You are on page 1of 121

9

CAPTULO I 1. CONCEPO CONSCIENTE


A concepo consciente fundamental para a plena condio de sade e fundamentada na literatura, nas reas de psicologia, biologia, arte e nas diversas tradies religiosas seu conhecimento perde-se no tempo. 1. Concepo Consciente e Psicologia Elisabeth Hallett realizou uma pesquisa na qual entrevistou 184 pessoas, entre homens e mulheres, a maioria mulheres americanas algumas canadenses, outras europias que relatam suas experincias de contatos com seus filhos bem antes deles serem concebidos. A autora relata sonhos, vises, vozes interiores, com um tipo de experincia de conhecimento que demonstra nestas pessoas uma forte conexo com seus filhos. Hallett no tinha o objetivo, com esta pesquisa, de fundamentar um estudo acadmico, mas sim, de investigar experincias que permitissem aos leitores uma reflexo sobre o assunto. Ela percebeu, nas seqncias de relatos, que tais conexes apareciam por razes diferentes: para anunciar ou persuadir, para dar orientao ou preparar para eventos futuros. Freqentemente, no havia inteno dos indivduos de se tornarem pais e parecia que a conexo ocorrida no perodo de pr-concepo ajudava-os a superar obstculos vinda da criana. Algumas vezes a gravidez no era planejada e sua interrupo estava sendo considerada. Estes contatos aumentaram a coragem e deram tranqilidade aos futuros pais, antes ansiosos. (HALLETT, 1995)
Para alguns futuros pais, uma voz interna anuncia a concepo prxima ou at mesmo ocorre conversa entre eles. H encontros misteriosos em sonhos, em vises que aparecem na viglia. Mensagens entram de forma simblica por imagens de sonho, orculos, acontecimentos estranhos que no repousam evidentemente na superfcie de nossa vida... O contato antes da concepo pode ser um encontro misterioso com uma presena que ns no podemos identificar, at um momento posterior, quando olhamos para trs e desejamos saber sobre isto que nos aconteceu. Mas freqentemente o senso de presena traz com ele um sentimento forte de que esta "minha criana" vindo visitar. (HALLETT, 1995, p. 15-16)

10

Houve relatos em que o contato com futuros filhos ocorrera muitos anos antes da gravidez; outros depoimentos aconteceram entre nove e trs meses antes, e a maioria da amostra de pessoas que tiveram este contato poucos meses, semanas ou dias antes da gravidez. H ainda muitos relatos de mulheres nos quais a presena anuncia a gravidez como estado de certeza, que o teste s faz confirmar, sem surpreender. Muitos dos casos referem-se a uma segunda ou terceira e, mais raramente, a uma quarta ou quinta gravidez. Muitos descrevem luzes com belas cores, antes da concepo. (HALLETT, 1995)
Ns tnhamos feito amor e estvamos repousando e conversando. De repente eu vi um raio de luz multicolorido vindo do teto e entrando por dentro da cama acima de ns. Como eu "vejo" freqentemente coisas estranhas, eu no disse nada. Mas meu marido disse: "Uau, voc viu isto?". Ele descreveu o mesmo raio de luz. Eu ri e lhe disse que tambm tinha visto. Mais tarde, ns nos demos conta de que naquele dia havamos concebido nosso terceiro filho. (HALLETT, 1995, p. 32)

Em vrios depoimentos a percepo da criana to clara que podem ser dispensados os exames. Mulheres relatam que deixaram de fazer testes mais ou menos invasivos, pois estavam certas de que seus bebs se sentiam muito bem, como mais tarde ficou demonstrado. Em um elucidativo caso, por exemplo, a me sabia o peso preciso do filho, quando o obstetra havia avaliado errado. Muitas vezes, na maioria do grupo pesquisado, as mes sabiam o sexo dos filhos. H relatos sobre comunicao nos quais, dentre outros resultados observveis, os bebs mudam de posio na barriga para o parto ser mais fcil. (HALLETT, 1995)
Devido a um resultado de exame de sangue durante a gravidez, meu mdico disseme que havia uma forte indicao de que meu beb era portador de espinha bfida. Depois de minha preocupao inicial e medo, relaxei um pouco e de alguma maneira soube que o beb era saudvel. Mas eu tive de ir, de qualquer modo, fazer vrios ultra-sons, muito embora sentisse em minhas entranhas uma convico que me deu paz do esprito para tudo. Depois que meu filho nasceu saudvel, eu por vezes tive o sentimento de ter estabelecido com ele uma telepatia quando ns ficvamos quietos e relaxados. Quando ele tinha dez meses, tive que deix-lo durante duas semanas e, embora o deixasse em boas mos, meu corao estava partido. Algumas noites antes de partir, ninando-o numa cadeira de balano, olhava para seu rostinho e pensava o quanto eu no queria deix-lo. De repente me senti muito calma, tomada por uma certeza de que daria tudo certo. Exatamente neste momento, meu filho abriu os olhos e sua mo tocou minha face e a acariciou. Embora eu tenha sentido terrivelmente sua falta naquelas duas semanas inteiras, de alguma forma eu estava em paz. Agora ele tem dois anos e ns ainda nos comunicamos atravs de algumas mensagens mentais em nossos momentos mais tranqilos. (HALLETT, 1995, p. 198)

11

Houve mes que fizeram meditao pedindo e recebendo crianas com dotes particulares. H tambm um caso de uma criana que nasceu sob brutal condio de atendimento, mas devido comunicao teleptica desenvolvida durante a gravidez e continuada na vida ps-natal, foi possvel ajudar a criana a dissolver sintomas de stress psparto. (HALLETT, 1995) Sarah Hinze escreveu um livro de contatos de pais antes de seus filhos nascerem, contatos estes que aconteceram antes da concepo ou mesmo durante a gravidez. So relatos detalhados de experincias vividas no dia-a-dia, sem que houvesse estado alterado de conscincia. Experincias que vo alm dos limites concretos da vida e se fazem presentes para quem est atento. (HINZE, 2002) Elizabeth M. Carman e Neil J. Carman coletaram mais de 200 histrias de bebs antes da concepo e no tero materno. So histrias colhidas de pais de crianas, narradas em 18 tradies; em 25 culturas modernas e antigas, em achados de 53 povos indgenas da Amrica do Norte, assim como 20 populaes indgenas africanas, 21 populaes de tradies indgenas entre sia, Europa, Amrica Central, Amrica do Sul, e em 28 povos australianos. Totalizando 165 culturas e religies, Elizabeth e Neil Carman lanam o que chamam de um novo paradigma para explicar a pr-concepo: narram sonhos, vises, sincronicidades, percepes sensoriais dos pais e dos irmos, intuies, revelaes atravs de vises de seres como anjos ou representaes similares em diferentes culturas, conversas com bebs em todos os estgios desde a pr-concepo e desenvolvidas durante a gestao, incluindo tambm dados biogrficos, por exemplo, os sonhos premonitrios da me dos dois filhos de Picasso. O acervo detalhado e extenso leva os autores a propor o abandono do antigo paradigma cientfico materialista, que vigora desde o sculo XVII e nomeando este novo modelo Paradigma da Pr-concepo no Bero Csmico, baseado na concluso do estudo que os levou criao de cinco princpios. (CARMAN, E. e CARMAN, N., 1999)

12

1 A paternidade comea muito tempo antes de o esperma unir-se ao ovo. H uma grande literatura que se reporta a contatos claros e precisos de mes com seus futuros filhos em alguns casos os contatos so realizados pelos pais seja em sonho, seja atravs de vises, onde muitas vezes visto o rosto da futura criana, em idades diversas. Em vrios relatos tais imagens pedem que lhes sejam dados nomes. 2 - Preparaes para a vida humana acontecem no tero do universo, em um domnio secreto, atravs de almas inteligentes que esperam por nascer. Nas vrias tradies notvel uma concepo de pr-existncia: na Cabala, por exemplo, a figura de Ado Cadmo andrgina e divide-se em homem e mulher, e assim, nestas novas formas, os seres vm Terra buscando sua completude. Para os maometanos as almas descem do trono de Al. Para os sufistas cada alma pr-existe como uma corrente eltrica, uma fora alm do tempo ou espao, em um santificado mundo mental onde o amor e a unidade penetram. A alma entra no corpo humano atravs da experincia amorosa de seus pais. 3 - Nosso plano de vida, ou contrato csmico, projetado antes da concepo, como disse Johann Wolfgang von Goethe e muitos outros autores. 4 - Os limites da memria transcendem nosso crebro. A conscincia humana existe independentemente de um crebro e do sistema nervoso, at mesmo antes das minsculas formas do feto. Aqui se situam as pesquisas em psicologia nos anos 60 (Stalislav Grof, Frank Lake, Leonard Orr), as pesquisas relatadas por Thomas Verny em 1981, e, na dcada de 90, a reviso de literatura feita por David Chamberlain sobre os limites da memria a respeito do que os neurocientistas no conseguem determinar, se substrato fsico ou bioqumico. 5 - Indivduos dotados de uma conscincia prodigiosa tm lembrana de que suas almas buscaram o nascimento e se lembram de sua vida pr-uterina. Esta avaliao pode ser considerada para medir o nvel de conscincia de uma pessoa. (CARMAN, E. e CARMAN, N., 1999)

13

Como diz Shaykh Muhammad al-Jamal ar Rifai as-Shadhili (sufista do sculo XX): Quando voc sabe por que Deus o fez e por que o colocou neste lugar, ento voc sabe o segredo sobre si mesmo (CARMAN, E. e CARMAN, N., 1999, p. 25) A histria do pensamento ocidental registra um desconhecimento sistemtico a respeito da pr-concepo e isto se deve ao afastamento do contato com as razes da cultura. Estes autores listam vrias evidncias que ocorrem em sonhos, meditaes, vises, preces, experincias prximas morte e insights intuitivos espontneos. (CARMAN, E. e CARMAN, N., 1999) Na China, Wang Chung descreve, no sculo I, que os chineses acreditavam na direo csmica de suas vidas, pois recebiam a sorte ou o azar no momento de sua concepo. (Alfred Forke apud CARMAN, E. e CARMAN, N., 1999) Durante os ltimos 28 anos, Fred Jeremy Seligson tem observado culturas na sia. Nas ltimas duas dcadas em que residiu em Seul, Coria do Sul, trabalhou como professor na Universidade de Hankuk de Estudos Estrangeiros onde colecionou 1.000 sonhos precognitivos sobre pr-concepo que podem ser encontrados no The Great Korean Dreambook (O Grande Livro Coreano de Sonhos) (aguardando edio) e no Oriental Birth Dreams (Sonhos Orientais de Nascimento), publicado em 1989. (SELIGSON, 2004) Os achados de Hallett, Hinze e Fred Jeremy Seligson s fazem confirmar o que dizem as tradies. Texto do sculo XII da Cabala judaica orienta que Quando a imagem de alma da criana descer em cima da cama nupcial dos cnjuges, esta relao sexual conduzir concepo. (CARMAN, E. e CARMAN, N., 1999, p. 9) Na autoria da sistematizao do pensamento ocidental encontramos em Plato algum que considera a alma acorrentada ao corpo como numa priso, expresso em Fedn. Na Repblica, ele fala da jornada da alma ao mundo inteligvel e que existem perodos cclicos de ascenso e queda.

14

Plotino (sculo III, Grcia), assim como os neoplotinos, influenciou os pensamentos cristo, islmico e judaico (PLOTINO, 2000). Dizia que cada alma seleciona seu corpo, seus pais, local de nascimento, e circunstncias de vida. Ento, como se um arauto tivesse feito um chamado, "a alma desce e entra no corpo apropriado." (CARMAN, E. e CARMAN, N., 1999) Comeam a surgir autores que esto preocupados em escrever para os pais que vo conceber, refletindo sob uma abordagem espiritual e psicolgica. Assim o trabalho de Carista Luminare-Rosen que relata em seu livro o resultado da experincia com preparao de casais para a concepo. Tratando de questes que envolvem desde os aspectos prticos, como planejamento econmico, redefinio de tempo de trabalho, at reviso de valores essenciais e noo mais consciente de sua genealogia no sentido psquico, as heranas que se carregam sem muita noo costumam aparecer de forma indesejada. A autora enfoca uma abrangente preparao para receber um filho, como aspectos das histrias pessoais dos futuros genitores que ainda precisam ser burilados, amadurecidos, para que a concepo possa dar-se com a entrega necessria e cuidados especiais. (LUMINARE-ROSEN, 2000) Outra autora Elizabeth Clare Prophet que tambm escreveu um livro nesta linha e que j coloca de maneira prtica para os futuros pais uma prescrio que vem das mais novas descobertas da nova biologia: No existem limites para o que a mente pode imprimir numa molcula de DNA. (...) Na verdade os genes carregam o momentum da nossa conscincia. (PROPHET, 2001, p.144) Nos anos 50 apareceram as primeiras experincias feitas com LSD, pelo psiquiatra Stanislav Grof. O objetivo da pesquisa era tentar conseguir a reproduo da esquizofrenia em laboratrio para melhor compreender a doena bioquimicamente e psiquicamente. Afinal o isolamento afetivo dos esquizofrnicos sempre foi um desafio para a compreenso teraputica. Em 1955, ele prprio resolveu testar a droga para tentar ganhar esta compreenso, e teve uma experincia mstica poderosa, com uma vivncia de percepo de sada do corpo, e

15

sentiu uma expanso desta percepo to forte que sentiu abarcar o universo. (GROF e BENNETT, 1994) Em 1956 iniciou as pesquisas na Tchecoslovquia, no departamento de Psiquiatria da Universidade de Praga. Nos 20 anos seguintes continuou pesquisando na rea na Johns Hopkins University, em Maryland, depois no Psychiatric Research Center e, posteriormente, no Esalen Institute, nos Estados Unidos, onde passou a residir, a partir de 1967, e coordenou mais de quatro mil sesses. Entretanto, havendo migrado para os EUA onde tal droga foi proibida nos anos 60, ele dirigiu sua pesquisa para a respirao holotrpica (do grego hyle (matria) e trepein (mover-se em direo a). A respirao holotrpica dispensava o emprego de qualquer substncia qumica e permitia alcanar seu objetivo por meio da combinao de trs ingredientes: uma forma especfica de respirao, a audio de msicas de forte poder evocativo e intervenes corporais localizadas. Tal tcnica obtinha o mesmo resultado: um estado incomum de conscincia, atravs do qual era possvel acessar memrias de nascimento, de vida intra-uterina, de concepo. Grof centrou suas pesquisas mais na questo de trauma de nascimento. Formou centenas de terapeutas que por vrios pases, ao longo destes 40 anos, j trabalharam mais de 10 milhes de pessoas em workshops. No Brasil a tcnica foi introduzida h mais de 15 anos. Este estado de conscincia no alcanado exclusivamente atravs desta forma de respirao, mas tambm o pode ser por trabalhos respiratrios diretos, tcnicas sonoras, danas e outros movimentos, isolamento social e privao sensorial, sobrecarga sensorial, meios fisiolgicos (por privaes diversas), meditao, oraes e prticas espirituais, substncias psicodislpticas, e vrias outras prticas que levam a um estado no usual de conscincia e que colocam o homem sempre em contato com sua dimenso espiritual. (GROF, 2000)

16

Grof percebeu a enorme freqncia com que emergiam as memrias de vida intrauterina, pesquisou os detalhamentos sensoriais que naquela poca ainda no haviam sido comprovados por recursos tecnolgicos e que s apareceram a partir dos anos 80. Fez todos os esforos para obter confirmao dos registros pr-natais com obstetras, parentes e outras fontes, e compar-los com os relatos subjetivos dos pacientes. Na maior parte das vezes, isto trouxe surpreendentes confirmaes dos relatos. (GROF, 1997) Grof estudou o fenmeno de emergncia espiritual, condio em que estados msticos podem realizar curas importantes e ter um impacto positivo na vida da pessoa; podem ser tambm caracterizados como episdios difceis de estados incomuns de conscincia que aportam crises de transformao e de abertura espiritual. Tais estados so narrados com freqncia na literatura sagrada de todas as pocas como transies turbulentas ao longo da trajetria mstica. Jung denominou a estas experincias de contato com o numinoso, situao que observou em sua clnica. (GROF; C. & GROF. S., 1990) O laboratrio que sintetizou o LSD 25 enviou a substncia, a fim de que fosse submetida a estudos, para Grof, na Tchecoslovquia, e, na mesma poca, para o tambm psiquiatra Frank Lake, na Inglaterra. Grof e Lake comearam suas pesquisas em 1954. Lake havia-se graduado mdico em 1937 e era muito interessado em teologia, alm de ter tido uma experincia como missionrio na ndia. Em 1950, retornou Inglaterra. Antes disso, em 1943 a droga fora sintetizada na Sua; os pacientes logo trouxeram tona lembranas infantis poderosas, alm de lembranas de traumas de seus nascimentos. (SPEYER, 2005b) Inicialmente, a troca de informaes com neurologistas mostrou-se infrutfera a tal ponto que Lake passou a desconfiar da validade dos achados que havia obtido, mas, com o tempo, a intensidade e a riqueza de detalhes (estes comprovados por autoridades testemunhas dos fatos) das muitas experincias vividas fizeram com que o psiquiatra entendesse que estava diante de um poderoso instrumento de investigao, pois at aquele momento a medicina no

17

dispunha de meios com to forte capacidade investigativa. Isto o levou a crer que as razes das neuroses estavam nos traumas ocorridos durante o nascimento e no primeiro ano de vida. (SPEYER, 2005b) Lake inaugurou a terapia de grupo com LSD 25, mas por causa do contato com tcnicas Reichianas e tcnicas de respirao, ele se deu conta de que era terapeuticamente mais produtivo para os pacientes trabalhar a emergncia de memria atravs de tcnicas que no alteravam to drasticamente seus estados de conscincia, pois assim teriam mais recursos para elaborar os contedos que emergiam. Deste modo parou de usar o LSD como instrumento teraputico e aprofundou as pesquisas com prticas de respirao. As pesquisas com LSD foram utilizadas de 1954 at 1970 e foi grande o campo pesquisado. Lake passou a incluir como instrumentos teraputicos a anlise Reichiana, a Gestalt e a Anlise Transacional, alm da terapia Primal de Arthur Janov, tcnica que lhe causou maior impacto e que tambm lhe rendeu algumas oficinas de 1975 a 1982. As descobertas de Lake evoluram at que ele concluiu que as bases das neuroses estavam no primeiro trimestre da vida fetal. Entendeu que este perodo era o mais importante de tudo e que era a base do que viria a se desenvolver na vida de uma pessoa, sua dor crucial se assentaria a. Finalmente, conclui a importncia chave do momento da concepo e, neste ponto, situa os achados da viga mestra da sade mental de um indivduo. (SPEYER, 2005a) As vivncias de impresso da concepo podem deixar marcas importantes no tom de sentimentos recorrentes para o resto da vida. A situao torna-se particularmente delicada quando, no primeiro trimestre, a idia de aborto muito cogitada. Se algo chega mesmo a ser tentado, as experincias destes horrores marcam a vida destes indivduos com manchas que vo se expressar em baixa-estima, tendncia depresso e vivncias paranides. (SPEYER, 2005b)

18

Em 1991, Robin K. Murray, do National Institute of Mental Health, observou que quase metade dos esquizofrnicos apresentava histrias de complicao do parto. Os psiquiatras Stanislav Grof e Graham Farrant tinham copilado evidncias clnicas de memrias da concepo. Profundos Insights ocorrem quando indivduos regridem at a existncia, ainda separada, como espermatozide e ovo, e acabam por recordar a qualidade de vivncia durante a fertilizao. Por mais de 20 anos, Graham tem utilizado adaptaes para a Terapia Primal com a finalidade de acessar fases pr-verbais e pr-natais da existncia. Ele estende o uso do termo Primal at a implantao, antes da fertilizao e, ainda antes, at uma conscincia celular da memria, ainda como gametas individuais. Estes achados tambm foram encontrados na casustica de Frank Lake, em Nottingham, na Inglaterra. (NOBLE, 1993) Em 1979, Graham criou o primeiro documentrio A Concepo Revisada, com sua prpria experincia. Na verdade, ele teve a confirmao de suas auto-observaes quando falou com sua me sobre a tentativa de abort-lo, estarrecendo-a, pois sequer seu pai soubera disto. Os desenhos revelavam a atividade do citoplasma que sai para atrair o esperma e mostrado claramente por Graham como ele circunda, como se fossem braos numa ao de simtrico abrao. Tal fenmeno s foi observado em laboratrio, muitos anos mais tarde. No microscpio, realmente parecem dois braos simtricos. Dez anos depois da primeira experincia pessoal de Graham, o documentrio The Miracle of Life (Milagre da Vida), mostrou como, aps a fertilizao do ovo, ocorre uma pausa antes da primeira diviso das duas primeiras clulas. Estas fotografias biolgicas re-conectam com a descrio da prpria fecundao descrita por Graham. (NOBLE, 1993) William Emerson, psicoterapeuta na Califrnia, trabalhando com crianas e ludo terapia, com material evocativo de vida fetal, observou em 30% das crianas a indicao de trauma intra-uterino, sendo que 10% a 15% das que sofrem trauma de concepo choram diante do material. Ele estudou clicas, dificuldades de amamentao e vmito em jato em bebs que

19

apresentaram reaes a imagens que sugeriam problemas na concepo indesejada, confirmado pelos pais o fato de ter fugido aos planos do casal. (NOBLE, 1993) Lake observou que quando 102 milhes de clulas embrionrias crescem at tornarem-se 1262 em um adulto, cada uma parece ter passado sua histria e sua vivncia para a extensa prognie. Embora ainda haja muita dificuldade, mesmo com toda a extensa casustica internacional, de que as pessoas entendam que existe memria de vida intra-uterina, ainda mais difcil, malgrado a clara e biolgica memria celular, que pessoas aceitem tal memria, mesmo que a literatura religiosa aponte para tal fato. Em religies antigas, o esperma era considerado o numen (fora espiritual) e a concepo como numinous (cheio da presena divina). No antigo Cristianismo, o pneuma ou esprito era chamado de pneuma spermaticon. Alm de Lake, outro mdico que percebe a memria no nvel celular Georg Groddeck, em 1923: (NOBLE, 1993)
Eu vou to distante sobre acreditar que h uma conscincia individual at mesmo no embrio, sim, at mesmo no vulo fertilizado, e no ainda no fertilizado tambm, assim como no espermatozide. E eu argumento que toda nica clula separada tem esta conscincia de individualidade, todo tecido, todo sistema orgnico. Em outras palavras, toda unidade pode se convencer, se quiser, de que uma individualidade, uma pessoa, um eu. (NOBLE, 1993, p. 141-142)

Laing divide a vida em trs estgios: a) Da concepo at a implantao; b) Da implantao at o nascimento. Estas duas fases possuem uma farta documentao de registros de vrios autores, no mundo, que trabalham com tcnicas de renascimento. c) Vida ps-natal. Isto mostra o peso das duas primeiras fases da vida para a sade mental do ser humano. (NOBLE, 1993) Em seu trabalho The Trauma of Conception, Joanna Wilheim fala do que ela define como First Feeling Experiences: esta memria que celular, afinal, a clula me de todo corpo humano. Ela acessvel ao longo de um processo de anlise, como apresenta neste documento, um caso clnico no qual as chaves de insight residem em material onrico do paciente que se reporta ao momento de sua concepo. Ao debruar-se com o devido cuidado

20

na anlise do tema houve um significativo salto de qualidade na vida do paciente. (WILHEIM, 2003) A concepo cria a clula-matriz e sua estrutura biolgica, esse fato tem importncia pois esta clula-matriz continente das informaes emocionais que vo importar na estrutura fsica, mental e espiritual de uma pessoa. O que vem antes da concepo tambm traz informaes sobre a possibilidade de elementos na constituio desta clula-matriz. Ou seja, os estados emocionais e nutricionais que antecederam de semanas a meses antes da concepo. Necessitam-se considerar as memrias que os gametas carregam at se fundirem e criarem a grande clula-matricial. Em sua trajetria de encontro, tambm importante considerar que vivncias tiveram, quais impresses foram marcantes, e quais delas passaram a integrar o ovo. (WILHEIM, 1992) Com a pesquisa analtica dentro deste tema Wilheim desenvolveu uma proposta terica a respeito do que chamou Gnese da Matriz Bsica do Inconsciente da Pr-Concepo ao Nascimento. Segundo a autora, este padro de encontro de clulas germinadoras lega clula-matriz um tom emocional e o tom deste encontro se reproduz no modelo de encontro que as pessoas tendem a ter na vida. (WILHEIM, 2003) William Emerson e Graham Farrant desenvolveram prticas em que, atravs de respirao, chegam a vivncias catrticas de experincia traumtica original, em horas relacionadas at com o perodo da pr-concepo e do tempo que a precede em horas at. Trabalharam muitos casos com trauma de tentativa de aborto, adoo. (WILHEIM, 1992; BOLTON, 1994; FARRANT, 1986) Emerson desenvolveu uma tcnica de manipulao em 1974, somando ento 20 anos de prtica com os recm-nascidos, ajudando-os a dissolver os traumas intra-uterinos de nascimento ou de separao de pais, com resultados eficazes. Ele trabalha tanto a catarse

21

quanto o repatterning, balanceando uma ou outra demanda at obter o resultado de transformao para o bem-estar do beb. (BOLTON, 1994) Lennart Nilsson filmou durante sete anos com uma microcmera acoplada a uma sonda intra-uterina, todo o processo de fecundao humana para realizar o filme Milagre da Vida, seqncia de imagens que retratam a trajetria biolgica humana. Seus registros fotogrficos podem ser vistos no livro de sua autoria intitulado A Child is Born (Nasce uma Criana). Tais imagens retratam um salto para dentro do universo de nossa histria. Trata-se de produo rica e artstica que facilita aos terapeutas o reconhecimento de material de desenho ou imagens de sonho de pacientes. (NILSSON, 1990) Trabalho de associao de desenhos feitos por crianas com a gnese do corpo humano foi coletado por Varenka e Olivier Marc. Eles colecionaram desenhos provenientes da frica, sia, Amrica e Europa, observando que todas as crianas constroem formas que recapitulam sua histria embrionria. Os autores perceberam tambm que a evoluo nos desenhos vai para frente e para trs, mas no h registro do nascimento. Nos seus registros constam desenhos em forma de smbolos geomtricos que aparecem quando adultos desenham em estado de conscincia alterado, semelhantes aos smbolos que servem de suporte para meditao em diversas tradies a mandala a forma recorrente. Estes autores perceberam que na criana autista houve uma permanncia nos primeiros anos de vida: o fluxo natural de desenhar detm-se e este tema fica recorrente, sem evoluo nos portadores desta doena, e deste modo fica tambm claro onde o desenvolvimento parou. (VARENKA & MARC, 1997) Varenka e Marc produziram um documento daquilo que as mais modernas pesquisas falam a respeito de autismo: que tal fenmeno aparece em conseqncia de traumas ocorridos nos trs primeiros meses de gestao e em traumas ocorridos durante o parto. (HATTORI et al, 1991; HULTMAN, 2002; LARSSON et al, 2005; GLASSON et al, 2004; HULTMAN et al, 2002)

22

A mandala, elemento que foi objeto de estudo de Jung, est presente como forma estruturante durante fases do desenvolvimento psquico e um poderoso veculo de cura. (JUNG, 1986, DAHLKE, 1995) Leonard Orr desenvolveu o renascimento por treze anos, a partir de sua prpria vivncia de memrias do parto que emergiram espontaneamente quando tomava banho em uma banheira, em 1962. Na ocasio precisou de duas horas para poder sair da banheira. De 1962 a 1975 ele teve outras vivncias de renascimento. Em 1974 comeou a desenvolver seminrios, inicialmente imergindo os participantes em gua, depois desenvolvendo uma tcnica de respirao que foi aprimorando e que possibilitava s pessoas acessarem memrias pr-natais e perinatais, redundando que estas recordaes traziam para elas uma melhor condio de sade fsica, mental e espiritual, libertando-as de padres viciados, conseqentes a tais memrias negativas. (ORR, 2001) Com o passar do tempo Leonardo Orr comeou a se interessar pelas tcnicas mesmas de respirao e pela capacidade curativa que delas advinham e concluiu que o ciclo de energia que se pe em andamento a base do Rebirthing. Percebeu que alterando a temperatura da gua na qual imergia os pacientes a temtica de memria mudava; assim, a imerso em gua tpida fazia mais pessoas terem lembranas intra-uterinas. O nascimento a nossa primeira experincia com o frio e, muitas vezes, a partir da memrias relativas dor e ao desconforto. (MINETT, 2005) Arthur Janov escreveu Imprints: The Lifelong Effects of the Birth Experience (Impresses: Os Efeitos de Toda a Vida da Experincia de Nascer) em 1983, onde estuda a questo do suicdio relacionando-a a um parto traumtico, numa tentativa de soluo para o que chama de Dor Primal. O seu livro seguinte, The Biology of Love (A Biologia do Amor), fruto de experincia clnica e reflexo, ainda tentando esclarecer a questo da propenso ao suicdio, traz uma nova chave de estratgia que tem efeito mais eficaz do que os

23

tratamentos paliativos tradicionais, que no dissolvem a causa do problema. (SPEYER, 2005a) Tratamentos baseados em renascimento sobre experincias pr e perinatais em adultos foram desenvolvidos a partir das pesquisas de Frank Lake na Inglaterra, no final dos anos 60, por Arthur Janov, nos EUA, em 1974, por Leonard Orr, em 1977, e por Stanislav Grof, em 1975. Frank Lake realizou conferncias e seminrios na Irlanda, no final dos anos 70. Baseando-se neste conhecimento, Alison Hunter comeou, em 1978, uma intensa tarefa de ensino e pesquisa que redundou na fundao do centro AMETHYST, em 1982. (WARD, S. A., 2004) Atravs do trabalho desenvolvido no Centro AMETHYST, Shirley A. Ward descobriu, como j havia sido previsto por Frank Lake, conexes com a informao negativa passada atravs do cordo umbilical no primeiro trimestre, reconhecendo que a raiva descontrolada vivida neste momento pode levar uma pessoa a ser violenta em extremo na vida adulta. (WARD, S. A., 2006) Trabalhando com estados de regresso como Terapia Primal, Terapia de Regresso, Respirao Holotrpica, Psicoterapia Pr e Perinatal, tm-se obtido novas luzes e esperana sobre a natureza da agresso, raiva e violncia. Trabalhando-se de forma a experienciar estados transpessoais, pr-natais, possvel transmutar estes sentimentos arraigados dentro de uma pessoa, pois foram inscritos em poca precoce e representam um desvio de trajeto ao longo do desenvolvimento, ainda que se tenha dado este desvio no ato da concepo ou pouco antes de ela ocorrer. Pesquisas recentes no centro AMETHYST enfocam os estados emocionais dos progenitores, que afetam profundamente o individuo, na infncia e vida adulta, de modo positivo ou negativo. A raiva um sentimento que no raro estar por perto deste momento. Tais estados afetaro os eventos ligados ao parto, segundo observou Frank

24

Lake, ele fala do Imprinting que a palavra usada para descrever um rpido aprendizado em situaes de extrema urgncia ou trauma. (WARD, 2006, p. 60) Lake fala de quatro nveis de Imprinting durante a concepo: o Primeiro Idealmente Bom quando ambos os pais esto em estado de amor, realmente querendo um beb. Estas pessoas raramente aparecem em terapia. O nvel dois a Atitude de Contenda, onde uma certa raiva pode estar presente, quando um espermatozide cansado encontra um vulo relutante: difcil a fecundao e letrgica, mas acaba sendo suficientemente boa para uma autoconfiana. O terceiro nvel onde existe total Oposio, onde no h desejo de ter um filho, h um temor supremo na me ou no pai. Este um lugar ruim, no h preparao para a concepo, que provoca ou atrao ou rejeio no novo individuo. O quarto nvel foi chamado por Pavlov em 1955 de Estresse Transmarginal. Onde antes da concepo existe um extremado sentimento negativo de maldade, amargura, relativo a luxria, raiva, estupro, bebedeira. Aqui alm da margem, o estresse permeia o comportamento e o individuo l tudo na vida como luta. Em geral muito doloroso dar luz. A vida tender doena e falta de amor prprio. Nesta situao as experincias de raiva so muito fortes. (WARD, 2006) Atravs de visualizaes, trabalhos de arte, regresses e trabalho primal, tem sido possvel ajudar centenas de pessoas a sintonizar-se com os sentimentos de seus pais no momento de suas concepes, e libertar-se destes imprintings. Para os pioneiros minoritrios (Barker e Barker em 1986 apud WARD, 2006) pais abrem caminho e isto comea antes da concepo porque eles consideram isto um processo espiritual sobre o qual eles devem estar conscientes. necessrio estar atentos para seus prprios estados de sade, hbitos e o meio sua volta que pode determinar a qualidade da concepo, e esperar que seu beb esteja livre da violncia na vida, de doenas, e que ter um melhor rendimento de qualidade de vida. (WARD, 2006)

