You are on page 1of 14

Centro de Diagnstico e Pesquisa em Patologia Aviria

MANUAL DE NECROPSIA
Este guia inclui descrio da conteno, coleta de amostras, eutansia, exame externo e exame interno. Conteno A conteno da ave domstica feita com a imobilizao das pernas, asas ou ambos. O procedimento ideal depende da espcie da ave, sua conformao corporal e tipo de exame a ser realizado. Extenso do jarrete: Imobilizao das pernas estendendo os jarretes e mantendo-os em uma posio fixa indicada para a conteno de galinhas em crescimento/adultas e em outras espcies de aves. Chave de asa: Cruzar as asas, trazer a ponta da asa da cauda para frente e prender as penas de vo primrias sobre a direo da extremidade da asa da cauda. A aplicao de uma chave de asa imobiliza aves leves, mas no pode ser usado com aves grandes, como matrizes de corte e perus adultos.

Coleta de Amostras Exsudatos e excrementos: Podem ser coletados de aves vivas ou durante a necropsia. Pode ser feito suabe ocular, traqueal ou cloacal. Para a realizao do suabe de traquia, deve-se conter a ave, abrir a boca desta e empurrar o suabe para dentro da laringe durante o perodo de inspirao. Tambm pode ser feita coleta do exsudato do sinus, que fluido ou semifluido, sendo coletado com uma seringa e agulha tamanho 16. Sangue: Amostras de sangue para exame hematolgico ou sorolgico podem ser coletadas de diferentes maneiras, dependendo do teste a ser realizado, da quantidade de sangue necessrio e do tipo de ave. Como em outros animais, vrios fatores so importantes para o sucesso da coleta: conteno, fixao da veia, dilatao da veia. Aps a coleta, dependendo do teste a ser realizado, deve ser realizada a separao do soro. O soro se separa melhor quando o sangue coagulado na seringa de coleta ou em um tubo em posio inclinada. Deixar a seringa/tubo temperatura ambiente por cerca de horas ou 37 C em estufa por 1 ou 2 horas, separar o cogulo e refrigerar a amostra. - Puno da veia: A veia ulnar cutnea, que cruza o cotovelo, pode ser perfurada para obter pequenas quantidades de sangue que podem ser usados para teste rpido em placa com sangue total ou para avaliaes hematolgicas. Grandes quantidades de sangue tambm podem ser coletadas da veia ulnar cutnea usando uma seringa.
Av. Bento Gonalves, 8824. CEP: 91540-000 Porto Alegre - RS Tel. (51): 3308-6130/ 3308-6138 www.cdpa.ufrgs.br

Procedimento: Deitar a ave sobre o lado direito do coletador, com a ave direcionada da direita para esquerda. Estender ambas as asas e circunda-las at o nvel da poro superior da asa, de maneira que o polegar fique fixo sobre a direo da extremidade da poro superior da asa e o dedo mdio fique sobre a extremidade caudal da poro superior do brao. O punho esquerdo pode ser usado para aplicar presso no pescoo da ave, auxiliando na conteno. As penas sobre o local devem ser arrancadas para permitir fcil acesso veia, que situa-se superficialmente em uma fenda entre o bceps e o trceps. Usando uma seringa com agulha (tamanho 20 a 22), acessar a veia na regio do brao mdio e coletar de 2 a 3mL. - Puno cardaca: A puno cardaca comumente usada para coleta de sangue de pintinhos, codornas e outras aves pequenas. De 3 a 5% das aves iro morrer durante ou seguinte ao processo. Procedimento: Segurar as asas da ave por trs dela e deita-la sobre o lado esquerdo do coletador. Conter a ave, segurando-a com a mo esquerda, mantendo o dedo mdio apoiado sobre as costas, em um ponto perpendicular a ponta da quilha. Este ponto constitui a aproximao ao corao. Uma seringa equipada com uma agulha deve ser inserida no peito da ave de maneira perpendicular ao ponto de entrada. A pulsao ser detectada pelo movimento da seringa quando a agulha entra no corao. Com uma boa puno cardaca, possvel coletar de 5 a 10mL de sangue.

