You are on page 1of 8

CONSIDERAES ACERCA DO PENSAMENTO FILOSFICO NA ALTA IDADE MDIA Terezinha Oliveira teleoliv@femanet.com.

br

RESUMO

O objetivo desta comunicao tecer consideraes sobre o papel do pensamento filosfico, na Alta Idade Mdia, no desenvolvimento da razo. Ao demonstrarmos que a filosofia assume a forma da religio, pretendemos explicitar que o cristianismo no foi apenas um dogma religioso, mas, acima de tudo, uma doutrina pedaggica que procurou conservar e desenvolver a reflexo na sociedade, entre os sculos V e X d. C. Ao procurar cristianizar os brbaros, os tericos da Igreja, na maioria pagos at o momento da converso, como So Jernimo e Santo Agostinho, buscavam estabelecer na sociedade novos valores morais, ticos, religiosos. Enfim, procuravam fomentar uma nova forma de comportamento aos homens.

Palavras-chave: Educao, Idade Mdia, Razo, Filosofia.

Pretendemos, nesta comunicao, traar, em linhas gerais, algumas caractersticas que marcaram o pensamento filosfico medieval na Alta Idade Mdia. nossa inteno demonstrar que, ao longo dos dez sculos que separam a Antigidade do Renascimento Humanista do sculo XV, surgiram grandes pensadores que propiciaram o nascimento do pensamento moderno e, por conseguinte, influenciaram-no.

O propsito explicitar que, ao contrrio do que comumente se pensa a respeito desse perodo, estes dez sculos da histria da civilizao ocidental, que foram denominados Idade Mdia, no se caracterizou pelo predomnio do obscurantismo e pelo domnio absoluto da Igreja Catlica. Ao contrrio, se examinarmos atentamente a produo intelectual da poca, como os escritos de Santo Agostinho, as homilias de Santo Hilrio, a Consolao da Filosofia, de Bocio, os dilogos de Pepino e Alcuno, os escritos de Jean Erigne, a pea Sabedoria de Roswita, apenas para mencionarmos alguns autores dos primeiros cinco sculos da Idade Mdia, no poderemos comungar com a afirmao que essa foi uma poca apenas de violncia, de rapina e de destruio do mundo romano.

Ao lermos os escritos de Santo Agostinho, percebemos, muito claramente, quanto este autor lutou para conservar os valores morais e o conhecimento nesse novo povo que estava se formando com a runa do Imprio Romano e com as invases brbaras. Agostinho ensinava a esses homens que eles tinham que evitar o homicdio, o suicdio, o estupro, o roubo, enfim, a violncia.

Seu ponto de partida o conhecimento que havia angariado ao longo da sua formao pag, especialmente o pensamento platnico. inegvel que Agostinho pretendia divulgar o cristianismo entre esses homens pagos e dissolutos, mas a forma como prega o cristianismo est pautado em Plato. A idia que aparece na obra a Cidade de Deus claramente a de bem comum de Plato, contida na obra A Repblica. Sem dvida, a diferena entre essas duas obras que a segunda pretende que os homens sejam felizes no mundo terreno. Pretende, com efeito, que cada um deve ficar satisfeito e feliz com o lugar que ocupa na sociedade e realizar bem a sua funo para que, desta forma, todas as pessoas vivam bem e, por conseguinte, a Repblica seja composta pelo

bem comum de todos. A proposta de Plato era, evidentemente, utpica, mas, ele pretendia, como homem de seu tempo, que as pessoas aceitassem a sociedade organizada em classes, pois somente assim se poderia constituir o Estado.

Transcorridos aproximadamente dez sculos, Santo Agostinho busca no exemplo de governo platnico a idia da cidade celeste. Do seu ponto de vista e do cristianismo, diante da impossibilidade de conquistar, pela razo, os homens que estavam compondo a sociedade ocidental do sculo V no Ocidente, o nico caminho que se apresentava era o da imaginao, ou seja, a promessa da felicidade eterna aps a morte. No se tratava, apenas, de apresentar um plano futuro de felicidade, mas uma tentativa, a meu ver, de coibir, via o temor da condenao e da infelicidade eterna, a violncia e a rapina, que eram as prticas dos homens.

Desse modo, por meio da imaginao dos homens, Agostinho e o cristianismo pretendiam promover mudanas no comportamento dos homens. Buscavam evidenciar que os homens precisavam agir de outra forma que o recurso violncia. Ao procurar mostrar a cidade celeste, Agostinho pretendia modificar o comportamento dos homens na Terra. Afinal, para se conquistar o reino do cu, era necessrio ter um bom comportamento na Terra. Esse bom comportamento passava pela reduo da agresso, do perdo, evitar o homicdio e o suicdio. Pretendia, ao despertar a imaginao deste povo brbaro e romano, despertar tambm a sensibilidade e a razo humana que estavam sendo perdidas diante do grau de rapacidade que assolava o mundo romano do Ocidente.

