You are on page 1of 21

Faculdades Integradas de Cacoal UNESC

Professor: Elder Gomes Ramos

AUDITORIA CONTBIL

Cacoal - RO 2013
1 INTRODUO Na contabilidade, dentre suas ramificaes, podem-se destacar as seguintes: A Escriturao As Demonstraes Contbeis A Anlise de Balanos A Auditoria

Como vemos a contabilidade dividida por grandes grupos e deles podemos destacar a escriturao que tem o objetivo de registrar todas as operaes ocorridas na empresa. As demonstraes contbeis relatam situao patrimonial, ou seja, depois de todos os registros contabilizados, faz-se a composio destes registros, e obtm-se as demonstraes contbeis. A analise de balanos por sua vez uma tcnica que compara e analisa valores patrimoniais, depois de consolidados e registrados. J a auditoria veremos a seguir: 1.1 ORIGEM E EVOLUO 1.1.1 Cenrio mundial A auditoria vem sendo aplicada a muito tempo, dos quais destacamos alguns dados histricos no cenrio mundial: 1 a. Existncia h mais de 4000 anos, na antiga Babilnia. b. Em 1314 criado o cargo de auditor, na Inglaterra. c. Fins do sculo XIII a auditoria era exercida em trabalhos executados por associaes profissionais na Europa: os Conselhos Londrinos, o Tribunal de Contas em Paris ou ainda, o Collegio dei Raxonati e a Academia dei Ragionieri , na Itlia. d. Fins do sculo XV necessidades de prestao de contas das receitas e dos gastos das expedies martimas s Amricas, ndia e sia (expedies em forma de joint ventures financiadas pelos reis, prncipes, empresrios e banqueiros de Portugal, da Espanha, Frana, Inglaterra e Holanda. e. Revoluo Industrial (1756, na Inglaterra) e expanso do capitalismo: primeiras fbricas com o uso intensivo de capital, fora da jurisdio geogrfica dos proprietrios, necessidade de delegao de funes e atividades e atribuies de responsabilidades. f. Em 1889 criada a Associao dos Contadores Pblicos Certificados na Inglaterra (Institute of Chartered Accountantsin England and Wales). g. Em 1886, cria-se nos Estados Unidos a Associao dos Contadores Pblicos Certificados. h. Em 1894, criado na Holanda o Instituto Holands de Contabilidade Pblica.
1

Dados histricos compilados por Prof. Ivan Goede 2008.

3 i. Incio do sculo XX: surgem as grandes corporaes americanas (Ford, DuPonT) e rpida expanso do mercado de capitais nos Estados Unidos. j. Em 1929, crash da Bolsa nos Estados Unidos devido grande depresso econmica; criado o Comit May com a finalidade de instituir regras de auditoria para as empresas que tivessem aes negociadas em bolsa, tornando obrigatria a auditoria contbil independente das demonstraes contbeis. l. Em 1930 surgiu o American Institute of Certified Public Accountants (AICPA) que teve importncia decisiva para o desenvolvimento das prticas contbeis e de auditoria. De 1938 a 1959 publicou 51 boletins sobre pesquisas contbeis sob o ttulo de Accounting Research. m. Em 1934, foi criada a Security and Exchange Commission (SEC), nos Estados Unidos que aumentou a importncia do auditor como guardio da adequacidade e transparncia das informaes contbeis das organizaes e sua divulgao para o mercado de capitais e de toda a sociedade. n. A partir de 1959 a Accounting Principles Board (APB) Junta de Princpios Contbeis passou a executar as pesquisas contbeis, emitindo mais de 30 pronunciamentos at 1973. o. Em 1 de junho de 1973 foi criada a Financial Accounting Standards Board (FASB) Junta de Normas de Contabilidade Financeira, com o objetivo de determinar e aperfeioar os procedimentos, conceitos e normas contbeis. 1.1.2 No Brasil No Brasil destacam-se os seguintes dados histricos: a) Em 1909, veio a primeira empresa de auditoria a Mc-Auliffe Davis Bell & Co, depois denominada Arthur Andersen. b) A segunda empresa foi a Price Waterhouse , incorporando a W.B. Peat & Co e a Touche, Faller & Co. c) As Bolsas de valores de Rio de Janeiro e de So Paulo, iniciaram suas atividades em 1876 e 1890, respectivamente. d) Em 1957, foi fundado o Instituto dos Contadores Pblicos do Brasil (ICPB). e) Em 1968, foi fundado o Instituto dos Auditores Independentes (IBAI). f) Em 1971, foi criado o Instituto Brasileiro de Contadores, atual Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (IBRACON) com a fuso do ICPB e do IBAI. g) Em 1972, o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) pronunciou-se sobre os princpios a serem seguidos sobre os procedimentos do trabalho do auditor, definindo as normas relativas pessoa do auditor, execuo dos trabalhos e ao parecer da auditoria. h) Em 1976, ocorreu a normatizao das prticas e dos relatrios contbeis com a Lei 6404, das Sociedades por Aes. 2 i) Ainda em 1976, foi criada a Comisso de Valores Mobilirios (CVM), com a responsabilidade de normatizar as normas contbeis e os trabalhos de auditoria das empresas de capital aberto, alm de exercer as funes de fiscalizao (semelhante SEC dos Estados Unidos).
2

ltimas alteraes: Lei n 11.638,de 2007 e Lei n 11.941, de 2009 em vigor em 24/08/2009 as 15:48 hr, conforme acesso site internet.
LEGISLACAO CFC E DIVERSOS - ACESSOS EM 22-08-2009\LEI N 11.638, DE 28 DE DEZEMBRO DE 2007.ATIVO DIFERIDO ARTIGO 179.doc

4 j) Em 1985 o Banco Central do Brasil emitiu a Resoluo 1007 - Normas Gerais de Auditoria, com o auxlio do atual Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (IBRACON) e do Conselho Federal de Contabilidade (CFC). 1.2 CONCEITO DE AUDITORIA A contabilidade atravs de tcnicas de anlise e superviso, reflete a auditoria como compreendendo o exame de documentos, livros e registros, inspees e obteno de informaes e confirmaes, internas e externas, relacionados com o controle do patrimnio, objetivando mensurar a exatido desses registros e das demonstraes contbeis deles decorrentes. (FRANCO, MARRA, 2001, p.28) Estes exames so efetuados de acordo com as normas brasileiras de contabilidade, deliberaes da Comisso de Valores Mobilirios (CVM), resolues do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e Instituto Brasileiro de Contabilidade (IBRACON). Concluindo assim que: A tcnica contbil que atravs de procedimentos especficos que lhe so peculiares, aplicados no exame de registros e documentos, inspees e na obteno de informaes e confirmaes, relacionados com o controle patrimonial de uma entidade, objetiva obter elementos de convico que permitam julgar se os registros contbeis foram efetuados de acordo com princpios fundamentais e normas de Contabilidade e se as demonstraes contbeis deles decorrentes refletem adequadamente a situao econmica financeira do patrimnio, os resultados do perodo administrativo examinado e as demais situaes nelas demonstradas (GOEDE,2008, p.2).

