You are on page 1of 14

APRESENTAO TCNICA DO EQUIPAMENTO MQUINA HIDRULICA PARA FABRICAO DE BLOCOS DE ENCAIXE MODULAR COM UTILIZAO DO SOLO (ECOLGICO).

MODELO ECO MASTER 7000 TURBO MA Matriz Aquecida

MA (Matriz Aquecida): Desenvolvida especialmente para as regies muito midas e/ou onde o solo argiloso o composto, solo + cimento + umidade tende a se fixar com maior facilidade nas matrizes modeladoras, superiores e inferiores alterando os aspectos fsicos dos BLOCOS. Com a matriz aquecida temos a vantagem de melhorar o acabamento dos BLOCOS, facilitando a sua retirada, dando um acrscimo na produo; PRODUO: Dois (2) blocos por operao, com capacidade diria de at 4.000 unidades (sem interrupes no equipamento). Neste caso, estamos apontando quantidade de BLOCOS e no de TIJOLOS, no qual os BLOCOS utilizam bem menos unidades por metro quadrado (m), dando mais rendimento em metros quadrados por dia. Essa a grande diferena.

CICLO EM VAZIO: Resultado Obtido 2.712 ciclos completos em oito (8) horas. Como o equipamento produz dois BLOCOS de 30 X 15 X 14 por ciclo seriam possveis 5.424 blocos de produo sem intervalos durante as oito horas. Considerando que o ciclo em vazio nos orienta quanto produo mxima que poderemos obter do equipamento, uma vez que o ciclo foi considerado constante, sem interrupes de seus movimentos, carregamento da caixa molde e prensagem em vazio tendo como interface homem - mquina, somente um operador. Com estes dados, poderemos determinar os tempos que esto sendo utilizados, se estamos dentro de um padro rpido ou moroso. Como est a eficincia da equipe, na mistura, na carga do composto, no operador do equipamento, na retirada dos blocos. A morosidade por parte de um setor da equipe influenciar diretamente na produo.

COMPACTAO: (Potncia Hidrulica Nominal) at 32 Toneladas (trinta e duas toneladas) por prensagem. SISTEMA OPERACIONAL DE FABRICAO DOS BLOCOS: Por comando hidrulico feito atravs de duas alavancas, concebido para uma operao de carregamento hidrulico da caixa molde e outra que prensa e saca os blocos:

SISTEMA DE CARGA DO COMPOSTO E CILINDROS QUE DISPARAM OS BRAOS LATERAIS: O sistema de carga do composto e disparo dos braos est interligado ao mesmo sistema hidrulico, ou seja, a mesma alavanca do comando hidrulico aciona trs (03) cilindros. Um (01) da caixa de carga e dois (02) cilindros laterais que fazem o disparo dos braos, liberando a base mvel inferior para receber a carga do composto na caixa molde. SISTEMA CONJUGADO PARA PRENSAGEM E ELEVAO DOS BLOCOS: O sistema conjugado hidrulicomecnico na mesma operao ganha tempo, prensa e eleva os blocos ao nvel das mos para serem retirados. As operaes sucessivas e constantes aumentam a produo da mquina. MEDIDAS DOS BLOCOS: Comprimento 30 cm, Largura 15 cm, altura 14 cm. O comprimento e a largura dos blocos so dimenses fixas. A altura dos blocos a nica dimenso varivel. Est sujeita s caractersticas do solo e de seu teor de umidade. Solo mais argiloso ou com alto teor de umidade, influenciam diretamente na altura do bloco que poder sofrer diminuio, o que indica uma excelente compactao sendo assim, proporcionando economia no cimento, estes dois fatores sempre esto ligados, porm para manter sempre a altura padro de 14 a 10 cm de altura, o operador efetuar uma simples regulagem na mquina, deixando milimetrada a altura dos blocos.

QUANTIDADE DE BLOCOS POR (m): 23,81 unidades (30 x 15 x 14 altura) 25,65 unidades (30 x 15 x 13 altura) 27,33 unidades (30 x 15 x 12 altura) 30,31 unidades (30 x 15 x 11 altura) 33,33 unidades (30 x 15 x 10 altura) OPCIONAL KIT ALTURA: Desenvolvido para alturas definidas, para cada altura um kit sendo de 3 at 8 cm. A versatilidade do equipamento permite a troca rpida e fcil do acessrio para confeccionar tijolos e pisos que so sempre variveis entre 3 e 8 cm de altura. - Os Blocos diminuem o custo da obra pela metade em relao ao assentamento e rejunte, deixando-a ainda mais econmica.