Eutansia A escolha do mtodo depende do equipamento disponvel, do tamanho da ave, de consideraes ticas e preferncia pessoal. Quatro dos mtodos aprovados de eutansia podem ser usados em aves. Desarticulao cervical: A desarticulao cervical um procedimento aplicado somente em aves que possam ser apropriadamente contidas. Procedimento: A ave deve ser contida estendendo seus jarretes e suas asas para inclulas na palma da mo direita, a fim de controlar o debatimento. O pescoo da ave deve ser colocado no V entre o polegar e o dedo indicador da mo esquerda. O polegar colocado atrs do occipital, com o bico da ave pousado sobre a palma da mo. O pescoo da ave deve ser dobrado para trs, em um ngulo de 90, e pousado sobre a coxa. O pescoo deve ser estendido para baixo e as pernas puxadas para cima. Neste ponto, as vrtebras cervicais so desarticuladas com um rpido movimento de puxar e girar da mo direita. O debatimento, que pode durar de 2 a 3 minutos, controlado segurando-se as pernas e asas da ave. Outro mtodo de desarticulao cervical pode ser aplicado. Neste mtodo aplica-se a chave de asa, com a ave pousada sobre a mesa.A ave deve ser imobilizada segurando-se seu corpo com uma mo, e apertando-se a cabea firmemente com a outra mo. O dedo mdio deve ser colocado atrs da cabea, e o polegar sob a mandbula. Rotar a cabea aproximadamente 90, e puxar firmemente em direo ao executador da ao para desarticular o pescoo. Ambas as tcnicas funcionam melhor em galinhas em crescimento e adultas. Em aves muito grandes, tais
Av. Bento Gonalves, 8824. CEP: 91540-000 Porto Alegre - RS Tel. (51): 3308-6130/ 3308-6138 www.cdpa.ufrgs.br

como perus adultos, o alicate de burdizzo extremamente til para desarticulao cervical. J em aves muito pequenas, por exemplo pintos de 1 dia, as empunhaduras de uma tesoura ou a extremidade de uma mesa podem ser utilizadas para desarticular o pescoo. Dixido de Carbono: A inalao de dixido de carbono considerada eticamente aceitvel, porque o debatimento limitado, mas est sendo questionado se a ave sofre ou no de ansiedade, j que ela asfixia. Ele efetivo sobre aves de todos tamanhos. Procedimento: A ave permanece em um ambiente fechado, como por exemplo pequenas cmaras, no qual colocado dixido de carbono aos poucos. Esse gs txico ser inalado pela ave, provocando sua morte. Solues para Eutansia: As solues barbitricas so eticamente aceitveis e representam um mtodo de eutansia muito popular, especialmente em pequenos animais e aves exticas. Procedimento: Atravs de via endovenosa deve ser feita administrao de solues barbitricas que provocaro anestesia e posterior morte das aves.
Eletrocutagem ou eletrocusso: A eletrocutagem usada por alguns profissionais, mas

considerada eticamente inaceitvel por outros. Uma desvantagem a possvel ocorrncia de hemorragias, que podem influenciar a interpretao de achados. Outro problema o perigo para o operador. Procedimento: Deve ser colocado um eletrodo na barbela da ave e outro na cloaca. A corrente eltrica pode ser de 110 ou 220V.

Exame Externo Na maioria das vezes, as aves domsticas so trazidas ao laboratrio em caixas ou engradados. Devem-se evitar arranhes das unhas dos dedos. No descarte a caixa sem procurar parasitas em fendas ou frestas, to bem quanto evidncia de diarria. Excrementos encontrados na caixa podem ser teis para exame parasitolgico. Mobilidade: a mobilidade da ave pode ser determinada posicionando-a sobre a mesa de exame e contendo-a em um amplo cone formado pelas duas mos. Tal conteno pode no ser necessria quando manipulando uma ave dcil. Quando a ave est nesta posio, ela pode ser checada para a evidncia de manqueira ou outras desordens neurolgicas. Coordenao de movimentos de perna e asa podem ser verificados levando a galinha pelas penas da cauda e erguendo-a at que ela mal toque a superfcie da mesa com seus ps. Assista para coordenao do movimento de pernas e asas. Uma ave pode ser carregada estendendo seus jarretes e o dobrando embaixo do brao, suas asas seguradas proximamente ao corpo.

