You are on page 1of 39

Universidade Federal do Par UFPA Faculdade de Engenharia Civil Sistema de Saneamento Ambiental

ANLISE DO SANEAMENTO AMBIENTAL DA REGIO CENTRO - OESTE

ALUNOS: Flvio Maffioletti Jessica Gaia Rafaela Barros Viviane Pereira

TUCURU JANEIRO 2013

Sumario

Resumo: ................................................................................................................................................. 3 Introduo .............................................................................................................................................. 4 Saneamento Ambiental do Distrito Federal...................................................................................... 9 Leis para atuao no Distrito Federal ........................................................................................... 9 Leis ..................................................................................................................................................... 9 Saneamento Ambiental do Estado de Gois ................................................................................. 17 Leis para atuao no estado de Gois. .................................................................................. 21 Saneamento Ambiental do Mato Grosso ........................................................................................ 25 Leis de atuao no Estado de Mato Grosso. ........................................................................ 30 Saneamento Ambiental do Mato Grosso do Sul ........................................................................... 32 Leis de atuao no Estado de Mato Grosso do Sul.................................................................. 33 Consideraes Finais: .................................................................................................................... 36 Referncias Bibliogrficas:................................................................................................................ 38

Resumo: Este artigo apresenta uma anlise do atendimento dos servios de gua, esgoto, resduos slidos e manejo de guas pluviais, englobando a distribuio, abrangncia e qualidade dos servios prestados, em perodo recente na regio do Centro-Oeste, visando mostrar de forma especializada a evoluo desses servios na regio como um todo e em cada um dos seus estados. Houve sem duvida um avano nos ltimos anos, no que diz respeito a esses servios, porm h alguns desafios para alcanar uma melhor forma de execuo desses servios. Nesse sentido, este artigo visa mostrar o panorama atual da populao atendida por sistemas de abastecimento de gua, de esgotamento sanitrio, disposio de resduos slidos e drenagem urbana por municpios nos Estados de Gois, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal de forma especializada. Assim como, a evoluo dos servios, a distribuio, a abrangncia e a qualidade dos servios de saneamento presentes nesses municpios. Palavras Chave: Saneamento Bsico, Regio Centro-Oeste, gua e Esgoto.

Introduo O artigo tem por objetivo investigar as condies de saneamento bsico dos estados da regio Centro Oeste, atravs das atuaes dos rgos pblicos e empresas privadas e legislaes vigentes, permitindo uma avaliao sobre a oferta e a qualidade dos servios prestados, alm de possibilitar anlises das condies ambientais e suas implicaes diretas com a sade e qualidade de vida da populao. A gua constitui-se em elemento essencial vida. O acesso gua de boa qualidade e em quantidade adequada est diretamente ligado sade da populao, contribuindo para reduzir a ocorrncia de diversas doenas. O servio de abastecimento de gua atravs de rede geral caracteriza-se pela retirada da gua bruta da natureza, adequao de sua qualidade, transporte e fornecimento populao atravs de rede geral de distribuio. H de se considerar, ainda, formas alternativas de abastecimento das populaes (gua proveniente de chafarizes, bicas,minas, poos particulares, carros-pipas, cisternas, etc.). Apenas 28,1% dos municpios do Centro Oeste possuem coleta de esgoto, os outros 71,9% no possuem essa necessidade bsica. Na Zona Rural, l eles so obrigados a criar fossas e na maioria dos casos sem uma instruo e acaba criando uma fossa num local desaconselhvel e uma fossa de m qualidade. A maior diferena de domiclios servidos em municpios de grande e pequeno porte encontra-se na regio Centro-Oeste: os municpios com populao acima de 300.000 tm 20 vezes mais domiclios com rede geral de esgoto do que os municpios com 20.000 habitantes (56,7% e 2,6%, respectivamente). As cidades no interior do Centro Oeste que as redes de esgoto chegaram, mas nem 1% da populao beneficiada, como pode demonstrar o exemplo tirado do Ambiente Brasil: o municpio de Pocrane, em Minas Gerais, a populao de 9.851 e existem 3.509 domiclios, sendo que somente 5 esto ligados rede geral de esgoto (0,14%)..

Se nem rede de esgotos tem na maioria da cidade imagina o esgotamento sanitrio! Menos de 50% do lixo coletado tratado causando e estrago ambiental e desprestigio regional. Como podemos observar na tabela abaixo podemos observar que a regio cento oeste possui cerca de 14% dos municpios disponibilizam de instrumentos reguladores de servio de esgotamento sanitrio.

O tema manejo de guas pluviais, no mbito da Pesquisa Nacional de Saneamento Bsico - PNSB, refere-se ao sistema de drenagem e tem importncia fundamental no planejamento das cidades, dado que consiste no controle do escoamento das guas de chuva, para evitar os efeitos adversos que podem representar srios prejuzos sade, segurana e ao bem-estar da sociedade. Tal sistema de drenagem contempla pavimentao de ruas, implantao de redes superficial e subterrnea de coleta de guas pluviais e destinao final de efluentes. importante salientar que obras de pavimentao transformam grandes espaos urbanos em reas impermeabilizadas, provocando o aumento do escoamento superficial em detrimento da infiltrao das guas pluviais no solo.

Os servios de manejo dos resduos slidos compreendem a coleta, a limpeza pblica bem como a destinao final desses resduos, e exercem um forte

impacto no oramento das administraes municipais, podendo atingir 20,0% dos gastos da municipalidade. Abaixo segue o grfico onde mostrado o percentual da destinao final dos resduos slidos da regio cento oeste:

Fonte: IBGE, Diretoria de Pesquisas, Coordenao de Populao e Indicadores Sociais, Pesquisa Nacional de Saneamento Bsico 2008. Nas tabelas abaixo observaremos a porcentagem do domiclios atendidos pela rede geral de abastecimento de agua, pelo servio de coleta de lixo e domiclios que possuem esgoto sanitria por rede de esgoto ou fossa sptica de cada estado da regio Centro Oeste. Tambm mostrado os percentuais de abastecimento de agua e sistema esgoto sanitrio pela rede pblica nas escolas.

Saneamento Ambiental do Distrito Federal


No Distrito Federal, os sistemas de tratamento de gua e de esgoto e responsabilidade da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal, a CAESB que uma sociedade de economia mista, regida pela Lei das Sociedades Annimas. A Companhia tem competncia para desapropriar, desocupar, recuperar, isolar, proteger e conservar reas de preservao de mananciais utilizados ou reservados para fins de abastecimento pblico, bem como para controlar as aes poluidoras de suas guas, inclusive alm dos limites de sua concesso, nas hipteses em que tenha concorrido para tal. Atualmente, a Caesb atende 2,59 milhes de pessoas com servios de abastecimento de gua e 2,45 milhes com servios de esgotamento sanitrio, o que corresponde, respectivamente, a 99% e 93% da populao regularmente instalada no Distrito Federal. Quanto ao esgotamento sanitrio, a Companhia trata 100% dos esgotos coletados. Contrato Contrato 01/2006 - Explorao do Servio de Saneamento Bsico que celebram a Agncia Reguladora de guas e Saneamento do Distrito Federal ADASA e a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal - CAESB. Leis para atuao no Distrito Federal Portarias Portaria N. 518, DE 25 de maro de 2004 do Ministrio da Sade. Leis

Lei Complementar 17 - Republicada no DODF de 14.03.1997 e de 26.12.1997 Aprova o Plano Diretor de Ordenamento Territorial do Distrito Federal -

PDOT e d outras providncias.

