You are on page 1of 43

8

1 - Introduo

O Brasil considerado um dos maiores produtores mundiais de carne bovina, mas a pecuria brasileira tem se mostrado ineficiente, as taxas de lotao e de prenhez so baixas, e a idade de abate relativamente elevada. Nossa vantagem competitiva est baseada na utilizao semi-extrativista de reas basicamente extensivas e num rebanho que o maior do mundo em produo comercial. De acordo com o IBGE (2008) so mais de 2,65 milhes de propriedades no pas a explorar a bovinocultura, em cerca de 220 milhes de hectares de pastagens nativas e cultivadas. At a dcada de 80, nas regies do Brasil a explorao das pastagens naturais era feita de forma extrativista, proporcionando, dessa maneira, a degradao progressiva das pastagens. Atualmente, as pastagens artificiais so as mais usadas pelos produtores, com a vantagem de se alcanar maiores taxas de lotao. O desenvolvimento de novas variedades de espcies forrageiras, o uso de novas tcnicas de manejo e o apuramento gentico dos rebanhos, contribuiu significantemente, para a melhora dos ndices zootcnicos sobre sistemas de produo a pasto. No entanto, a despeito dos esforos realizados nos ltimos anos, os ndices mdios de desempenho zootcnico do rebanho brasileiro ainda so baixos. Rocha menciona os itens que Da Silva e Nascimento Junior (2006), Moura (1991); Corsi (1994) e Aguiar (1996) sugerem como os maiores motivos desses baixos ndices: a) Mtodos incorretos de semeaduras; b) Espcies forrageiras inadequadas; c) Tipo de solo inadequado; d) Baixo vigor e baixo valor cultural (VC das sementes); e) Equipamentos para a semeadura mal regulados ou inadequados; f) poca do ano em que feito o plantio; g) Pragas e doenas; h) Falta de umidade no solo; i) Cobertura insuficiente da semente; j) Cobertura demasiada da semente; k) Formao de crostas no solo; l) Falta de corretivos e fertilizantes; m) Drenagem insuficiente; n) Presena de plantas invasoras;

reas de pastagens cultivadas ou nativas mal formadas ou mal manejadas, normalmente apresentam algum grau de degradao. A forrageira quando no passa por nenhuma prtica de manejo, tem um ciclo de produo naturalmente decadente, apresentando produes de matria seca (ms) substancialmente maiores nos primeiros anos, sendo caracterizada pela produo estacional e cclica no perodo das guas. Com o tempo, h queda de produo relacionada s ms prticas de manejo: carga animal excessiva, modalidade de pastejo ultrapassado, queima e roagem sem orientao tcnica, ausncia de adubao etc. (MACEDO e ZIMMER, 1993). A degradao ocorre quando h quebra do equilbrio nas inter-relaes clima-solo planta-animal. O fator que provoca o maior insucesso na produo de protena animal a pasto a degradao das pastagens, principalmente com os erros de manejo. Considera-se processo de degradao quando a produo de forragem diminui com a reduo da qualidade, da altura e do volume da planta, mesmo nas pocas favorveis ao crescimento. Quando h diminuio de rea coberta pela pastagem no solo e pequeno nmero de plantas novas provenientes de ressemeadura natural, comea a haver o aparecimento de espcies invasoras, a colonizao da pastagem por gramneas nativas e processos erosivos acelerados. As figuras 1 e 2 mostram duas pastagens sob processo de degradao. Fernndez Ridano (2007), afirma que a alta lotao um dos principais erros cometidos pelos produtores sul-americanos. Permanecer com os errneos hbitos e costumes no manejo agropastoril, sempre obtendo os mesmos resultados, uma das garantias de degradao das pastagens. A pecuria moderna objetiva alta produo com menores custos, ou seja, maior aumento de peso por dia, maior carga animal por hectare e menos despesas com a manuteno sanitria. Tornar o custo final da carne compatvel com o preo que os frigorficos pagam (commodities), implica em produzir em grande escala, diminuindo assim, os custos fixos. Para que se alcancem ndices de lotao satisfatrios, faz-se necessria uma alta produo de forragem por hectare, para isso, deve-se adotar prticas eficientes de manejo de pastagens que permitam a mxima utilizao da energia solar e o mximo suprimento de nutrientes a partir do solo, para o crescimento das forragens e sua converso em produtos de valor econmico (carne, leite, fibras e outros produtos animais).

10

Figura 1: Pastagem em processo de degradao sob efeito invasivo de ervas daninhas.

FONTE: www.boipasto.com.br Figura 2: Pastagens em processo de degradao sob efeito de eroses.

FONTE: www.boipasto.com.br

11

A pastagem a frao mais econmica da alimentao dos herbvoros, pois alm de ser produzida na prpria fazenda, no precisa necessariamente, ser colhida quando, consumida diretamente pelos animais. Pastagens de gramneas e leguminosas utilizadas em pastejo constituem a forma mais econmica de fornecer alimentao abundante e de qualidade aos animais. Quando h variaes na estrutura da pastagem e na disponibilidade de forragem, os animais alteram o seu tempo de pastoreio; a taxa e o tamanho de bocadas, e o tempo gasto em cada estao de pastoreio. Isso resulta em prejuzo ao desenvolvimento dos animais e no crescimento das pastagens. O correto manejo das pastagens fundamental para garantir a produtividade sustentvel do sistema. Atrelados ao bom manejo esto conservao dos recursos ambientais, evitando ou minimizando os impactos negativos da eroso, a compactao e a baixa infiltrao de gua no solo, fatores de ocorrncia comum em reas mal manejadas e/ou degradadas. Observa-se que o manejo incorreto das pastagens o principal responsvel pela alta proporo de pastagens degradadas nas regies do Brasil.