Av. Bento Gonalves, 8824. CEP: 91540-000 Porto Alegre - RS Tel. (51): 3308-6130/ 3308-6138 www.cdpa.ufrgs.br

Cabea: O exame externo deve iniciar sempre pela cabea. - Crista e barbelas: A crista e as barbelas devem ser examinadas atentando para desenvolvimento, cor e presena de leses. - Olhos: Os olhos da ave devem ser examinados para qualquer anomalia que possa produzir cegueira ou alterao das plpebras e da regio prxima aos olhos. - Narina e Sinus: Devem ser examinados para pesquisa de exsudato. - Cavidade Oral: A orofaringe da ave deve ser examinada abrindo-se seu bico com o dedo indicador sobre o bico superior e o polegar sobre o bico inferior. Estendendo-se o pescoo da ave e se observando a face inferior do pescoo possvel visualizar o interior da traquia. Penas: Observar a presena de parasitas externos, tais como piolhos e carrapatos. Isto efetuado levantando as penas e examinando suas bases. As penas de vo primrias da ave devem ser examinadas, continuando o exame at a cloaca. Jarretes e ps: Examinar os jarretes da ave para qualquer evidncia de inchao que possa relatar artrite e examinar os ps para evidncia de anomalias, compactao de fezes e crescimento de unha. . Exame Interno Recomenda-se uso de luvas, mscara e avental, especialmente quando a suspeita for uma zoonose. Primeiramente, coloca-se a ave deitada na mesa sobre o seu dorso, depois se molha o peito para controlar as penas durante o procedimento da necropsia. Deve ser feita uma inciso sobre o lado medial da coxa, estendendo-a at a poro anterior nos dois lados. Neste ponto, a articulao coxofemoral deve ser desarticulada rotando-se a perna lateralmente, em ambas os lados. Pescoo, traquia, esfago e timo: A pele sobre a musculatura do peito deve ser retirada e a inciso estendida atravs do pescoo da ave, inserindo-se a faca no tecido cutneo do pescoo e cortando-se at a mandbula inferior. A pele incisada e refletida para trs. Neste ponto, traquia, esfago, nervo vago, e timo so examinados. Pernas Na perna devem ser examinados o nervo citico, os msculos, as articulaes e os ossos da regio. - Nervo citico: O nervo citico exposto levantando-se o msculo superficial sobre o lado medial da coxa. - Msculos: A musculatura da perna examinada para a evidncia de hemorragia ou de descolorao. - Articulaes da perna e ossos: As articulaes dos dedos, o jarrete e o joelho so examinados para a evidncia de inchao e so abertos procura de exsudato. A epfise distal do fmur cortada e a placa de crescimento e a medula ssea so examinadas.
Av. Bento Gonalves, 8824. CEP: 91540-000 Porto Alegre - RS Tel. (51): 3308-6130/ 3308-6138 www.cdpa.ufrgs.br

Osso do peito: Usando tesouras serreadas, fazer um corte na extremidade do osso esterno, sendo este corte continuado at exatamente acima da articulao costo-condral, atravs da entrada torcica, cortando o osso coracide. Sacos areos: Os sacos areos podem ser examinados aps o osso do peito ter sido cortado sobre um lado. Os sacos areos da ave so estruturas membranosas muita finas transparentes, exceto pela deposio de pequenas quantidades de gordura na ave sadia. Corao e fgado: A juno do saco pericrdico ao esterno rompida e o esterno removido por si s. Neste ponto, o corao e o fgado so expostos e amostras para o exame bacteriolgico podem ser coletadas usando um swab para perfurar o fgado. Remoo do Trato Gastrointestinal: Depois do exame dos sacos areos, corao, e fgado, o trato gastrointestinal removido da cavidade. Eles so removidos inserindo o dedo indicador e o mdio em torno da moela, que o estmago muscular da ave, e refletindo-a para frente. Proventrculo e bao: Com a remoo do trato gastrointestinal, o proventrculo e o bao (estrutura ovide) so expostos. Em algumas aves, como em pombos, o bao pode ser em formato colunar. Ala duodenal, pncreas e Divertculo de Meckel: Imediatamente aps a moela, ns encontramos a ala duodenal e o pncreas. Outra estrutura de interesse est localizada na poro mdia do intestino delgado: uma pequena proeminncia chamada Divertculo de Meckel, a qual corresponde ao ponto de juno da gema no perodo de desenvolvimento embrionrio. Bursa de Fabricius: Na poro final do intestino, sobre a parede dorsal da cloaca, est localizada a Bursa de Fabricius: receptculo comum para os tratos gastrointestinal, urinrio e reprodutivo. A Bursa de Fabricius um rgo linfide onde so formados os linfcitos B, responsveis pela produo de anticorpos. Este rgo est presente em aves saudveis at eles alcanarem a maturidade sexual. O intestino pode ser cortado agora e deixado de lado para exame posterior. Glndulas Tireide e Paratireide: Antes de remover o corao, siga as cartidas e encontre as glndulas tireide e paratireide associadas com elas. Corao e Fgado: Neste ponto, ns examinamos o corao e fgado e coletamos amostras para histopatologia, se considerado necessrio. Pulmes: Aps a remoo do corao e do fgado, os pulmes podem ser observados. Estes rgos no so mantidos por presso intratorcica como nos mamferos, mas por juno s estruturas adjacentes, e ao menos que estas junes sejam rompidas, o pulmo da ave no ir colabar. O pulmo separado da caixa torcica usando a extremidade
Av. Bento Gonalves, 8824. CEP: 91540-000 Porto Alegre - RS Tel. (51): 3308-6130/ 3308-6138 www.cdpa.ufrgs.br