25

A concepo a primeira ponte para uma nova dimenso. Muitos so os relatos de literatura sobre indivduos que so capazes de descrever esta passagem. Frequentemente eles relatam grande resistncia em atravessar esta ponte. possvel que em qualquer ponto haja um impriting que acompanha o indivduo produzindo sintomas: na viagem na trompa de Falpio, na implantao no tero, quando a me se descobre grvida, quando h tentativa de aborto, quando ocorre estresse materno, quando h os imprintings intra-uterinos devido ao consumo de drogas pela me (cigarro, lcool, maconha), quando ocorrem abusos ou agresses externas, quando h uma raiva silenciosa, como a que ocorre pela depresso da me, raiva devido aminiocentese, quando a me vive situaes de desequilbrio intenso, quando ocorre trauma no nascimento, a angstia por no ser do sexo esperado, problemas com o cordo umbilical, cordo diferente em gmeos, gmeos que lutam no tero, parto cesreo, parto plvico, frceps, prematuridade, adoo. Todos os imprintings podem ocorrer em qualquer destes momentos. A questo que eles se cristalizam num certo padro de comportamento que atravessa a vida do indivduo e se este padro for raiva, podem ser esperadas atitudes violentas na vida. A est a raiz das guerras. (WARD, 2006) Devido s descobertas realizadas atualmente, o mundo ocidental est comeando a se dar conta da questo da concepo e dos rumos destas descobertas na psicologia pr-natal. (CHAMBERLAIN, 1997) 2. Concepo Consciente e Nova Biologia Frank Lake relacionou a Maternal Foetal Distress Syndrome (Sndrome de Angstia Materno-Fetal) ou Negative Umbilical Affect (Emoo Umbilical Negativa), com as

emoes causadas no feto trazidas pela corrente sangunea materna. Por 30 anos Lake nomeou e encontrou evidncias clnicas destes achados, porm, s recentemente, Candace Pert, estudando neuropeptdeos e seus receptores bioqumicos, que encontrou as correlaes bioqumicas para estas emoes s quais Lake se referia. Os neuropeptdeos so molculas

26

que Pert denomina molculas da emoo. Tais molculas so fabricadas por clulas nervosas, cada uma das 60 isoladas destinam-se a receptores especficos, e so o principal meio de comunicao entre o crebro e o corpo. Uma vez feito o mapeamento destes neuropeptdios com substncia radioativa, percebeu-se que eles so uma central de transmisso que conecta os trs sistemas: o nervoso, o endcrino e o imunolgico. Os receptores destes neuropeptdeos esto por todo o corpo desta forma as emoes que fundam memrias esto tambm em todo o corpo. Dito de outro modo, a vivncia emocional que se d em toda nossa estrutura, at a vida adulta, mantm a condio do que foi inscrito na nossa matriz. (WARD, 2006; PERT, 2003) A idia de receptores qumicos funcionando no crebro ocorreu, em sonho, a Otto Loewi, que replicou em experimento com corao de r, em 1921. Desta forma ele chegou acetilcolina, o neurotransmissor. Os estudos de receptores continuaram e Jess Roth e Pedro Cuatrecasas, trabalhando separadamente no National Institute of Health, foram capazes de medir os receptores para insulina, localizados na superfcie das clulas. Isto causou uma mudana gigantesca no conhecimento sobre comunicao celular. (PERT, 2003) Pert, seguindo tais experincias, estudou os peptdeos pequenas peas de protenas que, na verdade, so o primeiro material de vida. Quando existem, aproximadamente, 100 aminocidos em cadeia, o peptdeo considerado polipeptdio e, quando h 200, chamado de protena. Para conhecer um novo peptdeo preciso separ-lo das impurezas bioqumicas. Pert chegou descoberta da existncia de psiconeuroimunologia sistema que envolve crebro, glndulas, sistema imune, enfim, o organismo inteiro que age devido coordenao de aes de mensageiros moleculares, os j citados neuropeptdeos, que so o substrato bioqumico da emoo. (PERT, 2003) Num passado muito recente, os especialistas acreditavam que a fertilizao ocorria quando enzimas, que se agrupavam na cabea do espermatozide, funcionavam como

27

dinamite, explodindo a capa externa do vulo e facilitando o alojamento do espermatozide no interior do gameta feminino. Hoje os bilogos explicam que existem dois tipos de espermatozides: os guerreiros que andam mais rpido (10 cm por hora) e os sedutores (5 cm por hora), que aparentemente exercem funes diferentes no processo. O certo que o vulo seleciona o gameta masculino com o qual ir se unir, abre sua casca e literalmente abraa o espermatozide escolhido. (VERNY e WEINTRAUB, 2004) importante lembrar que a realidade biolgica e espiritual sempre o amor, o desvio que acarreta problemas. A prtica de consultrio da autora desta tese, ao longo de mais de trs dcadas, tambm testemunhou histrias de nascimento, gesto e concepo que deixaram feridas e geraram conseqncias para o curso vital das pessoas. Ao mesmo tempo, os sonhos ajudaram a trazer as chaves libertadoras de padres repetitivos que encarceram a vida numa dimenso bem aqum das possibilidades de cada ser humano. A autora tambm tomou conhecimento do trabalho de Ryke Geerd Hamer, pesquisador da Universidade de Tbinguem e Heidelberg, onde se formou em Medicina Interna, inventou instrumentos cirrgicos, tornou-se neuropsiquiatra e radiologista. Hamer desenvolveu, em 25 anos de trabalho, o que chama de Nova Medicina Germnica, criada e fundamentada em embriologia e etiologia, governada por 5 leis e que vem-se mostrando muito eficaz na Europa, com casustica de cura para patologias diversas como cncer, na ordem de 600.000 pacientes. Por ter sido patenteada, seu uso ficou restrito, porm, na Frana, foi desenvolvida a Biologie Totale que segue os mesmos princpios. E neles, a questo da concepo, assim como as questes perinatais, mapeiam a causa de centenas de doenas. (SELLAM, 2003) Temas psquicos centrais na vida de um ser humano esto relacionados com o projeto que os pais deles tinham nove meses antes de conceb-los, independente de se estas pessoas se conheciam ou no. As questes-chave que estavam afligindo os pais so herdadas como mandatos para execuo inconsciente. No nvel biolgico, um espermatozide pode ficar no

28

corpo de um homem e vir a fertilizar uma mulher por seis meses, no caso do vulo ele sempre esteve no corpo da mulher. A autora j testou a questo mencionada, sobre a relao de projetos inconscientes dos pais e os dados biogrficos significativos como estilo de vida, escolha de profisso ou sentimentos de interdies entre os seus pacientes, e notou especial preciso de achados que redundaram em insights significativos e libertadores de velhos padres. Em outra esfera, est ocorrendo uma revoluo na atual biologia a ponto de se falar em Nova Biologia. Na verdade, uma mudana semelhante que aconteceu na fsica, quando surgiu a fsica quntica. William Ford Doolittle, um dos mais famosos especialistas do mundo em origem da vida, escreveu um artigo Nuevo rbol de la Vida - Investigacin y Cincia, 2000, onde declarou: A explicao razovel de resultados to contraditrios h que se buscar em um processo de evoluo, que no linear nem to parecido com a estrutura dendriforme que Darwin imaginou. (DOOLITTLE apud SANDN, 2006, p. 24) A origem de clulas eucariotes 1 que constituem os organismos animais e vegetais deu-se h milhes de anos devido agregao de diferentes tipos de bactrias que atualmente constituem rgos celulares, cujas seqncias genticas esto muito bem conservadas, a ponto de ser possvel identific-las na atualidade. Isto por si derruba a viso de evoluo da vida como um fenmeno de mudanas graduais em que as mutaes aleatrias seriam fixadas ou eliminadas por seleo natural: em primeiro lugar, porque estas mudanas no foram graduais; e em segundo lugar, porque se as mutaes fossem aleatrias, nosso ADN teria muito pouco a ver com as bactrias de milhes de anos atrs. (SANDN, 2006)

Organismo composto de clulas cuja membrana contm ncleos com cromossomos - caracterstico de todas as clulas com exceo das clulas de bactrias e de formas de vida primitivas.

29

No mesmo ano de 2000, publicado o artigo de M. Balter: Was Lamarck Just a Little Bit Right (O Lamarck Estava Apenas um Pouquinho Certo?). Recentes avanos da cincia gentica tm revelado que existe um mecanismo de cooperao entre as espcies, de compartilhamento de genes. Os seres no passam seus genes exclusivamente para sua prole, que, atravs do gene transfer aumentam a velocidade de evoluo, desde que o organismo possa aprender com a experincia de outros organismos. (NITZ PENNISI, BOUCHER DUTTA, PAN, GOGARTEN apud LIPTON, 2005). Logo se conclui que no existem paredes entre espcies. (LIPTON, 2005a) Compartilhar informao no um acidente, mas um mtodo de aumentar a sobrevivncia da biosfera. Agora que se sabe sobre o mecanismo do gene transfer de comunicao intra e inter-espcies, sabido tambm quo perigosa a engenharia gentica para a biosfera. Quando o ser humano ingere alimento geneticamente modificado no qual foram introduzidos genes transfers artificiais, eles vo alterar os genes das bactrias saprfitas que auxiliam a digesto no intestino (HERITAGE, NETHERWOOD et al apud LIPTON, 2005a). Da mesma maneira um gene transfer geneticamente modificado causa na agricultura ao seu redor super-pragas que no haviam sido consideradas (MILIUS, HAYGOOD et al, DESPLANQUE, SPENCER e SNOW apud LIPTON, 2005). Quem est trabalhando com engenharia gentica no costuma prestar ateno na questo do gene transfer e suas conseqncias para o meio ambiente. (LIPTON, 2005a) Tim Lenton PhD em Cincias Ambientais na Universidade de East Anglia, em Cincias Naturais na Universidade de Cambridge e trabalha com James Lovelock desenvolvendo a Teoria de Gaia, que tem como foco perceber a conexo entre as atividades dos organismos individuais, sujeitos seleo natural, e a emergente necessidade do planeta de auto-regulao. Ele vem desenvolvendo modelos de feedback dinmicos para testar hipteses de mecanismo envolvidos na regulao do meio ambiente.

30

A evoluo da vida junto evoluo do seu ambiente planetrio, tem criado um sistema de feedback (Gaia) que tende a manter a terra habitvel e, com isso, facilita a continuao da evoluo. Pode haver muitos sistemas parecidos no universo. Em Gaia, somos meramente partes de um todo maior. Como tal, possvel nunca compreendermos aquele todo. (LENTON, 2005, p.1)

A idia de um ser que o planeta, e que vive um sistema de auto-regulao, est em perfeita harmonia com o que se vem descobrindo sobre vida e ADN.
O espectro completo de vida na Terra, de baleias a vrus e de olmos a algas, pode ser visto como partes constitutivas de uma entidade vivente e nica, capaz de manter a composio da atmosfera da Terra adequada a suas necessidades gerais e dotada de faculdades e poderes maiores do que aquelas das suas partes constitutivas... (Gaia pode ser definida como) um ente complexo que inclui biosfera terrestre, atmosfera, oceanos, solo e a totalidade, estabelecendo um mecanismo auto-regulador de sistemas cibernticos com a finalidade de procurar um ambiente fsico e qumico timo para a vida no planeta. (LEVEBOCH, 2005, p.1)

A revoluo da biologia toma maior fora quando H. F. Nijhout escreve Metaphors and the Role of Genes and Development (Metforas e o Papel de Genes e Desenvolvimento), em 1990. O autor apresenta evidncias de que a noo de gene que comanda a biologia tem sido repetida por tantas vezes que os cientistas esqueceram que isto uma hiptese e no uma realidade. A autora deste trabalho testemunha deste entendimento no meio acadmico. Durante o perodo de estudos de medicina ouvia dos professores: Tudo o que a gentica hoje no explica, explicar um dia. J se passaram mais de 30 anos e no surgiram muitas explicaes, nem teraputicas. Os cientistas concluram que o genoma humano continha, no mnimo, 120.000 genes emparelhados em 23 pares de cromossomos. Depois de muitas pesquisas chegaram a uma concluso: a totalidade do genoma humano composta por, aproximadamente, 25.000 genes (PENNISI, et al apud LIPTON, 2005a). Isto demonstra que, numericamente, no existem tantos genes para explicar a complexidade da vida humana, como tampouco a doena que venha a acomet-la. O que ocorre que um conjunto de protenas se organiza segundo as

31

possibilidades do meio, estruturando a cadeia gentica. (LIPTON, 2005a; NATURE, NURTURE AND THE POWER OF LOVE, s/d) Em aula de grande didatismo, Bruce Lipton explica para leigos, com clareza, o que a nova biologia trouxe, como se d a mudana gentica com o meio e o sistema de reorganizao de protenas. (NATURE & NURTURE & POWER OF LOVE; CONSCIOUS PARENTING, 2002) No livro The Rise and Fall of the Third Chimpanzee, o zologo Jared Diamond declarou que os seres humanos compartilham 98% de seus genes com chimpanzs. (GRILLE, 2005), A Caenorhabditis elegans, um nematdeo de 1 milmetro, que se alimenta de bactria como a Escherichia coli, possui 24.000 genes. (BLAXTER apud LIPTON, 2005a) Agora que os estudos de ADN puderam decifrar o genoma humano, esto descobrindo que, das enormes seqncias de ADN, somente um percentual muito pequeno est codificado e constitudo por uma base de interruptores de ativao ou desativao, os quais regulam a prpria atividade dos genes. Robert Sapolsky, professor de cincias biolgicas, em Stanford, destaca: como se, de um livro de 100 pginas, 95 fossem ilustraes e conselhos para ler as outras cinco. (SAPOLSKY apud VERNY e WEINTRAUB 2004). O estudo Molecular and Celular Biology, realizado na Duke University e publicado em agosto de 2003, mostrou que um meio enriquecido pode cancelar uma mutao gentica. Neste estudo a cor dos pelos de um roedor sofreu mudana, ficaram extremamente obesos e desenvolveram doenas cardiovasculares, diabetes e cncer. Portanto, uma substncia introduzida na alimentao pode naturalmente silenciar um gene presente na espcie. (WATERLAND e JIRTLE apud LIPTON, 2005) Do mesmo modo, embora tenham sido designados dois genes como envolvidos em cncer de mama, na verdade um grande nmero de casos desta patologia no teve estes genes envolvidos e sim fatores epigenticos. (KLING, JONES, SEPPA e BAYLIN apud LIPTON, 2005a)

32

Nos ltimos anos, a biologia molecular tem mostrado que o genoma muito mais flexvel e responsivo ao meio ambiente do que previamente se supunha. Tambm mostrou que a informao pode ser transmitida a descendentes de modos diferentes daquela baseada na seqncia ADN (JABLONKA e LAMB apud LIPTON, 2005a)

A origem dos mutantes ainda uma das questes cruciais e sem respostas da cincia moderna. Um acmulo de dados experimentais nos mostra que um genoma um sistema dinmico e organizado hierarquicamente, um sistema complexo e integrado para guardar e processar informao. Um equilbrio dinmico entre a estabilidade e a variabilidade da informao ADN essencial para o funcionamento correto de um organismo. (CAIRNS, J., OVERBAUGH, J. e MILLER, S., 1988) Alm das muitas protenas reparadoras do ADN e dos mecanismos protetores, h tambm diferentes sistemas bioqumicos, que esto presentes nos organismos, capazes de mudar e reconhecer informao do ADN. Para alguns eucariotes (protozorio ciliado), a reconstruo do genoma parte do seu ciclo normal celular. O sistema imunolgico humano capaz de produzir uma quantidade imensa de molculas que podem reconhecer praticamente todos os antgenos. Isso pode ser realizado atravs da reorganizao, ou da mutao especfica no ADN. Sabe-se hoje que o choque no genoma das plantas determina a reorganizao cromossomial. Talvez um dos processos biolgicos que demonstram o novo referencial da Nova Biologia seja a chamada mutao adaptativa (CAIRNS, 1988) Mutao adaptativa um fenmeno que foi apresentado ao mundo cientfico em 1988 por Cairns e colaboradores. Significa que uma clula durante estresse no-letal (quando passa grande perodo de fome) acelera a mutabilidade. Ento, clulas que no podem utilizar certos acares por causa de deficincia gentica, na presena deste acar como sendo a nica fonte de carbono e energia, passam, famintas, a utiliz-lo. Assim podem realizar a diviso celular com uma informao gentica correta. Deste modo, clulas bacterianas adquirem informao atravs de mutao, dentro de uma seqncia cromossomial ou de uma seqncia plasmada, ou atravs da aquisio de informao gentica do meio ambiente. O tipo de deciso que a

33

clula far - ou, mais precisamente, em que momento - o nvel de atividade, a direo e especificao da mudana gentica, depende de muitos sinais moleculares e fsicos, internos ou externos, que as clulas percebem atravs de uma complexa rede de conduo de sinais. (CAIRNS, 1988) Atualmente, a idia de gene como uma estrutura acabada e determinista ruiu, o que oferece ao ato de concepo e aos primeiros meses de gestao a possibilidade de fazer um aprimoramento deste cdigo que vem dos antepassados. As pesquisas realizadas na Rssia somam-se s da Eslovnia. Desde 1992 o Institute for Bioelectromagnetics and New Biology (BION), na Eslovnia, uma reconhecida organizao de pesquisa em cincia, tecnologia e ensino. Em seus primeiros anos, o alvo do instituto BION era investigar o ainda no compreendido fenmeno da influncia de vrios campos eletromagnticos em organismos. Por um lado, esta rea da pesquisa estudava a influncia de campos eletromagnticos fracos no-ionizveis em vrios seres vivos e, por outro, pesquisava campos eletromagnticos endgenos nos organismos e seu papel no processo da vida. Na cincia moderna observaram que a origem das mutaes ainda uma das perguntas cruciais sem resposta. Uma quantidade vasta de dados experimentais mostrou que o genoma dinmico, organizado hierarquicamente e que possui um sistema complexo integrado para a informao, armazenando e processando. (CAIRNS, 1988) Seis dados novos conduzem ao novo entendimento do que o ADN. Primeiro, a fluidez do genoma, por transposio e outros meios, sugere algum outro fator que age nos genes responsveis pela ordem e pela forma biolgica. A autonomia dos genes deste modo restrita. Segundo, h a descoberta feita por fenmeno de mutao adaptvel por CAIRNS, J et al., no qual a taxa de mutao desordenada, mas condicionada pelo ambiente. Terceiro, tambm

34

sabido que os genes de ADN podem ser sintetizados pelo ARN celular (retroposio). Quarto, a expresso dos genes depende fortemente de protenas celulares diferentes. Quinto, a autonomia dos genes tambm ameaada pelos prions tipos de vrus sem cidos nuclico conhecidos. E finalmente, sexto, a induo de fenocpias ser capazes de imitar mutaes e, assim, tambm a ao dos genes. (JERMAN e STERN, 1996) conseqentemente claro que se precisa de uma noo nova e consistente de gene, considerando em primeiro lugar a natureza convencional molecular. Em segundo, necessita-se de uma noo que no inclua apenas herana e continuidade, mas que tambm seja muito mais autnoma que o gene molecular nico e isolado. (o ADN). (JERMAN e STERN, 1996) A importncia que tem sido dada ao que Lipton chama de dogma do ADN fica mais evidente quando, em experincia de laboratrio, descobre-se que se retirado o ncleo de uma clula, onde est o material do ADN sempre visto como o crebro da clula, ela no morre, mas apenas no se reproduz. Na verdade, o dogma se baseia na idia de primcia, que na situao biolgica significa a primeira causa dos eventos: significa que o ADN quem tem controle sobre os processos vitais. Mas, quando se retira a membrana, a clula morre porque este o rgo da informao, um semicondutor. Ela um cristal lquido que contm passagens e canais. Portanto, a membrana que tem o controle dos processos vitais. (LIPTON, 2001) A estrutura de nossos corpos definida por protenas, que so, na verdade, complementos fsicos do meio ambiente. Conseqentemente, os corpos so complementos do meio tambm. Os receptores de percepo das membranas celulares convertem percepo em conhecimento, portanto, os sinais enviados pelo ambiente alteram a forma estruturante das protenas. Logo, a percepo quem liga o meio expresso celular (LIPTON, 2005b) Este insight do autor foi confirmado por B.A.Cornell que, em 1997, publicou um artigo na Revista Nature, em que dizia que a membrana celular era homloga a um chip de

35

computador. Na verdade ela no s parece, como tambm funciona como um. (LIPTON, 2005a) Uma grande mudana de repercusso social advir, inexoravelmente, ao se deixar o referencial Darwiniano, no qual era mandatrio sobreviver primeiro, alm de que os mais fortes seriam os sobreviventes. Tal ideologia nos dois ltimos sculos trouxe graves conseqncias blicas e ao meio ambiente. A nova biologia vem revelar a partir do que foi visto atravs do microscpico eletrnico, a vida comunicao, e se sustenta pela cooperao, assim os seres humanos so forados a enxergar mais longe e aprender que a sobrevivncia tem muito mais a ver com a capacidade de se relacionar, interagir, cooperar, aprender e amar. (LIPTON, 1998) Uma descoberta que segue a percepo da biologia celular a de que, quando se tem uma irritao na pele, a histamina presente ajuda a coar o local, mas no corpo h receptores de histamina por todos os cantos; no entanto, a informao que s aqueles receptores naquele local sejam ativados. Agora, quando se ingere um anti-histamnico, seu efeito vai para todos os receptores de todo o corpo. A mesma idia se segue a todo tipo de medicao. Em 2003 um estudo que durou 10 anos sendo feito com banco de dados do governo, concluiu que 300.000 indivduos morrem por ano nos EUA devido ao consumo de medicamento, ou seja, cerca de 10% da populao. (NUL et al apud LIPTON, 2005a) O efeito placebo ocorre quando, em um ensaio duplo cego, so fornecidas duas drogas aos doentes portadores de uma determinada patologia: uma que possui o princpio ativo o qual o laboratrio quer testar; e outra que gua com acar. Nem quem d os comprimidos, nem quem os recebe sabe qual deles placebo ou qual a substncia em teste. Isto chama-se ensaio duplo cego. No entanto, sempre foi encontrada melhora em pacientes que haviam tomado placebo, at que as atenes comearam a se voltar para estudar este fenmeno, que ocorre de praxe. Tipicamente, 35% do placebo eficaz e, quando uma droga passa do nvel de

36

37% de eficcia, considerada teraputica. Herb Benson, em Harvard, no ano de 1979, utilizou-se de um rigoroso instrumento cientfico de avaliao para demonstrar que no tratamento para angina pectoris, tanto drogas como cirurgia eram mais eficientes em termos percentuais do que 35%, ou seja, do que o nvel de efeito placebo. Porm, mdicos acreditam, e pacientes tambm fator essencial que produz a cura de tal modo que h tratamentos onde so relatados 90% de sucesso. (SHEALY e CHURCH, 2006) Do mesmo modo, o trabalho publicado por Bruce Moseley, em 2002, no New England Journal of Medicine, revela que a cirurgia de artrodese de joelho um procedimento placebo, pois os resultados comparados de lavagem da articulao ou debridamento da cartilagem resultam em melhoras semelhantes. Ele ainda usou um terceiro grupo onde o paciente foi anestesiado pelo mesmo tempo que seria em outras cirurgias na qual foi realizada apenas uma inciso. O resultado mostrou-se igual. Os mdicos ficaram atnitos com tal resultado, pois existem 650 mil artrodeses, nos Estados Unidos, a um custo de U$S 5 mil, o que gera U$S 3 bilhes anuais, gastos em cirurgia placebo. (MOSELEY et al apud SHEALY e CHURCH, 2006) Um dos mais interessantes estudos sobre a medicina da alma a respeito dos efeitos do microarray de ADN, tambm conhecido, geralmente, como lasca de um gene ou genoma, fatia de ADN ou ordem de gene. Trata-se de uma coleo de manchas microscpicas de ADN presas a uma superfcie slida, como copo, plstico ou fatia de silicone, que formam uma ordem com a finalidade de expresso perfilar, monitorando, simultaneamente, nveis de expresso para milhares de genes. O microarray pode ser utilizado em estudos de mudanas da expresso gentica que ocorre, por exemplo, durante diferentes estgios de uma doena. O ADN microarray tem um potencial para estimular pesquisas que identificam como a expresso gentica muda antes e depois de tratamentos de medicina da alma. (MOSELEY et al apud SHEALY e CHURCH, 2006)

37

Irving Kirsch, da Universidade de Connecticut, em 1999, causou grande rudo na comunidade psiquitrica quando examinou 19 estudos e descobriu que pelo menos 75% dos efeitos de drogas antidepressivas, eram efeito placebo. A resposta ocorria que, em 25% dos casos, as sensaes fsicas eram atribudas ao remdio. O autor voltou a pesquisar na mesma linha de investigao, envolvendo 47 estudos, e encontrou o mesmo resultado. (KRISTOL apud SHEALY e CHURCH, 2006) Em 2002, na Universidade de Connecticut Irving Kirsch estimou que 80% do efeito dos antidepressivos podiam ser creditados a efeito placebo. O problema que a indstria de antidepressivo movimenta U$S 8,2 bilhes anuais. Outros autores pesquisaram efeito placebo de antidepressivo como os estudos de Brown, em 1998, Horgan, em 1999, e Leuchter e colaboradores, em 2002. (LIPTON, 2005a) Por outro lado, os estudos sobre efeito placebo mostram como eles so eficazes, seja com drogas (GREENBERG apud LIPTON, 2005), seja com cirurgia de artrodese de joelho (MOSELEY et al apud LIPTON, 2005). Estudos mostram que o efeito placebo tem poderosa ao sobre doenas como asma, doena de Parkinson, e foi bastante estudado em depresso (BROWN, HORGAN apud LIPTON, 2005). A questo do funcionamento do efeito placebo est localizada na f. Ela afeta a comunicao celular e muda o curso dos acontecimentos no ncleo da clula, no DNA. No fundo, o que Bruce Lipton prope trocar-se o dogma do ADN, estril e mentiroso, por uma f no poder verdadeiro da auto-cura. Mas o que toda esta informao diz que o poder existe na imaginao e a f dos pais fundamental no momento em que a clula tronco do ser humano se forma, no ato da concepo. D f deste casal viro impresses celulares e esta mesma f tambm trar conseqncias positivas em todos os planos, do biolgico ao espiritual, para o resto da vida, se isto ocorrer com conscincia e amor. Larry Dossey, autor, entre outros livros, de Prayer is Good Medicine, levanta 1.200 estudos nos quais aborda a questo da interface entre sade, longevidade, religio e prtica

38

espiritual. A cada dia surgem mais trabalhos sobre o tema. (MOSELEY et al apud SHEALY e CHURCH, 2006) Gregg Braden, cientista que coletou trs experimentos feitos com ADN, traz alguns dados relevantes. O primeiro, realizado pelo bilogo Vladimir Poponin, no qual molculas de ADN alteravam trajetria de ftons. Braden evidencia a que o ADN que se comunica com ftons atravs de um campo. O segundo experimento foi feito nas foras armadas, onde foram coletados glbulos brancos de um doador e, em outro lugar, este doador foi exposto a estmulos provenientes de videoclipes. Tanto o doador como os leuccitos eram monitorados por aparelho sensvel a mudanas eltricas. Ocorria ento que as mudanas percebidas no doador provocavam respostas idnticas e simultneas s observveis nos leuccitos, ainda que a amostra estivesse afastada a 80 quilmetros de distncia. O terceiro experimento foi realizado no Instituo Heart Math. Neste experimento, 28 amostras de ADN colocadas em 28 pesquisadores treinados para controlar suas emoes, receberam comando para sentir amor e gratido. Neste caso, a amostra do ADN se alterava e os filamentos ficavam mais grossos e relaxados. Nos pesquisadores que foram orientados a sentir raiva, medo e estresse o ADN se apertava, de tal modo que chegou a apagar alguns cdigos. Mas voltaram a se conectar quando os pesquisadores voltaram a sentir alegria, gratido e amor. (BRADEN, 2005) Gregg Braden desenvolve o entendimento destes achados em seu livro The Isaiah Effect (O Efeito Isaas), no qual trabalha a questo da no linearidade do tempo e da fora biolgica das emoes e da prece. Nele, escreve: A Cincia Quntica sugere a existncia de muitos possveis futuros para nossas vidas, cada futuro situa-se em um estado de repouso at ser acordado por escolhas feitas no presente. (BRADEN, 2000, p.1) Estas observaes condizem com os achados da obra de tienne Guill, que observa que as mudanas do ADN ocorrem em um ser humano no somente durante a embriognese, mas tambm durante passagens importantes da vida e so alterados com condies de stress. Fato

39

tambm referido por Bruce Lipton que, inclusive, observa que as alteraes eletromagnticas ocorridas devido ao estresse sobre o ADN que so, na verdade, a abertura para o estado de adoecimento. (GUILL, 1996; LIPTON, 2001 e AARONSON, 2005) Se esta noo aplicada a casais que vo engravidar, com certeza a lapidao de ADN que esculpiro para seus filhos ser o grande salto de qualidade da espcie humana. Em 1990, um grupo de cientistas, que considerava o projeto do Genoma Humano demasiadamente reduzido ao aspecto bioqumico, reuniu-se em Moscou. Entendiam que quando se adota um ponto de vista mais baseado em um dogmatismo ortodoxo do que sobre evidncias cientficas objetivas, muitas informaes permanecem escondidas. Assim, cientistas de alta qualificao, grande parte deles da Academia Russa de Cincias, assim como da Academia de Cincias de Nova York, e fsicos do clebre Instituto de Lebedev, estavam no grupo do qual tambm fazia parte um time de bilogos moleculares, biofsicos, geneticistas, embriologistas e lingistas. O diretor do projeto o biofsico e bilogo molecular Dr. Pjotr Garjajev. (FOSAR e BLUDORF, 2005) Os estudos do Dr. Pjotr Garjajev trouxeram uma contribuio revolucionria, sobre a qual se faz necessrio aqui um aprofundamento, dada a novidade dos conceitos. Ele e sua equipe perceberam que o ADN, pela forma caracterstica de sua molcula gigante uma dupla hlice enrolada uma antena eletromagntica ideal. Por um lado alongada, sendo ento uma antena-lmina, que pode recolher pulsaes eltricas muito bem. Por outro lado, vista de cima tem forma de anel sendo ento uma antena magntica muito boa. (FOSAR e BLUDORF, 2005) Este cientista se perguntou: o que acontece energia eletromagntica que o ADN recolhe? facilmente armazenada dentro dele, fazendo com que a molcula falando de modo simplificado entre em oscilao. Na fsica, tal sistema chamado oscilador