12

2 - Algumas consideraes para a escolha da forrageira


Antes de se tornar um bom produtor de carne ou de leite, o pecuarista precisa se tornar um excelente produtor de capim. Jurandir Melado (2002)

Muitos produtores acreditam que novas opes de gramneas forrageiras resolvam seus problemas de lotao, ou seja, muitos pecuaristas esperam o surgimento de um capim milagroso"! No existe forrageira que tenha poder de vicejo sob compactao, encharco, ou que resista a seca, ou ainda, que no requeira adubao, e que tenha produo constante em todas as estaes do ano. Segundo RODRIGUES et al. (2000), a pastagem um sistema biolgico, com perdas e exportao de energia (produtos) para outros organismos. Dada precariedade, desconhecimento e/ou incapacidade de adoo de determinados pacotes tecnolgicos, natural que se instale o processo de degradao da pastagem, variando apenas a precocidade e a velocidade do declnio de produo, conforme o solo e o clima. Portanto, necessrio o conhecimento das forrageiras que se adaptam as condies edafoclimticas da regio, manter os nveis de nutrientes de acordo com as exigncias nutricionais da planta, bem como, avaliar a capacidade de suporte da pastagem para utilizar o manejo mais adequado. Os tcnicos devem orientar os produtores a darem ateno busca analtica das razes que vm ocorrendo para a queda de produtividade de suas pastarias, que muito provavelmente esto atreladas reduo da fertilidade do solo e ao manejo inadequado das pastagens. As informaes e os cuidados tcnicos so de extrema importncia para o xito de um projeto de implantao, manuteno e desenvolvimento de pastagens, no obstante, vale afirmar que o pasto s ser vivel economicamente se sua produo de matria seca for constantemente atemporal, dentro das condies edafoclimticas favorveis. Da Silva (2006) afirma que a primeira condio a ser respeitada a de que s existe produo animal em pastagem se ela for mantida estvel e produtiva, ou seja, o pasto uma cultura perene e sua produo deve ser ininterrupta, sofrendo apenas variaes regulares com as estaes do ano. Sorio Junior (2003) diz que os animais so elementos transitrios em uma propriedade rural, enquanto a pastagem um recurso permanente. O manejo de pastagem visa obter equilbrio entre o rendimento e qualidade da forragem produzida, com a manuteno da composio botnica desejada. Ao mesmo tempo procura se obter bons resultados na produo animal na rea (NASCIMENTO JNIOR et al.,

13

1994). Desta forma, para evitar a degradao da pastagem, torna-se necessrio o conhecimento das interaes entre o solo, o clima, a planta e o animal. O professor Edson Domingos Rocha, ROCHA (2010), menciona as tabelas de Aguiar (1997) e Pupo (1979) que demonstram as importantes caractersticas de diferentes espcies de plantas forrageiras, que devem ser analisadas para cultivo.

Tabela 1. Exigncia mnima ou tolerncia das espcies em relao declividade. Planos a suaves e ondulados. Colonio Elefante Jaragu Tobiat Leucena Stylosanthes Guin Sempre Verde FONTE: ROCHA (2010)

Ondulados a fortemente ondulados. Estrela Rhodes Brizantha Soja Siratro Galxia Puerria Calapognio Setrias Andropogon

Fortemente ondulados a montanhosos. Decumbens Ruziziensis Humidicola Gordura Pangola Estrelas -

14

Tabela 2. Exigncia mnima ou tolerncia das espcies em relao profundidade efetiva. Solos Profundos Colonio Elefante Tobiat Brizantha Ruziziensis Guin Sempre Verde Leucena
FONTE: ROCHA (2010)

Solos Moderadamente Rasos Jaragu Rhodes Decumbens Galxia Calapognio Estrela Setrias Soja

Solos Rasos Humidicola Gordura Pangola -

Tabela 3. Exigncia mnima ou tolerncia das espcies em relao textura do solo. Solos Argilosos Jaragu Estrela Rhodes Humidicola Soja Elefante FONTE: ROCHA (2010)

Solos de Textura Mdia Humidicola Siratro Galxia Pueraria Calapognio Braquiarias Colonio -

Solos Arenosos Tobiat Decumbens Brizantha Ruziziensis Gordura Pangola Stylosanthes Guin Setrias Sempre Verde Andropogon

15

Tabela 4. Exigncia mnima ou tolerncia das espcies em relao drenagem do perfil do solo. Boa Colonio Elefante Tobiat Brizantha, Decumbens, Ruziziensis Guin Sempre Verde Leucena Stylosanthes
FONTE: ROCHA (2010)

Imperfeita Soja Rhodes Jaragu Siratro Andropogon Calapognio Gordura Pangola

Baixada mida Estrela Humidicola Setrias Pangola Puerria Galxia -

Tabela 5. Exigncia mnima ou tolerncia das espcies em relao fertilidade do solo. Frteis Colonio Elefante Estrela Rhodes Tobiat Soja Sempre Verde Leucena FONTE: ROCHA (2010)

Medianos Jaragu Brizantha, Ruziziensis Guin Galxia -

Fracos Decumbens Humidicola Setrias Pangola Gordura Stylosanthes Puerria Siratro Andropogon Pangola

16

Tabela 6. Caractersticas das espcies com relao a proteo contra eroso. Frteis Colonio Elefante Leucena Tobiat Sempre Verde Guin Jaragu Rhodes Stylosanthes
FONTE: ROCHA (2010)

Medianos Soja Siratro Galxia Estrela Puerria Calapognio Setrias Andropogon -

Fracos Decumbens Humidicola Brizantha, Pangola Gordura Ruziziensis Pangola Estrelas -

17

Tabela 7. Tolerncia e exigncias de algumas gramneas forrageiras. mm de chuva ano acima de 1000 800 1200 1200 600 a 900 900 800 a 1500 600 a 1800 750 750 Tolerancia a geadas Baixa Baixa Baixa Baixa Baixa Media a alta Alta Baixa a media Baixa Alta Resistencia a seca Baixa a media Baixa Media Media Alta Alta Media a alta Alta Alta alta Tolerancia a umidade do solo Baixa Media Baixa Baixa Baixa Baixa a media Baixa Baixa Media a alta Alta Exigncia do solo Alta Media Baixa Media a alta Baixa Alta Alta Alta Baixa Media Habito de Crescimento Touceira Touceira Touceira Estolonifera Semi prostrado Estolonifera Touceira estolonifera Touceira Touceira Touceira

Capins

Ciclo

Colonio Jaragu Gordura Decumbens Capim buffel Capim quicuiu Rhodes Green panic Paspalum Plicatulum Setrias

Perene Perene Perene Perene Perene Perene Perene Perene Perene Perene

FONTE: ROCHA (2010)

18

Tabela 8. Tolerncia e exigncias de algumas leguminosas forrageiras. Leguminosa Calopogonio Centrosema Ciclo Perene Perene mm de chuva ano acima de 1250 1200 Tolerncia a geadas Baixa Baixa Resistncia a seca Baixa Mdia Tolerancia a umidade do solo Mdia Mdia Exigncia do solo Baixa Baixa a mdia Baixa a mdia Mdia Mdia Baixa Mdia Alta Baixa Hbito de Crescimento Rasteira / trepadeira Rasteira / trepadeira

