You are on page 1of 87

Manoel Queiroz Jos Augusto Matias

Jan/2003

E&P-SSE/UN-BC/ST/EGMSE

BSICO DE TURBINAS A GS

Seo I
TURBINA A GS:

PRINCPIO DE FUNCIONAMENTO CICLO BRAYTON COMPONENTES BSICOS APNDICES: CICLOS TERMODINMICOS TERMODINMICA BSICA

E&P-SSE/UN-BC/ST/EGMSE

Seo I - 1

BSICO DE TURBINAS A GS

TURBINA A GS 1 - INTRODUO A inveno da turbina a gs e o desenvolvimento do seu projeto original foram feitos para acionamento de avies e pesquisas de propulso a jato. O emprego de turbinas a gs para o acionamento de compressores, bombas e geradores foi adaptado, mais tarde. Devido a sua construo compacta , pequeno peso e a alta potncia quando comparado com os motores tradicionais de combusto interna seu uso tem sido muito difundido para aplicaes industriais. Em 1930 FRANK WHITTLE apresentou a primeira patente de uma turbina a gs para produzir um jato de propulso. A turbina WHITTLE formou as bases das modernas turbinas a gs.

Recentemente, turbinas a gs de baixo peso (aeroderivadas) foram introduzidas em aplicao industrial. Neste meio, essas turbinas so comumente denominada geradora de gs (GG). Seu propsito a gerao de um grande volume de gases de alta energia que escoa atravs de uma roda de turbina transformando essa energia em potncia, no eixo. 2- PRINCPIO BSICO DE FUNCIONAMENTO DE TURBINA A GS A Turbina a gs uma mquina trmica que utiliza o ar como fluido motriz para prover energia. Para conseguir isto o ar que passa atravs da turbina deve ser acelerado; isto significa que a velocidade ou energia cintica do ar aumentada. Para obter esse aumento, primeiramente aumenta-se a presso e, em seguida, adiciona-se calor. Finalmente a energia gerada (aumento de entalpia) transformada em potncia no eixo da turbina .

E&P-SSE/UN-BC/ST/EGMSE

Seo I - 2

BSICO DE TURBINAS A GS

Uma turbina a gs produz energia a partir do resultado das seguintes etapas contnuas do ciclo BRAYTON: 1. Compresso - O ar admitido e comprimido em um compressor onde as energias de presso e temperatura do fluido (ar) aumentam. 2. Combusto - O ar comprimido flui para as cmaras de combusto, onde o combustvel, a alta presso, injetado e queimado a uma presso aproximadamente constante. A ignio da mistura ar/combustvel ocorre durante a partida, atravs ignitores. Posteriormente a combusto se auto sustenta.
E&P-SSE/UN-BC/ST/EGMSE Seo I - 3

BSICO DE TURBINAS A GS

3. Expanso - Gases em alta temperatura e presso so expandidos a uma alta velocidade atravs dos estgios da turbina geradora de gs, que converte parte da energia dos gases em potncia no eixo para acionar o compressor de ar ( aproximadamente 2/3 da energia gerada com a queima). 4. Exausto - Em um avio a jato, os gases remanescentes da expanso na turbina passam atravs de um bocal para aumentar sua velocidade e, consequentemente, o impulso (propulso). Na aplicao industrial, os gases so direcionados para uma turbina de reao ou potncia onde a energia residual (aproximadamente1/3) da energia gerada, dos gases convertida em potncia no eixo para acionar um componente como um compressor de gs, gerador eltrico ou uma bomba. Finalmente os gases fluem para o duto de exausto, onde sua energia remanescente pode ainda ser aproveitada em um sistema de recuperao de calor (aquecimento de gua, gerao de vapor, aquecimento do ar de combusto, etc.). 2.1- COMPARAO ENTRE OS CICLOS DE FUNCIONAMENTO DE MOTORES Podemos fazer comparao entre os ciclos de funcionamento de uma turbina (ciclo Brayton) e de um motor convencional de 4 (quatro) tempos (ciclo Otto). Em uma turbina a combusto ocorre a uma presso constante, ao passo que em um motor convencional a combusto ocorre a um volume constante.

Fig. 5 - Comparao entre Ciclos

E&P-SSE/UN-BC/ST/EGMSE

Seo I - 4

BSICO DE TURBINAS A GS

2.1.1- O Ciclo Otto Em ambos os ciclos ocorrem as etapas de admisso, compresso, combusto e exausto. Em um motor de ciclo convencional (Otto), essas etapas ocorrem no mesmo local (cilindro) em tempos diferentes, sendo portanto um ciclo intermitente.

Em uma turbina (ciclo Brayton), essas etapas ocorrem continuamente em locais diferentes com os processos de compresso, combusto, expanso e exausto separados.
Do ponto 1 ao ponto 2 o ar admitido, ocorrendo aumento do volume sem variao da presso. Do

ponto 2 ao 3 ocorre o movimento ascendente do pisto acarretando a reduo do volume, aumento da presso e conseqente aumento da temperatura, visto que um processo de compresso politrpica. No ponto 3 ocorre a ignio com grande aumento da temperatura da mistura. O termo, "volume constante", devido ao fato de que do ponto 3 ao ponto 4, a combusto da mistura, no ocorre mudana considervel no volume, mas ocorre um grande aumento da presso. Do ponto 4 ao ponto 5 ocorre a expanso com queda da temperatura e da presso e aumento do volume. importante notar que esta a nica etapa em que a energia pode ser extrada (trabalho extrado do processo). Quando a vlvula de exausto abre, ponto 5 ao ponto2, resulta em uma rpida queda de presso a volume constante. O pisto ento sobe forando os gases remanescentes para a exausto ( ponto 2 ao ponto 1). O ciclo ento reiniciado. 2.1.2- O CICLO DE BRAYTON

E&P-SSE/UN-BC/ST/EGMSE

Seo I - 5

BSICO DE TURBINAS A GS

As turbinas operam no ciclo Brayton (presso constante) que comumente denominado ciclo aberto. As etapas deste ciclo so mostradas no grfico P x V da figura 9. O ar admitido e comprimido do ponto 1 ao ponto 2 com conseqente aumento de presso e temperatura, e reduo do volume. Do ponto 2 ao 3 temos representado a combusto presso constante, mas com um aumento acentuado do volume. Este aumento de volume se manifesta em aumento de velocidade de escoamento dos gases, porque no h mudana acentuada na rea desta seo da turbina. A partir da combusto ocorre a expanso dos gases nas rodas da turbina causando uma reduo da presso e temperatura e aumento de volume. Este processo continua do ponto 4 ao 5 atravs da turbina de potncia. 3- DESCRIO BSICA DE UMA TURBINA A GS A turbina a gs composta de: Gerador de gs (GG): - compressor de ar - cmara de combusto - Turbina de alta presso (HP) Turbina livre ou turbina de potncia (PT) 3.1- COMPRESSOR O compressor o componente da turbina a gs onde o fluido de trabalho pressurizado, sendo sempre empregado o do tipo dinmico ( centrfugo, axial ou axial com o ltimo estgio centrfugo ). O compressor axial trabalha com relaes de compresso por estgio baixas, valores usuais de projeto situando-se entre 1,1/ 1 e 1,4/ 1 , o que resulta em um nmero grande de estgios para se atinjam as relaes de compresso elevadas, de at 21/1 , empregadas em algumas mquinas modernas. Na prtica, relaes de compresso muito elevadas so obtidas normalmente com dois ou trs rotores axiais, operando em srie, ou por um rotor com vrios estgios axiais seguidos por um ltimo estgio centrfugo. O compressor axial permite obter altas vazes de ar, at 700 kg/s, e eficincia isoentrpica muito boa, valores tpicos entre 85 a 90 %, sendo por isso empregado em praticamente todas as turbinas a gs de mdio e grande porte. Um inconveniente do compressor axial a de apresentar faixa operacional pequena, entre os limites de surge e choke, o que exige cuidados especiais para evitar o surge durante os perodos de partida e/ou acelerao.

E&P-SSE/UN-BC/ST/EGMSE

Seo I - 6

BSICO DE TURBINAS A GS

O compressor de ar o componente da turbina responsvel pelo aumento da presso do ar no ciclo Brayton e acionado pela turbina do gerador de gs. O compressor axial empregado nestes casos por ser especificado para maiores vazes do que os centrfugos com relao ao porte. Seu princpio de funcionamento o da acelerao do ar com posterior transformao em presso. composto por uma seo estacionria, onde se encontram instalados os anis com aletas estatoras e a seo rotativa composta por um conjunto de rotores com palhetas. Cada estgio de compresso composto por um rotor com palhetas e um anel com aletas estatoras. O rotor com palhetas responsvel pela acelerao do ar, como um ventilador. nesta etapa que o ar recebe trabalho para aumentar a energia de presso, velocidade e temperatura. O anel de aletas estatoras tem a finalidade de direcionar o ar para incidir com um ngulo favorvel sobre as palhetas do prximo estgio rotor e promover a desacelerao do fluxo de ar para ocorrer a transformao da energia de velocidade em presso. Essas mquinas so projetadas para que a velocidade na entrada de cada rotor seja a mesma para a condio de mxima eficincia. Este processo repetido nos estgios subsequentes do compressor sendo que cada estgio promove um pequeno aumento de presso. O fluxo de ar no compressor se d paralelo ao eixo ( axial ) numa trajetria helicoidal, e a seo de passagem reduzida da admisso para descarga, com o propsito de se manter a velocidade do ar constante dentro da faixa de operao, uma vez que a presso sobe a cada estgio e respectivamente a massa especfica (veja a equao da continuidade). O ganho de presso e as variaes de velocidade a cada estgio podem ser vistos nas figuras a seguir.

E&P-SSE/UN-BC/ST/EGMSE

Seo I - 7

BSICO DE TURBINAS A GS

As aletas estatoras do ltimo estgio agem como ps guias de sada, que direcionam o ar em um fluxo axial estabilizado para a carcaa traseira do compressor e seo de combusto. O compressor projetado para operar com alta eficincia em altas rotaes. Para manter o fluxo de ar estabilizado baixa rotao, tem-se instalado, na entrada de ar, um conjunto de aletas mveis guias de entrada (IGV - Inlet Guide Vanes), que automaticamente, altera o ngulo de ataque das palhetas para o primeiro rotor. A eficincia gradualmente aumentada de acordo com o aumento da rotao. As vlvulas de sangria esto instaladas para prevenir o surge em baixas rotaes. O conjunto I.G.V e vlvulas de sangria fazem parte do sistema de controle do fluxo de ar da turbina. A proteo quanto ao surge se d atravs de vlvulas de alvio instaladas nos ltimos estgios, que ficam abertas aliviando para atmosfera durante a fase de acelerao e parada do compressor. 3.2- COMBUSTOR A combusto em uma turbina a gs um processo contnuo realizado a presso constante. Um suprimento contnuo de combustvel e ar misturado e queimado medida que escoa atravs da zona de chama. A chama contnua no toca as paredes da camisa da cmara de combusto, sendo estabilizada e modelada pela distribuio do fluxo de ar admitido, que tambm resfria toda a cmara de combusto. Podem ser queimadas misturas com larga faixa de variao da relao combustvel - ar, porque a proporo combustvel - ar mantida normal na regio da chama, sendo o excesso de ar injetado a jusante da chama. O projeto da cmara de combusto deve garantir resfriamento adequado da camisa, combusto completa, estabilidade da chama e baixa emisso de fumaa, monxido de carbono, hidrocarbonetos e xidos de nitrognio. O volume da cmara de combusto muito pequeno em relao taxa de liberao de calor desenvolvida, porque a combusto feita a presso elevada: em turbinas aeronuticas este volume pode ser de apenas 5 % do volume que seria necessrio em uma caldeira com a mesma taxa de liberao de calor.

E&P-SSE/UN-BC/ST/EGMSE

Seo I - 8

BSICO DE TURBINAS A GS

O combustor usado em uma turbina a gs pode ser: tubular, tubo-anular, anular ou externo. O combustor tubular usado em turbinas industriais de mdio grande porte, especialmente em projetos europeus, e em algumas turbinas, automotivas ou auxiliares, de pequeno porte. Apresentam como vantagens: simplicidade de projeto, facilidade de manuteno e vida longa devida s baixas taxas de liberao de calor. Podem ser de fluxo direto ou de fluxo reverso. Em turbinas aeronuticas, onde a rea frontal importante, os combustores empregados so do tipo tubo-anular ou anular. Estes combustores produzem uma distribuio circunferncia de temperaturas bastante uniforme na entrada do primeiro estgio da turbina. Embora seja de desenvolvimento mais difcil, o combustor anular o mais empregado em turbinas aeronuticas modernas, devido sua compacidade. Combustores anulares so particularmente adequados para aplicaes a altas temperaturas ou com gases de baixo poder calorfico, porque exigem menos ar de resfriamento, devido menor rea superficial da camisa. A quantidade de ar de resfriamento requerida pelo combustor particularmente importante em aplicaes com gases de baixo poder calorfico, porque estes gases exigem muito ar primrio, sobrando pouco ar para resfriamento da cmara. Os combustores anulares so usualmente de fluxo direto, enquanto os tubo-anulares so normalmente de fluxo direto em turbinas aeronuticas e de fluxo reverso em turbinas industriais. 3.3- RODA DE TURBINA A roda de turbina o meio mais eficaz para transformar a energia contida em um fluxo de gs a alta presso e temperatura em trabalho no eixo. O gs ao escoar atravs da turbina perde presso e temperatura, medida que se expande e transforma sua energia em trabalho. As turbinas empregadas em turbinas a gs so na grande maioria do tipo axiais por apresentarem maior eficincia isoentrpica, variando entre 75 e 90 %. Ao contrrio dos compressores axiais, antecede as palhetas da roda da turbina as palhetas estatoras que tem a finalidade de direcionar o fluxo de gs num ngulo favorvel de ataque nas palhetas rotoras e proporcionarem o efeito bocal para que o fluxo aumente a velocidade.

E&P-SSE/UN-BC/ST/EGMSE

Seo I - 9

BSICO DE TURBINAS A GS

A turbina pode ser equipada por vrios estgios de palhetas estatoras e rotoras a depender da aplicao ou projeto, lembrando que as palhetas estatoras so fixadas a carcaa da turbina e as rotoras as rodas, que por conseguinte so fixadas ao eixo. De qualquer forma a energia extrada pela roda de turbina transmitida ao eixo que por sua vez transfere para o compressor de ar, proporcionando assim a compresso de um volume de ar para a cmara de combusto fechando o ciclo de funcionamento. Para aplicao industrial os gases gerados pela turbina a gs direcionado por meio de uma pea de transio para uma turbina de potncia, que um conjunto de estgios de palhetas estatoras e rotoras com a finalidade de extrair potncia dos gases gerados pela turbina a gs ou gerador de gs. Essa energia transmitida para o equipamento acionado atravs de um eixo utilizado um redutor de velocidade ( gerador eltrico ) ou um multiplicador ( compressores ).

As primeiras turbinas a gs fabricadas para aplicao industriais eram mquinas de construo pesada, com projeto largamente derivado das prticas utilizadas na construo de turbinas a vapor. Estas mquinas deram origem s atualmente chamadas turbinas industriais para servio pesado (industrial heavy duty gas turbines).
E&P-SSE/UN-BC/ST/EGMSE Seo I - 10

BSICO DE TURBINAS A GS

Essas turbinas tm como principais caractersticas: potncia elevada; projetos com pouca restrio quanto a peso e tamanho; carcaas pesadas de partio horizontal; mancais de deslizamento; combustores de grande dimetros boa durabilidade e fcil acesso para inspeo e manuteno; palhetas de seo espessa; compressores e turbinas axiais com muitos estgios; baixo nvel de rudo, devido s baixas velocidades de admisso de ar normalmente empregadas em seu projeto; baixa relao de compresso por estgio, propiciando larga faixa de operao estvel do compressor. Suas principais vantagens so: longa vida til, grande confiabilidade operacional, boa eficincia trmica e baixo nvel de rudo. Suas principais desvantagens so peso e tamanho. As turbinas derivadas de aviao tem portanto dois componentes bsicos: o gerador de gs e a turbina de potncia. O gerador de gs uma turbina aeronutica adaptada para queimar combustvel industrial. A turbina de potncia projetada e fabricada pelo chamado fornecedor do pacote. Esse responsvel pelo fornecimento, montagem e testes do conjunto completo, que inclui, alm do gerador de gs e da turbina de potncia, todos os acessrios e sistemas auxiliares, tais como: base e suportes, sistemas de leo, sistema de combustvel, instrumentao, sistemas de proteo e controle, painis, filtros de ar, dutos de admisso e descarga, silenciadores, proteo acstica. O fornecedor normalmente entrega ao comprador o pacote totalmente montado e testado em sua fbrica. So caractersticas importantes das turbinas derivadas de aviao: facilidade de instalao e comissionamento, boa adaptabilidade a controle remoto, planejadas para a manuteno em oficina.

