You are on page 1of 44

Fontes Alternativas de Energia

Pg. 01

UFMS Universidade Federal do Mato Grosso do Sul Engenharia de Produo Turma I Alunos: Abdel Hussein Danielle Dantas Guilherme Petrini Julia Tavares Las Figueiredo Leandro Vilar Leoni Vilar Michell Dhoron Tas Tracz

FONTES ALTERNATIVAS DE ENERGIA

Prof.: Saulo G. Moreira

Pg. 02

ndice
Pg. Contra- capa ndice Apresentao Introduo Desenvolvimento - 01) Clulas de Combustvel - 02) Energia Fotovoltaica - 03) Biogs - 04) Reciclagem de Resduos Slidos - 05) Energia Elica - 06) Geotrmica - 07) Nuclear - 08) Hidreltrica - 09) Mars - 10) Correntes Martimas - 11) Ondas - 12) Biomassa - 13) Biodiesel - 14) lcool Concluso Bibliografia 01 02 03 04 06 06 09 13 16 17 20 24 27 31 32 33 35 38 40 41 42

Pg. 03

Apresentao
Este estudo foi direcionado pelo professor Saulo Gomes Moreira, no dia 14 de maro de 2011, para entrega e apresentao datada para dia 04 de abril de 2011. O objetivo deste trabalho mostrar e ensinar para a sala alguns dos mtodos hoje existentes e utilizados para produo de energia, principalmente a eltrica. Ns alunos, daremos maior nfase em fontes de energia que causem os menores impactos ambientais possveis, j que so mais as viveis para o mundo atual, que se depara com necessidade de conservao ambiental imediata. O trabalho foi realizado do seguinte modo: separamos os alunos e cada um ficou responsvel por pesquisar tipos especficos de energia. Ficou separado do seguinte modo: * Abdel Hussein- Elica. * Danielle Dantas- Fotovoltaica. * Guilherme Petrini- Clulas de Combustvel. * Julia Tavares- Nuclear. * Las Figueiredo- Biogs e Reciclagem de resduos slidos. * Leandro Vilar e Leoni Vilar- Biomassa, Biodiesel e lcool. * Michell Dhoron- Trmica e Geotrmica. * Tas Tracz- Hdrica e Mars. Na montagem aglomeramos nossos conhecimentos e estudos em um nico trabalho, trocamos e discutimos informaes necessrias durante o desenvolvimento dele e a partir da prxima pgina repassaremos o que aprendemos para os que se interessarem.

Pg. 04

Introduo
A emisso excessiva de compostos como CO e CO2 na atmosfera j causam impactos irreversveis no planeta, impactos estes que podem perdurar por 1000 anos. Estes so os dados que mais chamaram a ateno no estudo revelado pelo IPCC (painel de climas das Naes Unidas), publicado em setembro de 2009. O aumento do Efeito Estufa e o superaquecimento atmosfrico - conseqncias do excesso dos gases nocivos liberados causam e podem causar impactos enormes, que grande parte de ns sabemos, exemplos deles so: * A maior probabilidade de ecossistemas serem extintos; * O derretimento de geleiras e alagamento de ilhas e regies litorneas podero tornar-se inevitveis; * Tufes, furaces, maremotos e enchentes sero de maior intensidade; * Alm destas alteraes climticas, influenciarem negativamente na produo agrcola de vrios pases, reduzindo a quantidade de alimentos em nosso planeta. * E mister dizer que, a elevao da temperatura nos mares, poderia ocasionar o desvio de curso de correntes martimas, ocasionando a extino de vrios animais marinhos e diminuir a quantidade de peixes nos mares. Esses perigosos resultados da ao humana, na procura e utilizao desenfreada das tradicionais fontes de energia, faz muitos estudiosos, governos e grandes indstrias investigarem fontes alternativas, eficazes e mais baratas possveis, para produzir energia algo necessrio na consolidao de uma economia forte e poderosa. Estudo da classificao de fontes energticas. O potencial dos recursos que brotam e so extrados pelo homem da natureza chamado de energia primria O primeiro grupo das fontes de energia primria so as no renovveis, que correm o risco de se esgotar por serem utilizadas em velocidade maior do que o tempo necessrio para a sua formao, como os combustveis fsseis e os radioativos. O segundo grupo o das fontes renovveis, que podem ser divididas entre as permanentemente disponveis, como o sol, os rios, mares, ventos ou aquelas que os seres humanos podem manejar de acordo com a necessidade, como a biomassa obtida da cana-de-acar, da casca do arroz e de resduos animais, humanos e industriais. O resultado da converso da energia primria, de fontes renovveis ou no, em calor, fora, movimento etc., chamado de energia secundria ou energia derivada, como em usinas, destilarias e refinarias. J a energia utilizada pelos consumidores residenciais ou industriais, na cidade ou no campo, denominada energia final e alguns de seus melhores exemplos so eletricidade, gasolina, leo e gs. A cadeia energtica o conjunto de atividades necessrias para que os tipos de energia cheguem onde se quer utiliz-las, essas atividades esto relacionadas em obteno, transformao e transporte de um ponto para o outro at o consumo. Matriz energtica uma representao quantitativa da oferta de energia, ou seja, da quantidade de recursos energticos oferecidos por um pas ou por uma regio.

Pg. 05

Dados e Grfico da matriz energtica brasileira:

Fonte: EPE, empresa pesquisa energtica, 10 edio BEN. Ano 2010, ano base 2009.

Dados do BEN (Balano Energtico Nacional), mostram que o Brasil apresenta uma matriz de gerao eltrica de origem predominantemente renovvel, sendo que a gerao interna hidrulica responde por montante superior a 76% da oferta. Somando as importaes, que essencialmente tambm so de origem renovvel, pode-se armar que aproximadamente 85% da eletricidade no Brasil originada de fontes renovveis sem considerar que parte da gerao trmica originada de biomassa. O setor energtico apresentou crescimento de 2,0%. Em 2009, com acrscimo de aproximadamente 2 GW. Deste total, o acrscimo em centrais hidrulicas correspondeu a 67,4%, ao passo que centrais trmicas responderam por 23,6% da capacidade adicionada. Por m, as usinas elicas foram responsveis pelos 8,9% restantes de aumento do grid nacional. A produo de petrleo e leo de xisto subiu 7,5% em 2009, em relao a 2008. A causa deste aumento foi a entrada em operao de quatro unidades de produo. Fato este, bom para a economia brasileira mais negativo para o meio ambiente. Dados adiantados no dia 24 de janeiro de 2011 - pela EPE, empresa do Ministrio de Minas e Energia da 11 edio do BEN, mostram que o consumo de energia eltrica no Brasil teve um aumento de 7,8% em 2010, em relao ao ano anterior. Segundo dados foram consumidos 419.016 GWh no pas, no ano passado. O aumento do consumo, segundo a EPE, foi puxado principalmente pela expanso do gasto de energia da indstria. Com um aumento de 10,6%, a indstria contribuiu com mais da metade do crescimento do consumo geral e superou os valores de 2008, perodo anterior crise financeira internacional. Os setores residencial e comercial, tambm mantiveram nveis elevados de crescimento no consumo, de acordo com a EPE. As residncias tiveram um aumento de 6,3% e o setor de comrcio e servios, uma alta de 5,9% em relao ao ano anterior.

Pg. 06

Desenvolvimento
01) Clulas de Combustvel.
Por: Guilherme Petrini.

Clulas a combustvel so, em princpio, baterias de funcionamento contnuo, ou seja, um conjunto de clulas eletroqumicas que converte energia qumica de um combustvel geralmente hidrognio - e de um oxidante, em energia eltrica. O seu princpio de funcionamento foi descoberto em 1839, apesar de associ-las s tecnologias modernas. Na poca William Robert Grove, jurista e cientista britnico, descobriu que a eletrlise da gua em cido sulfrico era reversvel e produzia trabalho eltrico. Em 1968, clulas a combustvel alcalinas foram utilizadas no programa espacial Apollo Gemini (NASA), devido, sobretudo, ao fato de disponibilizarem melhor densidade de corrente com uma potencia especfica aceitvel, comparada a outras fontes de energia. No entanto, somente nos anos 80 e 90, devido a sua melhor eficincia, por meio do uso de eletrodos porosos e membrana de permuta protonica, estas clulas tornaram, para o meio cientfico, um atrativo. [Kordesch et al., 1996]. Princpio de funcionamento e tipos de clulas: Como mostrado no esquema simplificado da Figura1, as clulas a combustvel so constitudas de dois eletrodos de difuso gasosa, um positivo, o ctodo, e outro negativo, o nodo. Tais eletrodos so separados por um eletrlito (cido, polmero condutor de ction ou mesmo um slido) que tem funo de conduzir os ons formados nos nodo, ou ctodo, para o eletrodo contrrio.

O hidrognio gasoso oxidado a prtons, por meio de catalisador de platina, no nodo liberando, assim, eltrons, segundo a reao: H2 2H+ + 2e- (1). Os eltrons liberados pela reao de hidrognio so transportados atravs de um circuito eltrico e, devido corrente contnua (energia eltrica), produzem trabalho. No catodo os eltrons transportados reduzem o oxignio. Em algumas reaes o eletrlito responsvel por conduzir prtons de H+ para o ctodo, em outros ons de oxignio reduzido. Em todo caso tem-se a seguinte reao: 2H+ + 2e+ 1/2O2 H2O (2).

Pg. 07

A reao global, que acompanhada de liberao de calor, pode ser escrita da seguinte forma: H2 + 1/2O2 H2O (3) Para o sistema hidrognio / oxignio obtm-se potencial de trabalho de clula entre 0,5 e 0,7 V. Faz-se necessrio, portanto, a associao em srie de clulas a combustvel, a fim de obterem nveis teis de potncia eltrica. A sua classificao ocorre, geralmente, de acordo com tipo de eletrlito utilizado e pela temperatura de operao. Em trabalho de reviso atualizada do artigo "Brennstoffzellentechnik", de H. Wendt e M. Gtz, publicado na revista Chemie in unserer Zeit 31(1997) 301-309, Marcelo Linardi (1999) representa na Tabela 1 os diferentes tipos de clulas a combustvel, bem como suas caractersticas principais.

Aplicaes e desenvolvimento da tecnologia: As aplicaes mais importantes para as clulas de combustvel so de produo de eletricidade estacionrias e de distribuio, veculos eltricos motorizados e equipamentos eltricos portteis [Hirschenhofer ET AL., 1998]. Em veculos que utilizam clulas de combustvel, por exemplo, existem as vantagens de disponibilizarem eletricidade extra para componentes do automvel e de envolverem baixos custos de manuteno devido ao fato de terem poucas partes em movimento. Empresas como Samsung SDI e o Samsung Advanced Institute of Technology (SAIT) vem investindo milhes de dlares no desenvolvimento desta tecnologia. O principal objetivo criar clulas compactas e super eficientes, capaz pro exemplo de, com 0,2 L de metanol, abastece um laptop por 15 horas.