Desmodium

Perene Anual e bianual Perene Perene Perene Perene Perene

900

Mdia a alta

Mdia

Mdia

Semi ereto

Lablab Leucena Puerria Siratro Soja perene Stylosanthes guyanesis Stylosanthes humilis

700 900 1250 700 a 1800 900 1000

Baixa a mdia Baixa Baixa Baixa Mdia Baixa a mdia

Alta Alta Baixa a mdia Alta Mdia Alta

Baixa Baixa Mdia Baixa Baixa Baixa

Rasteira / trepadeira Arbustivo arbreo Rasteira / trepadeira Rasteira / trepadeira Rasteira / trepadeira Prostrado / semi ereto Prostrado / semi ereto

anual

630 a 1800

Baixa

Alta

Baixa

Baixa

FONTE: ROCHA (2010)

19

As condies edafoclimticas so os maiores indicadores para a escolha da forrageira a ser cultivada, os fatores climticos e edaficos influem diretamente no potencial produtivo da pastagem. As forrageiras quanto sua exigncia nutricional e consequnte resposta adubao podem ser classificadas em trs grupos, apresentados na Tabela 09, desenvolvida por PEREIRA (2010). Tabela 9. Classificao das forrageiras quanto exigncia nutricional. Grupos Forrageiras Capins: elefante, tifton, Grupo 1: Elevada exigncia nutricional coastcross, tanznia, mombaa, colonio. Leguminosas: soja perene, leucena. Capins: braquiaro ou marandu, xaras, jaragu, Grupo 2: Mdia exigncia nutricional ruziziensis, braquiria-debrejo, estrela africana. Leguminosas: centrocema, siratro, tropical, guandu, amendoim forrageiro. Capins: gordura, braquiria comum (B. decumbens), humidicola, B. dictyoneura, Grupo 3: Baixa exigncia nutricional andropogon. Leguminosas: stylozanthes (mineiro), desmodium cv. Itabela, calopognio, cudzu tropical.
FONTE: PEREIRA (2010)

20

3 - O preparo do solo
Eu sou a terra, eu sou a vida, do meu barro primeiro veio o homem, de mim veio a mulher e veio o amor, veio a rvore, veio a fonte, vem o fruto e vem a flor... ...Plantemos a roa, lavremos a gleba, cuidemos do ninho do gado e da tullha. Fartura teremos e donos de sitio felizes seremos. Cora Coralina (1983)

A atividade agropecuria est intimamente ligada agricultura atravs da relao solo e planta. A partir do conhecimento das condies qumicas e fsicas do solo, possvel tornarlo mais adequado s exigncias nutricionais das plantas, promovendo dessa forma, o aumento da produtividade. O preparo e correo do solo so atividades fundamentais para o desenvolvimento de uma boa pastagem. A correo da fertilidade do solo apresenta efeito marcante sobre as pastagens, eleva seu valor nutritivo e sua produtividade, assegurando sua persistncia, essa fertilidade depende de um conjunto de fatores, uns de natureza fsica, outros de natureza qumica. A capacidade de produo do solo s possvel quando o nvel de todos os fatores nutritivos e os desempenhos tcnicos forem corretamente ajustados em funo das necessidades da forrageira pretendente. Os solos em que as pastagens esto assentadas, normalmente apresentam srias limitaes de fertilidade. Os baixos teores de matria orgnica, fsforo, nitrognio, potssio, enxofre, clcio e magnsio, elementos fundamentais ao metabolismo das plantas, e a excessiva disponibilidade de alumnio e de mangans, prejudica o bom desenvolvimento das plantas forrageiras. As correes da acidez do solo com o fornecimento de clcio, magnsio e adubao fosfatada so praticas indispensveis na formao de pastagens, enquanto que o nitrognio, potssio e enxofre asseguram a manuteno da produtividade ao longo dos anos. Para avaliar a fertilidade do solo, o principal mtodo utilizado a anlise qumica da terra, que possibilita a recomendao de quantidades de adubos e corretivos adequadamente. Representantes de unidades de pesquisas se reuniram em Nova Odessa - SP, em 1985, e desenvolveram ndices numricos de recomendao de adubao fosfatada e potcica, nas tabelas 10 e 11, VIEIRA (1997) mostra essas recomendaes.

21

Tabela 10. Recomendaes de adubao fosfatada para implantao de gramneas exigentes. Teor de P no solo* (ppm) % > 20 <1 13 35 5 10 > 10
FONTE: VIEIRA (1997)

P2O5 (kg/ha) % < 20 150 90 50 30 0

240 150 80 50 0

Tabela 11. Recomendao de adubao potssica para implantao de gramneas exigentes. Teor de K no solo (ppm) 0 25 25 40 > 40
FONTE: VIEIRA (1997)

K2O (kg/ha) 40 60 20 40 0

Segundo VIEIRA (1997), a recomendao para o caso de adubao potssica para parcelamento das doses em solos com teor de argila abaixo de 20%. Solos de cerrado so frequentemente deficientes em micronutrientes, principalmente zinco, boro e molibdnio, e as correes mais comuns recomendadas pela Embrapa Gado de Corte, baseadas na mesma fonte, so as constantes na tabela 12. A utilizao de fertilizantes resulta em ganhos expressivos no crescimento e vigor da pastagem, e se associada a um bom manejo, pode refletir significativamente em incrementos de produtividade em taxas de natalidade, reduo de idade de abate e, na produo de quilograma de carcaa por hectare, que o principal indicador de produtividade nos sistemas de produo que incluem as trs fases. (Zimmer, 1998).