40

harmnico. Tal oscilador naturalmente perde sua energia com o tempo, fato que tambm observvel na cmara escura. E o tempo que este procedimento requer serve como medida da capacidade de armazenamento de energia. Os fsicos chamam esta medida de ressonador de qualidade. (FOSAR e BLUDORF, 2005) Descobriu-se que a qualidade do ressonador do ADN de um mltiplo a mais do que a qualidade dos osciladores que os fsicos so capazes de construir em seus laboratrios, a partir de dispositivos tcnicos. O que significa que as perdas de oscilao so incrivelmente pequenas. Isto confirma uma suposio h muito preservada: ADN um supercondutor orgnico e, alm disso, pode trabalhar na temperatura normal do corpo humano! Os seres humanos, carregam ento em cada clula do nosso corpo um equipamento tcnico de alta velocidade: um micro-chip, com uma potencialidade de armazenamento de trs Gigabytes, que recolhe informao eletromagntica do meio ambiente, armazena-a e, possivelmente mudando de forma, tambm capaz de emitir. (FOSAR e BLUDORF, 2005) Os dados tcnicos do ADN, como a antena de oscilador, foram rapidamente determinados. Soube-se que a molcula teria, esticada, aproximadamente dois metros de comprimento. Ela tem uma freqncia natural de 150 MHz. Mais um nmero notvel, porque esta freqncia exatamente o alcance do nosso radar humano para telecomunicaes e engenharia de microondas. Usa-se exatamente o mesmo alcance de freqncia para finalidades de comunicao e de deteco de alvo. Seria este achado mera coincidncia? O ADN tambm pode armazenar todas as ondas harmnicas de 150 MHz , o que obviamente inclui a luz visvel. A vigsima segunda oitava de 150 MHz fica situada exatamente nesta escala. Alis, a cor desta radiao de luz azul. Ser outra coincidncia o fato de a radiao solar ser quebrada pela atmosfera terrestre justamente de tal modo que vivemos em um mundo com cu azul? E ainda h a questo: ser que o ADN unicamente recolhe a energia da luz ou tambm armazena e, por sua vez, emite a informao contida na oscilao

41

eletromagntica da luz pela sua emisso radiante? o ADN um outro rgo de comunicao de nosso corpo, podendo at ser manipulado pela radiao eletromagntica? De fato o que ocorre. Independente da funo bioqumica de produtor de protena, o ADN uma complexa micro-plaqueta biolgica eletrnica que se comunica com seu ambiente. Isto foi descoberto numa recente pesquisa na Rssia. (FOSAR e BLUDORF, 2005) Por exemplo, ao falar-se hoje quase naturalmente do cdigo gentico", querem referir-se a uma sistemtica codificao de informao. S que a gentica do passado parou a, elaborando o restante da equao exclusivamente com a ajuda da qumica, ao invs de consultar tambm os especialistas da linguagem. Foi diferente em Moscou. L o cdigo gentico foi tambm submetido a uma apurada investigao por lingistas. A lingstica a cincia da estrutura das lnguas. Pesquisa e relaciona no somente lnguas naturais, que se desenvolveram em cada pas e cultura, mas tambm as lnguas artificiais, usadas, por exemplo, para programar computadores. Durante sculos, os cientistas procuraram uma linguagem humana original. Pjotr Garjajev e seus colaboradores possivelmente descobriram tal linguagem. (FOSAR e BLUDORF, 2005) preciso inverter os dados: a estrutura do ADN no corresponde estrutura da linguagem humana, mas as lnguas faladas pelos seres humanos seguem o cdigo gentico na estrutura de suas regras! O ADN e o cdigo gentico existem h muito tempo, desde antes dos primeiros seres humanos terem falado e articulado pela primeira vez uma palavra! Toda linguagem humana desenvolvida desde ento seguiu os padres bsicos, pr-existentes na estrutura do cdigo gentico. importante no interpretar este fato de maneira errnea: no se trata de uma concepo materialista ortodoxa do mundo, segundo a qual a habilidade de falar seria apenas um efeito secundrio de protenas colocadas em certos genes. O arranjo das bases elementares no ADN segue uma gramtica, um plano imaterial, que similar ao da estrutura das nossas linguagens. (FOSAR e BLUDORF, 2005)

42

H muito tempo j se sabe que apenas cerca de 10% da molcula de ADN so usados na composio dos genes. A funo dos outros 90% desconhecida para a cincia clssica e foi designada at hoje como ADN Silencioso. A descoberta de Garjajev revolucionou a gentica por inteiro. Estudando apenas os genes conhecidos e denominando os demais de ADN Silencioso deixou-se de lado os dados mais importantes! Note-se o paradoxo: justo o ADN Silencioso, em sentido figurativo, tem linguagem prpria! (FOSAR e BLUDORF, 2005) Em vrios experimentos o grupo moscovita pode provar que esses extensos cdigos no ADN no so de maneira alguma usados para a sntese de uma quantidade, at hoje desconhecida, de componentes do corpo humano, como ocorre com os genes. Esses cdigos so, na verdade, utilizados para comunicao, mais exatamente para hipercomunicao. (FOSAR e BLUDORF, 2005) Com respeito a isto Pjotr Garjajev escreveu:
A maioria tenta entender os princpios do computador biolgico ADN, estudando apenas as regras do ADN de Watson Crick Chargaff: A-T, G-C. Isto est correto, mas no suficiente! O contnuo cromossomial do ADN nos sistemas vivos possui atributos de onda, o que nos possibilita deduzir o desconhecido, ou seja, um programa semelhante ao de um computador que ativa os organismos. O famoso cdigo gentico um cdigo para a sntese de protenas e nada mais. Cromossomos in vivo trabalham como computadores solitnicos e hologrficos, sob o uso da endognica radiao laser do ADN. As afirmaes de Garjajev basearam-se em teoria e larga experimentao. (FOSAR e BLUDORF, 2005, p.1)

O grupo de pesquisadores de Garjajev j conseguiu provar que graas a esse conhecimento que cromossomos danificados por raios X, por exemplo, so reconstitudos. As implicaes no campo das terapias mdicas do futuro so verdadeiramente inumerveis: ser possvel desenvolver dispositivos para novas e sutis terapias de cncer, de AIDS, assim como retardar o processo de envelhecimento. (FOSAR e BLUDORF, 2005) Ainda com relao nova teoria de onda do cdigo gentico, existem alguns fatos interessantes. Por exemplo, sabe-se, h muito tempo, que quase todas as funes corpreas,

43

principalmente as metablicas e as de produo hormonal, podem ser afetadas pelo poder sugestivo da palavra falada, embora essas funes sejam perfeitamente autnomas, eliminando a interveno da vontade consciente. Ficam assim reveladas as bases do impacto da hipnose mdica. Estes fatos, embora bem conhecidos, no haviam sido explicados cientificamente at hoje. O modelo mdico da psico-neuro-imunologia havia relegado o efeito da sugesto hipntica exclusivamente ao controle de mecanismos cerebrais, particularmente nas regies onde supostamente existem camadas subconscientes. Agora parece que muito mais simples: o ADN capaz de reagir diretamente palavra falada. (FOSAR e BLUDORF, 2005) A informao transferida atravs da luz muito mais importante. O ADN se comunica possivelmente deste modo com outros organismos ou com um plano super ordenador, por meio de um campo morfogentico, cuja existncia foi comprovada pela primeira vez na Histria da Cincia por uma pesquisa russa. (FOSAR e BLUDORF, 2005) Rupert Sheldrake em 1981, formulou a hiptese de que a memria inerente ao longo de natureza e demonstrou "hbitos" em lugar de leis. A memria transmitida de gerao em gerao atravs do processo de ressonncia mrfica. O que foi desenvolvido morficamente ou a forma que j foi criada, ou M faz o campo ser mais facilmente conhecido, se a gerao anterior j dominava o conhecimento. Estudos recentes comprovam esta teoria: o real cdigo Morse aprendido mais rapidamente do que uma falsa verso, e um quebra-cabeas mais rapidamente feito por algum, se outra pessoa j o montou. Por outro lado, em animais, a comunicao teleptica um importante mecanismo de sobrevivncia. Em humanos, a telepatia uma profundidade de comunicao de pensamentos alm da extenso de nossos cinco sentidos, o que a criana utiliza muito bem at que as habilidades verbais se desenvolvam. Longe de ser espiritual ou manifestao metafsica, foi mostrado que isto

44

mediado por certas reas do crebro. A comunicao , deste modo, possvel entre humanos, animais e plantas. (NOBLE, 1993) Desta forma, conclui-se que o ADN responde ao comando de voz e condio do meio ambiente, que h aprendizado por passagem de campo e que telepatia comunicao. Fica visto de vrios modos, dentro do que a cincia hoje aporta, que o momento da concepo um instante de comunicao celular, atravs da qual as emoes dos pais ficam inscritas nas cadeias de protenas do ADN. A ateno da cincia para a pr-concepo est comeando. Um estudo que mapeou os nveis de presso arterial que afetaram o feto devido me-ovelha engravidar com dieta pobre caloricamente mostrou que, na verdade, a restrio diettica materna imps ao feto uma reprogramao de seu sistema cardiovascular. Este foi o primeiro estudo a perceber esta relao. (EDWARD, e McMILLEN, 2002) Foi feito estudo tambm com ovelhas para mapear substncia no sangue que se relaciona com aumento de tecido adiposo e observou-se que a dieta hipocalrica afeta a prole, especialmente se h gmeos, criando uma programao futura para obesidade. (EDWARD, L.J. et al, 2004) Em ovelhas submetidas baixa nutricional antes de conceberem, verificou-se que sua prole desenvolveu-se com insulino-resistncia (OLIVER et al, 2001) e sofreu ativao do eixo hipotlamos-hipofisrio-adrenal. (GLUCKMAN e PINAL, 2003) Em ratos, nutrio hipoproteica antes da concepo reduz o nmero de clulas da inicial embriognese e acaba por reduzir o peso ao nascimento, favorecendo a hipertenso no adulto. (KWONG et al, 2000) Outros estudos em ratos confirmam que a m nutrio durante a fase de pr-implantao do ovo, reduz o nmero de clulas dos blastcitos, reduz o peso ao nascer e aumenta a presso sangnea da prole. (KWONG et al., 2000)

45

Em humanos, os bebs que foram concebidos durante o Cerco da Fome na Holanda, durante o fim da guerra, nasceram com o peso mais baixo do que os no expostos a estas condies. (PAINTER, et al, 2005) E ainda tiveram o risco aumentado para desenvolver uma defeituosa tolerncia glicose. (RAVELLI et al, 1998) No obstante as mulheres expostas a fome nos trs primeiros meses de gestao terem tido filhos de peso normal, eles tiveram trs vezes mais risco de sofrerem doena cardaca quando adultos. (ROSENBOOM et al, 2003) Tiveram tambm risco aumentado de serem obesos, (RAVELLI, et al., 1999) e aumento de fibrinognio no plasma, um indicador de risco de acidente vascular. ( ROSENBOOM et al, 2000) Em Sidney, num estudo, verificou-se que num grupo no selecionado de bebs de baixo peso, 1/3 de suas mes tinham sido diagnosticadas como tendo, antes de engravidarem, distrbio de alimentao. (CONTI et al, 1998) Duplica o risco de ter bebs de baixo peso a populao que j foi tratada por distrbio de alimentao antes de engravidar. (THAME et al, 1997, GODFREY et al, 1994) Em dezembro de 2005, a American Public Health Association, em sua reunio anual, elegeu o tema a Prxima Fronteira no Cuidado da Sade Materno-Infantil para discutir de forma justa a pr-concepo. (American Public Health Association, 2005) Foi realizado um estudo, na Guatemala, com voluntrias que receberam alimentao suplementar de vitamina, sais minerais e protenas de alto poder calrico, durante sete anos, mantendo-se esta alimentao durante a gravidez e a amamentao. O que se verificou foi que as crianas apresentavam maiores ndices nas medies de testes cognitivos, do que as demais do mesmo nvel social. (FREEMAN et al, 1980) Foi realizado um estudo de laboratrio, que demonstrou que a dieta antes da concepo afeta o crescimento do concepto e determina as mesmas leses que as observadas

46

pelas pesquisas onde o feto de baixo peso fica predisposto a diabetes. Em humanos, Fall et al mostrou que em rea rural na ndia a subnutrio das mulheres afetava sua prole na concepo. Wolff et al mostrou que um suplemento diettico especfico (usando um marcador), alterava a expresso da cor na prole. (GLUCKMAN e PINAL, 2003) Num estudo com 7.794 nascidos, entre 1959 e 1967, no Estudo do desenvolvimento da Sade Infantil na Califrnia, foram diagnosticados 71 casos de esquizofrenia, e um fator marcante era infeco na fase pr-concepo. (BABULAS, et al, 2006) Muitos estudos, tanto em animais quanto em humanos, demonstram que o risco de doena na vida adulta est associado com a alimentao feita pela me no perodo prximo da concepo e durante o perodo da implantao do ovo. Dependendo das condies da alimentao nestes perodos o peso do beb pode ser alterado, o que, como Barker identificou, muda drasticamente as condies de sade na vida adulta. (DE BOO e HARDING 2006) Foi realizado um estudo para saber do impacto da nutrio na me, antes da concepo, e os ndices de lepitina, enzima produzida pelos adipcitos (clulas gordurosas), que indicador para futura obesidade. Isto foi estudado em gravidez singular e gemelar, na primeira no se percebeu diferena, mas na gravidez gemelar em ovelhas os nveis de lepitina estavam alterados. (EDWARD et al, 2004) Foi estudado tambm em ovelhas o efeito de subnutrio antes de concepo e as conseqncias para a parturio. E isto de fato constatou-se alterao no eixo-hipotlamohipfise, levando prematuridade. (KUMARASAMY et al, 2005, BLOOMFIELD et al, 2003; BLOOMFIELD et al, 2004) Se as mes consumirem lcool na hora de concepo, elas elevam o risco de dar luz aos bebs com anomalias faciais. necessrio cuidado na alimentao, evitando metais pesados, evitando tambm o consumo de medicaes, fortalecendo a nutrio antes de

47

conceber. Por exemplo, quantidades de cido flico suficientes no organismo materno podem assegurar o desenvolvimento normal do tubo de neural, protegendo o beb de anomalias como a espinha bfida e a anencefalia. Tenso profissional crnica pode diminuir a fertilidade. (CHAMBERLAIN, 1997) Por todas as evidncias acima expostas, a autora entende que, no futuro, ser de vital importncia para a anamnese obsttrica, realizada por mdico ou parteira, a incluso de questes sobre as condies em que ocorreu a concepo, suas emoes, impresses, se desejada ou no, como foram as primeiras reaes emocionais durante a fase de implantao no tero, como a mulher se sentiu nas primeiras semanas de gravidez e como estavam sendo seus hbitos dietticos antes da concepo. Isto tem peso para a vida futura e tambm pode ser reversvel, atravs de exerccios de meditao e do dilogo dos pais com o feto, pois tal procedimento pode ser importante para melhorar o cdigo gentico que, eventualmente, teve um mal arranjo devido s circunstncias daquele momento. Levando tambm em considerao que, se nada for feito, alguns eventos, inclusive partos mais complicados, podem ser esperados. 3. Concepo Consciente e Antropologia As verdades para o esprito humano revelam-se atravs de suas necessidades ritualsticas.
Os rituais revelam os valores no seu nvel mais profundo... os homens expressam no ritual aquilo que os toca mais intensamente e, sendo a forma de expresso convencional e obrigatria, os valores do grupo so revelados. Vejo no estudo dos ritos a chave para compreender-se a constituio das sociedades humanas. (Wilson apud TURNER, 1974, p. 19)

Isto esclarece o que a psicologia Junguiana nos demonstra: os rituais funcionam como um continente psquico para transformaes de momentos de vida, no instante em que o equilbrio de algum ou grupo ameaado, dado o poder do numinoso (uma grande quantidade de energia fica ativa durante o processo de mudana de um status que a outro).

48

Jung acreditava que o homem exprimia suas condies psicolgicas mais importantes e fundamentais no ritual, e este de tal maneira vital para a sade era, que, se no lhes fosse passado por tradio, eles o criariam espontaneamente. Nenhuma crena subsiste no mundo externo se ela no for fundamentada numa certeza interior por um indivduo ou grupo de indivduos. (JUNG, 1980; JUNG, 1998; JUNG, 1986) Entre os Trobriand, depois da morte, o esprito vai para a ilha de Tuma, que a ilha dos mortos, onde vivem uma vida agradvel, anloga da Terra, sendo que mais feliz. L eles vo transformar-se em nascituros, pois entendem que toda criana nascida nesta existncia procede de Tuma. Segundo um habitante da ilha, Ela sonha que sua me lhe agradece, v no sonho o rosto de sua me; ao acordar, diz: - Vou ganhar um filho! (MALINOWSKI, 1982, p. 188). Em geral um parente materno quem oferece o presente/beb ou a criana-esprito, mas pode ser tambm um parente paterno. (MALINOWSKI, 1982)
A criana est boiando sobre uma tora flutuante. Um esprito percebe que ela bonitinha. Vai e a apanha. o esprito da me ou do pai da mulher grvida (nasusuma). O esprito se deposita sobre a cabea (entre os cabelos) da mulher grvida, que ento comea a sofrer de dores de cabea, tem vmitos e passa a sentir dores no ventre, e quando a mulher fica realmente grvida. Nessa ocasio a me diz: At que enfim ela (a criana) me encontrou. At que enfim eles (os espritos) me trouxeram o beb. (MALINOWSKI, 1982, p.187)

A idia de que os mortos vo para um lugar no ps-morte est presente em praticamente todas as religies do planeta, seja a de que vai para o cu, para o Valhala (no mito nrdico), ou para o Bardo (mito Tibetano). Representaes destas evidncias so encontradas desde o paleoltico at as mais recentes religies. Os nativos de Pennefather River e Queensland acreditam que:
O esprito de toda pessoa sofre uma srie de reencarnaes e que, durante o intervalo entre duas reencarnaes sucessivas, o esprito fica em um ou outro dos lugares malassombrados de Anjea, o ser que provoca concepo em mulheres pondo bebs de barro em seus teros. Conseqentemente, para determinar onde o esprito do beb novo residiu desde que estava por ltimo na carne, eles mencionam os retiros em Anjea, um depois do outro, enquanto a av est cortando o cordo umbilical da criana; e o lugar que acontece de ser mencionado quando o cordo umbilical cortado visto como sendo onde o esprito se hospedou desde sua ltima encarnao. (FRAZER, 1980, p. 99-100a)

49

A ritualstica do corte do cordo umbilical muito marcante desde tempos primevos, em vrias culturas. Parece que o que cortado uma relao de fluxo com outras vidas, estabelece-se ento uma separao em uma estrutura que est ligada ao corpo temporariamente, quando se almeja que ocorra um corte na direo da alma, agora na Terra, a temporria moradia. Entre todas as tribos australianas centrais h uma convico firmemente arraigada de que a alma humana sofre sries infinitas de reencarnaes. Os seres viventes nada mais so que espritos dos seus antepassados que retornaram vida. Durante o intervalo entre duas encarnaes as almas vivem nas suas nanja ou centros de totem espalhados pelo pas. Entendiam que para facilitar o nascimento de um novo homem era necessrio praticar uma ao que acumulasse energia vital para uso do esprito fora do corpo depois da morte, esta ao o corte do prepcio que deixado na rvore que dele (FRAZER, 1980a) preciso dar um nome para esta nova jornada da alma e isto de grande importncia para que o melhor dos destinos seja cumprido. O nome evoca um arqutipo que os pais gostariam que fosse a misso do filho, outras vezes a idia que o nome traga sorte ou outros dotes que os pais entendem como importantes. Muitas vezes o modo de homenagem a um ancestral, o que tambm convida o beb desde cedo a uma identificao de trajetria de vida com este familiar. A preocupao dos jovens hoje em buscar o melhor nome em livros de lista de nomes, e fazer avaliao numerolgica, reflete o anseio dos pais de dar um grande instrumento a seus filhos para que suas almas sejam bem sucedidas nesta jornada. Para os Lapps, quando uma mulher se aproxima do tempo de dar luz, um antepassado falecido ou parente aparecelhe em um sonho e a informa que pessoa morta ir nascer novamente na criana dela, e que nome este beb ter. Se a mulher no tiver nenhum destes sonhos, cabe ao pai ou aos parentes determinarem o nome atravs de adivinhao ou consultando um feiticeiro. (FRAZER, 1980c)

50

Existem culturas em que a noo de trajetria da alma parece ser mais aleatria. O entendimento de quem ser seu filho muito indefinido para os povos primitivos o que os obriga criao de ritos de proteo. Tais idias so dominantes entre muitos povos para os quais as almas do morto podem passar diretamente aos teros de mulheres e podem nascer novamente como crianas. Assim os Hurons enterravam crianas pequenas ao lado dos caminhos na esperana de que suas almas pudessem entrar na mulher indgena que estivesse de passagem e assim nascer novamente. Semelhantemente, na frica Ocidental lanam os corpos de crianas num arbusto para que suas almas possam escolher uma me nova entre as mulheres que passam. Entre as tribos do mais Baixo Congo, um beb enterrado sempre perto da casa de sua me, nunca no arbusto. Eles acreditam que, se a criana no enterrada prximo casa de sua me, esta ficar amaldioada e nunca ter mais outras crianas. A noo, provavelmente, de que a criana morta, enterrada prximo casa de sua me, entrar no tero dela e nascer novamente. (FRAZER, 1980 d) Entre os algonquinos, as mulheres que desejam tornar-se mes apertam-se contra os moribundos na esperana de capturar a alma que est a ponto de escapar e assim poderem engravidar. Na ndia, as mulheres tomam banho perto de um enforcado ou servem-se da lenha proveniente de uma forca para terem filhos. (SCHUBART, 1975)
Inumerveis crenas ensinam que as mulheres engravidam quando se aproximam de certos lugares como rochedos, cavernas, rvores, rios. As almas das crianas penetram ento no seu ventre e as mulheres concebem. Qualquer que seja a condio destas almas sendo ou no almas de antepassados uma coisa certa: para encarnar, elas esperam escondidas algures nas fendas, nos valados, nos pntanos, nas florestas. Vivem j, ento, uma espcie de existncia embrionria no seio da sua verdadeira me, a Terra. de l que vm as crianas... Europeus do sculo XIX as trazem por certos animais aquticos: os peixes, as rs e, sobretudo, os cisnes. (ELIADE, 1989a, p. 141-142)

A crena numa vida post mortem aparece demonstrada desde os tempos mais recuados pela utilizao da ocra vermelha, smbolo da imortalidade, substituto ritual do sangue, e, portanto smbolo da vida. (ELIADE, 1983)

51

[...] enterros orientados para o leste, marcando a inteno de tornar o destino da alma solidrio com o curso do sol, portanto, a esperana de re-nascimento, i.e., de uma existncia num outro mundo: crena na continuao da atividade especfica; certos rituais funerrios, indicados pelas oferendas de objetos de adorno e restos de refeies. (ELIADE, 1983, p. 26-28)

fundamental que a vida continue, portanto a fertilidade objeto de preocupao e cuidados, tratado de formas distintas nas mais diversas culturas.
Demter une-se a Jaso sobre a Terra, semeada de fresco, no comeo da primavera (Odissia, V, 125). O significado desta unio claro: ela contribuiu para a fertilizao do solo, prodigioso impulso das foras da criao telrica. Esta tradio era muito freqente, at o sculo passado, no norte e no centro da Europa (como testemunham os costumes de unio simblica dos casais no campo). (MANNHARDT apud ELIADE, 1969, p. 39-40) Na China, os jovens casais deitavam-se na primavera sobre a relva, a fim de estimular a regenerao csmica e a germinao universal. De fato, toda a unio humana encontra o seu modelo e justificao na hierogamia, a unio csmica dos elementos. (ELIADE, 1984, p. 3940)

Todos os rituais tm um modelo divino, um arqutipo; este modelo determina uma tendncia de prtica humana: Devemos fazer o que os deuses fizeram a princpio, Assim fizeram os deuses, assim fazem os homens. Este provrbio indiano resume toda a teoria subjacente aos rituais de todos os pases. (ELIADE, 1984, p. 36) A participao na criao deve seguir o modelo de cuidado divino e h uma cultura que bem expressa isto nos comportamentos materno e paterno, que foi objeto de um revelador estudo de Margaret Mead.

A tarefa de procriao de um pai Arapesh no termina com a fecundao. Os Arapesh no imaginam que, depois do ato inicial que estabelece a paternidade fisiolgica, o pai possa ir embora e voltar nove meses depois e encontrar sua esposa seguramente desembaraada da criana. Tal forma de paternidade eles consideram impossvel e, ainda mais, repulsiva, pois a criana no produto de um momento de paixo, mas moldada pelo pai e pela me, cuidadosamente, com o passar do tempo. Os Arapesh distinguem dois tipos de atividade sexual: a que no reconhecida como tendo induzido o crescimento de uma criana, e o trabalho, atividade sexual propositada, dirigida criao de uma determinada criana. (MEAD, 1979, p.55-56)

Quando a esterilidade sobrevm, a vida freia seu curso. imperativo que a vida continue e por esta razo nas diversas culturas a esterilidade cuidada.

52

A Magia homeoptica ou imitativa, [...] foi usada para facilitar o parto e provocar a fertilidade das mulheres estreis. Assim, entre os esquims do estreito de Bering, uma mulher estril desejosa de ter um filho, consulta um feiticeiro, que habitualmente faz ou manda o marido dela fazer uma pequena imagem semelhante a um boneco, sobre a qual pratica certos ritos secretos, e a mulher tem que dormir com esse boneco sob o travesseiro. No Japo quando um casal no tem filhos, as mulheres velhas da vizinhana se dirigem casa e fingem estar assistindo a estril num parto. (FRAZER, 1986, p. 37)

A conscincia da morte surge no paleoltico e em si o marco da Histria da Humanidade, pois a partir desta conscincia que o homem comea a produzir cultura. Homens das cavernas de Monte Carmel (40 mil anos), de La Chapelle-aux-Saints (de 45 a 35 mil anos), de Monte Circeo (35 mil anos), cavou sepulturas e nelas alojou seus mortos em posio fetal, sugerindo uma espera para a prxima vida. (ZIEGLER, 1977) Se a conscincia da morte determinou o surgimento da cultura, a percepo da vida, no mito que ela encerra, o maior desafio humano, como entende Jung. A necessidade de cada ser humano de descobrir qual o mito de sua vida fundamental para que a jornada humana tenha a marca da conscincia. (JUNG, 1963) Entre xams indgenas americanos h relatos de memria aguada de sua imerso no tero, de sua permanncia nas trevas amniticas e finalmente sua passagem luz. Tais recordaes da existncia pr-natal nada tm a ver com os mitos de imerso dos antepassados no seio da Terra. (ELIADE, 1989b)
Eis alguns exemplos: um xamane conta que a sua alma decidira encarnar entre os Iowa; a alma entrou numa tenda porta da qual havia uma pele de urso, e l ficou algum tempo; Em seguida saiu da tenda e tinha nascido o xamane. (SKINNER apud ELIADE, 1989, p. 140) Um xamane Winnebago narra as peripcias de uma reencarnao: no entrara numa mulher, mas num quarto. L dentro, estive consciente durante todo o tempo. Um dia, ouvi rudos feitos pelas crianas l fora, e outros rudos tambm, e decidi l ir. Ento tive a impresso de que passava atravs de uma porta, mas na realidade, tinha de novo nascido por intermdio de uma mulher. Depois que sa, o ar fresco chocoume e comecei a chorar. (RADIN apud ELIADE, 1989, p. 140)

Um autor que relata ele mesmo ter boa lembrana de sua trajetria de alma Paramahansa Yogananda que na sua Autobiografia de um Iogue chega a afirmar: O grande alcance da minha memria no um caso nico. Sabe-se de muitos iogues que conservaram a

53

conscincia de si mesmos, ininterruptamente, durante a dramtica transio da vida para a morte e de uma para outra vida. (YOGANANDA, 1974, p. 18) Este um relato que nos lembra o que est copilado no trabalho de Hellen Wambach, psicloga que na dcada de 60 ouviu 2.000 relatos de indivduos que, sob hipnose, descreviam suas vidas passadas, e muitas vezes suas experincias entre um momento e outro de vida. O detalhamento pode permitir comprovao como modus vivendi dos tempos relatados, confirmados por achados arqueolgicos. A autora no encontrou, em toda a bibliografia consultada, referncia Antropologia da Concepo de modo mais extenso do que o exposto acima. 4. Concepo Consciente e Tradies As tradies vdicas j davam indcios do que revela hoje a cincia. Segundo a verso sstrica (escrituras reveladas), a civilizao vdica floresceu na ndia h bem mais de 50 mil anos, data que cientistas relacionam com o aparecimento do homo sapiens na Terra. Pelos sastras, h cerca de cinco mil anos, foi escrita a literatura vdica, no incio da era de Kali 2 . Afirma-se tambm que os filsofos yogis, rsis (sbio, santo) viveram h milhes de anos. (GOSVM, 1986) Alguns eruditos afirmam que apenas os quatro VEDAS originais Rig, Atharva, Yajur e Sama so textos vdicos genunos. Os Vedas, porm, no se apiam nesta viso, e tampouco a apiam os destacados mestres vdicos, incluindo Sankara, Ramanuja e Madhva. O Chandogya Upanisad menciona os Purunas e os Itihasas que, em geral, so conhecidos como histrias, como o quinto Veda: itihasa-puranah pacamh vedanam vedah. E o Bahagavata
A cosmognese hind explicada como algo cclico, de modo que o universo tem perodos de atividade e perodos de dissoluo que so chamados de dia (BRAHMA ou MANVANTARA) e noite (PRALAYA). Cada ciclo mundial se divide em quatro idades ou YUGAS: KRITA (1.728.000 anos), TRETA (1.296.000 anos), DVAPARA (864.000 anos) e KALI (432.000). A cada YUGA, o DHARMA, a lei universal, vai sendo aos poucos esquecida e decada de em , de maneira que na primeira YUGA a lei est no mximo e na ltima YUGA a existncia acontece com apenas do DHARMA. Deste modo a KALI YUGA considerada a Idade das Trevas, onde h grande degradao moral e social do homem e ele vive o pior de sua natureza. A civilizao hindu comeou seus registros em 5.000 a.C, a noroeste da ndia, no vale do Hindu, com o povo Drvida. (BOSSLE, N. B., 2005) Maha Yuga igual soma de todas as eras, 4.320.000 anos, que corresponde a um dia de Brahma. A durao da noite de Brahma de igual tamanho, assim as vinte e quatro horas de Brahma correspondem a 8.640.000.000 anos terrestres. (BOSSLE, 2005)
2

54

Purana confirma: os fatos histricos e as histrias autnticas mencionados nos Purunas so chamados o quinto Veda. (PRABHAVANANDA, e MANCHESTER, 1993) O Rig, o Sama, o Yajur e o Atharva, cada um deles est dividido em duas partes: Trabalho e Conhecimento. A primeira, o Trabalho, composta principalmente de hinos, instrues com relao a rituais e s cerimnias, e regras de conduta. A segunda, relativa ao Conhecimento, Deus, sendo o aspecto mais elevado da verdade religiosa, denominada Upanishads (PRABHAVANANDA, e MANCHESTER, 1993)
Em qualquer caso, para ser aceita como vdica, a literatura deve manter a mesma finalidade que os textos vdicos originais. As escrituras vdicas (sastras) compreendem um todo harmonioso com uma concluso harmoniosa (siddhanta). Logo, podemos aceitar como literatura vdica fidedigna qualquer obra que, estribando-se no siddhanta vdico, no lhe deturpa o sentido, mesmo que o trabalho no seja uma das escrituras originais. Na verdade, a tradio vdica necessita de obras autorizadas que, de acordo com o tempo e o lugar, transmitam a mensagem vdica. Contudo, para serem genunas, estas expanses da literatura vdica devem estar em estrita conformidade com a doutrina dos Vedas, dos Puranas e do Vedantasutra. (GOSVM, 1986, p. 1-3)

Os estudiosos em sua maioria concordam em que a meta do pensamento indiano atingir a verdade. Com efeito, o pensamento indiano no luta para informao, mas sim para transformao. (ZIMMER, 1991)
A conscincia originalmente pura, como a gua. Mas se ns misturarmos certa cor, ela muda. Similarmente, conscincia pura, porque o esprito dalma puro, mas a conscincia muda de acordo com a associao das qualidades da matria. (PRABHUPDA, 1968, p. 231) Kma-deva o deus divino do amor, foi o primognito dos deuses. Kma, o substantivo, denota toda a gama de experincias possveis na esfera do amor, gozo e prazer sexual. Os primeiros documentos indianos sobre o assunto aparecem nos estgios mais antigos da religio Vdica, no Atharva-Veda. Uma dcima terceira parte de todo o antigo Atharva-Veda est dedicada a este assunto. So 41 itens entre 536 hinos e oraes. (ZIMMER, 1991)

Como exemplo: Um bracelete para assegurar que a concepo tenha xito Livro 4, VI, 81. (BLOOMFIELD, 2006, p. 3) Para que nasam vares Livro 4, III, 23 e Livro VI, 11 (BLOOMFIELD, 2006, p.3-4) Nos Vedas encontramos especificaes para o ritual da concepo, com determinao do horrio em que ela deve ocorrer, local e dieta a ser feita, caso o casal queira ter um filho

55

homem ou se quiser ter filha mulher. Existem ainda recomendaes para os pais que desejam atrair, para encarnar, uma alma decidida a ser bem sucedida na vida, assim como recomendaes se desejam que encarnem uma alma devotada sabedoria. Encontra-se no The Book of Samskras (O Livro das Impresses) vrias orientaes acerca da Garbhdhna (Concepo), ocasies que devem ser evitadas, assim como lugares. Dentro da viso vdica, o primeiro nascimento ocorre no momento de garbhdhnasamskra 3 , pois entendido que quando a criana nasce, ela tem praticamente um ano de idade. A alma entra no corpo no momento da fecundao e no na hora de nascer. O que chamam de segundo nascimento ocorre na hora da iniciao, que quando o mestre espiritual d ao seu discpulo o fio sagrado. Somente aqueles que passaram por ambos os samskras 4 so realmente dignos de serem chamados de 'duplo-nascidos'. (DSA, P.R. e DSA, S.M., 1997) por essa razo que, antes de conceber uma criana grhasthas 5 , fazem o garbhdhna-samskra 6 que marca para a criana um futuro incio de uma existncia pura.

