You are on page 1of 18

Keimelion - reviso de textos

keimelion@gmail.com

A reviso de texto: abordagem da psicologia cognitiva


Laurent Heurley*

Resumo
Durante os ltimos 25 anos, muitos estudos tm sido feitos sobre a reviso de texto em psicologia cognitiva. No entanto, a reviso ainda um conceito mal definido, que adquire muitas vezes um sentido muito diferente de um pesquisador a outro. Este artigo visa esclarecer o que entendemos por reviso de texto, revendo as principais definies disponveis em psicologia cognitiva, os mtodos que so usados para analisar a reviso de texto e os diferentes subprocessos do processo de reviso identificados pelos pesquisadores. Palavras-chave: Psicologia cognitiva; Reviso de texto; Monitoramento; Modelos.

A reviso de texto constitui um domnio de pesquisa genuno, em psicologia cognitiva, h 25 anos, isto , desde a publicao do modelo muito midiatizado de Hayes e Flower (1980), no qual o processo de escritura (writing process) de textos pelos redatores competentes descrito como sendo constitudo de quatro macroprocessos: Planejamento (Planning), Traduo (Translating) muitas vezes traduzido por (Produo de Texto), Reviso (Reviewing) e Controle (Monitoring).1 Conferindo reviso o estatuto de subprocesso do processo de escritura, esse modelo desencadeou toda uma srie de pesquisas sobre a reviso. Durante todo esse perodo, inmeros dados empricos foram recolhidos, analisados e interpretados, mtodos de estudo foram elaborados, modelos da reviso foram propostos, enfim, foram feitos muitos progressos. No entanto, h um ponto sobre o qual esse perodo parece no ter permitido chegar a um progresso real: o da prpria definio do que significa a palavra reviso. Em um artigo de sntese recente, Roussey e Piolat (2005) escrevem: Atualmente esse processo preferencialmente concebido como... (p. 352), o que sugere que a concepo da reviso apresentada por eles no adotada por todos os
* Universidade de Picardie Jules Verne UPJV. 1 Para maior clareza, os termos extrados das publicaes em lngua inglesa sero indicados em ingls e em itlico.

SCRIPTA, Belo Horizonte, v. 14, n. 26, p. 121-138, 1 sem. 2010

http://www.keimelion.com.br

121

Keimelion - reviso de textos

keimelion@gmail.com A reviso de texto: abordagem da psicologia cognitiva

pesquisadores. A questo O que significa revisar um texto? nem sempre, pois, est regulamentada. Como veremos, quando esse conceito definido, o que nem sempre o caso, ele adquire muitas vezes um sentido muito diferente de um pesquisador a outro. O presente artigo no tem a pretenso de resolver tal problema; prope-se, no mximo, a esclarecer esse conceito. Comearemos por apresentar, resumidamente, as grandes caractersticas do processo de redao tal como conceituado em psicologia cognitiva, a fim de ressituar a reviso em seu contexto, sendo considerada seja como um subprocesso do processo de redao, da mesma maneira que o planejamento ou a produo de texto, seja como um conjunto de procedimentos implicados no controle desse processo. (ROUSSEY; PIOLAT, 2005). Em seguida, apresentaremos as principais concepes e definies da reviso, os mtodos utilizados para estud-la, e terminaremos apresentando os subprocessos implicados na reviso.

O processo de redao
A redao de um texto geralmente concebida como um processo social, estratgico, dirigido por objetivos, submetido a mltiplas diretrizes, exigindo recursos cognitivos e atencionais que se assemelham a um processo de resoluo de problema, que pode ser decomposto em subprocessos, interagindo, segundo uma certa dinmica. (HEURLEY; GANIER, 2002). Antes do surgimento do modelo de Hayes e Flower (1980), duas abordagens prevaleciam. A mais antiga correspondia a uma viso prescritiva especialmente representada no domnio da pedagogia. Ela considerava o processo de redao de texto como uma srie de etapas sucessivas organizada linearmente: prescritura escritura reescritura. (MATSUHASHI, 1987). Essa representao geralmente qualificada de modelo clssico linear em etapas do processo de redao (traditional lienar-stage modelo of composing). (WITTE, 1985, p. 257). Essa abordagem est presente em Murray (1978), por exemplo, que considera que o processo de descoberta, que intervm durante a escritura, comporta trs etapas (stages): Previso Viso Reviso. Para esse autor, a reviso o que acontece depois da fase de produo da primeira verso de um texto. A segunda abordagem, extrada da psicologia cognitiva, concebia essencialmente a produo de texto como um processo de traduo ou de formulao, assegurando a passagem de uma representao conceitual (a mensagem a comunicar) a uma representao textual. Nos modelos representativos dessa segunda abordagem, a reviso estava

122

SCRIPTA, Belo Horizonte, v. 14, n. 26, p. 121-138, 1 sem. 2010


http://www.keimelion.com.br

Keimelion - reviso de textos Laurent Heurley

keimelion@gmail.com

ausente e somente os subprocessos que eram postulados correspondiam, por um lado, gerao-planejamento da mensagem, e, por outro, traduo da mensagem conceitual em texto. (FREDEREKSEN, 1977; FLOWER; HAYES, 1977; KINTSCH VAN DIJK, 1978). A publicao do modelo de Hayes e Flower (1980) atribuiu reviso o estatuto de subprocesso do processo de redao genuno. Essa concepo, que conheceu seu apogeu com a publicao do modelo de reviso de Hayes, Flower, Schriver, Stratman e Carey (1987), prevaleceu at a publicao, h uma dcada, do modelo reatualizado de Hayes e Flower (HAYES, 1996) e do modelo de Kellogg (1996). No modelo de Hayes (1996), o subprocesso de Reviso (Revision) substitudo pela Interpretao do Texto (Text Interpretation) enquanto no modelo de Kellogg (1996) a palavra reviso no aparece mais nem como atividade nem como subprocesso; em substituio, esse modelo postula um subprocesso de Controle (Monitoring) desmembrado em dois subprocessos: Leitura (Reading) e Edio (Editing).