MODELO DOS BLOCOS: Acompanha o equipamento matrizes modeladoras Padro da mquina, Superior, Inferior, Meio Bloco, canaleta com 4,5 cm de profundidade e Matrizes Modeladora da Caixa Molde para blocos modulares de encaixe. As trocas de matrizes so simples e rpidas. Para a matriz bloco canaleta somente inverter as matrizes e acoplar as matrizes canaleta. Para o Meio Bloco retira-se a superior e inferior e coloca a de meio bloco inferior e superior, no total so 12 matrizes modeladoras que acompanham o equipamento. O acabamento lateral dos blocos aparente dos dois lados com excelente aresta chanfradas de 6 x 6 milmetros.

LINHA DE MODELOS DE BLOCOS OPCIONAIS: Pela versatilidade do nosso equipamento temos Kits opcionais de matrizes modeladoras. Toda esta vantagem sem a necessidade de comprar outra mquina, mas sim comprando somente outras matrizes modeladoras inclusive da caixa molde, conforme as seguintes linhas de modelos:

EXEMPLO: Para paredes que recebero revestimento, os blocos indicados so os de um ou os dois lados lisos, dando uma enorme economia de material e mo de obra. Tais paredes ficaro lisas e podero receber acabamento direto como gesso, massa corrida, grafiato, pinturas a base de gua ou a leo, entre outros. Linha de Bloco Modular aparente dos dois lados: Bloco Modular, Meio Bloco, Bloco Canaleta com ou sem furo, Bloco de Coluna, Bloco Macio e Matrizes Modeladoras da Caixa Molde. Linha de Bloco Trilho: Intermedirio inferior e superior, Meio Bloco, Bloco Canaleta com ou sem furo, Bloco de Coluna, Bloco Macio, Matrizes Modeladoras da Caixa Molde e para um bom acabamento nas quinas das paredes recomendamos Bloco de Canto direito e esquerdo.

Linha de Blocos de Encaixe nas Quatro Faces: Esta linha possui os mesmos modelos da linha Modular e Trilho, mas ressaltamos que para esses modelos, essencial efetuar a troca da matriz modeladora da caixa molde.

Linha de Blocos de Um Lado Liso e Outro Lado Aparente: Disponvel para qualquer linha de Blocos.

Linha de Blocos Lisos dos Dois Lados: Disponvel para qualquer linha de tijolos. Linhas Diversas: O equipamento dentro de suas caractersticas e versatilidades sem a troca do mesmo adqua-se a novos modelos de blocos, tijolos e pisos, consulte nosso departamento tcnico para verificar a viabilidade. Linha de Pisos: Padro retangular em vrias opes de alturas, com diversas figuras em relevo na superfcie aparente, ou seja, redondo, liso, frisado ou com desenhos aprovados pelo departamento tcnico e de engenharia. A linha piso requer a troca da matriz modeladora da caixa molde.

MATRIZES MODELADORAS: Em ao micro fundido nodular que conhecido por sua ductilidade, com a vantagem de seu alto mdulo de elasticidade e resistncia mecnica, em combinao com resistncia a corroso e abraso, de fcil deslizamento, usinadas com preciso milimtricas, intercambiveis e de rpida troca.

CAIXA MOLDE: A mais verstil do mercado por possibilitar modelos variados de blocos, tijolos e pisos em um s equipamento, sem a necessidade da compra de outra mquina. Usinadas com preciso em Centro de Usinagem, seu interior recebe tratamento trmico e retificado. - A montagem efetuada dentro da mais alta tcnica e o controle de qualidade utiliza relgio comparador e esquadro de luz, garantindo as dimenses de projeto. A caixa molde composta de matrizes modeladoras intercambiveis possibilitando flexibilidades de formas e modelos diferentes dos blocos, tijolos e pisos prensados;

COLUNAS: Bipartidas, em ao especial usinadas em torno CNC, cromadas com cromo duro, a eletrodeposio do cromo duro reconhecida por prolongar a durabilidade das colunas sujeitas ao desgaste por abraso, bem como largamente aplicada em reas de repelncia a slidos, que o caso onde se utiliza solo e cimento;

SISTEMA HIDRULICO: Dotado de CORPO DE VLVULA HIDRULICO PRINCIPAL, tem como funo principal o aproveitamento da fora do motor e maior prensagem, aumentando a rapidez nos ciclos de acionamento dos pistes hidrulicos. Compe este sistema vlvula de ajuste de prensagem. O CORPO DE VLVULA HIDRULICO DE ACIONAMENTO VARIVEL tem a funo da diviso do fluxo do leo hidrulico, controla a atuao de trs cilindros simultaneamente e a velocidade dos pistes hidrulicos;