Lei 5.027/66 - Institui o Cdigo Sanitrio do Distrito Federal.

Lei 442/93 - Dispe sobre a Classificao de Tarifas dos servios de gua e Esgotos do Distrito Federal e d outras providncias.

Lei 3.557/05 - Individualizao de hidrmetro nas edificaes verticais residenciais e nas de uso misto e nos condomnios residenciais do Distrito Federal, e d outras providncias.

Lei 3.559/05 - Altera a Lei n 2.416, de 6 de julho de 1999, que dispe sobre a mudana de denominao da Companhia de gua e Esgotos de Braslia CAESB.

Lei 8.078/90 - Dispe sobre a proteo do consumidor e d outras providncias.

Decretos

Decreto 5.631/80 - Aprova o novo Regulamento para Instalaes Prediais de Esgotos Sanitrios no DistritoFederal, que com este baixa, e d outras providncias.

Decreto 5.555/80 - Aprova o novo Regulamento para Instalaes Prediais de gua Fria no Distrito Federal, e d outras providncias.

Decreto 5.440/05 - Estabelece definies e procedimentos sobre o controle de qualidade da gua de sistemas de abastecimento e institui mecanismos e

instrumentos para divulgao de informao ao consumidor sobre a qualidade da gua para consumo humano.

Decreto 26.590/06 - Regulamenta a Lei N. 442, de 10 de maio de 1993, que dispe sobre a classificao de Tarifas dos Servios de gua e Esgotos do Distrito Federal e d outras providncias.

Decreto 23.108/02 - Altera dispositivos do Decreto n. 20.658, de 30 de setembro de 1999, que regulamenta a Lei n 442, de 10 de maio de 1993, dispondo sobre a Classificao de Tarifas dos Servios de gua e Esgotos do Distrito Federal e doutrasprovidncias.

Decreto 22.358/01 - Dispe sobre a outorga de direito de uso de gua subterrnea no territrio do Distrito Federal de que trata o inciso II, do artigo 12, da Lei n. 2.725 de 13 de junho de 2001, e d outras p rovidncias.

Decreto 22.018/01 - Dispe sobre a outorga e a cobrana pelo direito de uso da gua subterrnea no territrio do Distrito Federal de que tratam o artigo 10, da Lei n. 512, de 28 de julho de 1993, e o Decreto n. 21.007, de 18 de fevereiro de 2000, e d o Decreto 20.658/99 - Regulamenta a Lei No. 442, de 10 de maio de 1993, que dispe sobre a classificao de Tarifas dos Servios de gua e Esgotos do Distrito Federal e d outras providncias.

Decreto 18.328/97 - Do lanamento de efluentes lquidos na rede coletora de esgotos.

Sistemas de Abastecimento Para o suprimento de gua populao do Distrito Federal, a Caesb conta, atualmente, com cinco sistemas produtores (Descoberto, Torto-Santa Maria, Sobradinho-Planaltina, Brazilndia e So Sebastio), representando uma

disponibilidade hdrica mnima de 11.689,7 l/s e capacidade instalada de 9.506,1 l/s, tendo produzido uma vazo mdia de 7.448,7 l/s, em 2011. Atualmente, esto em operao 392 unidades destinadas produo de gua, dentre as quais se encontram instalaes de captaes (superficiais e subterrneas), estaes elevatrias (de gua bruta e tratada), reservatrios (apoiados e elevados), unidades de tratamento (estaes de tratamento de gua, unidades de clorao de poos e unidades de tratamento simplificado) e dois Centro de Controle Operacional do Sistema Produtor de gua COS/Cecop, alm de 188 adutoras (de gua bruta e tratada). Desde 2001, a Caesb tem realizado o fornecimento de gua para a regio do Entorno, atendendo a cidade do Novo Gama. No ano de 2011, a vazo mdia disponibilizada foi de 24,9 l/s. Em toda gua tratada efetuado o seu monitoramento, por meio de uma estrutura de laboratrios de controle operacional existente nas Estaes de Tratamento de gua e nas Unidades de Tratamento Simplificado.

Estaes de Tratamento de gua A CAESB possui estaes de tratamento de gua em Brazlndia, Braslia, Rio Descoberto, Engenho das Lajes, Parano, Lago Sul, Pipiripau, Planaltina e Vale do Amanhecer.

Sistemas de Esgotamento Para exercer a prestao dos seus servios no mbito do esgotamento sanitrio, a Caesb desempenha as funes de planejar, projetar, construir, operar e manter sistemas completos de esgotamento sanitrio, bem como de comercializar servios e atender seus clientes. Nesse contexto, a Companhia atua como

demandante de bens de capital, de consumo e de servios de diversas espcies, necessrios ao exerccio pleno de suas competncias. Para coletar e tratar os esgotos sanitrios da populao do Distrito Federal, a Caesb opera, atualmente, 5.169 km de redes e 17 Estaes de Tratamento de Esgotos (ETEs). O controle operacional e o monitoramento da eficincia das estaes de tratamento so realizados com o apoio de laboratrios, que executam anlises fsico-qumicas e microbiolgicas. Com relao ao ndice de atendimento populao, segundo dados do censo demogrfico 2010 realizado pelo IBGE, 88,9% das residncias urbanas possuem saneamento adequado e 10,9% semi-adequado. Esses dados sugerem que o Distrito Federal possui o maior ndice de cobertura de saneamento no Brasil. A ETE remove as cargas poluentes do esgoto atravs de processos fsicos, qumicos ou biolgicos, devolvendo ao ambiente o produto final, efluente tratado, em conformidade com os padres exigidos pela legislao ambiental. O tratamento de esgotos domsticos dividido em tratamento preliminar(ou pr-tratamento), e tratamento a nvel primrio, secundrio e tercirio. Nove das dezessete ETEs da Caesb possuem tratamento a nvel tercirio, enquanto as demais possuem tratamento secundrio. Em cada etapa de tratamento existe a gerao de lodo, que na Caesb corresponde a aproximadamente 340 toneladas por dia. O tratamento do lodo realizado por digestores que tem a funo de estabilizar a matria orgnica e favorecer a etapa posterior de desidratao ou desaguamento. Aps a etapa de desidratao ou desaguamento, o produto final do tratamento chamado de lodo de esgotos, o qual deve ser encaminhado para destinao final. Assim, ao considerar as caractersticas do esgotamento sanitrio no DF, especialmente a de no possuir fontes industriais expressivas que contribuam carga das guas residuais tratadas pela Caesb, os lodos de esgotos, em geral, possuem concentraes de substncias qumicas dentro dos limites estabelecidos pela legislao correlata. Desse modo a Caesb incentiva a destinao