Pg. 08

Em 2004, cientistas da Universidade da Pensilvnia (Estados Unidos), lanaram uma nova clula a combustvel alimentada por bactrias e micrbios. Esses ao metabolizarem seu alimento, matria orgnica de um fluxo de gua suja contnua, por exemplo, liberam eltrons que se transformam em corrente eltrica estvel. Apesar de ainda utilizarem platina no ctodo, que encarece o projeto, este um novo meio revolucionrio para tratamento de esgoto e produo de energia. No Brasil desde a dcada de 70 vem sendo realizadas algumas pesquisas e atividades na rea de clulas a combustvel. Dentre as instituies destacam-se a Universidade Federal do Cear; a Universidade Federal do Rio de Janeiro; o Instituto de Pesquisas Tecnolgicas (IPT) de So Paulo e o grupo de Eletroqumica de So Carlos (USP). Este ltimo merece destaque devido ao desenvolvimento, desde 1981, de componentes e prottipos da clula. Em parceria com o governo brasileiro o Programa das Naes Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), que conta com a participao da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos, de So Paulo), a GEF (Global Environment Facility) e da FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos), foi lanado o projeto Estratgia Ambiental para Energia: nibus com Clula a Combustvel a Hidrognio para o Brasil. Como resultado prev-se a fabricao de cinco nibus, o primeiro j produzido em 2009, equipado com essa tecnologia. Vantagens e desvantagens: As clulas a combustvel geram pouca poluio e sua natureza de funcionamento permite eliminar muitas fontes de rudos associados ao sistema tradicional de produo energtica. Se abastecidas com oxignio e hidrognio puros so capazes de converter at 80% da energia qumica em eltrica, alm disso, ocorre a co-gerao de calor, que pode gerar mais energia. No entanto, devido a problemas de distribuio e armazenamento do hidrognio, faz-se necessrio a utilizao de reformadores para converter outros combustveis, como o metanol, gs natural ou gasolina, em hidrognio, o que reduz a eficincia global do sistema. Centrais de produo de energia atravs de clulas de combustvel podem ser implementadas junto dos pontos de fornecimento permitindo a reduo dos custos de transporte e de perdas energticas nas redes de distribuio. Observa-se tambm que a substituio das centrais termoeltricas convencionais que produzem eletricidade a partir de combustveis fsseis por clulas de combustvel melhorar a qualidade do ar e reduzir o consumo de gua e a descarga de gua residual [Kordesch et al., 1996]. Na confeco destas clulas esto presentes metais nobres, como, por exemplo, a platina, que um dos metais mais caros e raros no nosso planeta. Tal fator, dentre outros, torna a tecnologia ainda mais cara. O principal interesse, no entanto, de industrias e pases, em geral, ainda so voltados para o petrleo, intensificados com a descoberta do pr-sal no Brasil, o que reduz e desestimula investimentos na produo e pesquisas em prol do desenvolvimento de clulas a combustvel ainda mais eficazes.

Pg. 09

02) Energia Fotovoltaica


Por: Danielle Dantas.

O que ? A energia solar Fotovoltaica a eletricidade gerada a partir da luz do sol. Diferentemente dos coletores de energia solar trmica (cuja nica funo aquecer a gua atravs da captao do calor do sol), os painis fotovoltaicos promovem uma transformao da luz solar em energia eltrica, cujo resultado comprovadamente aplicvel a todas as utilidades da energia eltrica convencional. Os painis de energia solar Fotovoltaica so compostos por materiais semicondutores (sendo o silcio cristalino o mais utilizado), cujos eltrons interagem com a radiao solar. O movimento destes eltrons produz uma corrente eltrica. Tal processo no deixa nenhum tipo de resduo, por isso a energia Fotovoltaica considerada limpa/ ecolgica e silenciosa, j que no envolve nenhum movimento mecnico. Alm disso, a radiao solar inesgotvel, com grande potencial de utilizao enquanto o silcio, principal semicondutor utilizado nos painis fotovoltaicos, o segundo elemento mais encontrado na superfcie terrestre. Ou seja: uma soluo energtica sustentvel.

Benefcios econmicos da energia solar fotovoltaica: parte do investimento inicial, com compra e instalao do equipamento, a energia eltrica gerada pelo sistema fotovoltaico no tem outros custos, dado que os painis demandam pouca manuteno. Com a evoluo tecnolgica, o prazo de retorno deste investimento est cada vez menor. Alm disso, a energia solar Fotovoltaica autossuficiente e, portanto, mais segura em termos de abastecimento, principalmente para os consumidores corporativos, para quem a falta de energia pode significar perdas de produo. A energia Fotovoltaica tambm a soluo mais barata para a eletrificao de grandes propriedades rurais formadas por sistemas eltricos dispersos. Benefcios sociais da energia solar Fotovoltaica: A energia solar Fotovoltaica uma excelente soluo para levar energia eltrica a famlias e pequenos produtores que vivem em reas remotas. Instalar uma micro usina autossuficiente em cada telhado de localidades afastadas dos grandes centros urbanos, como a regio amaznica, por exemplo, sai mais econmico do que montar redes eltricas.

Principais aplicaes da energia solar Fotovoltaica: A energia solar Fotovoltaica pode ser aplicada tanto em reas remotas como em edificaes integradas rede convencional de energia eltrica, inclusive como complementao desta.

Pg. 10

Sendo assim, o sistema fotovoltaico pode ser a nica fonte de energia num edifcio ou abastecer, por exemplo, apenas seu sistema de segurana. Outros usos comuns: cmeras e radares em auto-estradas; irrigao e bombeamento de gua; iluminao pblica; embarcaes; telecomunicaes etc.

Quem pode us-la? A energia eltrica Fotovoltaica tem as mesmas utilidades da energia proveniente dos sistemas convencionais. Sendo assim, ela atende tanto a usurios domsticos quanto empresariais, governamentais ou agrcolas. O usurio deixa de ser apenas consumidor e passa a ser um auto-produtor de energia eltrica.

Como funciona a energia solar Fotovoltaica? 1- Uma matriz solar compreendendo um conjunto de painis fotovoltaicos, que captam radiaes de luz do sol e transformam-nas em corrente contnua. 2- A bateria que armazena a energia produzida pelo gerador e fornece eletricidade fora das horas de luz ou de dias nublados. 3- A charge regulador, cuja tarefa a de evitar uma sobrecarga, o que conduzir a danos irreversveis e para garantir que o sistema funcione sempre no ponto de eficincia mxima.

Imagem de placa solar real:

Pg. 11

Aquecedor solar reciclvel de garrafas pet: Jos Alano, aposentado, morador da cidade de Tubaro em Santa Catarina, desenvolveu um sistema de aquecimento de gua inovador em vrios sentidos. Alm de utilizar materiais que seriam descartados na natureza, tem baixo custo, autnomo, utiliza-se de energia limpa (solar) e foi patenteado de forma que no possa ser comercializado. *** Materiais envolvidos na montagem: O sistema utiliza garrafas pet de refrigerantes, embalagens longa vida, tubos de pvc e tinta preta. Esse o material bsico para se construir o sistema, que pode ser incrementado ou melhorado com modificaes no projeto (como a utilizao de canos de cobre, por exemplo), mas a idia do projeto possuir o menor custo possvel, para viabilizar o cunho social. *** Montagem do sistema de aquecimento: O coletor de energia solar montado em placas de 1 metro quadrado aproximadamente. Cada placa tem autonomia para aquecer o equivalente ao consumo de 1 adulto e so montadas atravs de um processo simples, porm muito cuidadoso. As garrafas so cortadas de acordo com o gabarito fornecido no projeto, de forma que se encaixem perfeitamente umas nas outras, em fileiras de 5 garrafas. Dentro das mesmas, embalagens de leite longa vida pintadas de preto (para absorver o calor) se localizam logo abaixo do cano de PVC de 1/2 tambm pintado de preto, por onde a gua circula. *** Funcionamento do aquecedor: O esquema de funcionamento muito simples. O sistema montado de forma que o tanque reservatrio de gua fique acima do captador de luz, criando o desnvel necessrio para que a gua se desloque para o sistema de aquecimento pela fora da gravidade. Ao atingir os canos do aquecedor, a gua exposta ao sol aquece gradativamente e muda sua densidade, devido ao calor, passando a subir pelos canos. Conforme a gua vai subindo, sendo aquecida continuamente, a gua fria toma seu lugar na parte de baixo do sistema, empurrando a gua aquecida para cima e fazendo-a se deslocar para o tanque. Como a gua quente chega ao reservatrio pela parte de cima e a gua fria sai por baixo, cria-se uma separao naturalmente, dada a diferena de densidade. A gua quente no utilizada no reservatrio, ao esfriar, ir descer novamente para o sistema de aquecimento, fechando o ciclo.

Pg. 12

***Economia e Ecologia: O sistema de aquecimento ecolgico tem uma vida til de aproximadamente 200 a 400 anos, tempo que leva para os materiais utilizados que seriam descartados na natureza se degradarem. Durante dias ensolarados, entre as 10 da manh e as 4 horas da tarde, a gua aquecida pode atingir 58 graus centgrados, e na ausncia de luz solar (por mal tempo ou durante a noite) a perda de temperatura de 1 grau centgrado por hora, ou seja, at mesmo durante a noite o banho quente est garantido. A economia gerada cerca de 40% em gua e energia eltrica.

Pg. 13

03) Biogs
Por: Las Figueiredo.

O que ? O Biogs uma mistura gasosa e classificado como biocombustvel por ser uma fonte de energia renovvel. Pode ser utilizado para gerao de energia eltrica, trmica ou mecnica em uma propriedade rural, contribuindo para a reduo dos custos de produo. No Brasil, os biodigestores rurais vm sendo utilizados, principalmente, para saneamento rural, tendo como subprodutos o biogs e o biofertilizante. Como produzido? O processo de digesto anaerbia (biometanizao) consiste de um complexo de cultura mista de microorganismos, capazes de metabolizar materiais orgnicos complexos, tais como carboidratos, lipdios e protenas - presentes em excrementos e restos de alimento - para produzir metano (CH4), dixido de carbono (CO2) e material celular que servir de adubo. A digesto anaerbia, em biodigestores, o processo mais vivel para converso dos resduos de sunos e aves, em energia trmica ou eltrica. Um biodigestor nada mais do que tanques que abrigam a matria orgnica, e adicionase gua. Da fermentao obtm-se uma mistura de gases (principalmente o metano), e a partir dos quais pode-se gerar o biocombustvel e a energia. Para os gases serem usados na gerao de energia eltrica, necessria a presena de geradores eltricos acoplados a motores de exploso adaptados ao consumo de gs. A presena de vapor dgua, CO2 e gases corrosivos no biogs in natura, constitui-se o principal problema na viabilizao de seu armazenamento e na produo de energia. Equipamentos mais sofisticados, a exemplo de motores a combusto, geradores, bombas e compressores tm vida til extremamente reduzida. Tambm controladores como termostatos, pressostatos e medidores de vazo so atacados reduzindo sua vida til e no oferecendo segurana e confiabilidade. A remoo de gua, CO2, gs sulfdrico, enxofre e outros elementos atravs de filtros e dispositivos de resfriamento, condensao e lavagem imprescindvel para a confiabilidade e emprego do biogs. Utilizao: O desenvolvimento de tecnologias para o tratamento e utilizao dos resduos o grande desafio para as regies com alta concentrao de produo pecuria, em especial sunos e aves. De um lado a presso pelo aumento do numero de animais em pequenas reas de produo aumento da produtividade - e, do outro, que esse aumento no provoque a destruio do meio ambiente. O aspecto energia cada vez mais evidenciado pela interferncia no custo final de produo , tanto para a suinocultura como para a avicultura, uma vez que as oscilaes de preo podem reduzir a competitividade do setor.