romba da tesoura ou os dedos. Uma vez que o pulmo tenha sido removido das costelas, as junturas costo-vertebrais, e os nervos costais se tornam visveis. Plexo Braquial: Anterior s costelas, junto ltima vrtebra cervical, ns encontramos o plexo braquial. Gnadas, adrenais e rins: Imediatamente posterior aos pulmes, ns encontramos as gnadas, um par de testis no macho, e um ovrio (esquerdo) na fmea; as adrenais, que so amareladas e de forma triangular; e os rins que so multilobulados. Trs lbulos do rim so aparentes: pronefros, mesonefros, e posnefros. As gnadas e as adrenais so encontradas no final anterior do pronefros. Amostras de tecido renal podem ser obtidas neste momento, desde que o rim seja parcialmente retirado quando examinando o plexo lombosacral. Plexo Lombo-sacral: Ele se situa abaixo do mesonefro, e esta parte do rim tem que ser removida para expor o plexo. A melhor maneira de expor o plexo pressionando parte do tecido renal com a extremidade dos dedos. O plexo formado por vrias ramificaes da medula espinhal, e duas destas ramificaes formam o nervo citico. Exame do trato gastrointestinal Proventrculo e moela: Separe os estmagos glandular e muscular do intestino, e corteos para abrir. Coloque a ponta da tesoura dentro da abertura do proventrculo, e abra-o. Repita o mesmo procedimento com a moela. Remova o contedo da moela, e se necessrio lave cuidadosamente para examinar o revestimento do rgo. O proventrculo primariamente glandular por natureza. A moela, por outro lado, tem uma cutcula queratinosa secretada por uma mucosa subjacente. Examine o revestimento queratinoso para observar a integridade e a colorao da mesma. Removaa e examine a mucosa. Intestino: Comece abrindo o intestino no duodeno e siga-o atravs de toda a sua extenso, incluindo o ceco no exame. Observe leses coccidianas e vermes cilndricos ou chatos. Raspe a mucosa intestinal com uma lmina, e examine-a no microscpio quanto presena de ovos de coccdios ou vermes. Esfaqo: Com o brao rombudo da tesoura, corte o bico da ave junto da comissura do mesmo. Continue o corte percorrendo o esfago em toda a sua extenso at o inglvio. Fenda no palato, turbinados, e sinus infraorbitrio: Examine a cavidade oral e a fenda do palato. Corte atravs do bico, ao nvel da narina para expor os turbinados, e continue o corte atravs dos turbinados at o sinus infraorbitrio procurando por evidncia de exsudato.

Av. Bento Gonalves, 8824. CEP: 91540-000 Porto Alegre - RS Tel. (51): 3308-6130/ 3308-6138 www.cdpa.ufrgs.br

Traquia: Coloque o brao pontudo da tesoura na laringe, e corte abrindo este rgo, sem separ-la do corpo da ave. Uma vez que a traquia tenha sido cortada, seu lmen pode ser exposto deslizando a tesoura para cima e para baixo. No ponto de bifurcao da traquia, dentro dos dois principais brnquios, ns encontramos a laringe caudal ou a siringe. A siringe o rgo vocal das aves. Crebro: Para examinar o crebro, e obter amostras, necessrio remover parte do crnio. Isto facilmente realizado cortando em torno do topo da cabea da galinha, comeando no forame magno.

GUIA DE NECROPSIA E LESES EM AVICULTURA


Este guia lista leses de diferentes tecidos, e as relaes mais provveis com doenas comuns em lotes comerciais de galinhas. altamente desejvel incluir o exame do lote como um todo, obter uma histria completa do caso, obter galinhas mortas e vivas doentes para o exame e coletar as amostras. As leses esto listadas na ordem de exame seguido dos exames antemortem e postmortem.

