? Os passos rpidos de um grupo de homens, aproximando-se, cortaram sua pergunta pelo meio. Uma patrulha apareceu, vinda da esquina mais prxima. Alto! ordenou o comandante dos homens. Sou o tenente Sagnier, quarta companhia, segundo batalho, segundo regimento falou o jovem. O chefe da patrulha saudou-o rigidamente. s suas ordens, meu tenente! Sargento Lienar, em misso noturna. Pode informar-me de tudo? Sagnier apontou o cadver. Tentou atacar a senhorita Selene com uma faca, seguramente para roub-la. Tive de disparar para defend-la. Um dos legionrios, iluminando o corpo com uma lanterna, exclamou: Boa pontaria, meu tenente!

13

Faa o favor de informar o oficial de guarda, do fato, sargento Lienar falou Sagnier. Mais tarde irei at l, pessoalmente, agora, acompanharei a senhorita at sua casa. O sargento Lienar sorriu compreensivamente e murmurou: Sim, tenente. Sagnier tomou o brao da jovem, chamando-a: Vamos, senhorita? Selene no retrucou e caminharam calados, durante algum tempo, at que ela, de repente, atalhou: Sua apario foi realmente muito oportuna, tenente. Obrigada. Esquea-se, eu lhe peo sorriu. Vi o assassino lanar-se contra a senhorita e acrescentou: muito perigoso para uma moa, andar sozinha a altas horas da noite. Especialmente quando esta moa jovem e bonita. Obrigada, tenente, mas no acredito que o sujeito tenha atentado para esses detalhes. Talvez procurasse alguma coisa... retrucou Sagnier em tom significativo. Um relgio barato e alguns francos... respondeu com naturalidade. Para ele, talvez uma fortuna, senhorita Selene... Chamo-a assim, porque no sei nada. E perdoe... meu nome Sagnier, Frderic Sagnier, mais conhecido por Fred. Chame-me Selene sorriu. Fred um nome bonito. Obrigado. O seu tambm, embora talvez seja um pseudnimo artstico. Selene! suspirou. O antigo nome da lua. A senhorita como ela, longnqua, misteriosa, bela... Selene riu. O senhor um poeta... As armas nunca foram inimigos das Letras, senhorita. Ela tornou a rir. O senhor tem sada para tudo! repentinamente exclamou: Ah, chegamos minha casa. A moa parou diante de uma fachada de melhor aparncia que a comum das residncias da aluguel. Vacilou um pouco, mas convidou: Quer tomar alguma coisa, tenente? Claro! E agradeo muito, Selene. o mnimo que posso fazer por meu salvador. Selene tirou uma chave da bolsa e abriu a porta da casa. Acendeu logo a luz, mostrando um ambiente sobriamente decorado. Uma escada direita, levava ao segundo andar, e ela, acompanhada do jovem, comeou a subi-la. Entraram depois numa saleta, cuidadosamente mobiliada, e tirando o chale, apontou para o aparador pedindo: Prepare dois drinques, Fred. Volto em seguida. E com um leve rudo dos saltos do sapato, saiu da sala. Sagnier, sozinho tirou o quepe e as luvas, jogando-os sobre uma cadeira, e acercou-se do bar para preparar as bebidas. Lanou uma rpida olhada ao redor. Selene levara a bolsa consigo. Pena, pensou; seria interessante conhecer seu contedo. Aquele homem... que teriam conversado? Sagnier sentia-se tremendamente intrigado com o encontro. Evidentemente o homem a esperara no lugar e hora previamente combinados, a fim de palestrarem... Sobre o qu? Levantou as sobrancelhas, conhecia muito bem a

14

aldeia e sabia, Selene poderia voltar para sua casa por outro caminho, e em muito menos tempo. E o homem que tentara assassin-la? Teria esse fim, somente com o objetivo de roubar-lhe alguns enfeites sem nenhum valor? Ou teria outro motivo para mat-la? A volta da pequena interrompeu seus pensamentos. O oficial precisou de todo seu domnio para no lanar um grito de admirao. A jovem vestira um "neglig" preto, sem mangas e com um profundo decote nas costas, chegando-lhe at a cintura, e mostrando sua pele branca. Usava tambm sapatos de saltos muito altos, completando a suntuosa vestimenta, e sua beleza agora, parecia duplicada. Selene veio at ele e tomou-lhe o copo das mos. Desperte, Fred sorriu. Sou de carne e osso, e no um pesadelo. Felizmente disse sorrindo tambm. Se eu fosse um poeta, como voc disse h pouco, ao invs de inspirar-me, faria esquecer-me at da forma de se compor um verso. Suas palavras demonstram o contrrio, Fred! falou a moa erguendo seu copo. Por meu salvador! Pela mulher mais formosa do mundo! Sorveram uns goles do licor, depois Selene caminhou at um div prximo, sentando-se com as pernas encolhidas. Venha para o meu lado, Fred. Como no. Havia uma cigarreira laqueada em cima do sof. Selene esticou um brao, apanhando um cigarro, e pondo em evidncia suas unhas cor de sangue. Sagnier imediatamente apanhou seu isqueiro e acendeu-lhe o cigarro. Selene tirou a primeira tragada, e expulsando o fumo, falou, cara a cara: Diga-me, Fred, no acha sua profisso muito arriscada? No , at certo ponto, mais arriscada que as outras respondeu com um leve encolher de ombros. Em todo caso minha profisso, eu a escolhi, no devo queixarme. A Indochina est em guerra murmurou a moa pensativa. Muitos soldados, de um lado e de outro, morrem todos os dias. No est em minhas mos evitar. Somente sou um tenente, Selene. No sente medo dos rebeldes continuou Selene quando caminha pela selva? Espera receber um "no"? sorriu. Vou lhe contar, Selene. Tenho muito mais medo de outras coisas. Por exemplo? De voc, Selene. A moa piscou os olhos sem jeito, mas continuou insistente: De verdade? Tem mesmo medo de mim? Muito, muitssimo, Selene respondeu o oficial, inclinando-se atrevidamente para ela. Sabe? O sentimento mtuo, Fred. Voc tambm me inspira receios. Deveras? Quanto me alegro, Selene. Como? Se alegra por ns dois termos terror um do outro? Sim, dessa forma, podemos combater nosso receio juntos. De que forma, Fred? a voz de Selene, era doce, acariciante. Podamos comear da seguinte maneira e o brao do oficial rodeou os ombros da artista. J sente menos medo?

15

Ela deu-lhe um rpido olhar estranho. Seus lbios se entreabriram e sua respirao era ofegante. Sagnier aumentou a presso do brao at senti-la bem perto. A moa ento tombou a cabea para trs. Fred... murmurou. Estou apavorada... um horror... Eu tambm... Lutemos... para combat-lo, Selene. Sim falou a moa baixinho. De repente lanou seus braos em torno do pescoo do homem e continuou mais baixinho ainda: Combateremos nosso pnico... ns dois juntos...

CAPTULO VI O rosto do comandante Barran parecia sombrio. a terceira patrulha desmembrada no transcurso de mais ou menos duas semanas, disse contendo seu desejo de esmurrar a mesa. E essa ltima sofreu bastante. De sessenta homens, somente regressaram uma dezena. Oitenta por cento, ou morreram ou tornaram-se prisioneiros. como se eles adivinhassem nossos movimentos, comandante atalhou o capito Letourneur. Mas isso exatamente o que acontece. Algum informa os inimigos dos movimentos de nossas patrulhas, e naturalmente os vietnamitas as esperam no lugar adequado, e com todas as vantagens do seu lado. E no se tem nenhuma ideia desse informador? perguntou o tenente Rodez. Sagnier, em silncio, assistia a reunio, e s palavras do comandante, pensou imediatamente em Selene. Lembrou-se da ternura de seus lbios, de sua pele macia, da calidez de suas mos... e tambm do indivduo com quem ela se encontrara, das feies orientais da moa, embora muito vagas. Seria Selene a espi? Os fracassos das patrulhas aconteceram justamente de h duas semanas para c... Exatamente o mesmo tempo que ela atuava no "Le Coq jaune". E os legionrios, meio alcoolizados diziam tantas coisas demais... O Servio de Informao continuou o comandante Barran, tem algumas pistas sobre o agente inimigo, mas faltam-lhe ainda provas. Eu tive uma ideia que talvez d resultado, mas, para isso, necessrio que uma outra patrulha saia para explorar as imediaes olhou para os oficiais sentados em crculo ao seu redor. No obstante, dado a ndole da misso, sinto-me sem nimo suficiente para ordenar, eu mesmo, quais sero seus componentes. necessrio que os homens, a sarem nessa companhia, sejam voluntrios, conscientes do perigo a se exporem. Cavalheiros? terminou com um acento significativo. Sagnier, sem pensar duas vezes, ergueu sua mo resolutamente. Eu irei, meu comandante. Barran dirigiu-lhe um olhar perscrutador: A misso inteiramente voluntria, tenente. Mesmo assim, comandante. Apesar disso, insisto em ir pessoalmente. Barran estudou os papis sua frente, durante alguns momentos. Muito bem concordou afinal. Partir com trinta homens, depois de amanh, ao amanhecer.

16

Depois de amanh ao amanhecer? perguntou o jovem estranhando. Sim Barran sorriu maquiavelicamente. Necessito desses dias, quer dizer, hoje e amanh, para que seus homens propalem, aos quatro ventos, a misso a executar. preciso que o inimigo saiba da sada da patrulha. Compreende agora os riscos, tenente? Claro, verdade! Sagnier tambm tinha seus planos a respeito e concordava inteiramente com o comandante. Mas, objetou, suponho que haver vigias em todo o caminho a percorrer. Evidente! afirmou Barran. Criticamos muito o "Deuxime Bureau 2", no entanto seus agentes no so to idiotas assim, Sagnier. Oh, sim, verdade! Bem, cavalheiros continuou o comandante como j temos o chefe para a patrulha, podem retirar-se. Sagnier e eu ficaremos combinando os planos de ao. Os oficiais se levantaram, cumprimentaram, e saram da sala. Ao ficarem ss, Barran tambm ps-se de p, e aproximando-se de um grande mapa, pendurado a parede, falou: Venha c, Sagnier. Durante um bom tempo os dois homens falaram a cerca da misso a desempenhar. Barran fez diversas perguntas, aclarando determinados aspectos, ficando bastante satisfeito com as respostas. Meia hora depois terminaram, e ento o comandante falou: Ah, Sagnier, quase me esquecia de uma coisa! Sim? Barron voltou mesa, e procurando um papel, falou depois de ach-lo e consultlo: Segundo o "Deuxime Bureau", temos dois nazistas entre ns, dois sujeitos, antigos componentes das SS, acusados de crimes de guerra. Seus nomes so Hans von Eckardt e Frick Fuller. Tenho quase quarenta alemes em minha companhia, comandante... Entre eles, dois so nazistas, Sagnier. terrvel falar assim de uns homens que, provavelmente, mostram-se disciplinados e valentes, todavia, seus erros subsistem, no se pode esquecer. Sim, claro! concordou o jovem. Conhece as acusaes? Sim. Um deles violentou e matou uma mulher, assassinando um homem em seguida, por que este tentara impedi-lo. O outro, um coronel, alm de ordenar matanas coletivas, mantinha um cemitrio particular Barran estremeceu da clera. Praticava tiro ao alvo com seus prisioneiros, matando-os pouco a pouco. Quanta selvageria! Ah, se eu soubesse quem , eu o estrangularia com minhas prprias mos, meu comandante. Avise-me se o descobrir atalhou Barran. Eu o ajudarei. De acordo, comandante. Averiguarei, todavia acho muito difcil, so tantos os alemes na Legio... Sei disso. E antes do alistamento de cada um, foram feitas investigaes cuidadosas. Mas apesar disso, alguns criminosos de guerra lograram infiltrar-se nas nossas fileiras. Peo, Sagnier, faa o que puder. Procurarei.
2