Aparentemente, quando falamos assim, no sculo XXI, somos levados a pensar que Agostinho era apenas um representante do cristianismo defendendo a sua doutrina. Mas, se considerarmos detidamente e sem preconceitos os documentos da poca, o retrato que eles nos apresentam do grau de violncia que imperava nesta sociedade, somos levados a refletir sobre o papel e a importncia da imaginao na vida dos homens daquela poca. A imaginao de uma felicidade eterna era o nico caminho possvel para despertar a sensibilidade dos homens, ou seja, mostrar-lhes a possibilidade de agirem como humanos e no como animais, pela fora e pela violncia.

Em outra obra de Agostinho, esta questo aparece tambm com muita propriedade. Trata-se da discusso que trava acerca do livre-arbtrio. Ao discutir o que faz com que o homem consiga, de fato, se sobrepor aos demais animais, Agostinho mostra que somente aquele que consegue despertar a sua imaginao e usar a razo capaz de dominar e domar as bestas feras. Do seu ponto de vista, nada pode justificar o fato de que os homens, sendo animais frgeis e inferiores a muitos animais da natureza, consigam domestic-los a no ser pelo uso da razo. Em De Magistro, outra obra desse referido autor, a mesma questo aparece. Ao discutir o significado das palavras, o sentido dos sinais, Agostinho chama a ateno para o fato de que somente aquele que possui a capacidade de entender os sinais, a sensibilidade para ouvir e no apenas escutar, capaz de entender o sentido das palavras e das aes, ou seja, mais uma vez coloca-se na ordem do dia a necessidade da razo para que os homens consigam se entender e se comunicar.

Desse modo, fica explcito que no se trata to somente de pregar e difundir uma doutrina religiosa, mas, acima de tudo, despertar nos homens aquelas qualidades que os tornam humanos e os diferenciam dos animais: a imaginao, a audio e o olhar que permitem o desenvolvimento da razo. A razo que Agostinho procura despertar nos homens de seu tempo a mesma razo que Plato quer ver nos seus cidados. No entanto, os homens da Repblica j haviam superado o estgio de barbrie que os homens de Agostinho estavam vivenciando. O caminho de Plato pode ser o da conscincia no sentido da cincia; o de Agostinho no poderia ser o da conscincia (os homens de sua poca no estavam preparados para isso), mas o da imaginao, da doutrinao.

Se em Agostinho verificamos um embate travado no sentido de estimular a imaginao e a sensibilidade, em Bocio vemos um lamentar da perda da sensibilidade, da capacidade de reflexo dos homens de sua poca. Bocio foi um dos ltimos filsofos pagos do final do mundo romano. Sua principal obra, j mencionada acima, retrata com grande tristeza o fim da filosofia e dos valores ticos da sociedade. Ele era um cnsul romano que foi trado pelos seus pares e acusado

de conspirao; por isso, foi condenado e morto. A sua Consolao Filosofia foi escrita na priso. Ela se apresenta sob a forma de um dilogo entre a sua conscincia e a razo filosfica.

No dilogo, o intuito da filosofia mostrar a Bocio que, de fato, ele no estava perdendo nada com a sua condenao porque a nica coisa que pertence exclusivamente pessoa a sua mente, a sua moral, a sua tica, ou seja, a sua razo reflexiva. Tudo o mais externo ao homem, portanto, passvel de perda. Uma das passagens mais brilhantes da obra quando a filosofia fala para a conscincia de Bocio que ele no deve se entristecer porque perdeu suas riquezas, seu ttulo, seus criados, pois esses bens pertencem ao mundo material e externo e, concretamente, nunca lhe pertenceu. Porque algo nos pertence apenas quando, de fato, inerente ao nosso corpo e nossa mente. Do ponto de vista da filosofia, a riqueza no deixa, verdadeiramente, os homens mais ou menos felizes, mas a essncia humana que possui essa capacidade humana. Todavia, poca de Bocio, meados do sculo VI, o que prevalecia, assim como na de Agostinho, era a fora, a valorizao do poder, da riqueza, e no a essncia da natureza humana, a razo.

Desse modo, a grande lamentao da filosofia em Bocio a mesma lamentao de Agostinho. Dado o fato de que prevalece na sociedade a fora e tudo o que representa os bens materiais, ou seja, tudo o que externo aos homens, a capacidade de se despertar a imaginao, a moral, o conhecimento e a razo est se esvaindo. A filosofia afirma, inclusive, que os homens esto, cada vez mais, deixando de ser felizes no porque a fortuna os abandona, afinal essa segue a sua roda, mas porque os homens esto deixando passar ao largo a qualidade que realmente produz o ser humano, a formao do intelecto ou a capacidade de compreender a essncia da natureza humana a sua razo reflexiva.