Exame Antemortem - Caixa usada para transportar a galinha: no descarte a caixa sem procurar parasitas nas fendas e frestas, to bem quanto evidncia de diarria. - caros nas fendas ou frestas da caixa: Ornithonyssus sylviarum, Dermanyssus gallinarum, Knemidocoptes mutans, Knemidocoptes pilae. - Oocistos de Eimeria sp ou ovos de parasitas: coccdeos e outros parasitos intestinais so muito comuns em galinhas e podem ser encontrados na ausncia de doena. - Diarria sanguinolenta: infeco por Eimeria tenella e/ou [E. necatrix]; enterite hemorrgica em perus. - Diarria esverdeada: doena de Marek, septicemia, viremia, febre em geral. - Diarria esbranquiada: Leses renais. Pescoo - Paralisia (pescoo flexvel): botulismo, pseudobotulismo (doena de Marek). - Torcicolo, episttono, opisttono : infeco do ouvido mdio, Doena de Newcasltle. - Espondilose: congnito, leso vertebral do pescoo. Asa e Movimentos de Asa - Falta de coordenao: Doena de Marek. - Paralisia: Doena de Marek, fadiga de gaiola em poedeiras, Doena de Newcastle, Encefalomielite Aviria em pintos muito jovens, Encefalomalcia.

Av. Bento Gonalves, 8824. CEP: 91540-000 Porto Alegre - RS Tel. (51): 3308-6130/ 3308-6138 www.cdpa.ufrgs.br

Cabea - Tremor em galinhas entre 1-4 semanas e perus: Encefalomielite Aviria. - Tiques: Doena de Newcastle. - Torcicolo, opisttono, episttono: Doena de Newcastle, infeces do ouvido mdio (Clera Aviria em galinhas, Salmonelose, Pseudomonadase em pombos), Encefalomalcia, condies septicmicas em galinhas jovens). - Cabea inchada: Clera Aviria, Septicemia. Influenza aviria, Doena de Newcastle, Sndrome da Cabea Inchada. Crista e Barbelas A crista e as barbelas devem ser examinadas quanto ao desenvolvimento, cor e presena de leses. - Falta de desenvolvimento: galinha imatura. - Murcha: condio crnica. - Cianose: febre, septicemia, viremia: clera aviria, cepas nefrotrpicas de Bronquite Infecciosa (pode ter causado o que foi diagnosticado como crista azul de galinhas no passado); cabea escura em perus, crista azul dos perus, erisipelose em perus. - Necrose aguda em perus: erisipela, clera aviria. - Dermatite escamosa: Favo (Dermatophyton gallinae). - Crostas: canibalismo: Pox, favus. - Pstulas, crostas: Pox. - Vesculas, ndulos: Pox avirio, Foto Sensibilizao, Dermatite vesicular. - Necrose: Influenza aviria, Septicemia, Ulcerao por frio (em galinhas criadas soltas em pastagem). - Edema, inflamao, exsudato caseoso nas barbelas: Clera aviria. Olhos A pele em torno dos olhos, plpebras, e os olhos devem ser examinados na ave viva. - Crostas, pstulas, crostas em torno do olho: Pox avirio. - Descolorao, ou deformao da ris: Doena de Marek. - Exsudato caseoso: entre a plpebra e a crnea: Pox avirio, Aspergilose, Oxyspirura mansoni (nematdeo da terceira plpebra), Deficincia de Vitamina A. - Nebulosidade da crnea: Doena de Marek, Doena de Newcastle. - Panoftalmite: Salmonella sp., Pseudomonas sp., Aspergillus sp., e outras Septicemias, particularmente nas primeiras semanas aps a incubao. - Cegueira: condies acima, Glaucoma, Predisposio Gentica. - Queratite corneal: Toxicidade por Amnia, Deficincia de Vitamina A. Narina - Descarga nasal: Bronquite Infecciosa, Doena de Newcastle, Micoplasmose, Coriza Infecciosa (odor ftido).

