You are on page 1of 6

Porque devemos Usar EPI

Essa pergunta feita todos os dias, todas as horas, todos os minutos, sempre. Definir motivos para usar os EPIs muito fcil. Os EPIs so fundamentais para proteger a sade e integridade fsica do trabalhador s que muitas vezes o trabalhador no quer usa-los.

Responsabilidades
A legislao trabalhista prev que:

Conceito legal
Equipamento de Proteo Individual todo dispositivo ou produto, de uso individual, utilizado pelo trabalhador, destinado a proteo de riscos suscetveis de ameaar a segurana e a sade no trabalho.

Obrigaoes do Empregador:
Adquirir o EPI adequado ao risco de cada atividade; Fornecer somente o EPI aprovado pelo rgo nacional competente; Orientar e treinar o trabalhador quanto ao seu uso, guarda e conservao; Substituir imediatamente quando extraviado ou danificado;

Obrigatoriedade
Legislao Brasileira Lei 6514 de 22/12/77 altera o capitulo V do titulo II da Consolidao das Leis Trabalhistas. CLT, estabelecendo uma srie de disposies quanto a segurana e medicina do trabalho. Portaria n 3214/78, Aprova as Normas Regulamentadoras NR do mesmo capitulo. Inicia com 34 normas, dentre as quais a NR 06 - Equipamento de Proteo Individual. O uso do EPI uma exigncia da legislao trabalhista Brasileira atravs de suas Normas Regulamentadoras. O no cumprimento poder acarretar em aes de responsabilidade civil e penal, alm de multa aos infratores.

Responsabilizar-se por sua manuteno e higienizao; Fiscalizar e exigir o uso dos EPIs; Comunicar ao TEM qualquer irregularidade observada; Registrar o seu fornecimento ao trabalhador;

Obrigaoes do Empregado:
Usar, utilizando-o apenas para a finalidade a que se destina; Responsabilizar-se por sua guarda e conservao; Comunicar qualquer alterao que o torne improprio para o uso; Cumprir as determinaes do empregador sobre seu uso adequado.

Capacete Proteo da Cabea; Proteo do crnio contra impactos, choques eltricos e no combate a incndios.

Capuz ou Touca Proteo da Cabea, pescoo e orelha contra radiao, entrada de insetos e objetos estranhos no ouvido.

O no cumprimento das orientaes dadas, poder acarretar em advertncia ou ainda a retirada do funcionrio da obra, a critrio da G-Comex.

Proteo dos olhos e face


culos de Proteo Proteo contra impacto de partculas, respinga de produtos qumicos, luminosidade intensa, radiao ultravioleta ou radiao infravermelha.

Tipos de EPI
OS EQUIPAMENTOS DE PROTEO INDIVIDUAL (EPIs) FAZEM PARTE DE NOSSO DIA-A-DIA, MAS SER QUE SABEMOS EXATAMENTE PARA O QUE ELES SERVEM? CONHEA UM POUCO MAIS SOBRE ESSES EQUIPAMENTOS QUE NOS PROTEGEM E PODEM AT SALVAR NOSSAS VIDAS

Viseira Facial Proteo dos olhos e face contra impactos de partculas.

Proteo da pele
Protetor Solar O filtro solar tem como objetivo evitar a insolao e inclusive queimaduras. O filtro solar no deve ser utilizado apenas nos dias de sol, ele deve ser usado todos os dias at mesmo no inverno. Ento no deixe de usar.

Proteo dos membros superiores


Luvas de proteo, Mangas, Mangotes, Dedeiras. Proteo das mos, dedos e braos de riscos mecnicos, trmicos e qumicos.

NUNCA EXECUTE SERVIO DE SOLDA SEM PROTEO FACIAL CORRETA

Mascara de proteo respiratria.

Proteo dos membros inferiores


Calados de segurana, Botas e Botinas.

Proteo do sistema respiratrio contra gases, vapores, nvoas e poeiras.

Proteo dos ps, dedos dos ps e pernas contra riscos de origem trmica, umidade, produtos qumicos, queda de materiais e objetos pesados.

Proteo contra quedas com diferena de nvel. Proteo respiratria


Respiradores Geralmente chamados de mscaras, os respiradores tm o objetivo de evitar a inalao de vapores orgnicos, nvoas ou finas partculas toxicas atravs das vias respiratrias. Existem basicamente dois tipos de respiradores: Sem manuteno (chamados de descartveis) que possuem uma vida til relativamente curta e recebem a sigla PFF (pea facial filtrante), e os de baixa manuteno que possuem filtros especiais para reposio, normalmente mais durveis. Cintos de Segurana Tipo paraquedista e com talabarte; trava quedas; cadeiras suspensas. Nas atividades a serem realizadas acima de 2 metros o uso do cinto de segurana obrigatrio.

Na duvida pea orientao quanto a mscara correta para a realizao de sua tarefa.

Proteo para o corpo em geral.


Calas, Aventais, Capas, Macaco, Conjunto de Cala e Bluso. Proteo contra calor, frio, produtos qumicos, umidades, intempries.

Limpeza e Conservaao
Os EPIs devem ser lavados e guardados corretamente, para maior vida til. Devem ser mantidos separados das roupas da famlia. Todo trabalhador responsvel pela conservao do seu EPI. Cuide sempre de seu equipamento, ele que pode salvar sua vida.

Proteo auditiva
Protetores auriculares. O rudo pode causar perdas auditivas. Quando no conseguimos reduzir os nveis de rudo, devemos utilizar Protetores Auriculares, de insero do tipo plug ou externo do tipo concha.

Mitos
Existem alguns mitos (desculpas) que no servem mais para no utilizar os EPIs. EPIS so desconfortveis... Realmente os EPIS eram muito desconfortveis no passado, mas, atualmente, existem EPIs confeccionados com materiais confortveis. A sensao de desconforto esta associada a fatores como falta de treinamento e ao uso incorreto.

O trabalhador no usa EPI... O trabalhador recusa-se a usar os EPI somente quando no foi conscientizado do risco e da importncia de proteger sua sade. O trabalhador profissional exige os EPIs para trabalhar. Na dcada de 80, quase ningum usava cinto de segurana nos automveis. Hoje, a maioria dos motoristas usa e reconhece a importncia do cinto de segurana.

You might also like