Pg. 14

Ressalta-se que a recente crise energtica, e a alta dos preos do petrleo tem determinado uma procura por alternativas energticas no meio rural O biogs pode ser usado como combustvel em substituio do gs natural ou do Gs Liquefeito de Petrleo (GLP), ambos extrados de reservas minerais.

Dados: Em 2006, cerca de 3.500 usinas de biogs produziram menos de 1% da eletricidade da Alemanha. De acordo com previses da Associao de Biogs da Alemanha, este nmero poderia subir a 10% at 2020. Para incentivar este tipo de desenvolvimento, o Grupo Allianz comeou a financiar e fornecer seguro s usinas de biogs. Embora muitas das usinas existentes usem metano produzido por aterros e outros depsitos de lixo, fazendeiros como Josef Pellmayer, que tambm presidente da Associao de Biogs da Alemanha, fermentam sua prpria mistura especial para produzir energia. Grandes fermentadores so abastecidos com um mix de plantas produtoras de energia, resduos alimentares, grama cortada, feno velho e uma boa dose de adubo lquido -, dentro de alguns dias, esses compostos comeam a produzir biogs. Assim como no estmago de uma vaca, a decomposio de material orgnico produz gs contendo cerca de dois teros de metano e um tero de dixido de carbono. Queimado na usina de co-gerao, esse gs pode produzir energia suficiente para mover uma enorme fazenda e gerar energia excedente para a rede pblica local. O calor residual pode ser usado para aquecer fermentadores ou construes. Pellmeyer j possui duas usinas, e quase toda a eletricidade gerada transmitida para a rede pblica local; ele s precisa de 10% para mover sua fazenda.

Pg. 15

O biogs tambm poder ajudar a reduzir a dependncia da Alemanha de exportaes de energia. De acordo com a Associao de Biogs, mesmo que somente 10% da terra arvel na Alemanha fosse usada para a produo de energia, e se os mtodos de cultivo e explorao fossem otimizados, o biometano poderia substituir metade do gs natural importado da Rssia.

Pg. 16

04) Reciclagem de resduos slidos


Por: Las Figueiredo.

Processo de Reciclagem: O lixo bruto descarregado pelos caminhes de coleta na moega de recepo. A seleo de reciclveis ocorre em galpo fechado, dotado de sistemas de exausto de odores. So separados os materiais passveis de reciclagem: metais, papel, papelo, 'pet' e plsticos. Somente o lixo orgnico, papis e plsticos sujos so usados como ''combustvel'' no forno. A oxidao enrgica dos resduos ocorre em forno fechado, sob temperatura de 950C. A oxidao dos gases da combusto ocorre a mais de 1000C, por cerca de 2 segundos. As cinzas e inertes resultantes representam de 5 a 8% do total de lixo tratado. As cinzas e os materiais inertes podem ser utilizadas na construo civil. (Esto sendo feitos testes dos tijolos e pisos fabricados com este material.) Os gases quentes do forno (mais de 1000C) so aspirados atravs de Caldeiras de Recuperao. A caldeira gera vapor com temperatura e presso suficientes para acionar o turbogerador. O Turbo gerador produz cerca de 600kWh de Energia Nova por tonelada de lixo tratado. O vapor gerado condensado e retorna ao sistema de gerao de energia. As emanaes gasosas esto absolutamente de acordo com as normas ambientais. O Sistema de lavagem e purificao de gases fechado. No h efluentes lquidos. Todo o processo monitorado, controlado e ajustado.

Pg. 17

05) Energia Elica


Por: Abdel Hussein.

O que ? Os moinhos de ventos so velhos conhecidos nossos, e usam a energia dos ventos, isto , elica, no para gerar eletricidade, mas para realizar trabalho, como bombear gua e moer gros. Na Prsia, no sculo V, j eram utilizados moinhos de vento para bombear gua para irrigao. Como funciona o sistema? A energia elica produzida pela transformao da energia cintica dos ventos em energia eltrica. A converso de energia realizada atravs de um aerogerador que consiste num gerador eltrico acoplado a um eixo que gira atravs da incidncia do vento nas ps da turbina. A turbina elica horizontal (a vertical no mais usada), formada essencialmente por um conjunto de duas ou trs ps, com perfis aerodinmicos eficientes, impulsionadas por foras predominantemente de sustentao, acionando geradores que operam a velocidade varivel, para garantir uma alta eficincia de converso. O vento gira uma hlice gigante conectada a um gerador que produz eletricidade. Quando vrios mecanismos como esse - conhecido como turbina de vento - so ligados a uma central de transmisso de energia, temos uma central elica. A quantidade de energia produzida por uma turbina varia de acordo com o tamanho das suas hlices e, claro, do regime de ventos na regio em que est instalada. E no pense que o ideal contar simplesmente com ventos fortes. "Alm da velocidade dos ventos, importante que eles sejam regulares, no sofram turbulncias e nem estejam sujeitos a fenmenos climticos como tufes", diz o engenheiro mecnico Everaldo Feitosa, vice-presidente da Associao Mundial de Energia Elica. A instalao de turbinas elicas tem interesse em locais em que a velocidade mdia anual dos ventos seja superior a 3,6 m/s. Custo benefcio: a energia mais limpa que existe. A chamada energia elica, que tambm pode ser denominada de energia dos ventos, uma energia de fonte renovvel e limpa, porque no se acaba ( possvel utiliz-la mais que uma vez), e porque no polui nada.. O nico lado ruim que a energia elica possui que como depende do vento, que um fenmeno natural, ele faz interrupes temporrias, a maioria dos lugares no tem vento o tempo todo, e no toda hora que se produz energia. O outro lado ruim, que o vento no to forte como outras fontes, fazendo o processo de produo ficar mais lento. No so muitos os lugares que existem condies favorveis ao aproveitamento da energia elica, ou seja, no todo lugar que apresentam ventos constantes e intensos. Os lugares que tem as melhores condies para atividade, so: norte da Europa, norte da frica e a costa oeste dos Estados Unidos. Na maioria dos casos essa forma de energia usada para complementar as usinas hidroeltricas e termoeltricas. Um exemplo para mostrar como a energia dos ventos econmica, que no Estado da Califrnia, que com o aproveitamento dessa energia, economizou mais de 10 milhes de barris de petrleo.

Pg. 18

Como esta se desenvolve no Brasil e o histrico no pas? O Brasil tem um dos maiores potenciais elicos do planeta e, embora hoje o vento seja responsvel por mseros 29 megawatts (MW) dos cerca de 92 mil MW instalados no pas, h planos ambiciosos para explorao dessa fonte de energia - apoiado no Programa de Incentivo s Fontes Alternativas de Energia (Proinfa), lanado pelo Ministrio de Minas e Energia. O que impede a instalao de mais centrais elicas ainda o preo. A energia gerada por uma central elica custa entre 60% e 70% a mais que a mesma quantidade gerada por uma usina hidreltrica. Por outro lado, a energia do vento tem a grande vantagem de ser inesgotvel e causar pouqussimo impacto ao ambiente. A produo de eletricidade a partir da fonte elica alcanou 1.238,4 GWh em 2009. Isto representa um aumento em relao do ano anterior (4,7%), quando se alcanou 1.183,1 GWh. Em 2009 a potncia instalada para gerao elica no pas aumentou 45,3%. Segundo o Banco de Informaes da Gerao (BIG), da Agencia Nacional de Energia Eltrica (ANEEL), o parque elico nacional cresceu 187,8 MW, alcanando 602.284 kW ao final de 2009, em decorrncia da inaugurao de trs parques elicos, todos no estado do Ceara. O crescimento da gerao eltrica por fonte elica no ano passado no foi proporcional ao incremento na capacidade instalada em territrio nacional porque dois parques elicos foram inaugurados no ms de agosto (Praias de Parajuru e Praia Formosa), enquanto que o ultimo empreendimento (Icaraizinho) foi inaugurado apenas em outubro. Embora o Brasil produza e exporte equipamentos para usinas elicas, essa tecnologia de gerao de energia eltrica ainda pouco usada em territrio nacional, destacando-se as Usinas do Camelinho, em MG (1MW), de Mucuripe (1,2MW) e da Prainha (10MW) no Cear, e a de Fernando de Noronha em Pernambuco. Uma curiosidade: A p elica tem, em mdia, 8 toneladas e 48 metros de comprimento e as turbinas mais modernas, chegam a medir 60 metros e pesar mais de 20 toneladas. Usando como base essas informaes temos que, comumente, uma torre elica tenha massa de 44 toneladas. Chega a atingir 108 metros de altura (um prdio de 35 andares) e aproximadamente 80 metros de dimetro. Durante uma vida til esperada de 20 anos, as gigantescas hlices de uma turbina elica podem girar 500 milhes de vezes.

Pg. 19

Fotos:

Usina Elica de Horns Rev, litoral da Dinamarca A tendncia, na Europa, partir para usinas elicas "offshore" (na gua). Anlises de custo x beneficio mostram que a viabilidade de projetos "offshore" s se concretiza a, no mximo, 7 metros de profundidade.

Pg. 20

06) Geotrmica
Por: Michell Dhoron.

O que ? Geo (terra) Trmica (calor). Energia geotrmica a energia gerada atravs do calor retido debaixo da crosta terrestre. Este calor trazido superfcie como vapor ou gua quente, criada quando a gua flui pelos lenis subterrneos prximos a rochas aquecidas.

A crosta terrestre constituda majoritariamente por rochas, o magma agita e aquece essas rochas, esquentando tambm bolses de guas subterrneas, que em contato com as rochas aquecidas acabam sofrendo uma presso e subindo atravs de fissuras para a superfcie da Terra, gerando gisers e fumarolas.

}gisers

}fumarolas

A energia geotrmica restrita, no sendo encontrada em todos os lugares. As zonas com maior potencial geotrmico esto localizadas nas reas de encontros entre as placas tectnicas, que por sinal, so reas com abalos ssmicos, fissuras por onde o calor sobe para a superfcie; e so reas vulcnicas, onde h grande manifestao do magma.