As diferentes concepes e definies da reviso


Definir o que os pesquisadores entendem por reviso no tarefa fcil, porque esse conceito difere de um pesquisador a outro, de um modelo a outro, entre duas publicaes de um mesmo pesquisador, at mesmo no interior de um mesmo artigo, como testemunha este extrato do artigo de Hayes et al. (1987):
Em razo do uso comum, utilizamos revising para fazer referncia ao conjunto do processo pelo qual o revisor tenta melhorar um texto. Neste nvel da explicao, entretanto, queremos utilizar esse termo em um sentido mais restrito, como a estratgia pela qual o redator tenta resolver o problema textual preservando ao mximo o texto original. (p.188 traduo nossa).

preciso acrescentar a essas dificuldades aquelas que esto associadas prpria traduo da palavra reviso do ingls para o francs. Em ingls, trs termos so utilizados: revision, revising e reviewing. Enquanto a palavra revision empregada geralmente para fazer referncia ao processo que consiste em reexaminar de maneira sistemtica um texto com o objetivo de melhor-lo (cf. sobretudo HAYES et al., 1987), revising designa o retorno ao texto acompanhado de modificaes ou correes, e reviewing o retorno ao (PIOLAT, 1997) ou o reexame de um texto ou de uma passagem, podendo ou no resultar em modificaes deste ltimo. (FLOWER; HAYES, 1981 apud SCRIPTA, Belo Horizonte, v. 14, n. 26, p. 121-138, 1 sem. 2010
http://www.keimelion.com.br

123

Keimelion - reviso de textos

A reviso de texto: abordagem da psicologia cognitiva

keimelion@gmail.com

HAYES et al., 1987).2 Um exame da literatura em psicologia faz surgir trs concepes da reviso.

A reviso como modificao efetiva levada a um texto


Para alguns pesquisadores, a reviso designa uma atividade de retorno ao texto, terminando em uma modificao efetiva deste ltimo. Essa concepo particularmente ntida em Scardamalia e Bereiter (1983), quando escrevem que seu modelo CDO (ver descrio abaixo) descreve processos que intervm na atividade de reviso, mas que eles recusam qualificar de modelo de reviso, porque, segundo eles, a palavra reviso faz referncia a alguma coisa que se produz no texto, enquanto seu modelo traz um processo cognitivo que pode no resultar em uma modificao do texto (traduo nossa, p. 71). Essa concepo ainda mais acentuada em Monahan (1984) e Matsuhashi (1987), que utilizam a palavra reviso no plural para fazer referncia s modificaes efetivas levadas a um texto. Matsuhashi (1987) prope, alis, uma definio comportamental (operacional) da reviso, que vai nesse sentido: Uma reviso um episdio ao longo do qual o escrevente interrompe o movimento de progresso de sua caneta para frente e efetua uma modificao no texto previamente escrito. (p. 208 traduo nossa). Com toda evidncia, para esses autores, a palavra reviso utilizada para designar a introduo de uma modificao em um texto j escrito.

A reviso como subprocesso ou componente do processo de escritura visando melhorar o texto j escrito
Para Hayes e Flower (1980, 1986) e Hayes et al. (1987), a reviso pode ser definida como um subprocesso do processo de redao que visa produzir uma melhora no texto. Para Hayes e Flower (1980, 1986), a reviso consiste em um exame sistemtico do texto, que acontece tipicamente (mas no somente) depois de um episdio de produo de texto ou traduo, que se desenrola em um perodo geralmente bastante longo, e que intervem de maneira recursiva ao longo do processo de produo (sem, entretanto, interromper o subprocesso em curso). Dessa maneira, ela deve ser distinguida do processo de Edio que, devido ao seu carter automtico, suscetvel de interromper qualquer outro processo em curso. A reviso depende do nvel de expertise do sujeito, do objetivo perseguido e das estratgias deste ltimo. Como j escrevemos acima, Hayes et al. (1987) adotam essa definio em seu artigo, mas utilizam tambm a palavra revising de
2 Segundo Witte (1985), o fato de revising estar associado ideia de modificao do texto levou a defini-lo como uma atividade de retranscrio. (Retranscription, p. 278).