Garbhdhna-samskra: nome dado s prticas ritualsticas que incluem ingerir certos alimentos, recitar oraes, banhos e massagens como preparo para o momento da concepo de um filho ou filha. O termo garbha geralmente traduzido como cordo umbilical, mas tambm tem o sentido de criar um vnculo ou ligao. "Brahma, o criador secundrio, nasce de dentro de um ltus, cujo caule surge do umbigo de Garbhodhakashayi Vishnu. (BHUTAMATA, 2005) garbhdhna-samskra Ritual purificatrio vdico para obter boa prognie; executado pelo esposo e esposa antes da concepo de um filho. (PRABHUPDA, 1983, p. 355)
4

Sanskaras significa impresses, ou seja Garbhdhna-sanskra so as ritualsticas realizadas no perodo anterior ao ato sexual para a concepo de um filho. Tais ritualsticas tm incio dias antes. Durante este tempo se produz impresses positivas atravs da inteno dos pais de conceber um filho bem preparado para o mundo. Existe vrios tipos de samskras: para concepo, rituais apos o nascimento, de passagem da adolescncia, obter diksha (iniciao espiritual atravs do Guru), para casamento, ps-morte,etc (BHUTAMATA, 2005)

Grhasthas so todos os que se casam. Por esta razo que, antes de conceber uma criana, preciso pertencer ao ashram dos grhasthas e ter passado pela ritualstica que consagra a unio do casal. Uma mulher casada uma grhasthini, um homem casado um grhastha. o segundo ashram dentro do sistema de Varnashram. Varna so as divises sociais: sudra (trabalhador), vasya (comerciante), kshatrya (guerreiros e governantes) e brahmane (sacerdotes e intelectuais). Ashram so as divises espirituais: brahmachari (solteiro), grhastha (casados), vanaprasta (viajantes, marido e mulher com seus filhos j crescidos fazem peregrinaes), sannyasi (o homem se que se retira da vida familiar e aceita a ordem de vida de total renncia para se preparar espiritualmente para o fim da vida e prxima vida). (informao verbal) (Butamata, em 2005). Grhasthas tambm vida familiar regulada; segunda ordem espiritual Vdica. (PRABHUPDA, 1983, p. 356)
6

Sanskaras significam impresses, ou seja, garbhdhna-sanskra so as ritualsticas realizadas no perodo anterior ao ato sexual para a concepo de um filho. Tais ritualsticas tm incio dias antes. Durante este tempo se produzem impresses positivas atravs da inteno dos pais de conceberem um filho bem preparado para o mundo. Existem vrios tipos de samskras: para concepo; rituais aps o nascimento; de passagem da adolescncia; para obter

56

Esse ritual para obter filhos com inteligncia, nobreza e que sejam santos e pios. (DSA, P.R. e DSA, S.M., 1997, p. 75) Para os seguidores dos 'Vedas' o melhor tempo para garbhdhna-samskra comea seis dias aps o ciclo menstrual. (DSA, P.R. e DSA, S.M., 1997, p. 81). O Garbhopanisad 7 insiste na importncia do estado de esprito do pai e da me durante a concepo. dito que complicaes fsicas e psquicas em recm-nascidos so os resultados de mentes perturbadas, "que igual a dizer que o destino de vida de uma criana depende do estado de esprito do seu pai e de sua me. (DSA, P.R. e DSA, S.M., 1997, p. 83)
O tempo apropriado: [...] nunca durante os seguintes perodos, cada um desfavorvel: O dcimo primeiro dia e dcimo terceiro dia do ms; Dia de votos (vrata), lua cheia (prnim) e na lua nova (amvasya); Durante astama tithi 8 e caturda tithi 9 (oitavo e dcimo quarto tithi do ms); Quando um dos dois esposos estiver fracos ou doentes; To logo a mulher fique grvida. Quando a mulher est grvida, no h dvida de que no deve ter vida sexual. Ela deve esperar pelo menos seis meses aps o nascimento para voltar a ter relaes sexuais novamente; As primeiras noventa e seis horas aps o ciclo menstrual; Durante sandhys 10 . (DSA, P.R. e DSA, S.M., 1997, p. 80) O lugar apropriado: O lugar que seja preparado, limpo e prazeroso, na prpria casa. No dia do garbhdhna-samskra, a mulher no deve sair de casa. (DSA, P.R. e DSA, S.M., 1997, p. 82)

diksha (iniciao espiritual atravs do Guru); para casamento; ps-morte etc. (BHUTAMATA, 2005) Designa os germes de propenses e impulsos procedentes de nascimentos anteriores para serem desenvolvidos nesta ou em futuras encarnaes (janas) (BLAVATSKY, 1988, p. 609)
7

Garbhopanishadi um dos Upanishads que so livros que integram os quatro VEDAS, esto parte dos quatro VEDAS, mas fazem parte do que se chama literatura vdica. Upanishads significa literalmente: sentando perto devotadamente e tambm ensinamento secreto e o conhecimento de Brahman, o conhecimento que destri os laos da ignorncia e leva suprema liberdade. (pg. 13, PRABHAVANANDA e MANCHESTER, 1993)

Ashtama tithi o oitavo passo da Lua em relao a seu movimento de nova para cheia, ou seja, o prprio quarto crescente da Lua. O caturdasi o dcimo quarto tithi, ou seja, um dia antes de Purnima (Lua Cheia). Existem tambm o Ashtama tithi e o Caturdasi da Lua minguante, mas estes no so favorveis para a concepo. (BHUTAMATA, 2005) 9 Caturda tithi7- Tithis que so usados em Jyotish (astrologia vdica) so os passos da Lua. A Lua realiza um passo (movimento) a cada dia atravs das 13 lunaes, que so realizadas ao longo de 12 meses ou um ano. (BUTAMATA, 2005) Tithis tambm um dia lunar (BLAVATSKY, 1988, p. 697) Sandhyas so momentos de intervalos entre perodos, yugas (grandes eras) ou entre o dia e a noite, entre a noite e o dia, ou entre o meio-dia e a meia noite. Concepo dos filhos no deve acontecer entre o dia e a noite, ou seja, o crepsculo, este horrio do por do sol no considerado auspicioso, pois simboliza a morte. J o nascer do sol bem considerado. (BHUTAMATA, 2005)
10

57

Dentro da tradio vdica, a importncia para as condies de concepo tal que podem mais que determinar o destino de uma vida, podem mesmo determinar o destino de toda a humanidade. Como demonstra a histria cosmognica abaixo:
As condies para se ter boa prognie na sociedade so que o esposo deve ser disciplinado em princpios religiosos e regulamentares e que a esposa deve ser fiel ao esposo. No Bhagavad-gita (7.11), afirma-se que o intercurso sexual de acordo com os princpios religiosos uma representao da conscincia de Krishna. Antes de ocupar-se com o intercurso sexual, tanto o esposo quanto a esposa devem considerar sua condio mental, o momento em particular, a orientao do esposo e a obedincia aos semi-deuses. Segundo a sociedade vdica, h um momento auspicioso adequado para a atividade sexual que se chama o momento para o garbhdhna. Diti negligenciou todos os princpios dos preceitos escriturais e, portanto, embora estivesse muito ansiosa por ter filhos auspiciosos, foi informada de que seus filhos no seriam dignos de serem filhos de um brahmana. Nesta passagem h uma indicao clara de que nem sempre o filho de um brahmana um brahmana. Na verdade, personalidades como Ravna e Hiranyakasipu nasceram de pais brahmanas, porm, no foram aceitos como brahmanas porque seus pais no seguiram os princpios que regulam o nascimento deles. Tais filhos chamam-se demnios, ou raksasas. Havia apenas um ou dois raksasas nas eras anteriores, devido negligncia dos mtodos disciplinares, mas, durante a era Kali no h disciplina na vida sexual. Como, ento, pode algum esperar ter bons filhos! Decerto, filhos indesejados no podem ser fonte de felicidade social, mas, atravs do movimento para a conscincia de Krishna, eles podero ser elevados ao padro humano, cantando o santo nome de Deus. Esta a contribuio nica do senhor Caitanya sociedade humana. (PRABHUPDA, 1983, p. 333)

Antes de Krishna nascer, a me dele, Devaki, teve um sonho no qual Deus Vishnu tinha entrado no corpo dela. (KELKAR, 2002) Baseado em conceitos Vdicos antigos de educao pr-natal, uma comunidade foi educada perto de Bombaim, no Centro Manashakti New Way, atravs de um programa para milhares de pais grvidos e seus bebs por nascer, durante 35 anos. A meta do programa era dar boas-vindas ao beb com pensamentos bons, dar bons valores ao feto, para que tivesse uma melhor sade emocional. Tambm dar aos pais suporte para que os pais aumentassem sua participao ativamente durante a gravidez dando mulher mais coragem e confiana durante o trabalho de parto. Foi o nico programa que fez uso de instrumentos cientficos projetados para medir os efeitos sutis da mente no corpo de pais e bebs. (KELKAR, 2002) Pela tradio Vdica, quando a me de Pralhad estava grvida dele, ela ouvia canes devocionais. Quando ele nasceu tornou-se devoto do Deus Vishnu. A me do lutador pela

58

liberdade, Savarkar lia as histrias corajosas do Ramayana, e Maharana Pratap para seu filho quando ele estava no tero. (KELKAR, 2002) Rishi Udalak era um grande santo. Ele teve um discpulo dedicado chamado Kahod. O Rishi deu sua filha Sujata em matrimnio para Kahod. Uma vez, quando Sujata estava grvida, Kahod estava recitando algum shlokas. O beb no tero, percebendo que a recitao estava incorreta, pediu-lhe que a corrigisse. Kahod ficou lvido de raiva e ps uma maldio no filho: que ele fosse dobrado em oito lugares. A criana, Ashtavakra, nasceu dobrada em oito lugares. Os pensamentos irados do pai afetaram o beb. (KELKAR, 2002) Assim, o programa visava seis estgios: o primeiro, a coordenao dos temperamentos dos pais antes do casamento; o segundo, o ajuste, ps-casamento; o terceiro, fazer um curso de trs dias antes da concepo; o quarto, submeter o casal a um teste com estroboscpio (criado pelo neurologista Walter Grey e usando principio de bio-feedback) para aumentar a capacidade de concentrao dos pais, especialmente durante o primeiro e o sexto ms. O quinto estgio foi feito com um aparelho chamado Fetoscpio um teste depois do sexto ms e o ltimo estgio era feito aps o nascimento. Testes com os pais so importantes, pois necessrio que se mantenham em harmonia pelo menos nos dois primeiros anos de vida da criana, perodo no qual so acompanhados por testes. (KELKAR, 2002) Ao longo de 35 anos, mais de 6.000 casais participaram do programa e experimentaram grande satisfao com seus filhos, pois mais de 70% das crianas nascidas tinham coragem em seu temperamento, eram mais alertas, atentos e inteligentes. (KELKAR, 2002) Dentro do Budismo, existe clara referncia ao nascimento de Buda, com a sua anunciao, preparando sua me para o acontecimento de vir ao mundo um avatar. Sobre a concepo de Buda: Durante 20 anos, o casal real no teve filhos. Uma noite, entretanto, a Rainha Maya ficou grvida quando viu, num sonho, um elefante branco entrar em seu ventre, atravs da axila direita (KYOKAI, 1982, p. 3)

59

O elefante branco lembra-lhes o ancestral, cuja origem foi o Leite Universal. Acredita-se que possua, em alto grau, a capacidade de produzir nuvens, o que seria trazer as mones, vitais para a vegetao. Tambm o culto ao elefante branco confere ao homem todas as bnos terrenas, governadas pela deusa Ltus, r-Laksm, fortuna e prosperidade, me e terra frtil e abundante, riqueza de gua. (ZIMMER, 1987) O que chama a ateno que existe bem marcada na literatura budista a referncia ao sonho que sua me tem e o avisa sobre sua chegada. Neste sentido, ocorre algo parecido com o que acontece na cultura Vdica: a concepo de um nico ser muda a histria de um povo, e ela consciente. Que outra coisa haveria, com poderes de mudar a Histria da Humanidade, que no fosse a conscincia? A autora desta tese buscou na tradio judaica referncias sobre o aspecto da concepo. Para tanto, valeu-se do Talmud e do Mishn Tor. O Talmud, que significa em hebraico estudo, a obra mais importante do Tor oral, que foi editada sob a forma de um longo comentrio em aramaico sobre sees da Mishn. Ele foi redigido em sua verso palestina (Irushalmi, que significa, de Jerusalm) em 400 d.C., enquanto a verso babilnica (Bavli), em 300 d.C. As duas edies do Talmud demonstram diferenas entre as condies sociais e os pontos de vista da comunidade de Jerusalm e da Babilnia. Assim, leis agrcolas ocupam destacado espao para os agricultores da Terra Santa, mas no na edio babilnica. Nesta, a demologia, seguindo o interesse da tradio e da cultura, mais proeminente. Ambos os Talmuds tratam principalmente de HALACH 11 (em hebraico: caminho ou trilha), porm cerca de um tero do Bavli e de um sexto do Ierushalmi abordam o AGAD 12 (em aramaico: histria), o que no envolve s

Tradio legalista do judasmo que se confronta geralmente com a teologia, a tica e o folclore da AGAD. Decises halachticas determinam a prtica normativa, onde h divergncia; tais decises ao menos seguem a opinio da maioria dos rabinos. (UNTERMAN, 1992, p.112)
12

11

Acervo de conhecimentos e tradies rabnicas sobre tica, teologia, histria, folclore e lendas. A AGAD no se preocupa com questes legais e rituais e deve, assim, ser distinguida da HALACH. (UNTERMAN, 1992, p. 15)

60

teologia, como tambm MIDRASH 13 (em hebraico, busca, procura), mas tambm folclore, medicina, astrologia, magia, provrbios e histrias sobre rabinos talmdicos. (UNTERMAN, 1992) O rabi Lehudah haNassi, Judas o Prncipe, presidia a Assemblia, o Sindrio na sexta ou dcima descendncia de Hilel (O Sindrio ou Sanhedrin era uma espcie de suprema corte). Calcula-se que existiu entre o sculo II antes da era comum at 66 da era comum e comandou, segundo a tradio, a redao e a edio final das Halachot, divididas em seis partes ou ordens (sedarim) seguintes: Zeraim (Sementes), Moed (Data), Nashim (Mulheres), Nezikin (Danos), Kodashim (Santidades) e Taharot (Purificaes).

(UNTERMAN, 1992, p. 17) H orientao especfica sobre a concepo e as conseqncias da maneira como ela se d no livro Mishn Tora - O Livro da Sabedoria, que contm o Halachot. As Leis do Comportamento so orientadas no captulo V, pargrafos 4 e 5 dizem:
4. Embora o intercurso sexual com a esposa seja sempre permitido, ainda assim esta relao tambm deve ser revestida de santidade pelo erudito. Ele no deve estar sempre com sua esposa, como um galo, mas deve cumprir sua obrigao conjugal nas noites de sexta-feira, se estiver em condies fsicas para tal. A coabitao carnal deve ocorrer no no incio da noite, quando se est saciado e o estmago est cheio, nem no trmino da noite, quando se est com fome, mas meia-noite, quando o alimento est digerido. Ele no deve copular numa atmosfera de frivolidade excessiva, nem sujar a sua boca com conversa vil, mesmo quando estiver a ss com sua esposa, pois o texto Ele dir ao homem a sua caverna (Ams 4:13) foi explicado tradicionalmente pelos sbios como significando que um homem ter que prestar contas at mesmo pela conversa amena entre ele e sua esposa. Ao copular, nem marido nem esposa devem estar brios, letrgicos, melanclicos ou nervosos. A esposa no deve adormecer na ocasio. O marido no deve for-la, se ela estiver indisposta. O coito deve ocorrer com o consentimento de ambos e enquanto estiverem repletos de desejo e jbilo. O marido deve conversar e gracejar com sua esposa durante um certo tempo, de modo a coloc-la num estado psicolgico satisfatrio e, ento, copular modesta e recatadamente, e no despudoradamente. Aps completar o ato, ele deve separar-se dela de uma vez. 5. Aquele que observar este procedimento no apenas consagra a sua alma, purifica o seu corao e aprimora a sua mente, mas, se tiver filhos, t-los- belos, modestos e pr-dispostos sabedoria e santidade. Aquele que segue os costumes das pessoas comuns que caminham na escurido, ter filhos como os deles. (MAIMNIDES, 1992, p. 169)

Mtodo homiltico de interpretao bblica no qual o texto explicado diferentemente do seu significado literal. MIDRASH tambm o nome dado a vrias colees de tais comentrios bblicos, compilados na TOR ORAL. (UNTERMAN, 1992, p. 174)

13

61

Na tradio judaica fica absolutamente claro que a questo de estado fsico e psquico dos pais, a presena de um sentimento de cuidado e de amor durante a relao o caminho, junto da conscincia para uma prole saudvel, mais sbia e espiritualmente plena. A autora deste trabalho percorreu a Bblia com outros olhos e encontrou passagens que no havia percebido antes. Como era de se esperar, neste livro tambm existem as referncias e so profusas, muito embora muitas vezes no sejam diretas como nos Vedas ou no Halchote. Gnesis: Captulo 2, versculo 24: Portanto isso que o homem deixar seu pai e sua me, e tem de se apegar sua esposa, e eles tm de tornar-se uma s carne. (BBLIA, 1983, p. 11) Na verdade, este o primeiro ato para um casal se preparar para que sejam pai e me. Precisam deixar, no sentido psquico, a condio de filhos, tornarem-se um homem e uma mulher adultos que, agora unidos, acolhero uma nova vida. Segue-se uma passagem muito importante a qual, veremos, sempre recorrente quando vai nascer algum que ir mudar a cultura. Em toda a Bblia, esta pessoa antes anunciada por Deus. E assim quando Deus anuncia a Abrao sua descendncia com Sara.
Captulo 17, versculo 15 E Deus prosseguiu, dizendo a Abrao: Quanto a Sarai, tua esposa, no deves cham-la de Sarai, porque Sara o seu nome. 16 E vou abeno-la e tambm dar-te dela um filho, e vou abeno-la e ela se tornar naes; reis de povos procedero dela. 17 Em vista disto, Abrao lanou-se com a face [por terra], e comeou a rir-se e a dizer no seu corao: Nascer um filho a um homem de cem anos de idade, e dar luz Sara, sim, uma mulher de noventa anos de idade! 18 Abrao disse depois ao [verdadeiro] Deus: Se Ismael to-somente vivesse diante de ti! . 19 A isto Deus disse: Sara, tua esposa, dever te dar luz um filho, e ters de cham-lo pelo nome de Isaque. E vou estabelecer com ele o meu pacto como pacto por tempo indefinido para o seu descendente depois dele. 20 Mas, quanto a Ismael eu te ouvi. Eis que vou abeno-lo e faz-lo fecundo, e vou multiplic-lo muitssimo. Ele produzir certamente doze maiorais, e eu vou fazer dele uma grande nao. 21 No entanto, meu pacto eu estabelecerei com Isaque, que Sara te dar luz neste tempo designado no ano que vem. (BBLIA, 1983, p. 25)

Aqui no h dvida sobre a eleio direta da descendncia especial, mas uma clara anunciao, pois aquela prole ser a prpria Histria de Israel.

62

Gnesis: Captulo 21, versculo 1 E Jeov voltou sua ateno para Sara, assim como dissera, e Jeov fez, pois, a Sara assim como falara. 2 E Sara ficou grvida e ento deu luz um filho a Abrao, na velhice dele, no tempo designado de que Deus lhe falara. 3 Concordemente, Abrao deu o nome de Isaque ao filho que lhe nascera, que Sara lhe dera luz. (BBLIA, 1983, p.29 -30)

Depois Jeov testa Abrao pedindo que sacrifique este seu nico filho e, ao perceber que Abrao executar a sentena, Jeov o desobriga do sacrifcio. Ali j estava o primeiro sinal do pacto com Isaque, que mais tarde desposa Rebeca, irm de Labo. Depois de um perodo de esterilidade, no qual Isaque implora por um filho a Jeov, ela concebe gmeos em uma gravidez marcada pelo desentendimento intra-uterino, pois os irmos lutavam entre si. Nasceram Esa, o preferido do pai, e Jac, que era o preferido da me. Quando este ltimo cresce, apaixona-se por sua prima e toda a histria se passa como a bela sntese de Cames nos conta:
Sete anos de pastor Jacob servia Labo, pai de Raquel, serrana bela; mas no servia ao pai, servia a ela, e a ela s por prmio pretendia. Os dias, na esperana de um s dia, passava contentando-se com v-la; porm o pai, usando de cautela, em lugar de Raquel lhe dava Lia. Vendo o triste pastor que com enganos lhe fora assim negada a sua pastora, como se a no tivera merecida, Comea de servir outros sete anos, dizendo: Mais serviria, se no fora. para to longo amor to curta a vida (CAMES, 1980, p. 168)

Jac teve 12 filhos com quatro mulheres, tal como os costumes de ento, com Lia sua primeira esposa e sua serva, e com a serva de Raquel por orientao desta visto que no engravidava, at que:
Gnesis: Captulo 30, versculo 22 Finalmente, Deus lembrou-se de Raquel. E Deus a atendeu, abrindo-lhe a madre. 23 E ela ficou grvida e deu luz um filho. Disse ento: Deus tirou o vituprio! 24 De modo que o chamou pelo nome de Jos dizendo: Jeov me acrescenta outro filho. 25 E seguiu-se que, quando Raquel tinha dado luz Jos, Jac disse imediatamente a Labo: Manda-me embora, a fim de que eu possa ir para o meu lugar e para o meu pas. 26 D-me as minhas esposas

63

e os meus filhos pelos quais te servi, para que eu v; pois tu mesmo deves saber o servio que te prestei. (BBLIA, 1983, p. 43-44) Gnesis: Captulo 35, versculo 10 E Deus prosseguiu dizendo-lhe: Teu nome Jac no mais hs de ser chamado pelo nome de Jac, mas Israel vir ser o teu nome. E comeou a cham-lo pelo nome de Israel. 11 E Deus disse-lhe ainda mais: Eu sou Deus Todo poderoso. S fecundo e torna-te muitos. De ti procedero naes e uma congregao de naes, e dos teus lombos sairo reis. 12 Quanto terra que dei a Abrao e a Isaque, a ti a darei e tua descendncia depois de ti darei a terra. (BBLIA, 1983, 51)

Jac (Israel) uma vez liberto da priso do tio, gera um filho do amor de sua vida. Neste momento uma grande histria se inicia, a prpria histria do povo de Israel, como Jeov a anunciara. importante perceber que o homem livre e independente dos laos de dependncia familiares quem est suficientemente pronto para ser pai. Esta paternidade plena est na base da educao do homem que poder realizar um grande feito. E na sucesso, o filho Jos ser quem ir conduzir os destinos do povo de Israel. Sua concepo em idade tardia outra marca que j havia acontecido nas duas geraes anteriores.

Gnesis: Captulo 37, versculo 3 E Israel amava Jos mais do que a todos os seus outros filhos, porque era o filho de sua velhice; e mandou fazer para ele uma comprida tnica listrada, tipo camiso. 4 Quando seus irmos chegaram a ver que seu pai o amava mais do que a todos os seus irmos, comearam a odi-lo e no eram capazes de falar pacificamente com ele. (BBLIA, 1983, p. 53)

Sonho de Jos que o compartilha com os irmos, e estes vem no sonho motivo de ira contra Jos.
Gnesis: Captulo 37, versculo 6 E ele prosseguiu, dizendo-lhes: Escutai, por favor, este sonho que tive. 7 Pois bem, estvamos amarrando feixes no meio do campo, quando eis que o meu feixe se levantou e tambm ficou ereto, e eis que os vossos feixes passaram a rode-lo e a curvar-se diante do meu feixe. (BBLIA, 1983, p. 53)

De um lado no resta dvida da fora vital que Jos possua e que os demais irmos no possuam. De outro, ele era portador de um imenso sentimento de fraternidade, que fez com que pudesse aguardar a maturidade dos irmos, para alm do tempo em que estavam mergulhados na inveja e competio.

64

No Captulo 37, versculo 9 Depois tive mais um sonho e o relatou aos seus irmos e disse: Eis que tive mais uma vez um sonho, e eis que o sol e a lua, e onze estrelas se curvaram diante de mim. (BBLIA, 1983, p. 53) Os sonhos de Jos se realizam depois de rivalidades e muitas peripcias. Aquele que era capaz de enorme compaixo, sabedoria e amor, o intrprete de sonho que tem a clareza de ver to longe a ponto de orientar uma nao, e que tem a capacidade de exercer uma liderana amorosa que lhe permite levantar-se da adversidade e guiar seus irmos e seu povo faminto para uma situao melhor, morre no Egito, mas vislumbra para os descendentes a direo de outra terra. Esta histria marca muito fortemente as capacidades de algum que gerado com to acalentado amor, que varou os anos, e inspirou um poeta centenas de sculos mais tarde.
Juzes 1: Captulo 13, versculo 2 Entrementes aconteceu que havia certo homem de Zor, da famlia dos Danitas, e seu nome era Mano. E sua esposa era estril e no dera luz nenhum filho. 3 Aps um tempo apareceu mulher o anjo de Jeov e disse-lhe: Ora, eis que s estril e no deste luz nenhum filho. E certamente ficars grvida e dars luz um filho. 4 E agora guarda-te, por favor, e no bebas nem vinho nem bebida inebriante, e no comas nada impuro. 5 Pois eis que ficars grvida e certamente dars luz um filho, e no deve vir navalha sobre a cabea dele, porque o rapazinho se tornar nazireu de Deus ao sair do ventre; e ser ele quem tomar a dianteira em salvar Israel da mo dos filisteus. 6 Ento a mulher foi e disse a seu esposo Veio a mim um homem do [verdadeiro] Deus, e sua aparncia era igual aparncia do anjo do [verdadeiro] Deus, muito atemorizante. E eu no lhe perguntei donde era, nem me disse ele seu nome. 7 Mas ele me disse: Eis que ficars grvida e certamente dars luz um filho. E agora, no bebas nem vinho nem bebida inebriante, e no comas nada impuro porque o rapazinho se tornar nazireu de Deus desde a sada do ventre at o dia da sua morte. [...] 24 Mais tarde, a mulher deu luz um filho e chamou-o pelo nome de Sanso; e o rapaz crescia e Jeov continuava a abeno-lo. (BBLIA, 1983, p.314-315)

Novamente ocorre uma vinda anunciada de algum que interfere fortemente no curso da Histria. O heri Sanso nasce e ter papel importante na Histria daquele povo, assim como ter capacidades acima do comum. feita orientao para que os alimentos que a futura me coma sejam puros, que ela no faa ingesto de bebida inebriantes. As indicaes dietticas para uma concepo saudvel continuam sendo as mesmas. Em outra situao a concepo citada, sendo que agora pela boca do prprio heri, J, o homem a quem Deus testou. Ele fala de sua anunciada concepo e que vir a se tornar o ser que revelar uma inquebrantvel fora de esprito. J captulo 3, versculo 3 Perea o

65

dia em que vim a nascer. Tambm a noite em que algum disse: Foi concebido um varo vigoroso!. (BBLIA, 1983, p. 606) Joo tambm anunciado e sua futura me orientada para que cuide do que ingere. Este homem ser marcado para desempenhar um papel de amor e humildade especiais. A idia de que as melhores qualidades podem ser plasmadas com a concepo consciente, como j demonstrado, est nas tradies e, hoje, esta idia revelada pela biologia.
Lucas: Captulo 1, versculo 13 No entanto, o anjo disse-lhe: No temas, Zacarias, porque a tua splica tem sido ouvida favoravelmente, e tua esposa Elisabete tornarse- para ti me dum filho, e hs de dar-lhe o nome de Joo. 14 E ters alegria e grande regozijo, e muitos se alegraro com o seu nascimento; 15 pois ser grande diante de Jeov. Mas no deve beber nenhum vinho nem bebida forte, e ser cheio de esprito santo desde a madre de sua me; 16 e retornaro muitos dos filhos de Israel a Jeov, seu Deus. 17 Tambm ir diante dele com o esprito e o poder de Elias, para retornar os coraes dos pais aos filhos e os desobedientes sabedoria prtica dos justos, a fim de aprontar para Jeov um povo preparado. (BBLIA, 1983, p 1155-.1156)

A passagem que se segue, vastamente relatada por Carman e por Elizabeth Halett, trata-se da apario de anjos que anunciam um nome para a criana que vai nascer. Neste caso, um nome, um arqutipo e um lugar na Histria da Humanidade.
Lucas: Captulo 1, versculo 28 E, ao se apresentar, disse: Bom dia, altamente favorecida. Jeov est contigo. 29 Mas ela ficou profundamente perturbada com estas palavras e comeou a raciocinar que sorte de cumprimento era este. 30 De modo que o anjo lhe disse: No temas, Maria, pois achaste favor diante de Deus; 31 e eis que concebers na tua madre e dars luz a um filho, e deves dar-lhe o nome de Jesus. 32 Este ser grande e ser chamado o Filho do Altssimo; e Jeov Deus lhe dar o trono de Davi, seu pai, 33 e ele reinar sobre a casa de Jac para sempre, e no haver fim de seu reino. (BBLIA, 1983, p. 1156)

Tal relato revela outro arqutipo importantssimo, diferente de outras passagens onde a relao de Deus com os homens imperativa. Nesta passagem, um Anjo convida Maria a aceitar o convite de receber um filho, e ela o aceita. E a partir da no haver nenhuma interferncia divina nos fatos que se seguem at o nascimento. Com esta passagem, fica claro que o grande filho iluminado poderia nascer do convite, que simboliza a unio entre o cu e a terra (Maria), pois de fato Jeov j havia feito manifestaes fsicas, e como todo poderoso, poderia prescindir do humano para manifestar um filho. Mas isto no mudaria a humanidade, a condio humana do filho de Deus dada pela aquiescncia da mulher, em receb-lo, e a