Servio francs de Informao

17

E no se esquea de uma coisa, a mais importante de todas: com nazistas ou sem nazistas, estamos em guerra e rodeados de espies. necessrio desbaratar essa rede. Talvez os senhores do "Quai D'Orsay3" opinem o contrrio, mas somos ns que estamos em guerra e no eles. Eles se encontram bem sentadinhos em suas poltronas enquanto ns padecemos com o calor, mosquitos, chuvas, impaludismo, piolhos, disenteria. No me oponho ao julgamento desses nazis, todavia, para mim, o mais importante esse negcio de espionagem. Compreendeu, Sagnier? Sim, meu comandante respondeu o oficial, sentindo o corao sangrar. Pensava na bela Selene. O Sargento Leducq despertou repentinamente, suando frio, com os olhos dilatados pelo pavor e a respirao convulsa. Acendeu a luz e Altpert, o novo sargento da Companhia, fitando-o de sua cama, falou: Est plido, nervoso, companheiro, provavelmente comeu alguma coisa que lhe fez mal. Voc at falava durante o sono... Leducq passou o leno pela cara e concordou, Sim, tinha fome no jantar e comi demais. Deve ser isso. Altpert ofereceu-lhe um cigarro. Tome, isso acalma os nervos! Altpert acendeu um tambm para si e soltando a fumaa com movimentos calculados, continuou: Devia amar muito essa Albertina, hein? Era sua noiva? Sim. Leducq estendeu-se na cama e deixou o olhar vagar pelo teto. Albertina fora realmente sua noiva? Estremeceu ao lembrar-se da cena terrvel. Albertina sobre a mesa, as roupas rasgadas, o quarto desarrumado... Uma segunda boca, vermelha e sangrenta, se formava onde fora o pescoo, delicado e suave, de linhas de cisne, to branco, antes que a faca fatdica consumasse sua obra destruidora. Adivinhava-se claramente o fato acontecido. Algum entrara, forara a moa e depois, para no ser denunciado, degolara a pequena. Leducq ento, naquela poca ainda com nome e uniforme alemes, ouvira passos na escada. No entanto, em lugar do culpado, aparecera um francs. Transtornado, tirara a pistola. Um homem apareceu, trazendo nas mos uma metralhadora. O espetculo o horrorizou. Detrs do homem havia outro. Mais alto, pde olhar tambm. Os dois deduziram em um instante o que acontecera. "No acreditaro em voc. Para eles voc nazista, um SS. Vo mat-lo, vo mat-lo... Dispare antes, dispare!..." Sim suspirou. Era minha noiva. Algum a assassinou depois de abusar dela. Altpert o fitou penalizado. Um assunto sujo, Leducq. Descobriram o fulano? No, nunca se soube quem foi. Terminou o cigarro e o lanou num canto. Ento voc veio para a Legio Estrangeira. A polcia me prendeu duas vezes para averiguaes. Fiquei sem emprego e sabendo que depois de me ficharem no me dariam mais sossego, decidi voar, e acabei aqui. Uma boa soluo falou o companheiro.
3

Ministrio francs de Assuntos Exteriores

18

E voc? Bem, e Leducq sorriu foradamente j sei, na Legio no se faz perguntas sobre o passado de ningum. Altpert fez um gesto vago. Como se no soubesse falou sorrindo. Alemo e derrotado, sem um centavo no bolso, morto de fome... Curioso acrescentou logo depois. O qu? indagou Leducq. H cinco ou seis anos, voc e eu, muito provavelmente, encontramo-nos nas trincheiras, um de um lado, outro de outro, e agora aqui estamos lutando ombro a ombro. Se eu me encontrar em perigo, voc um francs, me salvar, e vice-versa, naturalmente. Estamos na Legio falou Leducq sentenciosamente. Sim concordou, e em tom brincalho, cantou: "Soldats de la Legion, de Ia Legion Etrangre, n'ayant pas de la Patrie, France est votre mre.4" (1) Voc leu P. C. Wren? "Beau Geste e Beau Sabreur?" Bah! Tudo mentira! Apague a luz j, Peter! concluiu Leducq. Sim, apago, mas no volte a acordar-me com a sua Albertina. Est morta, e bem morta, no pode mais fazer nada por ela. Sinto, todavia assim. Certamente suspirou Leducq. Albertina! Como fora capaz de pronunciar seu nome em voz alta? Um suor frio inundou-lhe o corpo. Falara demais? Claro, Altpert era to alemo como ele, no entanto, nunca fora um nazi. Se algum soubesse, se Kraniss desse com a lngua nos dentes... Ningum acreditaria que no matara Albertina. CAPTULO VII A patrulha marchava pela selva, abrindo caminho com dificuldade. Sagnier, na vanguarda, parava de vez em quando para escutar algum rudo suspeito e examinar os menores acidentes do terreno. Estacou agora, em meio a cips, plantas trepadeiras, rvores se enroscando umas s outras, formando uma parede densa, inexpugnvel. Charcos de gua onde se afundavam os ps, mosquitos, calor insuportvel... O suor corria-lhe em bicas pela cara e molhavam o leno que trazia enrolado ao pescoo. Tirou outro leno do bolso e limpando o rosto, desejou ardentemente um sopro de ar fresco, que arrastasse consigo todo o mau cheiro existente no local. Pensou por uns momentos em Selene. No contara nada do seu encontro com ela ao comandante Barran, claro, o comandante soubera do incidente, mas sobre a segunda parte, no apartamento da moa, no. Nem o fato do encontro e da troca de palavras entre ela e o desconhecido. Cometera uma imprudncia? Selene sabia que ele a vira palestrando com o homem. Ele arriscara algumas indiretas, e a pequena o olhara temerosa e lhe recomendara cuidado. Seria sincera ou simplesmente boa atriz? Breve saberia, pensou. Acenou e deu ordem para reatarem a marcha. Os trinta pares de olhos dos homens que o seguiam tambm examinavam os menores detalhes da selva envolvente. Podiam
4

Soldados da Legio Estrangeira, j que no tm Ptria, a Frana vossa me.

19

passar a um metro de um vietnamita e no perceberem sua presena, to hbeis eram eles em confundirem-se com a vegetao. Caminharam mais uma hora, pouco mais ou menos. Sagnier dispunha-se a dar a ordem para descanar, quando percebeu que, a uns cinquenta metros, a selva se clareava. Fez mesmo assim o sinal de alto, e em voz muito baixa chamou os dois sargentos da companhia. Leducq e Altpert, que acorreram pressurosamente. Parece-me que o momento est prximo. Quer dizer, um encontro com o inimigo, se que esto nossa espera. Os dois sargentos concordaram com um aceno de cabea. Venham comigo, exploraremos o terreno. Estamos muito perto do lugar mais adequado para uma emboscada, segundo os clculos do comandante. Procurem no mover nem uma folha. Voltou-se ento para o cabo Miltz e cochichou: Voltaremos em seguida. Que ningum se mexa. Nem fumar, nem falar, nem sequer tossir ou espirrar. Imobilidade absoluta, vigilncia total. Sim, meu tenente. Vamos! Os trs homens comearam a andar com enorme cuidado, medindo muito o passo antes de firmar o p. E com lentido, agachados, os dedos nos gatilhos das armas, chegaram minutos depois clareira. Procurando no fazer nenhum som, Sagnier se estendeu no cho, e os dois outros o imitaram. O oficial ento apanhou o binculo e examinou o terreno. Diante deles uma clareira de uns duzentos metros de comprimento por uns cem de largura. No meio, atravessando toda a clareira, no sentido da largura, uma elevao no terreno, de uns trinta e cinco metros de altura, e em cima, de novo a floresta espessa. Poderamos rodear a clareira e continuar nosso caminho ou pela esquerda ou pela direita, todavia, se eles nos esperam l em cima da elevao, no teria sentido murmurava Sagnier. Com a primeira descarga eles fariam muitas baixas entre ns; no obstante, a selva, que tanto os favorece, nesse caso nos protegeria tambm, passado o primeiro momento. Supondo que eles estejam l em cima... atalhou Leducq. quase certo. Uma patrulha, cansada de abrir caminho atravs de toda a floresta, aproveitaria essa clareira para caminhar com facilidade maior. E ento, quando estivssemos a meio caminho, suas metralhadoras acabariam conosco, num segundo. Repentinamente uma cintilao surgiu no alto do pequeno morro. H algum l em cima sussurrou Sagnier. Vi um objeto metlico. Levou imediatamente o binculo aos olhos, e procurando enxergar qualquer coisa, conseguiu distinguir um ponto mais escuro na vegetao. Sim confirmou ao cabo de uns momentos de expectativa. Esto l em cima. No sei quantos so, mas de se acreditar que pelos menos tenham uma metralhadora. Mordendo os lbios pensava ativamente, procurando uma soluo para surpreender o inimigo. Era impossvel atacar de frente; seriam exterminados antes de chegarem l em cima. De repente teve uma ideia. Retirem-se um a um, arrastando-se pelo cho, at reunirem-se companhia mandou. E ele prprio fez o mesmo quando os dois desapareceram. Chegou at os companheiros, levantou-se e explicou seu plano.

20

Leducq, voc, com dez homens, ir pelo sul, dando um grande rodeio com o fim de surpreender os vietnamitas pelo flanco correspondente. Altpert, voc ir na direo contrria consultou o relgio. Dentro de trinta minutos, exatamente, sairei fora da selva com o resto da companhia. Mas, tenente protestou Leducq, correremos um risco enorme e o senhor muito mais ainda. Sagnier sorriu. No, vocs no correro perigo e quanto a mim, ningum far o meu dever. Depressa. Daqui h trinta minutos, no se esqueam. Os dois sargentos desapareceram em questo de segundos, e ento, Sagnier, seguido pelos dez soldados restantes, encaminhou-se para a clareira. Os ltimos metros percorreram-nos deitados no cho, e numa lentido desesperadora. Arriscava a vida de todos os seus homens, portanto examinou tudo a seu redor com imenso cuidado. A pouca distncia, trs ou quatro metros da clareira, havia uma rvore gigantesca, cuja bifurcao comeava a cinco metros do solo. Ao ver a rvore, Sagnier teve uma ideia. Hutjeens chamou. Hutjeens era um holands enorme, de quase dois metros de altura, e com a fora de um gigante, justamente pela sua fora fsica fora-lhe entregue a metralhadora pesada da patrulha, mais pelo transporte em si do que pela pontaria, que todavia no era de desdenhar. Tenente? sussurrou. V essa rvore? indicou-lhe o lugar e o holands acenou com a cabea. Poderia colocar a metralhadora na forquilha? Sim, senhor. Prvost pode ajud-lo. Agora tome o binculo e olhe para cima, na direo do meu dedo. Enxerga uma mancha mais escura que o resto da selva? Sim, meu tenente falou Hutjeens aps alguns segundos. Fixe bem o lugar. Voc e Prvost ficaro na forquilha da rvore, e quando nos vir na metade da elevao, eu erguerei meu brao como sinal, abram fogo. Entendido? Sim, meu tenente! Ento, vo logo. E procurem no fazer o mnimo rudo. Hutjeens e Prvost se arrastaram at l e quando chegaram, Sagnier consultou seu relgio. Faltavam oito ou nove minutos para o prazo fixado. Sentiu-se, durante alguns segundos, tremendamente desanimado. Os planos estavam corretos, mas como acontece em tais casos, elaborados contando apenas com a atuao de uma das partes. Reagiria a outra da forma esperada? No teriam os vietnamitas tambm os seus planos? Inspirou com fora, a pior coisa nesses momentos a hesitao; a dvida, a indeciso so sempre mais desastrosas que os mais ousados planos. E j que possuam um plano melhor segui-lo ao p da letra e at o fim. Bruscamente percebeu a hora, faltavam menos de sessenta segundos para a ao. Levantou-se e deu ordem de marcharem. Os legionrios j tinham as instrues. Saram em coluna atrs do chefe, caminhando com toda naturalidade, como se no suspeitassem duma emboscada, todavia, um pouco cuidadosos, fingindo receio, sentimento alis normal numa patrulha de explorao. Abandonaram a proteo da floresta e chegaram a clareira formando duas filas ao lado do oficial. Manobra lgica tambm; seria a esperada para um peloto atravessar o espao vazio.