22

Tabela 12. Recomendaes de micronutrientes para estabelecimento de gramneas Micronutriente Zinco Cobre Boro Molibdnio
FONTE: VIEIRA (1997)

Kg/ha 2-3 1-3 0,8 0,3

Fontes mais comuns Sulfato de zinco Sulfato de cobre Brax Molibdato de amnio ou sdio

23

4 - Manejo rotacionado de pastagens


O princpio bsico do bom manejo manter o equilbrio entre a taxa de lotao e a taxa de acmulo de massa forrageira, ou seja, a oferta de forragem (quantidade e qualidade). Jos Marques Pereira (2008)

No manejo das pastagens existem basicamente dois sistemas de pastejo: O contnuo e o rotacionado. Os demais so derivaes do pastejo rotacionado, tais como pastejo alternado, pastejo diferido, sistema PRV, etc. Alguns desses sistemas de pastejo esto representados na Figura 3.
Figura 3: Modelos de sistemas rotacionados de pastagens

Pastejo rotacionado

Pastejo em faixa

Pastejo limite

Pastejo diferido

FONTE: ADAPTADO DE PEREIRA (2008)

O mtodo de pastejo contnuo caracterizado pela presena dos animais em determinado pasto o ano todo. Esse sistema apresenta vrias desvantagens: a) Pastejo seletivo: Caracteriza-se quando h discrepncias significativas entre as folhas de uma mesma pastagem. Os animais selecionam as folhas mais tenras e evitam as folhas mais fibrosas, isso torna o pasto desigual e mal aproveitado, ocasiona o super pastejo das partes das plantas mais palatveis alterando o crescimento da pastagem;

24

b) A distribuio de excrees irregular. interessante que os animais urinem e defequem de modo igual em toda rea do piquete, os dejetos do prprio gado so fonte de nitratos e fosfatos de enorme importncia, isso vivel para a fauna do solo, o pasto e a sanidade dos animais; c) Excesso de pisoteio em determinadas reas como bebedouro, cocho de sal, perto da porteira e reas com sombra. Os animais selecionam instintivamente onde ficaro, onde dormem, suas trilhas, etc, isso tem varias desvantagens para o pasto em longo prazo; d) A produo por rea menor. Os animais andam muito em grandes reas, queimam calorias, consomem menos gua e sofrem mais estresses; e) No adequado para capins de hbito de crescimento ereto, por exemplo: Capim Tanznia. No mtodo de pastejo rotacionado a pastagem subdividida em piquetes, que so ocupados pelos animais por curtos perodos de tempo, aps a desocupao os piquetes permanecem em descanso. Isso gera um aproveitamento mais uniforme das pastagens; reduo ou eliminao do pastejo seletivo; permite total recuperao das pastagens cortadas pelos dentes do gado; o efeito menos pronunciado do pisoteio dos animais no pastio; as reses gastam menos energia andando, alem de haver a melhor distribuio das dejees. O melhor aproveitamento das caractersticas de crescimento das forrageiras, se da quando o manejo das plantas objetiva a aquisio de uma srie de rebrotas sucessivas, continuando assim a produo da forragem, fato que no ocorre adequadamente no sistema de manejo continuo. Outra vantagem de um bom sistema rotacionado de pastagens esta na ajuda da manuteno da matria orgnica do solo, isso bastante importante do ponto de vista fsico qumico, contribuindo para a manuteno de sua estrutura, melhorando a infiltrao e a reteno da gua e aumentando a capacidade de troca catinica, contribuindo assim para o acrscimo da produtividade. As vantagens do pastoreio rotativo em relao ao sistema de manejo continuo o destacam como um sistema que garante maior qualidade de vida ao gado, maior produo e qualidade da pastagem e como consequncia, maior retorno econmico para o produtor. As figuras 4 e 5 mostram uma pastagem antes e depois da implantao de um sistema de manejo rotacionado.

25
Figura 4: Pastagem antes da implantao do manejo rotacionado.

FONTE: MELADO (2009) Figura 5: Pastagem depois da implantao do manejo rotacionado.

FONTE: MELADO (2009)

26

4.1 Manejo Racional de Pastagens


Es el hombre el responsable de la calidad de las pasturas que ofrece a sus animales y para disponer de una oferta forrajera de calidad debe capacitarse a fin de aprender acerca de los pastos que dispone, debe conocer el comportamiento de los mismos, debe entender de la fisiologa de la planta y del animal, debe conocer sobre el suelo y la biocenosis, debe llevar registros, debe ser observador y debe practicar. Carlos Enrique Fernndez Ridano (2007)

Em 1957, o francs Andr Marcel Voisin se dedicava aos estudos que tratam da relao entre o gado bovino e as pastagens, levando em conta o comportamento do gado e seus efeitos diretos e indiretos sobre as plantas forrageiras. Ele observou que a rotina diria dos animais nas pastagens envolve vrias fases comportamentais: Apreenso do alimento; ruminao; deslocamento e cio, Voisin (1974). Na figura 6, Andr Marcel Voisin em sua propriedade rural na Frana.

Figura 6: Sr. Andr Marcel Voisin

FONTE: www.sistemavoisin.com.br

Atravs de suas analises, Voisin definiu o pastoreio como o encontro do gado com o pasto. Ento ele desenvolveu um sistema de manejo que leva o seu nome: Pastoreio Racional Voisin (PRV).

27

O PRV a arte e a cincia de combinar os interesses do pasto e do gado, atravs da diviso da pastagem e rotao do rebanho, de forma que o pasto possa rebrotar a cada sada dos animais, Sales (1999) dessa combinao tima entre tempo de ocupao e perodo de repouso, que consiste o sucesso do manejo racional de pastagens. Obter o mximo da produo de matria seca com satisfatrio valor nutritivo e a manuteno do vigor e da perenidade da pastagem constituem o objetivo desse sistema. A metodologia proposta por Voisin implica em que se busque conhecer as interatividades dos componentes: solo; planta; animal; meio ambiente; clima; pluviometria e a noo das respostas de plantas e animais a estratgias de manejo de pastagem, esses so os componentes chave para o planejamento e a implementao de sistemas de produo eficientes, sustentveis e competitivos. O conhecimento das reaes das plantas desfolha essencial para se conceber um sistema de manejo que propicie a maximizao de produtividade, com elevado valor nutritivo e que permita o ajuste do crescimento das folhas s necessidades dos animais, sem comprometer a perenidade da pastagem. Andr Voisin preconizou quatro leis fundamentais para o sucesso no manejo dos pastos e na produtividade de leite e carne. As leis universais do PRV so as seguintes:
a) Lei do repouso: Para que um pasto cortado pelo dente do animal possa dar sua

mxima produtividade, necessrio que entre dois cortes sucessivos haja passado o tempo suficiente para sua recomposio natural; b) Lei da ocupao: O tempo global de ocupao de uma parcela deve ser suficientemente curto para que o pasto, cortado a dente no primeiro dia (ou no comeo) do tempo de ocupao, no seja cortado novamente pelo dente dos animais antes que estes deixem a parcela;
c) Lei do rendimento mximo: necessrio ajudar os animais de exigncias

alimentares mais elevadas para que possam colher mais quantidade de pasto e que este seja da melhor qualidade possvel. d) Lei do rendimento regular: Para que uma rs possa dar rendimentos regulares preciso que no permanea por mais de trs dias em uma mesma parcela. Os rendimentos sero mximos se a rs no permanecer por mais de um dia na mesma parcela. Confundir ou confrontar o PRV com os demais sistemas de rotao de pastagens um erro. Outros sistemas de rotao de pastagens estabelecem arbitrariamente o tamanho e at o nmero de piquetes, o que pr estabelece tempos de rotao inadequados as condies