124

SCRIPTA, Belo Horizonte, v. 14, n. 26, p. 121-138, 1 sem. 2010


http://www.keimelion.com.br

Keimelion - reviso de textos Laurent Heurley

keimelion@gmail.com

maneira mais restrita, para designar a estratgia adotada por um redator que tenta resolver um problema que detectou em um texto, esforando-se em preservar ao mximo o texto original. Essa distino visa diferenciar a reviso da reescritura pura e simples de um texto. Para Piolat (1997), necessrio distinguir a Reviso (Revision) do Retorno ao Texto (Reviewing). O retorno ao texto um comportamento do processo de reviso que implica sobretudo em uma releitura de certas partes do texto j escrito. Em contrapartida, a reviso significa:
efetuar no importa qual mudana, em no importa qual momento do processo de escritura. Trata-se de um processo cognitivo de resoluo de problema no sentido em que ele implica a) em detectar ausncias de correspondncia entre os textos desejados e os textos efetivos; b) em decises concernindo maneira de operar as modificaes desejadas; e c) no processo que realiza essas modificaes. (PIOLAT, p. 189 traduo nossa).

Mais recentemente, Chesnet e Alamargot (2005) definem a Reviso da mesma maneira que o Planejamento ou que a Formulao, como um componente redacional. Segundo eles, Revisar consiste em avaliar seus escritos, a todo momento da escritura, vrias vezes, com o objetivo de melhor-los corrigindo-os eventualmente se so detectados problemas. (p. 499). A reviso , pois, concebida, antes de tudo, como um subprocesso do processo de redao, que pode resultar ou no em modificaes efetivas do texto j escrito.

A reviso como componente do controle da produo escrita


Para Hayes (1996), a reviso no deve mais ser considerada como um processo de base do processo de escritura, mas sobretudo como um processo composto, constitudo de vrios subprocessos e de uma estrutura de controle guiada por um objetivo melhorar o texto que determina em que momento esses subprocessos devem ser postos em ao e em que ordem. De maneira semelhante, Roussey e Piolat (2005) consideram que:
a reviso , com o planejamento, um dos componentes do controle da produo escrita. Ela pode, segundo as formas resultantes da interao dos dois processos, desempenhar diferentes papis (verificao ou programao) e atuar em diferentes nveis (reviso reativa do texto produzido ou proativa da atuao dos processos). (p. 358).

Ela definida por esses autores como um processo que assegura vrias funes, dentre as quais a verificao e o melhoramento do produto acabado, a superviso SCRIPTA, Belo Horizonte, v. 14, n. 26, p. 121-138, 1 sem. 2010
http://www.keimelion.com.br

125

Keimelion - reviso de textos

A reviso de texto: abordagem da psicologia cognitiva

keimelion@gmail.com

dos outros processos (planejamento dos objetivos, programao dos tratamentos etc.) e a substituio de certos processos enfraquecidos (porque poderia revelar uma falta de planejamento ou de antecipao).

Os mtodos de estudo da reviso


A reviso geralmente estudada com a ajuda de quatro mtodos que podem ser utilizados isolados ou conjuntamente: o estudo dos produtos, a anlise cronomtrica da atividade do redator, o mtodo dos protocolos verbais e o das tarefas acrescentadas (dupla ou trplice tarefa).

O estudo dos produtos


O estudo dos produtos consiste em descrever precisamente o conjunto das modificaes trazidas por um redator a uma verso anterior de um texto (que tenha sido redigido por ele ou por um outro). As correes efetuadas so categorizadas com a ajuda de tipologias que permitem, sobretudo, definir o nvel lingustico afetado pela correo (letra, palavra etc.) e o tipo de correo (acrscimo, supresso, substituio etc.). Repousando no princpio segundo o qual um texto escrito constitui o vestgio dos processos redacionais que permitiram redigi-lo, o estudo dos produtos permite abrir uma janela sobre os processos cognitivos que, em contracorrente, foram mobilizados para chegar ao texto analisado. Ele permite igualmente avaliar a eficcia da reviso.

A anlise cronomtrica
A anlise cronomtrica da atividade de reviso repousa no princpio segundo o qual todo processo se desenrola no tempo. Ela consiste em situar fisicamente e temporalmente os indcios comportamentais recolhidos (atividade grfica, pausas etc.) de maneira a descrever a dinmica do processo de reviso. Ela permite, por exemplo, determinar em que momento e em que lugar no texto inicia-se um episdio de reviso, resultando em modificaes, em que lugar so realizadas as modificaes, assim como a durao do episdio, das pausas e da redao das modificaes etc. (Figura 1).

126

SCRIPTA, Belo Horizonte, v. 14, n. 26, p. 121-138, 1 sem. 2010


http://www.keimelion.com.br

Keimelion - reviso de textos Laurent Heurley

keimelion@gmail.com

Figura 1: Exemplo de dinmica de um processo de reviso posto em evidncia quando da explorao de gravaes vdeos. O ponto de partida de uma flecha indica o lugar do comeo de um episdio de reviso, e o ponto de chegada o lugar de modificao do texto. Os algarismos em branco sobre fundo negro indicam a ordem de realizao das modificaes. Os algarismos em negro sobre fundo branco (em segundos) exprimem a durao das pausas superiores a 1 segundo (entre parnteses), a durao de realizao das modificaes (M) e a durao total de um episdio de reviso (Total).