E&P-SSE/UN-BC/ST/EGMSE

Seo I - 11

BSICO DE TURBINAS A GS

Apendice A Seo 1 CICLOS TERMODINMICOS DA TURBINA A GS

a) CICLOS IDEAIS A anlise dos ciclos ideais e de turbinas a gs podem ser encontrados em diversos textos clssicos de termodinmica e somente um breve resumo ser apresentado. No caso de ciclo ideal, sero adotados as seguintes hipteses simplificadoras :

Compresso e expanso isoentrpicas; Desprezadas as perdas de carga nos dutos de suco , descarga e cmara de combusto; no h perdas de calor pelas paredes da turbina; Gs perfeito; Vazo mssica constante ao longo do ciclo; Fluxo unidimensional.

O Ciclo Brayton A turbina a gs um dispositivo que converte calor em trabalho. O ciclo ideal o Brayton cujo processo consiste em trs principais etapas: compresso do ar, adio de calor ao fluxo de ar (combusto) e a expanso, conforme mostrado nas figuras a seguir:

Combustvel

gases de exausto 4

2 Cmara

volume de controle

Ar

compressor

Turbinas

Potncia Lquida

Turbina que opera segundo o ciclo Brayton em um volume de controle

Ao usarmos um volume de controle em torno da turbina, podemos afirmar baseado na 1a Lei da termodinmica, que toda a energia que entra na turbina igual a energia que sai da mesma: Q1 = vazo mssica de ar x calor especfico do ar x T1 Qc = vazo mssica do combustvel x Poder calorfico do combustvel (lhv). Qe = vazo mssica dos gases de exausto x calor especfico dos gases da exausto x T4

W = Potncia lquida (til) na ponta do eixo da turbina

E&P-SSE/UN-BC/ST/EGMSE

Seo I - 12

BSICO DE TURBINAS A GS

Considerando-se que a vazo de combustvel desprezvel, se comparada com a vazo de ar, esta pode ser considerada constante ao longo da turbina. Outras perdas de calor por radiao e perdas mecnicas em mancais , selos e acessrios so aqui desprezadas e assumido que o calor especfico do ar permanece constante. Colocando-se um volume de controle em torno da turbina, conforme mostrado no esquema acima, pode-se escrever que sua a eficincia :
t

W Qc
P2

T 2

combusto (presso cte)

expanso compresso 4 1 P1

Ciclo aberto terico da turbina a gs

Mas olhando-se, para a variao de energia que ocorre em cada etapa do ciclo da turbina a gs que so : compresso , combusto e a expanso que ocorre nas turbinas, podemos escrever:
t

W cp(t 3 t 4) cp (t 2 t1) t 4 t1 = = 1t3 t2 Qc cp(t 3 t 2)

e,

introduzindo-se a relao isoentrpica entre presso e a temperatura de um gs ideal


k

p2 t 2 k 1 que = , onde K o coeficiente isoentrpico, temos que a mxima p1 t1


eficincia que pode ser obtida em um ciclo ideal de Bryton :
k

mximo = 1-

t1 p2 k 1 = 1 p1 t2

A eficincia do ciclo de uma turbina a gs e fortemente influenciado pela razo de compresso (p2/p1), no compressor de ar . Se aumentarmos a presso atravs do compressor o rendimento global da turbina a gs ir aumentar em funo do aumento da temperatura T3, que por sua vez limitante por consideraes metalrgicas das partes quentes da mquina. Na realidade, esta eficincia dificilmente ir exceder 55%, em funo do rejeito trmico na exausto da mquina, porque a temperatura de descarga significativamente maior que a temperatura ambiente. Assim, uma parte considervel da energia do combustvel colocada na cmara de combusto no poder ser aproveitada dentro do ciclo Brayton.

E&P-SSE/UN-BC/ST/EGMSE

Seo I - 13

BSICO DE TURBINAS A GS

Rendimento %

100 80 60 40 20 0 0 2 4 6 8 10 12 14 Relaco de presso P2 / P1


Rendimento do Ciclo de Brayton em funo de P2 / P1

Outra considerao que podemos fazer pelo diagrama T x S, do ciclo de Bryton, que a adio de calor na cmara de combusto, tem uma proporcionalidade direta com o trabalho til produzido. Desta forma, quanto maior for a temperatura na cmara de combusto (t3), para uma mesma vazo mssica de ar, maior ser a potncia disponvel na ponta do eixo da turbina. a) CICLOS REAIS Denominamos ciclo real, aquele em que a compresso e a expanso so considerados como transformaes irreversveis. Nas transformaes reais ocorre aumento de entropia, mesmo sem que haja intercmbio de calor entre o sistema e o exterior. O desempenho dos ciclos reais diferem consideravelmente do desempenho dos ciclos ideais pelas seguintes razes: Os processos de compresso e expanso so irreversveis, envolvendo, portanto, aumento de entropia; H perdas de presso devido ao atrito de fluido nas cmaras de combusto e dutos de admisso e exausto; H necessidade de incremento no trabalho de compresso a fim de compensar o atrito nos mancais e acionamento de equipamentos auxiliares ( offtakes); Os valores de cp e do ar variam ao longo do ciclo devido s variaes de temperatura e, no caso de combusto, devido a alteraes na composio qumica; primeira vista pode parecer que a vazo mssica atravs da turbina maior do que a do compressor devido a injeo de combustvel. Na prtica, de um a dois por cento do ar comprimido retirado com o propsito de refrigerar os discos e as palhetas das partes quentes. Alm disso, a relao combustvel/ar da ordem de 0,01 a 0,02. Desta forma, para clculos preliminares, possvel assumir que a vazo mssica atravs do compressor de ar igual as das turbinas. Cumpre observar que turbinas aeronuticas de ltima gerao , operam com temperaturas na turbina de alta presso (HP) elevadas, o que demanda maior quantidade de ar para refrigerao. Neste caso, a aproximao de vazo constante ao longo da turbina seja constante, no correta em caso de avaliao precisa. A qualidade da compresso e da expanso depende, em grande parte do projeto aerodinmico do compressor, das turbinas e da fabricao. Como, em termos prticos, impossvel obter-se compresso e expanso isoentrpicas ( frico e atritos intermoleculares esto presentes), so utilizados parmetros denominados rendimentos isoentrpicos para definir a potncia til e o rendimento trmico do ciclo.

E&P-SSE/UN-BC/ST/EGMSE

Seo I - 14

BSICO DE TURBINAS A GS

Presso

T Expanso 2 2

4 compresso 1 4 ciclo terico ciclo real S

Efeito das ineficincias sobre o ciclo da turbina a gs

Eficincia Isoentrpica de compresso. (IC)

Vimos, no caso dos ciclos ideais que compresso e expanso ocorrem sem perdas. A realidade, porm, diferente e durante os processos termodinmicos que ocorrem na turbina a gs ocorre incremento de entropia . Para o diagrama temperatura x entropia, que considera as ineficincias sobre um ciclo , se analisarmos isoladamente o compressor, temos:

CW ideal = m .Cp .( t 2 ' t1) ; CW real = m .Cp .( t 2 t1); ento:


h =

IC

CW ideal m .Cp .( t 2 ' t1) t 2 ' t1 = = CW real m .Cp .( t 2 t1) t 2 t1 ;

Eficincia Isoentrpica da Expanso (IE) ;

De modo anlogo ao compressor, existem perdas relacionadas ao processo de expanso realizado pela turbina. Estas perdas resultam num decremento do trabalho disponvel para uma dada vazo de compresso. Assim, analisando este processo para a expanso da turbina, temos:

EW ideal = m ( h 3 h 4 ' ) = m .Cp .( t 3 t 4 ' ); CW real = m ( h 3 h 4 ) = m .Cp .( t 3 t 4 ); ento:


h =

IE

EW real m .Cp .( t 3 t 4 ) t3 t4 = = ; EW ideal m .Cp .( t 3 t 4 ' ) t 3 t 4 '


Seo I - 15

E&P-SSE/UN-BC/ST/EGMSE

BSICO DE TURBINAS A GS

Eficincia de Combusto

O processo de combusto no perfeito. H formao de fuligem , Co, etc., alm de hidrocarbonetos no queimados. Portanto, o aumento de temperatura ser inferior quele obtido se todo combustvel fosse queimado. Eficincias tpicas de combusto situam-se por volta de 98%.

Outras perdas

Outras perdas de potncia inerentes a uma turbina a gs so as perdas mecnicas que ocorrem nos mancais e selos , bem como a potncia que retirada diretamente no seu eixo para o acionamento de bomba mecnica de leo lubrificante. Os fabricantes de turbinas a gs mtodos matemticos computacionais para o projeto de turbinas a gs e definir as curvas de performance esperada. Apesar disto, o ciclo real de uma turbina a gs requer o prvio conhecimento das eficincias da compresso e expanso isoentrpicas, das perdas de presso na cmara de combusto e nos dutos de suco e descarga , bem como a eficincia de combusto. Estes dados so obtidos por testes experimentais ou anlise computacional de dinmica dos fluidos. Os valores a seguir so tpicos de eficincias empregadas em turbinas a gs modernas: Dutos de suco e filtro de ar suco 99% Compressor axial IC 90% Cmara de combusto CC 98% Turbinas IE 90% Sistema de exausto exausto 99% Eficincia mecnica mecnica 99%

E&P-SSE/UN-BC/ST/EGMSE

Seo I - 16

BSICO DE TURBINAS A GS

Apendice B Seo 1 - TERMODINMICA BSICA 1.1 - Termodinmica bsica Para uma perfeita compreenso do princpio de funcionamento, definiremos, a seguir, alguns conceitos de termodinmica bsica: Grandezas VELOCIDADE - uma grandeza que corresponde a relao entre o espao percorrido e tempo gasto para percorre-lo. dividida em velocidade escalar e vetorial. A escalar expressa o valor, enquanto a vetorial expressa o valor e o sentido.

r e v= t
ACELERAO - a grandeza vetorial que corresponde a variao da velocidade no tempo.

r v a= t
TEMPERATURA - a sensao de quente ou frio. Representa o grau de agitao das molculas. MASSA - a quantidade de matria. IMPULSO - o produto da massa pela velocidade. a propriedade de um corpo em movimento que determina o perodo de tempo requerido para traze-lo condio de repouso sob ao de uma fora constante. FORA - um agente capaz de produzir ou cessar um movimento. PRESSO - a relao entre uma fora e a rea na qual ela est atuando. Tambm pode ser definida como sendo o nmero de choques das molculas nas paredes de um recipiente por unidade de tempo. Leis de Newton 1 .LEI - Um corpo em repouso tende a permanecer em repouso, um corpo em movimento tende a permanecer em movimento. A resultante de foras em um corpo igual a 0 (zero) quando o corpo estiver em repouso ou em movimento retilneo uniforme. 2 .LEI - A fora agindo sobre um corpo produz uma acelerao cuja direo a mesma da fora aplicada e sua amplitude proporcional a fora e inversamente proporcional a massa do corpo.

r r F a= m

3 .LEI- A toda ao corresponde uma reao, igual, mas oposta.


E&P-SSE/UN-BC/ST/EGMSE Seo I - 17

BSICO DE TURBINAS A GS

Energia a capacidade de realizar trabalho. Se divide em energia cintica e energia potencial. ENERGIA CINTICA (Ev) - a energia que um corpo possui quando em movimento. ENERGIA POTENCIAL DE ALTURA (Eh) - a energia que um corpo possui em funo da altura em que ele se encontra. ENERGIA POTENCIAL DE PRESSO (Ep) - a energia que um fluido possui quando submetido a uma presso. ENERGIA INTERNA (u) - a energia potencial do fluido associada a sua temperatura. TRABALHO (W) - a energia associada ao deslocamento de uma partcula. Todo deslocamento de um corpo necessita de trabalho para se realizar. CALOR (Q) - Energia trmica em trnsito no sentido da maior para menor temperatura. ENTALPIA (h) - o nvel energtico em que um fluido se encontra. Podemos dizer que a soma da energia de presso com a energia interna. ENTROPIA (S ) - uma varivel matemtica que expressa a energia relacionada ao grau de afastamento em que um processo se realiza em comparao a idealidade. Propriedades do Fludo MASSA ESPECFICA (r) - a relao entre a massa e volume do fluido.

m r = v
VISCOSIDADE ( ) - a propriedade que representa a maior ou menor facilidade do fluido em escoar. PESO MOLECULAR (PM) - a massa de um mol de uma substncia (1 mol eqivale a 6,023 x 1023 molculas). Um mol de qualquer gs ocupa 22,4 litros na Condies Normais de Temperatura e Presso (C.N.T.P.) ( 0 oC e 1 atm). FATOR DE COMPRESSIBILIDADE (Z) - o fator empregado para corrigir o volume do gs real com relao ao volume do gs ideal, nas mesmas condies de presso e temperatura.

Z =

Vr Vi

CALOR ESPECFICO (c) - o coeficiente que indica o grau de dificuldade de troca trmica. o calor necessrio para que uma grama de um fluido varie de 14,5 oC para 15,5 oC. Para a gua, o calor especfico 1 cal/g oC.

E&P-SSE/UN-BC/ST/EGMSE

Seo I - 18

BSICO DE TURBINAS A GS

Para o gs, tem-se dois calores especficos: - Calor especfico a volume constante ( cv ) - o calor necessrio para que uma grama de um gs varie 1C, mantendo seu volume constante. - Calor especfico a presso constante ( cp ) - o calor necessrio para que uma grama de um gs varie 1C, mantendo sua presso constante. Ao se aquecer um gs a volume constante a temperatura sobe mais rpido do que a presso constante, pois neste caso, alm da temperatura subir, uma parte do calor cedido transformado em trabalho no deslocamento das molculas para se manter a presso. Com isso a variao de temperatura menor. Sendo assim o calor necessrio para aquecer um gs a presso constante maior do que a volume constante.

>

COEFICIENTE ISOENTRPICO (K) - a relao entre o cp e o cv. Expressa a maior ou menor facilidade que um gs tem em ser comprimido. Quanto maior o K mais trabalho demandado para a compresso.

k =

cp cv
NOTA As propriedades do fluido se alteram ao serem alteradas as condies de presso e temperatura, sendo que o peso molecular o nico que no se altera.

Equao universal dos gases A presso do gs em um recipiente diretamente proporcional a temperatura, ou seja, quanto maior a temperatura maior a presso e vice-versa. Ex: Ao se deixar um botijo de gs exposto ao sol, sua temperatura ir aumentar, proporcionando o aumento da presso. A presso do gs inversamente proporcional ao volume, ou seja, quanto maior o volume menor a presso e vice-versa. Ex: A bomba manual utilizada para encher pneu de bicicleta. Ao ser reduzido o volume para deslocar o ar, a presso sobe. A presso do gs diretamente proporcional ao nmero de molculas (n) em um dado recipiente. Analisando-se conjuntamente as trs condies temos: Presso (P) diretamente proporcional ao produto de n e da temperatura (T) e inversamente proporcional ao volume especfico (V).

E&P-SSE/UN-BC/ST/EGMSE

Seo I - 19

BSICO DE TURBINAS A GS

Para obtermos uma equao temos que utilizar uma constante para correo das unidades, a constante universal dos gases (R), que possui vrios valores, a depender das unidades utilizadas.

P=

n. R. T P.V = n. R. T V
NOTA As unidades de presso e temperatura utilizadas devem estar em valores absolutos.

Equao da continuidade A vazo de um fluido em escoamento o produto da seo transversal (S) com a velocidade do fluido (v).

Q = r . S. v
Com base nesta equao podemos concluir que para uma vazo constante, se ocorrer uma reduo da seo transversal a velocidade aumentada e vice-versa.

Leis da termodinmica LEI ZERO DA TERMODINMICA Retrata a existncia da temperatura e estabelece o zero absoluto, onde as molculas se encontram inertes. So as escalas kelvin (K) e Rankine (R). 1 LEI DA TERMODINMICA Retrata a conservao da energia, onde fica esclarecido que a energia total do fluido no se altera sem interao com o meio. E o meio somente interage com o sistema (fluido) atravs do calor ou trabalho. Podemos dizer, que ao se aquecer um fluido e o mesmo realizar trabalho (est recebendo calor e cedendo trabalho) a diferena entre o calor recebido e o trabalho cedido a variao da energia total do fluido. o que fica efetivamente com o fluido.