28

biolgicas das forrageiras, alem disso no h o controle sistemtico da produo e da disponibilidade de matria seca para consumo. Como a taxa de crescimento das pastagens relativo s variaes climticas, alem das caractersticas de solo e das espcies forrageiras e suas interaes, tanto os tempos curtos como os tempos de ocupao longos, podem prejudicar o desenvolvimento das pastagens significativamente. A flexibilidade nos tempos de ocupao e de repouso um erro de manejo, mesmo que o sistema usado seja o rotacionado

29

5 A demarcao das divises e o tamanho dos piquetes


Deve se fazer uma diviso agronmica/ zootcnica da pastagem e no uma diviso meramente topogrfica. Jos Marques Pereira (2008)

O uso adequado do solo, incluindo a sua topografia um dos componentes que podem dinamizar o melhor aproveitamento das pastagens. Com uma analise topogrfica que considere no apenas o mapeamento e o posicionamento de itens fsicos, mas tambm a visualizao da densidade e a formao da pastagem, diferenas de solos e o histrico da rea, o tcnico pode propor a melhor forma de diviso para o mdulo. Como exemplo de elaborao do um projeto de mdulo de manejo racional de pastagens, usaremos o mapa da figura 7 para desenvolvimento, esse futuro mdulo ser identificado como MR1 (Manejo Racional 1).

Dados do MR1

rea: 70,2 ha (rea til) Pastagem: Panicum Maximum cv. Tanznia. Periodo de Repouso recomendado para a pastagem: 36 dias Perodo de ocupao desejado por piquete: 3 dias

30

Figura 7: MR1 - Modelo para pratica e desenvolvimento de diviso de pastagens.

Para o manejo racional de pastagens no se recomenda que o perodo de ocupao do piquete seja maior de trs dias. No se deve confundir o tamanho do piquete com o tamanho do mdulo, que o conjunto de piquetes de uma unidade de manejo.

Clculo do nmero de piquetes Aplica-se a frmula NP = PR / PO + 1, onde: NP o nmero de piquetes; PR o perodo de repouso; PO o perodo de ocupao.

NP = 36 / 3 +1 = 13 NP = 13 piquetes

31

Clculo da rea dos piquetes Aplica-se a frmula AP = FM / NP x 5 / 100, onde: AP a rea do piquete; FM a rea do futuro modulo; NP o nmero de piquetes pretendido. x 95 / 100 so 5% do FM dedicado para corredores e a rea de lazer.

AP = 70,2 / 13 x 95 / 100 = 5,13 AP = 5,13 ha (51300 m)

A demarcao deve respeitar a topografia do terreno, no interessante que os piquetes tenham formatos alongados. Divises deste tipo apresentam maior permetro, resultando em maior gasto com cercas, alm de prejudicar a distribuio mais uniforme do pastejo na rea. No h problemas se os piquetes tiverem variaes de formato, o importante a disponibilidade de forragem dentro deles. possvel existir duas espcies diferentes de forrageiras em um mesmo sistema, sendo assim, necessrio que se adapte o tamanho dos piquetes para que a disponibilidade de matria seca seja igual. importante observar que para se fazer consorciaes ou mesmo associaes de culturas no PRV, as forrageiras devem ter algumas caractersticas fitotcnicas semelhantes, por exemplo: As recomendaes do perodo de repouso. A figura 8 mostra o modulo fictcio criado para o desenvolvimento do raciocnio deste trabalho com a sugesto de divises, conforme o calculo acima. A figura 9 mostra um modelo de diviso onde os corredores esto em posio horizontal em relao declividade do terreno, isso ajuda a diminuir a velocidade do escorrimento de guas em perodo de chuvas evitando a formao de eroses. Os corredores assim como, bebedouros, cochos casinhas de sal, reas de descanso ou centros de lazeres, devem ser adequados a reduzir e tornar o mais cmodo possvel o percurso dos animais, principalmente em sistemas para gado leiteiro. recomendvel evitar distancias maiores de 300 metros da sada do piquete at a entrada do centro de lazer. Os corredores podem ser evitados quando os centros de lazeres forem diretamente acessveis aos piquetes. Contudo, os corredores fornecem vantagens ao sistema: a) Quando houver mais de um centro de lazer, importante que estes sejam interligados por corredores.

32

b) Na projeo do modulo, o tcnico pode escolher os locais para a construo dos corredores, delimitando onde os animais passaro. c) O corredor pode ser considerado como parte da rea de lazer, j que este ligado diretamente ao centro de lazer.
Figura 8: O modulo MR1 com os piquetes de 5,13 ha

33

Figura 9: Exemplo de diviso de pastagens

Na projeo do modulo deve se evitar que os corredores tenham curvas, exceto se o sistema de manejo do gado for condicionado ou conduzido, no qual uma pessoa quem leva o gado aos centros de lazeres. Esse sistema mais comum em manejo de gado leiteiro, em pequenos mdulos onde a disponibilidade de gua limitada. O mapa da figura 10 um exemplo de um projeto de PRV condicionado, apenas os piquetes 1, 2, 3 e 4 tem acesso direto ao centro de lazer. A figura 11 mostra um modulo onde todos os piquetes tm acesso direto aos centros de lazeres, e todos os centros de lazeres so interligados por corredores.