Inicialmente, a utilizao desse mtodo consistia em filmar a atividade grafomotora de um redator em ao, depois analisar imagem por imagem o conjunto da gravao. (HEURLEY, 1994). Depois, a utilizao de tabletes grficos permitiu recolher automaticamente os dados cronomtricos em um computador. Paralelamente, a democratizao da utilizao do tratamento de texto tornou possvel (ecolgico) o estudo da redao de textos apreendidos diretamente no computador, e a anlise cronomtrica da atividade de reviso com a ajuda de softwares concebidos para isso. Enfim, recentemente, a tcnica de gravao da atividade ocular, inicialmente utilizada no quadro de estudos sobre a leitura, foi acoplado a um tablete grfico para seguir simultaneamente a atividade grafomotora e as atividades oculares (fixaes e sofreadas) de um redator-revisor em ao. (CHESNET; ALAMARGOT, 2005).

Mtodo dos protocolos verbais


O mtodo dos protocolos verbais (thing-aloud protocole) um mtodo emprestado ao domnio de estudo da resoluo de problemas. Seu princpio consiste em pedir a um redator para verbalizar em voz alta tudo o que pensa durante (protocolos verbais concomitantes ou concorrentes) ou depois (protocolos verbais retrospectivos ou adiados) da reviso de um texto. O objetivo capturar os contedos de sua memria de trabalho e identificar os processos mentais de alto nvel implicados na reviso. Os dados assim recolhidos so transcritos, depois analisados como dados principais ou em complemento de anlise dos produtos ou da anlise temporal da atividade de reviso. Esse mtodo, cuja utilizao contestada por alguns, em razo do alto risco de interferncia que introduz no processo de reviso (a produo de verbalizaes concomitantes, constituindo uma atividade de produo verbal genuna), contribuiu, sobretudo, para permitir identificar os principais subprocessos, as estratgias e os subobjetivos implicados em uma atividade de reviso. Por exemplo, Hayes et al. (1987) concluem, a partir do estudo de tais protocolos, que o diagnstico de um problema detectado por ocasio de uma atividade de reviso uma estratgia opcional essencialmente SCRIPTA, Belo Horizonte, v. 14, n. 26, p. 121-138, 1 sem. 2010
http://www.keimelion.com.br

127

Keimelion - reviso de textos

A reviso de texto: abordagem da psicologia cognitiva

keimelion@gmail.com

disponvel junto aos redatores experts, e que tal subprocesso no deve ser apresentado em um modelo do processo de reviso como a etapa obrigatria entre a deteco de um problema e sua correo.

As tcnicas de dupla e trplice tarefa


A tcnica de dupla tarefa consiste em pedir a um redator para realizar duas tarefas ao mesmo tempo. A que apresentada ao redator como prioritria chamada tarefa principal; a outra, no prioritria, chamada tarefa secundria. Geralmente a tarefa de redao apresentada como prioritria, enquanto a outra tarefa, por exemplo, apertar o mais rapidamente possvel um boto, quando da audio de um sinal sonoro, apresentada como secundria. Essa tcnica, inicialmente utilizada para estudar a memria do trabalho, visa medir o esforo cognitivo feito pelo redator para cumprir o processo em curso. Quanto mais o processo em curso (por exemplo, reler uma passagem para detectar erros) mobiliza recursos atencionais e cognitivos do redator, mais as perfomances relativas tarefa secundria se degradam. A degradao das performances da tarefa secundria , pois, utilizada como um indicador do esforo feito pelo redator, em um dado instante do processo de reviso. Uma variante, a tcnica da trplice tarefa, consiste em pedir ao redator para realizar trs tarefas ao mesmo tempo (PIOLAT; KELLOGG; FARIOLE, 2001): redigir-revisar um texto (tarefa principal), reagir a um sinal sonoro (tarefa secundria n 1) e indicar a natureza da atividade cognitiva em curso, com a ajuda de um sistema de respostas previamente estabelecido (tarefa secundria n 2). A utilizao conjunta ou isolada dessas quatro tcnicas permitiu identificar e modelar as atividades cognitivas e os subprocessos implicados na reviso de um texto. Os principais modelos da reviso so apresentados no que se segue.

Os subprocessos do processo de reviso


Os quatro modelos descritos a seguir podem ser considerados os mais importantes e os mais representativos da psicologia cognitiva.

O modelo de Hayes e Flower (1980)


O modelo de Hayes e Flower (1980), embora no seja o primeiro modelo a ter descrito o processo de reviso, considerado o verdadeiro ponto de partida de todos os modelos que foram propostos em seguida. (A Figura 2 apresenta a parte do modelo consagrada reviso).

128

SCRIPTA, Belo Horizonte, v. 14, n. 26, p. 121-138, 1 sem. 2010


http://www.keimelion.com.br

Keimelion - reviso de textos Laurent Heurley

keimelion@gmail.com

Figura 2: Representao do processo de reviso de texto (figura da esquerda) e da dinmica de seus subprocessos (figura da direita) no modelo de Hayes e Flower (1980).