1.3 ORIGEM DO TERMO AUDITORIA Auditoria = emprego de auditor. Auditor = o que ouve, ouvinte. 1. Funcionrio institudo nas leis, que tem a seu cargo informar um tribunal ou reparties sobre a legalidade dos atos. 2. Magistrado, incumbido de dar informaes a um tribunal ou repartio a respeito da aplicao das leis a casos ocorrentes. 3. Aquele que examina contas. Aquele que assiste a aulas. Standard Dictionary Funk & Wagnalls. 1.4 OBJETO E FINS DA AUDITORIA O objeto da auditoria o conjunto de todos os elementos de controle do patrimnio administrado, os quais compreendem registros contbeis, papis, documentos, fichas, arquivos e anotaes que comprovem a veracidade dos registros e a legitimidade dos atos da administrao, bem como sua sinceridade na defesa dos interesses patrimoniais. A auditoria pode ter por objeto, inclusive, fatos no registrados documentalmente, mas relatados por aqueles que exercem atividades relacionadas com o patrimnio administrado, cuja

5 informao merea confiana, desde que tais informaes possam ser admitidas como seguras pela evidencia ou por indcios convincentes. Pode tambm a auditoria, basear-se em informaes obtidas fora da empresa, tais como as relativas confirmao de contas de terceiros e de saldos bancrios, procedimento este chamado de circularizao. As confirmaes obtidas de fontes externas geralmente oferecem melhores caractersticas de credibilidade do que aquelas obtidas dentro da prpria entidade auditada. Como se pode ver o fim principal da auditoria a confirmao dos registros contbeis e conseqentes demonstraes contbeis. Ela deve confirmar os registros contbeis, verificando sua adequao e confiabilidade ao fisco e aos proprietrios e financiadores do patrimnio, ao qual refletido nas demonstraes contbeis. A auditoria que d credibilidade as demonstraes contbeis. 1.5 REFLEXOS (contribuio) DA AUDITORIA Como podemos ver a auditoria oferece ao patrimnio, uma proteo, dando maior segurana e garantia aos administradores, proprietrios, fisco e financiadores, das informaes prestadas pelas demonstraes contbeis, tendo como reflexos: Contribui para a reduo de ineficincia , negligncia, incapacidade e improbidade de empregados e administradores. Possibilita melhor controle dos bens, direitos e obrigaes que constituem o patrimnio. um fator mais rigoroso para o cumprimento das obrigaes fiscais e legais, resguardando-se contra multas e penalidades. Contribui para a adequada utilizao de contas contbeis, maior eficincia nos servios contbeis, maior preciso das informaes. Garantia da elaborao da escriturao conforme as normas e princpios de contabilidade Resguarda crditos de terceiros, fornecedores e financiadores, contra possveis fraudes e dilapidaes do patrimnio. Assegura maior exatido dos custos e veracidade dos resultados. Examina a moralidade do ato praticado, sob o ponto de vista tico. Fiscaliza e assegura a correo dos registros contbeis. Opina sobre a adequao das demonstraes contbeis. Aponta falhas na organizao administrativa da empresa e nos controles internos, etc. 1.6 CAMPO DE ATUAO DA AUDITORIA A auditoria poder ser executada em diversos locais, tais como: Companhias (S/A) de capital aberto. Multinacionais. Empresas onde investidores querem tomar parte do seu capital social. Financiadores e Fornecedores que desejam ver confirmada a possibilidade de liquidao de seus crditos. (com ou sem falncia). Orientao aos contribuintes, para correta adoo de regimes tributrios.

6 No Poder Pblico, com empresas que tenham interesse coletivo (Sistema Financeiro de Habitao - SFH, Conselho Interministerial de Preos CIP, Fuses e Incorporaes de S/As, Sociedades de Investimento, Tribunal de Contas, Conselho Nacional de Seguros Privados CNSP) etc. Participao de resultados nas empresas para empregados. Empresas Privadas, fiscalizao de atos de subordinados. CVM, BC.

(Qualquer empresa poder formar, o setor de auditora interna ou contratar a auditoria externa, independente do seu porte (pequeno, mdio ou grande), regime de tributao (simples nacional, lucro presumido ou lucro real), classificao denominao (empresa individual, Ltda ou SA de capital fechado ou capital aberto) ou ramo de atividade (prestao de servio, comercio ou indstria). Em conseqncia da criao da CVM (lei 6.385/76), esta assumiu os poderes antes atribudos ao Banco Central do Brasil, para registro e fiscalizao dos Auditores Independentes habilitados a procederem auditoria das entidades sujeitas a fiscalizao desses dois rgos (S/As de capital aberto). Nesse sentido foram editados a Resoluo n. 454 de 16/11/77 do BC, o edital conjunto de 02/03/78 e o Ato declaratrio CVM 01 de 05/04/78, e a CVM 04 de 24/10/78 que dispe sobre o registro de auditores independentes. (Verificar legislao, bem como documentos em vigor na data da solicitao de registro de auditor independente). 1.7 AUDITORIA INTERNA E EXTERNA A auditoria conforme j mencionado, a parte da contabilidade que verifica e assegurar a veracidade das informaes prestadas pelos registros contbeis. Tambm de sua prioridade conferir as formas de apresentao do patrimnio contbil nestas demonstraes. A auditoria, como rgo de controle e registro da empresa auditada, pode ser dividida em duas anlises (interna e externa). AUDITORIA INTERNA Constitui o conjunto de procedimentos que tem por objetivo examinar a integridade, adequao e eficcia dos controles internos e das informaes fsicas, contbeis, financeiras e operacionais da entidade. A Auditoria Interna uma atividade de avaliao independente dentro da empresa, que se destina a revisar as operaes, como um servio prestado administrao. Constitui um controle gerencial que funciona por meio da anlise e avaliao da eficincia de outros controles. Sua rea de atuao envolve todas as atividades da empresa; predominam a verificao constante dos controles internos, a manipulao de valores e a execuo de rotinas administrativas. O objetivo da auditoria interna auxiliar todos os membros da administrao no desempenho efetivo de suas funes e responsabilidades, fornecendo-lhes anlises, apreciaes, recomendaes e comentrios pertinentes s atividades examinadas. O auditor interno interessa-se por qualquer fase das atividades do negcio em que possa