34

O formato dos piquetes diretamente condicionado ao jaez da topografia de onde se implantar o sistema rotacionado, e tambm a presena de acidentes geogrficos, reservas, rios, audes, lagos, brejos e edificaes. Na figura 12 nota-se os formato alongado e curvilneo do piquete 1, isto devido a localidade e a forma da mata ciliar. Esse desenho exemplifica o melhor aproveitamento da pastagem com o manejo racional. No sistema tradicional continuo, o pasto de onde esto os piquetes 1, 2 e parte do piquete 3, seriam subpastejados, apesar do dificultoso formato desses piques, com o manejo rotacionado a pastagem melhor aproveitada. A figura 13 tambm exemplifica uma situao em que a pastagem mais bem aproveitada com o sistema rotacionado de pastagens, os piquetes 13 e 15 eram subpastejados com o uso do sistema de manejo continuo.
Figura 10: Exemplo de diviso de pastagens

35

Figura 11: Exemplo de diviso de pastagens

36

Figura 12: Exemplo de diviso de pastagens

Figura 13: Exemplo de diviso de pastagens

37

A figura 14 mostra a irrigao de uma pastagem em diviso com formato de pizza, esse modelo normalmente usado em projetos sob sistema de irrigao tipo piv central, assim denominado porque o mesmo faz uma rotao em torno de um eixo no centro do modulo, que em formato circular, um mtodo muito eficiente de distribuio de gua, fertilizantes e agroqumicos. Os projetos de irrigao instalados com sistema de piv central tm um custo de implantao alto, alem disso, para instalao de um piv, o produtor necessita de uma rea topograficamente regular. Nas figuras 15 e 16 vemos o sistema de diviso em pizza e a diferena das pastagens do ltimo piquete frequentado pelos animais e o prximo piquete a ser frequentado.
Figura 14: Pasto sob irrigao de piv central

FONTE :http://ruralban-blog.blogspot.com/

38

FIGURA 15: Divises das pastagens em modelo pizza.

FONTE : http://static.panoramio.com/photos/original/11482673.jpg

39

FIGURA 16: Divises das pastagens em modelo pizza

FONTE: DRUMOND (2001)

O modelo de diviso em formato de pizza tambm usado em sistemas sem irrigao, sua praticidade na demarcao dos piquetes e a acessibilidade direta ao centro de lazer, so uma das maiores vantagens desse modelo de diviso. O fato de ter as divises em formato conificado, aumenta a presso na extremidade mais estreita do piquete, perto do centro de lazer, onde os animais passam a maior parte do tempo em que no esto pastando. Para atenuar o efeito dessa presso, pode se repartir o mdulo em divises de ocupao de um dia, conforme mostra a figura 16. A figura 17 mostra um sistema de diviso em pizza sem irrigao, a maior desvantagem nesse caso, o fato de que o permetro no circular como quando com piv central, isso desfavorece o consumo das pastagens nos extremos perifricos dos piquetes tornando-as subpastejadas. A figura 18 outro exemplo de diviso em pizza em mdulo de permetro no circular, os piquetes se destacam pelo longo comprimento.

40

Figura 17: Exemplo de diviso de pastagens

41

Figura 18: Exemplo de diviso de pastagens

42

6 A pastagem e a taxa de lotao


Devemos alertar que para se planejar a alimentao do rebanho em um dado sistema de produo, com base na demanda do rebanho e na produo de alimentos na propriedade, o produtor e o tcnico que o assessora devero conhecer a produo de cada cultura cultivada e as quantidades de perdas e a consumida pelos animais. Adilson de Paula Almeida Aguiar (1998)

A capacidade de suporte das pastagens bastante varivel em funo do solo, clima, estao do ano e espcie ou cultivar forrageira, fatores esses que iro determinar a oferta de forragem ao longo do ano. Alm disso, o desempenho animal necessrio ou desejado e o sistema de produo adotado tm efeito marcante na capacidade de suporte da pastagem. Para se definir a carga animal, necessrio saber qual a produo de matria seca que a forrageira dispem para consumo, observar que a formao da pastagem deve ser rigorosamente uniforme, de modo que todos os futuros piquetes tenham a mesma rea e a mesma disponibilidade de MS. A forragem disponvel poder ser estimada mediante o uso da tcnica do quadrado, sendo utilizado um quadrado com 0,25 m (0,5m x 0,5m) para os capins de crescimento prostrado (Tifton, Coast Cross, etc.), e de 1 m para os capins de crescimento cespitoso (Colonio, Tanznia, Mombaa, Elefante, etc.). A tcnica consiste em retirar amostras de forma aleatria na rea em que se deseja estimar a produo ou disponibilidade de forragem, isso deve ser feito pelo menos dez vezes, de forma a se ter uma representao de todas as subreas da pastagem. Quanto maior a rea do futuro mdulo maior deve ser o nmero de amostras coletadas. As Folhas dos locais da amostra devem ser cortadas conforme a altura de manejo recomendada para a espcie em questo, a altura de manejo de algumas espcies esto na Tabela 13. Imediatamente aps a coleta das amostras, estas devem ser juntamente pesadas, o peso deve ser dividido pelo numero de amostras para se obter a mdia aritmtica, o resultado a disponibilidade de MV por metro quadrado. O percentual de gua na pastagem relativo a uma srie de fatores edafoclimaticos, segundo Zago, e tal (2004) o contedo de gua do pasto varia muito, podendo ser de 90% no perodo chuvoso at 15% em pocas mais secas. Esse percentual expresso em termos de quilogramas por m. Como o teor de umidade varivel, necessrio que as amostras sejam secas, para eliminar este erro. Para o clculo de matria seca disponvel, deve se desidratar o volume de matria verde j pesado, isso pode ser feito atravs de vrios mtodos: a desidratao em estufa de 48

43

a 72 horas, temperatura de 65 0 C; a desidratao a 80 0C em forno microondas (AGUIAR, 2004); a desidratao da matria verde ao sol at que esta chegue a condio de feno. Neste caso descontar 15% que ainda o teor de gua presente em um feno bem desidratado. Com a completa desidratao da matria verde obteremos a matria seca disponvel, esse volume deve ser pesado novamente para se calcular s diferenas de pesos.

Tabela 13. Recomendaes de perodos de repouso e de alturas para corte de algumas forrageiras Forrageira Tanznia, Mombaa e Colonio Napier Gordura Pangola, Jaragu e Tifton Andropogon Capim Elefante Brachiaria MG4 e MG5 Brachiaria Decumbens Humidicola, Coastcross e Estrela Africana
FONTE: ADAPTADO DE PEREIRA (2008) E RIDANO (2007)

Perodo de repouso (dias) 34 40 40 45 37 40 37 40 37 40 36 38 36 40 30 35

Altura dos pastos Entrada (m) 0,8 1 0,3 0,4 0,25 0,3 0,5 0,6 1,1 0,4 0,5 0,3 0,4 Sada (m) 0,4 0,4 0,15 0,2 0,1 0,15 0,3 0,4 0,4 0,2 0,25 0,15 0,2

21 28

0,3

0,1 0,15

Para o exerccio do clculo da disposio da media aritmtica de MV (matria verde) por metro quadrado, usaremos os dados hipotticos do fictcio projeto MR1. Supondo-se que na pesagem de 40 amostras de Panicum Maximum cv. Tanznia, tenhamos obtido o peso total de 68 kg. Aplica se a frmula RA = PA / NA, onde: RA o resultado das amostragens coletadas; PA o peso total das amostras;

44

NA o nmero de amostras.