Q + W = Et 2 Et1
Sendo

Et = Ep + Ev + u + Eh
Como exemplo temos, que, ao se aquecer isobaricamente o gs num cilindro, a temperatura ir aumentar e o gs ir se expandir realizando trabalho ao deslocar o mbolo. A diferena entre o calor recebido e o trabalho realizado pelo gs a variao da energia total do gs.
E&P-SSE/UN-BC/ST/EGMSE Seo I - 20

BSICO DE TURBINAS A GS

2 LEI DA TERMODINMICA Retrata a existncia da mquina trmica, onde fica estabelecido que se pode extrair trabalho de uma mquina que possua uma fonte quente ( alta temperatura ) e uma fonte fria ( baixa temperatura ). Quanto maior a diferena de temperatura entre as duas fontes, maior ser o trabalho extrado. Efeito difusor e efeito bocal Para fluxo subsnico, ao se analisar o escoamento de um fluido numa tubulao, verifica-se que onde a seo transversal aumentada, a velocidade reduzida e viceversa. Nestas situaes, ao se analisar as energias do fluido, verifica-se que, se a energia de velocidade aumentada, outro tipo de energia tem que ser reduzida, pois a soma das parcelas de energia de velocidade, presso, altura e temperatura no se altera, com base na primeira lei da termodinmica. Isso significa que o fato da reduo ou ampliao da seo transversal da tubulao, na qual o fluido escoa, no provoca nenhuma de calor ou trabalho, mantendo-se constante a energia total. Como exemplo analisaremos o escoamento de um lquido numa tubulao num mesmo plano horizontal, onde se tem uma reduo da seo transversal. Neste caso:

Q = r . S. v
para lquidos varia pouco e como S foi reduzido, a velocidade aumentada, pois a vazo constante. Analisando a equao de conservao de energia:

Et = Ep + Ev + u + Eh
onde Et permanece inalterada e considerando que:

u constante, pois no h alterao da temperatura, Eh constante, pois no h alterao da altura, Ev aumenta pois a velocidade aumentou, Conclumos que: Ep diminui ou seja, a presso cai

E&P-SSE/UN-BC/ST/EGMSE

Seo I - 21

BSICO DE TURBINAS A GS

Seo II
SISTEMAS AUXILIARES

SISTEMA DE AR DE COMBUSTO CAIXA ACSTICA (HOOD) SISTEMA DE AR DE VENTILAO SISTEMA DE LEO LUBRIFICANTE SISTEMA DE LEO DE COMANDO SISTEMA DE PARTIDA SISTEMA DE COMBUSTVEL SISTEMA DE CONTROLE DE FLUXO DO AR

E&P-SSE/UN-BC/ST/EGMSE

Seo II - 1

BSICO DE TURBINAS A GS

INTRODUO

As informaes, contidas neste trabalho, so oriundas dos manuais de operao e manuteno fornecidos pelos diversos fabricantes e empacotadores de turbomquinas. O objetivo destas anotaes familiarizar o treinando com as caractersticas gerais dos principais sistemas auxiliares que permitem o funcionamento de uma turbina a gs utilizada na rea industrial, como tambm apresentar a filosofia de sequenciamento, intertravamento e controle da turbina a gs. Observao: Os diversos valores de presso, temperatura, etc. informados, ao longo da apostila, so valores tpicos encontrados em diversos pacotes com turbina a gs.

SISTEMAS AUXILIARES
SISTEMA DE AR DE COMBUSTO

SISTEMA DE VENTILAO DO HOOD

SISTEMA DE CONTROLE DE VAZO DE AR

SISTEMA DE LEO LUBRIFICANTE

SISTEMA DE PARTIDA

SISTEMA DE GS COMBUSTVEL

SISTEMA DE LEO HIDRULICO

E&P-SSE/UN-BC/ST/EGMSE

Seo II - 2

BSICO DE TURBINAS A GS

SISTEMA DE AR DE COMBUSTO
FUNO: Fornecer ar atmosfrico filtrado, com grau de impureza ,umidade e caractersticas controlados. Conduzindo o ar ao compressor da turbina e, tambm conduzir os gases da descarga para a atmosfera ou para o sistema de recuperao, conforme a configurao do sistema, com menor rudo e mnimas perdas de cargas possveis.

E&P-SSE/UN-BC/ST/EGMSE

Seo II - 3

BSICO DE TURBINAS A GS

CONSTITUIO DO SISTEMA:

CAIXA DE FILTRAGEM: A principal funo eliminar as partculas superiores a 1 micra e desumidificar o ar externo e, consequentemente o sal que est em soluo inica na gua. Este ar deve ser suficientemente puro para evitar incrustao, eroso, deteriorao e corroso dos componentes internos da turbina, principalmente as palhetas estatoras e rotoras do compressor de ar e das turbinas, como tambm evitar o entupimento dos canais de refrigerao das aletas e palhetas da turbina. Normalmente feita de ao carbono ou ao inox.

A caixa, em geral, constituda de: - Filtros


TELAS : Usada para a reteno de insetos. VENEZIANAS : Proteo contra chuva e impacto de objetos de grande dimenses. ESTGIO(S) DO TIPO INERCIAL : Elimina as partculas pesadas e gotas de gua. A eficincia diretamente proporcional a velocidade do fluxo do ar. ESTGIO(S) DO TIPO COALESCENTE : Coalesce a umidade e retm as partculas maiores que 8 a 10 micras, com eficincia de 90%. Formado por fibras sintticas. SISTEMA DE RECOLHIMENTO DE GUA : Recolhe a gua retira nos primeiros estgios, com sifes para evitar a entrada de ar pelo mesmo. ESTGIO DO TIPO ALTA EFICINCIA : Retendo as partculas iguais ou maiores que 1 micra, com eficincia de 90%. Normalmente so usados filtros tipo bolsa.
Seo II - 4

E&P-SSE/UN-BC/ST/EGMSE

BSICO DE TURBINAS A GS

- JANELAS BY-PASS : Abre evitando a excessiva presso negativa, devido a alta perda de carga quando os filtros esto muitos sujos, evitando danos no Gerador de Gs (GG) caso este succione os dutos e/ou filtros.

DUTO DE ADMISSO: Este duto conduz o ar, reduzindo a seo que grande no filtro, para a entrada do compressor do Gerador de Gs. Sendo revestido acusticamente (para evitar a propagao dos rudos de alta freqncia devido a aspirao). Deve ser inspecionado regularmente, principalmente na parte interna, para poder verificar a sua integridade e o perfeito estado de limpeza. DUTO DE ESCAPE: Este duto elimina os gases queimados da turbina para a chamin e/ou algum sistema de recuperao de calor. Suportando a alta temperatura dos gases de escape (400 a 500 C),. O duto normalmente constitudo em ao carbono refratrio ou de ao inox, revestido de l de rocha, para proteo acstica e trmica, com externa de chapa de ao inoxidvel. Fotos de elementos de filtro :

E&P-SSE/UN-BC/ST/EGMSE

Seo II - 5

BSICO DE TURBINAS A GS

E&P-SSE/UN-BC/ST/EGMSE Seo II - 6

BSICO DE TURBINAS A GS

JUNTA DE COMPENSAO (EXPANSO):

So usadas vrias juntas. Com a finalidade de absorver os deslocamentos radiais e axiais entre caixa de filtragem, silenciador, duto(s) de entrada, turbina, duto(s) de sada, silenciador e recuperador, eliminando a transmisso de vibrao de uma parte para a outra.

SILENCIADORES:

Reduzir o nvel de rudo devido a passagem, em alta velocidade, do ar na suco e dos gases na descarga.

INSTRUMENTAO:

Os instrumentos tpicos so: INDICADORES (PDI) E/OU TRANSMISSORES DE PRESSO DIFERENCIAL (PDT): Indica a perda de carga do sistema de filtragem, ou seja, o nvel de sujeira dos elementos filtrantes, definido a necessidade de lavagem e/ou troca dos elementos.

A medio da perda de carga no duto de suco versus a rotao do Gerador de Gs corrigida pela temperatura do ar na suco permite definir o nvel de sujeira do compressor de ar. PRESSOSTATO DE PRESSO DIFERENCIAL (PDSH): Permite o alarme e/ou shutdown devido a alta perda de carga nos elementos filtrantes. MICRO-SWITCHES (ZSH) : Instalados nas janelas de by-pass, indicando a sua abertura. SENSORES DE GS : Utilizados a quando a suco da turbina estar instalada em rea classificada. Calibrados em 10% do LIE (Limite Inferior de Explosividade) para alarme e 20% para o shutdown da turbomquina. Preferncia para os sensores infra-red.

E&P-SSE/UN-BC/ST/EGMSE

Seo II - 7

BSICO DE TURBINAS A GS CAIXA ACSTICA (HOOD):

FUNO: um invlucro para isolar a turbina, tendo como principal funo a proteo acstica diminuindo o rudo at nveis aceitveis, mximo de 85 D.B. a 1 metro do hood. Como funes secundrias temos a proteo trmica e o aumento da eficincia no combate a incndio. CONSTITUIO DO HOOD:

PAREDES: CHAPA EXTERNA : De ao carbono pintada ou de ao inox. CAMADA DE MATERIAL ANTI-VIBRATRIO E DE INSONORIZAO : Na parte interna da chapa. CAMADAS DE L DE ROCHA: L de rocha de diferentes densidades, insonorizantes e anti-inflamveis. PELCULA DE PROTEO : Contra respingos de leo e hidrocarbonetos diversos, resistindo s temperaturas mximas do invlucro. CHAPA PERFURADA : De ao inoxidvel.

PORTAS: Duas a quatro grandes para manuteno e diversas portas menores de acesso com abertura anti-pnico e visor.

RESISTNCIA DE AQUECIMENTO: Aquece o interior do hood diminuindo a umidade quando a mquina est em stand-by.

ANOTAES

E&P-SSE/UN-BC/ST/EGMSE

Seo II - 8

BSICO DE TURBINAS A GS

SISTEMA DE AR DE VENTILAO
FUNO Retira o calor, dissipado pelo processo de combusto na cmara do Gerador de Gs, da caixa acstica, mantendo a temperatura inferior a 60/70 C, evitando danos aos equipamentos (eletrnicos ou no) instalados no interior do hood. Integrado ao sistema de ar de ventilao temos o sistema de deteco de fogo e gs. CONSTITUIO DO SISTEMA:

FILTRO: Ou utiliza os mesmos filtros do sistema de ar de combusto ou filtro independente, neste caso normalmente formado de um estgio do tipo coalescente. DUTO DE ENTRADA E SADA: Conduz o ar filtrado ao interior do casulo e exaure o ar aquecido para uma rea segura. DAMPERS: Instalados nos dutos de entrada e sada do ar de ventilao da caixa acstica. So fechados em caso de disparo de CO2, quando da deteco de fogo.

VENTILADORES: Instalados no duto de entrada (presso positiva) ou no duto de sada do hood (presso negativa), forando a circulao do ar com a conseqente retirada do calor dissipado pela turbina a gs. JANELAS ANTI-RETORNO: Instalado a sada ou entrada do ventilador evitando a recirculao do ar caso o ventilador esteja parado com os outros em funcionamento.

E&P-SSE/UN-BC/ST/EGMSE

Seo II - 9

BSICO DE TURBINAS A GS

GARRAFAS DE CO2 OU P QUMICO Permitir a extino do fogo. No caso de hood utiliza-se o CO2, caso contrrio utiliza-se o p qumico.

INSTRUMENTAO: Os instrumentos tpicos so: INDICADOR (PDI) E/OU TRANSMISSOR DE PRESSO DIFERENCIAL (PDT): Informa a pressurizao ou despressurizao do casulo em relao a atmosfera. INDICADOR (TI) E/OU TRANSMISSOR DE TEMPERATURA (TT): Informa a temperatura interna do hood. . TERMOSTATO DE TEMPERATURA (TSH/TSHH): Alarme e/ou trip devido a temperatura alta interna do hood. MICRO-SWITCHES NOS DAMPERS (ZSL): Indica se os dampers esto abertos, permitindo o perfeito funcionamento do sistema de ventilao. SENSORES DE GS: Instalados, aos pares, nos dutos de entrada e sada. Calibrados em 20% do LIE (Limite Inferior de Explosividade) para alarme e 60% para o shutdown. SENSORES DE FOGO: Normalmente supervisiona pontos crticos, como o governor e manifold de combustvel. Normalmente instalados aos pares, o alarme ocorrer caso um s detecte ou o trip caso os dois detectem. SENSORES DE CALOR (TSH): Utilizados para complementar a deteco de fogo. Principalmente em lugares que os sensores de fogo no possam ser usados (sem hood em rea abertas) ou de pontos de difcil observao

E&P-SSE/UN-BC/ST/EGMSE

Seo II - 10

BSICO DE TURBINAS A GS

SISTEMA DE LEO LUBRIFICANTE


FUNO: Fornecer leo na presso (1,5 a 4 kgf/cm2) e temperatura (40 a 70 C) adequada, permitindo a lubrificao os mancais, engrenagens da caixa de acessrios, caixa multiplicadora ou redutora e equipamento acionado; e o resfriamento dos mancais da parte quente, principalmente nas mquinas heavy-duty durante a fase de ps-lubricao aps a parada da mquina. O controle da presso e temperatura do leo, dentro do range operacional admissvel pela turbomquina, importante para a integridade dos mancais e consequentemente os rotores (devido as folgas extremamente apertadas), evitando intervenes precoce. Tanto a alta como a baixa temperatura altera a viscosidade e consequentemente prejudica a lubrificao e retirada do calor dos mancais, isto tambm ocorre caso haja alterao da presso, principalmente no mancal tipo tilt-pad, cuja a alterao da cunha de leo acarreta o aumento da vibrao. OBSERVAO: O leo usado no sistema de leo lubrificante das turbinas industriais o mineral (tipo Lubrax TR-46), nas turbinas aero-derivadas, alm do sistema de leo lubrificante mineral temos um sistema de leo lubrificante exclusivo para o GG que utiliza o leo sinttico. A constituio de ambos os sistemas so semelhantes. CONSTITUIO DO SISTEMA:

E&P-SSE/UN-BC/ST/EGMSE

Seo II - 11

BSICO DE TURBINAS A GS

RESERVATRIO DE LEO: No sistema com leo mineral o tanque tem grande capacidade, sendo este de 4.000 a 20.000 litros, principalmente se o mesmo tanque atende tambm ao sistema de leo de selagem dos compressores de gs. O volume do tanque de leo sinttico de 300 a 500 litros. Os reservatrios so feitos de ao carbono ou inox e possuem suspiro para ventar os vapores sendo, as vezes, equipados com recuperadores de nvoa. BOMBAS: Fornece o leo ao sistema com presso adequada. No sistema de lubrificao com leo sinttico normalmente encontramos duas bombas e no sistema com leo mineral so trs, a saber: BOMBA PRINCIPAL: Bomba existente em ambos os sistemas e normalmente acionada mecanicamente, atravs da caixa de acessrios, pelo Gerador de Gs (GG) ou pela Turbina de Potncia (PT). Funciona durante toda a fase da operao da turbina.

BOMBA AUXILIAR (PR-PS LUBRIFICAO): Bomba existente no sistema com leo mineral e acionada por motor de corrente alternada, funciona durante a fase de prlubrificao (antes e durante a partida) e na fase de parada e ps-lubrificao. BOMBA DE EMERGNCIA (BAKCUP OU RESERVA): Bomba existente no sistema : com leo mineral e acionada por motor de corrente continua, fornecida por banco de baterias, funciona durante a fase de parada e ps-lubrificao caso a bomba auxiliar no pressurize o sistema adequadamente. BOMBAS SCAVENGE: Bomba existente em turbina aeroderivada acionada, atravs da caixa de acessrios, pelo Gerador de Gs (GG). Tem como funo retirar o leo da caixa do mancal.

TROCADOR DE CALOR: Normalmente so duplos com vlvulas de trs vias permitindo a troca/alinhamento do trocador com a turbina em operao. Os vrios tipos de trocadores existente podem ser aplicados no sistema de leo lubrificante. No trocador tipo gua/leo importante que a presso do leo seja superior a presso da gua, isto evita a contaminao do leo pela gua.
Seo II - 12

E&P-SSE/UN-BC/ST/EGMSE

BSICO DE TURBINAS A GS

FILTRO: So duplos com vlvulas de trs vias para permitir a troca em operao, os elementos so, normalmente, do tipo cartucho com capacidade de filtragem de 10 a 70 micra absolutos.

INSTRUMENTAO: Os instrumentos tpicos so: VLVULAS DE ALIVIO (PSV): Normalmente instalada na sada das bombas de leo, protegendo o sistema contra altas presses.

E&P-SSE/UN-BC/ST/EGMSE

Seo II - 13

BSICO DE TURBINAS A GS

INDICADORES DE PRESSO (PI): Informa a presso de sada das bombas, permite a regulagem das bombas. VLVULA DE CONTROLE DE PRESSO (PCV): Controla a presso no header de leo, requerida pelo sistema, atravs do retorno do leo para o tanque. VLVULA DE TEMPERATURA (TCV): Vlvula de trs via, permite controlar a temperatura do leo, requerida pelo sistema, dosando o fluxo do leo que passa de trocador de calor com o que passa por fora do trocador. INDICADOR (PDI) E/OU PRESSOSTATO DE PRESSO DIFERENCIAL (PDSH): Informa a presso diferencial alta no filtro de leo, indicado a necessidade da troca dos elementos filtrantes. INDICADOR (TI) E/OU TRANSMISSOR DE TEMPERATURA (TE): Informa a temperatura no header de leo lubrificante. TERMOSTATO (TSH/TSHH/TSL): Alarme e/ou trip devido a alta temperatura do leo lubrificante. Podemos encontrar tambm alarme devido a baixa temperatura. INDICADOR (PI) E/OU TRANSMISSOR DE PRESSO (PT): Informa a presso no header de leo lubrificante. PRESSOSTATO (PSL/PSLL): Alarme e/ou trip devido a baixa presso no header do leo lubrificante. TRANSMISSOR DE TEMPERATURA (TE): Do tipo RTD (PT-100) ou termopar. Instalados, diretamente, no mancal e/ou nos drenos de retorno de leo do mancal, permitindo a superviso individual de cada mancal.