TRIPLA BOMBA HIDRULICA: leo hidrulico, fabricada com a mais moderna tecnologia, leve, compacta, silenciosa, alta prensagem, perfeitamente alinhada e acoplada ao motor eltrico por luva especial de acoplamento;

COMANDO HIDRULICO: De dupla ao utilizando-se de duas alavancas, dimensionado para atender as exigncias da mquina;

RESERVATRIO DE LEO HIDRULICO: Para leo hidrulico com capacidade nominal de 100 litros (60 litros para operao), dotado de visor de nvel e indicador de temperatura do leo, com tampa para limpeza superior e tampa para abastecimento de 2 polegadas, com suspiro e dreno na parte inferior;

FILTRO DE LEO MAGNTICO: A filtragem do leo hidrulico feito por filtro magntico, ele conhecido pela atuao eficaz na limpeza do leo magneticamente e pela sua durabilidade porque no precisa trocar com freqncia como acontece com outros tipos de filtros, mas sim, fazer limpeza de praxe;

SISTEMA DE RADIADOR (Arrefecimento): Composto por Duplo Radiador especialmente dimensionado, com defletores de ar e dois (02) eletro-ventilador acoplado ao defletor (o eletroventilador tem a finalidade de soprar o calor que o radiador dissipa). Este conjunto com ventilao forada estrategicamente instalado, protegidos por anteparos metlicos;

MANGUEIRAS HIDRULICAS: De alta presso, crimpadas a conexes metlicas normatizadas, seguras, resistentes e estanques;

MOTOR ELTRICO: 7,5 CV (5.52 kWatt), trifsico, 220 Volts, 60 Hz; 1.750 RPM, 4 plos, TEFC (Totalmente Fechado com Ventilador Externo). Para pases que utilizam motores com 50 HZ, favor informar no pedido;

COMANDO ELTRICO E PAINEL DE ACIONAMENTO: Conjunto completo montado em quadro de comando eltrico blindado, com placa mvel para montagem, proteo IP5, pintura eletrosttica, conforme normas vigentes ABNT/NBR/CE.

MEMORIAL DESCRITIVO: 01 Disjuntor geral de proteo do tipo DIN, 03 Disjuntor auxiliar de proteo tipo DIN, para proteo independente dos circuitos de aquecimento eltrico, coolers de refrigerao e comando eltrico geral. 01 Contator magntico, para comando e acionamento do motor eltrico principal. 01 Rele trmico de proteo para contator magntico com faixa de ajuste, para proteo do motor eltrico principal. 02 Contatoras magnticos, com bloco de contato auxiliar, para comando e proteo do acionamento principal. 01 Contator magntico, para comando e acionamento dos coolers de refrigerao. - 01 Contatator magntico, para comando e acionamento das resistncias de aquecimento eltrico. - 07 Sinalizadores de comando eletrnico, fazendo parte do sintico de identificao e controle. - 02 Chaves seletoras com duas posies liga / desliga, para acionamento dos coolers de refrigerao e resistncias de aquecimento eltrico. 01 Rele de estado slido de controle de tenso e temperatura, para controle das resistncias de aquecimento eltrico. 01 Boto de comando duplo com sinalizador, para acionamento do motor principal. 01 Boto de emergncia com trava. FORMA CONSTRUTIVA: Equipamento montado conforme as normas vigentes, assim como seus componentes, tendo como forma construtiva modular, utilizando cabo flex anti-chama; terminais pr - isolados de compresso; conectores tipo sak, trilhos para fixao rpida; canaleta plstica ventilada com tampa; abraadeiras plsticas para fixao e postes finais. Alimentao eltrica independente, podendo ter sua tenso alterada 220 / 380 / 440 volts, sendo seu circuito de comando eltrico 220 volts, independente de fcil alterao e modificao (para outras tenses ou caractersticas, favor consultar-nos previamente). SINALIZAO DE COMANDO: Sistema sintico de controle, operao e leitura de funes, tendo todos os movimentos / funes do equipamento, monitorados via sinalizadores de comando, sendo fcil a identificao de qualquer falha ocorrida no equipamento. PERIFRICOS / EQUIPAMENTO: circuitos independentes de alimentao e comando, de fcil acesso e identificao, utilizam-se pinos e tomadas blindadas para conexo; conduites flexveis protegidos atravs de MALHA METLICA EM AO INOX, de alta resistncia mecnica, proteo IP-55; caixa de