21

Sagnier sentiu o corao bater desenfreado. As folhas secas estalavam suavemente debaixo dos seus ps, e a elevao aproximava-se lentamente. Um passo, dois, trs..., cinco..., dez..., quinze... vinte... Consultou o relgio. Faltavam somente cinco segundos. Ento moveu a mo esquerda. Protejam-se! Os legionrios correram para a elevao ao som dos disparos de metralhadoras vindas do alto. A do holands, na forquilha da rvore tambm atirava. Sagnier tambm correu sentindo as balas da metralhadora de Hutjeens silvando por cima de sua cabea. O barulho era ensurdecedor. Soavam disparos da direita e da esquerda; pequenas granadas explodiam sem interrupo, e os gritos dos inimigos se sucediam. Cuidado! algum gritou. Vrios vietnamitas, sentindo-se atacados por todos os lados perderam a cabea e tentavam escapar pela encosta. No entanto Hutjeens, sempre atento, manejava eficazmente sua arma. Dois ou trs guerrilheiros tombaram, rolando lentamente. Nesse nterim, os fuzis do peloto de Sagnier trabalhavam sempre, abatendo o restante dos guerrilheiros. O oficial, por sua vez, levantou-se e alcanou de um salto a encosta, comeando a escal-la. Seus homens o seguiram, protegidos pela metralhadora do holands. Repentinamente um legionrio caiu, o peito atravessado por um projtil, e para o sul, vinha o som de exploses contnuas de granadas de mo. Um grito feroz e um corpo humano saltou pelos ares caindo aos ps do oficial. Sagnier escapou e aproximou-se de onde o inimigo tinha a metralhadora. Bruscamente sua frente, um guerrilheiro apontou-lhe um fuzil, todavia um dos seus comandados atirou primeiro e o inimigo tombou, ferido mortalmente. Em mais duas passadas Sagnier ento alcanou a metralhadora, rodeada de vrios corpos. Hutjeens fizera um bom trabalho. Nesse instante percebeu algo se agitando no mato, e no perdeu tempo, atirou logo. Outro inimigo caiu, a uns dez passos de distncia. Pouco atrs um legionrio jogou duas granadas, uma aps a outra, e Sagnier ajoelhando-se imediatamente, cobriu a cabea com os braos. As exploses provocaram uma densa nuvem de fumaa. Mais adiante ainda, a uns quinze ou vinte metros, duas figuras humanas corriam perseguidas pelos dispares dos comandados do sargento Altpert. Finalmente caram tambm. O fogo diminuiu rapidamente. Altpert e Leducq surgiram ento, quase ao mesmo tempo. Ns lhe pregamos uma boa pea, tenente falou Altpert. Sagnier acenou com a cabea. Baixas? perguntou. Um ferido atalhou Leducq. Nenhuma respondeu Altpert. Um morto, tenente, Jenkins falou o cabo Briason, aproximando-se. "Jenkins", pensou Sagnier. O ingls taciturno e reservado, cuja presena na Legio era um mistrio. Ningum sabia de seus motivos, nem tampouco tinha-se o direito de saber. As razes de cada um eram sagradas. Boa "praa" murmurou Leducq. Com sua permisso, tenente, darei uma volta pelos arredores.

22

Conte os cadveres e destrua as armas, sargento. Sim, tenente. Altpert, no descuide a vigilncia. No sabemos quantos so e talvez aparea mais alguns guerrilheiros para nos dar complicaes. Entendido, tenente. Sagnier acendeu um cigarro. A emboscada havia, afinal de contas. O cigarro tornou-se amargo ao pensar em Selene. "Bom, por que diabos me preocupo com ela? Se uma espi, menos dias mais dias, eles a apanharo. No gostaria de estar em sua pele", pensou. Todavia estremeceu ao pensar na pele branca e macia da cantora, atingida pelas balas de um peloto de fuzilamento. Leducq voltava pouco depois, e informava: Dezesseis mortos, tenente. Nenhum ferido e no pudemos fazer nem um prisioneiro sequer. Pena comentou o oficial. Talvez revelasse alguma coisinha qualquer, Sim, muito possivelmente concordou o sargento. Bem, hora de voltarmos. A caminho. E enquanto faziam o caminho da volta, Sagnier sentiu um desejo irrefrevel de ver Selene novamente.

CAPTULO VIII Entrou no "Le Coq Jaune" e encontrou-o lotado como sempre de legionrios. sua chegada uns policiais carregavam um bbedo com hemorragia nasal, e o sargento da patrulha noturna o cumprimentou respeitosamente. Correspondeu saudao com o olhar fixo no balco. Os olhos de Nadine tambm fixos na sua pessoa. Precisava pelo menos cumpriment-la, mesmo no gostando muito da ideia. A presena de Selene o fazia esquecer completamente a atrao sentida pela pequena. Abriu passagem at o balco com dificuldade e ao chegar, Nadine, sombria, colocou-lhe um copo na frente. Ol! falou secamente. Ol! falou seca. Hum, parece aborrecida. Sim, mas no muito, e no por sua causa, Fred. Gostaria de lhe dizer uma palavra. Agora no tenho tempo. Se quer falar comigo, venha ao meu alojamento, depois do bar fechado. Ser um pouco tarde, Nadine. Se me chamasse Selene comentou a pequena, custica voc viria a qualquer hora, hein? Sagnier apertou os lbios. Est bem, irei. Embora admirado. Desde quando admitem homens nos alojamentos? Quebrarei a regra por uma vez. Outras tem menos escrpulos que eu, sempre convidam homens. Sagnier indignou-se.

23

No verdade, Nadine. No? Tenho um bom "Deuxime Bureau" particular... o instinto natural... Est bem grunhiu. Selene me convidou por duas vezes sua casa, mas no houve nada de mais, embora parea o contrrio. No uma qualquer, Nadine. A pequena sorriu de forma estranha. Quem sabe?... Em todo caso venha logo mais. De acordo aceitou de m vontade. No passaria a noite ao lado de Selene, e realmente, Nadine mentia, nada acontecera. Selene sempre se mostrava fria e calculista. Enfezado perguntou-se pelos motivos de Nadine ao cham-lo para um encontro esta noite. Nunca ela admitira ningum no seu alojamento, fosse oficial ou legionrio. Bebeu sua bebida lentamente, e quase terminava quando explodiram os aplausos. Selene aparecera no pequeno palco, e agradecia as palmas com inclinaes graciosas. Olhou para o jovem e sorriu-lhe com ternura. Sagnier sentiu o corao bater mais forte, mas ao mesmo tempo lembrou-se da emboscada, e endureceu a fisionomia. Seria ela a espi? Ou o pianista que sempre a acompanhava nas canes? Terminada a primeira parte do seu nmero, a artista dirigiu-se pra o seu camarim, l para os fundos da taverna, e Sagnier acompanhou-a. Bateu com os ns dos dedos na porta e a pequena mandou-o entrar. Mudava de roupa atrs de um biombo, mas saiu correndo, envolvendo-se num roupo felpudo. Lanou os braos em redor do pescoo do oficial e o beijou com paixo. Amorzinho! Est mais bonita que nunca. No existe mulher to linda, Selene. Bobo! riu evidentemente lisonjeada. Gosta de mim? Muito! confessou. E era sincero. No sei o que me aconteceu falou Selene baixinho, olhando-o afetuosamente. Nunca me aconteceu isso antes, Fred. Estamos na guerra murmurou ela com as feies sombrias. No eterna. Qualquer dia terminar. Voc luta. No posso evitar, querida. Meus Deus! Estremeo s de pensar no que pode lhe acontecer abraou-se a ele. Se lhe ocorresse algo... nem quero imaginar Fred. Sagnier acariciou-lhe os cabelos. Sentia-se satisfeito com o amor da artista. Todavia, e se ela fosse o agente inimigo de que lhes falara o comandante Barran? E se apesar de todas as aparncias em contrrio, Selene apenas fingisse? Esquea-se disso, amorzinho falou tentando acalmar suas apreenses. Voc e eu estamos juntos, no importa mais nada. Sim, isso mesmo. Se soubesse como meu amor forte...! Beijou-o novamente, e quando se separaram, Selene tinha o rosto ruborizado e a respirao alterada. Selene falou, lembrando-se de alguma coisa. Sim? Esta noite... no poderei encontr-la depois de seu nmero. Por qu? Vai sair com a patrulha? No, no isso. ... Mordeu os lbios, arrependido do encontro marcado com Nadine.

24

Algum servio especial? Amorzinho, pode confiar em mim murmurou a pequena docemente. Sagnier fitou-a. Por que tanto empenho em saber dos motivos de sua ausncia esta noite? Sinto muito, Selene desculpou-se. No tem importncia, mas no poderei ir sua casa. Que pena! lastimou-se no entanto, tentando sorrir. Se no quer, no me diga onde vai... No sou uma espi dos vietnamitas brincou. Claro! Sagnier sorriu tambm. Mas e se fosse? E a imagem do corpo de Selene varado de baas voltou-lhe novamente ao crebro. Preciso ir embora. Selene. Desculpe. E afastando-se depressa, saiu do camarim, amaldioando Nadine que o obrigara a aceitar o encontro com ela. Quando bateu na porta da casa de Nadine no estava com o melhor humor. Resolvera-se, dar-lhe-ia o fora esta noite mesmo. No se comportara bem, mas sua atitude de agora era muito mais correta. Melhor no alimentar-lhe as iluses, no tinha culpa de no am-la mais... Entre! falaram l de dentro. Abriu a porta e entrou para um pequeno vestbulo, decorado com quadros orientais e de cujo teto pendia um enorme ventilador. Saio em seguida gritou a pequena do outro quarto. Apanhe alguma bebida enquanto me espera. Obrigado. No tinha vontade de beber, seu nico desejo era terminar o quanto antes a entrevista e sair em seguida. Sentou-se num diva prximo, e vendo na mesinha, diante de si, uma cigarreira, apanhou um cigarro e tentou acend-lo com os fsforos encontrados tambm na mesa. Tentou um, dois, e a caixa escapou-lhe das mos. Soltou um grunhido de aborrecimento e estendeu o brao para alcan-la, mas nesse momento, viu um papelzinho, dobrado vrias vezes, provavelmente sado da caixa de fsforos. Franziu o cenho, e ao apanh-lo notou ser muito fino. O fato muito o surpreendeu. Duvidou uns instantes, mas decidindo-se, abriu-o. Havia algumas palavras escritas, e ao l-las, embatucou: H. V. Eck. e F. Full. Investiga. (?) Que significariam aqueles estranhos sinais? Investigar quem? O qu? O sinal de interrogao, o que seria tambm? Tornou a ler as abreviaes. Claro, como no percebera logo de incio? Hans von Eckhart e Frick Fuller, os dois criminosos de guerra nazistas. E a palavra "investigar" se referia a eles, naturalmente, (vias e a interrogao? Significaria dvida? Ouviu rudos no quarto contguo e apressou-se a recolocar o papel onde o achara. Aparentemente, o tempo das espis jovens e bonitas no passara. Seria do Deuxime Bureau? Nadine apareceu nesse instante, vestida toda de preto, os olhos muito bem pintados, e estava, realmente, estonteante. Sagnier jogou fora o cigarro e levantou-se enquanto a pequena vinha para o seu lado em passos cadenciados e jogava os braos em torno do seu pescoo. Amorzinho! - sussurrou.