E&P-SSE/UN-BC/ST/EGMSE

Seo II - 14

BSICO DE TURBINAS A GS

SISTEMA DE LEO DE COMANDO


FUNO: Fornecer leo na presso (10 a 70 kgf/cm2) requerida pelos comandos hidrulicos. Este sistema tambm conhecido por sistema de leo hidrulico ou de alta presso. Utiliza o mesmo leo usado no sistema de leo lubrificante. CONSTITUIO DO SISTEMA:

BOMBA: Eleva a presso do leo, captando-o no header de leo lubrificante ou diretamente do tanque.

FILTRO: So duplos com vlvulas de trs vias, os elementos com capacidade de filtragem de 3 a 30 micra absolutos.

INSTRUMENTAO: Os instrumentos tpicos so: VLVULA DE CONTROLE DE PRESSO (PCV): Controla a presso de leo, requerida pelo sistema. INDICADOR (PDI) E/OU PRESSOSTATO DE PRESSO DIFERENCIAL (PDSH): Informa a presso diferencial alta no filtro de leo. INDICADOR (PI) E/OU TRANSMISSOR DE PRESSO (PT): Informa a presso no header de leo de comando. PRESSOSTATO (PSL/PSLL): Alarme e/ou trip devido a baixa presso do leo de comando.

SISTEMA DE PARTIDA

FUNO: O sistema de partida tem duas funes. A primeira retirar o Gerador de Gs (GG) da inrcia e leva-lo a uma determinada rotao conhecida como velocidade de purga ou de ventilao ou de crank, e o mantm nessa rotao durante a fase conhecida como fase de purga ou de purga (30 a 180 segundos) permitindo a limpeza interna da turbina com o ar limpo. A segunda funo acontecer durante a fase de partida, logo aps a fase de purga, auxiliar na acelerao do Gerador de Gs durante a ignio e incio da formao dos gases de exausto, at a velocidade de Idle, conhecida tambm como velocidade de macha lenta ou rotao de sustentao, aps atingir esta velocidade o sistema de partida desligado.

E&P-SSE/UN-BC/ST/EGMSE

Seo II - 15

BSICO DE TURBINAS A GS

OBSERVAO: A funo do sistema de partida o mesmo em qualquer turbina a gs, porm a sua implementao fsica pode ser diferente para o mesmo modelo de turbina, adequando-se a necessidade do usurio.

CONSTITUIO BSICA DO SISTEMA:

MOTOR DE PARTIDA: Fornece o torque necessrio ao Gerador de Gs (GG), sendo os mais utilizados na Petrobras:

MOTOR ELTRICO + CONVERSOR DE TORQUE MOTOR ELTRICO + BOMBA HIDRULICA + MOTOR HIDRULICO. MOTOR ELTRICO ACIONADO POR VARIADOR DE FREQNCIA (VFD) MOTOR PNEUMTICO

RODA LIVRE (CATRACA) / EMBREAGEM: Transmite a fora somente no sentido do sistema de partida para o Gerador de Gs (GG), desaclopando mecanicamente o sistema quando a rotao do GG maior do que a do sistema de partida.

E&P-SSE/UN-BC/ST/EGMSE

Seo II - 16

BSICO DE TURBINAS A GS

Sistema de partida com motor eltrico.

Foto de um sistema freqncia

de partida com a aplicao de motor eltrico com variador de

E&P-SSE/UN-BC/ST/EGMSE

Seo II - 17

BSICO DE TURBINAS A GS

SISTEMA DE COMBUSTVEL
FUNO: Fornecer o combustvel gasoso ( gs natural ) ou lquido (diesel) dentro da presso e temperatura, vazo e caractersticas necessrias para o atendimento aos diversos regimes operacionais da turbina.

OBSERVAO: A implementao do sistema de combustvel pode variar em um mesmo modelo de turbina, devido aos diversos empacotadores e necessidade do cliente. A qualidade do combustvel fundamental para a vida til dos componentes da parte quente, contaminantes diminuem a vida til dos injetores, cmara de combusto, pea de transio (transition piece), distribuio HP e LP e rotores HP e LP, acarretando falhas prematuras. importante durante a fase de projeto, anterior a aquisio da turbomquina, o envio da anlise da composio do(s) combustvel(eis) aos futuros fornecedores. A composio definir os tipos de protees (coating) a serem aplicados na superfcie dos componentes e estabelece a vida til dos mesmos e os ciclos de manutenes. Quando h dois sistemas de combustvel (gs natural e diesel por exemplo), a transferncia de combustvel feita automaticamente com a turbina em operao e sem variao de velocidade. Normalmente o inicio da comutao automtica quando h problema no fornecimento do combustvel principal, o inicio do retorno , normalmente, manual. Em sistemas bi-combustveis gs/lquido, normalmente, necessrio um sistema de purga. Durante o funcionamento com combustvel gs, o prprio gs injetado tambm pelo injetor lquido permitindo a sua refrigerao e durante o funcionamento com combustvel lquido o ar do compressor GG injetado (soprado) pelo injetor gs permitido a sua refrigerao e limpeza.
E&P-SSE/UN-BC/ST/EGMSE Seo II - 18

BSICO DE TURBINAS A GS

CONSTITUIO DO SISTEMA:

VLVULA MANUAL: Isolar o pacote, principalmente em caso de manuteno ou hibernao da turbina. VLVULA DE CORTE (SDV): Isolar automaticamente o pacote quando a turbina esta parada. FILTRO: Garantir o combustvel limpo ao sistema. BOMBA: Eleva a presso do combustvel lquido. SEPARADOR DE CONDENSADO: No sistema de combustvel gs remove o condensado que altamente prejudicial a turbina.

AQUECEDOR: Aquece o gs garantido a temperatura de no mnimo 20 c acima do dew point, evitando a formao de condensado.

VLVULA DE CONTROLE DE PRESSO (PCV): No sistema de combustvel gs controla a presso do combustvel. Importante para manter a estabilidade da varivel controlada, principalmente em turbogeradores. GOVERNOR: Conjunto de vlvulas e dispositivos que controlam o fluxo de gs para a turbina, e basicamente constitudo de: 1 VLVULA SHUT-OFF: 1 Vlvula de corte de combustvel. VLVULA DA TOCHA/PILOTO/IGNITOR: Permite o envio do combustvel para a injetor piloto (tocha) durante a fase de partida. INJETOR PILOTO/TOCHA/IGNITOR: Permite a chama inicial que acender o injetor principal. No conjunto tocha encontra-se a vela de ignio.

E&P-SSE/UN-BC/ST/EGMSE

Seo II - 19

BSICO DE TURBINAS A GS

VLVULA DE PURGA: Encontrada no sistema gs, purga rapidamente o gs existente no sistema quando da parada da turbina. VLVULA BY-PASS: Encontrada no sistema lquido controla a presso do combustvel lquido a montante da vlvula de reguladora de fluxo. Tambm pode Ter a funo de purgar o sistema em caso de parada. 2 VLVULA SHUT-OFF: 2 Vlvula de corte de combustvel. VLVULA REGULADORA OU DOSADORA: Conjunto atuador/vlvula que controla o gs combustvel enviado ao injetores. comandada pelo Controle de Velocidade da Turbina, do painel de controle da turbina, em funo da carga solicitada e limitaes mximas a serem atendidas.

VLVULA DE DISTRIBUIO: Usada no sistema de combustvel lquido (diesel) quando os injetores tem duplos orifcios, permitindo a correta pulverizao do lquido.

INSTRUMENTAO: Os instrumentos tpicos so: TRANSMISSOR DE FLUXO: Permite a medio do combustvel INDICADOR (PDI) E/OU PRESSOSTATO DE PRESSO DIFERENCIAL (PDSH): Indica a presso diferencial alta no filtro de combustvel. INDICADOR (PI) E/OU TRANSMISSOR DE PRESSO (PT): Informa a presso do combustvel no header e/ou intervalvular (entre as vlvulas shut-offs). PRESSOSTATO (PSL/PSLL/PSH/PSHH): Alarme e trip devido a baixa e alta presso de combustvel. INDICADOR (TI) E/OU TRANSMISSOR DE TEMPERATURA (TE): Informa a temperatura do gs combustvel TERMOSTATO (TSL/TSLL): Alarme e/ou trip devido a baixa temperatura do gs combustvel. CAIXA DE IGNIO: Envia energia eltrica para a vela, existente na tocha, permitindo a centelha.

E&P-SSE/UN-BC/ST/EGMSE

Seo II - 20

BSICO DE TURBINAS A GS

SISTEMA DE CONTROLE DE FLUXO DO AR


FUNO: Ajustar a vazo do compressor de ar do gerador de gs, mantendo sua curva de desempenho na mxima eficincia de acordo com condio operacional exigida pelo processo e evitando os fenmenos aerodinmicos, tais como stall e surge, principalmente este ltimo e pode causar graves danos a turbina a gs. Outra funo do sistema a selagem dos mancais e resfriamento das palhetas das turbinas.

CONSTITUIO DO SISTEMA:

INLET GUIDE VANE (IGV): So palhetas estatoras que permite rotacionar, em relao ao seu eixo de fixao. Isto permite variar o ngulo de incidncia do ar, diminuindo ou aumentando a eficincia do estgio compressor e consequentemente controlando o volume de fluxo de ar.

E&P-SSE/UN-BC/ST/EGMSE

Seo II - 21

BSICO DE TURBINAS A GS

VLVULA DE SANGRIA (BLEED VALVE): So vlvulas que aliviam parte do ar de estgios intermedirios ou na sada do compressor de ar do GG, evitando o fenmeno de surge.

E&P-SSE/UN-BC/ST/EGMSE

Seo II - 22

BSICO DE TURBINAS A GS

E&P-SSE/UN-BC/ST/EGMSE

Seo II - 23

BSICO DE TURBINAS A GS

Seo III
SISTEMAS CONTROLE DA TURBINA A GS:
SISTEMA DE PROTEO DA TURBINA A GS PRINCIPAIS VARIVEIS SUPERVISIONADAS E CONTROLADAS FILOSOFIA DE SEQUENCIAMENTO PRINCPIO DE FUNCIONAMENTO DO CONTROLE DE COMBUSTVEL

E&P-SSE/UN-BC/ST/EGMSE

Seo III - 1

BSICO DE TURBINAS A GS

INTRODUO
As informaes, contidas neste trabalho, oriunda dos manuais de operao e manuteno fornecidos pelos diversos fabricantes e empacotadores de turbomquinas, como outras apostilas originadas internamente pela E&P. O objetivo destas anotaes familiarizar o treinando com as caractersticas gerais das turbinas a gs, os principais sistemas auxiliares que permitem o funcionamento de uma turbina a gs utilizada na rea industrial, como tambm apresentar a filosofia de sequenciamento, intertravamento e controle da turbina a gs aplicado em geradores eltricos.

E&P-SSE/UN-BC/ST/EGMSE

Seo III - 2

BSICO DE TURBINAS A GS

SISTEMA DE PROTEO DA TURBINA A GS PRINCIPAIS VARIVEIS SUPERVISIONADAS E CONTROLADAS

INTRODUO O sistema de proteo da turbomquina, como em outros tipos de processos, objetiva evitar que os limites operacionais sejam ultrapassados. O principal objetivo do Sistema garantir a segurana operacional e a integridade da mquina, mantendo a mxima disponibilidade. H vrias variveis sendo supervisionadas, muitas das quais foram vistas nos sistemas auxiliares descritos anteriormente. As principais variveis que este sistema protege so:

TEMPERATURAS EXCESSIVA SOBREVELOCIDADES VIBRAES ELEVADAS DESLOCAMENTO AXIAL SURGE ( um fenomeno, a varivel lida costuma ser variao da vazo e/ou presso de ar)

TEMPERATURA DOS MANCAIS Os mancais so componentes importante para o bom funcionamento da turbina, o peso dos conjuntos rotores e a alta velocidade de rotao aliada a alta temperatura que estes mancais esto sujeitos, principalmente no mancal traseiro GG, mostra o grande esforo que esto sujeitos durante o funcionamentos da turbina. Na Turbina industrial (heavy duty), normalmente, so usados mancais de deslizamento do tipo tilt pad, as pastilhas so de ao revestidos de metal patente (liga que contem estanho e chumbo) e . Dependendo da sua composio, este material comea a escoar a partir de 140 C. Por razes de segurana, sua temperatura limitada, geralmente em 125 C para trip e em 110 C para alarme, quando a medio efetuada diretamente nos mancais. Usualmente, so usados termopares ou RTDs para este fim. A temperatura do leo no header na faixa de 40 a 60C. comum, contudo, a medio de temperatura indireta nos retornos de leo dos mancais, apesar de no ser uma medio to precisa quanto a leitura direta. Neste caso. O valor de alarme situa-se em 115C para trip e 90 C para alarme. Na Turbina aeroderivada os mancais so de rolamentos, portanto permite temperaturas maiores e normalmente a medio de temperatura realizada no retorno de leo do mancal, sendo o alarme entorno de 150 e o trip entorno de 170C. A temperatura do leo no header na faixa de 80 a 115C. No mancal de rolamento a suportao pontual, ou seja, tem rea reduzida. O que acarreta Como o contato neste tipo de mancal pontual, alta a tenso que estes mancais so submetidos, podendo levar a desgastes excessivos, tanto que utilizado detetor de limalhas para verificar o estado de desgaste dos referidos mancais.

E&P-SSE/UN-BC/ST/EGMSE

Seo III - 3

BSICO DE TURBINAS A GS

TEMPERATURA DE QUEIMA (PARTES QUENTES) As partes quentes da turbina, constitudas pelos injetores de combustvel (fuel nozzles), cmara de combusto (combustion chamber), pea de transio (transition piece), distribuies (nozzles) e rotores (rotors) so submetidos a temperaturas muito altas devido combusto e a conseqente passagem dos gases. Os vrios materiais, utilizados so resistentes s altas temperaturas, porm existem limites aos quais no podem ser ultrapassados durante a operao da mquina. A expectativa de vida til das partes quentes reduz-se a metade caso opere a mquina com 20 a 25C acima da Temperatura dos Gases de Exauto (EGT). Conforme norma API 616, recomenda o uso de termopares duplos ou a medio por dois grupos de termopares, sendo um grupo para controle e superviso (proteo )e o outro grupo somente para proteo da mquina e atravs de um circuito redundante e externo ao circuito aonde se realiza o controle. Os termopares so elementos de medio de degradam rapidamente quando comparados aos outros elementos de medio. Com o decorrer do tempo ele apresenta leitura mais abaixa do que realmente , isto permitir que a turbina opere com temperatura acima do valor limite, o que acarreta a reduo da vida til dos componentes. Portanto recomendado a troca peridica dos termopares. SOBREVELOCIDADE Os rotores das turbomquinas possuem limites superior de velocidades devido a fora centrifuga aos quais esto submetidos. Como tambm esto submetidos a alta temperatura, a palheta esta sujeita a fluncia de sua estrutura molecular, o que poder levar ao roamento e a quebra da palheta. Por essas razes importante o controle das rotaes, evitando que ultrapasse a mxima rotao de GG ou PT e superviso/intertravamento (proteo) para alarme e trip caso atinja a sobrevelocidade GG e PT. A norma API 616 exige duplo sensores de velocidade PT, sendo que um sensor para controle e superviso/intertravamento e o outro usado exclusivamente para proteo mquina, atravs de um circuito redundante e externo ao circuito que realiza o controle. Os sensor so constitudo de uma bobina no qual passa uma corrente eltrica criando um campo magntico, o sensor esta montado junto a uma roda dentada acoplada ao eixo ou da turbinas GG ou da PT. A roda dentada ao girar permitir a variao do fluxo magntico. Quando o sensor esta num vale, da roda dentada, a relutncia magntica alta, portanto o fluxo magntico baixo, quando o sensor esta prximo ao dente, a relutncia baixa e consequentemente o fluxo alto, com a variao do fluxo magntico O sensor enviara ao painel um trem de pulsos de freqncia proporcional velocidade da turbina.