66

boa nova s pode ser aceita se o corao for aberto para receb-la. E algo mais aprende-se desta maneira, como os escritos mostram, eles nos dizem que uma vez confiado a Maria seu filho, Deus no mais intervm e neste momento ele coloca para todas as mulheres um voto de f, de que seus corpos so capazes de gestar e parir o filho de Deus, um filho entre os homens.
Lucas: Captulo 1 Versculo 26 No sexto ms dela, o anjo Gabriel foi enviado da parte de Deus a uma cidade da Galilia, de nome Nazar, 27 a uma virgem prometida em casamento a um homem de nome Jos, da casa de Davi; e o nome da virgem era Maria. 28 E, ao se lhe apresentar, disse: Bom dia, altamente favorecida, Jeov est comigo. 29 Mas ela ficou profundamente perturbada com estas palavras e comeou a raciocinar que sorte de cumprimento era este. 30 De modo que o anjo lhe disse: No temas, Maria, pois achaste favor diante de Deus; 31 e eis que concebers na tua madre e dars a luz a um filho, e deves dar-lhe o nome de Jesus 32 Este ser grande e ser chamado o Filho do Altssimo; e Jeov Deus lhe dar o trono de Davi, seu pai, 33 e ele reinar sobre a casa de Jac para sempre, e no haver fim de seu reino. 34 Maria, porm, disse ao anjo: Como se h de dar isso, visto que no tenho relaes com um homem?35 O anjo disse-lhe, em resposta: Esprito santo vir sobre ti e poder do Altssimo te encobrir. Por esta razo, tambm, o nascido ser chamado santo, Filho de Deus. 36 E eis que a prpria Elisabete, tua parenta, tambm concebeu um filho, na sua velhice, e este o sexto ms para ela, a chamada estril. 37 porque para Deus nenhuma declarao ser uma impossibilidade 38 Maria disse ento: Eis a escrava de Jeov! Ocorra comigo segundo a tua declarao. Com isso, o anjo ausentou-se dela. (BBLIA, 1983, p. 1156)

Os primeiros momentos de uma gravidez correspondem fase de multiplicao do ovo, ou seja, da clula tronco. Toda a estrutura ainda est buscando a implantao e, naturalmente, o organismo da mulher est realizando um dilogo imunolgico o qual permite que a fixao acontea. Portanto, este um perodo de ntimo dilogo biolgico, emocional e espiritual. A literatura de terapias de renascimento evidencia milhares de histrias clnicas nas quais os traumas de rejeio comearam neste perodo, pois os pacientes introjetaram, com conseqncias emocionais para suas vidas, uma intensa ambigidade da me nesta aceitao. Este perodo to sensvel pede um recolhimento do casal. bastante recomendvel que um casal que se descobre grvido guarde um silncio sobre isto nos primeiros tempos da gravidez, at que sinta que as opinies negativas das pessoas importantes no afetaro a mulher, emocionalmente. preciso que este casal foque o assunto acolher o ovo com toda a ateno e cuidado medos e outros sentimentos podem sobrevir, muito embora sejam naturais e deve fechar suas portas para as opinies

67

de parentes e amigos, os quais podem julgar, por exemplo, se o momento adequado ou no. preciso entender que a mulher grvida muito mais suscetvel opinio e que estas emoes fortes, no perodo inicial da gravidez, podem fazer mal ao desenvolvimento biolgico, psicolgico e espiritual do beb. Este guardar a mulher assinalado no arqutipo cristo, como descrito abaixo.
Mateus: 1 Versculo 18 Mas, o nascimento de Jesus Cristo deu-se da seguinte maneira: Durante o tempo em que a sua me Maria estava prometida em casamento a Jos, ela foi achada grvida por esprito santo, antes de se unirem. 19 No entanto, Jos, seu marido, era justo e no queria fazer dela um espetculo pblico, pretendeuse divorciar-se dela secretamente. 20 Mas, depois de ter cogitado estas coisas, eis que lhe apareceu em sonho um anjo de Jeov, dizendo: Jos, filho de Davi, no tenhas medo de levar para a casa Maria, tua esposa, pois aquilo que tem sido gerado nela por esprito santo. 21 Ela dar luz um filho e ters de dar-lhe o nome de Jesus pois ele salvar o seu povo dos pecados deles. 22 Tudo isso aconteceu realmente para que se cumprisse o que fora falado por Jeov por intermdio do seu profeta, dizendo: 23 Eis que a virgem ficar grvida, e dar luz um filho, e dar-seo o nome de Emanuel que quer dizer, traduzindo: Conosco est Deus 22: Jos, acordado do sono, fez conforme o anjo de Jeov lhe indicara e levou sua esposa para casa. 25 Mas no teve relaes com ela at ela ter dado luz um filho; e deu-lhe o nome de Jesus. (BBLIA, 1983, p. 1.092-1093)

No Alcoro, de acordo com a tradio muulmana, em uma noite do ms de Ramada, no ano 610, Maom, enquanto dormia, entrou em transe, na idade de 40 anos, e viu o arcanjo Gabriel que lhe disse por trs vezes Recita e nas trs vezes Maom respondeu Que recitarei? e o Anjo comea a recitao dos primeiros versculos do Alcoro, que composto de 114 suras ou captulos, subdivididos em 6.236 versculos. Das 114 suras, 86 delas foram reveladas a Maom em Meca, onde se refugiou e morreu aos 52 anos em 632 d. C. (CHAULLITA, M, s/d) O profeta era analfabeto, ento seus seguidores guardavam as prelees na memria ou as anotavam em peles de cabra, folhas de tamareira, omoplatas de camelos e outros materiais disponveis no deserto. Abu Bakr, sucessor de Maom reuniu os fragmentos, mais tarde consolidados em livro por Osman, o terceiro sucessor. (MEDEIROS, 2001)

68

H referncia ao fato de que homens solicitam a Deus uma progenitura a ele consagrada, e de fato eles recebem como filhos seres especiais, e estes exemplos so claros nas seguintes suras:
38 Ento Zacarias apelou para seu Senhor, e disse: Senhor meu, concede-me uma boa descendncia. Tu atendes a quem apela para Ti. s clemente e misericordioso. 39 E quando estava orando no santurio, os anjos o chamaram: Deus anuncia-te a chegada de Joo, que confirmar a palavra de Deus. Ser um prncipe, um homem puro, um Profeta e um justo. 40 Disse: Senhor meu, como poderei ter um filho se a velhice j me alcanou e minha mulher estril?. Respondeu: Deus faz o que quer. 41 Disse: Senhor meu, envia-me um sinal. Respondeu: Teu sinal que no poders falar com os outros durante trs dias seno por meio de gestos. Recorda-te com freqncia de teu Senhor e glorifica-O nas primeiras horas da noite e do dia. (O ALCORO, s/d, p. 29)

Aparece tambm referncia Anunciao Maria e a quem seria Cristo:


42 E quando os anjos disseram: Maria, Deus te escolheu e te purificou e exaltou acima das mulheres dos mundos. 43 Maria, submete-te a teu Senhor, inclina-te e prostra-te com os que se prostram. 44 Essas so revelaes do mistrio que te transmitimos porque no estavas com eles quando lanavam seus clamos. 45 E quando os anjos disseram: Maria, Deus te anuncia a chegada de Seu Verbo, chamado o Messias, Jesus, filho de Maria. Ser ilustre neste mundo e no outro, e ser um dos favoritos de Deus. 46 Ainda no bero, falar aos homens; e falar-lhes- quando adulto. E nenhum mortal me tocou?. Respondeu: Deus cria o que Lhe apraz. Quando determina algo, basta-Lhe dizer S! para que seja. E Deus ensinar-lhe- as Escrituras e a sabedoria e a Tora e o Evangelho. (O ALCORO, s/d, p. 29)

Na tradio Budista, a autora localizou referncias bem marcantes no Livro Tibetano dos Mortos, no original tibetano chamado o Bardo Thdol, que significa Libertao pela Audio no Plano do Ps-Morte, (EVANS-WENTZ, org. 1979) e A libertao no estado intermedirio (LISBOA, L.C., org. s/ data), que ensina um mtodo iogue de chegar libertao nirvnica, saindo do Ciclo de Nascimento e Morte. Outro livro importante que acompanha a mesma linha de desenvolvimento O Livro Egpcio dos Mortos, chamado Surgir do Dia, sobre a sagrada arte egpcia de sair desta vida para a outra. impossvel datar quando foi introduzido no Egito, pois o foi por tradio oral. Porm era bem conhecido antes da 1 Dinastia, por volta de 3.500 a. C. De acordo com este livro, o morto era instrudo a se tornar uma alma perfeita no Outro Mundo e assim no viria sofrer uma segunda morte.

69

(BUDGE, s/d). H um trecho onde isto fica claro: Homenagem a ti, governador dos que esto em Amentet, que fazes renascer homens e mulheres, sendo que renascer nascer na nova vida do mundo que est alm do tmulo e sempiterna. (BUDGE, s/d. p. 32). Ambos os livros falam de um mtodo especfico, que pode ser dito como uma Arte de Morrer e de Sair para uma Nova Vida, e isto feito de uma maneira mais simblica, esotrica e profunda do que os tratados sobre Arte de Morrer escritos na Europa Medieval Crist, como o Ars Moriendi (Arte de Morrer). (EVANS-WENTZ, org.1979). O Bardo Thdol foi redigido pela primeira vez na poca de Padma-Sambhava, no sculo VIII d. C. H evidncias de que foi compilado por tibetanos de um texto desconhecido em snscrito, nos primeiros tempos do Lamasmo, mas h evidncias de sua origem prbudista. Hoje seu uso generalizado por todo o Tibet, aceito por diferentes seitas, e em verses variadas. O livro um conjunto de instrues para os mortos, que esto passando pelos fenmenos mutveis do Bardo, e este estado perdura por 49 dias aps a morte at a prxima reencarnao. (EVANS-WENTZ, org.1979). A alternativa encarnao a iluminao. Reconhecendo o vazio do teu prprio intelecto como sendo o estado de Buda e sabendo que ele ao mesmo tempo tua prpria conscincia, permanecers no estado da divina mente de Buda. (EVANS-WENTZ, org.1979. p. XXXVII) O comentrio feito por C. G. Jung, na edio de Evans-Wents, comea por uma sntese de apresentao do Livro Tibetano dos Mortos:
Como O Livro Egpcio dos Mortos, o Bardo Thdol pretende ser um guia para os mortos durante o perodo de sua existncia no Bardo, simbolicamente descrita como um estado intermedirio, de 49 dias de durao, entre a morte e o renascimento. O texto est dividido em trs partes. A primeira chamada Chikhai Bardo, descreve acontecimentos psquicos no momento da morte. A segunda parte, ou Chnyid Bardo, trata dos estados de sonho que comeam imediatamente aps a morte, assim como daquilo a que chamamos de iluses krmicas. A terceira parte, ou Sidpa Bardo, concerne ao surgimento do impulso de nascimento e aos acontecimentos pr-natais. (EVANS-WENTZ, 1979, p. XL)

70

Mais adiante, C. G. Jung fala da importncia que seria para a psicologia ocidental o aprendizado das lies que esto contidas no Livro Tibetano dos Mortos, o qual orienta um processo de iniciao cujo propsito restaurar na alma a divindade que ela perdeu ao nascer. (EVANS-WENTZ, 1979, p. XXXIX) Na verdade, Jung chama a ateno para o fato de que o nico processo de iniciao praticado no Ocidente seja a anlise do inconsciente.
Originalmente, essa terapia tomou a forma de psicanlise freudiana e esteve preocupada sobretudo com fantasias sexuais. Este o domnio que corresponde ltima e mais inferior regio do Bardo, conhecida como Sidpa Bardo, onde o morto, incapaz de assimilar os ensinamentos do Chikhai e do Chnyid Bardo, comea a cair vtima de fantasias sexuais e atrado pela viso da copulao de casais. Finalmente, ele capturado por um ventre e nascer de novo no mundo terrestre. [...] Tem-se sugerido, em crculos psicanalticos, que o trauma por excelncia a prpria experincia do nascimento; ou, ainda mais, h psicanalistas que afirmam ter investigado at memrias de origem intra-uterina. Neste ponto, a razo ocidental se depara, infelizmente, com seus limites. Digo infelizmente porque desejaramos que a psicanlise freudiana tivesse, com felicidade, seguido analisando essas experincias chamadas intra-uterinas ainda mais anteriores; se ela houvesse logrado essa ousada empresa, teria certamente ultrapassado o plano do Sidpa Bardo e penetrado nas regies inferiores do Chnyid Bardo. verdade que, com o aparato de nossos atuais conhecimentos biolgicos, tal aventura no poderia ser coroada de xito; seria necessria uma penetrao filosfica totalmente diferente daquela baseada nos pressupostos cientficos correntes. Entretanto, se essa viagem regressiva tivesse sido realizada com sucesso, ela teria indubitavelmente conduzido postulao de uma existncia pr-uterina, uma verdadeira vida Bardo, caso se pudesse encontrar pelo menos algum vestgio de um sujeito dessa experincia. Da maneira que tem sido, a psicanlise nunca foi alm dos aspectos meramente conjecturais das experincias intra-uterinas e, mesmo o famoso trauma do nascimento permaneceu um trusmo bvio demais, a ponto de no poder mais explicar, de no poder dizer mais do que a hiptese de que a vida uma doena com mau prognstico, j que o seu efeito sempre fatal. (EVANS-WENTZ, 1979, p.XXXIX- XL)

O Bardo Thdol foi redigido pela primeira vez, no sculo VIII d.C. Porm muitas so as evidncias de que sua origem remonta poca pr-budista. (EVANS-WENTZ, org. 1979, p. 52) Na parte que trata do processo de renascimento no Sidpa Bardo, o instrutor dirige-se alma:
Nascimento pelo grmen: a volta ao mundo dos homens Se esse nascimento sobrenatural no foi obtido, o esprito sentir a alegria de entrar num grmen. Eis a maneira de entrar no samsara 14 impuro atravs da porta de uma
14

Samsara o termo Snscrito Sangsra (ou Sam (com ponto)sra), em tibetano Khorva (Hkhorva) se refere ao prprio universo fenomenal cuja anttese Nirvana (em tibetano Myang-hdas), que est alm dos fenmenos (EVANS-WENTZ, 1979, org., p.5).

71

determinada matriz. Escolhe primeiro o lugar conveniente para renascer. As condies de conforto e de beleza natural no te devem preocupar. Antes, pelo contrrio, essas aparncias te podem destinar a uma nova vida de superficialidade e permanncia sem fim no samsara. Eis porque to importante sentir antes o lugar em que vais nascer. Se no te sentires atrado nem repelido pelo que vs, poders escolher com liberdade. O medo do Bardo pode fazer surgir em teu esprito o desejo de te atirares logo a qualquer grmen, o que seria muito arriscado. Infelizmente, a maioria dos espritos proteje-se num grmen sem meditar antes a respeito do ambiente que o espera. Mas, por influncia do mau carma essa capacidade de discernir pode estar prejudicada. Grmens bons podem aparecer maus e, vice-versa, o pior dos grmens poder atrair-te. Tambm para esses momentos h um ensinamento. Escuta bem: Se um grmen te parece bom, no te sintas atrado. Se um grmen te parece mau, no sintas repulsa. S livre de repulsa e atrao, do desejo de fazer ou do desejo de evitar, s isento e imparcial essa a mais profunda das artes. difcil grande maioria livrar-se das tendncias nocivas; apenas um pequeno grupo, que em vida experimentou isto, sente felicidade. (LISBOA, L.C., s/ d, p. 70)

Com uma linguagem mais clara para os ocidentais ainda existe no livro sobre budismo tibetano a seguinte passagem:
Iniciando a Vida O Sutra 15 do ensinamento para Nanda sobre a entrada no tero afirma que para que um ser intermedirio reinicie a vida no tero de uma me, trs condies favorveis devem estar presentes, enquanto trs condies desfavorveis devem estar ausentes: 1 A me deve estar livre de doenas e no se encontrar no perodo de menstruao. 2 O comedor de cheiros (o ser intermedirio) deve estar nas proximidades e desejoso de entrar. 3 O homem e a mulher devem desejar-se mutuamente e se encontrar. 4 O tero da me deve estar livre de defeito de seu centro e possuir a forma de uma semente de cevada, de uma cintura de formiga ou de uma boca de camelo, bem como no deve estar obstrudo pelo vento, pela bile ou pela fleugma 5 Tanto a me como o pai no devem ter sementes defeituosas no sentido de o smen ou o sangue no descerem, ou de um descer antes do outro, ou, embora descendo juntos, um deles esteja deteriorado. 6 O comedor de cheiros deve estar livre de falha de no ter acumulado uma ao (karma) para poder nascer como o filho ou a filha daquele homem e daquela mulher, que tambm devem estar livres da falha de no haverem acumulado uma ao para se tornarem seu pai e sua me. (RINBOCHAY, e HOPKINS, 1995, p.73)

Em Teosofia a percepo da importncia da concepo consciente bem marcada, assim como os cuidados peri-natais. douard Schur relata que a viso de Pitgoras era baseada em uma doutrina experimental e acompanhada por uma organizao completa da vida. (SCHUR, 2003) Ele narra sobre a educao dada na escola de Pitgoras na seco especial para as mulheres:
15

A segunda diviso das Escrituras Sagradas dirigida aos laicos budistas. Sutra significa: aforismo, sentena, livro de aforismo ou sentenas. H sutras vdicos, brammanes e bdicos. Significa alm: guia, cordo, fio, etc.. (CARVALHO, 2005).

72

Dava-se a maior importncia higiene fsica e moral da mulher durante a gravidez, a fim de que a obra sagrada, a criao da criana, se cumprisse segundo as leis Divinas. Em uma palavra, ensinava-se a cincia da vida conjugal e a arte da maternidade. Esta ltima se estendia bem alm do nascimento. (SCHUR, 2003, p. 249)

Pitgoras chamava seus discpulos de matemticos, pois seu ensino superior comeava com a doutrina dos nmeros. Mas essa matemtica sagrada, ou cincia dos princpios, era ao mesmo tempo mais viva e mais transcendente que a matemtica profana, nica conhecida por nossos sbios e filsofos. O Nmero no era considerado uma quantidade abstrata, mas uma virtude intrnseca e ativa do Um supremo, de Deus, fonte da harmonia universal. A cincia dos nmeros era a das foras vivas, das faculdades Divinas em ao nos mundos e no homem, no macrocosmo e no microcosmo. Penetrando-os, explorando suas possibilidades, Pitgoras fazia nada menos que uma teogonia ou uma teologia racional. (SCHUR, 2003, p. 219) Honra ento a mulher, na terra e no cu, dizia Pitgoras com todos os iniciados antigos; ela nos ajude a subir gradualmente at a grande Alma do Mundo, que d luz, conserva e renova, at a Divina Cibele, que leva o povo das almas em seu manto de luz. (PITGORAS apud SCHUR, 2003, p. 222) Schur relata a educao dada na escola de Pitgoras para as mulheres, que para bem viverem as funes de me e esposa, precisavam de ensino, de uma iniciao especial uma iniciao puramente feminina, como j havia existido na ndia nos tempos Vdicos, no Egito poca dos mistrios de sis, na Grcia, organizada por Orfeu, nos templo de Juno, Diana, Minerva e de Ceres. Esta iniciao consistia em ritos simblicos, em cerimnias, festas noturnas, em ensinamento especial dado por sacerdotisas idosas ou por um grande sacerdote, que tratavam das coisas mais ntimas da vida conjugal. Davam-se conselhos e regras concernentes a diretrizes nas relaes dos sexos, s pocas do ano e do ms favorveis a concepes felizes. (SCHUR, 2003, p, 249) Sandra Hodson acha que o conhecimento teosfico pode influenciar profundamente a atitude de pais, de um para o outro, e suas crianas. T-lo uma grande vantagem para evitar

73

problemas que comeam para a criana no momento da concepo. As condies psicolgicas da me o ambiente dela, tudo o que afeta no desenvolvimento do embrio, o pensamento, o sentimento, so foras que atuam e podem afetar os corpos da criana. (PARENTS THEOSSOPHICAL RESEARCH GROUP, 1981) Geoffrey Hodson fez uma descrio pormenorizada atravs de clarividncia do processo de concepo at o parto, descrevendo detalhadamente os acontecimentos nos corpos sutis. Ele descreve que no momento de fertilizao um foco de luz desce do nvel espiritual mais alto do ego no espermatozide e isto o que d um impulso criativo e energia para fazer todo o desenrolar de acontecimentos que se seguiro durante toda a gravidez. (HODSON, 1929) Segundo Hodson, pensamentos nos trazem de volta para a vida pr-natal, parece que neste perodo que se semeiam as doenas, as tendncias para elas e a latncia delas, parece que neste tempo que elas se esboam. Esta percepo fez este autor pesquisar a vida prnatal. Finalmente decidiu investigar a vida pr-natal de algumas esposas de mdicos. (PARENTS THEOSSOPHICAL RESEARCH GROUP, 1981) Wahhab Baldwin resume: Conscientemente conceber, viver a gravidez, educar uma criana, o exemplo primordial de amor e servio (PARENTS THEOSSOPHICAL RESEARCH GROUP, 1981, p. 36) Segue uma descrio na mudana de colorao da aura que culmina com uma imagem visualizvel no plano sutil de uma madona que se assemelha figura de uma deusa-me, de grande beleza. Ele descreve a visualizao desta fora feminina que passa a estar presente, que passa a tomar conta da me da criana, e os anjos da guarda parecem estar a seus servios. Ela plena de paz e amor, a encarnao do mistrio do nascimento. Ela assiste s mudanas mentais e emocionais da me de perto, compartilhando todas as suas emoes at mesmo as dores dela. Simultaneamente, ela auxilia na ampliao de conscincia que vai ocorrer neste perodo em toda mulher. No futuro, a humanidade ver uma freqncia

74

semelhante acontecer no plano fsico, quando nascero seres humanos com a mesma qualidade vibratria desta fora feminina, pois, neste mesmo nvel, os pais estaro com uma qualidade de conscincia capaz de criar condies de surgimento de uma grande fraternidade na Terra. Esta figura cresce na ltima hora que precede o parto, e se esvai por cerca de oito horas depois do parto. (HODSON, 1929) O pedagogo e mestre de Cincia Inicitica Omraam Mikhal Avanhov, escreve:
preciso que os pais se decidam a fazer nascer seus filhos em melhores condies. E estas condies comeam pela concepo: o estado interior em que os pais se encontram no momento em que concebem um filho o mais importante de tudo. claro que tambm conta o aspecto anatmico e fisiolgico, mas o essencial o aspecto psicolgico, espiritual: as foras e as radiaes produzidas e atradas pelos pensamentos, pelos sentimentos e pelos desejos dos pais. (AVANHOV, 1983, p. 144)

Ele explica o fenmeno que ocorre durante o ato da concepo:


A fuso do homem e da mulher a repetio do fenmeno csmico da fuso do esprito com a matria. O esprito que desce para animar a matria e a matria que se eleva para dar ao esprito a possibilidade de se fixar e assim realizar os seus projetos. Quando o homem se une mulher, esta fuso desencadeia nele todo um processo: o seu organismo trabalha para extrair do Universo uma quinta-essncia sutil que desce ao longo da sua coluna vertebral e que ele d sua mulher. sobre esta quintaessncia que a mulher depois trabalhar, durante nove meses, para formar a criana. [...] A humanidade s poder ser transformada por pais e mes inteligentes e conscientes, que daro ao mundo filhos saudveis e dotados das melhores qualidades. Os pais tm uma grande responsabilidade. Por isso, preciso que se preparem, com anos de antecedncia, para o seu futuro papel de benfeitores da humanidade. (AVANHOV, 1983, p. 148-149)

Este autor sugere que, se as mulheres fizessem durante a gravidez um dirio, poderia constar nele que a criana de um modo ou outro repetir durante a vida todos os estados atravessados por ela durante os nove meses de gestao. Embora isto ocorra em sentido inverso, como j havia observado Rudolf Steiner. Assim o que a me viveu no nono ms gestacional vai estar ligado ao que vai se passar na primeira parte da vida da criana, do mesmo modo que os primeiros meses embrionrios programam como ser os ltimos anos de uma pessoa. Assim imaginando que um ser humano viva 90 anos, cada ms prospectaria uma dcada de vida.

75

Na clnica isto bem grosseiro. A autora tem observado isto ao longo destes ltimos 19 anos, que esteve atenta para observar esta relao, pois em verdade na clnica s observamos o que treinamos nosso olhar para ver, do mesmo modo que nossos ouvidos ou o sentido do tato. Um clnico aprende a ouvir um corao, a sentir as nuances de um fgado. O treino de clnica comea com saber o que perceber, depois que aparece a notao do que foge regra, e a se do descobertas de uma qualidade superior, mas que s ocorrem em quem tem experincia para notar nuances diferentes. Nos dias de hoje, assistimos ao nmero de pacientes com processo demencial aumentando e eles perfazem tambm uma gerao de indivduos na qual a me desconhecia estar grvida at o segundo ms de gravidez. E o que a autora percebeu na clnica foi a relao entre as histrias relatadas sobre o incio da tomada de conscincia da gravidez e o modo de envelhecimento. No entanto, na clnica, a autora e vrios analistas atentos a esta questo, ligados a tcnicas diversas de terapia, observam mulheres grvidas cujos sonhos repetem, em detalhes, eventos que ocorreram no momento em que estavam na condio de fetos, na mesma idade gestacional. Este processo mais intenso para as mulheres se o beb for uma menina, sendo mais intenso na vida psquica do pai, caso seja um menino. Todos os pacientes acompanhados ou supervisionados pela autora, nestes ltimos 19 anos, passam por este processo, de maneira mais ou menos marcante. E seguem acontecendo eventos nos anos seguintes, que podem ser mapeados pela prpria histria da pessoa. Assim, um filho uma grande chance de fazer diferente sua prpria histria e dela remover pela transformao o que no foi to bom assim. Se houvesse conscincia, as histrias clnicas no se repetiriam, os seres humanos se aprimorariam. Existem fenmenos naturais que a viso acadmica do sculo XIX ainda persiste em dividir, mas claro que o ser humano uma unidade fsica, psquica e espiritual, e a

76

insistncia na diviso exclusiva tem causado efeitos desastrosos na sociedade, na educao e nas cincias da sade. Todas as clulas possuem memria, nossos cromossomos, hoje sabemos, so uma rede complexa que armazena e emite dados. Com este entendimento, percebe-se que de nada serve s pessoas o fingimento perante as caractersticas simpticas como gentileza, generosidade e mesmo honestidade, se, na verdade, no assim que sentem. E a verdade do que pensam e do que sentem que ser transmitida pelo cdigo gentico. Procurar depois professores ou terapeutas que transformem o quadro o que acontece, mas, muitas vezes, as transformaes so pequenas. importante que o pai e a me sejam, em nvel de alma, seres ntegros e determinados a se lapidarem quando criam um projeto de ter um filho, para que isto realmente redunde em um ser saudvel em todos os nveis. (AVANHOV, 1999) Na verdade, os filhos refletem a maneira de pensar e sentir dos seus pais. O filho que vem ao mundo j era um projeto na mente e no corao de seus pais, mesmo que estes no se dessem conta. Se o filho se desenvolve em tal ou qual direo mister investigar em que lugar habita aquela direo dentro de cada um dos genitores. (AVANHOV, 1999) Ao invs de o Estado continuar a gastar milhes com segurana, tribunais, sade e escolas reformatrias; ao invs de continuar a criar reformas seculares que resultam em mudanas pouco significativas no padro de problemas que a sociedade de todo o mundo enfrenta, seria mais eficiente, e infinitamente menos dispendioso, que o Estado se ocupasse em auxiliar a mulher grvida, concedendo-lhe todo o suporte de que precisaria para, unicamente, gestar. Criar centros gestacionais onde haja jardins, onde haja vrias expresses de arte, e uma especialmente boa qualidade de alimento; lugares onde as grvidas possam participar de conferncias e realizar prticas de meditao, tendo como foco unicamente uma

77

esmerada educao deste ser que vai nascer, com um cdigo gentico muito aprimorado e com uma habilidade emocional e espiritual bem superior. Quantas so hoje as mulheres grvidas que vivem em condies de recursos mnimos, vtimas de violncia? Que ser poder vir a nascer, gerado por tais condies de estresse da me e tais condies de esprito dela? (AVANHOV, 1999) Se o estado investir nisto, a primeira gerao que nascer ainda ter problemas residuais das condies de seus pais, mas a segunda gerao ser bem melhor, o mesmo se dar com a terceira e, pouco a pouco, os elementos defeituosos tero desaparecido do planeta. (AVANHOV, 1999) Bilogos descobriram que ratas grvidas em estado constante de medo e angstia transmitiam sua prole inmeros problemas de sade e comportamento. O curioso que no se precisaria observar os ratos para saber o que acontece com o ser humano, mas, estranhamente, os cientistas no acham que a observao de seres humanos suficientemente cientfica, e ento precisamos, quase que oracularmente, esperar para saber o que nos informam os ratos para podermos saber o que ser melhor para as crianas humanas. Nisto, quantas geraes se perdem, at porque tais resultados no geram concluses de aplicao universal. (AVANHOV, 1999)
Depois do nascimento j demasiado tarde para comear a educao da criana. Sim, nesse momento j os pais no tm nenhum poder para influenciar o filho. preciso que comecem a faz-lo antes do nascimento, at mesmo antes da concepo. desde essa altura que comea a verdadeira educao, a que poderosa, eficaz, real. Indestrutvel. (AVANHOV, 1999, p. 83)

5. Concepo Consciente e Arte Existe uma tribo na frica onde a data de nascimento da criana no contada nem a partir do dia em que ela nasceu nem a partir da concepo, porm a partir do dia em que a me pensou pela primeira vez na criana. Assim, quando a me decide ter a criana, ela deixa a aldeia onde mora e vai sentar-se sozinha sob uma rvore. Ali ela permanece at que consiga

78

ouvir a msica da criana que deseja conceber. Depois disso, retorna aldeia e ensina a cano ao pai. Enquanto fazem amor para conceber a criana, eles cantam a sua cano como um convite para que se junte a eles. Quando a me est grvida, ela ensina a cano da criana para as parteiras e ancis da aldeia para que, durante o parto e no momento do nascimento, o beb seja saudado com a sua cano. Depois do nascimento, todos os moradores da aldeia aprendem a msica e, medida em que a criana cresce, eles a cantam quando ela cai ou se machuca. A msica cantada tambm em situaes de triunfo, em rituais ou iniciaes. Essa cano torna-se parte da cerimnia de casamento quando a criana cresce. E, no final da sua vida, os entes queridos se renem em volta do seu leito de morte e a entoam enquanto sua alma deixa o corpo, gradativamente. (PROPHET, 2001) Existe uma poetisa africana, autora de um poema que tem rodado o mundo atravs da internet, ela chama-se Tolba Phanem.
A Cano dos Homens Quando uma mulher, de certa tribo da frica, sabe que est grvida, segue para a selva com outras mulheres e, juntas, rezam e meditam at que aparece a cano da criana. Quando nasce a criana, a comunidade se junta e lhe cantam a sua cano. Logo, quando a criana comea sua educao, o povo se junta e lhe canta sua cano. Quando se torna adulto, a gente se junta novamente e canta. Quando chega o momento do seu casamento, a pessoa escuta a sua cano. Finalmente, quando sua alma est para ir-se deste mundo, a famlia e os amigos aproximam-se e, igual como em seu nascimento, cantam a sua cano para acompanh-lo na viagem. Nesta tribo da frica h outra ocasio na qual os homens cantam a cano. Se, em algum momento da vida, a pessoa comete um crime ou um ato social aberrante, levam-na at o centro do povoado e a gente da comunidade forma um crculo ao seu redor. Ento lhe cantam a sua cano. A tribo reconhece que a correo para as condutas anti-sociais no o castigo; o amor e a lembrana de sua verdadeira identidade. Quando reconhecemos nossa prpria cano j no temos desejos nem necessidade de prejudicar ningum. Teus amigos conhecem a tua cano e a cantam quando a esqueces. Aqueles que te amam no podem ser enganados pelos erros que cometes ou as escuras imagens que mostras aos demais. Eles recordam tua beleza quando te sentes feio; tua totalidade quando ests quebrado; tua inocncia quando te sentes culpado e teu propsito, quando ests confuso." (PHANEM, 2007)

79

A arte costuma sintetizar o que a cincia tende a necessitar de muitas linhas para dizer. Assim em Shakespeare, em O Sonho de uma Noite de Vero, no ltimo ato e na ltima fala de Oberom, quando homenageia os casais que se recolhem ao leito nupcial e com argcia lembra que neste momento de conceber que algumas doenas podem ser evitadas:
Agora, at raiar do dia, Que cada fada erre por esta casa vontade. Ns iremos para nosso mais nobre leito nupcial, O qual brindaremos; E a famlia l procriada Ser sempre venturosa. Assim, os trs pares aqui reunidos Mantero a fidelidade no amor E as manchas das mos da Natureza No se prendero na famlia deles. Nem verruga, nem lbio leporino, nem cicatrizes, Nem qualquer sinal nefasto que Macula a natividade Aparecero nos seus filhos. Com este orvalho campestre consagrado, Cada fada se ponha em movimento E abenoe a cada um dos quartos Deste palcio com doce paz. Reinar mansa quietude E o dono ser abenoado. Afastai-vos rapidamente; No vos detenhais; Encontrar-nos-emos ao raiar do dia. (SHAKESPARE, 1989, p. 435).