25

Sagnier sentiu-se vencido, rendido aos encantos da jovem, no entanto, no tardou a reagir. A imagem de Selene apareceu subitamente na sua mente. Nadine falou seco deixemo-nos de rodeios. Diga, para que me chamou aqui? Ela sorriu insinuante. No compreende, amorzinho? Queria estar ao seu lado, s isso. No se sente lisonjeado com a minha escolha? Eu... e Sagnier pigarreou para aclarar a voz. Olhe, Nadine, ser melhor esclarecermos as coisas de uma vez... Os braos de Nadine apertavam-se cada vez mais. Fred, meu amor, deixemo-nos de bobagens. Estamos ss, s ns dois, e... Umas batidas soaram bruscamente na porta da entrada, e ao ouvir, Sagnier tentou afastar-se, todavia ela no o deixou. Deixe. Um importuno qualquer. Que v para o diabo! Fred, meu amor, voc e eu... Encostou-se mais contra ele e nesse justo momento a porta se abriu e Selene entrou. Os olhos de Sagnier arregalaram-se ao ver-se surpreendido em semelhante situao, e numa frao de segundo compreendeu a diablica astcia de Nadine. A habilidosa armadilha em que o fizera cair para livrar-se de uma perigosa competidora, e Selene nunca acreditaria na verdade! A cantora tornara-se terrivelmente plida, e durante alguns segundos permaneceu completamente imvel a fit-los. Depois, sem uma palavra, girou sobre os calcanhares e retirou-se. O oficial segurou os punhos de Nadine e com brutalidade afastou-a de si. Fred! gritou. Solte-me, maldita! berrou mais alto ainda, cego pela clera. Separou-se dela e com um empurro jogou-a contra a parede. Fred, no v embora! implorou a pequena. Esperaria qualquer coisa de voc, menos essa indigna comdia falou irritadssimo. Pode-se compreender os sentimentos de uma mulher apaixonada, mas no os de uma mulher vulgar. Voc se revelou totalmente, Nadine respirou fundo. Provavelmente perdi Selene para sempre, no entanto o mesmo aconteceu com voc em relao a mim. E saiu da casa sem falar mais nada. Desceu a escada de quatro em quatro degraus e lanou-se na rua no encalo da cantora. No a alcanou, e furioso e enojado, pois cara numa armadilha to boba, voltou para seu alojamento. Demorou muito a conciliar o sono, nervoso e excitado, no s pelo incidente mas tambm pelo misterioso papelzinho visto na casa de Nadine. Que haveria entre a pequena e os dois nazistas? Acaso, como agente do "Deuxime Bureau" andaria atrs dos dois? A noite transcorreu sem que Fred Sagnier resolvesse os problemas que o agoniavam.

CAPTULO IX

26

Karl Kraniss, o sargento Altpert o chama! O legionrio chamado levantou-se da cama, passou a farda em revista e, encontrando tudo em perfeita ordem, encaminhou-se para a sala onde o sargento se encontrava. Bateu e abriu a porta. Nem bem dera um passo para dentro, viu uma pistola apontada e os olhos frios do sargento Altpert. Se eu disparasse, legionrio Kraniss, teria arrebentado o seu ombro esquerdo. O corpo de Kraniss se enrijeceu. Durante alguns segundos sentiu um suor frio correndo-lhe pelo pescoo. Ah, o senhor muito brincalho! A pistola moveu-se ligeiramente. Bang! falou Altpert. E lhe quebraria o fmur. Kraniss respirou com fora. Disseram que o senhor me chamava, sargento. Bang! E agora seria a tbia da perna esquerda, Kraniss, que sentiria se eu lhe arrebentasse os ossos um a um? No sei, sargento. Nunca me aconteceu nada semelhante. Altpert deixou a arma em cima da mesa e refastelou-se numa poltrona. Entre de uma vez e feche a porta, Coronel Fuller. Kraniss obedeceu e encarou o suboficial. Creio que se enganou de nome e de ttulo, sargento falou impvido. Os primeiros gestos de Altpert o prepararam para o pior. Deveras? o sargento sorriu. Ento no o Coronel Fuller da SS? Nunca ouvi esse nome e nunca pertenci a essa organizao. Vamos, vamos, somos patrcios. Confie em mim, no o trairia, Kraniss. Lamento insistir sobre minha identidade, alis, pode comprov-la nos meus documentos. Sou Karl Kraniss, meu sargento. Efetivamente, combati na guerra, como a maioria dos alemes em idade militar, todavia jamais pertenci a essa organizao. Altpert fitou-o fixamente durante alguns segundos. Lembra-se de Marvilly-sur-Seine, Kraniss? Pelo nome, deve ser uma cidade francesa. Sim concordou Altpert. H anos um oficial da SS, justamente o Coronel Fuller, um sujeito jovem e ambicioso, ansiando a aprovao dos superiores, e por que no dizer, ansioso por mritos, ordenou a execuo de dezenove patriotas franceses. Havia entre eles duas mulheres e um garoto de uns quatorze anos. Nunca concordei com os mtodos brutais da SS atalhou Kraniss, impassvel. Alm disso, o senhor sabe muito bem, as unidades do exrcito regular ignoravam os atos da SS. O Coronel Fuller, querendo fazer uma experincia, embebeu as roupas de um prisioneiro, membro da Resistncia, com querosene e ateou-lhe fogo, contando no relgio, o tempo que demorava a morrer. Suponho, sargento Altpert, que esse coronel tido como criminoso de guerra. Isso mesmo, Kraniss. No entanto eu no tenho nada a ver com ele, asseguro. Enganei-me ento, Kraniss. Desculpe-me, e se algum dia encontrar-se em aperto, procure-me. Um sargento da Legio pode muito, compreende? O senhor muito amvel, sargento. Agradeo de todo o corao. Deixemos isso de lado falou o sargento com naturalidade, enquanto examinava uns papis. Soube de sua excelente pontaria, Kraniss, e vamos aproveitar tal aptido. Chegaram doze recrutas novos e enquanto no tivermos de sair do quartel,

27

voc se encarregar deles. Quero que aprendam a atirar rpida e eficazmente. Entendido? Sim, sargento. Altpert entregou-lhe um papel. Aqui tem seus nomes. Comece a trabalhar logo com os novatos. De acordo, sargento. Algo mais? No. tudo. Ao sair, Kraniss suspirou fundo, e tirando um leno para secar o suor, notou sua mo trmula. Mais outro a conhecer seu segredo. Leducq no falaria, estava quase to comprometido como ele, mas e Altpert? No seria o primeiro alemo a denunciar um patrcio, membro das antigas SS. Se... se conseguissem descobrir a verdade... J sentia at a corda no pescoo. Ou seria a guilhotina? Perturbado, pensava em alguma sada. A ideia de uma desero para o inimigo vinha-lhe mente com insistncia. Todavia os vietnamitas lhe cravariam as baionetas antes que falasse. J haviam feito isso muitas vezes. E a perspectiva de um encontro com o terrvel inimigo era ainda mais fnebre que a guilhotina. O Comandante Barran mostrava nas feies uma grande preocupao. O Quarto Regimento foi atacado, ontem, depois de uma intensa ao de artilharia. Invadiram a posio? Sagnier perguntou. No. Os tanques inimigos chegaram at as fortificaes mas retrocederam ao ver a infantaria fazer o mesmo. O ataque foi rebatido custa de grandes perdas para os vietnamitas, embora os nossos sofressem tambm, Esquisito! comentou o jovem. A zona do Quarto Regimento muito rica em vegetao. Parece-me difcil os tanques operarem em meio a tanto mato cerrado. Mas operam. E o pior no isso, Sagnier. Uns trs tanques, avariados, ficaram a uns quatrocentos metros da fortificao. Todavia na manh seguinte no mais se encontravam l. Puxa, levaram-nos ento durante a noite. Exatamente. Quando se reboca carros de combate avariados para consert-los. Isso mesmo, pelo menos foi o que todos ns pensamos. Uma oficina para recuperao de tanques blindados no se pode ocultar facilmente. Barran tirou de uma gaveta uma srie de fotografias. Se perder tempo em observar essas fotos tiradas por avies... no ver nada. Existem caminhes de grande tonelagem, capacitados a transportar quaisquer tipos de tanques pesados, Comandante! Sagnier tomou uma lupa e se ps a estudar uma das fotos. S se v a floresta. Sim concordou Barran desanimado. Seguramente possuem estradas, mas com as copas das rvores to cerradas, no se enxerga nada. Por que no envia patrulhas ao Quarto Regimento? Um tanque no desaparece sem deixar rastros. O Coronel Lepernay enviou dois pelotes. De um deles, chegou-nos a comunicao de que um caminho fora localizado na selva, mas no deram mais notcias... E o outro peloto? Nem sequer nos comunicou sua posio. Provavelmente foram surpreendidos e exterminados, alis, acho que essa a sorte dos dois.

28

O tenente apanhou outro retrato. Seria timo se pudssemos encontrar e destruir essa oficina. Sim o desnimo do coronel era patente. Nos ltimos tempos a presso do inimigo se acentuou bastante, se ns consegussemos isso, deixaramos eles sem um bom ponto de apoio. Hum! fez Sagnier. Apanhou uma terceira foto e em seguida uma quarta. Todas perfeitas, mas s se via a selva espessa e luxuriante, impedindo enxergar-se qualquer coisa por debaixo daquela folhagem cerrada. De repente soltou uma exclamao. O que isso, Comandante? Baran levantou-se e contornou a mesa. Ah, sim. So as runas do templo de Chang-Hoi. Esplndida variao da arquitetura "khmer5" (1). Como pode apreciar, esto quase totalmente cobertas pela vegetao. A que distncia fica daqui? Uns cento e cinquenta quilmetros, mas os caminhos para l terminam em Pnom-Eo, a quarenta quilmetros de l. Suponho acrescentou Barran que de Pnom-Eo ao templo haver caminhos pelo meio da selva, mas ao que eu saiba, ningum anda por l. E se pode chegar at Pnom-Eo? Sim. Quer dizer, at alguns anos atrs, sim, agora no sei. Essa aldeia fica na zona inimiga. Possivelmente os guerrilheiros andam por l s de passagem, mas no se pode confiar. O jovem sacudiu a cabea. O templo dista setenta quilmetros do Quarto Regimento. Cuidado! Os fiis budistas so muitos melindrosos e no gostariam que invadssemos um local por eles considerado sagrado. Ento por que o deixam abandonado? Barran careteou. No sei, sei que arriscado, eles no gostariam... Se eu fosse o chefe das foras vietnamitas, manteria ali um depsito de tanques e uma oficina para recuperao assinalou a foto. E at juraria que os veculos so conduzidos por um tnel coberto de rvores artificialmente, de modo a no serem vistos pelos avies. possvel, mas se invadirmos o templo e no encontrarmos nada? Qual seria nossa posio? Ganharamos somente novas inimizades... Se no explorarmos o templo correremos perigo maior. Qualquer dia seremos atacados e por tanques, Comandante. Est bem suspirou o comandante. Consultarei ao alto comando e... De que forma voc chegaria a Chang-Hoi, Sagnier? Depois de refletir, o jovem respondeu: Caminhes at Pnom-Eo, e depois... O inimigo avistaria vocs, eles tem espies em toda parte... Se o templo for realmente o que pensamos, vocs seriam exterminados antes de sequer perceberem. Poderamos atacar de um modo mais discreto. Como? Explique-se, Sagnier. Se a ideia for boa, farei o possvel para realiz-la.
5

Cultura de um reino poderoso nos sculos IX ao XIII, hoje Cambodja, clebre par sua escultura daquela poca.