E&P-SSE/UN-BC/ST/EGMSE

Seo III - 4

BSICO DE TURBINAS A GS

MONITORAO DE VIBRAO E DESLOCAMENTO AXIAL Devido a alta rotao do gerador de gs (GG) e da turbina de potncia (PT) e as folgas entre estas partes rotativas e as partes estacionrias serem muito pequenas, na ordem de 0,1 a 0,6 mm, a monitoraro das vibraes importantssima. Vibraes elevadas podem aumentar o desgaste dos mancais, roamento das partes mveis nas partes fixas, esforos cclicos elevados, fadiga, etc. levando a queda na eficincia e dano permanente e com isso elevado ndice de indisponibilidade. Para monitorar os nveis de vibrao., existem trs tipos de sensores de vibrao: SENSOR DE PROXIMIDADE Este sensor constitudo de uma bobina na ponta (Tip) de um probe, a funo da bobina produzir um campo magntico prximo ao eixo da mquina.

Uma vez que o eixo feito de material magntico (ao), o campo magntico ter a sua amplitude variada em funo da distncia do sensor ao eixo, ou seja, o eixo ao se aproximar da ponta do sensor, diminui a relutncia magntica com o conseqente aumento do campo magntico, a variao do campo magntico acarreta a induo de uma tenso. Esta tenso funo da distncia da ponta (Tip) do sensor ao eixo monitorado. Como o sensor mede a distncia ao eixo, ele mede efetivamente a amplitude vibrao do eixo em relao carcaa. O sinal produzido de deslocamento, ou seja, amplitude do deslocamento e expresso normalmente em microns pico a pico ou MIL pico a pico.

E&P-SSE/UN-BC/ST/EGMSE

Seo III - 5

BSICO DE TURBINAS A GS Disposio dos probes

Neste tipo de monitorao de vibrao necessrio a colocao de dois sensores a 90, a vibrao pode ser dada em um plano que garantir a medio tanto no eixo X como no eixo Y. O monitor no painel alimenta um conversor de sinal que chamamos de proximitor, a tenso de alimentao normalmente de 24 volts negativo. O proximitor alimenta o probe e recebe uma tenso AC, a variao da tenso AC funo da vibrao e transformada, vide grfico a seguir, pelo proximitor e enviada ao monitor no painel

Grfico mostrando a relao da tenso de sada do proximitor em funo da distncia (GAP) do sensor ao eixo

Detalhe do proximitor

E&P-SSE/UN-BC/ST/EGMSE

Seo III - 6

BSICO DE TURBINAS A GS

Instalao tpica de sistema de monitorao de vibrao em um eixo.

Um ponto importante neste tipo de sistema o casamento de impedncia entre o probe, cabo de extenso e proximitor. necessrio a verificao da curva do sistema quando houver a troca de um ou mais componentes e a necessidade de confirmar o correto funcionamento do sistema.

E&P-SSE/UN-BC/ST/EGMSE

Seo III - 7

BSICO DE TURBINAS A GS

SENSOR SSMICO DE VELOCIDADE constitudo de uma bobina (massa) suportada por um conjunto de molas no interior de uma im que est preso a carcaa do sensor. A construo, pode ser tambm, com um im (massa) suportado pelas molas e a bobina fixada na carcaa do sensor. Devido a vibrao da mquina, o sensor tambm vai vibrar j que ele esta solidrio na carcaa da mquina, ento o im oscila no mesmo ritmo da vibrao, porm a bobina permanece esttica devido a ao amortecedora das molas. Com isso teremos a bobina variando dentro de um campo magntico e conseqentemente teremos uma fora eletromotriz induzida (fem) na bobina.

Sensor de velocidade de vibrao

A fora eletromotriz induzida funo da variao do fluxo magntico () sobre a variao do tempo ( t), logo: f.e.m. = / t Como a variao do fluxo magntico () funo do campo magntico (B) vezes a variao da rea ( S) devido a vibrao, logo:

= B . S

A variao da rea ( S) o comprimento do fio (l), que constante, vezes a variao do deslocamento da vibrao (X), ento: f.e.m. = ( B . l . X ) / t ou f.e.m = B . l . (X / t) Como o campo magntico (B) fixo e o comprimento do fio (l) cortado pelo campo magntico tambm fixo, temos a f.e.m. funo da variao do deslocamento da vibrao no tempo, portanto, o sinal de sada do sensor (f.e.m.) proporcional a velocidade de vibrao, e normalmente expressa em milmetros por segundo (mm/s) ou polegadas por segundo (ips).

E&P-SSE/UN-BC/ST/EGMSE

Seo III - 8

BSICO DE TURBINAS A GS

Sensor de velocidade de vibrao tpico e sua dimenso

SENSOR SSMICO DE ACELERAO OU ACELERMETRO Este sensor se utiliza do efeito piezoeltrico de cristais tais como o quartzo, turmalina ou sal de Rochelle. constitudo por um sistema massa - mola, a mquina ao vibrar transmite a vibrao para o sensor atravs da carcaa da mquina. A massa inferior vibra no mesmo ritmo da mquina e a massa superior fica estacionria devido ao amortecimento dado pela mola, ento temos a ao da fora de presso das massas sobre o cristal piezoeltrico, produzindo uma tenso entre as faces metlicas.

Sensor de Acelerao da Vibrao - Acelermetro

Como a tenso (v) nas extremidades do cristal proporcional a fora (f) que o pressiona. v f E a fora (F) a massa (M) multiplicado pela acelerao (a). F=M.a Como a massa (M) constante e a acelerao (a) proporcional a vibrao, ento temos a tenso (v) proporcional a acelerao da vibrao. v a

E&P-SSE/UN-BC/ST/EGMSE

Seo III - 9

BSICO DE TURBINAS A GS

O sinal fornecido pelo sensor muito tnue e sua unidade C/G (Coulumbs por Gravidade (9,8m/s2)). necessrio o uso de um amplificador de carga. Aps o amplificador a unidade, normalmente usada, m/s2. Da mesma forma que o sensor de velocidade, este sensor mede vibrao na carcaa da mquina.

Acelermetros tpicos

DESLOCAMENTO AXIAL Como a turbina uma mquina de fluxo o eixo GG e PT esto sujeitas a deslocamento axial, e o deslocamento excessivo do eixo da turbina pode levar ao roamento do rotores nas partes estatoras, portanto necessrio a monitorao do deslocamento axial. A monitorao de deslocamento axial feita por meio dos mesmos sensores de proximidade, visto anteriormente, e informam ao painel o passeio axial do colar. Os nveis de alarme e trip adotados so respectivamente 0,4 mm e 0,6 mm. Os sinais + e - significam que pode haver deslocamento axial no sentido de aproximao do eixo (-) ou afastamento em relao ao probe, e ambos os deslocamentos podem acarretar danos a turbomquina.

Instalao tpica de sistema de monitorao de deslocamento axial de um eixo.

E&P-SSE/UN-BC/ST/EGMSE

Seo III - 10

BSICO DE TURBINAS A GS

MONITORES DE VIBRAO E DESLOCAMENTO AXIAL Os monitores tem como funes a de alimentar o sensor, receber o sinal enviado pelo sensor e verificar o nvel deste sinal, caso o sinal chegue a nvel de alarme atuar uma sada, normalmente um rel, que informar ao painel de controle da turbomquina a ocorrncia e este decidir o que deve ser feito, que poder ser um puro alarme sonoro e visual at o desligamento da mquina. A maioria dos sistema de monitorao de vibrao e deslocamento instalados nas turbomquinas da Bacia de Campos da Bently Nevada e atualmente temos os seguintes sistemas o sistema: SISTEMA 7200 O Sistema 7200 totalmente analgico e est obsoleto, o projeto tem mais de trinta anos. Atualmente este sistema esta sendo retrofitado.

SISTEMA 2201 O sistema 2201 foi projetado pela Bently Nevada para uso direto no rack 1771 do PLC da Allen Bradley

E&P-SSE/UN-BC/ST/EGMSE

Seo III - 11

BSICO DE TURBINAS A GS

SISTEMA 3300 O sistema 3300 o mais difundido atualmente. um sistema anlogico.digital

SISTEMA 3500 O sistema 3500 o mais recente em funcionamento na Bacia de Campos, totalmente digital e aberto permitindo programao e vrios tipo de comunies com outros sistemas, inclusive acesso remoto. Este sistema foi escolhido como padro para os sistemas monitorao de vibrao, deslocamento axial e temperatura dos mancais nas novas turbomquinas adquiridas para a Bacia de Campos

DIAGRAMA DE SEVERIDADE DE VIBRAO Este diagrama orientativo, no deve ser usado para a determinao do set-point da mquina. O set-point determinado pelo fabricante da mquina. diagrama 3 em 1 plota o nvel de vibrao para: Acelerao x CPM, Velocidade x CPM e Deslocamento x CPM. Sabendo a velocidade em RPM (i.e. CPM) da mquina e qual a tcnica de medio de vibrao (acelerao, velocidade e/ou deslocamento) determina-se como a mquina dever se comportar quando nova ou aps um overhaul e qual deve ser o nvel da condio de alerta ou de perigo. Identifique no eixo da ordenada a velocidade da mquina em RPM. Trace um reta vertical at o ponto na faixa a ser verificado, ou seja, Desejvel (Desirable); Satisfatrio (Acceptable), Aceitvel (Fair), Severo (Rough) e/ou Ruim (Bad).

E&P-SSE/UN-BC/ST/EGMSE

Seo III - 12

BSICO DE TURBINAS A GS

No ponto marcado a linha horizontal indica o valor em velocidade de vibrao, a linha inclinada a 45 indica o valor em deslocamento de vibrao e a linha inclinada a 135 indica a velocidade em acelerao de vibrao

Como o valor da velocidade de vibrao praticamente constante para qualquer velocidade da mquina, acima de 1000 RPM (caso das turbomquina), este tipo de medio prefervel, para determinar a severidade da vibrao, em relao a acelerao de vibrao e deslocamento de vibrao.
Velocidade de Operao Tcnica do Sensor Leitura/Set-point tpico de Vibrao Medida Nova Velocidade 0,05 - 0,08 ips, pk 0,08 - 0,12 ips, pk Deslocamento 0,8 - 1,2 ips, pk-pk 0,2 - 0,3 ips, pk-pk Acelerao 3 - 8 g, pk 1 - 2 mm/s, RMS 2 - 3 mm/s, RMS 20 - 30 m, pk-pk 5 - 8 m, pk-pk 2 - 6 g, RMS Alerta 0,2 - 0,3 ips, pk 0,3 - 0,4 ips, pk 2,0 - 2,5 ips, pk-pk 0,8 - 1,2 ips, pk-pk 10 - 25 g, pk 4 - 6 mm/s, RMS 5 - 7 mm/s, RMS 25 - 40 m, pk-pk 20 - 30 m, pk-pk 7 - 18 g, RMS Perigo 0,3 - 0,4 ips, pk 0,4 - 0,6 ips, pk 3,0 - 4,0 ips, pk-pk 1,0 - 1,5 ips, pk-pk 15 - 40 g, pk 5 - 7 mm/s, RMS 7 - 10mm/s, RMS 75 - 100 m, pk-pk 25 - 40 m, pk-pk 10 - 28 g, RMS

Aplicao

Todos

Mancal de Rolamento

Ssmico Carcaa do Mancal

< 4000 RPM

Mancal de deslizamento Hidrodinmico

4k -< RPM < 80k > 100.000 CPM Engrenamento

Proximidade No Contato Ssmico em cima da gear

A relao entre o deslocamento da vibrao, a velocidade da vibrao, e a acelerao da vibrao, para um sinal soneidal, so dadas por:

v = .f.d a = . f . v = 4 2 . 4f2 . d
vibrao e a acelerao. onde v velocidade da vibrao, f a frequncia da vibrao, d o deslocamento da

E&P-SSE/UN-BC/ST/EGMSE

Seo III - 13

BSICO DE TURBINAS A GS

MONITORAO DE VELOCIDADE O sensor de velocidade semelhante ao sensor de proximidade, constitudo de uma bobina, na ponta de um encapsulamento metlico, no qual passa uma corrente eltrica criando um campo magntico, o sensor esta montado junto a uma roda dentada acoplada ao eixo da turbina GG ou da turbina PT. A roda dentada ao girar permitir a variao do fluxo magntico, ou seja, quando o sensor esta num vale, da roda dentada, a relutncia magntica alta, portanto o fluxo magntico baixo, quando o sensor esta prximo ao dente, a relutncia baixa e consequentemente o fluxo alto, com a variao do fluxo magntico a bobina gera uma f.e.m. na mesma freqncia da passagem dos pulsos. O sensor enviara ao painel um trem de pulsos de freqncia proporcional velocidade da turbina.

Sensor de velocidade tpico

A roda dentada do eixo GG da PGT5 (NP)

MONITORAO DE DESLOCAMENTO

Para a o feedback da posio de pistes, vlvulas e IGV usualmente utilizado em turbomquinas o LVDT (Linear Variable Displacement Transducer) ou RVDT (Rotate Variable Displacement Transducer). O principio construtivo do LVDT e RVDT o mesmo. Se trata de um transformador de tenso no qual o ncleo movido linearmente, no LVDT, ou rotacionalmente, no RVDT, pelo dispositivo que queremos monitorar.

Um mdulo eletrnico alimenta o primrio do transformado com uma tenso AC de amplitude e freqencia fixa. A tenso induzida no secundrio variar com o movimento do ncleo, ou seja, o deslocamento do ncleo dentro do transformador proporcional a variao da relutncia magntica e consequente do campo magntico, portanto a tenso no secundrio proporcional a variao do deslocamento do ncleo. Como o ncleo est ligado mecanicamente ao dispositivo que queremos monitorar, a tenso do secundrio , lgicamente, propocional ao deslocamento do dispositivo monitorado. Esta tenso lida pelo mesmo mdulo que alimentou o primrio e convertida em sinal de corrente calibrado
E&P-SSE/UN-BC/ST/EGMSE Seo III - 14

BSICO DE TURBINAS A GS

de 4 a 20 mA. A corrente envia ao sistema de controle como feedback da posio do dispositivo monitorado. Abaixo temos um mdulo amplificador e interface de LVDT. O mdulo recebe o sinal de 4 a 20 mA vindo do sistema de controle de combustvel (from FT System) e amplifica para 20 a 100 mA para o atuador da vlvula de combustvel, e envia o sinal de 4 A 20 mA como feedback da posio da vlvula de combustvel, monitorada pelo RVDT.

Detalhe da instalao do LVDT, Pisto de acionamento da IGV e a vlvula de 4 Vias que comanda o pisto

NOMENCLATURAS
E&P-SSE/UN-BC/ST/EGMSE Seo III - 15

BSICO DE TURBINAS A GS

Mesmo tendo que seguir a Norma ANSI/ISA-5.1, as nomenclaturas utilizadas, para as mesmas variveis, nas turbinas das mais variadas, portanto necessrio a adaptar-se as simbologias e descries usadas nas turbomquinas que o tcnico ira trabalhar. Exemplo tpico so as variveis da turbina a gs, que apresentam nomes diferentes entre diferentes fabricantes. Abaixo segue alguns exemplos das principais variveis.

0 3 1 2
COMBUSTOR

6 4
Ponto 0 1 2 3 4 5 6 7 Descrio Atmosfera Entrada do compressor GG Sada do compressor GG Entrada da distribuio HP Entre turbinas HP e PT Sada da turbina PT Velocidade do GG Velocidade da PT T5 T7, P7 NGP NPT NGG NPT T5 T4, P4 T5, P5 NGG (GGS) NPT (PTS) NHP NLP Solar T0, P0 T1, P1 T2, PCD Dresser T1, P1 T2, P2 PCD Hispano T0, P0 T1, P1 T2, P2 T2, P2 PS3 T3 T5.4 LM-2500

NP

Allison CIT

PCD COT, CDP TIT EGT TX NHP NLP NGG NPT TOT

E&P-SSE/UN-BC/ST/EGMSE

Seo III - 16

BSICO DE TURBINAS A GS

PAINEL GTS TURBOGERADOR DE NUARG

E&P-SSE/UN-BC/ST/EGMSE

Seo III - 17

BSICO DE TURBINAS A GS

FILOSOFIA DE SEQUENCIAMENTO:
SEQUENCIAMENTO: H diversos fabricantes de turbina com vrios modelos diferentes, porm apresentam semelhana na filosofia de sequenciamento, que podemos resumir em 9 fases: 1. PARADA / STOP

Painel de controle e o centro de motores (CCM) esto energizados e todos os sistemas auxiliares esto parados. Caso no haja nenhum alarme de desligamento (trip) e condies prvias, tanto da turbina como da carga acionada (compressor, gerador, bomba, etc.) esto atendidas a turbina est pronta, aguardando a ordem de partida para em funcionamento. Dada a ordem de partida ocorre os seguintes eventos a seguir:

2. PREPARAO / PR-LUBRIFICAO / PRE-LUB


No caso de turbo compressor iniciada a seqncia de vlvulas no compressor de gs. Os ventiladores do hood so ligados. A bomba de emergncia (motor DC) colocada em operao e testada, caso a presso esteja ok a partida continua, caso contrrio a partida interrompida. A bomba auxiliar (motor AC) ligada. Decorrido o tempo necessrio (30 segundos) para preencher as linhas de leo lubrificante e garantir a perfeita lubrificao verificar a presso de leo e caso ok a partida continua.