RA = 68 / 40 = 1,7. RA = 1,7 kg de matria verde por metro quadrado.

Obs.: Quando se tratar de forrageiras de crescimento prostrado, e o quadrado da amostragem for de 0,25 m (0,5m x 0,5m), o peso das amostras deve ser multiplicado por quatro e depois dividido pelo nmero de amostragens.

Clculo do porcentual de matria seca no volume de matria verde. Usaremos o valor hipottico de 0,34 kg de peso de MS aps a desidratao da MV. Aplica-se a frmula: MS = 100 x RAf / RAi, onde: MS a matria seca. RAf o peso da matria seca obtida aps a desidratao da MV (2 pesagem). RAi o peso da matria verde inicial (1 pesagem).

MS = 100 x 0,34 / 1,7 = 20. MS = 20% de matria seca no volume de matria verde.

Clculo da disposio de MS por piquete / dia. Aplica-se a frmula: MSp = MS x AP / PO, onde: MSp a matria seca disponvel por piquete; MS o peso de matria seca subtrado do volume de MV; AP a rea em m do piquete (j calculado no fictcio projeto MR1, fig 8); PO o perodo de ocupao desejado.

MSp = 0,34 x 51300 / 3 = 5814. MSp = 5814 kg de matria seca disponvel por piquete / dia.

A taxa de lotao deve variar dentro e entre as estaes do ano em funo da oferta de forragem. Essa oferta depende da taxa de crescimento das forrageiras que por sua vez, varia em funo do clima (chuva, temperatura, radiao solar).

45

Os produtores precisam usar meios alternativos de compensao alimentar nos perodos de seca, tais como: Reduo da carga animal; arrendamento de pastagem; produo de feno em p; adubao e/ou formao estratgica de pastagens; produo de forragens anuais; produo de capineira; armazenamento de forragem ou fornecimento de suplementao com concentrado ou volumoso. O consumo de forragem, o pisoteio, a deposio de fezes e de urina e os locais onde os animais se deitam podem alterar as relaes entre forragem disponvel e a taxa de lotao. Esses fatores so atenuados com a construo separada da rea de lazer, no obstante, usa-se a subtrao de um percentual ainda emprico na taxa de lotao no intuito de minimizar esses efeitos. Sabe-se que quanto maior for o perodo de ocupao, mais sujeita a esses fatores ser a pastagem.

Clculo de suporte de carga animal ou taxa de lotao em UA (unidade animal): Considerando-se que uma UA coma em media 2,5% de seu peso de MS / dia. Aplica se a frmula: CA = [MSp / (UA x 2,5 / 100)] x 0,95, onde: CA a carga animal (taxa de lotao); MSp a matria seca disponvel no piquete; UA uma unidade animal (450 kg); 2,5 o percentual de consumo dirio de uma UA; 0,95 a subtrao de 5% de margem.

CA = [5814 / (450 x 2,5 / 100)] x 0,95 = CA = [5814 / 11,25] x 0,95 = CA = 516 x 0,95 = CA = 490

CA = 490 UAs ou 220500 kg de taxa de lotao no modulo.

Se no for feito o uso de ferramentas para a complementao alimentar dos animais em perodos de escassez, o produtor ter que fazer ajustes de lotaes para a estao das guas e da seca. Nesse caso, para cada ajuste o produtor ter que calcular a disposio de MS e a taxa de lotao conforme o clculo acima.

46

Supondo-se que o produtor faa quatro reajustes em um ano, com os seguintes ndices de taxas de lotaes: 490 UAs; 440 UAs; 455 UAs e 470 UAs. Para se calcular o suporte da pastagem hectare/ano, o produtor dever usar a mdia aritmtica das taxas de lotaes e dividi-las pela rea do mdulo.

490 + 440 + 455 + 470 = 463,75 4

Clculo de UA hectare ano. Aplica-se a frmula UA/ha = CA / AM, onde: UA/ha a representao da quantidade de unidades animais comportadas em um hectare do modulo no prazo de um ano; AM a rea do mdulo, nesse caso, o fictcio MR1; CA a mdia de carga animal ou taxa de lotao.

UA/ha = 463,75 / 70,2 = 6.6 UA/ha = 6.6 unidades animais por ha/ano.

47

6 Concluso

Para que os atuais ndices zootcnicos da pecuria brasileira melhorem necessrio no apenas maior implementao de tecnologia nos sistemas de criao, mas tambm uma nova viso a respeito dos potenciais produtivos dos simples sistemas, porm com o planejamento e um minucioso acompanhamento tcnico. Com essa nova viso a respeito dos manejos estratgicos das pastagens possvel que o pecuarista possa elevar

consideravelmente a sua produtividade mantendo a sustentabilidade de um sistema de produo a pasto com investimentos cabveis aos ndices econmicos das commodities. Na conduo de qualquer sistema deve ser respeitada a variao na taxa de crescimento da forrageira. O mtodo de Manejo Voisin, traz em sua sntese um sistema que primordia a flexibilidade de ajustamento da carga animal de acordo com as peculiaridades de cada forrageira, respeitando a biologia vegetal e obtendo maior equilbrio de produo a baixo custo. Andr Voisin tinha isso em mente quando sugeriu as quatros leis fundamentais para o sucesso no manejo dos pastos e na produtividade. No obstante, a adoo de um sistema como o manejo racional, o produtor deve tambm dedicar-se em recompor seu solo fazendo uso de adubao, a fim de aumentar a taxa de lotao ao acumulo de forragem promovido por esse crescimento. A concluso mais importante deste trabalho que os produtores e tcnicos, associados s informaes das pesquisas, so os maiores instrumentos de alavancagem produtiva em um mtodo de produo a pasto. Buscar mais informaes e conhecimentos sobre o gado, solo e clima e especialmente sobre as pastagens, sempre ser o melhor caminho para a maximizao de eficincia na obteno da produo animal que a pecuria nacional tanto almeja.

48

7 Bibliografia

AGUIAR, A. P. A. A situao atual das pastagens no Brasil. In: CURSO DE MANEJO DE PASTAGEM. Uberaba, 1996. Anais... Uberaba: PIAR, 1996.