29

Trs caminhes com toldos de lona. Chegaramos a Pnom-Eo ao escurecer. Cada caminho pode transportar vinte e cinco homens, dos quais s desembarcaria a metade, talvez menos ainda. Quando anoitecesse os caminhes voltariam, ou melhor, ficariam na aldeia para maior segurana. A meia-noite os homens escondidos nos carros sairiam e se perderiam na selva, quarenta quilmetros no para assustar um legionrio. Digamos, ento, dia e meio para alcanar o objetivo, mais meio para reconhec-lo e destru-lo... No total quatro ou cinco dias no mximo para a operao. Depois voltaramos para a aldeia, onde os caminhes nos esperariam. Se as oficinas se encontrarem realmente ali, com alguma quantidade de dinamite ns destruiramos tudo, e se disse uns quarenta homens foi mais por precauo do que necessidade vital. Barran considerou a proposta. , com efeito, parece boa a sua ideia. Consultarei o Alto Comando e tratarei de obter a permisso, Sagnier e mudando bruscamente de assunto. A propsito, sabe alguma novidade a respeito dos criminosos de guerra? Nada ainda, comandante. Creio que j localizamos um deles. Trata-se de Kraniss, um legionrio h pouco incorporado sua companhia. Kraniss!... E por que no o prendem logo? Aguardamos as provas suficientes do "Deu-xime Bureau", no queremos ser tachados de parciais ou injustos. E o outro? Esse soube ocultar-se melhor. No sei, acho difcil descobrir alguma coisa. Todos se comportam muito bem. Alm disso acrescentou Sagnier, no sei como se arrumaram, nenhum deles tem a clssica tatuagem da SS. So raspadas por um processo desconhecido por ns e encerrando a entrevista, despediu o oficial: No temos nada mais a tratar, pode retirar-se. Falta ainda uma coisa, comandante. Sim? O negcio do espio. Ah, sim. O sujeito tremendamente escorregadio. Ainda no demos por ele. Sagnier estremeceu. Seria Selene? O melhor seria tentar v-la e conversando com clareza, esclarecer o assunto. Lembrava-se ainda do ltimo encontro tido com a pequena, no camarim desta, quando lhe fizera tantas perguntas. Havia um meio seguro de conhecer sua verdadeira identidade. Selene se retirara enojada depois de surpreend-lo no quarto de Nadine. Se realmente fosse uma espi, tentaria atra-lo novamente. Uma agente vietnamita no deixaria escapar uma situao to boa. No entanto, quando mais tarde a procurou, encontrou a casa vazia. E Duquesne, o dono do "Le Coq Jaune", quando interrogado pelo oficial, assegurou que Selene fora embora, sem sequer se despedir. O jovem ento mais se preocupou. O procedimento de Selene indicava uma nica coisa: percebera os agentes do "Deuxime Bureau" seguir-lhe os passos e optara por desaparecer, escapando assim das balas do peloto de fuzilamento.

CAPTULO X

30

A coluna parou e o sargento Leducq distribuiu vigias por todos os cantos a fim de evitar uma surpresa qualquer. J estavam a uns vinte quilmetros da aldeia, e vinte quilmetros h pouco percorridos em pouco mais de oito horas, os cansaram enormemente, mesmo sendo homens to treinados como eram. Sagnier concedeu um descanso de vrias horas, ainda restava metade do caminho para percorrer, e melhor seria chegar ao objetivo com foras suficientes para combater, se necessrio fosse. O oficial ento esticou-se ao p de uma rvore, a metralhadora ao alcance da mo, fechou os olhos relaxou os msculos e mais uma vez pensou em Selene e no seu misterioso desaparecimento. J no havia mais dvidas. Selene era uma espi, e embora fosse muito difcil, tentaria esquec-la. Por uns minutos sentiu a raiva crescer contra a moa. Mas afinal de contas no devia se queixar. Ela desempenhara seu papel. Encontrar-se-ia novamente com ela? Uma possibilidade muito remota, melhor tentar dormir para descansar, e pensar noutras coisas. Pouco mais adiante o legionrio Kraniss limpava seu fuzil, sentado perto do sargento Leducq, ingerindo, calmamente, o contedo de uma lata de conserva. Os olhares dos dois homens cruzaram-se. Kraniss guardou o pano com que limpava a arma, balanou o fuzil num olhar apreciador, e levantou-se. Deu alguns passos e se apoiou numa rvore prxima. Acendeu um cigarro, tirando baforadas nervosas. Leducq aproximou-se antes que terminasse o cigarro. Que aconteceu agora? perguntou em voz baixa e com evidente mau humor. Descobriram-me! explicou simplesmente. Quem? Altpert. Altpert? Fingiam ambos naturalidade como se conversando acerca de fuzis. Sim. Como diabos soube? Kraniss dirigiu-lhe uma olhada penetrante. No foi voc o delator? Imbecil! Acha-me com cara de procurar minha prpria forca? Quem sabe? Talvez a voc no enforcassem. Poderia provar sua inocncia. Poderia pedir clemncia em vista da delao... No esqueamos que eu sou, ou melhor... era, um pouco mais importante que voc. Mesmo assim, prefiro no correr riscos inteis, Kraniss. Asseguro-lhe, no fui eu. Ento, como diabos, Altpert soube? um recm-chegado... Talvez apenas suspeite de voc, e procure provas. Pediu alguma coisa em troca de seu silncio? Kraniss soltou uma risada irnica. Que me pediria? Alguns francos? O soldo de um legionrio miservel, se toma um ou dois tragos e pronto, acabou-se... No, Altpert no me pediu nada... E isso me faz suspeitar... Suspeitar? Kraniss olhou ao redor com ar cuidadoso, e baixando a voz mais ainda, murmurou:

31

Ele um agente do "Deuxime Bureau", no tenho a menor dvida. Um policial! Isso mesmo. Mas na Legio...? Impossvel, Kraniss. Em todo caso no acredito que Altpert me possa prender. Por qu? perguntou Leducq, estremecendo ao sentir o dio nas palavras do companheiro. Num combate, sargento, muito difcil desviar-se uma bala. E eu garanto, se toparmos com os vietnamitas, Altpert no voltar vivo ao quartel. Leducq assustou-se. No far isso, Kraniss! protestou. No? Oua, sargento: eu antes de todo mundo, entendeu? Pensei muito e conclui, a nica maneira de sair fora desse atoleiro. Mas como pode assegurar-se da profisso da Altpert? Pela sua forma de falar, fala correto demais, e sem sotaque algum. Um alemo puro sempre tem algum sotaque, da regio natal: Baviera, Ruhr... Na Alemanha, Altpert iria longe e possivelmente ningum descobriria que ele no um germano puro. Todavia um homem, sentindo sua vida em perigo, torna-se um bom observador. Ademais no me lembro de nenhum Altpert entre os homens de minha unidade. Lembra-se voc dele nos escritrios? No respondeu Leducq pensativo. um policial, no cabe a mnima dvida Kraniss sorriu. E logo deixar de ser fez uma pausa. Meu francs no to perfeito como o seu por essa razo, eu continuo alemo. Em troca, ningum desconfiaria de sua verdadeira nacionalidade. Leducq olhou fixamente para o companheiro. No deixarei voc mat-lo, Kraniss. Meta isso na cachola. Ento, a primeira bala ser para voc. Um cadver a mais ou a menos, pouco me importa. E Altpert no deixar nenhuma informao atrs de si? Acredita nisso, Kraniss? Correrei o risco. Ele no voltar dessa misso, garanto, Sargento. E voc tambm se tentar me impedir. Leducq sentiu por uns breves momentos a enorme tentao de tirar a pistola e acabar ali mesmo com o desgraado. Homens como o Coronel Fuller, cegos e enlouquecidos pela egolatria, pela megalomania foram que mandaram a Humanidade para uma catstrofe sem precedentes. Homens como Fuller, agora Kraniss, foram, os que o converteram num criminoso de guerra. Por que no mat-lo, dizer logo a verdade e acabar de uma vez com todos seus temores? Todavia o medo maior forca o controlou. Kraniss percebeu sua luta interior e sussurrou: No o far, sargento. Lembre-se. A linda Albertina, violentada e morta. As mos crispadas num medalho... Basta! No fui eu! Eu sei disso, mas quem mais acreditaria? E Kraniss afastou-se rindo, um riso estranhamente baixo, como o silvo de uma serpente. Leducq ento acendeu um cigarro com a mo trmula. Tambm no tinha dvidas, Altpert era um agente da polcia e descobrira sua pista. As observaes de Kraniss no podiam ser mais corretas. Alm disso...

32

Nunca sonhara em voz alta, mas teria certeza? Naquela noite tivera um pesadelo to agonizante e provavelmente pronunciara o nome de Albertina. E se Altpert fosse realmente um polcia, sabia do caso. As dvidas ainda o atormentavam, quando, vrias horas depois o tenente Sagnier ordenou o recomeo da marcha. *## Pararam novamente. J trs quartas partes do caminho percorrido, segundo os clculos do oficial, e se tivesse seguido pelos tortuosos caminhos dos nativos ainda andariam mais depressa, todavia o tenente preferia fugir dos caminhos, e andar pelo meio da selva. Sagnier consultou o relgio quando Altpert acercou-se. Acho melhor passarmos a noite aqui Andar no escuro seria uma imprudncia. Boa ideia, tenente. S nos restam dez quilmetros para percorrer, e faremos essa distncia em quatro horas folgadas. Partindo antes do amanhecer, alcanaremos Pnom-Eo, entre oito e meia, nove horas da manh, amanh. E a explorao antes do meio-dia estaria terminada. O senhor pensa encontrar vietnamitas no templo, tenente? Soube de algumas particularidades do templo de Chang-Hoi contestou o jovem. Tem, ou tinha, sessenta metros de comprimento; mais ou menos quadrado, e possui umas seis ou oito varandas superpostas, de uns quatro metros de distncia uma da outra, uns trinta metros de altura total. A meu ver, um lugar ideal para esconder os tanques blindados, a oficina para reparos e depsito de vveres, combustvel, gua, munies. Ao menos concluiu, se eu fosse o chefe do inimigo, assim agiria. Sim, deve ser um lugar fantstico. E muito vigiado. possvel, mas tambm possvel que no contem com bastante ousadia nossa para chegar at l. Em todo caso, saberemos disso antes do meio-dia de amanh. Enquanto isso... Sagnier interrompeu-se bruscamente. De uns cinquenta metros adiante vinha um alarido bastante esquisito. Os legionrios a um s tempo engatilharam as armas, todavia seu chefe, o tenente Sganier tinha a cabea rodando. J era sumamente estranho ouvir um grito humano naquelas paragens, mais estranho ainda que fosse um grito de mulher. O berro se repetiu, e um bando de pssaros, assustados, levantou voo.

CAPTULO XI Os olhos de todos os legionrios fixaram-se no chefe, esperando uma ordem, que no tardou a vir. Investiguemos, todavia sem produzir o mnimo rudo. Miltz, com trs homens, pelo sul. Gonzlez, mais trs homens, pelo norte. Altpert, com mais trs, sigam-me. Leducq, voc fica com o comando do restante da patrulha. Em marcha! Sagnier avanou, seguido do sargento e mais trs legionrios, enquanto os gritos da mulher prosseguiam. De repente silenciaram, e o som de vozes masculinas chegou at eles.