Av. Bento Gonalves, 8824. CEP: 91540-000 Porto Alegre - RS Tel. (51): 3308-6130/ 3308-6138 www.cdpa.ufrgs.br

Sinus Infraorbitrio -Edema ou inflamao: Laringotraquete Infecciosa, Pox avirio, Mycoplasma gallisepticum, Coriza Infecciosa (odor ftido). - Hemorragia: Laringotraquete Infecciosa. -Exsudato caseoso: Laringotraquete Infecciosa, Pox avirio, Mycoplasma gallisepticum em perus, Coriza Infecciosa (odor ftido). Orofaringe - Bico amarelo em poedeiras: no em produo ou recentemente comeando. - Desproporo do tamanho de bico: tcnicas de debicagem defectivas. - Engrossamento do limite ou da comissura do bico: micotoxinas, - Rachaduras na comissura do bico: deficincia de biotina, cido pantotnico. - Exsudato caseoso na fenda do palato: Clera aviria, Pox avirio e outras condies respiratrias. - Manchas brancas: Deficincia de Vitamina A. - Pseudomembranas na faringe e traquia: Pox avirio, Tricomonase em pombos. Traquia - Traquete necrtica: Laringotraquete Infecciosa, Pox avirio. - Hemorragias na traquia: Laringotraquete Infecciosa. - Nematdeos sugadores de sangue na traquia: Syngamus trachea em perus, faises, codornas. - Traquete catarral: Bronquite Infecciosa, Doena de Newcastle, Laringotraquete Infecciosa. Penas - Crescimento irregular das penas: Sndrome de M Absoro, Deficincias de Aminocidos. - Perda de penas: Fisiolgica, Manejo, caros (Knemidocoptes gallinae). - Penas quebradas: Deficincias de Aminocidos. -Penas muito facilmente destacveis: Botulismo, Dermatite Gangrenosa. -Lndeas na base das penas: Infestao por Piolhos. Pulgas - Moscas: Pseudolynchia canariensis (mosca dos pombos) em pombos. Cloaca - Presena de penas sujas na cloaca: Diarria - Penas da cloaca encarvoadas, presena de caro: Ornythonissus sylviarum (caro avirio do Norte). - Sangue nas penas do rabo: Canibalismo. - Sangue sobre a ponta das penas da asa: Canibalismo. - Sangue sobre a cloaca: Prolapso de Cloaca, Canibalismo Cloacal.

Av. Bento Gonalves, 8824. CEP: 91540-000 Porto Alegre - RS Tel. (51): 3308-6130/ 3308-6138 www.cdpa.ufrgs.br

Pele - Inflamao do folculo da pena: Doena de Marek. - Pstulas, crostas: Pox avirio. - Crostas: Favus (Dermatophyton gallinae). - Gangrena mida: Dermatite Gangrenonosa. - Gangrena seca: Erisipela. - Vesculas: Pox avirio. Dermatite vesicular (infeco por Staphylococcus sp.). - Enfisema subcutneo: ruptura de saco areo. - Pele engrossada: Xantomatose. Jarretes e p Examinar os jarretes da ave para qualquer evidncia de edemaciamento que possa ser relativo artrite. - Edemaciamento da juntura do jarrete: *exsudato amarelo/alaranjado claro: infeco por Mycoplasma gallisepticum e/ou Mycoplasma synoviae *exsudato turvado ou caseoso: estafilococose, estreptococose, salmonelose, etc. - Aumento da epfise, curvatura dos ossos: Raquitismo. - Ruptura do tendo gastrocnmico: Artrite Viral. - Eritema dos jarretes: septicemia: Dermatite Gangrenosa, Estafilococose; viremia: Doena de Newcastle, Influenza aviria. - Hiperqueratose dos jarretes: caro escamoso (Knemidocoptes mutans). - Pigmentao amarela em poedeiras: fmeas em produo. - Falta de pigmentao em frangos de corte: Sndrome da M Absoro. - Rachaduras sobre a pele interdigital: Deficincia de Biotina, cido Pantotnico. - Almofada plantar edemaciada: Abscesso da Almofada Plantar, Gota. Sangue - Hematcrito baixo: Anemia Infecciosa das Galinhas, parasitas sanguneos.