No modelo de Hayes e Flower (1980), a reviso, ou mais precisamente, o Reexame do texto (Reviewing), considerada um subprocesso decomposto em dois processos: Leitura (Reading) e Edio (Editing). O subprocesso de edio destinado ao exame sistemtico e automtico de tudo o que o redator pe em texto. Ele se comporta como uma espcie de detector-corretor de diferentes tipos de problemas (violao das convenes de escritura, inadequao de sentido, inadequaes em relao aos objetivos perseguidos pelo redator etc.). Ele formalizado como uma regra de produo (production rule) constituda de duas partes: uma Condio e uma Ao. A condio especifica o tipo de discurso (logo, o limiar de tolerncia s violaes da lngua) e comporta um sistema de deteco do que pode ser considerado um erro para o tipo de discurso considerado. Por exemplo, o esquecimento de uma maiscula ser julgado aceitvel para notas pessoais, mas a corrigir imperativamente para uma carta de contrato. Neste segundo caso, a regra de produo pode ser assim representada: CONDIO (carta de contrato) (letra minscula no incio da frase) (substituir a letra minscula pela equivalente maiscula)
http://www.keimelion.com.br

AO

SCRIPTA, Belo Horizonte, v. 14, n. 26, p. 121-138, 1 sem. 2010

129

Keimelion - reviso de textos

A reviso de texto: abordagem da psicologia cognitiva

keimelion@gmail.com

Desde que as condies de deteco de um erro so preenchidas (isto , desde que um erro detectado), a regra automaticamente acionada e uma ao, mais ou menos complexa, se executa para corrigi-lo. Esse processo, sendo automtico, pode interromper qualquer outro processo (planejamento ou produo de texto) em curso. Hayes e Flower (1980) insistem no fato de que o subprocesso de edio deve ser distinguido do processo de reviso que designa, quanto a ele, uma atividade de exame sistemtico e de melhoramento do texto ou de uma parte do texto j escrito, que intervem geralmente aps um episdio de traduo (produo de texto).

O modelo CDO de Scardamalia e Bereiter (1983)


O modelo publicado por Scardamalia e Bereiter (1983) descreve os componentes e a organizao de um subprocesso de produo escrita que, segundo eles, est frequentemente implicado na reviso de um texto: o processo CDO (Compare, Diagnose, Operate, Figura 3).3 Segundo esse modelo, o subprocesso CDO comparvel a um anel de retroao que se aciona quando uma incompatibilidade detectada entre duas representaes mentais estocadas na memria de longo prazo: a representao do texto j escrito e a representao do texto esperado.

Figura 3: Modelo do processo Compare Diagnose Operate de Scardamalia e Bereiter (1983 traduo nossa).

Essa operao pode intervir a todo momento durante o processo de redao e pode interromper os outros subprocessos em curso. Neste caso, o fim do processo CDO resulta em um retorno atividade interrompida. Esse processo inicia-se,

3 Scardamalia e Bereiter (1983) no consideram seu modelo como um modelo do processo de reviso por duas razes. A primeira que esse modelo descreve um processo cognitivo, ao passo que, segundo eles, para que haja reviso necessrio que se produza uma modificao efetiva de uma parte do texto j escrito. A segunda que esse processo pode operar independentemente de uma atividade de retorno ao texto, por exemplo, durante o planejamento e a produo de texto.

130

SCRIPTA, Belo Horizonte, v. 14, n. 26, p. 121-138, 1 sem. 2010


http://www.keimelion.com.br

Keimelion - reviso de textos Laurent Heurley

keimelion@gmail.com

pois, por um processo de comparao de duas representaes (Compare) que resulta na deteco (ou no) de uma ausncia de correspondncia (Mismatch) entre o que j est escrito e o que deveria ser. Em caso de deteco, a ateno do redator se desloca e inicia o segundo subprocesso postulado pelo modelo, o processo de Diagnstico (Diagnose), cuja funo postulada determinar a causa dessa ausncia de correspondncia. A interveno desse segundo subprocesso pode chegar a vrios resultados. Em caso de fracasso, nenhuma deciso de modificao do texto tomada, e o processo CDO interrompe-se. Em caso de xito (isto , identificao de uma causa), trs decises possveis podem ser tomadas pelo redator: a deciso de modificar o texto (a mais frequente); a deciso de modificar sua inteno inicial mais que o texto j escrito (o que implica na sada do processo CDO); ou a deciso de modificar os dois. Quando esse processo resulta em uma deciso de modificao do texto j escrito, o terceiro subprocesso postulado pelo modelo, o processo de Execuo de uma Modificao (Operate) ativado. Este ltimo subprocesso ele mesmo decomponvel em dois subprocessos. O primeiro corresponde a um subprocesso de Seleo de Estratgia (Choose Tactic), que pode decidir seja nada modificar, seja revisar o texto, isto , operar diferentes tipos de mudanas: modificaes lexicais, acrscimos, supresses. Neste ltimo caso, somente, para Scardamalia e Bereiter (1983), revises sero levadas ao texto j escrito sucedendo interveno do segundo subprocesso: processo de Gerao de Modificaes (Generate Change). Quando uma modificao assim levada ao texto, isso acarreta uma modificao da representao do texto j escrito e novamente o acionamento do processo CDO, at a resoluo da incompatibilidade com a representao do texto esperado ou o fracasso desse processo.