33

O oficial, cuidadoso, afastou umas ramagens para o lado e ao enxergar uma pequena clareira, quase gritou de espanto. Havia uma mulher com os braos amarrados ao tronco de uma rvore. Parecia desmaiada, e no pescoo tinha uma corda. Seu corpo pendia mole e apenas as pontas dos dedos dos ps roavam a grama do cho. Tinha a cabea cada e os cabelos jogados cobriam-lhe o rosto, mas pelo tom da pele do pescoo e dos braos Sagnier a reconheceu. Estaria sonhando? Selene aqui, em plena selva? Mas no havia dvida. Era Selene torturada por uns quatro ou cinco vietnamitas. Sagnier quase atirou, mas controlando-se, mudou a metralhadora de mo e tirou a faca de combate da cintura. Sopesou a arma com a mo. Seria difcil acertar daquela distncia, todavia no havia outro jeito. Ento, quando o guerrilheiro tirou o cigarro da boca e ia queimar a pele da prisioneira, o oficial mandou a faca em sua direo. A lmina acertou o chefe dos vietnamitas bem no pescoo, entre o queixo e a orelha, fazendo-o dar um tremendo salto para o lado. Ao cair ao cho j morrera. Os outros se assustaram quando viram o chefe cair morto, todavia outra faca j vinha silvando e acertou outro homem. Os trs restantes ento perceberam e imaginaram o inimigo cercando-os. Uma outra faca chegava. Passou por um vietnamita no o alcanando, mas atingindo outro, pouco mais atrs, ferindo-o mortalmente. Agora s dois, que comeavam a correr para a selva, seguidos pelo grupo do cabo Gonzles. Uma rpida luta, alguns gemidos e poucos segundos aps dois corpos humanos jaziam estirados no solo. Uma faca! pediu Sagnier ao final da luta e percebendo Selene ainda desmaiada. Entregaram-lhe uma lmina e o oficial cortou as cordas, prendendo a moa. Sagnier segurou-a antes que casse ao cho. Altpert, encarregue-se de vigiar os arredores. E voc a falou dirigindo-se a um legionrio traga-me gua, depressa! O cabo Gonzles aproximava-se. Todos cinco mortos, tenente informou. Reviste todo mundo, talvez encontremos qualquer coisa interessante. Nisso Selene comeou a se agitar, murmurando palavras desconexas, e o mdico chegou. Ajoelhou-se ao lado do corpo da moa, abrindo logo a caixa de primeiros socorros. Que aconteceu, tenente? Torturaram-na, queimando-lhe a pele com pontas de cigarro. Desmaiou de dor. O enfermeiro sacudiu a cabea. Esquisito murmurou. Que fazia essa pequena aqui, no meio da selva? Apanhou um tubo de pomada e comeou a curar as feridas, enquanto o oficial permanecia em silncio. No respondera a sua pergunta. Ignorava as causas que a trouxeram aqui e tambm achava a situao estranha. Sagnier pensou que talvez fossem os prprios companheiros a castig-la, em todo caso, quando recobrasse os sentidos, daria explicaes sobre o fato. O enfermeiro continuava a trabalhar. Agora tirava um frasquinho da maleta e depois de destamp-lo levou-o aos lbios da cantora. Selene tossiu, era lcool, e abriu os olhos, fitando em torno espantada. De repente reconheceu o oficial e sentou-se depressa. Fred! exclamou. Que faz aqui?

34

Tambm fao a mesma pergunta esticou o brao e tomou a garrafinha das mos do enfermeiro. conhaque, beba outro trago, far bem. Automaticamente ela obedeceu. As cores voltavam-lhe ao rosto, e sua respirao tornava-se mais e mais normal. Fui sequestrada! falou finalmente. Sagnier olhou-a com incredulidade. Sequestraram? E porque, pode-se saber? Prefiro no responder. Hum murmurou o oficial. Isso no me convence muito. No veio com eles de boa vontade e depois eles a torturaram por que voc no trabalhou como eles esperavam? Um dbil sorriso aflorou aos lbios da artista. Como se engana! exclamou. E logo em seguida: Tem rdio? Sim respondeu sem pensar. Se no se importa, gostaria de mandar uma mensagem. Quer mandar o operador aqui? Sagnier ento comeou a compreender. Sim, claro! Altpert, mande o operador aqui com o. rdio mandou ao sargento. Gonzles aparecia nesse instante com uns papis na mo. Encontramos isso com eles, tenente. No sei se so de alguma utilidade. Obrigado, cabo. O homem do rdio chegou com o aparelho, colocou-o no cho, tirou a antena para fora. Tem papel e lpis? perguntu Selene ao oficial. Sim, tome. A moa sentada no cho comeou a escrever rapidamente, enquanto Sagnier, perto, examinava os papis, trazidos pelo cabo. De repente soltou uma exclamao. Encontrara um bilhete e uma das frases parecia-lhe familiar. Talvez a resposta quele papelzinho achado na caixa de fsforo de Nadine. "Cognac", dois. "Cin", um, um e zero cinco. "Ron" zero dois zero. "Bitter", seis. Gelo, pouco. Cerejas, uma. Azeitonas, no, no. H.V. Eck. e F. Full. Acho difceis. Investigarei." A primeira vista mais parecia uma receita para coquetel, e somente no seria pela referncia aos dois nazistas. Seria provavelmente uma mensagem a respeito dos movimentos das tropas. Mas quem seria o espio? Olhou para Selene. A moa terminava de escrever e arrancava a folha do bloquinho, passando-a depois para o operador. Transmita isso pela frequncia sete falou em tom imperativo. O legionrio, com os olhos, pediu a aprovao do oficial. Sagnier ento esticou o brao e tomou o papel. Se no se importa, passaremos sua mensagem pela censura. Oh, sim! justo sorriu. Mas voc no entender nada, Fred. O jovem mordeu os lbios. Com efeito, a mensagem era um conjunto de frases e palavras cada qual mais absurda, mas que, evidentemente, teriam um significado. Leu a mensagem e ao terminar, fitou a pequena com o desapontamento pintado no rosto. Que isso, Selene? Explique, por favor. No momento para explicaes atalhou a pequena. Se gosta realmente de mim, faa o que lhe peo.

35

Nesses assuntos os sentimentos no intervm em nada. Explique-se de uma vez. Quem e o que faz aqui? Acreditaria em mim? No posso provar. Unicamente posso pedir-lhe para transmitir a mensagem. A suspeita de que Selene talvez fosse um agente do "Deuxime Bueaur" veio-lhe a mente. Mas e se no fosse? Ela aparentemente adivinhou suas dvidas. Raptaram-me do meu alojamento e me trouxeram para c, No quis falar e me torturaram. Voc mesmo viu, Fred; portanto, no deve desconfiar de mim. Alm disso, quer uma detalhada exposio de sua misso em Pnom-Eo? de repente viu os papis no colo e antes que eles percebessem, apanhou-os sem nenhuma resistncia da parte do oficial. Sagnier convenceu-se. Transmita a mensagem ordenou ao radiotelegrafista. A noite caa com rapidez e as sombras se acentuavam. Ento Selene pediu uma lanterna. Sagnier objetou que no, uma luz seria perigosa. No h um vietnamita sequer, num raio de dez quilmetros atalhou a pequena com suficincia. Continuou a ler os papis, agora iluminada por uma lanterna, e de repente soltou uma exclamao. Claro! Como no vi antes? esticou o brao. Detenha a transmisso, legionrio, preciso modificar a mensagem. Diga-lhes para permanecerem espera. Nesse momento o operador olhou para o Tenente, mas esse deu de ombros, como dizendo; "Aqui, rapaz, no apitamos". Febrilmente Selene escreveu mais alguma coisa e depois de entregar novamente o papel ao radiotelegrafista, sorriu satisfeita. Algum vai se encrencar e muito esta noite falou. O comandante Barran andava atrs de um espio retrucou Sagnier. Sei, e tambm sei quem . Quem? No da sua alada, Fred. Sagnier apertou os dentes uns contra os outros. Melhor seria deixar os vietnamitas continuarem seu trabalho. Selene sorriu com ternura. . Voc no fala a srio, querido. Puxa! exclamou o oficial surpreso. Como mudou sua atitude em relao a mim! Bem gaguejou confusa. Quando o vi nos braos de Nadine fiquei com muita raiva, mas quando comprendi a verdade, j estava nas mos do inimigo. E agora? Fred, este no nem o momento nem o lugar adequado para discutirmos nossos problemas pessoais. O operador chamava-lhe a ateno nesse instante. Senhorita! A mensagem terminou. Alguma resposta? Duas palavras: "Obrigado. Parabns". Selene agradeceu ao legionrio e em seguida queixou-se de fome para Sagnier. Sagnier fez algumas brincadeiras a respeito de sua linha, mas finalmente trouxe uma

36

lata de sardinha, algum po e o resto de um caf frio. Apesar da refeio frugal, o tenente sentia-se contente de achar-se ao lado da pequena. Todavia ao amanhecer, a realidade se imps novamente.

CAPTULO XII Ainda brilhavam as estrelas no cu, quando a coluna retomou a marcha. Voc ficar na retaguarda com dois homens de guarda, falou Sagnier para a moa. S se for de ps e mos atados. Sei da sua misso perigosa, compreendo, mas preciso tomar minhas informaes. Das informaes eu me encarrego. resmungou. No, minha obrigao. Vamos? Eram seis da manh. s nove e meia alcanaram o templo, e Sagnier deu ordem de pararem. Colocado atrs de um grosso tronco, contemplou o enorme edifcio de vegetao, na maior parte plantas trepadeiras, que somente deixavam alguns pedacinhos das paredes descobertas. Aqui estamos! sussurrou Selene ao seu lado. Tudo parece muito tranquilo e silencioso observou o oficial. Empreste-me o binculo, Fred. Sagnier entregou-o e Selene, depois de contemplar muito tempo, falou: Tome, e olhe a primeira varanda, Fred. A mais baixa. As plantas esto arranjadas de modo a formar um tnel da at a segunda varanda. obra dos vietnamitas, Fred. O jovem concordou, e pouco depois descobriu outro tnel igual. Este, indo da mesma varanda em direo selva, na realidade, uma coberta para a sada e entrada de veculos. Chegara o momento de agir. Sagnier, acompanhado dos homens fez uma grande volta e chegou a extremidade do tnel dando para a floresta. Apurou os ouvidos e parou. Pareceu-lhe escutar rudos estranhos, bater de martelos sobre objetos de metal, o som de um motor... No cabia mais a menor dvida; os vietnamitas usavam o templo para guardar seus tanques, alm de ser oficina de reparao e depsito de munies. Sagnier, voltando-se, chamou por Leducq e Altpert e lhes deu as ordens. Dividiuse a patrulha: dez homens com Sagnier e o restante entre os dois sargentos. Selene, armada com uma pistola, acompanhava o tenente. Ao fundo do tnel via-se a porta do templo, de onde vinha a luz das fortes lmpadas eltricas, iluminando o trabalho dos vietnamitas. Estavam a uns cinquenta metros da entrada e um sentinela vigiava indolentemente. Sagnier levantou a metralhadora, fez pontaria e apertou o gatilho justamente quando o inimigo dera com ele. O guerrilheiro caiu atingido por uma meia dzia de projteis. Ento, comeou realmente o tiroteio. Adiante! gritou Sagnier avanando pelo tnel. Os dez homens o seguiram sem vacilar, e em poucos segundos atingiam a porta. Soou um disparo e o som de um corpo caindo pesadamente s suas costas o fez gritar:

37

Cuide-se, Selene! Entraram e l dentro do templo, no meio das altas colunas, viram uma poro de tanques e veculos mais leves para observao. esquerda, para o fundo, caixas e mais caixas de munio e peas sobressalentes. Sagnier admirou a astcia do inimigo em usar tal lugar para esconderijo, todavia no poderia perder tempo em observaes. Um vietnamita subia a um tanque e comeava a ajeitar a metralhadora a fim de us-la, quando Kraniss o derrubou com um disparo certeiro, Incendiar os tanques! ordenou Sagnier, Seus homens se dispersaram, de vez em quando atirando sobre o inimigo mais afoito. Do segundo andar vinha agora o som de granadas explodindo. Leducq e Altpert atacando os alojamentos onde provavelmente havia guerrilheiros descansando. Repentinamente Selene gritou: Cuidado! Na escada! A, direita, na escada que conduzia para o segundo piso, vinham descendo mais ou menos uma dezena de vietnamitas. Selene acionava o gatilho de sua pistola tentando det-los, enquanto Kraniss, de cima de um dos tanques, rodava a metralhadora de um lado para outro, sempre disparando. A chuva de balas fez com que os guerrilheiros rodassem escada abaixo sem que nenhum escapasse da morte. Repentinamente uma exploso muito mais forte e violenta, um dos tanques se incendiou, e o fogo muito rapidamente alcanou as caixas de munies. Em seguida, outro barulho, mais forte ainda, e Sagnier viu-se jogado ao solo, aturdido, sem saber o que acontecera. Esforou-se por levantar, sentindo o sangue correr-lhe pelo pescoo. Olhou ao redor, desesperou-se quando viu o espetculo: umas das paredes desabara e a entrada fora completamente obstruda. Tambm as luzes eltricas se apagaram e o recinto estava unicamente iluminado pelas chamas. Selene tambm fora jogada no cho, desmaiada. O ambiente se tornava irrespirvel, invadido pela poeira e pela fumaa. Sagnier correu at a moa aturdida, mas ainda com foras suficientes para rechaar seu auxlio. Gonzles, Kraniss e mais dois chegaram correndo. O calor aumentava de segundo a segundo. Os tambores de gasolina estouravam um depois do outro em tremendas exploses. Muito depressa o fogo atingiria as caixas de munies, e ento o lugar se converteria em um autntico inferno. A escada! o nico meio para escaparmos gritou a uma pergunta do cabo. E tomando Selene pelo brao, arrastou-a consigo enquanto os quatro legionrios o seguiam correndo. Subiram a toda pressa e ao chegar l em cima encontraram os homens chefiados por Altpert. Por aqui no podemos sair, tenente falou o sargento. As chamas nos impedem. H mais trs terraos para cima. s chegar a um deles e descer pelas trepadeiras. Onde est Leducq? No andar de cima, explorando alguma sada, tenente. Bem, vamos logo.

38

O barulho tornava-se ensurdecedor. As exploses sacudiam o velho templo. Selene gritava assustada enquanto corriam para a escada que os levaria ao terceiro piso. Chegaram l justamente quando uma outra exploso quase fez o solo afundar O templo parecia sacudido pela mo de um gigante colossal, e nesse momento parte dele veio abaixo. Uma voz gritava: Por aqui, por aqui! Era Leducq, em p sobre o vo de uma enorme janela, aparentemente alargada pelos desmoronamentos. Vamos, saiam todos por aqui. O templo vai cair. Sagnier jogou a metralhadora no cho e segurando Selene pela cintura, ajudou-a a subir e passar para a varanda. Os homens restantes os seguiram em seguida, e ao chegar l fora, Sagnier notou o grupo de Leducq bastante reduzido. Que aconteceu, sargento? Ofereceram muita resistncia, tenente. Acabamos com todos, mas perdi dez homens. Sagnier torceu a boca. Ele tambm perdera seis e Altpert, nove. Restavam quinze dos quarenta homens da patrulha. Bom, vamos logo, preciso pular daqui para a terra l embaixo. A varanda onde estavam distava uns dez metros do solo. O terrao era bastante largo e ali se achavam uma meia dzia de tanques, conduzidos por uma rampa escondida na vegetao. No haveria tempo de procur-la, melhor pular mesmo. Sagnier aproximou-se do parapeito e afastando os galhos recuou assustado. Soara um disparo. A bala passou silvando pela sua cabea, e quase no mesmo instante uma metralhadora comeou a atirar.

CAPTULO XIII A situao no podia ser mais crtica. s suas costas o templo quase desmoronando e o incndio, sua frente, o inimigo, pronto para atirar. Sagnier no perdeu tempo em elaborar planos de ao. Dividiu rapidamente os homens e olhou para trs. De momento o fogo no oferecia grande perigo, apesar do calor abrasador, se bem que fosse o calor, um dos males menores. Agarrou Selene por um brao e forou-a a sentar-se no cho. Fique aqui e no se mexa! ordenou. Nesse nterim, o cabo Gonzles e seus trs homens, entre eles Kraniss, se colocaram ao longo do parapeito, vigiando atentamente a selva. No disparem enquanto eu no mandar! gritou Sagnier. Apanhou o binculo e procurou ver alguma coisa atravs da folhagem. A floresta, propriamente dita, estava a uns cinquenta metros. Sagnier, a muito custo, conseguiu divisar algumas silhuetas escondidas na vegetao. Provavelmente atrados pela fumaa, imaginaram um ataque e agora permaneciam ali, a espera de que ou morressem queimados ou ento que sassem para mat-los a balas. Refletiu um pouco e voltou-se para o templo.

39

Por ora falou no cerremos perigo. Podemos esperar por uma melhora do situao. Eles j nos avistaram, aguardam-nos na floresta. Bem, esperemos, ento, e continuem vigiando. Aproximou-se em seguida do sargento Altpert, a uma esquina da varanda. Esto a uns oitenta metros daqui, tenente falou o suboficial. Sim, rodeados pelos quatro cantos. Um deles o incndio. No lado de Leducq as coisas iam mais ou menos como no outro, e embora as labaredas ainda fossem altas e fortes, j estavam no fim, queimando os ltimos tonis de gasolina. Daquele lado tambm havia os caminhes, carregados com caixas de munies e um deles com comida. Pelo menos falou aos companheiros no morreremos de fome. No entanto, Gonzles, levantando seu cantil, atalhou: Isso pior, tenente. S me resta a metade. Procure economiz-la ao mximo. Talvez possamos escapar essa noite. Ah acrescentou, passem uma revista nesses caminhes, quem sabe encontraro algumas granadas. Seriam de grande utilidade se formos obrigados a abrir passagem fora. Sim, tenente. Vamos, Kraniss, venha comigo. Sagnier, ento, foi para o lado da pequena. Como se sente? Bem respondeu ela num sorriso. Um pouco cansada, mas nas atuais circunstncias, pouco importa. H muitos vietnamitas l fora? No sei. No obstante, o suficiente para nos dar complicaes, se tentssemos sair durante o dia. Sairemos noite? Sagnier olhou para o incndio. As labaredas j eram pequenas, agora quase que s havia fumaa. Tivemos sorte falou. Vi a morte pertinho. Gonzles aproximava-se com uma caixa nas mos. H um caminho cheio de granadas. Estou distribuindo para o caso de um ataque. Muito bem, cabo! Sagnier procurou os cigarros e achando-os, acendeu dois, passando um para Selene. Em seguida olhou para o relgio. So onze horas da manh. No temos outro remdio a no ser esperar pela noite. Eu devia ter mandado voc para Hang-Hoi. A estas horas, nesse caso, estaria morta. Prefiro achar-me aqui... com voc e olhando-o com um sorriso brilhante se bem que voc no merea, seu malandro. No tive culpa atalhou. Nadine e eu andamos namorando, mas quando eu vi voc, esqueci-a por completo. Claro, isso no a agradou, e tenho a certeza, ela chamou voc sua casa, aquele dia, somente para que nos surpreendesse. Selene assentiu com a cabea. Evidente. Tambm percebi isso, mas mais tarde; na hora, fiquei louca de cimes. Voc tambm no me entendeu... Eu a procurei. No havia ningum em sua casa, e Duquesne no sabia de nada. Imaginei-a regressando a Hanoi para voltar para a Frana. Tenente! gritou uma voz repentinamente. Sagnier levantou-se imediatamente e aproximou-se de Leducq que lhe fazia sinais. Quando Sagnier chegou, o sargento afastou umas ramagens perto e pediu ao oficial para espiar.

40

Um frio intenso penetrou nas entranhas de Sagnier. Diante deles, no fim de um novo tnel, um monte de vietnamitas, todos armados e em atitude de espera. Agora no tinha mais dvidas. Estavam cercados por uma fora de muitos homens. Vamos passar muito mal afirmou o sargento balanando a cabea. Avisarei o Quartel-General pelo rdio. Talvez possam mandar-nos reforos ou ento avies para bombardear o local. O operador foi morto e o rdio destroado falou Leducq desanimado. Sagnier no retrucou. O sol se escondia no horizonte, dentro de duas horas seria noite fechada. Sentado no cho, com as costas apoiadas no parapeito, Sagnier refletia desesperadamente, buscando uma soluo para aquela entalada. Um homem acercou-se, abaixando-se ao seu lado. Era o sargento Altpert. Assunto desagradvel, hein, tenente? Sagnier sacudiu a cabea. Alguma ideia, sargento? No, senhor; francamente, no. Por que no fala com Leducq? Ele tem muito mais experincia que eu. Talvez sugira alguma coisa. boa ideia. Kraniss, mande o sargento Leducq aqui. Sim, tenente. Leducq chegou pouco depois. Continuam no mesmo lugar e so os mesmos ainda, tenente informou, acrescentando em seguida. Acho muito difcil sairmos daqui. No lhe ocorre nenhuma ideia? perguntou o oficial. Altpert foi quem deu a ideia de cham-lo aqui. Leducq lanou um olhar penetrante para o colega. No, tenente, no me ocorre nada. Quer dizer que vamos deixar-nos matar sem tentar fazer nada? exclamou Selene veemente. Acalme-se, querida falou Sagnier. Ainda estamos vivos e dispomos de nossas armas e de um caminho cheio de granadas. Os guerrilheiros atacaro quando a noite chegar continuou ela. Contamos com isso, e justamente por isso, procuramos uma maneira de escapar daqui. Altpert contemplou com o olhar crtico a brasa de seu cigarro. Aqui h uma outra pessoa capaz de nos dar uma mo nesse assunto. Sagnier fitou-o, mas antes que indagasse qualquer coisa, o sargento chamava: Kraniss! Sim, sargento. Por favor, venha c. O legionrio aproximou-se lentamente, enquanto Leducq fitava o colega, sentindo seu receio aumentar. O que Altpert se propunha? Kraniss falou o sargento nosso "bra-intrust 6" est muito fraco, talvez com sua ajuda, possamos descobrir uma sada desse inferno. Meu crebro seria de pouca ajuda, sargento Altpert falou com a fisionomia impassvel. Sou um simples legionrio, lembre-se. Altpert fez um gesto fingido de desnimo. Pena! exclamou. Pensei que talvez, um antigo coronel da "Werhmacht", com notria experincia de ttica e estratgia, pudesse nos tirar dessa situao. Ou quem
6

Literalmente: reunio de conjunto de crebros.

41

sabe a experincia do Coronel Fuller somente em outros ramos, como por exemplo, a tortura e posterior execuo de patriotas franceses? Sagnier sentiu os msculos se retesarem. Olhou primeiro para Altpert, depois para Kraniss, cuja cara adquirira a palidez de cera. Fazendo um esforo, Kraniss retorquiu: No o entendo, sargento. Um sorriso irnico apareceu nos lbios do sargento. intil seu fingimento, Coronel Fuller, da SS. Seu antigo subordinado, o tenente von Eckhardt, tambm no nos trouxe nenhum auxlio. Por que o senhor no nos ajuda ento? Kraniss moveu-se repentinamente, todavia Selene apontou-lhe a pistola. No se mexa, Fuller, seno dispararei.