Exame Post-mortem Articulao Coxofemoral - Eroso/Necrose da cabea do fmur ou cabea do fmur quebrada. Pele da coxa, perna, peito e msculos - Aumento do folculo da pena: Doena de Marek. - Penas muito facilmente destacveis: Botulismo. Dermatite gangrenosa. - Pequenos ndulos brancos no tecido subcutneo: caro subcutneo Laminoscioptes cysticola - Transudato sanguinolento sob a pele: Dermatite Gangrenosa, Distase Transudativa - Petquias nos msculos: Sacrifcio da ave, Doena Infecciosa da Bursa, Anemia Infecciosa das Galinhas, Hepatite por Corpsculo de Incluso.
Av. Bento Gonalves, 8824. CEP: 91540-000 Porto Alegre - RS Tel. (51): 3308-6130/ 3308-6138 www.cdpa.ufrgs.br

- Necrose muscular: Msculo branco (Deficincia de vitamina E/Se), aplicao de vacinas emulsificadas. - Msculos congestos: Desidratao, Febre, Septicemia, Viremia. - Tumores musculares: Doena de Marek. Quilha - Bursite da quilha (edema, inflamao e/ou exsudato caseoso): manqueira, prostrao devido a outras doenas, cama mida, piso duro. - Deformao da quilha: Raquitismo, Osteoporose. Costelas - Colapso da caixa torcica: Raquitismo. - Aumento das articulaes costocondrais: Raquitismo. Subcutneo do pescoo - Edema subcutneo: Doena de Newcastle, Influenza aviria. - Atrofia do timo: Doena de Marek, Anemia Infecciosa das Galinhas, Doena Infecciosa da Bursa - Aumento do nervo vago: Doena de Marek. Perna - Aumento no nervo citico: Doena de Marek. - Placa de crescimento do osso engrossada: Raquitismo. - Crescimento anormal de cartilagem: Discondroplasia Tibial. Medula ssea - Abscessos: Osteomielite. - Plida / amarelada: Anemia Infecciosa das Galinhas (em pintos de 2-3 semanas de idade), Micotoxicose, Intoxicao por Sulfa. Articulao do jarrete - Exsudatos: Micoplasmose, Estafilococose, Estreptococose, Salmonelose, Artrite Viral. - Ruptura de tendo: Artrite Viral. Almofada plantar - Abcesso: Estafilococose, Estreptococose. - Depsito de uratos: gota. Cavidade abdominal - Ascite: Adenocarcinoma, Sndrome Asctica (multifatorial), Intoxicao por Sal, Envenenamento com Fenol em Galinhas Jovens, Intoxicao Crotalria, - Hemorragias: Ruptura do Fgado, devido Sndrome do Fgado Gorduroso ou outras causas (Leucose Linfide, por exemplo);

Av. Bento Gonalves, 8824. CEP: 91540-000 Porto Alegre - RS Tel. (51): 3308-6130/ 3308-6138 www.cdpa.ufrgs.br

- Peritonite: septicemia, viremia. - Ovos na cavidade abdominal: disfuno do oviduto (septicemia, viremia, manejo). Sacos Areos - Exsudatos, vascularizao: Doena Crnica Respiratria, respiratrias, Peritonite. - Ndulos brancos (granulomas): Aspergilose em pintos jovens. Glndula Paratireide - Aumento: Raquitismo, Osteomalcia. Bursa de Fabricius - Atrofia: Doena Infecciosa da Bursa, Doena de Marek, Anemia Infecciosa das Galinhas. - Inflamao e Edema: Doena Infecciosa da Bursa. - Crescimento tumoral: Leucose Linfide, [Doena de Marek]. - Exsudato/hemorragia: Doena Infeciosa da Bursa, Doena de Newcastle. Pulmo - Aumento, consolidao: Doena Crnica Respiratria, Clera Aviria, Mycoplasma gallisepticum (perus). - Ndulos brancos (granulomas): Aspergilose. Costelas - Deformao: Raquitismo. - Costelas frgeis: Osteoporose. - Petquias na caixa torcica: Septicemia, Viremia. - Aumento do plexo braquial: Doena de Marek. - Fratura de vrtebra torcica da espinha vertebral: Osteoporose, Manejo. Testis - Tumores: Doena de Marek, Leucose Linfide, Adenocarcinoma (poedeiras velhas). - Colorao escura: Septicemia. Ovrio - Tumores: Doena de Marek, Leucose Linfide, Adenocarcinoma (poedeiras velhas). - Disforme: Septicemia, Viremia, Manejo. Rim - Tumores: Doena de Marek, Leucose Linfide. - Nefrite: falta de gua, Doena Infecciosa da Bursa, Bronquite Infecciosa. - Aumento do plexo citico: Doena de Marek, Deficincia de Riboflavina.

outras infeces

Av. Bento Gonalves, 8824. CEP: 91540-000 Porto Alegre - RS Tel. (51): 3308-6130/ 3308-6138 www.cdpa.ufrgs.br