O modelo de Hayes, Flower, Schriver, Stratman e Carey (1987)


O modelo de Hayes et al. (1987), contrariamente ao modelo de Scardamalia e Bereiter (1983), um modelo especificamente concebido para descrever o processo de reviso no quadro da produo escrita (Figura 4). A parte direita do esquema apresenta os conhecimentos que intervm no processo de reviso (no sentido amplo: Revision Process), enquanto a parte esquerda descreve os processos operados pelo redator. O processo de reviso propriamente dito subordinado a um primeiro processo, a Definio da Tarefa (Task Definition), que determina a maneira pela qual o redator se representa a tarefa de reviso. Esse processo produz uma representao, depois conserva-a na memria de longo prazo. Essa representao comporta conhecimentos metacognitivos e preenche um papel de regulamentao, pois que ela define o objetivo da reviso, o nvel (global ou local) no SCRIPTA, Belo Horizonte, v. 14, n. 26, p. 121-138, 1 sem. 2010
http://www.keimelion.com.br

131

Keimelion - reviso de textos

keimelion@gmail.com A reviso de texto: abordagem da psicologia cognitiva

qual ela presumidamente atua, assim como a estratgia global a adotar para revisar o texto. A definio da tarefa pode ser modificada ou no durante o desenrolar do processo de reviso. Pelo fato de estar situado a contracorrente de todos os outros, este primeiro subprocesso desempenha um papel crucial, pois que condiciona de algum modo as prioridades (isto , os subobjetivos) do redator.

Figura 4: Modelo do processo de reviso de Hayes, Flower, Schriver, Stratman e Carey. (1987 traduo nossa).

O segundo processo, o processo de Avaliao (Evaluation Process) opera a partir da representao que o redator se faz da tarefa e pode ser concebido como um tipo particular de processo de LeituraCompreenso, cuja funo no verdadeiramente compreender, quer dizer, construir uma representao do que o texto significa, mas avaliar o texto e detectar os problemas que ele contm. Os problemas em questo podendo ser extremamente diversificados (erros de lgica, problema de organizao, tom inadequado etc.) e de diferentes nveis de tratamento (identificar as palavras, elaborar inferncia, aplicar as regras de gramtica etc.) esto supostos ao longo do processo. O processo de avaliao pode se aplicar sobre o texto de um outro autor, sobre seu prprio texto ou sobre os planos do texto. Ele composto de trs outros subprocessos: um processo de Representao

132

SCRIPTA, Belo Horizonte, v. 14, n. 26, p. 121-138, 1 sem. 2010


http://www.keimelion.com.br

Keimelion - reviso de textos Laurent Heurley

keimelion@gmail.com

do Problema (Problem Representation), um processo de Deteco (Detection) e um processo de Diagnstico (Diagnosis). A soluo do processo de avaliao uma representao de um problema que pode ser bem ou mal definido. O processo de reviso propriamente dito (isto , a modificao do texto j escrito, cf. adiante) no pode acontecer enquanto nenhum problema for detectado. Em contrapartida, no necessrio que a causa do problema tenha sido identificada para que a reviso seja posta em ao. Com efeito, a avaliao pode resultar na deteco de um problema sem que o sujeito consiga nome-lo ou diagnostic-lo (isso constitui uma diferena importante do modelo de Sacardamalia & Bereiter, 1983). Uma vez que um problema tenha sido detectado, e sempre em funo da maneira pela qual o redator se apresenta a tarefa de reviso, um processo de Seleo de Estratgia (Strategy Selection) leva o redator a adotar uma estratgia face ao problema encontrado. Esse processo , pois, assimilvel a um processo de resoluo de problema. Essa estratgia pode no modificar o texto imediatamente (ignorar o problema, adi-lo, procurar informaes suplementares, definir um novo objetivo) ou modificar o texto. Quando a deciso de modificar o texto tomada, o redator tem duas opes possveis: Reescrever (Rewrite) completamente o texto, ou Revis-lo (Revise). O processo de Reescritura faz referncia deciso do redator de preservar a significao e abandonar a totalidade da estrutura de superfcie de uma passagem ou de um texto, para iniciar um novo processo de produo de texto. A reescritura do texto pode ser realizada de duas maneiras diferentes, seja produzindo uma nova verso (Redrafting), seja parafraseando a antiga (Parphrasing). O subprocesso de reviso (no sentido restrito) designa, quanto a ele, a realizao de uma estratgia que visa suprimir os problemas de todo ou parte do texto, conservando o mximo do texto inicial. Mais precisamente, esse processo faz referncia aqui aos processos de deciso de utilizao da informao extrada do diagnstico, para suprimir o problema (HAYES et al., p. 221, 1987). Segundo eles, a informao de entrada do subprocesso de reviso fornecida pelo subprocesso de Diagnstico. Operando a partir da representao do problema diagnosticado, o subprocesso de reviso procede recuperao na memria de longo prazo da soluo (Mean) correspondendo ao problema a resolver (End) em um repertrio de duplos Problema-Soluo (Means-end Table). Por exemplo, se um problema detectado e o diagnstico esta passagem redundante, isso aciona automaticamente a ativao na memria de longo prazo da soluo suprimir elementos.

