You are on page 1of 5

OS 4 TIPOS DE PESSOAS NA IGREJA

Mateus 13.1-23 (BLH) Um texto grande, mas vamos l-lo, pois em algum momento voc se encaixa nele. Fazer orao! INTRODUO O cenrio o porto de Cafarnaum, cidade onde Jesus morava. E na margem prximo ao porto uma grande multido se aglomerou querendo ouvir o Senhor. Na multido que procura ouvi-lo, Jesus percebe tambm 4 caractersticas de pessoas quanto A OUVIREM A PALAVRA DE DEUS. Lucas e Marcos tambm apresentam essa histria em seus evangelhos e um deles afirma que a semente a palavra de Deus (Lc 8.11) A palavra de Deus a Palavra que conta acerca de Deus! H na histria 4 tipos diferentes de Solos (receptores / pessoas) para receber a semente (Palavra) O Semeador, a primeiro momento parece descuidado, jogando semente em lugares imprprios, onde no poderia frutificar. (Mas na Palestina, ainda hoje se Semeia primeiro, para depois arar a terra) Isso revela um Deus (semeador) que no abre mo de semear sua palavra em corao nenhum. E o problema no era a semente (a mesma foi semeada para todos), s que deram resultados errados.

O problema estava no solo (corao) onde a semente era lanada! Jesus ao ensinar essa histria tinha profundo conhecimento e sensibilidade do corao do homem... Sabia perfeitamente como as pessoas reagiam sua mensagem, e no que elas se tornavam ao receber ou negar sua palavra... E o homem continua o mesmo, e ns, apareceremos transparentes para ns mesmos ao analisarmos atentamente sobre os 4 TIPOS DE PESSOAS QUE EXISTEM NA IGREJA VOC PRECISA OUVIR ISSO! No (v.9) Jesus usa a seguinte expresso : Se vocs tm ouvidos para ouvir, ento ouam. (No oriente a orelha era encoberta com um turbante. A expresso Ouvi pedir que o turbante seja tirado para dar ateno). Que tipo de pessoa voc diante da Palavra de Deus? Que tipo de pessoa voc na Igreja? OS 4 TIPOS DE PESSOAS NA IGREJA

1 ESCUTA MAS QUE NO ENTENDE (v.4)


Quando espalhava a semente, algumas caram na beira do caminho, e os passarinhos comeram tudo. (v.19) Jesus faz a grande revelao sobre essas pessoas. ESCUTAM A PALAVRA MAS NO A OUVEM. Aqueles que ouvem a mensagem do reino, mas no entendem so como a semente que caiu na beira do caminho. Satans vem e tira o que foi semeado neles.

A semeadura traz imediatamente satans O maligno tem fora sobre essa pessoa para no permitir que as coisas de Deus entrem em sua vida. Ele at escuta, presta determinada ateno, mas no deixa a mensagem entrar, ela levada pelos pssaros... Provavelmente so pessoas que no querendo verdadeiramente ouvir a Deus. As mentes esto trancadas para Deus falar!

2 ALEGRES TEMPORRIOS (v.5)


Outra parte das sementes caiu num lugar de muita pedra e pouca terra. As sementes brotaram logo porque a terra no era funda. No (v.20,21) Jesus faz Grande revelao sobre essas pessoas QUE SE ALEGRAM COM DEUS POR POUCO TEMPO.

A semente que cai no meio de muita pedra so os que ouvem a mensagem e a aceitam logo com alegria; porm duram pouco porque no tm raiz. Quando , por causa da mensagem, chegam os sofrimentos e as perseguies, eles logo desistem. A semente da palavra de Deus brotou nesses coraes. Aleluia! Mas quando chegam os problemas e perseguies. Quando as pessoas comeam a encarnar, e escarnecer...

3 CAPAZES, MAS OCUPADOS (v.7)


Outras sementes caram no meio dos espinhos, que cresceram e abafaram a planta. No (v.22) Jesus faz grande revelao sobre essas pessoas, que TEMEM A DEUS, PORM NO TEM TEMPO PARA ELE.

Outros se parecem com a semente que caiu entre espinhos. Eles ouvem a mensagem, mas, quando aparecem as preocupaes deste mundo e a iluso das riquezas, elas sufocam a mensagem, e eles no produzem fruto. A semente brotou tambm no corao dessas pessoas. Mas a prioridade delas no o reino de Deus. So mais preocupadas com as coisas passageiras da vida do que com o cu. Buscam a cada dia as riquezas materiais, esquecendo de colocar Deus em primeiro lugar,

4 FIRMES FRUTIFICADORES (v.8)


Mas as sementes que caram em terra boa produziram na base de cem, de sessenta e de trinta gros por um. Jesus, no (v.23) faz uma Grande Revelao sobre essas pessoas, que DEIXARAM A PALAVRA DE DEUS SER REVELADA NELES. E as sementes lanadas em terra boa so aqueles que ouvem e entendem a mensagem e produzem frutos: uns cem, outros sessenta e ainda outros trinta vezes mais. Muitas vezes recebem a palavra de Deus em meio dor (no alegria). No so ouvintes esquecidos, mas pem em prtica a mensagem. Priorizam Deus em suas vidas e so servos aplicados no reino de Deus! Vivem uma vida de orao ativa e se preocupam com outras pessoas! CONCLUSO Quem voc no meio dessas quatro pessoas? 1. EST OUVINDO A MENSAGEM MAS NO QUER ENTENDER?

O diabo tenta a cada minuto roubar as coisas de Deus em sua vida! 2. SE ALEGROU COM O EVANGELHO S PELA EMPOLGAO INICIAL? Acharia que no teria problemas na vida? Acreditou que as pessoas no iam encarnar em voc, por ser crente? Te chamaram de Bblia e voc desistiu? No te deram apoio em casa ao se tornar um crente?

3. MEMBRO DA IGREJA MAS DEUS FICA EM SEGUNDO LUGAR? Est mais preocupado com o sucesso pessoal? Est doido para ficar rico? Juntar muitos tesouros aqui na terra? No assduo a EBD No tem mais dado o dzimo No serve em nenhum ministrio etc. No momento sua vida pessoal mais importante?

4. UM FRUTIFICADOR FIRME? Creu de verdade e est dando frutos no reino de Deus. Est fazendo a obra Tem buscado uma vida de orao?

You might also like