Pg. 21

Como a energia produzida? Aps localizar reas com caractersticas propcias para encontrar fontes geotrmicas (gisers, fumarolas, vulces), chegou hora de produzir. Aos moldes do petrleo, abrem-se buracos profundos (1km 5km) at chegar aos reservatrios de gua e vapor, que so drenados at a superfcie por meio de tubos e canos apropriados. Atravs desses tubos, o vapor conduzido at a central eltrica geotrmica. A fora do vapor faz girar as diversas turbinas presentes na geotrmica, gerando energia mecnica. A energia mecnica direcionada a um gerador, que a transforma em energia eltrica, sendo redirecionada a uma subestao eltrica e a partir dela encaminhada para as indstrias e residncias da regio. Aps esse processo, o vapor diminui o calor e condensa, sendo devolvido ao subsolo (poo de injeo). Este procedimento fundamental para aumentar a produtividade do reservatrio, alm de aumentar sua vida til.

Impacto Ambiental?

Por causa dos altos ndices de desperdcios que ocorrem quando o vapor geotrmico transmitido a longas distncias atravs de dutos, a energia deve ser posta em uso no campo geotrmico ou prximo deste. Dessa maneira o impacto ambiental sentido somente nos arredores da fonte de energia. Os testes de perfurao das fontes so operaes barulhentas, causando poluio sonora. O calor perdido das usinas geotrmicas maior que de outras usinas, o que leva a um aumento da temperatura do ambiente prximo usina. Por esses fatores, as geotrmicas devem ser construdas em lugares desabitados. Geralmente os vapores geotrmicos so liberados juntos com gases dissolvidos, gases prejudiciais a sade. Na maioria so gases sulfurosos (H2S), com odor desagradvel, corrosivos e nocivos a sade humana. Em pouca quantidade pode causar nuseas, podendo causar at a morte se inalado em grande quantidade. Estudos devem ser feitos para perfurar apenas os poos que contenham pouco ou nenhum gs prejudicial tanto para os humanos quanto para o meio ambiente. Para os poos que contenham gases prejudiciais, a liberao do mesmo deve ser feita quando o vento est forte e direcionado a regies desabitadas.

Pg. 22

H a possibilidade de contaminao da gua nas proximidades de uma usina geotrmica, devido a natureza mineralizada das guas retiradas do fundo da terra. A liberao livre dessa gua contaminada para a superfcie pode resultar na contaminao de rios, lagos, etc. Toda a gua retirada dos campos geotrmicos deve ser tratada antes de devolvida para o poo e com tratamento especial quando for liberada para o meio ambiente. Quando uma grande quantidade de fluido retirada da terra, sempre h a chance de ocorrer um abalo ssmico. Nesses lugares deve ser injetado gua no poo geotrmico para no ocorrer o desabamento da terra. Tomando as medidas necessrias para reduzir os possveis impactos ambientais, a energia geotrmica se torna uma das fontes mais benficas para o meio ambiente.

Usina geotrmica em rea desabitada Custo Benefcio: O custo benefcio da energia geotrmica depende de vrias variveis. Tecnologia, nvel de dificuldade de perfurao, reas propcias, capacidade de produo geotrmica dos poos, possibilidade de recuperao dos poos (injeo de gua), levar em considerao se o investimento em outras fontes de energia alternativa no mais rentvel, dentre outras coisas. Para que seja vivel a produo de eletricidade fundamental que a gua subterrnea esteja em temperaturas mais altas, da ordem de 150C (grandes profundidades a cada 100m de profundidade a temperatura aumenta cerca de 3C). preciso levar em considerao que a rea de terreno necessria para uma central geotrmica funcionar menor por megawatt que qualquer outro tipo de fonte de energia. A produo de energia constante, enquanto a solar no funciona sem o sol (noite), a elica no funciona sem o vento, etc. Vale lembrar tambm que os poos geotrmicos assim como os de petrleo, se esgotam, com a diferena que os poos geotrmicos podem ser recuperados com injeo de gua. Sem contar que com o tempo os poos vo perdendo produtividade, necessitando de mais investimentos para recuperar a capacidade inicial.

Pg. 23

Presente: No presente, com a atual tecnologia, o custo benefcio s vantajoso (em alguns casos muito vantajoso) nas reas geotrmicas propcias (encontro das placas tectnicas, gisers, etc), pela facilidade de perfurao e maior rentabilidade dos poos geotrmicos. Temos tecnologia suficiente para perfurar outras reas, mas com um custo significante e com poos geotrmicos com baixa capacidade, podendo se esgotar em at uma dcada. Por outro lado, investimentos para o setor de Turismo so bem rentveis, no Brasil Caldas Novas um bom exemplo. A Islndia um exemplo no aproveitamento da energia geotrmica, na capital Islandesa 95% das residncias so aquecidas por geotermia. Enquanto 70% da energia do pas vm de fontes geotrmicas. Futuro: Novas tecnologias esto sendo desenvolvidas e no futuro estaro disponveis, aumentando a resistncia e capacidade de perfurao das mquinas, diminuindo o gasto com manuteno e outros gastos. Estudos apontaro com maior preciso a real capacidade dos poos geotrmicos, qual o tempo de regenerao de cada poo e qual a quantidade de gua que precisamos injetar no poo para obtermos o que chamado de equilbrio dinmico, onde consumimos a quantidade exata que o planeta junto com a tecnologia humana capaz de repor, tornando uma atividade sustentvel, tornando o recurso infinito. Mas afinal, o que o futuro nos reserva? Em 2006, um relatrio do MIT (Massachusetts Institute of Technology) sobre energia geotrmica descobriu que 13k ZJ (zetajoules) de energia esto disponveis atualmente na terra com a possibilidade de canalizar-se 2k ZJ facilmente com tecnologia de ponta. No futuro teremos essa tecnologia, uma questo de tempo. O consumo total de energia de todos os pases do planeta juntos equivale a 0,5 ZJ ano, isso quer dizer que 4,000 anos de energia limpa poderiam ser geradas apenas de fontes geotrmicas. Quando percebemos que a gerao de calor da Terra constantemente renovada e que no futuro teremos estudos e tecnologia suficientes para aplicarmos o equilbrio dinmico, essa energia se mostra realmente infinita. Aplicao no Brasil: Por ter seu territrio situado no interior de uma das placas tectnicas, o Brasil no apresenta grande potencial de explorao de energia geotrmica. At os estudos recentes, o maior potencial geotrmico brasileiro est no patamar mnimo dos benefcios, com temperaturas suficientes apenas para calefao, agroindstria e lazer. Caldas Novas (temperatura da gua variando de 20 a 60) o local com maior potencial geotrmico brasileiro. Potencial utilizado para o Lazer/Turismo. O municpio conhecido por ser a maior estncia hidrotermal do mundo.Estudos para descobrir at onde vai o potencial geotrmico brasileiro ainda est em desenvolvimento.

Pg. 24

07) Nuclear
Por: Julia Tavares.

Considerando que as partculas positivas que compem o ncleo de um tomo tendem a se repelir por possurem a mesma carga, podemos dizer que um trabalho realizado para que esta estrutura seja mantida. Damos a este trabalho o nome de energia nuclear. Essa energia pode ser liberada atravs da fisso entre tomos, ou da diviso do tomo de material altamente radioativo. Quando um desses processos realizado, a energia nuclear liberada em forma de calor, que utilizado para produzir vapor de gua, que, por sua vez, movimenta turbinas ligadas a geradores eltricos, produzindo energia eltrica que entregue ao sistema de distribuio. O material mais usado para obter energia nuclear o Urnio enriquecido, sendo que o urnio encontrado na natureza, que contem apenas 0,7% do istopo 235U, processado de forma que essa proporo chegue a 3,5%. O que torna o urnio conveniente para uso como combustvel a grande quantidade de energia liberada por esse elemento ao se fissionar. No reator de uma usina nuclear o urnio colocado em cilindros metlicos no ncleo do reator que constitudo de um material moderador (geralmente grafite) para diminuir a velocidade dos nutrons emitidos pelo urnio em desintegrao, permitindo as reaes em cadeia. O resfriamento do reator do ncleo realizado atravs de lquido ou gs que circula atravs de tubos, pelo seu interior. Este calor retirado transferido para uma segunda tubulao onde circula gua. Por aquecimento esta gua se transforma em vapor (a temperatura chega a 320 C) que vai movimentar as ps das turbinas que movimentaro o gerador, produzindo eletricidade. Depois este vapor liquefeito e reconduzido para a tubulao, onde novamente aquecido e vaporizado.

Os elementos mais usados como fonte de energia so: Trio: As novas geraes de centrais nucleares utilizam o trio como fonte de combustvel adicional para a produo de energia ou decompe os resduos nucleares em um novo ciclo denominado fisso assistida. Os defensores da utilizao da energia nuclear como fonte energtica consideram que estes processos so, atualmente, as nicas alternativas viveis para suprir a crescente demanda mundial por energia ante a futura escassez dos combustveis fsseis. Urnio: A principal finalidade comercial do urnio a gerao de energia eltrica. Quando transformado em metal, o urnio torna-se mais pesado que o chumbo, pouco menos duro que o ao e se incendeia com muita facilidade. O istopo de urnio de massa 235 tem meia vida de 710 milhes de anos j o de massa 238 apresenta meia vida de 4,5 bilhes de anos. Actnio: O Actnio um metal prateado, altamente radioativo, com radioatividade 150 vezes maior do que o urnio. Usado em geradores termoeltricos. A energia nuclear uma das alternativas menos poluentes, possibilitam maior independncia energtica para os pases importadores de petrleo e gs, permite adquirir muita energia em menor rea, possui instalaes de usinas perto dos centros consumidores, reduzindo o custo de distribuio de energia e no contribui para o aumento do efeito estufa. Porm, os custos de construo e operao das usinas nucleares so muito altos, lixo atmico e instalaes complementares geram grandes quantidades de lixo nuclear que precisam ficar sob vigilncia por milhares de anos, no se conhecem tcnicas seguras de armazenamento do lixo nuclear gerado,