7 ser til administrao. Isto pressupe sua incurso em campos alm da contabilidade e finanas, a fim de obter uma viso completa das operaes submetidas a exame. Testa a qualidade dos trabalhos, revisa, recomenda; enfim, assiste administrao e lhe fornece informaes peridicas. Observa-se que a auditoria interna presta ajuda administrao, com vistas possibilidade de eliminar inconvenientes ao desempenho da gesto. Por ser empregado da empresa, o auditor interno perde sua independncia profissional. Pode ser muito zeloso e cumprir a tica, mas evidente sua demasiada submisso aos administradores. As responsabilidades da auditoria interna, na organizao, devem ser claramente determinadas pelas polticas da empresa. A autoridade correspondente deve propiciar ao auditor interno livre aceso a todos os registros, propriedades e pessoal da empresa que possam vir a ter importncia para o assunto em exame. O auditor interno deve sentir-se vontade para revisar e avaliar diretrizes, planos, procedimentos e registros. No desempenho de suas funes, um auditor interno no tem responsabilidade direta nem autoridade sobre as atividades que examina. Portanto, as revises e avaliaes feitas por um auditor interno nunca eximem outras pessoas da empresa das responsabilidades que lhes cabem. AUDITORIA EXTERNA Constitui o conjunto de procedimentos tcnicos que tem por objetivo a emisso do parecer sobre a adequao com que estes representam a posio patrimonial e financeira, o resultado das operaes e as mutaes do Patrimnio Lquido e da entidade auditada consoante as normas brasileiras de contabilidade. A Auditoria Externa executada por profissional independente, sem ligao com o quadro da empresa. Sua interveno ajustada em contrato de prestao de servios. Os testes e indagaes se espalham por onde haja necessidade de levantar questes elucidativas para concluso do trabalho ajustado. Na fase inicial do desenvolvimento das tcnicas de auditoria, surgiram muitas dvidas, principalmente relacionadas com a amplitude dos testes. A principal delas era a seguinte: o auditor externo para dar sua opinio sobre as demonstraes contbeis teria de examinar todos os lanamentos contbeis referentes quele exerccio social? Caso examinasse todos os lanamentos contbeis, alm do fato do alto custo do servio de auditoria, a opinio do auditor no teria utilidade, devido ao fato de que provavelmente seria emitida com muito atraso. O auditor externo deve preocupar-se com erros que, individualmente ou cumulativamente, possam levar os leitores das demonstraes contbeis a terem uma interpretao errnea sobre elas. Portanto, o valor desses erros teria de ser significativo em relao s demonstraes contbeis. Normalmente, a empresa j tem um conjunto de procedimentos internos com o objetivo de evitar a ocorrncia de erros. Esse conjunto de procedimentos internos chamado, na prtica, de sistema de controle interno. O risco da ocorrncia de um erro, em uma empresa com um bom sistema de controle interno, muito menor do que em uma empresa com um sistema de controle interno ruim. O

8 auditor externo utiliza o sistema de controle interno da empresa para determinar a amplitude dos testes de auditoria, ou seja, quando o controle interno bom, o auditor externo faz um menor volume de testes; caso contrrio, o auditor externo faz um maior volume de testes. Nas ltimas dcadas, instalaram-se no Brasil diversas empresas com associaes internacionais de auditoria externa. Esse fato ocorreu em funo da necessidade legal, principalmente nos Estados Unidos da Amrica, de os investimentos no exterior serem auditados. Essas empresas praticamente iniciaram a auditoria no Brasil e trouxeram todo um conjunto de tcnicas de auditoria, que posteriormente foram aperfeioadas. DIFERENAS ENTRE AUDITORIA INTERNA E EXTERNA Mesmo que identificado o interesse comum no trabalho do auditor interno e do auditor externo, devemos salientar que existem diferenas fundamentais, sendo as principais: Extenso dos trabalhos: o escopo dos trabalhos feitos pelo auditor interno normalmente determinado pela gerncia, enquanto a extenso do exame do auditor externo determinada pelas normas usuais reconhecidas no pas ou requerida por legislao especfica; Direo: o auditor interno dirige seus trabalhos para assegurar que o sistema contbil e de controle interno funcionam eficientemente, a fim de que os dados contbeis fornecidos gerncia apresentem os fatos com exatido. Os trabalhos do auditor externo, entretanto, so determinados por seu dever de fazer com que as demonstraes contbeis a serem apresentadas a terceiros, como por exemplo, acionistas, investidores, fiscalizao, reflitam com propriedade a situao contbil de uma empresa em certa data, e os resultados das operaes do perodo examinado; Responsabilidade: a responsabilidade do auditor interno para com a gerncia, ao passo que a responsabilidade do auditor externo geralmente mais ampla. evidente que o auditor interno, sendo funcionrio da empresa, no tem a condio de total independncia que possui o auditor externo; Mtodos: no obstante as diferenas apontadas, os trabalhos de ambos so efetuados em geral por mtodos idnticos, como por exemplo: exame do sistema contbil e de controle interno, a fim de verificar o conceito dos princpios adotados e sua eficincia em operao; exame de registros contbeis e verificao de ativos e passivos. Diferenas entre Auditor Interno e Auditor Externo: Auditor Interno Empregado; Executa a auditoria operacional; contbil e Auditor Externo No tem vnculo com a empresa auditada; Foco na execuo da auditoria contbil, mas tambm executa auditoria operacional; Independncia total.