ambientalmente equilibrada desses lodos por meio de sua incorporao ao solo agricultvel, isto , por meio da reciclagem dos seus nutrientes e matria orgnica em atividades de agricultura, de silvicultura ou de recuperao de reas mineradas. A Caesb no cumprimento de suas metas realiza o monitoramento do lanamento de esgoto no domstico e do recebimento de resduos lquidos por caminhes (fossas e gordura) visando reduo de contribuies de efluentes com caractersticas industriais ou com alta concentrao das cargas no processo de tratamento. Alm disso, adota medidas para diminuio da quantidade de guas pluviais no sistema. Tais aes objetivam mitigar diversos problemas para os processos de tratamento das ETEs e para o funcionamento adequado do sistema coletor. Consequentemente, contribuindo para a reduo do custo de tratamento e de manuteno do sistema e melhoria da qualidade dos efluentes finais e lodo produzido. Existem diversas Normas que orientam e estabelecem padres de qualidade para os esgotos tratados, corpos receptores e disposio final de lodos de esgotos. Dentre as legislaes a serem atendidas, destacam-se:

RESOLUO CONAMA 357/05 - Dispe sobre a classificao dos

corpos de gua e diretrizes ambientais para o seu enquadramento, bem como estabelece as condies e padres de lanamento de efluentes;

RESOLUO CONAMA 430/11 - Dispe sobre as condies e

padres de lanamento de efluentes;

RESOLUO CONAMA 375/06 - Define critrios e procedimentos,

para o uso agrcola de lodos de esgoto gerados em estaes de tratamento de esgoto sanitrio;

RESOLUO CONAM 003/06 - Disciplina o Uso do Lodo de Esgoto

no Distrito Federal;

RESOLUO CONAMA 396/08- Classificao e diretrizes ambientais

para o enquadramento das guas subterrneas.

DECRETO 18.328/97 - Do Lanamento de Efluentes Lquidos na rede

Coletora de Esgotos.

Estaes de Tratamento de Esgoto O sistema de esgotos do DF composto por 17 sistemas de coleta e tratamento de esgotos. Alguns destes sistemas j esto em operao, permitindo avanar na recuperao da qualidade das guas do Distrito Federal. So eles: Braslia Sul, Riacho Fundo, Braslia Norte, Torto, Parano, Sobradinho, Planaltina, Vale do Amanhecer, So Sebastio, Brazlndia, Samambaia, Melchior, Gama, Santa Maria, Alagado e Recanto das Emas. Descarte de lodo de fossa Para o descarte de lodo de fossa, o Distrito Federal possui normas e procedimentos a serem seguidos para que tal descarte seja feito de forma legal. Os procedimentos, que vo de agendamento, pagamento de boleto bancrio a preenchimento e apresentao de formulrios, podem ser encontrados no site da CAESB e so ligados diretamente empresa. Manejo de guas Pluviais Agente Executor O principal agente responsvel pela execuo dos servios de Drenagem e Manejo de guas Pluviais no Distrito Federal a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil - NOVACAP, sendo gerenciada pela Secretaria de Estado de Obras do Governo do Distrito Federal. Alm da rede de drenagem da NOVACAP, outros rgo pblicos, como o Departamento Nacional de Estradas e Rodagem - DNER e a Companhia do Metropolitano do Distrito Federal - METRO/DF possuem sistemas de drenagem. Existem, ainda, instalaes para drenagem de guas da chuva em propriedades individuais.

Legislao

Leis Federais LEI N 11.445, DE 5 DE JANEIRO DE 2007. - Estabelece diretrizes nacionais para o saneamento bsico; altera as Leis nos 6.766, de 19 de dezembro de 1979, 8.036, de 11 de maio de 1990, 8.666, de 21 de junho de 1993, 8.987, de 13 de fevereiro de 1995; revoga a Lei no 6.528, de 11 de maio de 1978; e d outras providncias. Decretos Decreto Federal n 7.217/2010 - Regulamenta a Lei n 11.445/07 Resolues Resoluo CONAMA n 375/2006, de 2 de agosto de 2006 - Define critrios e procedimentos, para o uso agrcola de lodos de esgotos gerados em estaes de tratamento de esgoto sanitrio e seus produtos derivados, e d outras providncias. Leis Distritais Lei Distrital n 41/89 - Dispe sobre a Poltica Ambiental do Distrito Federal e d outras providncias. LEI 2725/2001 - Institui a Poltica de Recursos Hdricos e cria o Sistema de Gerenciamento de Recursos Hdricos do Distrito Federal. LEI 4181/2008 - Cria o Programa de Captao de gua da Chuva e d outras providncias. Lei Distrital n 4285/08 - Reestrutura a Agncia Reguladora de guas e Saneamento do Distrito Federal ADASA/DF, dispe sobre recursos hdricos e servios pblicos no Distrito Federal e d outras providncias.

Saneamento Ambiental do Estado de Gois


Aps o surgimento de Braslia, o progresso em Gois ganhou um novo impulso. Na dcada de sessenta, somente Goinia e Anpolis contavam com os servios de abastecimentos de gua e esgotos sanitrios. No dia 22 de novembro de 1934, era assinado com a firma Herbert Pereira & Cia, o primeiro contrato para a implantao dos servios de abastecimento de gua e esgotos sanitrios. Em consequncia do grande crescimento da populao, aps dez anos de atuao da Melhoramentos de Gois S.A., o Governo do Estado assumiu a responsabilidade direta pela execuo dos servios de esgotos, unificando-os ao da gua em um s organismo pelo Decreto n826, de 16 de fevereiro de 1949, que aprovou o Regulamento Geral dos Servios de gua e Esgotos Sanitrios de Goinia, elaborado pelo ento Departamento de Viao e Obras Pblicas - DVOP, que, historicamente, passou a se constituir no primeiro diploma legal sobre o assunto. A medida governamental se fundamentou, ao rescindir o contrato com a empresa Melhoramentos de Gois S.A., no direito reservado ao Poder Pblico de encampar os servios essenciais e considerados vitais sociedade. Em 12 de novembro de 1960, com a Lei 3.329 foi criado o Departamento Estadual de Saneamento DES. Suas atividades foram iniciadas em 27 de fevereiro de 1961 e encerradas no dia 13 de setembro de 1967 com a criao da Lei n 6.680, transformando o rgo em empresa de economia mista, com a denominao de Saneamento de Gois S.A. - SANEAGO. Hoje em dia o governo do estado de Gois trabalha em conjunto com os municpios, com um plano que executado da seguinte forma. Os municpios aprovam o seus PMS (Plano Municipal de Saneamento), depois de passada essa etapa, a SANEAGO disponibiliza a estes municpios verbas federais, caracterizando um programa de concesso municipal para que a SANEAGO assuma os servios de gua e esgoto. Desta forma, a SANEAGO capaz de diminuir os problemas de cada cidade se adequando as dificuldades l encontradas.