Pg. 25

um acidente pode liberar material radioativo, pode ser usado para construo de armas nucleares e o material radioativo leva milhares de anos para se tornar inofensivo. O plutnio 239, por exemplo, leva 24.000 anos para ter sua radioatividade reduzida metade, e cerca de 50.000 anos para tornar-se incuo. Pases europeus so os que mais utilizam energia nuclear. Levando-se em considerao a produo total de energia eltrica no mundo, a participao da energia nuclear saltou de 0,1% para 17% em 30 anos, fazendo-a aproximar-se da porcentagem produzida pelas hidreltricas. De acordo com a Agncia Internacional de Energia Atmica (AIEA) no final de 1998 havia 434 usinas nucleares em 32 pases e 36 unidades sendo construdas em 15 pases. Atualmente os Estados Unidos lideram a produo de energia nuclear, porm os pases mais dependentes da energia nuclear so Frana, Sucia, Finlndia e Blgica. Na Frana, cerca de 80% de sua eletricidade oriunda de centrais atmicas. No fim da dcada de 1960, o governo brasileiro comeou a desenvolver o Programa Nuclear Brasileiro, destinado a implantar no pas a produo de energia atmica, delegando a Furnas Centrais Eltricas SA incumbncia de construir nossa primeira usina nuclear. O pas possui a central nuclear Almirante lvaro Alberto, constituda por trs unidades (Angra 1, Angra 2, e Angra 3), est instalada no municpio de Angra dos Reis, no estado do Rio de Janeiro.. Atualmente, apenas Angra 2 est em funcionamento. A oferta interna de energia eltrica por fonte nuclear no Brasil de 2,5%, e a Produo de energia nuclear por fonte de 13,8%. A tecnologia nuclear perigosa e j causou acidentes graves como em Chernobyl (Ucrnia), Three Mile Island (EUA), Goinia (Brasil) e, atualmente, Fukushima (Japo). No primeiro caso, o acidente ocorreu no dia 26 de abril de 1986 em Chernobyl, aonde o quarto reator da usina nuclear sofreu uma exploso de vapor que resultou em um incndio e em uma serie de exploses adicionais, causando um derretimento nuclear. Cerca de 31 pessoas morreram na exploso e durante o combate ao incndio. Outras centenas faleceram depois, por causa da exposio aguda radioatividade, que deixou cerca de 5 milhes de hectares de terra inutilizados, num grau 400 vezes maior que o da bomba de Hiroshima. No caso de Three Mile Island, na Pensilvnia, ocorreu o derretimento de um ncleo do reator, o mais grave tipo de acidente nuclear, causado por uma bolha de vapor existente dentro do reator, que poderia aumentar de tamanho medida que as presses internas fossem relaxadas, deixando o ncleo sem a gua vital para seu resfriamento e fazendo com que nuvens de partculas radioativas escapassem do reator para a atmosfera. Neste caso, a estrutura de concreto impediu que a radiao escapasse para o ambiente, evitando conseqncias graves, como mortos, feridos, ou problemas no meio ambiente. Em Goinia, Capital de Gois, Catadores de papel, em busca de sucatas que pudessem ser vendidas a um ferro velho, invadiram o antigo Instituto Goiano de Radiologia, e levaram para casa uma cpsula contendo istopos csio 137, retirada de um aparelho abandonado que era utilizado para fazer radioterapia. O problema surgiu quando eles violaram a capsula, que at ento era blindada, e tiveram contato com o elemento radioativo. Aps a violao da capsula, pessoas, animais, superfcies e quase tudo o que estava nas adjacncias sofreram irradiao e foram contaminadas pelo csio 137. Esse acidente gerou quatro mortes, dezenas de vtimas graves e cerca de 13,4 toneladas de dejetos radioativos. J o desastre em Fukushima, ocorreu no dia 12 de Maro de 2011 no Japo, graas a um corte de energia causado por um terremoto, que interrompeu o sistema que esfria os reatores. O sistema de emergncia comeou a operar, mas foi danificado por um tsunami. A radiao na

Pg. 26

usina chega a ser 20 vezes maior do que os ndices normais a que so expostos os funcionrios do setor nuclear. Estima-se que pelo menos 190 pessoas foram expostas radiao, mas esse nmero pode ser muito maior. Cerca de 210 mil pessoas foram retiradas de uma rea de 20 km no entorno de Fukushima por precauo. Aps o acidente ocorrido na usina nuclear de Fukushima, autoridades em diversas partes do mundo resolveram rever a construo e funcionamento de suas usinas nucleares. Pases europeus foram os primeiros a suspenderem temporariamente projetos nucleares. Pessoas expostas radiao podem ter seqelas graves, como delrios, convulses, catarata, ulceras bucais, nuseas, vmitos, esterilidade e danos aos filhos que o individuo possa vir a ter, hemorragias e comprometimento do sistema imunolgico, ruptura dos vasos sanguneos, morte causados por danos cerebrais ou infeces intestinais, danos ao feto como retardo mental. O Iodo, o estrncio90 e o csio so alguns dos poluentes mais prejudiciais para a sade humana, pois aumentam o diagnostico de todo tipo de cncer e diminuem a imunidade do organismo. A principal via de contagio a inalao. A unidade de medida da intensidade de radiao o Gray (Gy) que quantifica a dose absorvida pelo tecido vivo. Um Gray equivale absoro de um joule de energia ionizante por um quilograma de material propagado. Ao superar a marca de 6 Grays, a pessoa contaminada morre em poucos dias ou at em poucas horas, j que os efeitos da radiao so acumulativos. A contaminao nuclear se deposita no solo e no mar e se incorpora cadeia alimentcia dos seres vivos mediante um processo de bioacumulao que atinge plantas, animais e seres humanos. A energia nuclear torna-se mais uma opo para atender com eficcia demanda energtica no mundo moderno. Porm, seu uso de forma errnea pode vir a ser um atentado contra a paz mundial. Alguns pases desenvolveram tecnologias capazes de utilizar a energia nuclear como forma de destruio. Uma bomba atmica uma arma explosiva cuja energia deriva de uma reao nuclear e tem um poder destrutivo imenso. Uma nica bomba capaz de destruir uma cidade inteira. Para a confeco de bombas nucleares necessrio um enriquecimento superior a 90%. Bombas atmicas s foram usadas duas vezes em guerra, pelos Estados Unidos contra o Japo nas cidades de Hiroshima e Nagasaki, durante a Segunda Guerra Mundial. Mais de 100 mil pessoas morreram nos ataques de 6 a 9 de Agosto de 1945 e outros milhares morreriam nos anos seguintes sofrendo de complicaes causadas pela radiao. No entanto, vrios pases j usaram essas bombas centenas de vezes em testes nucleares.

Pg. 27

08) Hidreltrica
Por: Tas Tracz.

O que ? A energia hidreltrica a obteno de energia eltrica atravs do aproveitamento do potencial hidrulico de um rio. Para que esse processo seja realizado necessria a construo de usinas em rios que possuam elevado volume de gua e que apresentem desnveis em seu curso. Histria: O uso da fora das guas para gerar energia bastante antigo e comeou com a utilizao das chamadas noras, ou rodas dgua do tipo horizontal, que atravs da ao direta de uma queda dgua produz energia mecnica e so usadas desde o sculo I a.C.. A partir do sculo XVIII, com o surgimento de tecnologias como o motor, o dnamo, a lmpada e a turbina hidrulica, foi possvel converter a energia mecnica em eletricidade. Mas o acionamento do primeiro sistema de converso de hidroenergia em energia eltrica do mundo ocorreria somente em 1897 quando entrou em funcionamento a hidreltrica de Nigara Falls (EUA). De l para c o modelo praticamente o mesmo, com mudanas apenas nas tecnologias que permitem maior eficincia e confiabilidade do sistema. Hoje a eficincia mdia das usinas espalhadas no mundo de 95%. Como produzida? A fora da gua em movimento conhecida como energia potencial, essa gua passa por tubulaes da usina com muita fora e velocidade, realizando a movimentao das turbinas. Nesse processo, ocorre a transformao de energia potencial (energia da gua) em energia mecnica (movimento das turbinas). As turbinas em movimento esto conectadas a um gerador, que responsvel pela transformao da energia mecnica em energia eltrica.

Os cursos de gua podem ser utilizados de duas maneiras. A gua pode ser forada a acumular-se numa barragem e posteriormente, ao abrirem-se as comportas desta a gua passa pelas turbinas e esta energia mecnica transformada em energia eltrica. O curso de gua pode tambm ser obrigado, atravs de diques a passar pelas turbinas, fazendo com que as lminas girem e haja produo de energia

Pg. 28

No Mundo: Cerca de 20% da energia eltrica gerada no mundo todo proveniente de hidreltricas. Esses dados s no so maiores pelo fato de poucos pases apresentarem as condies naturais para a instalao de usinas hidreltricas. As naes que possuem grande potencial hidrulico so os Estados Unidos, Canad, Brasil, Rssia e China. No Brasil: Uma usina hidreltrica, no Brasil, pode ser classificada de acordo com a sua potncia de gerao de energia em dois tipos principais: as PCH (Pequenas Centrais Hidreltricas) que produzem de 1MW a 30 MW e possui um reservatrio com rea inferior a 3 km (Resoluo ANEEL N. 394/98), e as GCH (Grandes Centrais Hidroeltricas) que produzem acima de 30 MW. No nosso pas, em setembro de 2008, eram 158 usinas em funcionamento, outras 9 usinas em construo e 26 outorgadas (com permisso para serem construdas). Atualmente a que causa mais polmicas a usina de Belo Monte - que ser instalada na bacia do Rio Xingu - devido aos grandes impactos socioambientais que ela pode causar. O Brasil ainda tem grandes chances de construir mais usinas, seu potencial hidrulico reconhecido como o terceiro maior do mundo, ficando atrs apenas da Rssia e da China. Veja na tabela abaixo a repartio do potencial hidreltrico, das mais importantes bacias hidrogrficas do Brasil. Potencial hidreltrico por bacia hidrogrfica Bacia do Amazonas Bacia do Tocantins Bacia do Paran Bacia do So Francisco Bacia do Uruguai Atlntico Sudeste Atlntico Sul Atlntico Leste Total do Brasil Potencial (MW) 106 051 26 847 61 400 26 622 15 123 14 528 9 599 3 115 263 285

A energia hidrulica suporta todas as necessidades brasileiras em relao eletricidade, porm, para que isso ocorra de forma correta, deve haver novas construes de usinas. Um dado atual e importante para nosso pas o que foi revelado na 10 edio do BEN, que no Brasil, mais de 76% da oferta de energia provm da fonte hidroeltrica.

Pg. 29

Custo-Benefcio: De fato as usinas hidreltricas so uma fonte renovvel de energia, mas isso no significa que sejam ambientalmente corretas e nem que so menos nocivas que outras fontes unanimemente nocivas. Est ao alcance de todos saber das vantagens da utilizao dessa fonte, exemplos delas so que: h produo de energia eltrica sem a necessidade de poluio, a reteno da gua das represas e reas alagadas permitem que ela possa ser utilizada, se potvel, para fins variados (rega, turismo, por exemplo), alm de possvel regulao do fluxo de inundaes de um rio e delas obterem 95 por cento de eficcia. O investimento inicial e os custos de manuteno so elevados, porm, o custo do combustvel (gua) nulo. Apesar de ser uma fonte de energia renovvel e no emitir poluentes, a energia hidreltrica no est isenta de impactos ambientais e sociais. A inundao de reas para a construo de barragens gera problemas de realocao das populaes ribeirinhas, comunidades indgenas e pequenos agricultores, alm de poderem destruir parques arqueolgicos. Os principais impactos ambientais ocasionados pelo represamento da gua para a formao de imensos lagos artificiais so: a perda de solos agricultveis, destruio de extensas reas de vegetao natural, matas ciliares, o desmoronamento das margens, o assoreamento do leito dos rios, prejuzos fauna e flora locais, alteraes no regime hidrulico dos rios, possibilidades da transmisso de doenas, como esquistossomose e malria, extino de algumas espcies de peixes. Outro tpico a se destacar que normalmente as usinas hidreltricas so construdas em locais distantes dos centros consumidores, esse fato eleva os valores do transporte de energia, que transmitida por fios at as cidades. Uma tentativa de minimizar os impactos das hidreltricas a substituio dos grandes empreendimentos por pequenas centrais hidreltricas (PCH), porm esse ainda um tema bastante controverso j que mesmo que em menor escala, as PCHs tambm causam impactos. Itaipu: a Usina hidreltrica Binacional, pertencente ao Brasil e ao Paraguai. Est instalada no Rio Paran, na fronteira entre os dois pases, no lado brasileiro est na cidade de foz do Iguau, e do lado paraguaio Ciudad del Este. A Usina de Itaipu resultado de intensas negociaes entre os dois pases durante a dcada de 1960 e o Tratado que deu origem usina foi assinado em 1973, as obras comearam em janeiro de 1975. A energia da Itaipu responde por 20% da demanda nacional e 95% da demanda paraguaia de energia eltrica. Construo O curso do rio Paran - stimo maior do mundo - foi deslocado com 50 milhes de toneladas de terra e rocha. A quantidade de concreto usado para construir a usina seria suficiente para construir 210 estdios Maracan. O ferro e o ao utilizados permitiriam a construo de