Corao - Cardiomegalia: Sndrome Asctica, Endocardite Vegetativa; Hemorragia Perirrenal Capsular em perus, Sndrome do Corao Redondo. - Pericardite: Doena Crnica Respiratria. - Ndulos brancos: Salmonella Pullorum, Aspergilose nos jovens de vrias espcies, Doena de Marek em galinhas mais velhas. - Necrose miocrdica: Listeriose. - Endocardite: Erisipela, Estreptococose. - Petquias na gordura coronria: Septicemia, Viremia. Fgado - Aumentado, plido e com ndulos: Doena de Marek, Leucose Linfide. - Aumentado, necrose focal, colorao marrom-esverdeada: Salmonelose. - Necrose focal do fgado: Doena da Codorna, Septicemia, Histomonase em Perus. - Colorao acinzentada do fgado: Clostridioses e outras Septicemias. - Camada de fibrina sobre o fgado: Doena Crnica Respiratria, Colibacilose, outras Septicemias. - Petquias: Hepatite por Corpsculo de Incluso, Sndrome do Fgado Gorduroso. - Amarelo: Fisiolgico em pintos recm eclodidos, Sndrome do Fgado Gorduroso. Bao - Esplenomegalia: Doena de Marek, Leucose Linfide, Doena Infecciosa da Bursa, Viremia, Salmonelose, Clera Aviria, outras Septicemias; Doena do Fgado Marmorizado de Faises; Enterite Hemorrgica de Perus. - Infarto: Intoxicao com Sulfa. Intestino proximal - Intumescimento: decomposio. - Intumescimento com constries: Eimeria necatrix . Serosa intestinal - Pequenos pontos brancos e petquias : Eimeria necatrix . - Ndulos: Doena de Marek, Leucose Linfide, Adenocarcinoma (poedeiras jovens). - Granulomas: Coligranuloma, Tuberculose. Pncreas - Manchas brancas: Pancreatite Infecciosa (associada Sndrome de M Absoro). Proventrculo - Hipertrofia ventricular: Doena de Marek. - Hemorragia: Doena de Newcastle, Influenza aviria, Septicemia. - Hematomas: nematdeo Tetrameres americana. - Hemorragia (acompanhada de hipertrofia ventricular): Doena de Marek.

Av. Bento Gonalves, 8824. CEP: 91540-000 Porto Alegre - RS Tel. (51): 3308-6130/ 3308-6138 www.cdpa.ufrgs.br

Moela - Eroso: Deficincia de Vitamina E/Se, Estresse, Nematdeos (gansos). - Colorao esverdeada da parede: Regurgitao de bile. - Perfurao da moela: Estresse, Corpos Estranhos. Intestino - Parasitas: Ascaridia galli, tnias. - Enterite: Erisipelas, Septicemia. - Estrias ou pontos brancos atravs da mucosa duodenal: Eimeria acervulina. - Ulceras semelhantes a botes sobre a mucosa intestinal e as tonsilas cecais: doena de Newcastle velognica viscerotrpica, enterite viral de patos (peste dos patos). - lceras hemorrgicas superficiais: enterite ulcerativa (doena da codorna), (ocasionalmente vista em galinhas imunodeprimidas). - Enterite severa, e hemorragia do intestino mdio: Eimeria necatrix (somente esquizontes so encontrados em raspados); - Exsudato (alaranjado ou com presena de sangue) no intestino inferior: Eimeria maxima. - Necrose coagulativa do reto e ceco inferior: Eimeria brunetti. Endoturbinado - Exsudato: Doena Crnica Respiratria, Bronquite Infecciosa, Doena de Newcastle, infeces por Mycoplasma gallisepticum e Mycoplasma synoviae, Bronquite Infecciosa das codornas, Clamidiose (pombos, perus). Esfago - Placas brancas: Deficincia de vitamina A. - Pseudomembranas: Poxvrus Avirio, Tricomonase (pombos). - Hipertrofia esofgica: Capilarase em pombos, Candidase. Papo - Sangue digerido: Perfurao da moela. - Distenso do papo: Doena de Marek, impactao. Crebro - Petquias, malcia, e/ou edema do cerebelo: Encefalomalcia.

Av. Bento Gonalves, 8824. CEP: 91540-000 Porto Alegre - RS Tel. (51): 3308-6130/ 3308-6138 www.cdpa.ufrgs.br

You might also like