Este plano de ao j est em andamento no ano de 2013, pois dos 225 municpios atendidos pela SANEAGO, 16 concluram seus PMS e assinaram os contratos com a empresa; trs esto com seus contratos prontos para serem assinados; dois em fase final de aprovao e outros 34 esto licitando seus planos. Ao todo, 55 localidades j fecharam ou esto em vias de assinar seus Contratos de Programa. A SANEAGO, desde que solicitada, tambm oferece ajuda aos municpios a montarem os seus PMSs, visando atender todas as diretrizes impostas pelo plano nacional de saneamento bsico PLANSAB, que determina que no estado de Gois at o ano de 2015 os servios de tratamento e distribuio de gua atendam em 96% e os de tratamento de esgoto e resduos slidos 55% da populao estadual. Em Gois, entre 2005 e 2010, o percentual da populaoatendida por rede geral de abastecimento de gua aumentou de 81,2% para 89,8%. Quanto ao destino dos resduos slidos, em 2005, 50,4% dos municpios faziam disposio na condio de lixo, 17,47% em aterros controlados e apenas 3,25% em aterro sanitrio. J em2009, 59,34% dos municpios tinham disposio na condio de lixo, 31,30% tinham destinao em aterros controlados e 3,65% faziam a disposio em aterrosanitrio. Tambm, nesses cinco anos, a coleta de esgoto por rede geral, que estava presente em 32,3% dos municpios em 2005, passou a 39,3% em 2010. Ressaltasseainda, que as regies de maior densidade populacional, como entorno de Braslia e Goinia, so as campes em inundaes no Estado. Distribuio e tratamento de gua. Nesse sentido, este artigo visa mostrar o panorama atual da populao atendida por sistemas de abastecimento de gua, de esgotamento sanitrio, disposio de resduos slidos e drenagem urbana por municpios no Estado de Gois, de forma especializada. Assim como, a evoluo dos servios, a distribuio, a abrangncia e a qualidade dos servios de saneamento presentes nos 246 municpios de Gois.

Sistema de esgoto. O Sistema de Esgotamento Sanitrio (SES) consiste em coletar os esgotos dos domiclios e conduzi-los at um sistema de tratamento coletivo ou individual, para que aps o tratamento retorne aos crregos, rios ou ao solo (atravs de infiltrao). Analisando o percentual da populao atendida por rede de esgoto constatou-se que embora os dados registrem ampliao ou melhoria no sistema de esgotamento sanitrio, ainda h fortes contrastes regionais no atendimento sanitrio goiano. A tabela abaixo ilustra a situao do ranking das 10 cidades com maior percentual no que diz respeito a tratamento de esgoto nos anos de 2005 e 2010.

Resduos Slidos e Manejo de guas Pluviais. Das disposies sobre o tratamento de resduos slidos, e manejo de guas pluviais, o governo do estado de Gois, representado pela Secretaria de Estado da Casa Civil pela LEI N 17.661, de 11 de Junho de 2012, viabiliza o consrcio pblico de manejo dos resduos slidos e das guas pluviais da regio integrada do distrito federal e Gois, delimitando as aes a serem efetuadas para o correta execuo dos servios podendo ofertar servios pblicos de manejo dos resduos slidos e das guas pluviais planejados, regulados e fiscalizados nos termos da Lei 11.445/2007. Existe uma interdependncia entre o processo de urbanizao e o sistema de drenagem para controle de enchentes, por isso devem ocorrer disciplinamento do uso e ocupao do solo e o controle de crescimento urbano como fatores decisivos nesse processo, para no ocorrer as inundaes que constantemente so veiculadas na imprensa. Faltam dados sistematizados referentes aos planos de atuao na rea de drenagem urbana em Gois, por isso, no foi possvel apresentar as informaes e espacializ-las pelos municpios goianos. Leis para atuao no estado de Gois. gua Leis Federais - PORTARIA N 2.914, de 12 de Dezembro de 2011 - Dispe sobre os procedimentos de controle e de vigilncia da qualidade da gua para consumo humano e seu padro de potabilidade. - LEI N 9.984, de 17 de Julho de 2000 - Dispe sobre a criao da Agncia Nacional de guas - ANA, entidade federal de implementao da Poltica Nacional de Recursos Hdricos e de coordenao do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hdricos, e d outras providncias.

- LEI N. 6.050 de 24 de Maio de 1974 - Dispe sobre a fluoretao da gua em sistemas de abastecimento. Decretos Federais - DECRETO N 24.643, de 10 de Julho de 1934 - Decreta o Cdigo de guas. - DECRETO-LEI N 852, de 11 de novembro de 1938 - Mantm, com modificaes, o Decreto N 24.643, de 10 de julho de 1934, e d outras providncias. - DECRETO N 76.872, DE 22 DE DEZEMBRO DE 1975 - Regulamenta a Lei n 6.050, de 24 de maio de 1974, que dispe sobre a fluoretao da gua em sistemas pblicos e abastecimento. - DECRETO N 5.440, de 4 de Maio de 2005 - Estabelece definies e procedimentos sobre o controle de qualidade da gua de sistemas de abastecimento e institui mecanismos e instrumentos para divulgao de informao ao consumidor sobre a qualidade da gua para consumo humano. Recursos Hdricos Leis Federais - LEI N 9.433, de 8 de Janeiro de 1997 - Institui a Poltica Nacional de Recursos Hdricos, cria o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hdricos, regulamenta o inciso XIX do art. 21 da Constituio Federal, e altera o art. 1 da Lei n 8.001, de 13 de maro de 1990, que modificou a Lei n 7.990, de 28 de dezembro de 1989. Decretos Federais - DECRETO N 4.613, de 11 de Maro de 2003 - Regulamenta o Conselho Nacional de Recursos Hdricos, e d outras providncias. Leis Estaduais

- LEI N 13.123, de 16 de Julho de 1997 - Vide Lei n 13.583, 11-1-2000 Estabelece normas de orientao poltica estadual de recursos hdricos, bem como ao sistema integrado de gerenciamento de recursos hdricos e d outras providncias. Decretos Estaduais - DECRETO N 5.580, de 09 de abril de 2002 - Dispe sobre a organizao do Comit da Bacia Hidrogrfica do Rio Meia Ponte COBAMP e d outras providncias. Resolues CONAMA - RESOLUO N 412, DE 13 DE MAIO DE 2009 - Estabelece critrios e diretrizes para o licenciamento ambiental de novos empreendimentos destinados construo de habitaes de Interesse Social. - RESOLUO N 410, DE 04 DE MAIO DE 2009 - Prorroga o prazo para complementao das condies e padres de lanamento de efluentes, previsto no art. 44 da Resoluo n 357, de 17 de maro de 2005, e no Art. 3o da Resoluo n 397, de 3 de abril de 2008. - RESOLUO CONAMA n 404, de 11 de novembro de 2008 - Estabelece critrios e diretrizes para o licenciamento ambiental de aterro sanitrio de pequeno porte de resduos slidos urbanos. - RESOLUO CONAMA n 397, de 3 de abril de 2008 - Altera o inciso II do 4o e a Tabela X do 5o, ambos do art. 34 da Resoluo do Conselho Nacional do Meio Ambiente-CONAMA no 357, de 2005, que dispe sobre a classificao dos corpos de gua e diretrizes ambientais para o seu enquadramento, bem como estabelece as condies e padres de lanamento de efluentes. - RESOLUO CONAMA n 396, de 3 de abril de 2008 - Dispe sobre a classificao e diretrizes ambientais para o enquadramento das guas subterrneas e d outras providncias.