O modelo de reviso de Hayes (1996)


O modelo de Hayes (1996, Figura 5) constitui uma tentativa de melhoramento e de clarificao dos modelos iniciais de Hayes e Flower (1980) e de Hayes et al. (1987). Nesse modelo, os trs subprocessos do processo de redao, que estavam representados nos modelos anteriores, a saber, o Planejamento, a Traduo e a SCRIPTA, Belo Horizonte, v. 14, n. 26, p. 121-138, 1 sem. 2010
http://www.keimelion.com.br

133

Keimelion - reviso de textos

keimelion@gmail.com A reviso de texto: abordagem da psicologia cognitiva

Reviso, so substitudos respectivamente pelos processos de Reflexo (Reflection), de Produo de Texto (Text Production) e de Interpretao do Texto (Text Interpretation). Neste novo modelo, o subprocesso de Reviso do modelo anterior , pois, substitudo pelo subprocesso de Interpretao do Texto. Segundo Hayes (1996), a funo desse processo criar representaes internas a partir de informaes de entradas lingusticas e grficas. No novo modelo, a reviso no mais considerada um subprocesso composto implicando os trs subprocessos de base, que so a Interpretao do Texto, a Reflexo e a Produo de Texto, sendo o conjunto organizado e conduzido por uma Estrutura de Controle (Control Structure), determinando, ao mesmo tempo, quais subprocessos devem ser ativados e em qual ordem. Essa estrutura conceituada como um Esquema de Tarefa (Task Schema), que se define como um conjunto de regras de produo, adquiridas com a experincia, que se ativam mutuamente quando indcios presentes no entorno ativam o esquema. Esses conhecimentos referem-se ao objetivo da reviso (melhorar o texto), ao conjunto das atividades a cumprir (leitura crtica, resoluo de problema etc.), determinao dos subobjetivos implicados na gesto da ateno, aos padres e aos critrios de qualidade, assim como s estratgias de resoluo de problemas especficos. Aqui, o processo de Leitura um processo central extremamente importante na reviso, mas no lhe especfico.

Figura 5: Modelo do processo de reviso de Hayes. (1996 traduo nossa).

134

SCRIPTA, Belo Horizonte, v. 14, n. 26, p. 121-138, 1 sem. 2010


http://www.keimelion.com.br

Keimelion - reviso de textos Laurent Heurley

keimelion@gmail.com

Nesse modelo, a reviso no mais, pois, considerada um subprocesso de base do processo de redao de textos, mas muito mais um macroprocesso composto, e uma atividade de controle da produo escrita que mobiliza processos redacionais de base, assim como os recursos cognitivos e atencionais na memria de trabalho.

Concluso
Este artigo mostra as hesitaes dos pesquisadores a respeito da definio do conceito de reviso. Enquanto Fayol e Gombert escreviam, em 1987, parece que um relativo consenso leva os pesquisadores a considerar que a reviso do texto pode se decompor em trs etapas: deteco, identificao, modificao (p. 88), preciso constatar que, vinte anos mais tarde, os pesquisadores nem sempre se puseram de acordo com uma definio mnima da palavra reviso, ora utilizada para designar um subprocesso do processo de redao, ora um reexame sistemtico ou um retorno pontual a uma parte de um texto, com ou sem modificao ao final, uma atividade controlada ou uma atividade automtica etc., a palavra reviso ambgua, a partir do momento em que aquele que a utiliza no determina a qual definio desse conceito ele se refere. Duas explicaes podem esclarecer essa ausncia de definio unvoca. A primeira que a reviso doravante concebida mais como referncia ao controle da produo escrita, do que a um subprocesso especfico do processo de escritura. (ROUSSEY; PIOLAT, 2005). Quanto a isso, as recentes conceituaes do processo de reviso de textos escritos parecem confluir, um pouco tardiamente, para o procedimento que sempre prevaleceu no estudo da produo oral. (FAYOL, 1997; LEVET, 1983). A outra razo que os modelos mais recentes tentam considerar melhor a complexidade do processo de escritura, sobretudo seu carter estratgico, dinmico, contextual, probabilista e adaptvel. Por exemplo, no modelo do processo de escritura de Rijlaarsdam e Vand Den Bergh (2006), a probabilidade de ocorrncia e a funo de uma atividade como a releitura de uma parte do texto j escrito no so fixas, mas so funes de mudanas que intervm na situao de redao. Enquanto na maior parte dos modelos a releitura geralmente associada ao processo de reviso, esses autores observam que, na realidade, a releitura pode ser associada ao subprocesso de gerao de ideias. Esse fato leva-os a considerar que no somente os subprocessos so recursivos, mas ainda que podem mudar de estatuto e de funo no seio de um mesmo episdio redacional. Na falta de definio consensual, pode-se esperar dos pesquisadores que forneam sobretudo definies operacionais do que chamam reviso, nas suas SCRIPTA, Belo Horizonte, v. 14, n. 26, p. 121-138, 1 sem. 2010
http://www.keimelion.com.br

135

Keimelion - reviso de textos

A reviso de texto: abordagem da psicologia cognitiva

keimelion@gmail.com

publicaes, maneira de Matsuhashi (1987). Essa maneira de proceder pode parecer a alguns redutora demais; no entanto, na ausncia de consenso, ela parece constituir uma garantia indispensvel ao carter cientfico dos estudos sobre a reviso em psicologia cognitiva.