Pg. 30

380 Torres Eiffel. O volume de escavao de terra e rocha em Itaipu 8,5 vezes maior que o do Eurotnel e o volume de concreto 15 vezes maior. A sua construo envolveu o trabalho direto de 40 mil pessoas. Uma rea de 1500 km2 de florestas e terras agriculturveis foi inundada. Semanas antes do preenchimento do reservatrio, foi realizada uma operao de salvamento dos animais selvagens e 4500 foram salvos. Foi necessria a desapropriao de 42.444 pessoas Gerao e barragem O comprimento total da barragem 7.919 m. A elevao da crista de 225 m. A vazo mxima do vertedouro 62,2 m/s. A vazo de duas turbinas de Itaipu - 700 m/s. O Brasil teria que queimar 536 mil barris de petrleo por dia para gerar em usinas termeltricas a potncia de Itaipu. A barragem principal o que equivalente a um prdio de 65 andares. Em 5 de maio de 1984, entrou em operao a primeira unidade geradora de Itaipu. As 20 unidades geradoras foram sendo instaladas ao ritmo de duas a trs por ano. As duas ltimas unidades de gerao de energia comearam a funcionar entre setembro de 2006 e maro 2007, elevando a capacidade instalada para 14.000 MW, concluindo a usina. Trs Gargantas: Desde 2009 ela tomou o trono da Itaipu de maior usina do mundo. Deixou submerso 13 cidades, 4500 aldeias e 162 stios arqueolgicos importantssimos para a China. Sem contar os impactos sobre a flora, fauna, solo, alteraes do microclima da regio e ciclo hidrolgico. 1 milho e 200 mil pessoas foram remanejadas. O lago tem reservatrio de quase 600 km de comprimento. O nvel da gua j subiu 140 metros e templos, stios arqueolgicos e vilas milenares j esto submersos. O custo total do projeto de 24.5 bilhes de dlares. Barragem 181 metros de altura. As 26 turbinas devero gerar 18.200 megawatts.

Usina hidreltrica Itaipu

Usina Hidreltrica de Trs Gargantas sendo construda

Pg. 31

09) Mars
Por: Tas Tracz.

Dois tipos de energia maremotriz podem ser obtidas: energia cintica das correntes e energia potencial pela diferena de altura entre as mars alta e baixa. Todos os dias observa-se que o nvel do mar no o mesmo. Esse fenmeno - movimento de subida e descida das guas - recebe o nome de mar. As mars so influenciadas pela fora gravitacional do Sol e da Lua. essa diferena de nvel que temos aproximadamente a cada 12 horas. A energia que pode ser captada a partir das mars se faz de modo semelhante ao aproveitamento hidroeltrico, que consiste em: Um reservatrio junto ao mar, atravs da construo de uma barragem, e Casa de fora (turbina + gerador). O aproveitamento feito nos dois sentidos: na mar alta a gua enche o reservatrio, passando atravs da turbina, e produzindo energia eltrica, na mar baixa a gua esvazia o reservatrio, passando novamente atravs da turbina, agora em sentido contrrio ao do enchimento, e produzindo energia eltrica. Este tipo de energia gera eletricidade em alguns pases, tais como: Frana (onde se localiza a pioneira La Rance), Japo e Inglaterra. Na Frana, 1967, os franceses construram a primeira central mareomotriz (ou mar motriz, ou mar eltrica), ligada rede nacional de transmisso. Uma barragem de 750 metros de comprimento, equipada com 24 turbinas, fecha a foz do rio Rance, na Bretanha, noroeste da Frana. Com a potncia de 240 megawatts (MW), suficiente para a demanda de uma cidade com 200 mil habitantes. No Brasil, temos grande amplitude das mars em So Lus - Baa de So Marcos, no Maranho - com 6,8 metros e em Tutia com 5,6 metros, tambm nos esturios do Rio Bacanga (So Lus -MA- mars de at 7 metros) e a Ilha de Marac (AP - mars de at 11 metros). Infelizmente, nessas regies a topografia do litoral no favorece a construo econmica de reservatrios, o que impede seu aproveitamento. Vantagens e Desvantagens: O ciclo de mars de 12 horas e meia, e o ciclo quinzenal de amplitudes mxima e mnima apresentam problemas para que seja mantido um fornecimento regular de energia. A energia das mars pode ser aproveitada onde existem mars, com grande diferena de nvel ( 5,5 m) da mar baixa para mar alta e onde o litoral apresenta condies para construo econmica do reservatrio.

Pg.32

10) Correntes Martimas


Por: Tas Tracz.

As correntes martimas so movimentos de grandes massas de gua dentro de um oceano ou mar. Tal qual a circulao dos ventos, as correntes martimas tm a caracterstica de influenciar o clima das regies em que atuam, possuem direes e constncias bem definidas.
Elas so provocadas por um aquecimento no homogneo das camadas superficiais dos oceanos pela radiao solar. As correntes carregam energias cinticas em quantidades considerveis, so densas, e difceis de explorar, sendo os melhores lugares para explorao os Estreitos (exemplo. Estreito de Gibraltar). Seu sistema de produo semelhante a de usinas hidreltricas, onde a gua impulsiona as hlices que esto ligadas a um gerador, este converte a energia mecnica em eltrica.

Como as correntes martimas so originadas em parte pela ao dos ventos, sua energia cintica menor que a deles, porm, como sua densidade cerca de 800 vezes maior, um sistema de energia elica precisa ser vrias vezes maior que um sistema que retira energia das correntes martimas para gerar a mesma quantidade de energia.
Diante da costa da Florida, a Corrente do Golfo particularmente densa e poderia servir para acionar geradores de corrente; a velocidade da corrente aproximadamente 30 Km/h, antes da costa atinge cerca de 10Km/h, calcula-se que com 50 turbinas de 150 metros de dimetro cada uma, seria possvel produzir uma potncia de 20 000 MW, ou 20 vezes a potncia de uma grande central convencional.

SeaGen o nome dado ao conversor de energia martima de 1,2 MW que foi instalado em Stang Ford Lough, Irlanda, em 2007. Com 41 metros de altura, a turbina gira cerca de 12 vezes por minuto devido ao movimento da gua causado pelas correntes martimas. Essa velocidade extremamente baixa para causar algum dano vida marinha, mas suficiente para gerar 1,2 megawatts e abastecer 1.000 casas. Esse tipo de obteno energtica de fcil implantao, traz pouqussimos impactos ambientais, porm ainda est em fase de desenvolvimento.

Pg. 33

11) Ondas
Por: Tas Tracz.

As ondas se formam a partir da ao dos ventos sobre a superfcie do mar. Uma vez formadas, as ondas viajam pelo alto - mar at encontrar as guas comparativamente mais rasas, prximas terra. Nesse encontro, a base das ondas comea a sofrer certa resistncia. Isso faz aumentar sua altura. medida que o fundo se torna mais raso, a crista da onda, que no est sujeita a essa resistncia, tende a prosseguir com maior velocidade. E a onda quebra. Se o fundo do mar rochoso, como no Hava, as ondas alcanam grande altura; j na areia, a energia absorvida, do que resultam ondas menores. A energia das ondas - onde no a gua que cria a energia, mas o ar que a gua desloca tambm conhecida como energia de marola se destaca entre uma das fontes de energia de alta qualidade, pois se apresenta sob forma mecnica, podendo ser convertida em eletricidade sem o gs sofrer algum tipo e alterao em sua estrutura. A explorao da enorme reserva energtica das ondas representa um domnio de inovao, onde quase tudo ainda est por fazer - pesquisas aprofundadas so feitas principalmente na Europa. Em teoria, se fosse possvel equipar os litorais do planeta com conversores energticos, as centrais eltricas existentes poderiam ser desativadas. Uma estao de energia de onda, na ilha escocesa Islay, tem fornecido eletricidade desde 2001. A maioria dos projetos usam o mesmo princpio e a tecnologia simples: A fbrica consiste de um reservatrio no formato de um cano oco que alcana a superfcie da gua. O nvel de gua aumenta e cai com as ondas e o ar ou lquido nos canos empurrado para cima ou sugado para baixo. O ar corre, o que cria fora para as turbinas Wells, que receberam o nome do seu inventor. Estas turbinas virando sempre na mesma direo seja com corrente de ar para dentro ou para fora. A energia mecnica da turbina transformada em energia eltrica atravs do gerador. Quando a onda se desfaz e a gua recua o ar desloca-se em sentido contrrio passando novamente pela turbina entrando na cmara por comportas especiais normalmente fechadas. Dessa forma, o Limpet 500, de Islav, produz 500 quilowatts, o suficiente para cerca de 400 residncias.

No Mundo: Central Experimental de Kaimei: uma balsa de 80 por 12 metros, equipada com turbinas verticais, funciona desde 1979 em frente da costa japonesa, produzindo 2 MW de potncia; Na Noruega, foi construda em 1985 uma minicentral numa ilha perto da cidade de Bergen, na costa Oeste. Ao contrrio do sistema japons, o equipamento no flutua no mar, mas est encravado numa escarpa. Produz 0,5 MW, o suficiente para abastecer uma vila de cinqenta casas.

Pg. 34

Em setembro de 2008 foi lanado o Parque de Ondas da Aguadoura, na Pvoa de Varzim- Portugal -, e o primeiro parque mundial de aproveitamento da energia das ondas. Este projecto ir, inicialmente, gerar energia utilizando trs conversores Pelamis Wave Energy, as quais so estruturas cilndricas articuladas, semi-submersas e compostas por seces ligadas por juntas articuladas. As mquinas tm um comprimento total de aproximadamente 142 metros e um dimetro de 3,5 metros, pesando cada uma aproximadamente 700 toneladas. Em cada um dos trs mdulos de potncia existem dois geradores com potncia nominal de 125 kW. Cada mquina tem assim uma potncia global de 750 kW. Nesta primeira fase, o investimento total corresponde a cerca de 9 milhes de euros. A segunda fase do projecto ser a de produo e instalao de outras 25 mquinas com objectivo de aumentar a capacidade instalada at 21 MW. Os geradores esto localizados a cerca de trs milhas da costa. Uma vez concludo o projecto, espera-se responder procura mdia anual de electricidade de cerca de 15 mil famlias, evitando a emisso de mais de 60 mil toneladas/ano de emisses de dixido de carbono em centrais convencionais.