- RESOLUO CONAMA n 380, de 31 de outubro de 2006 - Retifica a Resoluo CONAMA no 375/06 Define critrios e procedimentos para o uso agrcola de lodos de esgoto gerados em estaes de tratamento de esgoto sanitrio e seus produtos derivados, e d outras providncias - RESOLUO CONAMA n 375, de 29 de agosto de 2006 - Define critrios e procedimentos, para o uso agrcola de lodos de esgoto gerados em estaes de tratamento de esgoto sanitrio e seus produtos derivados, e d outras providncias. - RESOLUO CONAMA n 370, de 6 de abril de 2006 - Prorroga o prazo para complementao das condies e padres de lanamento de efluentes, previsto no art. 44 da Resoluo n 357, de 17 de m aro de 2005. - RESOLUO CONAMA n 369, de 28 de maro de 2006 - Dispe sobre os casos excepcionais, de utilidade pblica, interesse social ou baixo impacto ambiental, que possibilitam a interveno ou supresso de vegetao em rea de Preservao Permanente-APP. - RESOLUO CONAMA no 377, de 9 de outubro de 2006 - Dispe sobre licenciamento ambiental simplificado de Sistemas de Esgotamento Sanitrio. - RESOLUO CONAMA n 358, de 29 de abril de 2005 - Dispe sobre o tratamento e a disposio final dos resduos dos servios de sade e d outras providncias. - RESOLUO CONAMA n 357, de 17 de maro de 2005 - Dispe sobre a classificao dos corpos de gua e diretrizes ambientais para o seu enquadramento, bem como estabelece as condies e padres de lanamento de efluentes, e d outras providncias. - RESOLUO CONAMA n 307, de 5 de julho de 2002 - Estabelece diretrizes, critrios e procedimentos para a gesto dos resduos da construo civil. - RESOLUO CONAMA n 303, de 20 de maro de 2002 - Dispe sobre parmetros, definies e limites de reas de Preservao Permanente.

- RESOLUO CONAMA n 302, de 20 de maro de 2002 - Dispe sobre os parmetros, definies e limites de reas de Preservao Permanente de reservatrios artificiais e o regime de uso do entorno. - RESOLUO CONAMA n 284, de 30 de agosto de 2001 - Dispe sobre o licenciamento de empreendimentos de irrigao. - RESOLUO CONAMA n 281, de 12 de julho de 2001 - Dispe sobre modelos de publicao de pedidos de licenciamento. - RESOLUO CONAMA n 279, de 27 de junho de 2001 - Estabelece procedimentos para o licenciamento ambiental simplificado de empreendimentos eltricos com pequeno potencial de impacto ambiental. - RESOLUO CONAMA n 237, de 19 de dezembro de 1997 - Dispe sobre a reviso e complementao dos procedimentos e critrios utilizados para o licenciamento ambiental. - RESOLUO CONAMA n 10, de 14 de dezembro de 1988 - Dispe sobre a regulamentao das reas de Proteo Ambiental-APAs. - RESOLUO CONAMA n 5, de 15 de junho de 1988 - Dispe sobre o licenciamento ambiental de obras de saneamento. - RESOLUO CONAMA n 6, de 24 de janeiro de 1986 - Dispe sobre a aprovao de modelos para publicao de pedidos de licenciamento. - RESOLUO CONAMA n 1, de 23 de janeiro de 1986 - Dispe sobre critrios bsicos e diretrizes gerais para a avaliao de impacto ambiental.

Saneamento Ambiental do Mato Grosso


Legislao Ambiental Estadual Com a criao da SANEMAT - Companhia Estadual de Saneamento do Estado de Mato Grosso, sociedade de economia mista, autorizada pela Lei n 2.626,

de 07 de julho de 1966, e pelo Decreto n 120, de 03 de agosto de 1966, ocorreram as transferncias das Concesses Municipais para o Estado. Visando dar instrumentos gesto e investimentos necessrios ao Setor, foi implantado pelo Governo Federal, o Plano Nacional de Saneamento - PLANASA, que a partir de 1971, buscou superar as dificuldades locais da prestao e do financiamento dos servios de saneamento por meio do estabelecimento de Empresas Estaduais, formadas mediante concesses formais, ou informais, dos municpios brasileiros. A adeso da SANEMAT ao PLANASA possibilitou o atendimento, at fevereiro de 1998, de 92 (noventa e dois) municpios do Estado, com sistemas de abastecimento de gua e em alguns com sistemas de esgotamento sanitrio. Aps 34 (trinta e quatro) anos de criao da SANEMAT, o Governo do Estado de Mato Grosso devolve as concesses dos servios de saneamento aos Municpios. Processo de Municipalizao do Saneamento no Estado de Mato Grosso Em 13 de dezembro de 2000, atravs da Lei 7.358, o Governo Estadual autorizou a extino da Companhia de Saneamento do Estado de Mato Grosso. O Governo do Estado de Mato Grosso, ento acionista majoritrio, aprova a Lei 7.359 de 13 de dezembro de 2.000, alterada pela Lei n 7.535 de 06 de novembro de 2001, que autoriza o Estado a conceder incentivos municipalizao dos sistemas de abastecimento de gua e esgotamento sanitrio, em funo da populao urbana do municpio, nmero de ligaes domiciliares de gua e valor do faturamento mensal. Os municpios que aderiram ao Plano de Incentivos assinaram o Termo de Resciso do Contrato de Concesso e Confisso de Dvida com a SANEMAT com a intervenincia do Governo de Estado e assinaram o Termo de Confisso e Assuno de Dvida com o Estado.

Hoje, no Estado de Mato Grosso, devido aremunicipalizao do Setor de Saneamento, cada Municpio faz opo pela gesto dos seus sistemas, muitos concedendo iniciativa privada, outros criando Autarquias, Companhia Municipal de Saneamento ou Departamento Autnomos.