Abstract
During the past 25 years many studies have been done on text revision in cognitive psychology. However, one must aknowledge that revision is still an ill-defined concept. Revision definitions are rarely expressed in operational terms and differ from one researcher to another. This paper aims at clarifying what we mean by text revision by reviewing the main definitions available in cognitive psychology, the methods that are used to analyse text revision and the different subprocesses of the revision process that researchers have identified. Keywords: Cognitive psychology; Revision; Monitoring; Models; Text. Revising; Reviewing;

Referncias
CHESNET D.; ALAMARGOT D. Analyse en temps rel des activits oculaires et graphomotrices du scripteur: intrts du dispositif eye and pen . LAnne Psychologique, v. 105, p. 477-520, 2005. FAYOL M. Des ides au texte: psychologie cognitive de la production verbale, orale et crite. Paris: PUF, 1977. FAYOL M.; GOMBERT J. E. Le retour de lauteur sur son texte: Bilan provisoire desrecherches psycholinguistiques. Repres, v. 73, p. 85-95, 1987. FLOWER L.; HAYES J. R. Problem-solving strategies and the writing process. College English, v. 39, p. 449-461, 1977 FLOWER L.; HAYES J.R. The dynamics of composing: making plans and juggling constraints. In: L.W. Gregg; E.R. Steinberg (Ed.). Cognitive processes in writing. Hillsdale: Lawrence Erlbaum, 1981. p. 31-50. FREDERIKSEN C. H. Structure and process in discourse production and comprehension. In: M. A. Just & P. A. Carpenter (Ed.), Cognitive processes in comprehension. New Jersey: LEA, 1977. p. 313-232.

136

SCRIPTA, Belo Horizonte, v. 14, n. 26, p. 121-138, 1 sem. 2010


http://www.keimelion.com.br

Keimelion - reviso de textos Laurent Heurley

keimelion@gmail.com

HAYES J. R. A new framework for understanding cognition and affect in writing. In: C. Levy; S. Ransdell (Ed.), The science of writing: theories, methods, individual differences and applications. Mahwah: Lawrence Erlbaum Associates, 1996. p. 1-28. HAYES J. R.; FLOWER L. S. Identifying the organization of writing processes. In: L. W. GREGG; E. R. STEINBERG (Ed.), Cognitive processes in writing. New Jersey: LEA, 1980. p. 3-30. HAYES J. R.; FLOWER L. S. Writing research and the writer. American Psychologist, v. 41, p. 1106-1113, 1986. HAYES J. R.; FLOWER L. S.; SCHRIVER K. A.; STRATMAN J.; CAREY L. Cognitive processes in revision. In: S. ROSENBERG (Ed.), Advances in sycholinguistics: (v.II.) Reading, writing, and language processing. Cambridge: Cambridge University Press, 1987. p. 176-240. HEURLEY L. Traitement de textes procduraux: tude de psycholinguistique cognitive des processus de production et de comprhension chez des adultes non experts. 1994. Thse (doctorat non publie) Dijon. HEURLEY L.; GANIER F. La production des textes techniques crits. In: M. FAYOL, Trait de sciences cognitives: la production du langage. Paris: Herms, 2002. p.227-247. KELLOGG R. T. A model of working memory in writing. In: C. LEVY; S. RANSDELL (Ed.), The science of writing: theories, methods, individual differences and applications. Mahwah: Lawrence Erlbaum Associates, 1996. p. 57-71. KINTSCH W.; VAN DIJK T.A. Toward a model of text comprehension and production. Psychological Review, v. 85, p. 363-394, 1978. LEVELT W. J. Monitoring and self-repair in speech. Cognition, v. 14, p. 41-104, 1983. MATSUHASHI A. Revising the plan and altering the text. In: A. Matsuhashi (Ed.), Writing in real time. Norwood, New Jersey: Ablex, 1987. p. 197-223. MONAHAN B. D. Revision strategies of basic and competent writers as they write for different audiences. Research in the Teaching of English, v. 18, p. 288304, 1984. MURRAY D. M. Internal revision: A process of discovery. In: C. R. COOPER; L. ODELL (Ed.), Research on composing. Urbana III: National Council of Teachers of English, 1978. p. 85-103. SCRIPTA, Belo Horizonte, v. 14, n. 26, p. 121-138, 1 sem. 2010
http://www.keimelion.com.br

137

Keimelion - reviso de textos

A reviso de texto: abordagem da psicologia cognitiva

keimelion@gmail.com

PIOLAT A. Writers assessment and evaluation of their texts. In: C. CLAPHAM & D. CORSON (Eds.), Encyclopedia of language and education, Vol. 7: Language testing and assessment. Kluwer Academic Publishers.1997. p. 189-198. PIOLAT A.; KELLOGG R.T.; FARIOLI F. The triple task technique for studying writing processes on which task is attention focused? Current Psychology Letters, v. 4, p. 67-83. 2001. RIJLAARSDAM G.; VAN DEN BERGH H. Writing process theory: A functional dynamic approach. In: C.A. MACARTHUUR; S. GRAHAM; J. FITZGERALD (Ed.), Handbook of writing research. New York/London: The Guilford Press, 2006. p. 41-53. ROUSSEY J. Y.; PIOLAT A. La rvision du texte : une activit de contrle et de rflexion. Psychologie Franaise, v. 50, p. 351-372, 2005. SCARDAMALIA M.; BEREITER C. The development of evaluative, diagnostic and remedial capabilities in childrens composing. In M. MARTLEW (Ed.), The psychology of written language: A developmental approach. London: Wiley, 1983. p. 67-95. WITTE S.P. Revising, composing theory, and research design. In: S.W. FREEDMAN (Ed.), The acquisition of written language. Norwood: Ablex, 1985. p. 226-248.

138

SCRIPTA, Belo Horizonte, v. 14, n. 26, p. 121-138, 1 sem. 2010


http://www.keimelion.com.br

You might also like