No Brasil: O Cear saiu na frente na utilizao da energia gerada pelas ondas do mar. A grande desvantagem a oscilao do sistema, uma vez que o fornecimento no contnuo e depende de aes naturais, como o vento para produzir as ondas. Alm disso, as centrais de captao requerem cuidados especiais: as instalaes no podem interferir na navegao e tm que ser resistentes s tempestades, ao mesmo tempo em que devem ser sensveis para captar energia de ondas de amplitudes variveis. A usina de ondas do Cera a primeira instalada na Amrica Latina e ter produo mdia de energia de 100KW, e teve investimento de R$ 12 milhes dos governos estadual e federal. A maioria das instalaes de Centrais de energia j existentes so de potncia reduzida, situando-se no alto mar ou junto costa, e para fornecimento de energia eltrica a faris isolados ou carregamento de baterias de bias de sinalizao. As instalaes de centrais de potncia mdia, apenas so interessantes economicamente em casos especiais de geometria da costa. O nmero de locais no mundo em que esta situao ocorre reduzido. Pases como Frana, Japo e Inglaterra e Portugal j utilizam este tipo de energia, que tem como caracterstica principal o fato de ser totalmente limpa e renovvel.

Pg.35

12) Biomassa
Por: Leandro Vilar e Leoni Vilar

Biomassa um material constitudo por substncias de origem orgnica. Com plantas e animais so biomassa. A utilizao como combustvel pode ser feita a partir de sua forma bruta, como madeira, produtos de resduos agrcolas, resduos florestais, resduos pecurios, excrementos de animais e at mesmo lixo. A principal divergncia quanto as fontes fsseis de energia, como o petrleo e o carvo mineral, que a biomassa renovvel em curto intervalo de tempo. A experincia do Brasil no se limita ao setor de transportes. O setor de energia eltrica tem sido beneficiado com a injeo de energia gerada em usinas de lcool e acar, a partir da queima de bagao e palha da cana. Outros resduos, como palha de arroz ou serragem de madeira, alimentam algumas termeltricas. O vinhoto, resduo do caldo de cana, retirado na fase de decantao, antes despejado nos rios, vem sendo agora reaproveitado como adubo em algumas propriedades. Na siderurgia, experincias anteriores mostraram ser possvel a utilizao do carvo vegetal de madeira plantada para a produo do ao, ou seja, a utilizao de florestas energticas sustentveis.A gerao de biomassa para obteno de energia eltrica utilizado principalmente em usinas de sucroalcooleiras, na qual reaproveitam o bagao da cana que possui apenas 50% de umidade como combustvel de caldeiras. Biocombustvel e Biomassa: Biocombustveis so provenientes de biomassa renovvel que podem trocar, parcial ou totalmente, combustveis derivados de petrleo e gs natural em motores a combusto ou em outra variedade de obteno de energia. Os principais biocombustveis lquidos usados no Brasil so o etanol, removido de canade-acar e, em escala crescente, o biodiesel, que obtido a partir de leos vegetais ou de gorduras animais e adicionado ao diesel de petrleo em quantias variveis. Segundo dados da ANP (Agencia Nacional de Petrleo, Gs Natural e Biocombustveis), no mundo 86% da energia provem de origens energticas no renovveis, porm no Brasil cerca de 45% da energia e 18% dos combustveis consumidos so de origem renovveis. Pioneiro mundial no uso de bicombustveis, o Brasil alcanou uma posio invejada por muitas naes que visam fontes renovveis de energia, como alternativas estratgicas ao cada vez mais escasso e valorizado petrleo. O governo Brasileiro e os Biocombustveis: Ao longo dos anos o governo brasileiro gerou vrios incentivos e medidas que tende a promover a utilizao e a produo dos bicombustveis no pas. Foram constantes as interferncias do governo para promover os biocombustveis, principalmente aps a crise do petrleo, na dcada de 1970, onde o governo brasileiro criou o programa Pr-lcool, temos como exemplo tambm a obrigatoriedade da gasolina conter o etanol. Nas ltimas dcadas o Brasil passou a utilizar o gasonol - mistura de gasolina e etanol, no lugar da gasolina sem aditivos. A inteno diminuir o impacto ambiental e econmico devido a instabilidade do mercado internacional de petrleo e ainda reduzir os danos ao meio ambiente

Pg.36

provocado pela queima da gasolina, pois o etanol, pode reduzir a interferncia no meio ambiente uma vez que provem de plantas (cana-de-acar, batatas, gros). O governo brasileiro atribuiu a ANP (Agncia Nacional do Petrleo, Gs Natural e Biocombustveis) a responsabilidade de especificar e fiscalizar a qualidade dos biocombustveis e garantir o abastecimento do mercado, em defesa do interesse dos consumidores. A Agncia tambm executa e auxilia nas diretrizes do Conselho Nacional de Poltica Energtica para os biocombustveis. No caso do etanol, a ANP determina a especificao do produto, monitora e fiscaliza sua comercializao nos postos de gasolina em todo o Pas.No caso do biodiesel, a ANP tem as funes de estabelecer as normas regulatrias, autorizar e fiscalizar as atividades relacionadas produo, armazenagem, importao, exportao, distribuio, revenda e comercializao. Danos ao Meio Ambiente Os biocombustveis poluem menos por produzirem uma quantidade inferior de compostos qumicos que os combustveis fsseis durante a combusto dos motores e tambm devido a sua origem o seu processo de produo tende a ser mais limpo. A utilizao do etanol avaliada como um dos principais mtodos de ao contra o aquecimento global, uma vez que reduz as emisses de gs carbnico (CO2). Parte do CO2 emitido pelos veculos movidos a etanol reabsorvido pelas plantaes de cana-de-acar. Isso faz com que as emisses do CO2 sejam parcialmente compensadas. Em uma anlise geral o etanol extrado da cana-de-acar no Brasil produzido de maneira sustentvel, nos aspectos sociais, econmicos e ambientais, demonstrando ser a melhor e mais avanada opo existente para produo de biocombustveis em larga escala. Porm importante ressaltar que estas anlises levam em considerao apenas a produo do etanol sem a queima da palha da cana-de-acar antes da colheita uma vez que caso haja esta situao a emisso de gases poluentes resultam em prejuzos durante a produo, devido aos danos ao meio ambiente e aos trabalhadores que manipularam o corte da cana (caso no seja feita a colheita mecanizada). J o biodiesel comparado com o diesel de petrleo, tem grandes vantagens ambientais. Segundo estudos do National Biodiesel Board (associao que representa a indstria de biodiesel nos Estados Unidos) a queima de biodiesel pode emitir em mdia 48% menos monxido de carbono; 47% menos material particulado (que penetra nos pulmes); 67% menos hidrocarbonetos. No Brasil, a produo de biodiesel ainda ocorre em pequena escala, embora seja uma das grandes apostas na corrida pela auto-suficincia energtica. O pas conta com grandes reas agricultveis e uma combinao entre o cultivo de oleaginosas, como a soja, e a produo de lcool etanol, ambos usados na reao que permite produzir o biodiesel. Atualmente o Brasil conta com mais de 40 indstrias que produzem biodiesel e vrios projetos de novas usinas em andamento. A expectativa que o pas seja capaz de produzir 1,12 bilho de litros de biodiesel por ano. Apesar de tantas vantagens, o emprego da biomassa em grande escala necessita cuidados para que a sua utilizao sem planejamento no traga impactos ambientais graves, como a destruio de fauna e flora, contaminao do solo e mananciais de gua por uso de adubos e defensivos com manejo inadequado, desenvolvimento de desertos pelo corte no planejado ou descontrolado de rvores; destruio do solo pela eroso; poluio da prpria queima da biomassa e a emisso de gases txicos.

Pg.37

As novas fontes de energia talvez no sejam ainda capazes de substituir totalmente as fontes mais tradicionalmente utilizadas, mas representam uma sada econmica significativa, que certamente poder contribuir para evitar o esgotamento das fontes de energia no-renovveis.

Pg. 38

13) Biodiesel
Por: Leandro Vilar e Leoni Vilar

As constantes crises e tenses no setor petrolfero tornam importante a utilizao de derivados da biomassa, como lcool, gs de madeira, biogs, leos vegetais e madeira nos motores de combusto. Hoje no cenrio mundial com o custo alto do petrleo e as presses pela defesa do meio ambiente, vm transformando os bicombustveis em uma grande e excelente sada para a substituio de combustveis de origem fsseis. O biodiesel pode ser produzido partir de leos vegetais, gorduras animais e at sobras de leos de frituras. Quando este leo chega ao consumidor final est em propores variadas, como um leo B3,indica que h 3% de biodiesel para 97% de diesel fssil. Desde 1 de janeiro de 2010, o leo diesel comercializado em todo o Brasil deve ser B5(BX), ou seja, conter 5% de biodiesel. Esta regra foi estabelecida pela Resoluo n 6/2009 do Conselho Nacional de Poltica Energtica (CNPE), publicada no Dirio Oficial da Unio (DOU) em 26 de outubro de 2009, que aumentou de 4% para 5% o percentual obrigatrio de mistura de biodiesel ao leo diesel. E a idia de progresso sobre este percentual de diesel continua evidente por parte do governo. O biodiesel um combustvel que produzido por transformaes qumicas podendo utilizar-se leos vegetais ou de gorduras animais. Vrias espcies de vegetais podem ser usadas na produo do biodiesel, entre elas soja, dend, girassol, babau, amendoim, mamona e pinhomanso. Para se tornar compatvel com os motores a diesel, o leo vegetal precisa passar por um processo qumico chamado transesterificao. A Transesterificao uma separao da glicerina do leo vegetal. Cerca de 20% de uma molcula de leo vegetal formada por glicerina. A glicerina torna o leo mais denso e viscoso. Durante o processo de transesterificao, a glicerina removida do leo vegetal, deixando o leo mais fino e reduzindo a viscosidade e removendo a gua que resultam na melhora da queima do combustvel.

Em 2009 o montante de B100 produzido no pas atingiu 1.608.053 m3 contra 1.167.128 m3 do ano anterior. Com isto, verificou-se aumento de 37,8% no biodiesel disponibilizado no mercado interno. No decorrer do primeiro semestre de 2009 o percentual de B100 adicionado compulsoriamente ao diesel mineral foi de 3%, aumentando para 4% no dia 1o de julho. At o final de 2009 foi mantido o mesmo percentual na mistura. A ANP realiza, desde 2005, os leiles de biodiesel. Nos leiles, refinarias compram o biodiesel para mistur-lo ao diesel derivado do petrleo. O objetivo inicial dos leiles foi gerar mercado e, desse modo, estimular a produo de biodiesel em quantidade suficiente para que refinarias e distribuidores pudessem compor a mistura (BX) determinada por lei. Os leiles continuam sendo realizados para assegurar que todo o leo diesel comercializado no pas contenha o percentual de biodiesel determinado em lei. A produo e o uso do biodiesel no Brasil propiciam o desenvolvimento de uma fonte energtica sustentvel sob os aspectos ambiental, econmico e social e tambm trazem a perspectiva da reduo das importaes de leo diesel.