Regulao, controle e fiscalizao dos servios de Saneamento Conforme artigo 23, inciso IX, da Constituio Federal, competncia comum da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, promover programas para a melhoria das condies de saneamento. Ainda, o artigo 30, inciso V da Constituio Federal, dispe que compete aos Municpios organizar e prestar diretamente ou sob o regime de concesso ou permisso, os servios pblicos de interesse local, o que no exclui a competncia suplementar dos Estados e da Unio para definir polticas, bem como fiscalizar a qualidade dos servios. Em Mato Grosso, a AGER, criada como uma Agncia de Regulao multisetorial, pela Lei n 7.101, de 14 de janeiro de 1999, e alterada pela Lei Complementar n 66, de 22 de dezembro de 1999, e m seu artigo 3, inciso I e

Pargrafo nico, tem competncia para exercer as funes que lhe sejam delegadas por legislao especfica, em especial na rea de Saneamento, entre outras atividades, a competncia para controlar, fiscalizar e regular, bem como normatizar e padronizar os servios pblicos delegados, cuja organizao e prestao de competncia dos Municpios. Em janeiro de 2002, o Governo do Estado aprova Lei 7.638 de 16 de janeiro de 2002, que institui a Poltica Estadual de Abastecimento de gua e Esgotamento Sanitrio. O artigo 22 da Lei 7.638/2002 dispe que todas as formas de prestao de servios de abastecimento de gua e esgotamento sanitrio e todos os seus agentes executores sero submetidos s atividades de regulao e controle. Nessa mesma Legislao, conforme o artigo 33, a AGER definir as condies mnimas de

cobertura e qualidade para os servios de abastecimento de gua e esgotamento sanitrio, no Estado de Mato Grosso. Abastecimento de gua No levantamento, Mato Grosso apontado como nico estado do pas sem uma companhia estadual responsvel pelos servios de gua e esgoto. Para a Agncia, o processo de municipalizao dos servios, associado ao pequeno porte da maioria das cidades, "confere obstculos do ponto de vista institucional para a operao dos sistemas de abastecimento de gua". Cinquenta e seis municpios de Mato Grosso precisam investir mais de R$ 230 milhes para garantir o abastecimento de gua satisfatrio populao do Estado. O levantamento nacional intitulado Atlas Brasil Abastecimento Urbano de gua, da Agncia Nacional de gua (ANA), aponta que 12 cidades precisam adotar novo manancial e outros 44 municpios devem adequar o atual sistema, entre eles est Cuiab. Dos R$ 230 milhes de investimentos sugeridos pela ANA, R$ 130 milhes so indicados para ampliao e adequao de sistemas produtores, onde esto includos os investimentos no Vale do Rio Cuiab, que abrange 27% da populao do Estado, atendendo a Capital, Vrzea Grande, Santo Antnio do Leverger e Nossa Senhora do Livramento. O restante, R$ 74 milhes (36%), dever ser investido no aproveitamento de novos mananciais. Conforme a ANA, 55% dos 5.565 municpios brasileiros podem ter dficit no abastecimento de gua at 2025. Desses, 84% necessitam de adequao dos sistemas produtores e 16% de novos mananciais. No pas, o investimento deve ser de R$ 22 bilhes at 2015. Para ampliar a capacidade do sistema produtor de gua de Cuiab, a ANA sugere administrao municipal a implantao de um novo sistema no rio Coxip, com captao, aduo, elevatria de gua bruta e estao de tratamento de gua (Tijucal III). Porm, o diretor-tcnico da Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap), Jaciro Maia Roque, explica que a regio j est comprometida e o ideal seria uma construo na regio do Ribeiro do Lipa.

Estima-se que seriam necessrios investir R$ 44 milhes na nova estrutura para suprir a carncia de 11%, do total de gua consumida na Capital. Atualmente, a Sanecap produz 10 mil metros cbicos de gua por hora. Uma estao com produo de 1.800 metros cbicos por hora seria o ideal para satisfazer o abastecimento at 2025. Para o diretor, o problema do esgoto muito mais srio. Somente 38% so tratados, o restante vai parar no rio Cuiab, diretamente ou levado pelos cursos dos crregos. Roque estima que o tratamento de esgoto subir para 75% com a finalizao da primeira etapa do Programa de Acelerao do Crescimento (PAC 1), chegando a 100% com aprovao de projetos no PAC 2. Plano Estadual de Recursos Hdricos O Plano Estadual de Recursos Hdricos - PERH um instrumento de planejamento que estabelece diretrizes gerais sobre os Recursos Hdricos no Estado, com intuito de promover a harmonizao e adequao de polticas pblicas para busca do equilbrio entre a oferta e a demanda de gua, de forma assegurar as disponibilidades hdricas em quantidade e qualidade para o uso racional, propem programas e projetos para sua proteo, recuperao e gerenciamento deste recurso, buscando garantir seu uso sustentvel. Os estudos necessrios para construo do presente Plano foram elaborados conjuntamente por consultores, contratados pelo Ministrio do Meio Ambiente atravs do Programa Pantanal, e com apoio tcnico da Secretaria de Recursos Hdricos e Ambiente Urbano/MMA e da Secretaria de Meio Ambiente do Estado de Mato Grosso. O Plano foi construdo de forma participativa e integrao com a sociedade, o que permitiu a incorporao das particularidades regionais e setoriais, nas diversas etapas de elaborao, atravs de oficinas de trabalho, apresentaes e encontros pblicos regionais. Dentro desta mesma linha criou-se uma cmara tcnica dentro do CEHIDRO para acompanhar os trabalhos e dar sugestes pertinentes, e instituiu-se atravs do Decreto n 614, de 14 de agosto de 2007, um grupo governamental para acompanhar o desenvolvimento do referido Plano,

composto por vrias Secretarias de Estado que tem relao direta com os recursos hdricos. Em 28 de setembro de 2009, o Governador do Estado de Mato Grosso, por meio do Decreto n 2.154aprovou o Plano Estadual de Recursos Hdricos, que contm as diretrizes gerais sobre os recursos hdricos do Estado e os programas e projetos que visem seu uso sustentvel. A execuo do Plano Estadual de Recursos Hdricos de responsabilidade da Secretaria de Estado do Meio Ambiente - SEMA e demais rgos envolvidos com a poltica de recursos hdricos, sob a coordenao da Secretaria de Estado de Planejamento e Coordenao Geral - SEPLAN. Leis de atuao no Estado de Mato Grosso. As atualizaes, parciais ou totais, do Plano Estadual de Recursos Hdricos devero ser feitas sempre que a evoluo das questes relativas ao uso dos recursos hdricos assim recomendar. O Plano Estadual de Recursos Hdricos tm como objetivos: I - implementar os instrumentos de gesto de recursos hdricos; II fortalecer o sistema estadual de gesto integrada de recursos hdricos; III induzir a pesquisa e a capacitao em recursos hdricos; IV fortalecer a articulao institucional de interesse gesto de recursos hdricos. Manejo de Resduos Slidos Alei que dispe sobre a politica nacional de resduos slidos a lei N 7.862, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2002 - D.O. 19.12.02. Para os efeitos desta lei, consideram-se:

I - resduos slidos: os que resultam das atividades humanas em sociedade e que se apresentem nos estados slidos, semi-slido ou lquido, este ltimo quando no passvel de tratamento convencional; II - preveno da poluio ou reduo na fonte: o uso de processos, prticas, materiais ou energia com o objetivo de diminuir o volume de poluentes ou de resduos na gerao de produtos ou servios; III - minimizao: reduo, a menor volume, quantidade e periculosidade possveis, dos resduos slidos, antes de descart-los no meio ambiente; IV - padro de produo e consumo sustentveis: o fornecimento e o consumo de produtos e servios que otimizem o uso de recursos naturais, eliminando ou reduzindo o uso de substncias nocivas, emisses de poluentes e volume de resduos durante o ciclo de vida do servio ou do produto, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida e resguardar as geraes presentes e futuras; V - gerenciamento de resduos slidos: o processo que compreende a coleta, a manipulao, o acondicionamento, o transporte, o armazenamento, o tratamento, a reciclagem e a disposio final dos resduos slidos; VI - servios de limpeza pblica urbana: o conjunto de aes, exercidas sob a responsabilidade dos municpios, relativas aos servios pblicos de coleta, remoo, transporte, tratamento e disposio final de lixo, bem como os servios pblicos de limpeza urbana e a conservao urbana com finalidade esttica ou em prol da salubridade ambiental. O objetivo desta lei preservar a sade pblica; proteger e melhorar a qualidade do meio ambiente;assegurar a utilizao adequada e racional dos recursos naturais;disciplinar o gerenciamento integrado dos resduos;estimular a implantao, gerenciamento em todos os de Municpios resduos mato-grossenses, slidos;gerar dos servios sociais de e

integrado

benefcios

econmicos;estimular a criao de linhas de crdito para auxiliar os Municpios na elaborao de projetos e implantao de planos de gerenciamento de resduos slidos licenciveis pelo rgo ambiental estadual;ampliar o nvel de informao

existente de forma a integrar ao cotidiano dos cidados o tema resduos slidos;implementar o gerenciamento integrado dos resduos slidos urbanos, incentivando a cooperao entre Municpios e a adoo de solues conjuntas. Em Mato Grosso, os trs projetos j conveniados iro viabilizar a contratao de servios de consultoria para elaborao do Plano Estadual de Resduos Slidos nos termos do art. 16, da Lei 12.305 de 2010; do Plano de Resduos Slidos e programa de coleta seletiva da Regio Metropolitana do Vale do Rio Cuiab abrangendo os municpios de Cuiab, Vrzea Grande, Nossa Senhora do Livramento, Santo Antnio do Leverger, Acorizal, Baro de Melgao, Chapada dos Guimares, Jangada, Nobres, Nova Brasilndia, Planalto da Serra, Pocon e Rosrio Oeste; e do Plano de Resduos Slidos do Consrcio da Regio Sul nos municpios de Rondonpolis, Campo Verde, Dom Aquino, Jaciara, Juscimeira, Paranatinga, Pedra Preta, Poxoru, Primavera do Leste, Santo Antnio do Leste e So Pedro da Cipa.

Saneamento Ambiental do Mato Grosso do Sul


Mato Grosso do Sul um Estado rico em disponibilidade de recursos hdricos que, alm da explorao do turismo e lazer, possibilitam outros usos com implementao de infraestrutura de transporte, irrigao, gerao de energia, e apoio ao desenvolvimento de diversas atividades. O Estado possui cerca de 2/3 de rea do Pantanal mato-grossense, considerada a maior plancie inundvel do mundo, mas na realidade grande parte dos municpios que compe o Estado no so saneados, gerando um conflito entre a abundancia de seus rios e insalubridade da populao. A Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul - Sanesul foi criada em 26 de janeiro de 1979 por meio do Decreto Estadual n 071/79 como empresa pblica, com autonomia administrativa e financeira, compondo a administrao indireta e vinculada ao Executivo Estadual. Conforme o levantamento, dos 78 municpios que existiam ano passado no Estado, 77 tem estrutura para tratar da poltica de saneamento e dois tem rgo especfico de gerenciamento.

Vinte e quatro municpios tem Poltica Municipal de Saneamento Bsico, sendo que em 17 deles foi instituda por lei. Deste total, apenas quatro possuem Plano Municipal de Saneamento Bsico. Os planos municipais abrangem abastecimento de gua e esgotamento, limpeza, drenagem, metas e aes emergenciais. Sessenta e trs municpios tm rgo responsvel pela regulao e fiscalizao dos servios de gua; 51 tem fiscalizao sobre servio de esgoto; 72 sobre o de limpeza e 68 sobre o de drenagem. H controle de licenas ambientais para operaes de esgotamento em 24 municpios, de gua em 21 e 23 de drenagem. Outros 41 no adotam nenhum tipo de controle de autorizao para estes servios. Abaixo as leis que regem o saneamento bsico no Estado do Mato Grosso do Sul em mbito federal, estadual e municipais. Leis de atuao no Estado de Mato Grosso do Sul LEIS FEDERAIS SANEAMENTO BSICO LEI N 11.445, DE 5 DE JANEIRO DE 2007 - Estabelece diretrizes nacionais para o saneamento bsico; altera as Leis nos 6.766, de 19 de dezembro de 1979, 8.036, de 11 de maio de 1990, 8.666, de 21 de junho de 1993, 8.987, de 13 de fevereiro de 1995; revoga a Lei n 6.528, de 11 de maio de 1978; e d outras providncias. DECRETO N 7.217, DE 21 DE JUNHO DE 2010 - Regulamenta a Lei n 11.445, de 5 de janeiro de 2007, que estabelece diretrizes nacionais para o saneamento bsico, e d outras providncias. GUA

LEI N 6.050, DE 24 DE MAIO DE 1974 - Dispe sobre a fluoretao da gua em sistemas de abastecimento de gua quando existir estao de tratamento. Recursos Hdricos LEI N 9.433, DE 8 DE JANEIRO DE 1997 - Institui a Poltica Nacional de Recursos Hdricos, cria o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hdricos, regulamenta o inciso XIX do art. 21 da Constituio Federal e altera o art. 1 da Lei n 8.001, de 13 de maro de 1990, que modificou a Lei n 7.990, de 28 de dezembro de 1989. LEI N 9.9984, DE 17 DE JULHO DE 2000 - Dispe sobre a criao da Agncia Nacional de gua - ANA, entidade federal de implementao da Poltica Nacional de Recursos Hdricos e de coordenao do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hdricos, e d outras providncias. Decretos Federais GUA DECRETO N 24.643, DE 10 DE JULHO DE 1934 - Decreta o Cdigo de guas. DECRETO-LEI N 852, DE 11 DE NOVEMBRO DE 1938 - Mantm, com modificaes, o decreto n 24.643, de 10 de julho de 1934 e d outras providncias. DECRETO N 76.872, DE 22 DE DEZEMBRO DE 1975 - Regulamenta a Lei n 6.050, de 24 de maio de 1974, que dispe sobre a fluoretao da gua em sistemas pblicos e abastecimento. DECRETO N 79.367, DE 9 DE MARO DE 1977 - Dispe sobre normas e o padro de potabilidade de gua e d outras providncias. DECRETO N 5.440, DE 4 DE MAIO DE 2005 - Estabelece definies e procedimentos sobre o controle de qualidade da gua de sistemas de abastecimento e institui mecanismos e instrumentospara divulgao de informao ao consumidor sobre a qualidade da gua para consumo humano.