3. VENTILAO / PURGA / CRANK

O sistema de partida coloca o motor de partida em funcionamento, retirando o GG da inrcia e levando a sua rotao para a rotao de ventilao (10 a 20% da mxima rotao GG), desde que a presso de leo lubrificante esteja Ok. A rotao do GG permite realizar a purga interna da turbina (30 a 180 segundos) com ar limpo. Em alguns casos o sistema de gs combustvel verifica a estanqueidade do sistema, deste que a partida seja a gs. Comea a ter presso de leo hidrulico. Aps o tempo de purga avana para prxima fase.

4. PARTIDA / IGNIO

O sistema de combustvel seqncia as vlvulas realizando a sua purga.

enviado combustvel para o piloto (tocha) e acionada a vela de ignio. O painel de controle comea a enviar sinal, conforme rampa de partida, para a abertura da vlvula reguladora.

E&P-SSE/UN-BC/ST/EGMSE

Seo III - 18

BSICO DE TURBINAS A GS

O sistema de partida comea acelerar, de novo, o GG que junto com a queima dos gases aumenta a rotao. A vela de ignio e a tocha so desligadas. Atingida a rotao de IDLE (sustentao) o sistema de partida desligado. A bomba principal j fornece leo e a bomba auxiliar (motor AC) desligada.

Ordem de partida
Preparao / Pr-Lubrificao / Pre-Lub min a 10 min. Ventilao / Purga / Crank min a 04 min

IDLE / WARM-UP

Parada/ Stop/ Stand-by Tempo indeterminado

Partida / Ignio 1 min 15 seg

Ps-Lubrificao / Pos-Lub

2h a 3 h

Idle / Warm-Up 20 min.

Control start Parando / Stopping 4min. A 20 min.

Acceleration and load applied

Shut down

Operao com durao indeterminada

Shut down order

SEQNCIA DE OPERAO

E&P-SSE/UN-BC/ST/EGMSE

Seo III - 19

BSICO DE TURBINAS A GS

5. IDLE / WARM-UP

Tempo para aquecimento antes da acelerao para a colocao de carga, isto diminui o gradiente de temperatura no qual a turbina est sujeita. Em turbogeradores de emergncia est fase no ocorre.

6. OPERAO / LOAD

O painel de controle acelera e desacelera a turbina, dentro dos parmetros de acelerao (Accel) e desacelerao (Disaccel) estabelecidos, em funo da variao carga, desde que os limites de temperatura dos gases de exausto, velocidade GG ou velocidade PT no sejam atingidos. A turbina permanece nesta condio at ocorrer: O operador enviar a ordem de retirada de carga ou ordem de parada. A turbina vai para idle / cool-down detectado um alarme de mal funcionamento(trip). A turbina vai para parada / stopping.

7. IDLE / COOL-DOWN

Tempo de resfriamento que ocorre aps desacelerao e antes do corte de combustvel, com isto diminui o gradiente de temperatura no qual a turbina esta sujeita.

8. PARADA / STOPPING

cortado o combustvel fechando as vlvulas de corte (shut-off valves). A bomba auxiliar (motor AC) acionada. Aps a desacelerao e parada do GG e PT iremos para a prxima fase.

9. PS-LUBRIFICAO / POS-LUB

A bomba auxiliar (motor AC) e os ventiladores continuam operando durante toda esta fase. Caso no haja nenhum alarme de desligamento (trip) e condies prvias esto atendidas, a turbina est liberada para partir. Se o operador ordenar a partida a mquina vai para a fase 2 (preparao). Decorrido o tempo de ps-lubrificao a bomba auxiliar e os ventiladores so desligados e a mquina volta a fase 1 (parada / stop).

E&P-SSE/UN-BC/ST/EGMSE

Seo III - 20

BSICO DE TURBINAS A GS

PRINCPIO DE FUNCIONAMENTO DO CONTROLE DE COMBUSTVEL


FUNO: A principal funo do controle de velocidade da turbina em um turbogerador fornecer a potncia mecnica necessria para manter a rotao do gerador eltrico constante, ou seja, a freqncia constante, independente da potncia eltrica solicitada pelo consumidor. Em um turbocompressor, o controle de combustvel dever manter a rotao do compressor solicitada pelo controle de capacidade, tambm chamado de controle de performance. Como o gerador eltrico ou o compressor de gs estar acoplado a turbina de potncia (PT), a rotao da PT a principal varivel controlada. Sendo a potncia disponvel no eixo da PT diretamente proporcional a presso e temperatura dos gases, quando maior a potncia solicitada maior ser a temperatura EGT e a presso PCD. sendo que est ltima est relacionada a rotao do gerador de gs (NGG). Devido a limitaes mecnicas e metalrgica do GG, so impostas limitaes de mxima de rotao GG (NGG) e de mxima temperatura dos gases (EGT). O controle de velocidade da turbina no deve permitir que este limites sejam ultrapassados. FUNCIONAMENTO NA PARTIDA: Durante a partida (vide fig. 3), na fase de ignio, quem comanda o governor da mquina a rampa de partida que cresce em funo do tempo e da presso PCD. Sendo que a rampa limitada pela circuito de mxima (Accel) e mnima (Disaccel) acelerao, quando a rotao PT (NPT) atinge a primeira vez a rotao de controle, o PID de NPT passa de seguidor para controlador. Nesta fase a rotao GG (NGG) menor que o set-point (SP) de mxima NGG, como tambm a temperatura dos gases de exausto (EGT) est abaixo do seu set-point de limitao EGT, os controladores PIDs de NGG e EGT esto saturados, ou seja, as suas sadas estaro no mximo valor, com isto o menor sinal sada do controlador NPT e este ser o sinal selecionador pelo seletor de menor sinal. Portanto que comanda a turbina, neste momento, o PID de PT. FUNCIONAMENTO DURANTE A OPERAO EM TURBOGERADOR Em um Turbogerador o essencial manter a freqncia igual ao set-point (SP) independente da potncia eltrica fornecida, ou seja, manter a rotao PT igual SP de NPT, que fixo quando o controle est no modo iscrono, ou tem uma pequena variao (exemplo - 2% para mxima potncia) em funo da potncia eltrica ou da presso de descarga do compressor de GG (PCD) quando est no modo droop.
Freqncia Freqncia

60

60,6 59,4

Mxima Modo Iscrono Potncia

Potncia Modo Droop

Mxima Potncia

Potncia

O aumento da demanda de carga do Gerador Eltrico representa maior peso no eixo da PT, ou seja, a rotao PT (NPT) comea a diminui, o que significa queda da freqncia. O controlador PID de NPT ao comparar a rotao PT (PV) com o seu set-point (SP) aumentar o sinal de sada (CV), que ser menor que as sadas (CVs) dos PIDs de NGG e EGT, j que a mquina no est limitada, portanto o sinal escolhido pelo Seletor de Menor
E&P-SSE/UN-BC/ST/EGMSE Seo III - 21

BSICO DE TURBINAS A GS

Sinal ser o sinal oriundo do PID de PT. Com o aumento do sinal temos o incremento da abertura da vlvula de controle de combustvel do governor e o conseqente aumento da injeo de combustvel acelerando a turbina de potncia (PT), portanto recuperando a freqncia. A sada de carga eltrica representa menor peso no eixo de PT, ou seja, a rotao PT comea a aumenta, o que significa a freqncia subi. O Controlador PID de NPT diminuir o sinal de sada, como este sinal menor do que os outros sinais teremos a reduo da abertura da vlvula de controle de combustvel do governor, reduzindo a injeo de combustvel que reduz a rotao PT, portanto reduzindo a freqncia. O crescimento da demanda eltrica acarreta a acelerao da mquina, consequentemente a rotao GG e a temperatura EGT aumentaro. Com a continua acelerao, uma dessas duas variveis atingir o valor mximo setado pelo set-point, o controlador PID correspondente diminuir o sinal de sada que passar a ser menor do que o sinal de sada do PID de NPT, o menor sinal assume o controle evitando de a mquina acelere e com isto aumente a rotao GG ou temperatura EGT v a valores acima do valor mximo de controle, mantendo a integridade da mquina. Nesta condio a freqncia tende a cair. Quando da entrada de uma grande carga, a turbina tender a acelerar bruscamente, o que corresponde a um sbito aumento do sinal de sada do PID de PT. Se houver necessidade de limitar a acelerao, o circuito de Accel manter o seu sinal menor que o sinal de sada do PID de PT e com isto limitara a acelerao da turbina Quando da sada de uma grande carga a turbina tender a desacelerar bruscamente, o que corresponde a uma sbita diminuio do sinal de sada do PID de PT. Se houver necessidade de limitar a desacelerao, o circuito de Disaccel manter o seu sinal maior do que o sinal de Seletor de Menor e com isto limitara a desacelerao da turbina. Caso a desacelerao seja muito brusca (ex. desligamento do disjuntor principal) a ponto de tender a fechar por completo a vlvula de controle de combustvel, o circuito de mnima abertura da vlvula no permite que isso acontea o que poderia acarretar o apagar da chama de combusto. As variveis NPT, NGG e EGT tambm so supervisionadas e caso ultrapassem o limite de controle e atinja valores que venham a diminuir a vida til ou danificar a mquina o sistema ser tripado, ou seja, haver a parada do turbogerador. A norma API 616, determina a existncia de dois sensores de velocidade PT, alguns fabricantes usam tambm dois sensores de velocidade GG, e duas medies de temperatura EGT, sendo que uma medio usada para controle e superviso e a outra medio usada somente para superviso, porm usando circuito redundante e externo ao circuito aonde realiza-se o controle.

E&P-SSE/UN-BC/ST/EGMSE

Seo III - 22

BSICO DE TURBINAS A GS

DIAGRAMA SIMPLIFICADO DO CONTROLE DE COMBUSTVEL EM TURBOGERADOR

Combustvel

Ar Filtrado

Governor Turbina de Potncia Gerador de Gs Combustor


R o t o r H P

Gases de Exausto

T1 Rotor do Compressor

Ao Gerador Eltrico

PCD NGG mA/U R/U F/U Acell Disaccel PV SP NGG mx. CV PID PV SP Seletor de Menor Mnima abertura do Governor Seletor de Maior Isocronus Droop D PID CV A CV PID SP EGT mx. Mv/U F/U U/mA EGT NPT

PV

PCD

T1

Rampa de Partida PCD T1 NGG

Referncia fixa de Freqncia

Fator de Droop PCD ou Potncia Eltrica

E&P-SSE/UN-BC/ST/EGMSE

Seo III - 23

BSICO DE TURBINAS A GS

FUNCIONAMENTO DURANTE A OPERAO EM TURBOCOMPRESSOR No turbocompressor, o controle de combustvel dever manter a rotao do compressor solicitada pelo controle de capacidade, tambm chamado de controle de performance. DIAGRAMA SIMPLIFICADO DO CONTROLE DE COMBUSTVEL EM TURBOCOMPRESSOR
Combustvel

Ar Filtrado

Governor Turbina de Potncia Gerador de Gs Combustor


R o t o r H P

Gases de Exausto

T1 Rotor do Compressor

Ao Compressor de Gs

PCD NGG mA/U R/U F/U Acell Disaccel PV SP D PID CV A CV Mv/U F/U U/mA EGT NPT

PV

PCD

T1

PID
SP EGT mx.

NGG mx. CV

PV
PID

SP
Remoto

Seletor de Menor

Mnima abertura do Governor

Local (Manual) Rampa de Partida PCD T1 NGG Referncia Interna de Velocidade

Seletor de Maior

SP vindo do Controle de Capacidade (ver Fig. 7)

Com o aumento do set-point, oriundo do Controle de Capacidade, o Controlador PID de NPT ao comparar a rotao PT (PV) aumentar o sinal de sada (CV), que ser menor que as sadas (CVs) dos PIDs de NGG e EGT, j que a mquina no est limitada, portanto
E&P-SSE/UN-BC/ST/EGMSE Seo III - 24

BSICO DE TURBINAS A GS

o sinal escolhido pelo Seletor de Menor Sinal ser o sinal oriundo do PID de PT. Com o aumento do sinal temos o incremento da abertura da vlvula de controle de combustvel do governor e o conseqente aumento da injeo de combustvel acelerando a turbina de potncia (PT), portanto elevando a rotao solicitada pelo Controle de Capacidade, ou seja, aumentando a potncia (Head) necessrio a compresso. Com a reduo do set-point, oriundo do Controle de Capacidade, o Controlador PID de NPT diminuir o sinal de sada, como este sinal menor do que os outros sinais no Seletor de Menor teremos a reduo da abertura da vlvula de controle de combustvel do governor, reduzindo a injeo de combustvel que reduz a rotao PT, portanto reduzindo o Head fornecido. O aumento da potncia consumida no compressor acarreta a acelerao da mquina, consequentemente a rotao GG e a temperatura EGT aumentaro. Com a continua solicitao de potncia, uma das duas variveis citadas atingir o valor mximo setado pelo set-point, o controlador PID, que estava saturado comea a diminuir o sinal de sada que passar a ser menor do que o sinal de sada do PID de NPT, este ser o menor sinal no Seletor de Menor e assume o controle da vlvula de combustvel, evitando que a mquina acelere e aumente a rotao GG ou temperatura EGT acima de seus valores mximos, mantendo a integridade da mquina. Nesta condio o Controle de Capacidade no atendido. O Controle de Capacidade pode solicitar um forte aumento da velocidade do compressor, isto no controle de combustvel corresponde a um sbito aumento do sinal de sada do PID de PT. Se este sinal for maior que o sinal de mxima acelerao, no Seletor de Menor, h a necessidade de limitar a acelerao. O circuito de Accel manter o seu sinal menor que o sinal de sada do PID de PT limitando a acelerao da turbina. H vrias estratgias de Controle de Capacidade, os mais usuais so: Controlar a presso de suco e limitar na mxima presso de descarga e/ou limitar na mxima temperatura de descarga. Controlar a presso de descarga e limitar na mnima presso de suco. Controlar a vazo e limitar na mnima presso de suco.
PV1 PID SP1

<
SP2 PID PV2

CONTROLE DE CAPACIDADE SIMPLIFICADO


Estratgia do Controle Controlar a Presso de Suco Limitar na mxima Presso de Descarga Limitar na mnima Presso de Suco Controlar a Presso de Descarga Limitar na mnima Presso de Suco Controlar a Vazo Comparao Ps SP1 Pd < SP2 Ps > SP1 Pd SP2 Ps > SP1 Q SP2 Sada do PID Normal Saturado Saturado Normal Saturado Normal Seletor

< < <

E&P-SSE/UN-BC/ST/EGMSE

Seo III - 25

BSICO DE TURBINAS A GS

Head Pd / Ps Pd

PIC - SP

Nmax NOP Nmin

Potncia Absorvida

P1

Q
CURVAS CARACTERSTICAS DE UM COMPRESSOR CENTRFUGO Nas plataformas de produo da Bacia de Campos desejamos manter a presso de suco constante para a correta separao do leo/gs/gua. Portanto a estratgia utilizada no Controle de Performance da presso de suco constante e limitao na mxima presso de descarga.