Menor grau de independncia.

9 Principais objetivos: Auditoria Interna Verificar se as normas esto sendo seguidas; Efetuar auditoria em todas as reas; Maior volume de testes. Auditoria Externa Emitir um parecer sobre demonstraes contbeis; Idem, porm com alto custo Menor volume de testes.

as

Quadro 1 Diferenas entre auditor interno e auditor externo e principais objetivos. Fonte: Apostila prof. Jorge Bento de Souza. A Lei SARBANES - OXLEY A Lei Sarbanes-Oxley, conhecida tambm como SOX, uma lei americana promulgada em 30/06/2002 pelos Senadores Paul Sarbanes e Michael Oxley. Nela esto envolvidas as empresas que possuem capitais abertos e aes na Bolsa de NY e Nasdaq, inclusive vrias empresas brasileiras esto se adequando a esta Lei. O motivo que a fez entrar em vigor foi justamente a onda de escndalos corporativofinanceiro envolvendo a Eron (do setor de energia), Worldcom (telecomunicaes), entre outras empresas, que geraram prejuzos financeiros atingindo milhares de investidores. O objetivo desta lei justamente aperfeioar os controles financeiros das empresas e apresentar eficincia na governana corporativa, a fim de evitar que aconteam outros escndalos e prejuzos conforme os casos supracitados. A lei visa garantir a transparncia na gesto financeira das organizaes, credibilidade na contabilidade, auditoria e a segurana das informaes para que sejam realmente confiveis, evitando assim fraudes, fuga de investidores, etc. Esta lei pode ser deduzida como uma Lei de Responsabilidade Fiscal. Para as empresas brasileiras (de capital brasileiro), que no atuam na Bolsa de Nova Iorque, e/ou que no esto registradas na SEC, para estas no existe a obrigatoriedade de implantla. 2. CONCEITO DE AUDITORIA INTERNA Podemos conceituar auditoria interna como um controle gerencial que funciona por meio de medio e avaliao da eficincia e eficcia de outros controles. Deve ser entendida como uma atividade de assessoramento administrao quanto ao desempenho das atribuies definidas para cada rea da empresa, mediante as diretrizes polticas e objetivos por aquela determinados. A auditoria interna cumpre um papel fundamental na empresa: subsidia o administrador com dados e informaes tecnicamente elaborados, relativos s atividades para cujo acompanhamento e superviso este no tem condies de realizar; e ela o faz mediante o exame da: a) adequao e eficcia dos controles; b) integridade e confiabilidade das informaes e registros;

10 c) integridade e confiabilidade dos sistemas estabelecidos para assegurar a observncia das polticas, metas, planos, procedimentos, leis, normas e regulamentos, e da sua efetiva aplicao pela empresa; d) eficincia, eficcia e economicidade do desempenho e da utilizao dos recursos; dos procedimentos e mtodos para salvaguarda dos ativos e a comprovao de sua existncia, assim como a exatido dos ativos e passivos; e e) compatibilidade das operaes e programas com os objetivos, planos e meios de execuo estabelecidos. 3. AMBIENTE DE ATUAO DA AUDITORIA INTERNA No deve haver limitao, no mbito da empresa, para atuao da auditoria interna. O auditor interno deve ter acesso a todas as reas e informaes, terreno no qual e para o qual desenvolver seu trabalho. Naquelas reas cuja tecnologia desconhece, no todo ou em parte, deve ele assessorar-se de profissionais habilitados, a fim de entender o processo, para poder avali-lo e julg-lo, possibilitando, assim, que seu relatrio seja emitido corretamente. Podemos exemplificar esta condio com referncia a um trabalho desenvolvido numa rea de Produo. Neste caso, o auditor interno se assessorar de um engenheiro, qualificado tecnicamente para, quando solicitado e autorizado pela Diretoria, julgar determinada operao ou opinar sobre ela. Deve, ainda, prestar total apoio ao Conselho de Administrao e ao Conselho Fiscal da entidade, bem como, se em empresa estatal, coordenar e controlar o atendimento ao Tribunal de Contas e aos rgos de Controle Interno. Os sistemas de controle no se limitam s reas contbil e financeira, mas englobam os planos da organizao e todos os mtodos usados para proteger seus ativos, verificar a exatido e fidedignidade de suas informaes contbeis, financeiras, administrativas e operacionais, e promover a eficincia e eficcia operacional, bem como estimular a observncia de normas e diretrizes da administrao, inclusive no mbito das empresas controladas e coligadas. A funo bsica da auditoria interna, de assegurar o sistema de controle interno eficaz, no desobriga os executivos das responsabilidades de verificao e controle nos seus respectivos setores. 4. EXERCCIO PROFISSIONAL DA AUDITORIA INTERNA Em 24 de maro de 1995, o Conselho Federal de Contabilidade emitiu a Resoluo 780, definindo: as Normas Brasileiras de Contabilidade Relativas Auditoria Interna (NBC T 12), divididas em: a) Conceituao e Disposies Gerais; b) Normas de Execuo dos Trabalhos; e c) Normas Relativas ao Relatrio do Auditor Interno; e as Normas Profissionais do Auditor Interno (NBC P 3), divididas em: a) Competncia Tcnico-Profissional; b) Autonomia Profissional; c) Responsabilidade do Auditor Interno na Execuo dos Trabalhos; d) Relacionamento com Profissionais de Outras reas;