RECURSOS HDRICOS DECRETO N 4.613, DE 11 DE MARO DE 2003 - Regulamenta o Conselho Nacional de Recursos Hdricos, e d outras providncias. Leis Estaduais Recursos Hdricos LEI N 2.406, DE 29 DE JANEIRO DE 2002 - Institui a Poltica Estadual dos Recursos Hdricos, cria o Sistema Estadual de Gerenciamento dos Recursos Hdricos e d outras providncias. Tarifas E Servios LEI N 1.339, DE 17 DE DEZEMBRO DE 1992 - Dispe sobre a concesso, renovao e resciso de servios pblicos de Abastecimento de gua e Esgotamento Sanitrio, aos Municpios, pela Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul - SANESUL, e d outras providncias. LEI N 2.263, DE 16 DE JULHO DE 2001 - Dispe sobre a prestao, regulao, fiscalizao e controle dos servios de abastecimento de gua, esgotamento sanitrio e resduos slidos no Estado de Mato Grosso do Sul; cria o Conselho Estadual de Saneamento e d outras providncias. LEI N 2.581, DE 23 DE DEZEMBRO DE 2002 - Autoriza a Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul, a explorar servios pblicos que especifica, e d outras providncias. DECRETO N 6.689, DE 9 DE SETEMBRO DE 1992 - Aprova oregulamentodos Servios de Abastecimento de gua e de Esgotamento Sanitrio, prestados pela Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul Sociedade Annima - SANESUL.

Consideraes Finais:
A regio centro-oeste possui os estados de Gois, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e o Distrito Federal, com base na pesquisa apresentada anteriormente constatou-se que desses estados possuem uma empresa responsvel pelo saneamento do estado exceto o estado de Mato Grosso. Executando os planos de saneamento ambiental que abrangem desde a distribuio e tratamento de gua, tratamento de esgoto, manejo de resduos slidos e manejo de guas pluviais. A tabela abaixo apresenta o quantitativo se cada estado no que tange os servios de saneamento bsico. Manejo de Resduos Slidos* ** ** Manejo de guas Pluviais*

Estados

Tratamento de gua*

Tratamento de Esgoto*

Distrito Federal Goas Mato Grosso Mato do Sul

99%

93%

89,8%. **

39,3% 38% 65%

59,34% ** 92%

** *** 87%

Grosso 80%

(*) Percentual em relao a populao total do estado. (**) Possui plano de tratamento, porm no foram encontrados quantitativos em relao a esta modalidade. (***) No possuem plano de tratamento desta modalidade. Considerando as informaes ilustradas pela tabela acima, conclui-se que entre os estados constituintes da regio Centro-Oeste, no que diz respeito a tratamento e distribuio de gua e tratamento de esgoto, o Distrito Federal atende uma maior parcela de sua populao. Porm medidas federais cabveis, j foram promulgadas visando melhorar os ndices nos outros estados desta regio. Com o Plano Nacional de Saneamento

Bsico (PLANSAB), metas foram estipuladas para elevar o percentual da populao atendida pelo sistema de saneamento ambiental at o ano de 2015. Esse plano viabiliza, entre outros meios, o emprego de recursos federais destinados a ampliao e o melhoramento dos planos estaduais de saneamento j existentes, alm da criao de novos planos com politicas mais extensivas nestas reas. Medidas para contribuio a nvel de municpio. Outro meio para melhorar as politicas e aumentar o ndice de atendimento dos servios bsicos, exigindo dos mesmos que esquematizem os planos municipais de saneamento possibilitando a atuao do estado de acordo com as necessidades de cada municpio, com penalidades a serem infringidas caso esta normatizao no seja cumprida. Medidas para contribuio a nvel de estado. A ao em conjunto com os estados, de fato o ponto mais importante no que diz respeito a aes efetivas para sanar o problema de falta de saneamento em muitas das cidades da regio centro-oeste. Politicas de acompanhamento, dos municpios na elaborao dos planos municipais de saneamento, visando padronizao desses planos, adequando as medidas a serem tomadas de acordo com as necessidades do municpio.

Referncias Bibliogrficas:
Plano de Gerenciamento de Resduos de Servios de Sade PGRSS, disponvelem<http://www.sema.mt.gov.br/index.php?option=com_content&view=artic le&id=258:plano-de-gerenciamento-de-residuos-de-servicos-de-saude pgrss&catid=174:plano-de-gerenciamento-de-residuos-solid&Itemid=154> acesso em 21 de janeiro de 2013 Ministrio do planejamento, disponvel em <http://www.pac.gov.br/agua-eluz-para-todos/agua-em-areas-urbanas/mt> acesso em 21 de janeiro de 2013. Agncia de regulao dos servios pblicos delegados do estado de mato grosso, disponvel em :<http://www.ager.mt.gov.br/html/internas.php?codigoPagina=15> acesso em 21 de janeiro de 2013. Gois: Municpios devem aprovar plano de saneamento at o final do ano, disponvel em: <http://www.virtnet.com.br/noticias.php> acesso em 21 de janeiro de 2013. Empresa SANEAGO, disponvel em :<http://www.saneago.com.br> acesso em 21 de janeiro de 2013. Cidades de Gois, disponvel em: <http://www.cidadesdegoias.com.br/cidade.php?page_number=10&cidadeProcurar= #> acesso em 21 de janeiro de 2013 MS recebe investimento da FUNASA para pesquisa de saneamento ambiental, disponvel em:< http://www.funasa.gov.br/site/ms-recebe-investimento-dafunasa-para-pesquisa-de-saneamento-ambiental/> acesso em 21 de janeiro de 2013. Empresa SANESUL disponvel em: <http://www.sanesul.ms.gov.br/VisaoGeral.aspx> acesso em 21 de janeiro de 2013. Adasa - Agncia Reguladora de guas, Energia e Saneamento do Distrito Federal, disponvel em: <http://www.adasa.df.gov.br/> acesso em 21 de Janeiro de 2013

ABRH - Associao Brasileira de Recursos Hdricos, disponvel em: <http://www.abrh.org.br/> acesso em 23 de Janeiro de 2013. CAESB Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito

Federal.<http://www.caesb.df.gov.br/> acesso em 21 de Janeiro de 2013. gua e esgotos no distrito federal:problemas e solues, FILHO, Fernando M. Cabral de Vasconcellos. 2005, disponvel em: <http://www.abrh.org.br/> acesso em 22 de Janeiro de 2013.

You might also like