A literatura tem poucas passagens sobre a concepo. Em seu livro Palabras Grvidas La maternidad em la literatura (Palavras Grvidas A Maternidade e a Literatura), Carlos Semorile oferece citaes sobre este tema especfico, afirmando o mesmo que a autora notou, ou seja, que de toda a gama de obras consultadas sobre este tema poucos so os livros na Histria da Literatura que incluem a gravidez como um dos seus temas ou como peripcia central de seus personagens e, menos ainda, so os que mencionam a concepo. Ele chama a ateno para a abordagem do assunto feita no livro Dirios de John Cheever em que o autor se contrape idia que passa pela cabea de muitos, devido a uma estrutura ligada ao pecado, de que no pode haver amor no ato que nos concebeu. Semorile comenta que as conseqncias de um ato sem amor impregnam a alma do fruto desta ao. A Caverna, de

80

Jos Saramago, uma das raras obras literrias em que a gravidez o ponto de abertura e o fechamento do livro. ainda Saramago quem toca novamente no tema da concepo, criando um modo particular de ver tais eventos, em O Evangelho Segundo Jesus Cristo. (SEMORILE, 2006) Ao fazer a ponte entre as artes plsticas e a concepo, o professor que ensina Cincia do Incio da Vida, poderia ter uma boa chance de falar sobre a Histria da Msica, j que a musica vista como a mais espiritual das artes. Aqui podemos pensar tambm que a msica nos remonta questo das freqncias e dos tempos, essenciais para a concepo consciente. questo de um casal dar-se conta de que freqncia ele est, at mesmo de que msica ouve neste momento, assim como importante que a grvida leve em conta a msica que ouvir durante a gravidez. A autora tem uma experincia de ensino de alguns anos, na qual debruou-se sobre a Histria do desenvolvimento da conscincia, utilizando material de slides de quadros que retratam a Histria do cristianismo, alm da beleza da arte de retratar de tantos gnios. Em suas aulas, depois do assunto falado, a exposio de imagens era introduzida junto com msica, a fim de mergulhar os alunos numa experincia importante de conexo com o conhecimento, a qual toma um colorido particular para cada aluno, mas tem a fora que s as grandes imagens arquetpicas podem evocar. Acompanhadas pela msica da poca em que os quadros surgiram, esta exposio de cerca de 20 minutos possibilita uma grande experincia, especialmente se, depois, os alunos podem ficar em silncio por alguns minutos. A autora entende que a unio da msica conectada ao tempo em que a imagem foi criada um poderoso recurso pedaggico. Deste modo, foi feito um roteiro que absolutamente no pretende cobrir a Histria da msica ou da pintura, mas busca ser uma inspirao para os professores, como linha didtica de conduo.

81

No Livro Four Pharmacopoeias (Quatro Farmacopias), escrito h 1.100 anos, no Tibet, encontramos a ilustrao abaixo. Esta ilustrao antecipa o conhecimento revelado pela embriologia moderna de que existem estgios no desenvolvimento embriolgico. Primeiro, o estgio em que o embrio tem grande semelhana a um peixe; no segundo estgio a similitude com uma tartaruga ou com qualquer anfbio ntida; e o ltimo estgio o do porco, onde do-se as semelhanas entre os embries mamferos. Isto uma lei da embriologia: a ontologia recapitula a filogenia. (HUAIZHI, 1989)

Figura 1: As Quatro Farmacopias (HUAIZHI, 1989, p. 125) Na seqncia em detalhes, observamos a ilustrao da alma da criana chegando na concepo e depois observamos a imaginao durante a gravidez, bem representada.

82

Figura 2: As Quatro Farmacopias (detalhe) (HUAIZHI, 1989, p. 125)

Figura 3: As Quatro Farmacopias (detalhe) (HUAIZHI, 1989, p. 125)

Figura 4: As Quatro Farmacopias (detalhe) (HUAIZHI, 1989, p. 125)

Figura 5: As Quatro Farmacopias (detalhe) (HUAIZHI, 1989, p. 125)

Figura 6: As Quatro Farmacopias (detalhe) (HUAIZHI, 1989, p. 125)

83

Figura 7: As Quatro Farmacopias (detalhe) (HUAIZHI, 1989, p. 125)

Figura 8: As Quatro Farmacopias (detalhe) (HUAIZHI, 1989, p. 125) A concepo consciente de Maria assinalada, na arte, atravs dos quadros de Anunciao, que so muitos, realizados por pintores diferentes, em pocas diferentes. Mas, no Pr-Renascimento e no Renascimento estes quadros so mais comuns, dado que, at o Barroco, os temas bblicos eram de forte expresso nas artes. A msica talvez tenha sido a primeira arte a se desenvolver na humanidade a partir do ritmo e dos sons do planeta. O homem cantava por razes distintas, para combater o medo, porque se fascinava pelos sons volta, ou quando encontrava um companheiro ou grupos de semelhantes. A primeira das artes tambm a arte que vai ser muito importante no perodo da concepo, gestao no primeiro ano de vida de um beb. E os pais s podero presentear seu filho de tal msica, se muitos anos antes eles prprios tiverem desenvolvido gosto pela msica que iro apresentar ao filho. necessrio que os jovens tenham desenvolvido uma proximidade com este tipo de msica, que tenham se familiarizado com os compositores, a ponto de apreciar tal gnero musical. importante que os professores, ao mostrarem como

84

viviam os grandes msicos, possam falar das circunstncias de suas vidas, que retratavam um quadro maior de como vivia a sociedade. Os grandes msicos ou serviam aos poderosos do seu tempo, ou viviam em misria. Um mundo novo, um mundo fraterno comea por ouvidos sintonizados na msica. Alguns milhares de anos depois, a msica se junta matemtica e escola pentafnica (cinco notas), na Era Comum, na Pr-Histria. A escala heptafnica (sete notas) surge em 3000 a.C. Pitgoras, em 540 a.C. Ao ensinar a escala musical num conjunto de sinos graduados, acreditava que muito do universo podia ser explicado atravs da teoria dos nmeros. Ele afirmava que cada planeta emitia uma nota musical distinta enquanto girava a msica das esferas e que as notas juntas formavam uma escala. Isto ento definiu uma relao matemtica precisa entre as notas de uma escala e deu incio ao princpio da oitava, descoberto ao cortar ao meio uma corda de um instrumento, expresso na razo de 2:1. O intervalo de uma quinta (d-sol, no piano), expresso na razo de 3:2, deu escala sua nota dominante, este o som predominante nos cantos gregorianos, sendo usado na msica para instrumentos de sopro. Outra diferena sutil era d-f ao piano, ou seja, a quarta, que conhecida pelos msicos como nota subdominante. Trs mil anos depois, ainda comum harmonizar todas as melodias pelo truque dos trs acordes, onde se usam os acordes de trs notas formuladas por Pitgoras: a tnica, a dominante e a subdominante. (MANN, 1987) Ouvir a msica das esferas, dentro da tradio inicitica, significa um sinal de iniciao. O que mostra aquilo que Schur aponta: Pitgoras foi um grande iniciado. (SCHUR, 2003) Como aconteceu, entre outros, com Omraam Mikhal Avanhov, na Bulgria, pelo que conta sua biografia. Ele afirmava que o compositor cuja msica teria vindo das esferas para Terra foi Beethoven. (FRENETTE, 2007) Entre 325 e 1450, surge com fora uma nova religio, a catlica, e ela exige uma nova msica. J havia o canto judaico, mas tambm o canto dos gregos clssicos e da Roma

85

Imperial. Na Frana, havia o Rito Gauls; na Espanha, os mouros-cristos dominaram a msica litrgica desde o sculo VIII, e, em Constantinopla, florescia o Rito Bizantino. Assim, a msica ia se sofisticando cada vez mais. Quando cada nota correspondia a uma palavra era fcil, mas quando cada slaba era atribuda a vrias notas, tornava-se difcil. Assim surgem os hinos com suas seqncias e seus tropos (sees intermedirias). Com tal complexidade surge a necessidade da notao e, em torno de 600 d.C., o papa Gregrio, o Grande, determinou que fossem sistematizadas as variaes da escala, ou o modo musical, usada na msica litrgica crist. (MANN, 1987) No sculo XI, a msica secular cantada com longos poemas, surgem as canes de gesta, as cantigas das Cruzadas (a partir de 1096) e as cantigas dos trovadores, todas monofnicas composies poticas sem acompanhamento musical. Embora a idia romntica transmitida fosse a de trovadores cantando com seus alades, no h registro histrico disto. Um trovador importante foi Bernard de Ventadorn, levado por Eleanor de Aquitnia para sua corte, na Inglaterra, quando se casou com Henrique II. Ela foi me de Ricardo Corao de Leo. Na Alemanha, os trovadores designavam-se a si prprios de Minnesnger, cantores do amor, do amor corts, separado do prazer fsico. O trovador mais conhecido foi Walter von der Vogelwide (1170-1230), retratado na pera Tannhuser (1845), de Wagner, uma histria sobre trovadores e seus rodeios medievais. (MANN, 1987) A forma musical do sculo XIII foi o motete (do francs mot palavra), cuja essncia consistia na introduo de textos profanos em vernculo. Em Frana, Espanha e Inglaterra existem hinos em lngua nacional e no em latim. H msica profana escrita com sofisticao. Surge o cnone entre compositores ingleses e, depois, malgrado o descontentamento da igreja, eles se espalham por toda a Europa. (MANN, 1987)
O conceito de cnone , ao mesmo tempo, intelectual e ingnuo. A criana fica encantada e fascinada ao descobrir que resulta harmonia quando algum segue a melodia comeada pelo companheiro; o compositor erudito deleita-se com a criao de tais compilaes, levando-as assim ainda mais longe. (MANN, 1987, p. 32)

86

s vezes, os compositores compunham cnones enigmticos para serem resolvidos pelos cantores, semelhantes a palavras cruzadas. (MANN, 1987) A ars nova comea na Itlia, no sculo XIV, e propaga-se para a Frana. Alguns representantes deste estilo so Philippe de Vitry (1291-1361) e Guillaume de Machaut (13001377). No fim do sculo XIII, as tradies de msica litrgica primitiva coexistiam com a intelectualidade da ars nova e com a msica alegre do povo. Guillaume Dufay (1400-1474), fundador da escola Flamenga, geralmente conhecido como o compositor que ultrapassou o abismo entre msica sacra e profana. Com grande influncia na msica, seus discpulos dominaram esta arte que foi feita por dois sculos na Europa. Ele foi considerado responsvel pela ponte entre a msica medieval e a msica renascentista. Alm dele, historiadores consideram Gilles Binchois e Dunstable como os compositores que influenciaram a nova msica. Jean Ockeghem foi admirado pelas geraes seguintes por sua habilidade matemtica na ars nova. Com o que aprendeu com Ockeghem, Josquin Desprez (1440-1521), outro compositor, levou a msica da Idade Mdia para a Renascena, atravessando da Blgica at Frana, chegando Itlia, de onde levou a chanson para muito longe e serviu a vrios reis. (MANN, 1987) Na Frana, floresceu a Chanson, semelhante ao madrigal italiano e, como o lied alemo, multisonora, lembrando uma descrio de acontecimentos ou crnicas. Muitos estiveram neste gnero. Clment Jannequin (1485-1560) era um poeta musical. Alude ao canto de pssaros mais realisticamente do que, mais tarde, fariam Vivaldi e Beethoven. Conta estrias caricatas, intrigas de comadres, cenas de rua, cavaleiros, e estrias de guerra, s quais se dedica, especialmente. (PAHLEN, 1991) Havia, naquele tempo, um predomnio temtico e a msica se dirigia, dominantemente, para a religio. Henrich Finck (1445-1527) comps msica religiosa e canes, terminando sua carreira como mestre de capela de Viena. O suo Ludwig Senfl (1488-1543) dominava o

87

gnero alemo e italiano, e, com humor e lirismo, foi um dos primeiros compositores que deixou a condio dominante de somente escrever para a igreja para compor canes bastante populares, das quais 250 tornaram-se conhecidas. (PAHLEN, 1991) A cano alem floresceu com os minnesnger, mestres cantores, msicos que no se enquadravam nestas duas tendncias e que vinham de diferentes regies. Um dos que se destacou foi o flamengo Henrich Isaac que nasceu em Bruges (1450-1517). Isaac foi organista da corte dos Medicis, comps Innsbruck ich muss dich lassen (Innsbruch, preciso deixar-te), que, mais tarde, tornar-se-ia famosa entoada em corais protestantes. Algumas msicas deste compositor chegaram at os tempos modernos. (PAHLEN, 1991)

Figura 9: Anunciao e Visitao, de Melchior Broederlam. Do lado esquerdo do altar um painel num trptico, no altar do Monastrio Cartusiano, Monastrio de Dijon, 1399. leo em Tmpera, 167 x 125 cm, Muse des Beaux-Arts, Dijon, Frana. (OLGAS GALLERY,o)

Enquanto isto, na pintura, Melchior Broederlam, que nasceu em Ypres, no se sabe em que data, tornou-se um ativo pintor flamengo, falecendo em 1409. Trabalhou em sua oficina, onde teve muitos alunos. Pintor de quadros e, tambm, de azulejos, desde 1381 Broederlam trabalhou com o conde de Flandres e, mais tarde, com o duque de Borgonha, Felipe, O Temerrio, quem o nomeou pintor da corte. Sua obra, que chegou at os nossos dias, foram os quatro painis exteriores do altar, dois dos quais atualmente esto no Museu Dijon: A Anunciao, A Visitao no Templo, A Apresentao no Templo e a Fuga para o Egito. Seu estilo miniaturista e sua pintura representa o mais importante smbolo de unio

88

da escola franco-borgonhesa, a qual influenciou as regies de Frana do Norte, Flandres, Holanda e Alemanha, antes das pinturas de Van Eyck. Sua tcnica a tmpera com tentativas a leo, antecedendo Van Eyck. (CHIC et al., 1964a) Robert Campin nasceu em 1380, em Valenciennes, e morreu em Tournai, em 1444. Foi professor de Roger van der Weyden. Hoje sua obra considerada como a origem da pintura flamenga. Este artista gozou da proteo de Margarita de Borgonha e, devido a tal proteo, pode escapar de castigos por adultrio, assim como pode manter o atelier e ensinar. (CHIC et al., 1964a)

Figura 10: A Anunciao, de Robert Campin. esquerda, o painel central do trptico, 1425. leo em Madeira, The Metropolitan Museum of Art, Nova Iorque, USA. (OLGAS GALLERY, p) A vida de Fra Giovanni da Fiesole, batizado como Guido di Piero, nascido em torno de 1395, em di de Vicchio Mugello, e morto em Roma, em 1455, material de lenda. Fra Anglico, como se tornou conhecido aps sua morte o nome Beato era um comentrio sobre sua pintura e no uma referncia para a beatificao, que s aconteceu em 1984. Fra Angelico era um dominicano e um mendicante, assim, no fazendo parte de uma ordem fechada, ele era livre para se encontrar e falar com outros na cidade. Entre 1420-1422, ele entrou para o convento de San Domenico, em Fiesole, com seu irmo Benedetto. L produziu os primeiros trabalhos: Retbulo de Altar para o Altar, Retbulo do Altar da Proclamao, A Coroao da Virgem, como tambm os afrescos para o seu monastrio.

89

Fra Angelico no s ganhou reconhecimento como um pintor, mas tambm como autoridade do clero, em tempo mais recente do que de costume. Nos anos 1430, o pintor trabalhou nas igrejas florentinas. Em 1438, ele trabalhou nos afrescos do altar de San Marco, em Florena. Em julho de 1445, Fra Angelico foi chamado por Eugenius IV para Roma, onde pintou afrescos na capela do Santssimo Sacramento, depois destruda pelo Papa Paulo III. (OLGAS GALLERY, 1434)

Figura 11: Anunciao, de Fra Anglico, painel em tmperas, 175 x 180. Museu Diocesano, Cortona, Itlia. (OLGAS GALLERY, 1434; VICENS, 1978b, p. 191; BERNARD, 1989, p. 37; LOPERA e ANDRADE, 1995, p.110) Fra Filippo Lippi um dos sucessores mais importantes de Masaccio. Ele entrou no monastrio de Santa Maria del Carmine, em Florena, em 1421, e pode observar a produo decorativa em curso, na Capela de Brancacci, utilizando, mais tarde, esta experincia em seu primeiro trabalho, os afrescos nas abbadas de claustro do monastrio, em 1432. Com a decorao do coro da catedral, em Prato, entre 1452 e 1465, seu desenvolvimento artstico alcanou sua culminao, passando a ser Fra Angelico um dos maiores pintores de afresco do seu tempo. Lippi era o capelo da Santa Margherita, em Prato, em 1456, mas teve que deixar a ordem, pois tinha se apaixonado pela freira Lucretia Buti com quem teve um filho, Filippino Lippi (nascido aproximadamente em 1457), que foi aluno e assistente de Botticelli,

90

desenvolvendo um estilo maneirista. Botticelli, alis, fora aluno de seu pai. Lippi pintou vrias verses de A Adorao. Com sua atmosfera de conto de fadas, criada por luz e sombra, o rico uso do ouro, este painel representa uma das melhores realizaes do perodo. (VICENS, 1978b)

Figura 12: A Anunciao, de Fra Filippo Lippi. Palcio Barberini, Roma. (VICENS, 1978b, p. 197)

Figura 13: Anunciao do L Murate, de Fra Filippo Lippi, 1443, Munique, Alt Pinakothek. (HOLMES, 1999, p. 233) Dois irmos catales, no sculo XIV, colaboravam um com outro em seus trabalhos. Jaume Serra, o mais velho, que nasceu em 1394, segundo Loyola (...) um dos pintores medievais que mais influncia exerceu sobre os seus contemporneos. Sua nica obra documentada o retbulo do Santo Sepulcro, em Zaragoza, revelando um conhecimento adquirido da pintura sienense, diretamente de Ferrer Massa. Pere Serra, seu irmo e discpulo,

91

um dos pintores mais ilustres que produziu a esttica toscana. O retbulo do Esprito Santo sua obra-prima e, segundo Loyola: Poucas vezes, na arte medieval, ter se realizado com tanto xito uma to vasta exposio teolgica. Do terceiro irmo, Joan Serra, nada se conhece. (CHIC et al., 1964b)

Figura 14: Anunciao, de Pedro Serra, 1395. Pinacoteca de Brera. (PINACOTECA DI BRERA, 1395) Leonardo da Vinci nasceu em Anchiano, em 1452, e faleceu em 1519. Foi pintor do perodo Renascentista, do Il Cinquecento, referindo-se ao sculo XVI. So seus contemporneos Miguel ngelo, Rafael, Ticiano, Corregio, Giorgione, Drere Holbein, no norte da Europa, dentre muitos mestres famosos deste tempo. Da Vinci foi aprendiz de Andra Verrocchio (1435-1488). Estudou posturas, movimentos dos corpos, no foi somente um anatomista, mas conseguiu perceber as traes dos msculos em movimento, e o arranjo dinmico dos corpos. Leonardo, tal como Shakespeare, era um homem de pouco latim e ainda menos grego, numa poca de homens em universidades e de admiradores do saber antigo, ele estava s interessado em seus prprios experimentos. Quando se deparava com problemas, no confiava nas autoridades, ia para a experimentao criativa. Nada na natureza lhe era indiferente, tudo despertava sua curiosidade. Sua engenhosidade era admirada entre seus contemporneos. Como msico, era muito apreciado na poca, mas, no se tem como apreciar hoje o que ele comps. Leonardo era canhoto, escrevia da direita para a esquerda e

92

suas notas s podiam ser lidas com uso de espelho. Em um de seus escritos est O sol no se move, o que o antecipa a Coprnico. Muitas vezes, comeava uma obra encomendada e s a entregava, independente de prazo, quando ele a julgava terminada. A Gioconda, por exemplo, leva 24 anos pintando. Muitas de suas obras ficaram inconclusas. (GOMBRICH, 1983)

Figura 15: Anunciao, de Leonardo da Vinci, 1475, leo em tmpera e madeira. Uffizi Gallery, Florena, Itlia. (OLGAS GALLERY, m) Alessandro Botticelli nasceu em 1446 e faleceu em 1510. Um dos seus quadros mais famosos o Nascimento de Vnus, encomendado por um dos Medicis. Decorou as paredes da Capela Sistina com Ghirlandajo e outros. (GOMBRICH, 1983) Foi um pintor, prolfico, porm, por fora das angstias que passou durante a revoluo ocorrida em Florena, da Igreja contra os Medicis, ele prprio destruiu grande parte de sua obra.

Figura 16: Anunciao, de Alessandro Botticelli, painel em tmperas. Galleria degli Uffizi, Florena, Itlia. (BERNARD, 1989, p. 43; WADIA, 1987, p. 38) Antes de 1500, as obras musicais limitavam-se a umas poucas partituras manuscritas para sua divulgao. Alguma possibilidade de divulgao comeava a acontecer devido ao

93

comrcio. At este tempo, a msica era de dois tempos, as mos do msico-patro e do compositor-cliente. Mas, desde esta poca, essa dade ganha a figura do editor grfico, o divulgador. Isto gerou lucro das composies, embora este fosse mais para o editor do que para o compositor, situao que permanece at os dias atuais. As msicas passaram a ser avaliadas com valor monetrio. Porm, ainda por bastante tempo, nenhum msico poderia pretender viver de seu ofcio. Tal como nas outras artes, nesta tambm a figura do mecenas era fundamental para dar ao msico a condio de sobreviver, e mesmo de enriquecer. S no sculo XVIII, Mozart ousar manter-se dos rendimentos de concertos e composies. Beethoven ser bem sucedido alguns anos depois, embora em sua poca o mecenato ainda existisse. (PAHLEN, 1991) A Idade de Ouro da Msica surge no sculo XVI. Os msicos ficaram fascinados com a obra e o estilo de Petrarca, cujos canzoniere (cancioneiros ou livros de poemas a serem cantados) foram publicados em Veneza, em 1501. Os compositores flamengos, na Itlia, criaram uma msica mais flexvel, emotiva e expressiva para os versos preferidos de Petrarca e para as imitaes contemporneas de Tasso, Ariosto, Michelangelo e outros, e por volta de 1520, surgem as chamadas madrigali, msica a ser cantada por trs ou sete vozes, sem acompanhamento, com a cadncia refletindo as emoes. Hoje, os madrigais so cantados por coros. Naquela ocasio qualquer pessoa educada deveria saber cantar e tocar um instrumento, o mais comum era o alade. Na metade do sculo, longos episdios narrativos de Virglio ou Dante, ou os picos de Ariosto e Tasso acerca de Carlos Magno e seus cruzados, eram adaptados para os madrigais, entrecortados por narraes. (MANN, 1987) Mas, no sculo XVI, a msica que at ento tinha direo dominantemente religiosa, abre um imenso leque de possibilidades. So produzidas msica litrgica, msicas para rgo e coral no estilo a cappella, msica de cmara para a corte e msica para as noites de festas nas residncias da burguesia. A predominam os cantos solos, os arpejos de alade e,

94

esporadicamente, outros instrumentos: harpa e flauta comeam a ser introduzidas. Nos palcios e entre os burgueses, os madrigais so a forma mais solicitada. So canes baseadas em modelos poticos, poemas como de Dante, Petrarca e Boccaccio, e depois Torquato Tasso, em princpio, a vrias vozes. Dos nomes que chegaram aos nossos tempos destacam-se: Philipp Verdelot, Adrian Willaert, Jacob Arcadelt, Francisco Landino, Jacopo do Bologna, Giovanni da Cascia. Aps uma curta decadncia, o madrigal retornou no sculo XVI, para ocupar o primeiro plano, em que aparece uma cano com ttulo, em 1530. (PAHLEN, 1991) Ainda no sculo XVI, surge a Commedia dellarte, na Itlia, representada por companhias itinerantes, em representaes estilizadas e cmicas de personagens tolos ou intrigas amorosas. Alguns destes personagens chegaram ao nosso tempo, nas pantomimas de Natal, na Europa: Arlequim, com seu traje brilhante, desenho losangular e mscara de domin; Colombina, o verdadeiro amor de Arlequim; o covarde Fracasso, e o personagem Pedrolino, que se tornou particularmente famoso na Frana, onde acabou por se tornar o Pierr, triste e desventurado. Estes espetculos aconteciam na rua e ficaram famosos por toda a Europa, at o sculo XVIII. Um filme de Marcel Carn, Ls Enfants du Pardis (As Crianas do Paraso) recria a vida destas companhias. (MANN, 1987) Surge no sculo XVI a espineta, o primeiro instrumento de teclado, era uma verso do cravo, s que menor e mais barata. Sua funo parece ter sido fazer acompanhamentos no lar. O cravo pertence famlia de instrumentos de cordas beliscadas, foi a forma mais simples e suave do clavicrdio, que evoluiu para o pianoforte, no sculo XVIII. (MANN, 1987) Tambm no sculo XVI, surge o violino, diferente das violas, permitia ser tocado enquanto se caminhava. A Itlia foi seu bero, em Brscia, Gasparo de Sal (1540-1609) parece ter sido o primeiro fabricante do instrumento a obter xito. Em Cremona foi aperfeioado por Andra Guarneri (1626 -1698) e Antonio Stradivarius (1644-1737), que fez mais de 100 instrumentos, tanto violas, como violoncelos e violinos. O Tirol tambm

95

produziu instrumentos e seus grandes artfices foram: Matthias Klotz e Jacob Stainer. Afinal, a fabricao de um violino complexa, so cerca de setenta componentes, madeira especialmente selecionada para cada componente e, depois, requintada manufatura. (MANN, 1987) O maior compositor ingls foi John Dowland (1563-1629), internacionalmente conhecido como alaudista e por suas publicaes de peas para alade. Nesta poca, Shakespeare escreveu Hamlet, no perodo em que Dowland encontrava-se na corte de Elsinore. Ele era catlico e no desejava ser perseguido pelas autoridades protestantes, e isto o fazia viajar muito. (MANN, 1987) Em Veneza, atuaram os dois Gabrielis, o tio e sobrinho. Andra Gabrieli (1510-1586), organista, foi incumbido de compor msica comemorativa para a coroao de Henrique III, da Frana, em 1574, e escreveu missas e madrigais, orientou Hans Leo Hassler (1554-1612) na composio de lied e de msica religiosa. Em Roma, Girolamo Frescobaldi (1583-1643) fez concertos para rgo, tantos que acredita-se que tenha atrado at 30 mil expectadores. Durante 35 anos tocou sob a cpula erguida a partir dos desenhos de Miguel ngelo. (PAHLEN, 1991) Foram trs os grandes mestres da derradeira fase da polifonia: Orlando di Lasso, flamengo, Giovanni Pierluigi da Palestrina, italiano, e Toms Lus de Victoria, espanhol. Entre os compositores de madrigais de maior expresso esto Luca Marenzio (1560-1597) e Gesualdo, Prncipe de Venosa (1560-1640). Este ltimo cria uma riqueza harmnica at ento insuspeita, suas evolues cromticas estavam 300 anos frente de sua poca. (PAHLEN, 1991) O livro das Horas o manuscrito mais conhecido do baixo Renascimento italiano, embora sua concepo siga modelos medievais. Seu doador foi um alto dignatrio da igreja que foi investido como cardeal com 14 anos de idade e vestiu a roupa prpura por mais de

96

meio sculo. As ilustraes so obra de Giulio Clovio, a quem o escritor italiano Giorgio Vasari referiu-se como sendo o melhor miniaturista de todos os tempos. Acredita-se que este trabalho demorou nove anos para ser concludo. Os mitos cosmognicos, que aparecem em quase todas as culturas so marcados pelos momentos: caos, separao original dos elementos, o um que se transforma em dois, a criao dos elementos, e, por fim, a criao dos homens. Existe, em muitos, uma interdio de Deus aos homens por algo que eles querem saber e, a partir da, eles perdem para sempre a ingenuidade, o que no deixa de ser um estado de inconscincia. A partir da, a conscincia se desenvolve, com trabalho, necessariamente, visto que expandir a conscincia demanda esforo. (MELLO, 1991; JUNG, 1980, 1986, 2000, 1982, 1985a) Este quadro, da figura 17, evoca, estando direita, o ato de pegar o conhecimento mas, um conhecimento que ainda foi movido pela curiosidade, pela razo, o conhecimento que levou da descoberta do fogo a tudo o mais e, esquerda, o conhecimento do corao, o amor, que unir tudo o que esteve separado, mas no mais em caos, e sim em significados de valores, pois o sentimento o que permite valorar as coisas. O conhecimento que surge a partir do amor a conscincia profunda. (JUNG, 1982, 1985, 2000, 1971c; LUZES, 2003) Este quadro indica Maria e Jesus esquerda evocando um nascimento com conscincia, uma gestao cuidadosa, um parto ntimo e uma criana recebida e adorada, esta a proposta da Cincia do Incio da Vida. No bastante para a humanidade ter apanhado a ma, o momento de ampliar a experincia humana. No basta saber fazer, agora necessrio cuidar para que a sensibilidade humana se desenvolva.

97

Figura 17: Ore Di Nostra Donna Livro das Horas do Cardeal Alejandro Farnesio e de Giulio Clovio, 1546, 172 X 108, 114 folhas. (WALTHER, 2005, p.432) Mathias Grnewald nasceu em Wrzburg, em 1475, e faleceu em Halle, em 1528. Contemporneo de Durero, foi aprendiz de joalheiro em Estrasburgo e, mais tarde, foi para Colmar onde estudou pintura. Em 1509 foi nomeado pintor da corte pelo arcebispo Ulrik de Gemmingen. Mas viveu uma vida nmade. Sua obra mxima o Retbulo de Isenheim, destinado ao Mosteiro de Santo Antonio, da cidade. Tinha a finalidade no s de embelezamento, mas tambm de cura, e para l eram levados doentes. Esta prtica de conduzir doentes a imagens curativas vinha da tradio hipocrtica. Ranier Maria Rilke o considerava uma obra emocionante e Karl Bath, telogo protestante, considera a representao encontrada neste Retbulo a mais atormentada crucificao da histria da pintura. Foi um pintor do gtico tardio. (PASQUAL e PIQU, 1996a)

98

Figura 18: A Anunciao, A Virgem com o Menino, o Concerto dos Anjos e A Ressurreio, de Mathias Grnewald (segundo o aspecto do Polptico de Isenheim), 1515, painel, cada postigo ou volante 2,69 X 1,42 m; painel central, 2,69 X 3,42m. Museu Unterliden, Colmar. (JANSON, 1989, p. 484-485; JANSON, 1989, p. 238 -239; JANSON e JANSON, 1988) A arte pertencia classe superior e a msica seguia esta trajetria. LOrfeu (Orfeu), de Monteverdi (1567 -1643), cuja estria foi um marco revolucionrio na histria da msica, despertou a ateno de uma nfima parte da populao, em Mntua. (PAHLEN, 1991) Foi composta por Claudio Monteverdi sobre um poema de Alessandro Striggio. estreou na Academia degl'Invaghiti, em Mntua, em fevereiro de 1607, no Teatro da Corte de Mntua. Foi publicada em Veneza, em 1609. No sculo XX foi reestreada em uma verso em concerto em Paris, em 1904. (WIKIPDIA, 2007) Francesco Cavalli (1602 1676), foi sucessor de Monteverdi, provavelmente seu discpulo. Tem sido executado em nosso tempo, em peras cmicas, com apurada tcnica. Nas peras podemos ainda destacar Calisto, Orimundo, Jaso. (MANN, 1987) Na Itlia, no sculo XVI, as mulheres eram proibidas de cantarem no palco e mesmo nos coros. A mxima de So Paulo Que as vossas mulheres guardem silncio nas igrejas era rigorosamente seguida. A voz do castrato desenvolveu-se para resolver este problema. A prtica da castrao foi usada desde 1565, na Capela Sistina, e era comum, at 1574, em Munique. Os homens castrados eram muito altos e desproporcionais. Um jovem castrado podia se tornar fonte de lucro para os seus pais. Na poca do barroco italiano do sculo XVIII e at a poca de Rossini e Meybeer, no sculo XIX, os castrati tinham ainda papis em suas

99

peras. Quando Janet Baker canta Jlio Cesar, pera de Haendel, ela substituiu um castrato italiano. O ltimo castrati morreu em 1922, tendo gravado muitos discos. (MANN, 1987) Orazio Lomi (1563-1617), denominado Gentileschi, foi admirador de Caravaggio, morreu com 37 anos e no chegou a deixar discpulos. Procurou seguir a percepo de luz que seu admirado tanto trabalhava com maestria.