Com Alcuno, as questes tambm no so muito diferentes das de Agostinho e de Bocio. Todavia, dado o fato que a sociedade do Ocidente medieval, entre os sculos VIII e IX, est assumindo novas caractersticas, que a diferencia da poca dos outros dois autores, a questo da razo, ou da filosofia, assume um novo contorno.

O mestre Alcuno j no lamenta mais a perda da imaginao, da reflexo, o domnio da violncia, entre outras caractersticas que moldam os homens. sua poca, esta situao, to veementemente condenada e combatida por Agostinho e Bocio, tornou-se a forma de ser dos homens medievais. A grande luta do mestre carolngio foi no sentido de mostrar aos homens de seu tempo que eles poderiam ter um outro comportamento que no somente o da fora e da violncia.

Lentamente, Alcuno procura mostrar aos seus alunos, na escola palaciana de Carlos Magno, que, na essncia das pessoas, escondida no mais recndito espao da alma no podemos nos esquecer que nesse momento a Igreja Catlica tornara-se a grande mentora dos homens , existiria uma qualidade que diferencia os homens dos animais. Esta qualidade poderia at estar adormecida, mas ele tem a certeza que todos os homens a possuem porque faz parte da natureza humana, que poderia ser chamada de imaginao, de abstrao, de reflexo, que a razo.

A grande luta de Alcuino travada no sentido de mostrar aos seus alunos, criana e adultos que freqentam as escolas palacianas, que se pode entender algo, mesmo que esse algo no seja concreto, que se pode lembrar de algo, mesmo que no se tenha presenciado tal episdio, que se pode entender determinados fenmenos da natureza, mesmo que no se consiga cont-lo. Ao ensinar noes bsicas da natureza, do homem, de religio, a inteno de Alcuno despertar a capacidade de abstrao dos homens. Do seu ponto de vista, todos os homens tm capacidade de apreender elementos que no sejam necessariamente visveis, palpveis, concretos.

Indubitavelmente, Alcuino, como representante da Igreja, precisa ensinar e despertar nos indivduos suas capacidades de abstrao at mesmo para disseminar a religio e tornar possvel a crena em Deus. Afinal, nada necessita mais da imaginao do que crer em uma figura altamente poderosa, nunca vista, nunca tocada, mas que absolutamente indispensvel vida dos homens medievais. Entretanto, ao ensinar a religio e outros conhecimentos, o mestre carolngio estava despertando nos homens a essncia da natureza humana, qual seja, a sua capacidade de reflexo. Para que os

homens pudessem compreender o que o sonho, o que a morte, a dor, a felicidade, Deus, os homens precisavam, antes, entender como se processava esses elementos no seu interior. Da a necessidade de se despertar a razo. Em Alcuno, no se tratava de conservar a razo da filosofia, mas de criar razo nos homens.

Desse modo, esses trs grandes mestres da Alta Idade Mdia, cada um em seu tempo e a seu modo, lutaram para conservar o elemento essencial da natureza humana, que a razo. Sabemos, com efeito, que a razo na filosofia clssica est estreitamente vinculada cincia, natureza, investigao das coisas essencialmente humanas e da natureza e que a razo, na filosofia medieval, est amalgamada f, Deus, ao cristianismo. Todavia, ela no deixa de ser o espelho que reflete o que h de mais sublinhe nos homens, tal qual a filosofia clssica, qual seja, a capacidade de se sobrepor aos animais, de agir pela reflexo e no pela fora. Os filsofos medievais enfrentaram tempos difceis; os documentos nos mostram que, em alguns momentos, a linha entre a fora dos animais e a dos homens era muito tnue, mas a grandeza desses grandes mestres reside no fato no s de terem conservado a sabedoria do passado como terem conservado acesa a chama da natureza humana. Esta chama se acende com mais fora e brilho a partir dos sculos XI e XII, quando o estgio maior da barbrie j havia sido suplantado pelo estabelecimento do regime feudal.

REFERNCIAS

ALCUINO. Dilogos de Pepino e Alcuino. In: LAUAND, L. J. Educao, Teatro e Matemtica Medievais. So Paulo: Perspectiva, 1986.

BOCIO. Consolao da Filosofia. So Paulo: Martins Fontes, 1998.

SANTO AGOSTINHO. De Magistro. In: Os pensadores. So Paulo: Cultura, 1973.

-------- Livre-Arbitro. So Paulo: Paulus, 1995.

-------- A Cidade de Deus. Petrpolis: Vozes, 1995.

You might also like