CAPTULO XIV O legionrio passeou o olhar pelo grupo e levantou os braos. Quem o tenente von Eckhardt? perguntou Sagnier quebrando o silncio. O dedo de Altpert apontou Leducq. Leducq! exclamou Sagnier, tremendamente surpreso. verdade, sargento? Os ombros de Leducq curvaram-se como os de um velho. Sim respondeu com voz surda. Eu fui o tenente von Eckhardt. Acusado de ter violentado e assassinato de uma jovem francesa e ato contnuo de um outro jovem da Resistncia afirmou Altpert enftico. No! gritou Leducq. No verdade. Quando cheguei ao apartamento de Albertina ela j estava... estava morta. Eu no fui, juro. Matei, isso sim, o francs, mas em legtima defesa passou a mo pela cara. No, no; eu no matei Albertina, eu a amava. E acho que ela tambm gostava de mim. Para Albertina a questo de nacionalidades diferentes no era importante. Mente, Leducq! gritou Altpert. Albertina nunca se apaixonaria por um membro da SS. Como pode afirmar isso? perguntou Leducq, surpreso. Albertina era minha irm o sargento tinha o rosto lvido, coberto de suor. Altpert no o meu verdadeiro nome; adotei-o quando ingressei no "Deuxime Bureau", para melhor seguir a pista de dois criminosos de guerra, que segundo minha opinio nem merecem a forca. A sorte de vocs com os vietnamitas. Um momento interveio Sagnier. O sargento Leducq confessa a morte de um francs, mas no a de sua irm, Altpert. Ele deve ser ouvido, no acha? Albertina era minha irm e morreu da pior maneira possvel para uma mulher. Vejamos falou o oficial com um acento de autoridade. Voc, Altpert, o que ? Um servidor da justia ou um homem que se serve dela para seus fins particulares de vingana? Pelo que ouvi, a acusao sobre Leducq de apenas essas duas mortes, e do crime de natureza sexual, claro. Todavia, se demonstrar sua inocncia no caso da moa, sua pena seria muito menor. Est h cinco anos na Legio e alcanou o posto de sargento por seus prprios mritos e isso servir como atenuante para a sentena. um criminoso de guerra! gritou Altpert. Deve ser julgado...

42

Pela Lei atalhou Sagnier. No baseado em fatos particulares. Albertina era minha irm... J sei, j sei falou o oficial aborrecido. Albertina era sua irm e por isso o sargento Leducq deve ser enforcado. E que soltem o Coronel Fuller, por que suas cem ou duzentas vtimas no eram irmos seus, Altpert. Bonito modo de interpretar a justia. Tenho certeza, se pudesse matar e vingar-se de von Eckhardt, deixaria o Fuller escapar, no assim? Engana-se, tenente afirmou o sargento com as feies contradas pela clera. Quero os dois. E esqueceu das centenas de guerrilheiros ali fora? indagou Sagnier. Altpert teve um esgar mostrando desnimo. No sairemos vivos daqui. Ainda no morremos, mas continuemos com seu problema particular. Aqui esto os dois criminosos. Que pensa fazer com eles? No os vai prender, pois no? No serviria para nada. Os guerrilheiros lhes daro o castigo merecido. Especialmente a von Eckhardt, no ? continuou Sagnier acremente. Seu sentido de dever muito original, sargento. Para o senhor s existe o matador de sua irm, os outros, os outros que mataram milhares de infelizes, no tem nenhuma importncia. Os infelizes no eram Albertina. Altpert meteu a mo nos bolsos e, aps procurar alguns instantes, um objeto dourado apareceu nos seus dedos. Albertina tinha isso nas mos. Pertencia ao homem que a matou; fora um presente dele. Ainda so visveis as iniciais gravadas. Veja, tenente Sagnier alou as sobrancelhas e tomando o medalho, examinou-o com todo c cuidado. Sim, dentro havia umas iniciais. A do Tenente von Eckhardt. Virou-se para Leducq. Voc a presenteou com isso, sargento? Sim tornou Leducq com voz surda. Foi uma lembrana minha... Ela me aceitou... acho... acho que ela gostava de mim... Mentira! atalhou Altpert lvido. Cale-se! ordenou Sagnier abruptamente. Continue, Leducq. O crebro do sargento trabalhava ativamente. O medalho... Aturdido, espantado com o horrvel espetculo de Albertina morta, no percebera o detalhe. E quem se referira ao medalho h to pouco tempo? Uma frase veio de repente sua memria. "Lembre-se... A linda Albertina, violentada e assassinada... Deitada na sua cama... Nas mos crispadas, um medalho..." Quem pronunciara a frase? Seus olhos foram at Kraniss. Este compreendeu, no mesmo instante a mensagem do olhar de Leducq. Kraniss deu um passo atrs, o espanto pintado nas feies. No! gritou como louco. - No fui eu! No matei a moa...! Leducq avanava. Canalhas como voc me converteram num criminosos de guerra silvou Leducq. Por sua culpa e de outros miserveis iguais, converti-me num prescrito, num ser abjeto, sem outra sada alm da forca... suas palavras eram colricas e trmulas. Pelo menos reduzirei um pouco o trabalho dos vietnamitas... Por piedade gemeu Kraniss. Tentou levantar o fuzil, no entanto Leducq o atirou longe com um pontap.

43

Kraniss ajoelhou-se, agarrando-se s pernas de Leducq, suplicando o perdo. Sagnier sentia-se enojado. Selene quase vomitava. O joelho do sargento golpeou o queixo do legionrio, derrubando-o no cho, e seu dedo apertou o gatilho da metralhadora. Nunca perdoarei o assassinato de Albertina... disparou a primeira vez e Kraniss soltou um grito horrvel, retorcendo-se pelo cho. Que sente agora? perguntou rindo-se como um louco voltando a atirar. Sagnier levantou-se e avanou contra o sargento. Leducq! Selene fechou os olhos, atemorizada pela horrvel cena desenrolando-se na sua frente. Leducq parecia ter enlouquecido ao saber do verdadeiro autor do homicdio e no parava de atirar contra Kraniss, procurando no feri-lo mortalmente. O espetculo era macabro. Kraniss saltava, sentindo as dores aumentarem. Leducq, ento, mudou de posio para continuar com a tortura com maior comodidade. Conhecer agora a sensao de sentir os ossos quebrados um a um gritava Leducq possesso ao som de tiros de metralhadora vindos da floresta. O sargento ento se retorceu dando voltas sobre si mesmo, ao sentir-se atingido pelas balas. Sua boca abriu-se emitindo palavras desconexas ao mesmo tempo que levantava os braos agitando-os freneticamente. Finalmente caiu de costas, enquanto Kraniss estertorava. Sagnier levantou com o brao no estmago (quando tentara acalmar Leducq, levara uma cotovelada deste) e aproximou-se do sargento. Leducq abriu os olhos. Tenente... gaguejou. Sinto muito se perdi as estribeiras... Fuller era... era um canalha... Juro, no matei Albertina... Eu... eu a amava... Sim, Leducq murmurou o oficial pensativo. Um fio de sangue escorria dos lbios do sargento. O... medalho... Sagnier o colocou entre suas mos e Leducq sorriu sentindo a proximidade da morte. Levantou a mo esquerda e esforou-se por levar a joia aos lbios. Albertina... soluou. Repentinamente sua mo caiu e os olhos tornaram-se opacos. Sagnier inclinou a cabea, enquanto Selene chorava. Bom disse uma voz animada dois canalhas de menos. Evitamos um trabalho para os verdugos. Sagnier sentiu a clera invadir-lhe o peito, e sem poder se conter avanou e acertou um terrvel murrao no sargento, derrubando-o por terra com os lbios ensanguentados. Um deles sim, mas no o outro. Quaisquer que fossem seus antecedentes, foi um legionrio, acima de tudo. Esse um fato que, sujeitos como voc, jamais compreendero. Fez uma pausa dramtica. Albertina foi vingada, voc est satisfeito. Mas se ela pudesse estar presente, tenho certeza, absolutamente no aprovaria sua maneira de proceder. Altpert passou a mo pela boca sem atrever-se a retrucar. EPLOGO

44

O caminho diminuiu a marcha ao entrar na aldeia, a mando de um polcia militar. Sagnier, ao volante, tendo Selene ao lado, perguntou pondo a cabea para fora: Que aconteceu? O policial apontou um numeroso grupo a uns duzentos metros adiante. Uma execuo, tenente falou. Uma execuo? A quem vo fuzilar? Uma espi dos vietnamitas, tenente. Apanharam-na com a mo na massa e... Soou uma descarga de tiros. Selene estremeceu e tampou os ouvidos. Sagnier percebeu o estremecimento da pequena e fitou-a fixamente. Sem perguntar, soube instantaneamente o nome da espi. Podem continuar observou o policial. O veculo arrancou novamente e pouco depois parava entrada do quartel. Sete homens saltaram, o que restara dos quarenta legionrios da misso ao templo. Sujos, andrajosos, as pupilas brilhando febrilmente. Abrir passagem entre a centena de guerrilheiros que rodeavam o templo no fora tarefa das mais simples. Sagnier tambm saltou e ajudou Selene a fazer o mesmo. Espere-me aqui falou. Sim replicou Selene. O oficial encaminhou-se para Altpert, junto com os sobreviventes e mandou: Leve-os ao quartel, Sargento. Sim, tenente! Sagnier olhou-o profundamente e durante muito tempo. Finalmente falou: Altpert, voc cumpriu sua misso. No posso queixar-me de voc como sargento; realmente, procedeu de acordo. Sua obrigao era desmascarar os criminosos de guerra, e de certa maneira conseguiu fez uma pausa. imagino que seus superiores o cumprimentaro, voc, afinal de contas, mereceu. Todavia no gostei de uma coisa: sabe a que me refiro, at acho melhor no tocar no assunto. Leducq... o tenente von Eckhardt, pagou seus crimes, se que realmente os cometeu. De todas as formas voc devia-lhe uma oportunidade. Espero no tornar a v-lo, sargento Altpert. A mo do agente ergueu-se rigidamente numa continncia. s suas ordens, tenente deu meia volta e ficou de cara com o pequeno grupo de sobreviventes. Direita! Marchem! Sagnier contemplou os legionrios durante alguns segundos. Em seguida, meneando a cabea, voltou para o lado de Selene. Em que pensa? indagou a pequena ao notar sua preocupao. Em tudo e tomou o brao da pequena. Vamos, acho que tambm voc precisa fazer um relatrio, no ? Claro! retrucou a moa. E mudando de assunto: Pobre Nadine, Muitos homens morreram por sua culpa retorquiu o oficial magoado. A seu modo, lutava pelos seus. Era uma traidora. Teve o fim merecido. Melhor esquecermos de tudo, Fred. Muitas coisas desagradveis aconteceram nos ltimos dias, precisamos afast-las da memria. . Por que, ento, no comearmos a preocupar-se conosco, Marie Dupont? Ora falou a pequena surpresa. Quem contou meu nome? Como? Voc se chama assim? exclamou Sagnier mais surpreendido ainda. Selene parou e o olhou. o meu nome verdadeiro. O artstico... Selene, soa melhor. No sei como voc adivinhou, Fred.

45

O tenente comeou a rir. Algum perguntou, outro dia, qual seria o seu nome verdadeiro, ento outro respondeu que, em geral, as mulheres a usarem pseudnimo possuam um nome bastante vulgar e sugeriu Marie Dupont... O mais curioso que ele acertou. Ah, no gosta, hein? Eu gosto de voc, chame-se como chamar-se, no tem importncia. No concorda comigo? A pequena sorriu com ternura infinita. O mais importante nosso amor, Fred.

FIM

46

You might also like