Pg.39

Pg. 40

14) Etanol
Por: Leandro Vilar e Leoni Vilar

Durante muito tempo, os derivados do petrleo eram mais baratos que qualquer outro tipo de combustvel, quando ocorreu a primeira crise mundial do petrleo, em 1973, o Brasil passou a praticar testes com produtos que pudessem substituir o petrleo e os seus derivados. Com este objetivo foi criado o Pro-lcool (1975), programa com incentivo do governo que promove a cana-de-acar como matria-prima para produzir etanol ou lcool etlico. A idia no era preservar o ambiente utilizando carros movidos a etanol, mas uma alternativa para compensar a alta da gasolina. O etanol, cuja frmula C2H5OH, um lcool incolor, solvel em gua e extrado atravs do processo de fermentao da sacarose, de produtos como a cana de acar, milho, uva e at mesmo da beterraba. O etanol como combustvel para automveis, acaba se tornando uma alternativa quanto a dependncia da gasolina. O Brasil vive um momento de crescimento na produo tanto de canade-acar, quanto de etanol e de acar, resultado da demanda cada vez maior por esses produtos. O mercado externo demonstra-se bastante promissor em relao ao futuro do lcool etlico combustvel. As metas estabelecidas pelo Protocolo de Kioto, juntamente com a forte elevao dos preos do petrleo despertaram o interesse internacional por combustveis produzidos a partir de fontes renovveis, particularmente a biomassa. Porm o acar vem se valorizado cada vez mais e se tornou mais vantajoso do que produzir o etanol. Produo do Etanol: A cana-de-acar no Brasil tem 90% da sua produo localizada na regio centro-sul, So Paulo o principal produtor de cana do pas possuindo cerca de 55% da colheita mecanizada, existe o compromisso entre as empresas e o governo de que at o ano 2017 todo o corte seja feito por mquinas. Normalmente a colheita feita de abril at dezembro quando as chuvas tem um volume menor.. Atualmente no Brasil se utiliza do etanol extrado da cana que produz cerca de 6.800 L por hectare, a beterraba europia produz cerca de 5.400 litros por hectare j o e milho utilizado nos Estados Unidos produz 3.000 litros por hectare. Aps a colheita da cana-de-acar so realizados testes para saber qual a capacidade de produo do vegetal antes que seja introduzido no processo de produo de acar ou etanol. Em todo o territrio nacional existem cerca de 430 usinas, sendo que a maioria delas possuem capacidade de produzir etanol ou acar. Desta forma a usina decide qual ser o seu produto levando em considerao as condies de mercado e aspectos tcnicos. Cada tonelada de cana produz cerca de 120 kg de acar e 1 tonelada produz pelo menos 85 litros de lcool. O Brasil o segundo maior produtor de etanol e s perde para os Estados Unidos, este ano a produo nacional chegar a 30 bilhes de litros.

Pg.41

Concluso
Fontes alternativas de energia, sem dvida, um tema muito interessante de pesquisar, ainda bem mais gratificante aprofundar nossos conhecimentos na rea em que vamos atuar, ou que estar intimamente ligada a ela, daqui a poucos anos. Ns, que fizemos este trabalho, chegamos concluso de que em meio de tantos degastes que o meio ambiente tem sofrido, com a melhora das economias mundiais e o aumento do capitalismo desenfreado, necessrio investir em fontes alternativas de energia mais limpas possveis tendo em vista de que o mundo precisa disso para - at um pouco incmodo dizer continuar existindo. Na escolha geral do grupo houve concordncia de que as fontes elica, fotovoltaica, das ondas, das correntes seriam as melhores a serem aplicadas ao redor do planeta, por terem impactos quase nulos e grade chance de boa produtividade. Porm estas citadas ou so caras ou ainda esto em fase de desenvolvimento cientfico. Destacamos que embora esteja longe dessas fontes citadas substiturem as outras tantas fontes espalhadas no mundo, mister que os estudos avancem - talvez cada dia mais consigamos desenvolver as outras fontes de tal maneira que seus impactos tambm sejam mnimos - e que os governos e empresas privadas se certifiquem, com muito cuidado, se energeticamente e financeiramente os meios de obteno que causem maiores impactos valham realmente a perda de mais um pedao do ecossistema estvel e de vida animal e vegetal balanceada do local. Em relao crise de combustveis, e liberao de gases na atmosfera, sabe-se que o etanol, principalmente brasileiro, se sobressai dentre as tecnologias espalhadas no mundo, e que este j est buscando interaes com o nosso pas para adquirirem o combustvel mais ecologicamente correto que existe. Temos sim que produzir energia, o mundo economicamente vivel para os humanos precisa disso, todavia isso possvel sem ganncia e egosmo. necessrio responsabilidade, cuidado e conscincia ambiental para podermos desenvolver naes e garantirmos um futuro tranquilo.

Pg. 42

Bibliografia
* http://ambientes.ambientebrasil.com.br/residuos/reciclagem/reciclagem.html * http://www.youtube.com/watch?v=GXadAG2NhlM * http://pt.wikipedia.org/wiki/Biog%C3%A1s * http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=010115040227 * http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0100-40422000000400018&script=sci_arttext * http://celulasdecombustivel.planetaclix.pt/index.html * http://carros.hsw.uol.com.br/celula-combustivel.htm * http://www.amda.org.br/objeto/arquivos/91.pdf * http://www.blue-sol.com/energia-solar-fotovoltaica.php * http://www.soliclima.com/pt/fotovoltaica.html * http://pt.wikipedia.org/wiki/Painel_solar_fotovoltaico * http://www.gstriatum.com/pt/o-que-e-e-como-obra-um-sistema-fotovoltaico/ * http://tecnocracia.com.br/94/agua-quente-para-todos/ * http://www.anp.gov.br/?pg=46147&m=&t1=&t2=&t3=&t4=&ar=&ps=&cachebust= 1301770144558 * http://www.unica.com.br/content/default.asp?cchCode={C2B8C535-736F-406B-BEB25D12B834EF59} * http://www.greenpeace.org/brasil/PageFiles/3663/cenario_brasileiro.pdf * http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/educacao/conteudo_224740.shtml * http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/fontes-alternativas-de-energia/index.php * https://ben.epe.gov.br/downloads/Relatorio_Final_BEN_2010.pdf * http://www.energiasrenovaveis.com/images/upload/flash/animacomofunciona/geo 18.swf * http://pt.wikipedia.org/wiki/Energia_geot%C3%A9rmica * http://pt.wikipedia.org/wiki/Estrutura_interna_da_Terra * http://www.primeiroplano.org.br/index.asp?dep=13&pg=470 * http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=17462&op=all * Documentrio NatGeo - O Poder da Energia Geotrmica * Documentrio EITGEIST: MOVING FORWARD * http://www.biodieselbr.com/energia/nuclear/fissao-nuclear.htm * http://www.biodieselbr.com/energia/nuclear/energia-nuclear.htm * http://www.biodieselbr.com/energia/alternativa/energia-renovavel.htm * http://www.brasilescola.com/geografia/energia-nuclear.htm * http://www.coladaweb.com/geografia/fontes-de-energia/energia-nuclear * http://www.mundovestibular.com.br/articles/4580/1/O-CESIO-137-E-O-ACIDENTENUCLEAR-EM-GOIANIA/Paacutegina1.html * www.cnen.gov.br/cnen_99/educar/energia.htm#porque * www.comciencia.br/reportagens/nuclear/nuclear02.htm * www.projectpioneer.com/mars/how/energiapt.htm * www.educacional.com.br/noticiacomentada/060426not01.as * www.energiatomica.hpg.ig.com.br/tmi.html * www.greenpeace.org.br/energia/?conteudo_id=627&sub_campanha=0&img=15 ww.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=chernobyl&btnG=Pesquisar&meta=lr%3Dlang_pt * http://oglobo.globo.com/especiais/bomba_atomica/default.htm * http://pt.wikipedia.org/wiki/Energia_nuclear

Pg. 43

* http:// pt.wikipedia.org/wiki/Bomba_at%C3%B4mica * http://www.domtotal.com/noticias/detalhes.php?notId=308882 * http://www.ciclovivo.com.br/noticia.php/2181/desastrejaponesfazeuropareversegurancaemusin asnucleares/ * http://pt.wikipedia.org/wiki/Acidente_nuclear_de_Chernobil * http://gabrielhbarbosa.wordpress.com/2011/03/17/consequencias-da-radiacao-nuclear/ * http://noticias.terra.com.br/mundo/asia/terremotonojapao/noticias/0,,OI4993871-EI17716,00Radiacao+nuclear+afeta+a+saude+e+o+meio+ambiente.html * http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/energia-hidreletrica.htm * http://www.infoescola.com/energia/usina-hidreletrica/ * http://www.brasilescola.com/geografia/energia-hidreletrica.htm * http://wikimapia.org/5637933/pt/Usina-Hidrel%C3%A9trica-de-Tr%C3%AAs-Gargantas * http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Threegorgesdamlocksviewfromvantagepoint.jpg * http://energyzar.blogspot.com/2010/06/usinas-pelo-mundo.html * http://www.apolo11.com/voltaaomundo.php?id=dat20050208-170257.inc * http://www.discoverybrasil.com/guia_tecnologia/energia_alternativa/energia_hidraulica/index. shtml * http://reciclapah.weebly.com/energia-hiacutedrica.html * http://pt.wikipedia.org/wiki/Usina_Hidrel%C3%A9trica_de_Itaipu * http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/energia-das-mares/index.php * http://pt.wikipedia.org/wiki/Energia_maremotriz * http://www.knowledge.allianz.com.br/br/media/gal_renewable_energy/index_11.html * http://energifisica.blogspot.com/ * http://ecotecnologia.wordpress.com/2007/11/22/correntes-martimas-para-a-gerao-de-energia/ * http://www.infoescola.com/geografia/corrente-maritima/ * http://www.cm-pvarzim.pt/groups/staff/conteudo/noticias/parque-de-ondas-da-agucadoura-japroduz-energia/ * http://www.apolo11.com/energias_alternativas.php?posic=dat_20100209-083152.inc * http://www.braselco.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=107%3Acearaprepara-area-para-usina-de-ondas&catid=4%3Anoticias&Itemid=4&lang=en * http://pt.wikipedia.org/wiki/Acidente_nuclear_de_Chernobil * http://www.domtotal.com/noticias/detalhes.php?notId=308882 * http://www.ciclovivo.com.br/noticia.php/2181/desastre_japones_faz_europa_rever_seguranca_ em_usinas_nucleares/ * http://vestibular.uol.com.br/atualidades/ult1685u237.jhtm * http://gabrielhbarbosa.wordpress.com/2011/03/17/consequencias-da-radiacao-nuclear/

You might also like