E&P-SSE/UN-BC/ST/EGMSE

Seo III - 26

BSICO DE TURBINAS A GS

Seo IV
GUIA PARA LEVANTAMENTO DE INFORMAES SOBRE TURBINA A GS ASPECTOS DE MANUTENO:

E&P-SSE/UN-BC/ST/EGMSE

Seo III - 1

BSICO DE TURBOGERADORES

GUIA PARA LEVANTAMENTO DE DADOS DE TURBOMQUINAS


O conhecimento amplo do sistema de gerao e compresso, incluindo a turbomquina, permite a correta operao do sistema. Abaixo segue roteiro que, se preenchido, permitir conhecer o sistema em que voc ir trabalhar. TURBINA GS 1) TURBINA - Marca(fabricante) GG - Marca(fabricante) PT - Modelo - Potncia ISO - Eficincia trmica - Tipo - Mancais ( tipo e nmeros ) - Compressor de ar . tipo . nmero de estgios . materiais . relao de compresso . vazo mssica . IGV ( inlet guide vane ) . Vlvulas anti-surge - Cmara de Combusto . tipo . nmero de cmaras . material . nmero de injetores . nmero de ignitores - Combustvel - Roda da turbina HP (nmero de estgio, rotao e material) - Roda da turbina LP (nmero de estgio, rotao e material) - Temperatura limite de operao contnua - Limites operacionais 2) SISTEMA E LEO DE LUBRIFICAO - Qual o leo(tipos)? - Qual a carga para abastecimento? - Qual o volume do reservatrio? - Quantas bombas? - Qual o tipo de resfriador? - Como efetuado o controle de temperatura? - Qual o modelo do elemento filtrante e quantos p/ filtro? - Qual a micragem? - Como efetuado o controle de presso? - Quais so os limites operacionais do sistema? 3) SISTEMA DE LEO DE COMANDO - Quantas bombas existem instaladas? - Quais so os modelos? - Como efetuado o controle de presso?
EP-SSE/SC-SL/TBM/TTNP Seo IV- 1

BSICO DE TURBOGERADORES

- Qual o modelo, nmero de elementos e a micragem dos filtros? - Quais os limites operacionais do sistema? 4) SISTEMA DE PARTIDA - Motor de partida - tipo e potncia - Caso tenha conversor de torque, qual o modelo? - Como o sistema de acoplamento? - Quais so os componentes? - Quantas velas de ignio? 5) SISTEMA DE GS COMBUSTVEL - Como efetuado o controle de presso do gs? - Qual o modelo da vlvula dosadora? - Como so acionadas as vlvulas? - Quais so os parmetros que fazem parte da malha de controle? - Quais so os limites operacionais? 6) SISTEMA DE AR - Quantos so os estgios da filtragem de ar? - Quantos so os elementos por estgio? - Qual o DP recomendado para troca dos elementos? - Qual o percentual do ar que comprimido pelo compressor, que participa da queima? - Quais so as partes resfriadas da turbina? - Qual a origem do ar de selagem? - Quantos ventiladores existem para ventilao do casulo? - Como o acionamento dos DAMPERS de ar do casulo? 7) SISTEMA DE RECUPERAO DE CALOR - Citar os Dampers do sistema - Capacidade de trmica de troca de calor - Qual a filosofia de controle? - Citar a instrumentao de segurana 8) HOOD E SISTEMA DE SEGURANA - Citar os meios de segurana - Conhecer o lay-out de distribuio dos sensores - Conhecer a filosofia de segurana 9) CAIXA DE ACESSRIOS - Quantos eixos? - Quais so os equipamentos acionados? GERADORES ELTRICOS 1) GERADOR - Fabricante(marca) - Modelo - Potncia Eltrica (VA, real e aparente)
EP-SSE/SC-SL/TBM/TTNP Seo IV- 2

BSICO DE TURBOGERADORES

- Tenso de Gerao - Tipo de excitao - N de Polos - Rotao da PT e do Gerador Eltrico 2) MANCAIS E SISTEMA DE LUBRIFICAO - Qual o tipo de Mancais? - Quem fornece e como efetuado o controle de presso do leo. 4) SISTEMA DE REFRIGERAO - Como feita a refrigerao do Gerador - Conhecer o fluxograma e identificar os principais componentes 5) SISTEMA DE CONTROLE DE TURBOGERADORES - Identificar os painis da cabine de controle - Identificar os reles de proteo do Gerador - Conhecer a seqncia lgica de partida e parada - Conhecer a filosofia de regulao da turbina

COMPRESSORES
1) COMPRESSOR - Fabricante (marca) - Modelo - Vazo volumtrica nas condies de suco de cada estgio - Vazo volumtrica normal (1 ATM, 20 C) - Vazo mssica - Presso de suco (Ps) de cada estgio - Presso de descarga (Pd) de cada estgio - Temperatura de suco (Ts) de cada estgio - Temperatura de descarga (Td) de cada estgio - Nmero de impelidores - Nmero de estgios - Tipo de carcaa - Tipo de mancal - Conhecer e analisar as curvas de performance (desempenho) dos compressores - Conhecer e analisar o fluxo do balano de massa do turbocompressor - Limites operacionais, sistemas de proteo 2) SISTEMAS DE SELAGEM - Qual o tipo dos anis de labirinto da selagem interna? - Qual o tipo da selagem externa? Com leo, selo seco com gs? - Conhecer o fluxograma e identificar os principais componentes que atendem ao sistema de selagem externa 3) SISTEMA E LEO DE LUBRIFICAO - Qual o leo (tipo)? - Qual a carga para abastecimento? - Qual o volume do reservatrio? - Quantas bombas?
EP-SSE/SC-SL/TBM/TTNP Seo IV- 3

BSICO DE TURBOGERADORES

- Qual o tipo de resfriador? - Como efetuado o controle de temperatura? - Qual o modelo do elemento filtrante, a malha de filtragem e quantos elementos por filtro? - Como efetuado o controle de presso? - Quais so os limites operacionais do sistema? 4) SISTEMA DE BALANCEAMENTO AXIAL - Qual tipo empregado? 5) PLANTAS DE PROCESSO DE COMPRESSO E GS COMBUSTVEL - Conhecer os fluxogramas e identificar os principais componentes - Conhecer a filosofia de operao - Identificar as interligaes das plantas com a unidade de produo - Quais so os limites operacionais e os sistemas de proteo? - Conhecer o sistema de segurana. 6) SISTEMA DE CONTROLE ANTI-SURGE - Identificar os componentes da malha de controle anti-surge - Conhecer o controlador anti-surge 7) SISTEMA DE CONTROLE DE CAPACIDADE - Identificar os componentes da malha de controle de capacidade( PIC suco, PIC descarga, seletor de menor (<) e controladores de capacidade. 8) INSTRUMENTAO DE PROTEO DO COMPRESSOR E PLANTA DE PROCESSO - Identificar os instrumentos de proteo: Sensores de nvel, presso, temperatura e vibrao. 9) SISTEMA DE CONTROLE - Identificar os painis de controle - Identificar os sistemas de segurana - Conhecer as seqncias lgicas de controle e proteo - Conhecer a filosofia de controle anti-surge e de capacidade do compressor

EP-SSE/SC-SL/TBM/TTNP

Seo IV- 4

BSICO DE TURBOGERADORES

ASPECTOS DE MANUTENAO INTRODUO


O ambiente competitivo a que as empresas esto expostas hoje em dia requer uma otimizao da utilizao dos recursos disponveis. Essa otimizao s pode ser alcanada se for possvel minimizar os custos de operao e manuteno das mquinas e maximizar a sua confiabilidade. Os custos decorrentes da operao e manuteno das mquinas rotativas ao longo da sua vida produtiva so em geral bem maiores que o custo de aquisio e instalao da mquina, no sendo incomum que somente o valor da energia consumida seja de 5 a 15 vezes maior que o preo do equipamento. A produo, basicamente, composta pelas atividades de operao, manuteno e engenharia, sendo que o nico produto que a operao deseja comprar da manuteno da engenharia chama-se MAIOR DISPONIBILIDADE E CONFIABILIDADE AO MENOR CUSTO POSSVEL. A atividade da manuteno precisa, portanto deixar de ser apenas eficiente para se tornar eficaz; ou seja, no basta, apenas, reparar o equipamento ou instalao to rpido quanto possvel, mas principalmente, preciso manter a funo do equipamento disponvel para a operao, evitar a falha do equipamento e reduzir os riscos de uma parada no programada. Se o antigo paradigma, e ainda atual na maioria das empresas, era de que O homem de manuteno sente-se bem quando executa um bom reparo, o novo paradigma O homem de manuteno sente-se bem quando no teve que fazer reparo porque conseguiu evitar as quebras no planejadas. dentro dessa funo estratgica da manuteno, de obter a maior disponibilidade e confiabilidade ao menor custo possvel, que existe uma crescente necessidade de se capacitar tcnicos para executar tarefas multidisciplinares. TIPOS DE MANUTENO A maneira pela qual realizada a manuteno nos equipamentos, sistemas ou instalaes, caracteriza os vrios tipos de manuteno existentes. O tipo de manuteno ou a filosofia de manuteno para a maioria dos equipamentos varia de companhia para companhia e depende da localizao geogrfica das instalaes, da importncia do equipamento dentro do processo produtivo, das condies ambientais, da complexidade do equipamento, etc. Basicamente, as atividades de manuteno podem ser classificadas em trs categorias: Manuteno Corretiva Manuteno Preventiva Manuteno Preditiva

Vrias ferramentas disponveis e adotadas hoje em dia tm no nome a palavra Manuteno. importante observar que essas no so novos tipos de manuteno, mas ferramentas que permitem a aplicao dos tipos principais de manuteno citados anteriormente. Dentre elas, destacam-se:

Manuteno Produtiva Total (TPM) ou Total Productive Maintenance. Manuteno Centrada na Confiabilidade (RCM) ou Reliability Centered Maintenance. Manuteno Baseada na confiabilidade (RBM) ou Reliability Based Maintenance.

EP-SSE/SC-SL/TBM/TTNP

Seo IV- 1

BSICO DE TURBOGERADORES

MANUTENO CORRETIVA Manuteno Corretiva a atuao para a correo da falha ou do desempenho menor do que o esperado. Ao atuar em um equipamento que apresenta um defeito ou um desempenho diferente do esperado, estamos fazendo manuteno corretiva. Assim, a manuteno corretiva no , necessariamente, a manuteno de emergncia. Classicamente, tida como um tipo de manuteno indesejada e que, por isso mesmo, deve ser evitada, pois pode indisponibilizar a turbomquina num momento indevido e por um prazo indefinido (a princpio, antes de avaliarmos os servios necessrios sua recuperao), comprometendo duramente a produo envolvida. Assim, um bom planejamento da manuteno e sua correta execuo devem ser capazes de minimizar a ocorrncia, embora, em alguns casos pontuais , este tipo de manuteno pode ser o escolhido para certos componentes. Convm observar que existem duas condies especficas que levam a manuteno corretiva: a) Desempenho deficiente operacionais. b) Ocorrncia da falha. apontado pelo acompanhamento das variveis

Desse modo, a ao principal na Manuteno Corretiva corrigir ou restaurar as condies de funcionamento do equipamento ou sistema. A manuteno corretiva pode ser dividida em duas classes:

Manuteno Corretiva no planejada Manuteno Corretiva Planejada.

Manuteno Corretiva no planejada a correo da FALHA de maneira ALEATRIA. Caracteriza-se pela atuao da manuteno em fato j ocorrido, seja este uma falha ou um desempenho menor do que o esperado. No h tempo para preparao do servio. Infelizmente, ainda mais praticado do que deveria. Normalmente, a manuteno corretiva no planejada implica em altos custos, pois a quebra inesperada pode acarretar perdas de produo, perda da qualidade do produto e elevados custos indiretos de manuteno. Alm disso, quebras aleatrias podem ter conseqncias bastante graves para o equipamento, isto , a extenso dos danos pode ser bem maior. Em plantas industriais de processo contnuo (petrleo, petroqumico, cimento, etc.), esto envolvidas no seu processamento elevadas presses, temperaturas, vazes, ou seja, a quantidade de energia desenvolvida no processo considervel. Interromper processamentos desta natureza de forma abrupta para reparar um determinado equipamento compromete a qualidade de outros que vinham operando adequadamente, levando-os a colapsos aps a partida ou uma reduo da campanha da planta. Quando uma empresa tem a maior parte de sua manuteno corretiva na classe no planejada, seu departamento de manuteno comandado pelos equipamentos e o desempenho empresarial da Organizao, certamente, no est adequado s necessidades de competitividade atuais.

EP-SSE/SC-SL/TBM/TTNP

Seo IV- 2

BSICO DE TURBOGERADORES

Manuteno Corretiva planejada a correo do desempenho menor do que o esperado ou da falha, por DECISO GERENCIAL, isto , pela atuao em funo de acompanhamento preditivo ou pela deciso de operar at a quebra. Um trabalho planejado sempre mais barato, mais rpido e mais seguro do que um trabalho no planejado. E ser sempre de melhor qualidade. A caracterstica principal da manuteno corretiva planejada funo da qualidade da informao fornecida pelo acompanhamento do equipamento. Mesmo que a deciso gerencial seja de deixar o equipamento funcionar at a quebra, essa uma deciso conhecida e algum planejamento pode ser feito quando a falha ocorre. Por exemplo, substituir o equipamento por outro idntico, ter um kit para reparo rpido, preparar o posto de trabalho com dispositivos e facilidades, etc. A adoo de uma poltica de manuteno corretiva planejada pode advir de vrios fatores:

Possibilidade de compatibilizar a necessidade da interveno com os interesses da produo. Aspectos relacionados com a segurana a falha no provoca qualquer situao de risco para o pessoal ou para a instalao. Melhor planejamento dos servios Garantia da existncia de sobressalentes, equipamentos e ferramental. Existncia de recursos humanos com a tecnologia necessria para a execuo dos servios e em quantidade suficiente, que podem, inclusive, ser buscados externamente organizao.

Para explicar: quanto menores forem as implicaes da falha na segurana pessoal e operacional, nos custos intrnsecos dela, nos compromissos de entrega da produo, maiores sero as condies de adoo da poltica de manuteno corretiva. A anlise conjunta, levando em conta os outros fatores, definir a melhor poltica. MANUTENO PREVENTIVA Manuteno preventiva a atuao realizada de forma a reduzir ou evitar a falha ou queda no desempenho, obedecendo a um plano previamente elaborado, baseado em INTERVALOS definidos DE TEMPO. Normalmente, o intervalo entre manutenes preventivas tem como base o calendrio ou o tempo de operao das turbomquinas, como podemos ver nos exemplos abaixo:

Preventiva semanal, preventiva mensal, preventiva semestral, preventiva anual; Preventiva de 4.000 h, preventiva de 8.000 h, preventiva de 16.000 h, preventiva de 25.000 h.

. Os intervalos e as tarefas a serem executadas so indicados pelos fabricantes baseados principalmente na vida til esperada de cada componente e nos tempos timos de manuteno que levem a um melhor desempenho da turbomquina. Normalmente, so ajustados pelo operador/ mantenedor das mquinas a partir de sua experincia acumulada e das demandas diferenciadas de sua instalao, visando otimizar o custo x benefcio da manuteno. Inversamente poltica de Manuteno Corretiva, a Manuteno Preventiva procura obstinadamente evitar a ocorrncia de falhas, ou seja, procura prevenir. Em determinados setores, como na aviao, a adoo de manuteno preventiva imperativa, pois o fator segurana se sobrepe aos demais.
EP-SSE/SC-SL/TBM/TTNP Seo IV- 3

BSICO DE TURBOGERADORES

Como nem sempre os fabricantes fornecem dados precisos para a adoo nos planos de manuteno preventiva, alm de as condies operacionais e ambientais influrem de modo significativo na expectativa de degradao dos equipamentos, a definio de periodicidade e substituio deve ser estipulada para cada instalao ou no mximo plantas similares operando em condies tambm similares. Isso leva existncia de duas situaes distintas na fase inicial de operao: Ocorrncia de falhas antes de completar o perodo estimado, pelo mantenedor, para a interveno. Abertura do equipamento/ reposio de componentes prematuramente. Evidentemente, ao longo da vida til do equipamento no pode ser descartada a falha entre duas intervenes preventivas, o que, obviamente, implicar numa ao corretiva. Analogamente ao que foi estabelecido para manuteno corretiva, os seguintes fatores devem ser levados em considerao para adoo de uma poltica de manuteno preventiva: Quando no possvel manuteno preditiva. Aspectos relacionados com a segurana pessoal ou da instalao que tornam mandatria a interveno, normalmente para substituio de componentes. Por oportunidade em equipamentos crticos de difcil liberao operacional. Riscos de agresso ao meio ambiente.

A manuteno preventiva ser tanto mais conveniente quanto maior for a simplicidade na reposio; quanto mais altos forem os custos de falhas; quanto mais falhas prejudicarem a produo e quanto maiores forem as implicaes das falhas na segurana pessoal e operacional. Se por um lado a manuteno preventiva proporciona um conhecimento prvio das aes, permitindo uma boa condio de gerenciamento das atividades e nivelamento de recursos, alm de previsibilidade de consumo de materiais e sobressalentes, por outro promove, via de regra, a retirada do equipamento ou sistema de operao para execuo dos servios programados. Assim, possveis questionamentos poltica de manuteno sempre sero levantados em equipamentos, sistemas ou plantas em que o conjunto de fatores no seja suficientemente forte ou claro em prol dessa poltica. Outro ponto negativo com relao preventiva a introduo de defeitos no existentes no equipamento devido a: Falha humana; Falha de sobressalentes; Contaminaes introduzidas no sistema de leo; Danos durante partidas e paradas; Falhas dos Procedimentos de Manuteno.