passagem blindada, com placa mvel para montagem, proteo IP-54, pintura eletrosttica; resistncias eltricas para aquecimento das ferramentas metlicas, com cabo eltrico para ligao com isoloo para alta temperatura e revestido por espaguete; sensores tipo micro fim de curso, coolers para refrigerao do trocador de calor de leo hidrulico SUPORTE INDEPENDENTE PARA QUADRO DE COMANDO ELTRICO PRINCIPAL: Suporte mvel confeccionado em tubos DIM e curva GALVANIZADA, quadro de comando parafusado no suporte conforme descrio acima, conduites flexvel de malha metlica em ao inox de 2 polegadas onde os 4 cabos eltricos passam, em suas extremidades com pinos (tomada) blindados com diferentes posio de encaixe para que na conexo dos mesmos no tenha falhas.

CONTROLADOR DE TEMPERATURA PARA MATRIZES AQUECIDAS: Com acionamento temporizado para a Matriz Aquecida superior e inferior, utilizando em cada uma, 2 pares de resistncias eltricas tipo cartucho, colocados na base das Matrizes para obter uma boa distribuio de calor. SENSOR DE FIM DE CURSO ELTRICO: Sistema de segurana intertravados nos circuitos das contatoras que desarmam (desligam) automaticamente o motor eltrico caso o cilindro da caixa carregadora e o cilindro-prensa forem atuados simultaneamente ou estejam fora de posio, protegendo as peas mveis da mquina.

CAIXA DEPSITO (Silo): Contm volume suficiente para a fabricao de at 75 blocos com 14 cm de altura, para alturas menores a capacidade aumentar, suas laterais afuniladas tm como caracterstica principal, proporcionar um eficiente e rpido deslizamento do composto (solo+cimento) ali depositado e por gravidade preencher a Caixa Carregadora. TAPA SUPERIOR DO CILINDRO QUE PRENSA: Confeccionado em fibra de vidro, com desenhos da logo da empresa Eco Mquinas em alto relevo, dando proteo e beleza.

COLETOR DE COMPOSTO: Tem a finalidade de coletar e reaproveitar o solo que porventura vier a cair fora da caixa carregadora e caixa molde. Est posicionado estrategicamente em suas laterais e na parte frontal do equipamento.

ESTRUTURA REFORADA: Confeccionada em perfis e chapas de aos especiais (tratados ou no), projetada e dimensionada para cada funo exigida, composta de uma base reforada dando robustez estrutura integrando-a totalmente s colunas mestras, todo o equipamento utiliza parafusos zincados e porcas autotravantes. NIVELAMENTO: O nivelamento da mquina proporciona uma grande estabilidade, dispensando base em concreto, pois suas estruturas esto interligadas. Na parte inferior do chassi se encontra quatro (04) amortecedores, regulvel de impacto e vibrao, dispensa chumbagem, fcil instalao, nivela, isola, diminui rudo, no risca o cho, antiderrapante, possibilita mudana rpida do equipamento.

SINALIZAO DE SEGURANA: Todas as peas mveis recebem adesivos refletivos com as devidas indicaes de segurana.

SISTEMA DE SOLDA: MIG de alta penetrao e resistncia, operado por profissionais capacitados e experientes.

PINTURA PADRO ECO MQUINAS: Sistema desengraxante, e pintura no ao eletrosttica na cor vermelha. A pintura eletrosttica conhecida pela resistncia a impacto e atritos, sendo muito utilizada em mveis metlicos, lataria de automveis que vem de fbrica e etc. Em outros componentes que no so em ao, a pintura esmalte sinttica.

MANUTENO: So somente 04 (quatro) os pontos de lubrificao e 01 (um) nvel de leo com indicador de temperatura, que devero ser observados e mantidos durante a operao diria. Cuidados tcnicos indispensveis ao funcionamento regular e permanente exigem diariamente excelente limpeza da mquina, evitando que poeira ou resduos de solo e cimento incrustem em sua estrutura.

DIMENSES DO EQUIPAMENTO MEDIDAS EM METROS: Sem o suporte independente para o quadro de comando principal: Comprimento 2,65 metros, Altura 2,33 metros, Largura 1,73 metros. Com o Suporte independente para o quadro de comando principal: Comprimento 2,65 metros, Altura 2,33 metros, Largura 2,80 metros.

Ano de Fabricao: 2011

You might also like