11 e) Sigilo; e f) Cooperao com o Auditor Independente. As citadas Normas do CFC, que se encontram anexas a este trabalho, so de cumprimento obrigatrio pelos Contadores que exercem a funo de auditor interno. 5. TIPOS DE AUDITORIA INTERNA O Contador, na funo de Auditor Interno, classifica seus trabalhos conforme o enfoque que lhes definido. Assim, podemos ter sua atuao em vrios tipos e abrangncias de trabalhos, com enfoques diferentes, podendo em algumas reas ter a colaborao de outros profissionais especializados. Segue--se uma breve descrio de cada uma delas. 5.1 Auditoria na rea Contbil A auditoria realizada junto a rea contbil tem por objetivo identificar a adequao dos registros e procedimentos levados a efeito na empresa, a qualidade dos controles internos existentes, a observao das normas e regulamentos traados pela administrao, bem como a avaliao da correta aplicao dos Princpios Fundamentais de Contabilidade e as Normas Brasileiras de Contabilidade. Dentro desta rea, cabem as seguintes avaliaes e exames: exatido, fidedignidade, justeza, completabilidade, tempestividade da apresentao e da publicao das Demonstraes Contbeis, de qualquer relatrio formal ou institucional, de natureza oramentria, financeira, contbil ou tributria; fidedignidade, integridade, adequao, confiabilidade e utilidade dos registros oramentrios, financeiros, econmicos e contbeis; correo, eficcia e adequao dos controles da guarda, da divulgao, do arquivo, dos meios de consulta e da informatizao da documentao pertinente rea contbil, bem como das formas de identificao, classificao, comunicao e divulgao das respectivas informaes; adequao e eficcia dos controles, registros e meios de proteo dos ativos e da comprovao de sua existncia real, utilidade, ociosidade e economicidade, bem como a comprovao da autenticidade e completabilidade dos passivos; eficincia, eficcia e economicidade na utilizao de recursos e na administrao contbilfinanceira e tributria de fundos e programas; cumprimento das polticas, procedimentos, normas legais e regulamentos, metas e objetivos compreendidos na rea auditada; exame e avaliao das aplicaes de recursos, observando o cumprimento de normas legais, institucionais e aspectos contratuais pertinentes; avaliao do alcance dos objetivos das operaes financeiras, investimentos, imobilizaes, obrigaes, despesas, receitas, fundos e programas, etc.; exame e avaliao das fontes de recursos, observando os aspectos econmicos acerca da tempestividade de sua aplicao; exame e avaliao da rentabilidade das aplicaes e sua contribuio na formao do resultado da empresa;

12 transparncia, adequao e tempestividade das informaes, particularmente em relao aos Princpios Fundamentais de Contabilidade; emisso de opinio sobre as Demonstraes Contbeis, fundos e programas e planos de natureza financeira, institudos ou administrados pela empresa; assessoramento ao Conselho Fiscal, em matria compreendida no mbito de sua competncia especfica; e acompanhamento dos trabalhos de auditoria independente. 5.2 Auditoria na rea Operacional O objetivo maior da Auditoria Operacional assessorar a administrao no desempenho efetivo de suas funes e responsabilidades, avaliando se a organizao, departamento, sistemas, funes, operaes e programas auditados esto atingindo os objetivos propostos com identificao de falhas e irregularidades no sistema operacional. 5.3 Auditoria de Gesto A Auditoria Interna em nvel gestional desempenha suas atividades participando de reunies de diretoria, comits operacional-financeiros, grupos envolvidos com projetos de qualidade total, etc. Trabalha em nvel de planejamento estratgico, ttico e no processo decisrio decorrente da aplicao de sistemas, polticas, critrios e procedimentos. 5.4 Auditoria de Sistemas Informatizados Os sistemas informatizados tiveram sua aplicao to ampliada com o passar dos anos, que hoje quase impossvel, imaginarmos uma entidade sem eles. Instituies financeiras, indstrias, comrcio, servios, tudo est estruturado em nvel de controles sobre os sistemas informatizados. Dessa forma, o auditor interno no pode furtar-se possibilidade de examinar e avaliar esses sistemas. O auditor interno envolve-se no processo de planejamento, desenvolvimento, testes e aplicao dos sistemas, preocupando-se com a estrutura lgica, fsica, ambiental, organizacional de controle, segurana e proteo de dados. Cabe-lhe informar a administrao sobre: adequao, eficcia, eficincia e desempenho dos sistemas e respectivos procedimentos de segurana em processamento de dados. 5.5 Auditoria da Qualidade Com o aumento da competitividade em funo da globalizao da economia e das exigncias de novos mercados, passamos a conviver diariamente com novos conceitos em produtos e servios, a que chamamos qualidade. As normas ISO 9000 definem claramente as exigncias que devem ser perseguidas a fim de obtermos a qualidade. O auditor interno mais uma vez chamado a dar sua contribuio, assessorando a alta administrao. Podemos dizer que a Auditoria da Qualidade uma avaliao planejada, programada e documentada, executada por pessoas independentes da rea auditada, visando a verificar a eficcia

13 de um sistema implantado, no atingimento dos objetivos e padres preestabelecidos, servindo como mecanismo de retroalimentao e aperfeioamento do prprio sistema. As Auditorias de Qualidade podem ser classificadas em internas e externas. Por exemplo: Auditoria Interna da Qualidade quando ocorre avaliao do plano de desenvolvimento do produto, para verificar o atendimento dos requisitos do cliente. Auditoria Externa da Qualidade avaliao de fornecedores de matrias-primas. Quanto ao objeto, a Auditoria de Qualidade classifica-se em: Auditoria de Sistemas, Auditoria de Processos e Auditoria de Produtos. 5.6 Auditoria Ambiental Talvez o ramo mais recente da Auditoria Interna seja o que chamamos de Auditoria Ambiental. Prtica corrente em pases do chamado primeiro mundo, o ramo da Auditoria Interna que examina e analisa os provveis impactos que as empresas possam causar ao meio ambiente, com reflexo direto sobre a imagem delas no mercado e, consequentemente, sobre a captao de recursos, sob a forma de financiamentos ou lanamento de aes no mercado financeiro. O trabalho da Auditoria Interna dever caminhar no sentido de formar opinies consistentes, no apenas em relao aos custos dos empreendimentos, como tambm aos riscos ambientais previstos com sua implantao e s medidas compensatrias e reparadoras a serem tomadas. Um exame de auditoria em atividades com envolvimento em relao ao meio ambiente dever considerar a existncia de relatrio de impacto ambiental; as polticas traadas pela alta administrao. preciso saber como e quanto a utilizao predatria dos recursos naturais degrada a qualidade do meio ambiente, afeta a vida de uma populao ou mesmo o valor de uma propriedade prxima s instalaes da empresa. 6. ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DO DEPARTAMENTO A estrutura de uma Auditoria Interna est na relao direta com o tamanho da entidade em que vai atuar e os objetivos definidos pela administrao para suas atividades. As funes de chefia e superviso de uma Auditoria Interna so privativas do Contador, bem como as atividades relacionadas competncia profissional dos mesmos (Resoluo CFC n 560-83). Poder, todavia, contar com a colaborao de outros profissionais, especialmente quando se tratar de trabalhos em reas que requerem especializaes e que no podem ser realizadas pelo Contador. A seguir esto apresentados alguns exemplos de cargos utilizados em departamentos de auditoria interna e suas funes. 6.1 Chefia da Auditoria Caractersticas da Funo: Funo especializada, a qual est afeto o processo de planejamento, coordenao, controle e administrao do departamento de Auditoria Interna, incumbindo-lhe, genericamente:

14 definir a poltica operacional, bem como as tcnicas a serem utilizadas pelas vrias reas de atuao e sua interao com os demais setores da empresa; prestar assessoramento alta administrao no que tange ao campo de atuao da Auditoria Interna; sugerir a simplificao dos procedimentos existentes na empresa, bem como recomendar alteraes que visem melhoria dos controles internos existentes, com o intuito de evitar erros ou fraudes que possam determinar a descontinuidade da empresa. Discriminao das Principais Atividades: normatizar, planejar, controlar, coordenar e orientar as atividades da Auditoria Interna na empresa (entidade) e nas suas controladas e coligadas; avaliar a eficincia e a eficcia, a adequao e o grau de qualidade dos controles contbeis, financeiros, fiscais, tributrios, oramentrios, operacionais e administrativos; acompanhar as atividades de auditoria e fiscalizao realizadas pelos rgos de controle interno, Tribunal de Contas, Secretaria de Controle Interno, Banco Central, Conselho Fiscal, Auditores Independentes e outros rgos competentes; elaborar o Plano Anual de Atividades de Auditoria; orientar e acompanhar a realizao das auditorias constantes do Plano Anual de Auditoria Interna, quando necessrias ou determinadas pela alta administrao, no mbito das empresas controladas; encaminhar, periodicamente, alta administrao o relatrio das atividades desenvolvidas durante determinado perodo; informar, de forma imediata, a ocorrncia de fatos relevantes verificados na empresa, no decorrer dos traia-lhos; recomendar, quando julgar oportuno, medidas preventivas ou saneadoras de problemas identificados, em vista observao de procedimentos, polticas, diretrizes, com o objetivo de evitar falhas, fraudes e ocorrncias que possam abalar a empresa; instituir e manter atualizados os manuais de procedimentos de auditoria, o Plano Anual de Atividades de Auditoria, bem como os Programas de Auditoria; efetuar a avaliao do pessoal sob sua responsabilidade; coordenar os programas de treinamento de seus subordinados. 6.2 Supervisor de Auditoria Caractersticas da Funo: Funo de natureza especializada, com a atribuio genrica de orientar e supervisionar as atividades relacionadas Auditoria Interna, bem como manter o relacionamento com os rgos de controle e auxiliar a administrao da empresa. Discriminao das Principais Atividades: participar da preparao do Plano Anual de Atividades da Auditoria;

15 consolidar os resultados dos trabalhos desenvolvidos; revisar os relatrios de auditoria, atentando para a correo formal ou mesmo de posicionamentos frente variedade de situaes encontradas; acompanhar a reviso dos normativos implantados, inclusive no que diz respeito aos controles internos existentes; assessorar, quando chamado, as vrias reas: contbil, fiscal, oramentria, financeira, administrativa e de sistemas informatizados; avaliar os resultados obtidos em relao s metas e objetivos previamente traados; orientar e coordenar as atividades de auditoria, prestando assistncia equipe em formao; elaborar relatrios, pareceres, informaes ou outros documentos dirigidos alta administrao; acompanhar e auxiliar as Auditorias Externas, quando previsto no plano de trabalho; avaliar o desempenho dos auditores sob sua superviso. 6.3 Auditor Snior/Pleno Caractersticas da Funo: Funo de natureza especializada, com a atribuio genrica de coordenar, acompanhar, executar e revisar os trabalhos de auditoria, bem como garantir-lhes a conformidade aos padres de desempenho. colher informaes sobre os trabalhos desenvolvidos; planejar os trabalhos a serem desenvolvidos em campo, de acordo com as normas preestabelecidas; elaborar e atualizar os Programas de Auditoria para os trabalhos de campo; conduzir e executar os trabalhos de campo, determinando os procedimentos de auditoria aplicveis e a necessidade de extenso ou integrao a outros trabalhos; administrar o trabalho de campo quanto a sua extenso, oramento de horas e custos; supervisionar os auditores sob sua coordenao na conduo dos trabalhos de campo; elaborar relatrios, com a indicao dos fatos, causas, quando relevantes, e recomendaes de aes corretivas, visando melhoria dos controles e do desempenho da rea; discutir, com as reas auditadas, os assuntos abordados nos relatrios; elaborar parecer sobre assuntos relacionados aos controles internos da empresa, quando solicitado pela administrao; avaliar o pessoal sob sua responsabilidade; cooperar no exame do Processo de Prestao de Contas, no caso de empresas estatais; verificar, nas reas auditadas, a adoo das recomendaes feitas. 6.4 Auditor Jnior Caractersticas da Funo:

16

Funo de natureza especializada, com a atribuio genrica de executar trabalhos de auditoria, efetuando avaliaes nos controles internos existentes, em todas as reas, inclusive na de processamento de dados. Discriminao das Principais Atividades: executar as atividades de auditoria nas unidades da empresa e suas controladas ou mantidas, de acordo com o programa de auditoria estabelecido; examinar bens, valores e a execuo oramentria; verificar o acompanhamento e a fiscalizao da execuo dos contratos, convnios e acordos; examinar os controles e registros das operaes e servios quanto obedincia das normas e procedimentos estabelecidos, apontando as necessidades e falhas na conduo de qualquer atividade; recomendar medidas preventivas, com a finalidade de adequar os procedimentos aos atos normativos, visando a evitar falhas nos controles internos; colaborar na elaborao dos relatrios. 7. AUTONOMIA PROFISSIONAL O auditor interno, por ser funcionrio da empresa, no raras vezes tem sua autonomia questionada. Somente com um posicionamento profissional diretamente ligado a conceitos ticos, ele poder consolidar sua condio de autonomia para executar suas atividades. O auditor precisa de autonomia e credibilidade para poder revisar e avaliar polticas e planos, procedimentos, normas, operaes e registros, de maneira a contar com a absoluta confiana e apoio dos auditados, do corpo gerencial e da alta administrao. Faz-se mister que o auditor interno, no desempenho de suas atividades, imprima qualidade excepcional aos seus relacionamentos profissionais, atuando como consultor, isto , esclarecendo dvidas medida que elas surgem, identificando a origem dos problemas detectados e discutindo prontamente a soluo com seu auditado, sempre agindo com lisura, pacincia, educao, respeito, criatividade e senso crtico. A adoo deste posicionamento tornar o auditor interno um profissional mais respeitado, consolidando sua credibilidade junto organizao. 8. POSICIONAMENTO E SUBORDINAO No raras vezes, encontram-se auditores internos, ou seu departamento, subordinados a diretores financeiros. Esta uma deformidade em nvel de estrutura organizacional, pois subordina o auditor interno a uma chefia que comanda uma srie de departamentos da empresa, que sero alvo de seu trabalho. Fatalmente haver o constrangimento profissional, e a perda da autonomia, condio indispensvel realizao de um trabalho adequado. recomendvel que o auditor interno esteja subordinado ao nvel mais elevado possvel dentro da organizao, como ao Presidente da entidade. Isso refletir diretamente sobre a qualidade do trabalho executado e sobre os resultados que este propiciar empresa. Outra razo

17 para esta linha de vinculao que, estando o auditor vinculado a um diretor, isso poder afetar a credibilidade do seu trabalho, na medida em que possa ser visto pelas demais diretorias como um membro daquela verificando transaes das outras. Consequentemente, a vinculao do auditor interno diretamente ao Presidente ou Conselho de Administrao, ou Diretoria como Colegiado, passa a ser condio fundamental para a aceitao da Auditoria Interna como um real instrumento de controle e assessoria til para a empresa.

9. FRAUDE E ERRO Ao realizarem seus exames, os auditores internos devem estar conscientes da possibilidade de existirem fraudes ou erros nos registros que examinam. Devem, portanto, examinar com acurado zelo profissional os meios usados para proteger o patrimnio contra os diversos tipos de danos decorrentes de roubo, fraude, atividades ilegais ou atentatrias a esse patrimnio, assim como sua segurana contra mau uso, intempries, incndios e situaes similares. Os auditores internos devem ter conhecimentos tcnicos sobre os sistemas e procedimentos da organizao, bem como sobre os tipos e caractersticas bsicas de fraude ou erros possveis de ocorrerem na rea de atividades de seus exames. Devem, ainda, ser capazes de identificar os indcios de possveis ocorrncias de fraudes ou riscos de atos atentatrios, aqui includos os erros, ao patrimnio da organizao. A NBC T 12, item 12.1.4, conceitua fraude e erro, como segue: 12.1.4.1 O termo fraude aplica-se a atos voluntrios de omisso e manipulao de transaes e operaes, adulterao de documentos, registros, relatrios e demonstraes contbeis, tanto em ter-mos fsicos quanto monetrios. 12.1.4.2 O termo erro aplica-se a atos involuntrios de omisso, desateno, desconhecimento ou m interpretao de fatos na elaborao de registros e demonstraes contbeis, bem como de transaes e operaes da Entidade, tanto em termos fsicos quanto monetrios. A preveno desses riscos compreende as medidas tomadas pela administrao por meio de um sistema contbil adequado e um controle interno eficaz, a fim de desencorajar sua perpetrao e limitar sua possibilidade de ocorrncia. A adoo de controles que previnam a ocorrncia de fraudes contra o patrimnio, ou permitam detect-las quando ocorrem, responsabilidade tanto gerencial quanto diretiva. A constatao da existncia de fraudes contra o patrimnio responsabilidade da administrao, mediante a estrutura de controle por ela determinada. Os exames da Auditoria Interna tem, entre outros, o escopo de assessorar a administrao na preveno de fraudes, porquanto so efetuados com bases em testes, de tamanho e periodicidade apropriados. Se o auditor tivesse a responsabilidade especfica de descobrir todas as fraudes, teria de ampliar seu trabalho a tal ponto que seu custo poderia vir a se tornar proibitivo. Assim mesmo, ele no poderia garantir que todos os tipos de fraude teriam sido descobertos, ou que nenhuma outra existisse, porque as transaes no-contabilizadas, as fraudes em custeio e as falsificaes no seriam necessariamente descobertas.

18 O erro decorre de atos involuntrios de omisso, desateno, desconhecimento ou m interpretao de fatos na elaborao dos registros contbeis e demonstraes contbeis, bem como da deficincia no cumprimento dos controles internos.

10. RELATRIO DE AUDITORIA INTERNA

O Relatrio do auditor o produto final do seu trabalho e, como tal, deve ser apresentado, visto e entendido pelo auditado, ou mesmo pelo usurio da auditoria. Considerado como veculo principal de relacionamento entre o auditor e a entidade auditada, o Relatrio documento tcnico e deve obedecer a normas de apresentao, forma e objetivos. O Relatrio o ponto de ligao entre o trabalho planejado e o efetivamente realizado. o instrumento que revela administrao da empresa a qualidade e a contribuio da Auditoria Interna, suas constataes, opinies tcnicas e recomendaes. Serve tambm como documento de avaliao do trabalho efetuado pelo auditor, podendo ser enquadrado nas seguintes situaes: execuo de um trabalho incompleto: sem examinar fatos relevantes, no reportando situaes importantes; execuo de um trabalho com impercia: exame dos fatos sem a constatao quanto a ineficincia e desacertos; execuo de trabalho com negligncia: verificaram-se fatos desabonatrios e no foram relatados, ou o foram com ineficincia, no possibilitando avaliaes precisas. O Relatrio deve conter avaliaes precisas dos fatos verificados, recomendando mudanas que visem ao saneamento das irregularidades levantadas, estabelecendo controles e conferncias que possibilitem elimin-las em definitivo. O Relatrio deve, alm de objetivo, ser oportuno, possibilitando a adequada tomada de deciso pela administrao da empresa.

10.1 Importncia Para o Auditado: - funciona como uma avaliao do trabalho do auditado; - indica a necessidade de aes corretivas. Para a Administrao: um indicador de avaliao do desempenho dos seus profissionais, em suas funes. Para a Auditoria: Objetivamente, um dos meios pelo qual a alta administrao julga e avalia a qualidade da auditoria.