AGUIAR, A.P.A. Tcnicas de medio da produo da pastagem e planejamento alimentar em sistemas de produo a pasto. Guaba: Agropecuria, 1998. CORALINA, Cora. Vintm de Cobre Meias Confisses de Aninha. Gois. Universidade Federal de Gois. 1983.

CORSI, M. R.; NASCIMENTO JNIOR, D. Princpios de fisiologia e morfologia de plantas forrageiras aplicadas no manejo de pastagens. In: PEIXOTO, O. M; MOURA, J. C.; FARIA, V. P. Pastagens, fundamentos da explorao racional. 2.ed. Piracicaba: FEALQ, 1994.

DA SILVA, S.C. Manejo do pastejo para obteno de forragem de qualidade. In: SIMPSIO GOIANO SOBRE MANEJO E NUTRIO DE BOVINOS, 8, 2006, Goinia, GO. Anais... Goinia: CBNA, 2006.

DA SILVA, S.C.; NASCIMENTO JUNIOR, D. Sistema intensivo de produo de pastagens In: CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE NUTRIO ANIMAL, 2, 2006, So Paulo, SP. Anais... So Paulo: CBNA, 2006. CD-ROM.

DA SILVA, S.C.; NASCIMENTO JUNIOR, D. Sistema intensivo de produo de pastagens In: CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE NUTRIO ANIMAL, 2, 2006, So Paulo, SP. Anais... So Paulo: CBNA, 2006. CD-ROM.

DRUMOND. L. C e FERNANDES, A L. T. Irrigao por asperso em malha. Uberaba: UNIVERSIDADE DE UBERABA, 2.001. p 84.

IBGE.

Censo

agropecurio

2006:

dados

preliminares.

Disponvel

em:

<www.sidra.ibge.gov.br/bda/pesquisas/ca/default.asp> Acesso em 20 fev. 2011.

49

MACEDO, M. C. M.; ZIMMER, A. H. Sistema pasto-lavoura e seus efeitos na produtividade agropecuria. In: FAVORETTO, V.; RODRIGUES, L. R. de A.; REIS, R. A. Simpsio sobre ecossistema de pastagens, 2., Jaboticabal, 1993 Anais... Jaboticabal: FUNEP, 1993.

MELADO, J. Manejo sustentvel de pastagens. Braslia: Embaixada da Itlia, 2002. p 112.

MOURA, J. C. Formao de pastagem. In: Pastagens. Campinas: CATI. 1992. 23p. (CATI. Boletim Tcnico 205).

NASCIMENTO JNIOR, D. do et al. ,Estabelecimento e recuperao de pastagens de brachiaria. In: SIMPSIO SOBRE MANEJO DE PASTAGENS, 1994, Piracicaba SP. Anais... Piracicaba: FEALQ, 1994, p. 107 151 a.

PARANHOS DA COSTA, Mateus Jos Rodrigues, 2000. Ambincia na Produo de Bovinos de Corte a Pasto. Anais de Etologia, 18: 26 42.

PEREIRA, J. M.; MORENO, R. M. A.; CANTARUTTI, R. B. et al. Crescimento e produtividade estacional de germoplasma forrageiro. In: Ceplac/Cepec (ed.) Informe de Pesquisa 1987/1990. Ilhus: Ceplac, 1995, p. 307-309.

PEREIRA, J. M.; REZENDE, C. de P. e MORENO, M. A. R. Pastagens no ecossistema Mata Atlntica: Atualidades e perspectivas. In: Reunio da Sociedade Brasileira de Zootecnia. Simpsio: Produo Animal e o Foco no Agronegcio. 42, 2005, Goinia. Anais... Goinia, SBZ. p. 36-55.

PEREIRA, J. M.; SANTANA, J. R. de, & REZENDE, C. de P. Alternativa para aumentar o aporte de nitrognio em pastagens formadas por capim humidcola. In: Reunio da Sociedade Brasileira de Zootecnia, 39, 1996, Fortaleza. Anais... Fortaleza: SBZ, 1996, p. 3840.

PEREIRA,

Jos

Marques.

Manejo

Estratgico

da

Pastagem.

Disponibilidade:

http://www.ceplac.gov.br/radar/semfaz/pastagem.htm. Acesso em: 10 de abril de 2011, 16:30:30.

50

RIDANO. Carlos Enrique Fernndez. Sistema de Pastoreio Racional. Agromercado Temtico. Buenos Aires. 2007. Disponibilidade: www.produccion-animal.com.ar. Acesso em: 28 de maro de 2011.

ROCHA, Edson Domingos. Implantao e Manejo de Pastagens. Dourados: UNIGRAN. 2010.

RODIRGUES, Lus Roberto de Andrade; QUADROS, Danilo Gusmo; RAMOS, Allan Kardek Braga. Recuperao de Pastagens Degradas. In SIMPSIO PECURIA 2000 PERSPECTIVAS PARA O III MILNIO, 1., Pirassununga, 2000. Anais. Pirassununga: FZEA USP.

RODRIGUES, L.R.de A.; QUADROS, D.G.; RAMOS, A. K. Recuperao de Pastagens Degradadas. In: SIMPSIO PECURIA-PERSPECTIVA PARA O III MILNIO, 1.,Pirassununga,2000. Anais. Pirassununga: FZEA 2000. p. 18.

RODRIGUES, R. de A. R. Conceituao e modalidades de sistemas intensivos de pastejo rotacionado. In: Simpsio sobre manejo de pastagem, 14. 1997, Piracicaba. Anais... Piracicaba: FEALQ. p. 1-24.

SALES, M. N. G. Pastoreio Racional Voisin. 1999,Trabalho Acadmico (Disciplina Fundamentos do Manejo Racional de Pastagens). Curso de PG em Agroecossistemas, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianpolis.

SORIO JUNIOR, H. Pastoreio Voisin: teorias, prticas e vivncias. Passo Fundo: UPF, 2003.

Voisin, A. (1974). Produtividade do pasto. Editora Mestre Jou: So Paulo, p 517.

ZIMMER, A. H.; EUCLIDES, V. P. B.; EUCLIDES FILHO, K.; MACEDO, M. C. M. Consideraes sobre ndices de produtividade da pecuria de corte em Mato Grosso do Sul. Campo Grande: EMBRAPA-CNPGC, 1998. 53 p. (EMBRAPA-CNPGC. Documentos, 70).

You might also like