Figura 19: Anunciao, de Gentileschi, leo em tela, 289 X 198 cm. Galleria Sabauda, Turim. (BERNARD, 1989, p.48; VICENS, 1978 d, p. 56) Na Alemanha surge um nome importante na msica: Heinrich Schtz (1585-1672), portanto cem anos mais velho do que Bach. Comps madrigais e a pera Daphne, introduzindo esta forma na Alemanha. Foi mestre da Capela em Dresden, escreveu Os Salmos de David, As Sete Palavras na Cruz, Histria de Natal, Salmos 100 e 119, Magnificat, para coro duplo, em 1671. Fez contato com Giovanni Gabrieli, deste modo floresceu por muito tempo uma msica importante na Itlia, que s teve expresso similar na Alemanha, poca de Hasse, Handel, Gluck e Mozart. Na Itlia, a tragdia grega se deslocou no tempo para viver a Camerata Fiorentina, evoluindo da para a pera. (PAHLEN, 1991)

100

Nicolas Poussin, pintor francs que nasceu em 1594 e faleceu em Roma, em 1665. Recebeu uma slida educao, pois seus pais eram nobres, o ambiente familiar dava mais peso cincia do que religio. Foi cercado pelo tempo em que Galileu escreveu Saggiatore, em 1623 e Descartes que escreveu O Discurso do Mtodo, falando da independncia da razo, seu livro nasce na necessidade de reflexo sobre as injustias emocionais cometidas pela Inquisio. (PASQUAL E PIQU, 1996b) Descartes busca a mente que sabe avaliar. Talvez tenha a cometido seu erro, pois a mente no avalia, quem valora o sentimento, que posto de lado, pode levar a juzos tambm distorcidos. (JUNG, 1971; LUZES, 2003) Porm aos 17 anos Poussin superou sua formao racionalista, fugiu de casa para seguir o pintor Quintin Varin, que o aconselhou a seguir para Paris. Adoeceu e teve de voltar casa paterna. Comea a pintar em sua cidade, e depois vai para Roma. S encontrou seu estilo prprio aos 36 anos. Pinta Parmaso, hoje no Prado, quando casa-se com Anne-Marie Daught, um de seus poucos amigos Claude de Lorrain, Poussin como sua pintura cuidadosa. um estudioso, refinado. Um quadro que o notabilizou Et in Arcdia Ego, foi requerido capital por Luis XIII e Richelieu. Na Frana sofre com a inveja e hostilidade de pintores que se viam obrigados a pintar rapidamente e, portanto, sem esmero, para sobreviver, o que se contrapunha com a elegncia e cuidado de Poussin; este, assim, retorna para Roma. Comea a pintar de modo hermtico, e s entendido por poucos. Sem preocupaes econmicas pode pintar livremente. A fama cresceu, mas comeou a perder a sade. Ainda assim pinta As Estaes do Ano, depois de concluda sua esposa morre e um ano depois ele falece. (PASQUAL E PIQU, 1996b)

101

Figura 20: Anunciao, de Nicolas Poussin, 1655, leo em tela. National Gallery, Londres. (NATIONAL GALLERY, 2007) Outro compositor alemo importante na poca foi Johann Hermann Schein que foi, a partir de 1615, mestre-de-capela da corte de Weimar, um ano depois tornou-se cantor da Igreja de So Toms de Leipzig, remoto antecessor de Bach, em ambos os postos. Compunha msica sacra e profana, em alemo e italiano. A Reforma, de Lutero, mudou a msica na Alemanha, puxando para a simplicidade e interiorizao. Havia enorme demanda para msica protestante, tais msicas vieram a substituir o canto gregoriano, e a polifonia dos cnticos novos. Surgem ento: Michael Schultze o Praetorius, Jan Adams Reiken, Franz Tunder, Sigmund Staden compositor de uma das primeiras peras alems, Seelewig Sebastian Knpfer, Johann Pachelbel, brilhante organista, cujas composies chegaram at os dias de hoje com a fora e beleza como o seu Cnon. (PAHLEN, 1991) Um perito em muitos estilos, e que compunha para o rei foi Henry Purcell (1659 -1695), seja no estilo italiano seja no ingls, sutes de danas para teclado, sonatas para trio de vrios movimentos. Costuma ser classificado como o maior compositor da Inglaterra, at os dias de hoje comove seus ouvintes. A msica que comps em 1691, King Artur (Rei Artur), torna-se bem conhecida. (MANN, 1987) Estudos de psicologia pr-natal enfatizam que a msica renascentista e barroca so boas para as grvidas ouvirem, pois parece ter efeito calmante sob os fetos, curioso, que tambm para os adultos elas so estimulantes do hemisfrio direito. Segundo estudos feitos por psiquiatras do Instituo Nacional de Sade Mental dos Estados Unidos, as mulheres tendem a

102

usar mais os dois hemisfrios. As funes do lado direito so mais fortes no crebro feminino, enquanto o esquerdo mais forte no masculino. Esta mescla, por aqueles estudiosos confere mulher uma natural capacidade de decifrar significados sutis de linguagem, combinar diversos elementos, realizar trabalhos manuais delicados, ser empticas com as pessoas, gerar idias por meio de palavras, identificar a falta de um elemento visual que faa parte de uma amostra. Pois o hemisfrio direito mais Yin, sendo feminino, geral, inconsistente, catico, compreensivo, artstico, emocional, ligado matria. o hemisfrio da sensibilidade e da intuio, facilita a meditao. (PEYCHAUX, 2003) Bartomom Steban Murillo nascido em Sevilha em 1617 e falecido na mesma cidade em 1682. Os pais morreram quando ele tinha nove anos, ele e seus trezes irmos eram alguns dos muitos rfos da cidade. Ele era o caula e seu cunhado cirurgio, mesma profisso do pai de Murillo, encarregou-se de seus estudos. Quem inicialmente o influenciou foi Zurbarn e Ribera. Sua carreira comea pintando quadros de feira, e parece que nenhum chegou aos tempos modernos. Sua ascenso profissional coincide com a data do seu casamento com Beatriz Cabrera, ele tem nove filhos. Viaja Madri, estuda com Velsquez, funda a Academia Sevilhana de Pintura, uma de suas maiores aspiraes, um centro de formao de futuros artistas, e nela se formam: Herrera, o Moo, Valds Leal. Mas as rivalidades na Academia ocorrem na poca da morte de sua esposa. Dedicou-se depois a seu ateli e criao de seus filhos, no voltando a se casar. Mais tarde, ingressa na Confraria da Caridade, que pretendia aliviar a misria na cidade. Realizou vrias pinturas para o Hospital da Caridade. J havia pintado para o Hospital dos Venerveis de Sevilha, para a Igreja de Santa Maria Branca, o convento dos Capuccinos em Sevilha. Seus quadros famosos so Virgem com Menino, Sagrada Famlia do Passarinho, Bom Pastor, Os Meninos da Concha. Falece de um acidente no atelier. Logo aps sua morte sua fama transpe fronteiras, pelos sculos XVIII e XIX. (PASQUAL e PIQU, 1996b)

103

Figura 21: Anunciao, de Bartomom Steban Murillo, leo em tela, 125 X 103cm, Museu do Prado em Madrid. (VALSECCHI, 1972a, p.335) El Greco viveu de (1541 1614), foi um pintor que nasceu na ilha de Creta, e recebeu este apelido ao chegar em Veneza. Em sua terra natal estava habituado com imagens bizantinas, solenes e rgidas, longe do aspecto natural, sendo um homem apaixonado e devoto, sentia necessidade de representar as histrias sagradas de uma nova e emocionante forma. Ele havia aprendido muito com as composies assimtrica de Tintoretto e, quando chega Espanha, adota o manerismo das figuras alongadas. Escolheu a Espanha pois o fervor mstico era difcil de ser encontrado na mesma intensidade em outro lugar. Embora fosse bem diferente, seus contemporneos no se objetaram ao manerismo de suas formas, como ocorrera com Tintoretto na Itlia. Os estdios de El Greco viviam cheios de encomendas e ele contratava pintores para ajudar nestas encomendas, de tal forma que muitas obras que ostentam seu nome no so to boas. Uma gerao depois, suas obras comearam a ser severamente criticadas e s depois dos anos 1920 que comearam a ser valorizadas. (GOMBRICH, 1983)

104

Figura 22: Anunciao, de El Greco, 91 X 66,5 cm (GIBELLI, 1967f, p. 64) Cornelis van Poelenburgh (1586 1667) foi o fundador da pintura holandesa da paisagem de Italianate. Estudou o manerismo, em Utrecht, com Abraham Bloemaert, mas seus anos em Roma, de 1617 a 1625, foram mais decisivos para seu desenvolvimento. Em Roma, um amigo anotou que Poelenburgh exerceu sobre si mesmo ao mximo para pintar suas figuras maneira de Rafael. Poelenburgh copiou tambm as paisagens de Italianate de Adam Elsheimer, artista alemo, pintadas geralmente no cobre. Alm de seus anos em Roma, Poelenburgh ficou um tempo em Florena e l trabalhou para o gr-duque da Toscnia. Aps o retorno da Itlia, transformou-se em um dos principais artistas de Utrecht. convite do rei, trabalhou na Inglaterra de 1638 a 1641. Poelenburgh pintou algumas pinturas da Histria, mas sua fama se deve s paisagens que freqentemente descrevem as runas romnticas e os fragmentos de santurios, os quais criou aps 1620. (THE GETTY, 2007)

Figura 23: A Anunciao, de Cornelis Van Poelenburgh, 1667, leo em tela, 48 X 41 cm, Kunsthistorisches Museum, Viena. (BERNARD, 1989, p. 49)

105

Jac, que teve o filho do seu amor pleno e consciente Jos, abenoa sua descendncia, neste quadro de Rembrant. Jos procura guiar a mo do pai, quase cego, para tir-la da cabea de Efraim e coloc-la na de Manasses, o primognito. A egpcia Aseneth, filha de Putifar, sacerdote de Helipolis e mulher de Jos, contempla a cena enternecida ao ver o filho mais novo com as mos cruzadas sobre o peito e aurola na cabea, smbolos vivos da f. Rembrandt van Rijn nasceu em Leiden em 1606 e morreu em Amsterd em 1669. O mestre dos mestres da cor fez mais de 60 auto-retratos. Nasceu numa cidade prspera e culta, e trs anos depois a Holanda se apartava da dominao espanhola, podendo, em seguida, prosperar. Foi o caula de seis ou nove irmos, de um pai calvinista e me catlica, muito embora tenha sido independente em questo religiosa, como o foi em muitas outras vises. Aos sete anos, foi para a escola aprender Homero, Aristteles, a Bblia e o latim. Foi para a universidade, porm retornou ao ateli, sua verdadeira paixo. Os temas de sua paixo so a Histria e a Bblia. Pintou muitos auto-retratos custos altos, entre seus clientes, na prspera Amsterd, viveu com sua esposa em condies de luxo. A esposa, Saskia, a quem retratou feliz, tambm retratou-a doente e perdeu-a, assim como perdeu trs filhos, apenas um sobreviveu. Durante a doena da esposa, pinta Cenas da Paixo e, depois de sua morte, pinta A Ressurreio e a Ascenso. Casa-se novamente com a ama do seu filho e, por uma srie de circunstncias, Rembrandt vai falncia. Para agravar, uma lei obriga que os membros do grmio de pintores, cujos bens haviam ido a leilo no podiam fazer negcios. Ento, os amigos Hendrickje e Titus lhe salvam, fundaram uma firma dedicada arte, assim pde continuar pintando sem precisar sair da cidade. Sua animada esposa Hendrickje morreu de peste aos 40 anos. Seu filho logo se casou e, depois de ter uma filha, tambm faleceu. Sua filha do segundo casamento, agora com 15 anos, assiste agonia do pai. Seu ltimo quadro foi de um ancio cego, Simen, que entoa seu canto de despedida vida, bendizendo o menino que acaba de tomar nos braos. (PASQUAL E PIQU, 1996b)

106

Figura 24: Beno de Jac ao filho de Jos, Rembrandt, 1656, leo em tela, Staatliche Kunstsammlungen, Kassel, Alemanha. (VICENS, 1987d, p. 236; MANNERING, 1981, p.71; JANSON, 1989 p.546; SLIVE, 1998, p. 94)

A arte barroca , em grande parte, arte feita por encomenda, assim como foi na Renascena, e seguiu sendo assim at o Romantismo. At l os msicos eram empregados dos grandes senhores, da igreja ou de instituies. Os mestres italianos do Barroco amam, acima de tudo, o som sensual do grande corpo instrumental, um som pomposo. H diferenas acentuadas se a msica se destina igreja ou se destina ao palcio. Os compositores fazem parte da orquestra ou so seu regente. O cravo um instrumento muito presente. Um dos msicos que chegou aos nossos tempos Arcanjo Corelli (1653 -1712) Diz-se que ele levou perfeio a sonata de igreja, ele a fundiu com a sonata de cmara. (PAHLEN, 1991) Ele foi um dos primeiros concertistas, entre os mais importantes so os 12 Concertos grossos opus 6, dos quais o Concerto para a Noite de Natal, Concerto grosso em sol menor opus 6 n 8, comovente. O compositor tambm era um virtuose do violino, viajava como concertista para muitos pases. Caiu em profunda melancolia no fim da vida. (TRANCHEFORT, 1986) No Alto Barroco, surge na Itlia Tomaso Albinoni, que nasceu em Veneza, em 1671, e faleceu na mesma cidade, em 1751. No precisava compor para viver, motivo que faz, at certo ponto, sua obra menos prolfica. Sua produo instrumental, da qual apenas uma parte foi editada quando ainda vivo, o coloca com Vivaldi e Benedetto Marcello entre os melhores compositores Venezianos da poca. Escreveu 50 peras, s quatro sobreviveram. Nove

107

colees de msicas instrumentais. (PAHLEN, 1991) Suas msicas notveis so: O Concerto em r menor opus 9 n 2 e o Concerto em R Maior Opus 9 n 7. A obra conhecida como Adgio de Albinoni um pastiche realizado no sculo XX pelo musiclogo italiano Remo Giazotto, a partir de um baixo cifrado e de alguns compassos de violino desse compositor. (TRANCHEFORT, 1986) No alto Barroco, aparece Johan Sebastian Bach que nasceu em Eisenach, em 1685, e faleceu em 1750. Foi compositor e instrumentista alemo, membro mais importante de grande famlia de msicos, aprendeu os fundamentos de msica com seu pai. Aos 10 anos ficou rfo e foi viver com o irmo organista. Depois de alguns anos, torna-se membro do coro em Lneburg. Casou-se com a prima Maria Brbara Bach (1684 -1720). Em 1708, tornou-se organista da corte, em Weimar, onde escreveu a maioria de suas peas para rgo. Foi convidado pelo prncipe Leolpold de Kthen para ser diretor de msica daquele local, l escreveu grande parte de sua msica orquestral, de cmara e para teclado. Com a morte de sua esposa, voltou a casar-se com Ana Magdalena Wilcken (1701 -1760) e teve 20 filhos dos dois casamentos, vrios tornaram-se msicos eminentes. Em 1723, Bach mudou-se para Leipzig, tornou-se o Kantor da Escola de So Toms; ali escreveu a maior parte de suas obras sacras e permaneceu at o resto de sua vida, faleceu cego. (ISAACS e MARTIN, 1985) Bach mostrou em sua msica a expresso de seus profundos sentimentos religiosos. (HOPKINS, 1989) Comps Sutes, Aberturas para Orquestra, Concertos e suas famosas Fugas.

(TRANCHEFORT, 1986) George Frideric Haendel nasce no mesmo ano que Johann Sebastian Bach, em Hale, 1685, e falece em Londres, em 1759. Recebe uma slida instruo, mas cedo manifesta o dom da msica que foi percebido pelo duque de Saxe-Weissenfels, que o encorajou, contrrio vontade do pai que o queria jurista. Empreende estudos nas duas direes. Em 1702, torna-se titular do rgo da catedral de Halle. Conhece Teleman, na universidade de Direito, de quem

108

fica amigo. Vai para Hamburgo e compe duas peras: Almira e Nero. Depois vai para Florena onde compe centenas de cantatas italianas e, dentre as muitas obras religiosas, o Dixit Dominus. Compe a pera Agripina, que faz sucesso na poca. Vai para Londres onde tem sucesso com sua pera Rinaldo, escreve o Te Deum para a paz de Ultrecht. Escreveu seu mais importante oratrio Messias, cuja estria em Dublin foi o maior triunfo da carreira, fica cego seis anos antes de morrer. Para Beethoven, Haendel foi o maior compositor que j existiu, escreveu concertos e sutes. (TRANCHEFORT, 1986) Na Frana, a famlia Couperin tem a genealogia musical que se observou na famlia Bach. Franois Couperin (1668 -1733), compositor, cravista e organista francs, em 1689 sucedeu o pai como organista de St. Gervais, em Paris. Em 1690, publicou duas missas para rgo e, em 1693, tornou-se organista de Lus XIV, passando a escrever msica para a corte. Suas Pieces de Clavecin, compostas de sutes, contm obras com ttulos descritivos. Dentre as muitas msicas sacras que escreveu est a Leons de Tenbres. (ISAACS e MARTIN, 1985) Na Itlia, Antonio Vivaldi nasceu em 1678 e faleceu em 1741. Compositor e violinista, filho de um violinista, ordenado sacerdote, mas uma doena misteriosa o impede de exercer suas funes sacerdotais, era asmtico. Torna-se compositor, professor, diretor de concertos e de coro do Ospedale della Piet, uma das quatro escolas de msica para moas rfs e abandonadas. L, estas moas tocam todos os instrumentos, sendo esta sua funo principal. Elas passam a ser sua orquestra, para a qual escreveu revolucionrios concertos. Com ele, a arte instrumental alcana colorido e dramaticidade, equivalente pera. Ele exerceu fascinao em Bach, que copiou mo seus concertos e neles se inspirou. Viaja para Viena; nesta poca, sua msica entra em declnio e ele morre pobre e obscuro. O interesse por sua msica s foi acontecer no sculo XX, na moda barroca que neste sculo ocorreu. Escreveu cerca de 450 concertos, dos quais mais de 200 so para violino, em 1711 escreveu Estro Armonico e, em 1725, As Quatro Estaes. Alm, escreveu 70 sonatas, cerca de 50 peras,

109

oratrios, salmos, motetos, cantatas e outras formas de msica sacra. (ISAACS e MARTIN, 1985)

Figura 25: Anunciao, de Anton Raphael Mengs, 1776, leo em tela, 388 x 222 cm. Hermitage, St. Petersburgo, Rssia. (OLGAS GALLERY,a) Anton Raphael Mengs, pintor alemo nascido em Aussig, em 1728, e falecido em 1779. O pai era pintor dinamarqus e achou que seu filho deveria seguir este caminho. Seu nome era devido a Anton Correggio e a Raphael, seus brinquedos de infncia pincis. Aos 13 anos foi levado para estudar em Roma, aos 15, em Dresden. Neste tempo, uma bolsa de estudos permite-lhe desligar-se do pai. Retorna Roma, renuncia sua f israelita e casa-se com a catlica Margherita Guazzi, pinta quadro da figura do rei Carlos III de quem se torna amigo; tais retratos ficaram populares. Pinta O Parmaso. Vai Espanha com Carlos III que foi assumir sua coroa, devido morte do pai. Mengs se instala na Espanha, se afasta da corte depois de intrigas, mas acaba por voltar, mais tarde. Ps em marcha a Real Fabrica de Tapetes que seria importante para Goya, e na histria da arte espanhola. (PASQUAL E PIQU, 1996b)

110

Figura 26: Anunciao, de Anton Raphael Mengs, 1779, leo em papel montado em tela, 69 x 41 cm. Hermitage, St. Petersburgo, Rssia. (OLGAS GALLERY,b) Chama a ateno que desde muito, antes de Gutemberg inventar a prensa de livros em 1456, Maria era pintada nas Anunciaes portando um livro. Este fato se repete e no se pode deixar de refletir porque isto ocorre. Uma primeira relao que se faz com o arqutipo da sacerdotisa, imagem arquetpica que aparece no tarot de Marselha. Nas tradies esotricas, Maria uma grande iniciada, o que indicado pela representao do manto azul e o vestido vermelho que apontam para uma sabedoria do corao. Alm disso, esta imagem arquetpica contm uma referncia importante, que nos liga ao ensino da Cincia do Incio da Vida, visto que necessrio um conhecimento para que a concepo seja consciente e a conseqncia disto a chegada de uma vida transformadora, que exera ao mximo suas possibilidades e que traga profundamente arraigado o sentido de fraternidade, como foi exemplarmente a vida de Cristo. A grande Sacerdotisa est sentada no interior do recinto do seu templo. O que segura na mo o conhecimento da sabedoria esotrica, registros tanto da mente consciente quanto da inconsciente. a eterna deusa do feminino do mundo antigo, com sua dupla coroa, fala de sua alta posio e seu vu que desce. Personifica a mulher perfeita e a essncia de tudo

111

o que prprio da mulher, mas no particularmente no sentido romntico. Pode ser sis, a antiga deusa egpcia da fertilidade. Ela protetora da sabedoria que carrega; assim como a ensina aos demais, uma preceptora. (KAPLAN, 1977)

Figura 27: A Carta da Sacerdotisa n II - Tarot de Marselha. A msica no nasceu em bero de ouro, como exemplo Christoph Willibad Gluck, que nasceu em uma pequena aldeia chamada Erasbash, na Alemanha, em 1714, e faleceu em 1787, em Paris. Fugiu da casa de seu pai, guarda florestal, com 17 anos, foi para Praga, estudou lgica e matemtica, decidiu-se pela msica, como cantor violinista da orquestra do principado. Da foi conduzido para uma orquestra particular em Milo, e tomou o caminho da pera, o que tinha mais sucesso no pblico na poca. Escreveu Orfeo ed Eurdice, Alceste, Parid ed Elena, Iphignie en Aulide, Armida, Iphignie en Tauride, atravs das quais obteve reconhecimento. Deste modo, ele cria um caminho que seria seguido por outros autores de pera. (PAHLEN, 1991; ISAACS e MARTN, 1985) A msica d um salto quando vem ao mundo Wofgang Amadeus Mozart, em Salzburg, ustria, em 1756, e morre em Viena, em 1791. Desde os trs anos, manifesta dons excepcionais para a msica e, aos seis anos, faz sua primeira turn. Ele conheceu as maiores personalidades da poca, Goethe e os msicos como Schubert, em Paris, e Johann Christian Bach, em Londres, que o influenciaram. Menino na Itlia, entrou em contato com compositores como Padre Martini e Giambattista Sammartini. Em 1770, estria em Milo sua

112

pera Mitridate, Re di Ponto, com sucesso. Pai e filho eram tutelados pelo prncipe-arcebispo de Salzburgo e, com a mudana arcebispado, o sucessor era menos sensvel msica. Em 1773, compe seis Quartetos de Corda e a Sinfonia n 25, no ano seguinte, a Sinfonia n 29, Concerto para Fagote, Serenata em R maior K 203, sonatas para piano, K 287, a pera Il Re Pastore. No ano seguinte, compe A Serenata Noturna e a Serenata Haffner. No ano seguinte, o Concerto n 9, que um marco em sua criao, assim como na Histria de concerto para piano. Aumenta a tenso entre o msico e o patrono e Mozart deixa Salzburgo, indo de lugar em lugar. Em Paris, escreve a Sinfonia 31, o Concerto para Flauta e Harpa, as Sonatas para Piano K 310 e K 331. De volta Salzburgo, nomeado o artista da corte da cidade. Depois, vai para Viena e l se casa, em 1782, com Constanze Weber, pouco aps a estria do Rapto do Serralho, tendo incio um perodo frutfero onde cria: A Missa em D menor, a Sinfonia n 36, os Concertos para Piano n 14 e 19, a srie de seis quartetos dedicados a Hadyn. Para sobreviver, d aulas e aparece nos cursos das Academias. Em 1879, representada a pera As Bodas de Fgaro, no ano seguinte, outra pera Don Giovanni. Mas, os problemas materiais se multiplicam, mesmo tendo sido nomeado Compositor da Cmara Imperial e Real. Em 1788, compe suas ltimas trs sinfonias, alm da pera Cos fan tutte, os Quartetos de cordas K 589 e K 590, o Concerto para Piano n17, o Quinteto de Cordas em si Bemol K 614, o Ave Verum K 619, a Clemncia de Tito, o Concerto para Clarineta, e o Rquiem permanece inacabado. Compe a Flauta Mgica. (TRANCHEFORT, 1986) Bernard Shaw queria que esta pera fosse tocada na sua igreja particular. (MANN, 1987) Mozart apresentava A Flauta Mgica, com a casa cheia, ele mesmo ao cravo, fazendo improvisos. Nessa mesma poca, comea a sentir-se mal. Ele morreu aos 36 anos, na misria, havia tido dois filhos com Constance, era maon, e quando comea a dar sinais de fraqueza, a esposa foge apavorada com os filhos. Quando Mozart morreu, estava s. Pouco tempo depois, Constance adoece e, por muito tempo, no consegue se locomover. Mozart foi enterrado num jazigo para pobres

113

cuja localizao permanece desconhecida. Ele teria revelado em um passeio a um amigo que havia sido envenenado. Nikolai Rimski-Korsakov faz referncia, em uma de suas peras, que quem teria envenenado Mozart, em sua opinio, teria sido Salieri. Mas, muitos so de opinio de que a Maonaria no o perdoou devido ao fato de ele ter aberto segredos, na pera A Flauta Mgica. (PAHLEN, 1991) Na verdade, Mozart abre para o mundo todo o processo de iniciao que, desde o antigo Egito, sempre aconteceu a portas fechadas. No meio esotrico, acreditava-se que havia chegado o tempo para que a iniciao se tornasse aberta para a humanidade. Na pera A Flauta Mgica, s consegue perceber os ordlios de terra, fogo, ar e gua elementos que marcam as grandes iniciaes quem tem olhos e ouvidos para ver. Isto no escapou a Berbard Shaw que a colocaria em sua igreja particular. Neste sentido, Mozart foi um doador, sua obra deu ao mundo uma chave, basta abrir o corao para perceb-la. O cineasta Ingmar Bergmann tem esta obra como sublime, a ponto de lev-la para o cinema. Sobre a msica de Mozart, escreveu mais tarde o compositor Richard Strauss: O nascimento da melodia de Mozart a manifestao da alma humana procurada por todos os filsofos; e o regente Joseph Krips disse: Alguns alcanam s vezes o cu com suas obras. Mas no Mozart... de l que ele vem!. (PAHLEN, 199, p. 181) Franz Joseph Haydn, outro compositor austraco, nasceu em Rohrau, em 1732, e faleceu em Viena, em 1809. Oriundo de famlia pobre, foi mandado a Viena aos oito anos e, aos nove, era menino do coro da catedral de So Estevo. Estudou sozinho teoria musical, a partir das obras de Bach, trabalhou e sustentou-se e, atravs de alunos, conheceu o baro von Frnberg para quem escreveu seus primeiros quartetos. (ISAACS e MARTN, 1985) Procurando quarto para morar na casa de um barbeiro, apaixona-se por uma de suas filhas que enviada a um convento. Haydn ento casa-se com a outra, a ciumenta e briguenta Maria Anna, quem tornou a vida do compositor bem difcil. Ele suportou o casamento durante 40 anos, pois era catlico fervoroso. (PAHLEN, 1991) Foi nomeado diretor musical da capela do conde Morzin e

114

comps uma sinfonia para a orquestra do conde. Escreveu na corte do prncipe Mikls numerosas peras: Il Mondo della Luna, Orlando, Paladino. Comps quartetos de cordas, dos quais o marco Quartetos do Sol. Escreveu tambm Sinfonias de Paris e As Sete ltimas Palavras de Cristo. Visitando Viena com seu patro fez amizade com Mozart e, com a morte do prncipe Mikls, os msicos da corte foram demitidos, mesmo Hadyn j gozando de fama internacional. Assim foi para Londres, chamado por um empresrio que lhe encomendou as Sinfonias de Salomon, depois voltou Viena, onde viveu at morte. Inspirado na obra de Haendel escreveu A Criao e depois, outro oratrio, As Estaes, Missa Nelson, Missa in Tempore Belli. Escreveu mais de 10 sinfonias, quase 80 concertos para cordas, mais de 50 sonatas e 31 trios para piano. Tornou-se conhecido como o pai da sinfonia. (ISAACS e MARTN, 1985) Muitas de suas sinfonias tm ttulo: L Matin, Le Midi, Le Soir, O Filsofo, Na Espera, Maria Teresa, O Mestre-Escola, La Chasse, LOurs, La Poule, La Reine. (PAHLEN, 1991) Ludwig van Beethoven nasceu em Bonn, Alemanha, em 1770, e faleceu em Viena, em 1827. Seu pai era alcolatra, dado a acessos de fria e sua me, doente. Seu professor, Christian Gottlob Neede, organista da corte, de quem Beethoven se torna assistente, com quem viaja e aprende com Mozart, em Viena. Retorna e toca na capela da corte e torna-se amigo ntimo do conde Waldstein, cujo patrocnio o habilitou a freqentar crculos artsticos, nos quais foi apresentado a Haydn que o conheceu j sendo um virtuose ao piano. No houve um bom entrosamento. No perodo vienense, seu principal professor foi Albrechtsberger. Beethoven pediu vrias mulheres em casamento, muitas vezes com agruras financeiras, parece que Bettine Bretano, relao intermediada por Goethe, parece ter sido sua amada imortal, embora ele tenha faltado ao encontro com a famlia dela em 1812; ambos nunca se casaram. Em 1813, seu irmo falece e este pede a Beethoven, em seu leito de morte, que assuma a custdia de seu Karl, retirando-o da casa, para coloc-lo num internato. A isto segue-se uma