MANUTENO PREDITIVA A Manuteno Preditiva, tambm conhecida por Manuteno sob Condio ou Manuteno com Base no Estado do Equipamento, pode ser definida da seguinte forma:

EP-SSE/SC-SL/TBM/TTNP

Seo IV- 4

BSICO DE TURBOGERADORES

Manuteno Preditiva a atuao realizada com base em modificao de parmetro de CONDIO ou DESEMPENHO, cujo acompanhamento obedece a uma sistemtica. A Manuteno Preditiva a primeira grande quebra de paradigma na Manuteno, e tanto mais se intensifica quanto mais o conhecimento tecnolgico desenvolve equipamentos que permitam avaliao confivel das instalaes e sistemas operacionais em funcionamento. Seu objetivo prevenir falhas nos equipamentos ou sistemas atravs de acompanhamento de parmetros diversos, permitindo a operao contnua do equipamento pelo maior tempo possvel. Na realidade o termo associado Manuteno Preditiva o de predizer as condies dos equipamentos. Ou seja, a Manuteno Preditiva privilegia a disponibilidade medida que no promove a interveno nos equipamentos ou sistemas, pois as medies e verificaes so efetuadas com o equipamento produzido. Quando o grau de degradao se aproxima ou atinge o limite previamente estabelecido, tomada a deciso de interveno. Normalmente esse tipo de acompanhamento permite a preparao prvia do servio, alm de outras decises e alternativas relacionadas com a produo. De forma mais direta, podemos dizer que a manuteno prediz as condies dos equipamentos , e , quando a interveno decidida, o que faz, na realidade, uma manuteno corretiva planejada. Ou seja, a principal caracterstica a antecipao s falhas (preveno). O objetivo otimizar a manuteno nos seus custos e durao (indisponibilidade da turbomquina para cumprir sua funo), posto que evita-se a parada para manuteno preventiva, quando esta no fosse necessria (parmetros em bons nveis), e antecipa-se a o agravamento de algum problema que levaria a uma falha (parmetros com tendncia ou sinais claros de degradao). Entre os parmetros que so usualmente acompanhados via campanhas peridicas de coleta de dados no campo ou monitorao remota contnua (on line), podemos citar: Vibrao; Performance; Anlise de leo; Parmetros operacionais (temperaturas, presses, etc).

As condies bsicas para se adotar a Manuteno Preditiva so as seguintes:


O equipamento, o sistema ou a instalao devem permitir algum tipo de monitoramento/

medio.
O equipamento, o sistema ou a

instalao devem merecer esse tipo de ao, em

funo dos custos envolvidos.


As falhas devem ser oriundas de causas que possam ser monitoradas e ter sua

progresso acompanhada.
Seja

estabelecido um programa de acompanhamento, anlise e diagnstico, sistematizado.

Os fatores indicados para anlise da adoo de poltica de manuteno preditiva so os seguintes:


Aspectos relacionados com a segurana pessoal e operacional.
EP-SSE/SC-SL/TBM/TTNP Seo IV- 5

BSICO DE TURBOGERADORES Reduo de Custos pelo acompanhamento constante das condies dos equipamentos,

evitando intervenes desnecessrias.


Manter os equipamentos operando, de modo seguro, por mais tempo.

A reduo de acidentes por falhas catastrficas em equipamentos significativa. Tambm a ocorrncia de falhas no esperadas fica extremamente reduzida, o que proporciona, alm do aumento de segurana pessoal e da instalao, reduo de paradas inesperadas da produo, as quais, dependendo do tipo de planta, implicam considerveis prejuzos. Os custos envolvidos na Manuteno Preditiva devem ser analisados por dois ngulos:
O acompanhamento peridico atravs de instrumentos/ aparelhos de medio e anlise

no muito elevado, e quanto maior o progresso na rea de microeletrnica, maior a reduo dos preos. A mo-de-obra envolvida no apresenta custo significativo, haja vista a possibilidade de acompanhamento, tambm, pelos operadores.
A instalao de sistemas de monitoramento contnuo on line apresenta um custo inicial

relativamente elevado. Em relao aos custos envolvidos, estima-se que o nvel de investimento de 1% do capital inicial total do equipamento a ser monitorado, e que um programa de acompanhamento de equipamentos bem gerenciado apresenta uma relao custo/ benefcio de 1/5 . No tocante produo, a Manuteno Preditiva a que oferece melhores resultados, pois intervm o mnimo possvel na planta, conforme mencionado anteriormente. fundamental que a mo-de-obra da manuteno responsvel pela anlise e diagnstico seja treinada. No basta medir; preciso analisar os resultados e formular diagnsticos. Embora isto possa parecer bvio, comum encontrar, em algumas empresas, sistemas de coleta e registro de informaes de acompanhamento de Manuteno Preditiva que no produzem ao de interveno com a qualidade equivalente aos dados registrados.

EP-SSE/SC-SL/TBM/TTNP

Seo IV- 6

BSICO DE TURBOGERADORES

ENGENHARIA DE MANUTENO a segunda quebra de paradigma na Manuteno. Praticar a Engenharia Manuteno significa uma mudana cultural. deixar de ficar consertando continuamente, para procurar as causas bsicas, modificar situaes permanentes de mau desempenho, deixar de conviver com problemas crnicos, melhorar padres e sistemticas, desenvolver a manutenibilidade, dar feedbacak ao projeto, inferir tecnicamente nas compras. Engenharia de Manuteno significa perseguir benchmarks, aplicar tcnicas modernas, estar nivelado com a manuteno de Primeiro Mundo. Algum que esteja praticando Manuteno Corretiva no planejada ter um longo caminho e percorrer para chegar a praticar Engenharia de Manuteno. E o maior obstculo a ser vencido est na cultura que est sedimentada nas pessoas. Suponha que uma determinada planta adota Manuteno Preventiva para um conjunto de redutores de uma torre de refrigerao. Sabemos que a estimativa mais acertada de tempo para as intervenes extremamente difcil, porque nesse tipo de equipamento a vida dos diversos componentes diferente, apesar do pequeno nmero de componentes, Os rolamentos tm uma vida diferente dos retentores, que por sua vez tm vida diferente das engrenagens. A experincia indica que mais intervenes do que necessrio sero feitas e/ ou um nmero elevado de troca de peas com meia vida ainda em bom estado ser processado. H que compatibilizar aqui as vantagens x desvantagens entre custo desnecessrio de utilizao de alguns sobressalentes contra sucessivas intervenes nos equipamentos. Quando a manuteno dessa planta passa a adotar a Preditiva para o acompanhamento do conjunto de redutores, estar auferindo ganhos sensveis , com melhores resultados globais. O nmero de intervenes cair drasticamente, o consumo de sobressalentes tambm e o nmero de homem-hora alocado a esses equipamentos, consequentemente, tambm ser reduzido. A Preditiva permite alcanar a mxima disponibilidade para a qual os equipamentos foram projetados, proporcionando aumento de produo e faturamento. Outro aspecto interessante e inovador que o sistema de Acompanhamento Preditivo fornecer todos os dados pertinentes ao acompanhamento, incluindo dados instantneos, curvas de tendncias, e tantos outros dados quando sejam de interesse das pessoas que formam a Manuteno dessa planta. Esse sistema fornecer, tambm, valores de alarme que guiaro as recomendaes para interveno em qualquer dos redutores, num tempo anterior ocorrncia da falha. No momento em que a estrutura de Manuteno dessa planta estiver utilizando para anlises, estudos e proposio de melhorias todos os dados que o Sistema de Preditiva colhe e armazena, estar praticando Engenharia de Manuteno. A Engenharia de Manuteno utiliza dados adquiridos pela Manuteno, para melhorar sempre. Se a Manuteno estiver vivendo o estgio de intervir corretivamente nas plantas, comandada pela quebra aleatria dos equipamentos, certamente no estar fazendo Manuteno Preditiva. E infelizmente, com muito mais razo no ter ningum para pensar em engenharia de Manuteno. PROGRAMAO DA MANUTENO As manutenes podem e devem ser programadas com antecedncia e cobrindo um horizonte de tempo futuro de mdio a longo prazo (anual ou mais), sendo esta programao revista num horizonte de curto prazo (alguns meses) luz das mudanas de cenrios, que pode ter origem em alterao observadas na turbomquina (falhas parciais no impeditivas do funcionamento, quedas significativas de performance, etc) ou alterao nas demandas de processo onde ela est inserida (impedimento de parada na produo, necessidade de melhora de performance, etc). Esta programao deve utilizar-se de todas as tipos / tcnicas
EP-SSE/SC-SL/TBM/TTNP Seo IV- 7

BSICO DE TURBOGERADORES

disponveis, organizada de tal forma a proporcionar uma melhor performance e maior disponibilidade ao longo do tempo (longo prazo) e no pontualmente, implicando no maior retorno possvel (maior produo gerada pela turbomquina / menor perturbao ao processo produtivo) aos menores custos de manuteno. Este o desafio da programao, que podemos resumir em otimizao da manuteno. O resultado do exerccio de programao da manuteno o Plano de Manuteno. Segundo sua abrangncia e periodicidade as manutenes que compem o Plano de Manuteno podem ser classificadas em: MANUTENO PREVENTIVA MANUTENO DE ROTINA Podem ser dirias, semanais, mensais, trimestrais,. Trata-se de tarefas simples em sua maioria, a serem executadas pela prpria operao/ manuteno de campo (no requer equipe especializada no equipamento) em perifricos a acessrios da turbomquina. So exemplos deste a verificao do nvel de leo lubrificante, vazamentos e rudos em geral, queda de presso em filtros, acompanhamento de parmetros operacionais e identificao de alteraes importantes nestes, testes de lmpadas de sinalizao, passando por verificao do estado de bancos de baterias e sensores de fogo e gs, at verificao da calibrao de alguns instrumentos. REVISES PARCIAIS Como est explicito a abrangncia parcial e so manutenes realizadas e repetidas entre as revises gerais. O objetivo recompor a condio operacional no que diz respeito a desgastes mecnicos, degradao da performance ou at mesmo realizar uma mais completa avaliao do estado ou inspeo interna da turbomquina, de forma a que se possa garantir um novo perodo operacional (at a prxima reviso). Nestes casos so normalmente demandadas equipes de especialistas treinados naquele tipo e modelo de turbomquina, que atuaro tanto para seu planejamento como na execuo das tarefas mais ou menos complexas que compem aquela reviso. So exemplos: Reviso intermediria: Tambm conhecida como reviso Major, no caso de turbinas. uma reviso preventiva que tem como abrangncia praticamente todo o pacote em seus componentes mais crticos ou mais sujeitos a falhas (com menor tempo mdio entre falhas). So normalmente revises recomendadas pelos fabricantes com indicaes das tarefas a serem realizadas. Entre elas a reviso/ teste do painel de controle (sequenciamento de partida e parada, controle), malhas de monitorao e controle no campo, acessrios e perifricos tais como vlvulas de controle, motores eltricos, bombas, ventiladores, sistemas de filtragem e de partida, etc. Reviso de partes quentes de uma turbina: O objetivo a inspeo e troca ou reparo de componentes da turbina da GG (cmaras de combusto, palhetas fixas e rotoras, etc). Como so as partes submetidas a maiores exigncias mecnica e metalrgicas numa turbina, requerem tratamento diferenciado e por isso a demanda de uma inspeo e recomposio, se necessria, entre revises gerais. Entre as principais tarefas inclui a inspeo boroscopica da turbina (que ser vista mais tarde) e a inspeo e limpeza de bicos injetores. Lavagem da Geradora de Gs: Normalmente uma lavagem realizada com a turbina fora de operao (fria), rodando-a a baixa velocidade em ventilao (pelo uso do motor de partida), com a injeo manual ou automtica de um composto lquido a base de detergente dissolvido em gua e /ou querosene pela sua suco. O objetivo a limpeza dos vrios estgios do rotor e estator do compressor de ar da GG de forma a se recompor a performance, aumentando-se a presso de descarga do compressor de
EP-SSE/SC-SL/TBM/TTNP Seo IV- 8

BSICO DE TURBOGERADORES

ar e reduzindo-se a temperatura de queima para as mesmas rotaes de trabalho e potncias geradas. REVISO GERAL Tambm conhecida como overhaul. No caso das turbinas, implica na desmontagem completa da turbomquina em mdulos e at componentes, para substituio ou reparo devido a deteriorao/ desgaste normal, falha precoce ou por fim de sua vida til, nos casos de componentes com vida til controlada (partes quentes de turbinas a gs). O objetivo conferir a capacidade de operar uma nova campanha sem nova abertura completa at a prxima reviso geral prevista. a reviso mais complexa da turbomquina, envolvendo um grande nmero de tarefas encadeadas desmontagem, limpeza, inspeo, reparo de componentes, balanceamento, montagem, ajustes e at testes em bancada ou no campo. Demandam por isso mesmo equipes com o nvel mais elevado de especializao (ao lado dos especialistas em identificao e anlise de falhas). Estes especialistas tambm so treinados naquele tipo e modelo de turbomquina e atuaro tanto para seu planejamento como na execuo das tarefas complexas que compem aquela reviso. No caso das turbinas, o intervalo entre revises gerais varia de fabricante para fabricante podendo ser desde entre cada 24.000 a entre cada 50.000 horas de operao. Dependendo do tipo (aeroderivada ou industrial) a turbina pode ser retirada inteira ou em mdulos e enviada para uma oficina especializada para reviso completa e teste em bancada quando possvel. PROGRAMAO DE PREVENTIVA Abaixo temos uma viso geral de programao de manutenes preventivas (vrios tipos de reviso) para algumas turbomquinas. TURBINA 4 PGT 5 PGT 10 LM-2500 LM-2500+ AVON ALLISON SATURN CENTAUR TAURUS MARS MAN-GHH DR-990 B MJ B B B B+MJ B+MJ B B B B MJ MJ MJ MJ MJ OH OH OH OH OH1 OH OH2 MJ 8 10 MJ HGPI HGPI HGPI OH PERIODICIDADE (x 1000) Hrs 16 20 HGPI OH OH OH 25 30 32 40 OH 50

B Boroscopia MJ Reviso Major HGPI Inspeo partes quentes (Hot Gas Path Inspection) OH Overhaul (-1Turbocompressor; -2Turbogerador)
EP-SSE/SC-SL/TBM/TTNP Seo IV- 9

BSICO DE TURBOGERADORES

Em relao a compressores centrfugos, no existem manutenes preventivas parciais do compressor em si, sendo somente realizado o acompanhamento dos principais parmetros: vibrao e temperatura dos mancais radiais, temperatura e deslocamento axial dos mancais axiais ou de escora, temperaturas, presses e vazo do gs comprimido (Manuteno on-condition). A maioria dos compressores centrfugos de gs instalados na Bacia de Campos seguem as normas da American Petroleum Institute, a qual estabelece que os compressores e componentes devem ser projetados para operar por no mnimo 24.000 h (3 anos aproximadamente) sem necessidade de reviso. Pode-se por tanto dizer que o intervalo entre revises gerais (overhaul) para um compressor centrfugo que segue a API de 24.000 h de operao. J os compressores alternativos, alm das manutenes rotineiras (diria, semanal, etc) sofrem reviso parcial a cada 4.000 h e reviso geral a cada 8.000 h. MANUTENO PREDITIVA Conforme j exposto anteriormente, visando acompanhar o estado da Turbomquina so programadas campanhas de medio/monitorao peridicas utilizando tcnicas e equipamentos adequados, cujo uso requer conhecimento especfico. Os parmetros mais comuns que so acompanhados dentro de um programa de preditiva atravs de campanhas peridicas so: Vibrao da turbina, compressores e caixas de engrenagem. Performance de compressores e turbinas. Anlise de leo lubrificante e de selagem (se for o caso).

Em relao periodicidade das campanhas de vibrao, performance e coleta de leo para anlise, no existe um tempo recomendado. Depender basicamente das condies operacionais das turbomquinas, existncia de mquina stand-by, disponibilidade da mquina para parada (no caso de performance) etc. Inicialmente a periodicidade para as campanhas de vibrao, performance e anlise de leo pode ser trimestral, semestral e quadrimestral respectivamente e devero ser ajustadas ao longo do tempo. Cada vez mais esto disponveis sistemas de coleta de dados on-line instalados nas Turbomquinas, que permitem a coleta de dados remotamente e a anlise necessria sem a necessidade de deslocamento de pessoal e equipamento para o campo. Exemplos disso so o Sistema de Monitoramento de vibrao Data Manager 2000 da Bently Nevada e o Sistema on-line de coleta de dados para performance PI j utilizados em algumas mquinas da Petrobras. MANUTENO CORRETIVA So exemplos as trocas/ reparos de mancais e de selagens em turbinas e compressores, de acoplamentos entre partes de um pacote de turbomquina, de engrenamentos de caixas multiplicadoras, redutoras ou de acessrios, de sensores e instrumentos de controle das turbomquinas, de seus perifricos ou componentes de plantas de processo (trocadores de calor, por exemplo), etc. Quando a extenso e gravidade da falha forem altas, pode ser demandada ou mais econmica uma reviso geral.

EP-SSE/SC-SL/TBM/TTNP

Seo IV- 10

BSICO DE TURBOGERADORES

MANUTENO ON CONDITION Aplicvel a equipamentos que no tem componentes com vida til controlada (normalmente compressores e caixas de engrenagens), onde, a partir de diagnsticos oriundos do acompanhamento do estado do equipamento, via manuteno preditiva, pode-se antecipar ou postergar revises programadas, ou melhor, definir o momento ideal para a realizao de uma reviso e seu escopo (parcial ou geral). Se corretamente aplicada, representa um dos melhores exemplo de otimizao da manuteno, como resultado da correta aplicao das ferramentas da manuteno preditiva. Por isso mesmo, demandam uma capacitao profunda naquelas ferramentas e sua aplicao metdica. Do contrrio, os resultados podem ser verdadeiros fracassos.

EP-SSE/SC-SL/TBM/TTNP

Seo IV- 11

You might also like