19

10.2 Tipos de Relatrios Relatrios Preliminares: Relatrios peridicos, emitidos durante o andamento de uma auditoria; Apresentam maior simplicidade na formulao; So geis na discusso dos pontos junto ao auditado. Relatrios Finais: so completos e abrangentes; incluem informaes quanto natureza dos assuntos, escopo do trabalho e ndice de pontos; incluem, alm dos fatos e recomendaes, uma opinio geral sobre a rea auditada. Relatrios Especiais: originrios de trabalhos de natureza especial, como por exemplo: a) compra de uma empresa; b) avaliao de um projeto especfico; c) acompanhamento da fabricao de equipamento de grande porte adquirido pela empresa; assuntos confidenciais, que no podem ser tratados em relatrios normais; trabalhos especficos, como: apreciao da atuao de executivos; suposies de fraudes; etc.

13. ASPECTOS RELATIVOS AO CONTROLE INTERNO E EXTERNO NA REA PBLICA A Constituio Federal de 1988 aperfeioou o Controle da Administrao Pblica, distribuindo-o em trs etapas, a saber: - Controle Interno de cada Poder (art. 70); - Controle Externo (art. 71); - Controle Interno Integrado (art. 74). O primeiro deve estar subordinado administrativamente ao respectivo titular do Poder Legislativo, Executivo ou Judicirio, com a finalidade de: proteger e salvaguardar os bens e outros ativos contra fraudes, perdas ou erros nointencionais;

20 assegurar o grau de confiabilidade da informao contbil-financeira, com o objetivo de auxiliar o processo de tomada de decises; promover a eficincia, a eficcia e a economicidade no desempenho e utilizao dos recursos pblicos; impulsionar a adeso poltica estabelecida pela administrao qual se vincula e servir de guardio dos princpios de controle interno integrados.

O Controle Externo de competncia do Poder Legislativo, sendo exercido com o auxlio do Tribunal de Contas, que teve, na Constituio de 1988, significativa ampliao de suas atribuies. O Controle Interno Integrado constitui uma inovao na Carta Magna e objetiva o controle do Estado, ou seja, do conjunto dos trs Poderes, coordenando as atividades de Controle Interno de cada Poder e atuando de modo independente, para dar pleno sentido sua funo de apoiar o Controle Externo no exerccio de sua misso institucional (art. 74, IV). Como reforo idia de que o Controle Interno Integrado constitui o Controle da Entidade, a prpria Constituio estabeleceu que os responsveis pelo Controle Interno, ao tomarem conhecimento de qualquer irregularidade ou ilegalidade, dela daro cincia ao Tribunal de Contas, sob pena de responsabilidade solidria. No Estado do Rio Grande do Sul, a Constituio de 1989 estabeleceu que o Controle Interno ter organizao una e integrada, compondo rgo de contabilidade e auditoria-geral do Estado, com delegaes nos trs Poderes. Essa a estrutura atual do Controle Interno em nosso Estado, que tem como rgo central a Contadoria e Auditoria-Geral do Estado, a qual possui delegaes nos diversos rgos do Poder Executivo, assim como nos poderes Legislativo e Judicirio e, ainda, junto ao Ministrio Pblico. Em 1986, mediante o Decreto n 93.216-86, foi adotado um passo importante para a consolidao e valorizao das auditorias internas nas empresas estatais do Governo Federal: ficou determinado que todas as empresas deveriam dispor, na sua estrutura organizacional, de uma unidade de Auditoria Interna, cujo titular somente seria admitido ou dispensado por proposta da Diretoria, aprovada pelo Conselho de Administrao. Esse mesmo decreto estabeleceu que o plano de trabalho anual das auditorias fosse aprovado pelo Conselho Fiscal e que essas medidas fossem consolidadas nos estatutos sociais das empresas, o que est vigorando at este momento. Em sete de julho de 1989, foram aprovadas, mediante a Instruo Normativa STF/MF n 010, as Normas do Sistema de Auditoria para a rea pblica federal, que vieram com o objetivo de padronizar os trabalhos de auditoria realizados pelo Executivo. Tal normativa veio definir o Sistema de Auditoria, composto pela Subsecretaria de Auditoria e pelas Coordenadoras de Auditoria. Posteriormente, foi editado o Decreto 99.244, de 10 de maio de 1990, tendo por objetivo reorganizar a Presidncia da Repblica, os Ministrios e a competncia para o controle das empresas estatais, cuja responsabilidade, at ento, estava afeta Secretaria de Controle das Empresas Estatais SEST, passando a responsabilidade ao Departamento de Oramento da Unio, vinculado Secretaria Nacional de Planejamento do MEFP. O Departamento do Tesouro Nacional, mediante a Instruo Normativa n 016, de 20 de dezembro de 1991, definiu as diretrizes e estabeleceu normas a serem observadas pelos Auditores do Sistema de Controle Interno.

21 A Medida Provisria n 899, de 16 de fevereiro de 1995, organizou e disciplinou os Sistemas de Controle Interno do Poder Executivo, deixando as atividades de Auditoria Interna, fiscalizao e avaliao de gesto sob a orientao tcnica e normativa da Secretaria Federal de Controle. O Sistema de Controle Interno do Poder Executivo tem como rgo central o Ministrio da Fazenda e compreende: a) o Conselho Consultivo do Sistema de Controle Interno; b) a Secretaria Federal de Controle; c) a Secretaria do Tesouro Nacional; d) as Unidades de Controle Interno dos Ministrios. Ao nvel das instituies financeiras, rgos como o Banco Central do Brasil e a prpria Comisso de Valores Mobilirios efetuam controle financeiro sobre as empresas estatais. Alm dos rgos acima mencionados, existem a Comisso de Fiscalizao e Controle do Senado e Cmara dos Deputados, Instituies Financeiras Internacionais, BID e BIRD, Auditorias Independentes, Conselhos Fiscais das Empresas e Controladoras.

Dados do Professor Nome Completo: Elder Gomes Ramos e-mail: ramos.elder@gmail.com ou ramos.elder@hotmail.com Curriculum lattes disponvel em: http://lattes.cnpq.br/4069680602959039

You might also like