115

imensa e longa briga judicial, mas Beethoven torna-se seu tutor, em 1816. Karl foge para a casa da me e volta para o tio, pelas mos da polcia. Depois, judicialmente, Beethoven perde a custdia e Karl retorna casa da me. Outro tutor assume o jovem, mas nos bastidores era Beethoven o tutor, quem mais tarde consegue novamente a custdia, em 1820. Entrementes, Karl j acompanhava Beethoven em suas viagens. Em 1826, este jovem tenta suicdio com dois tiros na cabea, mas escapa vivo e o reencontro dos dois se d: o tio recebe uma carta do sobrinho dias antes de morrer. No dia em que ele morre comea uma tempestade no fim da tarde, com relmpagos e troves que foram fenmenos inesperados para aquele maro, segundo testemunha Thayer, em 1967. (COOPER, 1996) No chamado Primeiro Perodo (at 1802), mantm um estilo clssico que engloba sua primeira sinfonia e os primeiros trs concertos para piano, assim como muita msica para piano, incluindo a Pattica, a sonata Pastoral e a Sonata ao Luar, os seis primeiros quartetos para cordas e a sute para o bal As Criaturas de Prometeu. Com pouco mais de 30 anos, comea a ficar surdo, o que lhe causa uma grande crise, emerge dela para entrar no seu perodo Herico (1803 1812) e produz as Sinfonias do n2 ao n 6 (incluindo a Herica), a Pastoral, e sua nica pera Fidlio, os concertos para Piano n 4 e 5 (Concerto para o Imperador) o Concerto para Violino, cinco quartetos para cordas e muita msica para piano, como a Sonata Kreutzer e a Appassionata, o trio do Arquiduque. A surdez piorou assim como sua sade geral e comeou o Terceiro e ltimo perodo. As obras desta fase so mais intimistas, filosficas, culminando com o que foi considerada sua maior realizao: os cinco quartetos para cordas. Tambm pertencem a este perodo as Sinfonias n 7, 8 e 9, a Missa Solemnis, Grosse Fuge, novas peas para piano e canes. (ISAACS e MARTN, 1985) Foi o primeiro grande msico a no ter patrono, o que o fez modelo para o romantismo, assim como tambm sua habilidade em combinar formas clssicas com uma nova profundidade de expresso pessoal. No foi s no sculo XIX que ele foi uma figura proeminente, mas pelos sculos que se seguiram. Ampliou o conceito de

116

sinfonia e ampliou os limites da msica para todos que lhe seguiram, tambm ampliou a forma sonata. Conhece bem os aspectos arquitetnicos da msica, o que lhe permite atingir nveis altos de qualidade espiritual. Sobreviveram 600 obras, incluindo nove sinfonias, diversas aberturas para piano, um concerto para violino, 16 quartetos para cordas, dez sonatas para violino e piano, 32 sonatas para piano, cinco sonatas para violoncelos, trios para piano e cordas, suas missas, uma pera e cerca de 200 canes. (ISAACS e MARTN, 1985) Peter Franz Schubert nasceu em 1797, em Viena, e morreu na mesma cidade, em 1828, com 31 anos, sem nunca ter sado do pas. Comeou a compor aos 12 anos, mas como seu pai mestre-escola o queria na mesma profisso, permaneceu no ensino, porm compondo. Deu um nico concerto pblico em toda sua vida, permitindo comprar um piano, viveu em situao financeira muito precria. Escreveu nove peras, sem xito, e comps canes. O acervo que deixou o situa como um dos mais importantes compositores austracos do sculo XIX. Inventor do lied (cano, e seu mais importante expoente). Suas peras: Alfonso e Estrela, Rosamunde, Princesa de Chipre, nove sinfonias, sete missas, 22 quartetos de cordas e muita msica de cmara, incluindo o quinteto A Truta, o Quinteto de Cordas em D Maior, mais de 500 lieder, os ciclos de canes Die Schne Mllerin, Die Winterreise, Schwanengesang. A obra pianstica se compe de 21 sonatas, a Fantasia Wanderer, Fantasia em f Menor para Piano a Quatro Mos, Momentos Musicais e valsas, impromptus e marchas. Falece de sfilis e febre tifide. (ISAACS e MARTN, 1985) Carl Maria von Weber (Friedrich Ernest) nasceu em 1786 em Eutin, Alemanha, e faleceu em 1826, em Londres. Era filho de um violinista que trabalhava com uma companhia de teatro itinerante. Torna-se, depois de algumas idas e vindas a cidades e a pases, diretor da pera Alem de Dresden, at sua morte. Escreveu sua primeira pera romntica, Silvana, depois, O Franco-Atirador, a primeira pera de tradio romntica alem, seguindo-se Euryanthe. Sua ltima pera foi Oberon, escrita em ingls para ser representada em Londres,

117

mas seu autor morreu de tuberculose, antes da estria. (ISAACS e MARTN, 1985) Weber comps tambm msica orquestral, trs concertos para piano, trs para clarineta, assim como para flauta, trompa e fagote, msicas vocais, missas, cantatas, lieder alemes e instrumentais como seis sonatas para violino e composies para piano. A pea que ficou muito famosa O Convite Valsa, que, originalmente, foi escrita para piano. (TRANCHEFORT, 1986) Hector Louis Berlioz (1803 1869) foi compositor, flautista e regente francs. Filho de mdico foi obrigado a estudar medicina, mas no tardou a abandonar a carreira, para se dedicar msica. Freqentou o Conservatrio de Paris. Sua Primeira obra foi a Sinfonia Fantstica, inspirada pelo fato de ter sido rejeitado pela atriz Shakespeareana Harriet Smithson. Neste poema sinfnico, o tema da idia fixa percorre todos os movimentos, apresenta uma valsa cuja maneira de apresentao at hoje no foi superada. Finalmente casou-se com Harriet, depois de ter sido rejeitado por outra moa. Neste perodo, comps Llio, o episdio da vida de uma artista, ou o Regresso a Vida. Seguiu-se o grande Rquiem Grand Messe des Morts e as sinfonias dramticas Haroldo na Itlia e Romeu e Julieta. Paganini enviou-lhe uma soma de dinheiro aps ouvir Haroldo na Itlia, justo para que pudesse continuar compondo. Entretanto, as peras Bevenuto Cellini e La Damnation de Faust foram um fracasso e s comearam a ser ouvidas na Frana em 2003, 200 anos depois de seu nascimento. Ainda prematuro falar sobre o que diro as futuras geraes de obra to avanada para o seu tempo. Berlioz acabou por se separar de Harriet e casou-se com Marie Recio, depois da morte daquela, ficando com ela o resto de sua vida. Ficou doente e deprimido com a morte de sua mulher Marie e de seu filho. Alm das citadas, produziu outras peras: Batrice et Benedict, baseada em Muito Barulho para Nada de Shakespeare. Ainda fez aberturas orquestrais Waverley, Ls Francs Juges, Rei Lear, O Corsrio, O Carnaval Romano, 25 obras corais, incluindo o LEnfance du Christ e o Te Deum, Sinfonia Fnebre e Triunfal, vrias peas vocais com orquestra, dentre elas Les Nuit dt, que tem canes com grandes

118

poetas letristas, como Victor Hugo. Graas ao regente ingls Sir Colin Davis, que gravou quase toda a sua obra, pode ser possvel conhecer a obra de Berlioz, ainda fora deste tempo. (ISAACS e MARTN, 1985; MANN, 1987) Jacob Ludwig Felix Mendelssohn-Bartholdy nasceu em 1809, na Alemanha, e faleceu em 1847. Filho de um banqueiro e neto do filsofo Moses Mendelssohn, foi menino prodgio. Aos nove anos fez apresentao publica em concerto de cmara; escreveu sua primeira sinfonia aos 15 anos. Comps a abertura para Sonho de Uma Noite de Vero, aos 17 anos. Regeu a Paixo Segundo So Mateus, de J.S. Bach, antes de ter 20 anos. Foi Inglaterra, pois sua admiradora era a rainha Vitria, quando escreveu a abertura A Gruta de Fingal, a sinfonia A Escocesa (ambas inspiradas em sua estada naquele pas) e, na Itlia, iniciou a Sinfonia Italiana. Escreveu o Oratrio Elias, uma de suas maiores obras foi o Concerto para Violino op. 64, em mi menor que lhe ocupou por seis anos. A ltima e quinta sinfonia foi A Reforma. Escreveu dois concertos para piano, sete quartetos para cordas, muitas peas de cmara, seis sonatas para rgo e as famosas Canes Sem Palavras para Piano, e tambm, para este instrumento, Variaes Srias. Morreu de hemorragia cerebral aos 38 anos. (ISAACS e MARTN, 1985) Frdric Franois Chopin (1810 -1849), compositor e pianista polons, teve lies de msica com Ziwny, estreando como pianista aos oito anos, depois estudou com Elsner no Conservatrio de Varsvia, seguindo para Berlim e Viena, onde impressiona o pblico com suas composies. Ao chegar Paris descobre que os russos haviam invadido seu pas, instala-se na capital francesa e nunca mais regressa sua terra. Conviveu com os mais importantes msicos da poca, como Berlioz, Meyerbeer e Liszt. Era solicitado como professor nos meios aristocrticos. Deixou de dar concertos pblicos, priorizando concertos em locais privados. Conheceu a escritora Aurore Dupin (pseudnimo Georges Sand) e viveram juntos, porm este perodo foi marcado por sua tuberculose. Morreu em Paris aos 39

119

anos. Ele comps, dominantemente, para piano, peas curtas, 50 mazurcas, 14 valsas. Escreveu noturnos e 25 preldios, como O Preldio da Gota de Chuva e suas polonesas influenciaram os compositores nacionalistas, escreveu trs sonatas para piano, a clebre marcha fnebre, pertence Sonata n2, conhecida como Sonata Fnebre. Comps tambm Estudos, entre eles, o Estudo Revolucionrio, quatro Scherzos, quatro Baladas, uma Berceuse, Improvisos, dois concertos para piano, o Rondo la Krakowiak, uma Sonata para Cello e Piano, Um trio com Piano, 17 canes polonesas. (ISAACS e MARTN, 1985) Robert Schumann, pianista e compositor alemo (1810 1856), filho de livreiro, aprendeu rpido a tocar e tinha tambm habilidades literrias. Queria ser um virtuose, mas feriu sua mo, o que lhe deixou uma incapacidade permanente. Dedicou-se composio. Quando se apaixonou pela primeira vez, comeou a compor os Estudos Sinfnicos, depois ao se apaixona novamente por Clara Wieck, uma virtuose do piano, e no seu primeiro ano de casamento comps muitas canes que ficaram famosas: Myrten, os dois ciclos de lieder Dichterliebe (Amor de Poeta) e Frauenliebe und Leben (Amor e Vida de Mulher). Sofreu colapso mental, aps o que o casal foi viver em Dresden. Foi forado a demitir-se como diretor municipal de msica de Dsseldorf, por incapacidade para o cargo, tentou suicdio, foi para um hospcio onde faleceu dois anos depois. Sua fama maior nos lieder e composies para piano: Variaes Abegg, Papillons, Estudos de Paganini (que foi um grande virtuose do violino), Kinderszenen (Cenas da Infncia), Concerto para Piano, sute Carnaval, Davidsbndlertnze. Duas das quatro sinfonias tm ttulos descritivos: n 1, A Primavera, n 3 A Renana, Concerto para piano em l menor de Byron (um poeta romntico ingls). Escreve o Quinteto para Piano e Cordas, Humoreske, Fantasia em D Maior, Abertura Manfred, escreveu trs quartetos para cordas, e trs sonatas para violino, a pera Genoveva, e obras corais como Cenas do Fausto de Goethe. Clara organizou e editou as msicas de Schumann. (ISAACS e MARTN, 1985, MANN, 1987)

120

Franz Liszt, nascido na Hungria, em 1811, e falecido em 1886. Compositor, pianista e professor, menino prodgio, estudou em Veneza e, depois de idas e vindas, estabeleceu-se em Paris, onde fez amizade com Berlioz e Chopin. Viveu quatro anos com a condessa Marie dAgoult, principalmente na Sua, e teve duas filhas, uma que casou com um maestro alemo e, mais tarde, fugiu com o compositor Wagner. O perodo entre 1840 e 1847 marcou o virtuosismo da careira de Liszt. Conheceu a princesa Carolyne Sayn-Wittgenstein com quem viveu a maior parte de sua vida. Tornou-se diretor musical na corte de Weimar e a converteu num centro musical. Como deu abertura ao que era novo, os conservadores o expulsaram e ele foi para Roma, concentrando-se em msica religiosa. Sua tcnica talvez no tenha sido igualada at hoje. Foi ele quem iniciou o conceito de recital de piano como o temos hoje. Seu apoio a Wagner acabou por causar uma ciso no meio musical alemo, de quem Brahms e seus adeptos divergiam. As peas para piano so: Estudos Transcendentais, lbum de um Viajante, Annes de Plerinage, Estudos de Paganini, Consolaes, Liebestrume, Sonata em si menor, valsa Mefisto, Rapisdias Hngaras. Seus poemas sinfnicos: Les Prludes, Mazeppa, Hamlet. Sinfonias: Fausto, Dante, obras corais, A Lenda de Santa Elizabeth, Christus. Escreveu obras de cmara e para rgo, e mais 70 canes. (ISAACS e MARTN, 1985) Richard (Wilhelm) Wagner (1813 1883), compositor e regente alemo. Seu pai era funcionrio de polcia, faleceu quando Wagner tinha dois anos. A me voltou a casar-se. Interessou-se por pera desde cedo, ficou pouco tempo na Universidade de Leipzig. Em 1833, foi nomeado regente do teatro lrico, em Wrzberg, depois em outros trs teatros. Casou-se com a atriz Minna Planer e foi com ela para Paris, em pobreza, tentando montar suas peras o Navio Fantasma e Rienzi. Ambas acabaram sendo representadas em Dresden, o xito acarretou sua contratao como regente do teatro e estreou o Tannhuser, mas por razes polticas teve que ir para a Sua. Escreveu sob temas da mitologia germnica, a tetralogia,

121

que lhe levou 25 anos: O Anel dos Nibelungos: O Ouro do Reno, A Valquria, Siegfried e O Crepsculo dos Deuses, para um teatro que estaria tecnicamente mais preparado do que qualquer outro, na poca, na Europa. Tais peas foram encenadas em Bayreuth, numa cidade da Baviera, e assim se iniciou o famoso festival de Bayreuth. Durante o tempo em que escreveu a tetralogia, sua ligao com Mathilde Wesendonk (esposa do amigo e benfeitor), inspirou-lhe sua grande tragdia amorosa. Tristo e Isolda, outra pera Lohengrin, estreou em Weimar sob a regncia de Liszt. Wagner escreve Os Mestres Cantores de Viena e afunda-se em dvidas. S escapou da priso porque Ludwig da Baviera, o rei louco, pede-lhe que venha viver em Munique como seu conselheiro artstico. Nova relao atrapalha o casamento, pois se envolve com Cosima, filha de Liszt; depois da morte de Minna. Cosima abandonou o marido, foi viver com Wagner e se casaram. Quando criava sua ltima pera, Parsifal, estava com problemas de sade at que falece de um ataque cardaco. Ele o maior expoente da msica romntica alem. Escreveu msica para piano: O Idlio de Sigfried, canes, corais e dez volumes de teoria musical. Seu filho com Cosima, Siegfried, formou em arquitetura e ajudou a administrar o teatro de Bayreuth, aps a morte de Wagner. (ISAACS e MARTN, 1985, MANN, 1987) Johannes Brahms (1833 1897), compositor alemo, filho de msico, aos 11 anos j recebeu oferta para tourne, mas recusou. Mais tarde realiza um concerto e conhece Liszt e sua esposa Clara, de quem fica amigo por toda a vida. Foi viver em Viena, comps Um Rquiem Alemo e Danas Hngaras. Formou-se como um grande compositor romntico. Escreveu a Sinfonia n1 em r menor e a Sinfonia n2 em si bemol maior, Concerto para Violino, Concerto para Violino e Cello em l menor op. 102, Abertura Trgica op 81, Abertura para Festival Acadmico, Variaes sobre um tema de Haydn op. 56. Comps grande quantidade de msicas de cmara. Suas obras para piano incluem cinco sries de variaes e trs sonatas, assim como baladas, caprichos, scherzi, valsas, intermezzi etc

122

Escreveu mais de 200 canes, incluindo As Quatro Canes Srias op. 121 para piano, e obras corais para rgo. Nunca se casou, e parece que nutriu amor platnico por Clara Schumann. (ISAACS e MARTN, 1985) Piotr Ilyich Tchaikovsky (1840 1893), compositor russo, filho de um engenheiro de minas que dirigia uma empresa metalrgica, iniciou carreira de funcionrio pblico no Ministrio da Justia de So Petersburgo, embora fosse entusiasta de msica, desde os seis anos. Mais tarde, abandona o emprego e matricula-se no conservatrio. L estuda com Anton Rubinstein e o irmo deste oferece a Tchaikovsky regncia de cadeira no recm-fundado Conservatrio de Moscou onde conheceu os msicos Balkirev e Rimsky-Korsakov, mas no se torna simpatizante do grupo nacionalista, o grupo dos cinco. Deste grupo saram nomes importantes na msica russa: Miklail Ivanovich Glinka (1804 1875), Alexandre Borodin (1833 1887), Modest Mussorgski (1839 -1881), Nicholas Rimski-Korsakov (1844 -1908), Sergei Rachimaninov (1873 1943), Skriabin (1872 -1915). Mas para Tchaikovsky seus msicos prediletos eram Bach e Mozart; no se afina naquele nascente movimento. Tem xito no seu Concerto n 1 op. 23 para Piano e Orquestra, iniciou longa correspondncia com abastada viva que lhe permitiu dedicar-se integralmente composio. Houve um mal entendido que ps fim relao na qual nunca houve um encontro sequer. Casa-se com Antonina Milyukova, o que foi muito ruim. Ele tenta suicdio, separaram-se aps 11 semanas. Seguiram-se freqentes depresses e durante este perodo conturbado escreveu Eugen Onegin, a Quarta Sinfonia, o Concerto para Violino, realizou turn pela Europa e Estados Unidos, onde j era reconhecido. Uma semana depois da estria da Sinfonia Pattica n6, em 1893, morreu de clera, bebendo sem se dar conta, gua contaminada. conhecido como um dos maiores mestres do bal: Lago dos Cisnes, A Bela Adormecida, O Quebra-Nozes. Escreveu peras: A Donzela de Orleans, A Dama de Espadas. Sua seis sinfonias ainda incluem a n2 (Sinfonia Pequena Rssia), n 3 (Sinfonia Polonesa), e Manfred. E os poemas sinfnicos:

123

Romeu e Julieta, Fracesca da Rimini, O Capricho Italiano, Abertura 1812. Escreve trs concertos para piano o terceiro fica incompleto msicas para instrumentos solistas e orquestra, peas piansticas e numerosas canes, msica erudita para igreja, msica de cmara. (ISAACS e MARTN, 1985, MANN, 1987) Giacchino Rossini nasceu em Pisano, em 1792, e faleceu em 1868. Comps as peras Guilherme Tell, La Cenerentola (A Cinderela), Semiramide, Moiss no Egito, A Italiana em Argel, La Gazza Ladra (A Pega Ladra) e O Barbeiro de Sevilha. Comps 37 peras. Instalase na Frana, no compe mais at falecer naquela cidade. (MANN, 1987) Giacomo Mayerbeer nasceu em Berlim, em 1791, e faleceu em Paris, em 1864. Ainda jovem, comps inmeras peas para piano e canto. Escreveu Deus e a Natureza e sua primeira pera, A filha de Jeft, depois partiu para a Italia, onde, inspirado pelo sucesso de Rossini, escreveu sua primeira pera em italiano, Romilda e Constanza, alm de Semiramides Reconosciuta, Roberto, o Diabo, Emma de Resburgo, Margherita de Angi, Esule de

Granada, Il crocciato in Egipto. Em Paris, apresentou com muito sucesso Roberto, o Diabo, A Judia, Os Huguenotes e O profeta, cuja marcha da coroao faz sucesso at hoje. Meyerbeer morreria sem ter assistido ao sucesso de sua ltima obra, A Africana, a madura Adrienne Lecouvreur. (ISAACS e MARTN, 1985, MANN, 1987) Domenico Gaetano Maria Donizetti nasceu em Brgamo, em 1797, e faleceu na mesma cidade, em 1848. Foi compositor de pera, um dos mais fecundos do Romantismo. Nasceu numa famlia pobre sem tradies no mundo da msica, mas em 1806 foi um dos primeiros alunos da escola caritativa de Bergamo. Em 1814 regressa a Bergamo ficando responsvel pela msica na Igreja de Santa Maria Maggiore. Sua primeira pera Enrico di Borgogna, seguida depois por Esule di Roma, La Favorite, La Fille du Rgimet, Don Pasquale, Poliuto, Ana Bolena, Elisir damore (O Elixir do Amor). Seu maior sucesso foi Lucia de Lammermoor. Donizetti muito conhecido pelas suas 23 peras, mas tambm comps outros

124

tipos de msica, como quartetos de cordas, obras orquestrais. Foi o primeiro a explorar a voz do bartono. (ISAACS e MARTN, 1985; MANN, 1987) Vincenzo Salvatore Carmelo Francesco Bellini nasceu em Catnia, em 1801, e faleceu em Puteaux, em 1835. Com cinco anos foi louvado por suas habilidades ao piano. As suas peras mais famosas e representadas so La sonnambula, Norma e I Puritani, Il Pirata, Simon Boccanegra. (ISAACS e MARTN, 1985; MANN, 1987) Giuseppe Fortunino Francesco Verdi nasceu em Roncole, em 1813, e faleceu em Milo, em 1901, comeou a estudar msica aos 12 anos e foi um compositor de peras do perodo romntico italiano, sendo na poca considerado o maior compositor nacionalista da Itlia, assim como Richard Wagner era na Alemanha. Em 1839, Verdi escrevia a pera, Conte di San Bonifacio, pouco depois, em 1840, morriam seus dois filhos e sua esposa, de apenas 27 anos, e a sua segunda pera, Un Giorno di Regno fracassou. Depois veio Nabucco, que uma pera que fala a respeito da dominao dos hebreus por Nabucodonosor e isso se identificava com o sentimento do povo italiano, sob a represso dos austracos e franceses. A ria Va pensiero su ali dorate (Vai, pensamento, em asas douradas) foi considerada um smbolo nacional pelos italianos. Ao escreverem nos muros Viva VERDI, onde o segundo nome traz as iniciais de Vitor Emmanuel Re dItalia, era um modo de protesto ao poder vigente. Suas peras ficaram mundialmente conhecidas: Ernani, Rigoletto, Don Carlo, Un ballo in Maschera, O Corsrio, Joana dArc, Il Trovatore. La Traviata, baseada em A Dama das Camlias, de Alexandre Dumas, no foi bem recebida, na verdade, a estria foi um fracasso. Verdi tambm foi responsvel pelas peras Macbeth e Otello, baseadas em Shakespeare, e Falstaff. Sofre uma trombose e acaba falecendo em Milo, causando imensa comoo em toda a Itlia pela perda do autor de La Forza del Destino, do Rquiem, outras peras e demais quatro peas sacras. (ISAACS e MARTN, 1985; MANN, 1987)

125

Georges Alexandre Csar Lopold Bizet nasceu em 1838, em Paris, falecendo em 1875, em Bougival. Foi um compositor francs da poca do Romantismo. Bizet nasceu numa famlia de msicos e era uma criana-prodgio. Sua primeira pera Le Docteur Miracle. Depois de sua estria foi para Roma e l escreveu a Sinfonia em D Maior e a pera Don Procopio. Na volta a Paris, escreveu a pera Les pcheurs de perles (Os Pescadores de Prolas), sua primeira grande obra. Dessa poca tambm a pera La Jolie Fille de Perth e sua famosa sute L'Arlesienne, escrita como msica incidental para uma pea teatral de Alphonse Daudet, e a pea para piano Jeux d'enfants (Jogos de Crianas). Tambm escreveu a pera Djamileh. Em 1875, Bizet escreve Carmen, sua ltima e mais famosa pera, sendo at hoje uma das mais representadas em todo o mundo. Escrita com base na novela homnima de Prosper Mrime, a composio de Carmen teve a influncia de Giuseppe Verdi, usando uma mezzo-soprano como personagem principal, a cigana Carmen. No teve xito imediatamente, apesar do mrito reconhecido por compositores como Camille Saint-Sans, Pyotr Ilyich Tchaikovsky e Claude Debussy. Alguns poucos meses aps a estria de Carmen, Bizet entrou numa profunda crise de depresso e faleceu aos 36 anos de idade, na data do seu aniversrio de casamento. A causa oficial foi uma parada cardaca. Embora tenha sido mais famoso como compositor, Bizet foi tambm um grande pianista, elogiado inclusive por Franz Liszt, que o considerou um dos melhores concertistas de toda a Europa. (ISAACS e MARTN, 1985; MANN, 1987) Vrios compositores, neste tempo, coloriram a msica com seu lugar de origem: Edvard Grieg (1843 1097) noruegus, escreve Peer Gynt, de Ibsen, Amanhecer, A Morte de Aase, A Cano de Solveig e dez livros de peas lricas para piano. Isaac Albeniz (1860 1909), foi considerado por Granados (1867 1916) e Manuel de Falla (1876 -1946), o Grieg espanhol. Granados compe Iberia, Azulejos e Navarra, Triana el Puerto. Granados compe Goyescas, Danas Espanholas. Manuel de Falla, que nasceu em Cdiz, vai a Paris e entra em contato

126

com Debussy, Ravel, com Diaghilev, Stravinski e os Bals russos, investiga as razes musicais da Espanha mais que seus compatriotas. Falla compe zarzuelas, uma pera espanhola, La Vida Breve, o bal El Amor Brujo, Sete Canes Populares, Noites nos Jardins de Espanha, El Sombrero de Tres Picos, Fantasia Baetica, D. Quixote, Atlntida. Morreu em exlo auto-imposto, na Amrica do Sul. (MANN, 1987) Na Tchecoslovaquia, Bedrich Smetana (1824 -1884) busca tambm esta questo de identidade nacional. Escreve A Noiva Vendida, Dalibor, Minha Ptria, Vlatava, Sarka, antiga herona nacional, Dos Bosques e Campos da Bomia, Tabor e Blanik, Vysehrad. Outro compositor deste pas foi Antonin Dvork (1841 -1904), diferente de Smetana, o tcheco foi sua primeira lngua e vinha de descendncia campesina. Algumas de suas composies so A Noiva do Espectro, Stabat Mater, Santa Ludmilla. (MANN, 1987) Giacomo Antonio Domenico Michele Secondo Maria Puccini nasceu em Lucca, em 1858, e faleceu em Bruxelas, em 1924, foi um compositor italiano de peras. Assim como as famlias Bach e Couperin, a famlia Puccini produziu msicos por vrias geraes, especialmente msicos de igreja. Seus antepassados foram organistas da igreja de So Martinho em Lucca, com o cargo passando de pai para filho, desde o sculo XVIII. Puccini estudou rgo com o pai at que este morreu, quando o compositor ainda no havia completado seis anos de idade. Aos dez anos, comeou a cantar no coro da igreja. Puccini ouviu Aida, de Verdi, que lhe despertou paixo e seu instinto musical para peras. Manon Lescaut foi um sucesso, apesar da ousadia de Puccini, que utilizou uma histria sobre a qual o compositor francs Jules Massenet j havia composto uma pera, poucos anos antes, e que havia se tornado um sucesso internacional. La Bohme estreou sob a regncia de Arturo Toscanini, que se tornaria amigo de Puccini pelo resto da vida. Depois veio Tosca. Seguiramse Madame Butterfly, La Rondine, Il Tabarro, Suor Angelica, Gianni Schicchini, La Fanciulla del West, esta ltima mostra a influncia de Debussy e Richard Strauss, sendo tambm

127

executada sob a regncia de Toscanini. Sua relao de casamento com Elvira Gemignani foi turbulenta. Em 1924, Puccini foi diagnosticado com cncer na garganta e a pera Turandot ficou inacabada. Foi terminada por seu discpulo Alfano. (ISAACS e MARTN, 1985, MANN, 1987)

Figura 28: A Anunciao As Flores de Deus, de Edward Burne-Jones, 1862, Guache, Coleo Privada, em Londres. (OLGAS GALLERY, g ) O pintor Sir Edward Burne-Jones (1833-1893) nasceu em Birmingham. Sua me morreu uma semana aps seu nascimento. Foi um pr-rafaelista, trabalhou com guaches aquarelas, tapearias e vitrais coloridos. Em meados de 1860, suas pinturas ficam maiores e monumentais, sugerindo o interesse dele por Botticelli, Mantegna e Michelangelo. BurneJones era um trabalhador extremamente duro e, por conseguinte, artista muito prolfico. Os seus trabalhos pr-rafaelitas formam uma parte relativamente pequena de sua obra total. Alguns historiadores de arte consideram-no como um romntico, um simbolista e um esteta. No obstante, a influncia de Rossetti era crucial ao desenvolvimento da imaginao potica de Burne-Jones. Os trabalhos tambm eram resultados da prpria fascinao de Burne-Jones com o sculo XV e a arte florentina. Suas pinturas influenciaram o movimento Esttico e Art Nouveau. (OLGAS GALLERY, 1862) Entusiasmado com as idias artsticas e socialistas de William Morris, participou junto com Dante Gabriel Rosetti da empresa daquele. Em 1859, viaja para a Itlia, realiza cpias de Tintoretto sob encomenda. Atualizou os sonhos de

128

Boticelli e Mantegna em desenhos de vitrais e tapetes. No museu de Birmingharri conservamse muitas de suas obras e alm deles, elas tambm so encontradas na Tate Gallery. (PASQUAL E PIQU, 1996b) A pintora mexicana Frida Kahlo viveu entre 1907 e 1954 e teve uma vida marcada pela interdio maternidade, com o que sofreu muito. Aos seis anos teve poliomielite. Em 1925 foi uma das nicas sobreviventes de um acidente de nibus. Passou meses hospitalizada e, da em diante, as dores de coluna foram uma constante em sua vida. E desde esta poca que comea a pintar e desiste de ser mdica. (KETTENMANN, 2003)

Figura 29 - Moiss, o Ncleo Solar, de Frida Kahlo, 1945. (KETTENMANN, 2003, p. 74) O que inspirou Frida neste quadro foi o livro de Sigmund Freud O Homem Moiss e a Religio Monotesta que a fascinara e a ponto de, em trs meses, concluir o quadro. O beb Moiss (retratado com o rosto do pintor Diego Rivera, seu esposo e pintor) e, do mesmo modo que em outros quadros, ela retrata o marido com o terceiro olho, denotando-lhe uma marca de enorme sabedoria. Frida o admirava, ele era um pintor importante e bem mais velho que ela, tornando-se reconhecido internacionalmente na segunda metade da dcada de 40. Como todos os pintores antigos da humanidade, Frida Kahlo dedica boa parte de sua obra a retratar pessoas, as quais lhe encomendavam quadros. O curioso que, mesmo com seus mecenas, ela os pintava tal como os via e muitos preferiam que pintasse s do busto para cima. Neste tempo em que ela se atm a pintar pessoas, sua produo cai, no geral, pois tais

129

pinturas vo para famlias e isto gerava algum conflito, pois ela flertava poca da guerra com o comunismo, por influncia de Rivera. Os temas de vida, de morte e do esoterismo marcam sua vida, a mitologia indiana a atrai, especialmente. (KETTENMANN, 2003)

Figura 30 Meus Avs, Meus Pais e Eu, de Frida Kahlo, 1936. (KETTENMANN, 2003, p. 9) Aqui, a artista conta a histria de sua procedncia como uma menina de trs anos. O retrato dos pais foi tomado como modelo do retrato do casamento, os avs maternos, mexicanos, so representados pela terra e os paternos, que eram alemes, representados pelo oceano. A casa onde est foi a casa em que viveu e morreu e hoje onde funciona o museu Frida Kahlo. (KETTENMANN, 2003) Ao ensinar Cincia do Incio da Vida, os professores precisam estimular a arte pictrica e musical porque isso fundamental. Tanto antes da concepo, como durante a gestao e no primeiro ano de vida da criana, a msica tem extraordinria importncia, assim como a pintura. No ser na poca em que os filhos nascero que a educao artstica vai gerar prazer nos pais, se antes eles no tiverem desenvolvido esta sensibilidade. Assim dentro da proposta da Cincia do Incio da Vida, a histria da msica a apreciao musical, sobre o que a autora fez um esboo falam da msica como uma poderosa amplificadora da experincia da vida, hoje comprovado cientificamente comprovado.

You might also like